24 fevereiro 2016

Ouvidoria, espaço de diálogo.

A Ouvidoria é um importante instrumento de democracia participativa, com potencial de transformar a necessidade individual em um bem coletivo.

A ouvidoria é o cidadão demonstrando sua insatisfação, a prática cotidiana revela uma demanda crescente pelos serviços de Ouvidoria, concebidos como uma verdadeira ponte entre o cidadão e as instituições.

No âmbito do sistema  de Previdência Complementar , a Ouvidoria pode assumir diferentes contribuições, principalmente a de apontar para os gestores ( Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo, Fiscal e Consultivo) questões que podem ser repensadas para melhorar a insatisfação dos seus assistidos, como no caso de doença, onde o diagnóstico é menos traumático e menos caro, que a doença em estado avançado.

Ao procurar a ouvidoria, o Aposentado ou a Pensionista, não quer apenas ser ouvido, ele busca ajuda, solução para o seu problema, e o cidadão precisa conhecer seus direitos e deveres.
E o papel fundamental da ouvidoria é oferecer as condições para o que nós, assistidos possamos reivindicar um direito que existe que é constitucional.

 A Ouvidoria tem que  mostrar o caminho que ele o dono da reclamação( Nós Participantes) podemos percorrer para ter efetivado o seu direito.

Fiz uma reclamação na Previ:

atend@previ.com.br
23 de fev (Há 2 dias)

para mim
e-mail: rosalinapensionista@gmail.com

Número de atendimento 62543589

Senhora Rosalina,

Recebemos seu pedido e retornaremos em até 17 dias úteis.

Colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos que se façam necessários.

FLAVIA GOMES
Gerência de Atendimento
PREVI


Data: 17/02/2016 12:55:42
Assunto: Folha de Pagamentos
Tipo: Reclamação

Mensagem:
Prezado Ouvidor,

Segundo matéria vinculada pela própria previ, foi alterado o modo de calculo da margem consignável, que agora segue as normas da lei 13.183 de 04/11/15.

Também foi informada nesta mesma nota, de que as consignações iam ser implantadas de forma gradual, para não prejudicar os mutuários.

A pergunta que se segue é a seguinte:

a) Quem já esta com os empréstimos sendo descontados na folha de pagamento, que muito acima do limite legal de 30%, e mesmo após ter feito consulta administrativa, como o fiz em 17 de abril de 2015, tendo sido negado administrativamente minha solicitação de excluir os descontos acima dos 30%, na minha folha de pagamento, protocolo PREVI/GERAT 2015/000644, como fica a situação, a Previ vai manter esses descontos, ou de forma gradual vai se cumprir a lei 13.183 de 4/11/15, que veda descontos superiores ao permitido, ou seja acima dos 30%, incluídas as verbas obrigatórias, como Cassi e imposto de Renda.

b) Nossa margem consignável esta negativa em 70% dos mutuários, mas a mesma nota diz que a implantação começa a valer para a Carim, se for observada a mesma margem de 30% para calculo do empréstimo simples e a mesma margem para o calculo da Carim, significa dizer que Previ fechou esses empréstimos, pois ninguém mais terá condições de pleitear, vista os sem teto estatuários e os maiores benefícios acima dos 15 mil reais mensais.
E em relação as consignações, a Previ vai ou nao cumprir a lei dos consignados, descontando apenas os que é previsto em lei, ou a Previ vai continuar cumprindo apenas os contratos que extrapola o nosso liquido do contra cheque.

A Pergunta que fica em nossa cabeça é a seguinte:

Como pode a Previ necessitar de 17 dias Úteis, para formular uma resposta, acredito que alguma mudança possa vir nas respostas robotizadas, agora deve que o tratamento dos assuntos tem que seguir uma lógica, não aquelas respostas que nos enche de insatisfação e gera na nossa cabeça uma dúvida se somos alienados, ou estamos sendo tidos como alienados quando contribuímos para ter acesso a Previdência complementar.

Outro aspecto importante é que agora nossas reclamações tem um número de atendimento, vi apenas uma inovação, antes não se tinha esses atendimentos registrados, apenas aqueles que tinham como resposta da Previ, uma correspondência de retorno pelos correios.

Para mim 17 dias Úteis, para conclusão de uma resposta e dependendo de como ela for elaborada é mais um caso para engrossar as fileiras de reclamação da seção PROCON, vista que agora dependendo da resposta da Previ, ou da sua Ouvidoria, podemos "SIM" buscar o PROCON e logo depois o Judiciário.

Para finalizar segue via site da Previ as recomendações da OUVIDORIA:

Você sabe como funciona a Ouvidoria da PREVI?
Confira algumas informações importantes sobre o funcionamento desse canal de comunicação.

A PREVI lançou recentemente a Ouvir, canal de comunicação destinado aos públicos interno e externo e que atende demandas caracterizadas por reclamação e denúncias. A Ouvidoria tem como princípio a escuta ativa e humanizada, de forma imparcial e independente, cujo objetivo é construir parcerias, restabelecer relações e contribuir na mediação de conflitos.

Além disso, em conjunto com as outras áreas da PREVI, a Ouvidoria analisa os processos que foram objeto de demandas e atua na identificação de oportunidades de melhoria e no acompanhamento de suas implementações.

Você pode recorrer à Ouvidoria em duas situações: depois de finalizada sua reclamação nos canais habituais ou em caso de denúncias.

Se você considera que a resposta à reclamação registrada e tratada na Central de Atendimento (0800 729 05 05 e 0800 031 05 05) ou no Fale Conosco do site da PREVI precisa ser reavaliada, poderá procurar a Ouvidoria. Nesse caso, para que essas reclamações sejam acolhidas, é necessário informar o número do protocolo fornecido pelo canal que prestou o primeiro atendimento. Sem esse número não é possível dar prosseguimento ao processo.

Em casos caracterizados como denúncias, ou seja, informações ou evidências de práticas como desvio de conduta, fraude, quebra de sigilo e violação ou descumprimento de leis e de normas internas, você pode ligar para Ouvidoria, que acolherá a denúncia e enviará para as instâncias competentes investigarem e tomarem as providências cabíveis. É possível fazer denúncias de forma anônima.

A Ouvidoria está em plena atividade e, por enquanto, atendendo pelo telefone 0800 729 0303. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.





37 comentários:

Anônimo disse...

Dispensa comentário essa novidade.
Coisa de país do outro mundo,mesmo.

Anônimo disse...

Cara Senhora,

Me espanta tudo o que ouvimos falar de Previ TRANSPARENCIA.
É a maior caixa preta que já se ouviu falar.
Está aí um prejuízo BILIONÁRIO 44.5 da Vale do Rio Doce, ou rio enlameado.
Está aí uma Petrobrás falida segundo economistas.
O que mais poderemos ter para o futuro?
Redução de valores a receber, no meu caso depois de ter contribuído por mais de 50 anos?

A continua falta de informação sobre o que se passa nos corredores da Previ?
Bem, nem sei mais o que escrever.

Estou prostrado, com imenso desalento.
Talvez vá procurar emprego em um país mais sério.
digo mais sério, porque as notícias de corrupção e de grande parte dos dirigentes do governo atual estão por detrás das grades, na Papuda ou em Curitiba, muitos outros sob suspeita a espera, quem sabe, de uma vaga em algum presídio de segurança máxima.

Anônimo disse...

Ouvidoria. TEORIA.
Maquiagem.
Pirulito para as crianças.

Anônimo disse...

O prazo para resposta realmente é muito longo para um assunto que já está há muito tempo em pauta.De qualquer forma esperamos que a resposta seja adequada de acordo com a lei. A Previ só precisa cumprir a lei.

Anônimo disse...

Depois das melhorias no financiamento CARIM, com o meu novo limite, vou dar entrada numa palafita na favela Beira Rio, em Recife-Pe.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina, Parabéns pela bela postagem.

Gostaria de contar com sua colaboração no sentido de informar qual o limite global máximo adotado pela Cooperforte por associado, destinado a empréstimos.
Tenho informações vagas que representa 6 vezes o salário bruto do benefício Previ.
Outra indagação: outras rendas auferidas como (INSS, serviço público municipal como contratado) são considerados no cálculo da margem pela Cooperforte ?
Espero que Deus a proteja e que sua saúde esteja bastante recuperada.
São meus desejos e também de todos que frequentam seu blog.
Abraços

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 12:04 Anónimo,

Quando eu fiz minha adesão à Cooperforte em 2003,o limite para empréstimos era de 6 vezes o valor da renda bruta, hoje sei que eles mudaram essa política, levando em conta o grau de endividamento, se esta sendo descontado na folha, e se a pessoa tem spc/serasa.

Não sei se outras rendas entra no pacote, acredito que não, mas hoje qualquer outra cooperativa como sicoob ou sicredi se tiver na sua região lhe atende melhor que a cooperforte.

Outra boa cooperativa e a Credit crediscoop de Campinas interior de São Paulo, apesar de seu crédito ser menor limitado a 2 vezes a verba da Previ e 36 meses para pagamento, pode ser uma alternativa às suas limitações a cooperforte.

Anônimo disse...

Pra que eu quero saber de festa da posse do novo presidente da OAB.....? E ainda tem gente pedindo o Medeiros para a previ!!!!!
Depois da chapa 3 NUNCA MAIS!!!!!!!

Anônimo disse...

Senhora Rosalina, todos os anos ao declarar o meu imposto de Renda tenho devolução. Não tenho restrições cadastrais no SPC e nem Serasa. Mas tenho o processo 30% contra o BB e Previ. Ano retrasado, e passado, já estava com esses processos e não fui impedido de pegar o CDC imposto de Renda. Ultimamente em minha conta não aparece nenhuma linha de crédito, por esse motivo tenho receio de não poder antecipar a minha restituição. O BB poderá me negar esse empréstimo?
O que a senhora me diz a respeito?

Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Está certo o anon 1:24. Estar sempre tirando foto ao lado de quem está em evidência dá status. Não para nós.

Rosalina de Souza disse...

Caro Anónimo das 1:48,

Não o Banco do Brasil tem a linha de crédito para restituição do imposto de renda atrelado ao pagamento da restituição,sempre com vencimento até o mês de Fevereiro do ano seguinte, não acredito que tenha problema para antecipar, se no seu relato já antecipou outras vezes mesmo com a ação dos 30%,agora se está vez for a primeira antecipação depois que entrou com a ação, sugiro que caso tenha conta em outro banco o faça por ele a restituição, pois todos os bancos tem esta modalidade de empréstimo.
A garantia é a própria restituição, mas sempre que tive a receber, mesmo com problemas com o banco sempre fiz a antecipação.

Anônimo disse...

Já tenho o comprovante de rendimentos para o imposto de renda do BB, da Cooperforte, etc... A Previ continua amarrando
Quanto pouco caso com seus associados. Tem coisa ai para justificar essa demora.

Anônimo disse...

Quanto ao prazo de 17 dias úteis da Ouvidoria fico, a imaginar quem recorreu no dia 01.02.2016 e só vai ter resposta no último dia do mês de fevereiro, portanto, 28 dias corridos.
Colega 2:19 - A Previ deve ter sido uma das poucas empresas que deu feriado na 2ª, 3ª e 4ª feira, durante o carnaval. Talvez justifique essa demora. Waldemar

Anônimo disse...

Penso que a ouvidoria, como o nome diz, é só par ouvir...
Resolvidoria seria o nome adequado para resolver queixas. Como não existe o nome, nem tampouco o espaço físico para tal.
Temos direito de reclamar e engolir a falta de respeito que o governo e suas instituições têm para com o povo. Regime totalitário é assim mesmo.

Anônimo disse...


Minha margem para financiamento CARIM é de R$ 67.000,00. Não encaixa nem no programa da antiga Cohab de casa populares. Aposentei como Caiex.

Viva do diretor de seguridade!!!!!!!!

Anônimo disse...

Margem consignável,

Claro, tiram toda a possibilidade de possuir margem para se regalarem com Bônus e outras coisas mais, suspeito, pelo que leio em vários comentários em blogs, Salvo Melhor Juízo.
Sem margem para ES e Financiamento Imobiliário sobrará mais dinheiro para outros fins que não o sustento dos aposentados, Salvo Melhor entendimento.
Estamos ferrados e recebemos poucos pagos.

Anônimo disse...


Meu limite para financiamento da Carim compra apenas um box de garagem no condomínio onde moro. Ou uma casinha perto do córrego do sapo.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


OUVIDORIA da PREVI: "ENTRA NUM OUVIDO, SAI PELO OUTRO"

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:16 Anónimo, suas palavras são sabias, poucas palavras de um notório saber, eis que adivinhou nossos pensamentos, inclusive de todos os frequentadores deste blog.

PARABENS, acertou, nota 10.

Anônimo disse...

O ouvidor faz parte da tropa.Como ficará contra eles? É mais uma figura decorativa que nada fará por nós.E pensar que a OAB nos ajudaria???

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


A Senhora me DEIXOU ENRUBESCIDO! A Senhora é que MERECE TODOS OS PARABÉNS e ELOGIOS, pela sua CAPACIDADE, CORAGEM e DESTEMOR!

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


DESCULPE estar OCUPANDO CONSTANTEMENTE este FRATERNAL é IMPORTANTE ESPAÇO, mas É AQUI, GRAÇAS A VOSSA CORAGEM, que minhas ANGÚSTIAS e INSATISFAÇÕES estão sendo PUBLICADAS SEM RESTRIÇÕES ou CENSURAS. Muito obrigado.
Outrossim, a OUVIDORIA, que para nós DEVERIA SER UMA SOLUÇÃO, virou para nós, MAIS UM MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO, pois NÃO SABEMOS QUANTO SERÁ O SALÁRIO DESSE ENCOSTO, digo OUVIDOR.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
A Previ publicou no site RESERVA FINANCEIRA,valor esse que deve ser usado em imprevistos.Onde é que conseguiremos a tal reserva se o salário mal dá para comer? Essa PREVI acha que estamos em situação muito cômoda.Esses Diretores ganham muito bem e esquecem que os assistidos mal ganham para o sustento de seus familiares.Esse mês de março não vai haver mais a suspensão da parcela do ES, aí sim que a vaca vai pro brejo.Como vamos sobreviver com o benefício vergonhoso que esse Fundo paga para nós?
Carlos

Anônimo disse...

O anônimo de 25 de fevereiro de 2016 8:03 PM ,poderia nos dizer quando se aposentou e com quantos anos de banco? Por favor.

Anônimo disse...

Se o pessoal que elegemos para nos defender não nos ouve alguém acha que seremos ouvidos por quem?

Anônimo disse...

Hoje por volta das 13 horas liguei para a minha agencia para falar com o meu gerente de conta. Que por sinal, é muito solicito e simpático. Mas quando se liga para a agencia quem atende é uma telefonista. Então liguei as 13 horas e não atendeu. Liguei as 13:20 e não atendeu. Liguei as 14 horas e nada. Isso até a ligação cair. Imaginei: Deve ser o horário de almoços deles e só voltei a ligar as 3 horas da tarde e atenderam mas desligou na minha cara. Voltei a ligar e nada... Fiquei chateado porque estou com a perna quebrada e não posso ir a agencia. Resolvi reclamar na OUVIDORIA que TAMBÉM não atendeu!!. Não temos saída! Amanhã terei que ir na agencia e só Deus sabe como. Como posso com 76 anos, uma perna quebrada, pressão altíssima, um calor de matar eu ter que pegar 2 ônibus, subir 3 lances de escada? Estando lá dentro sou muito bem tratado não tenho que reclamar. Mas as telefonistas é um caso sério. Não temos saída. Falta respeito para conosco em todas as áreas BB, Previ, Cassi etc... em se tratando de aposentados dessa merda de nome Previ. Ainda dizem que somos donos. Há... meu neto disse agora que vai me levar. Tem ouvidoria para reclamar de netos? Filhos?

Anônimo disse...

Se tem
ouvidoria para
netos e filhos?? Tem sim, é só parar de ajudar. Mas achei engraçado o seu comentário kkkkk

Anônimo disse...

Os eleitos da Chapa 3 não falam mais, a não ser repetir publicações da mídia ou receitas de bolo?

Anônimo disse...

O anon 11.39 falou bem.Os blogs dos nossos "defensores" falam de tudo menos do que nos interessa. E ainda querem mais cargos!!!

Anônimo disse...

Parece que êste é o único blog para diálogos e/ou desabafos.
Os outros viraram TUBAÍNA (água, corante, aromatizante e açúcar...).
Fala-se de tudo (alguns são verdadeiros jornais) menos a realidade dos fatos.
Semana que vem já é março e ninguém fala que a Previ quebrou...
O Brasil já era; até o Paraguai está mais firme que nós.
A turma que trabalha encolhe e a turma da maracutaia aumenta.
Onde há 1 empurrando 100 fica difícil sobreviver.
A Venezuela já está instalada aqui.

Anônimo disse...

Querida Rosalina, sou pensionista do BB e tenho um companheiro (não sou casada com ele). Na declaração de imposto de renda agora tem um campo obrigatório de preenchimento onde deve-se informar se possui "cônjuge ou companheiro". Será que eu teria problemas com a Previ se declarar a existência do companheiro? No site da previ, onde trata-se de pensionistas, um dos motivos para exclusão da qualidade de pensionista é "casamento, se o óbito do participante ocorreu antes de 04/05/2006". Não sei se a Previ entende como casamento a convivência do casal no mesmo lar. Gostaria de um maior esclarecimento acerca desta situação.
Desde já agradeço.

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Pensionista das 1:03 anónima.

Vai ter problema sim com a Previ, que automaticamente veda essa nova união.

Mesmo que não tenha documento de formalização da união com seu companheiro, união estável, pelo novo código civil está tendo como ser comprovada, e garantia de convivência.

Mas o certo é procurar um advogado e pedir uma melhor avaliação, pois se trata se sua pensão, seu único ganho, faça a coisa certa, pois pode se prejudicar ainda mais, pois ao invés de perder 40%,pode perder 100%,em tempos bicudos a previ pode querer economizar cortando, aos invés dos marajas sem teto, uma pensão.

Busque a informação correta pois, não tenho 100% de certeza sobre esse assunto.



Anônimo disse...

Colegas,


Leio releio e tiro um pensamento:

A chapa 3 TRES foi uma enganação terrível, tal qual a eleição de um diretor que todos execram pois só interessa aos da ativa.
Salvo mais inteligente e acurada interpretação.

Anônimo disse...

Sem dúvida a opinião do colega das 10:09 sobre a Chapa 3 é a mais lúcida verdade. Tal qual na política nacional, somos enganados com palavras bonitas e atraentes e depois esquecidos. Todos só querem cargos e dinheiro no bolso, além de posarem em fotos para lustrar seus egos. Nós somos massa amorfa, sem voz, nem vez. Só nos resta o fim e os raros amigos. O último blog que temos ainda é este, da senhora Rosalina. Esqueçam o resto, pois é resto mesmo.

Anônimo disse...

Apoio totalmente os anon 10.09 e 11.57. Prometeram muito, fizeram até contagem regressiva (faltam duas semanas, falta uma semana para mudarmos a Previ) e depois disseram que nunca prometeram "fazer" mas sim que iriam "lutar" (mas nem isso estão fazendo).E ainda encontraram uma boa desculpa: se abrirem a boca serão processados, perseguidos, etc.Então para que votar na oposição?

Anônimo disse...

Caro colega das 2:33 .
Acho até que não há oposição.
A situação é a mesma dos partidos políticos que dizem ser oposição mas são conchavos e promessas de troca de poder quando chegarem ao poder.
Nós somos apenas palhaços para servirem de degraus para eles conseguirem seus intentos.
Da minha parte nunca mais terão voto.

Anônimo disse...

Mas, não está sendo sugerido como candidato a Diretor de Seguridade, um membro da chapa 3 ?
Não entendo essa lógica. Criticam a chapa 3 e indicam um de seus apoiadores e membros como candidato.