12 julho 2022

Entidade fechada de previdência não pode cobrar juros como se fosse banco ao emprestar para beneficiários


Entidade fechada de previdência não pode cobrar juros como se fosse banco ao emprestar para beneficiários

Para a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entidades fechadas de previdência privada não se equiparam a instituições financeiras; por isso, caso concedam empréstimos a seus beneficiários, não podem cobrar juros capitalizados – a não ser na periodicidade anual e desde que a capitalização tenha sido expressamente pactuada entre as partes após a entrada em vigor do Código Civil de 2002.

O colegiado, por maioria, firmou esse entendimento ao dar provimento ao recurso especial interposto por um beneficiário que, após tomar empréstimos com uma entidade de previdência complementar fechada, ajuizou ação para a revisão dos contratos, alegando que a entidade promoveu a capitalização de juros mensalmente, de maneira velada – o que não teria sido contratado.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) considerou que as entidades fechadas de previdência privada seriam equiparadas às instituições financeiras para celebrar contratos de mútuo com seus participantes, e, assim, seria admitida a incidência da capitalização mensal de juros quando pactuada.

No recurso submetido ao STJ, o autor da ação alegou que a Lei Complementar 109/2001, que distinguiu as espécies de entidades de previdência complementar aberta e fechada, derrogou o artigo 29 da Lei 8.177/1991 na parte em que igualava as entidades fechadas a instituições financeiras, de modo que essa equiparação foi mantida apenas para as abertas.

Entidades fechadas de previdência não integram o Sistema Financeiro Nacional

O ministro Marco Buzzi, cujo voto prevaleceu no julgamento, lembrou que a Súmula 563 do STJ dispõe que o Código de Defesa do Consumidor não é aplicável à relação entre a entidade fechada de previdência e seus participantes, pois seu patrimônio e seus rendimentos revertem-se integralmente no pagamento de benefícios, caracterizando-se pelo associativismo e pelo mutualismo – o que afasta o intuito lucrativo e a natureza comercial.

Por isso, afirmou, é "inviável equiparar as entidades fechadas de previdência complementar a instituições financeiras, pois, em virtude de não integrarem o Sistema Financeiro Nacional, têm a destinação precípua de dar proteção previdenciária aos seus participantes".

Na avaliação do magistrado, eventuais empréstimos de dinheiro concedidos pela instituição aos beneficiários não podem ser admitidos nos moldes daqueles realizados pelos bancos, já que os valores alocados ao fundo comum, na verdade, pertencem aos participantes do plano, existindo explícito mecanismo de solidariedade, de modo que todo excedente do fundo de pensão é aproveitado em favor de seus integrantes.

Se contratada, capitalização de juros deve ser anual

Marco Buzzi afirmou que, nesses empréstimos, é ilegítima a cobrança de juros remuneratórios acima do limite legal, e que as entidades fechadas apenas estão autorizadas a capitalizar os juros na periodicidade anual, desde que o encargo tenha sido pactuado na vigência do Código Civil de 2002, pois são legalmente proibidas de ter fins lucrativos (artigo 31, parágrafo 1º, da LC 109/2001).

O magistrado explicou que, segundo o Código Civil, os juros remuneratórios, quando não convencionados entre as partes, deverão ser fixados nos termos da taxa que estiver em vigor para o pagamento de impostos da Fazenda Nacional (artigo 406), permitindo-se, contudo, a capitalização anual (artigo 591). Nesse sentido, observou, o artigo 161, parágrafo 1º, da Lei 5.172/1966 estabeleceu a taxa de 1% ao mês.

O ministro também ressaltou que, em razão de não serem instituições financeiras, essas entidades se submetem à Lei de Usura (Decreto 22.626/1933), a qual veda a estipulação de taxas de juros superiores ao dobro da taxa legal (artigo 1º), bem como a contagem de juros sobre juros (artigo 4º), salvo a anual, se expressamente pactuada.

No caso em julgamento, ele concluiu que, como as instâncias ordinárias não constataram a expressa contratação da capitalização de juros, é inviável a sua cobrança pela entidade de previdência fechada.

Leia o acórdão no REsp 1.854.818.




FONTE:https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/11072022-Entidade-fechada-de-previdencia-nao-pode-cobrar-juros-como-se-fosse-banco-ao-emprestar-para-beneficiarios.aspx

67 comentários:

Anônimo disse...

D. Rosalina,

Em vez de entrar com ação e aguardar 10, 15 ou 20 anos para a justiça obrigar a Previ devolver o que ela cobrou ilegalmente dos seus devedores sobre o ES, que tal os aposentados endividados que foram prejudicados se deslocarem até o prédio da PREVI e lá promoverem as manifestações cabíveis? Sou do Nordeste, mas se morasse por perto já teria feito isso.

Gde. abraço.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:51.

Eu acredito que a Previ, deve se manifestar logo sobre essa situação, haja vista que ela não precisa retirar dinheiro do caixa, mas simplesmente ajustar os saldo devedor de muitos mutuários do Empréstimo Simples.

Temos que observar a atuação dos ELEITOS e também das nossas ASSOCIAÇÕES que tem o dever de trabalhar a nosso favor.

E em último caso, não tendo resultados práticos, é ingressar com novas ações judiciais, mesmo que demora, mas a justiça não socorre aos que dorme, e pra que essa manifestação tenha ocorrido no STJ precisou que um colega fosse a justiça e então foi verificado essa anormalidade.

Já pude ler no fecebook comentários de colegas contrários, que acha que essa ação pode resultar em novos aportes da nossa parte ao fundo de pensão, que esta difícil manter os pagamentos em dias com tanta reviravolta no mercado financeiro.

Fico impressionada como tem gente que só enxerga o seu bolso, não vê as dificuldades que muitos dos nossos colegas estão enfrentando, muitos com necessidades de comida mesmo, por o alimento na mesa.

Por isso que nada muda, vivemos um momento que as pessoas perderam o seu primeiro amor, todos só visualiza os recursos financeiros e nada mais, e pior estamos velhos, com o pé na cova já.

Rosalina de Souza disse...

Não tenho nenhuma ilusão mais quanto a PREVI como instituição, só espero dela o pagamento todo dia 20 de cada mês e ponto final.

Aprendi que o caminho inverso da vida financeira saldável, é demorada, longa e cheia de problemas, sair das dívidas demora anos e anos, então temos que tomar cuidado com todas essas variantes, e pior que não temos representação, não temos voz ativa, porque todas são caladas, pelo poder econômico e que muitas vezes não temos suporte para contra atacar.

Enfim é continuar lutando com as armas que temos e procurar de fazer tudo calado para que eles não tenha tempo de promover o contra ataque.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina, Maus, colegas de chat,

A repercussão prática mais importante de nossa sustentação de que o "moderno
capitalismo bursátil" equipara-se a uma pirâmide financeira é que os últimos a vender são os que mais perdem.

Trader anônimo

MAUS disse...

"Ao anonimo de 13 de julho de 2022 20:27
- Ninguém está acima da LEI."

Questiono:

Bom seria se SEMPRE fosse assim!
- quem tiver coragem avise AM GM RL LF LRB...

COM CERTEZA A LÍNGUA PORTUGUESA, MUITO MAIS O PORTUGUÊS TUPINIQUIM, DÃO MARGEM A INFINDÁVEIS INTERPRETAÇÕES.
MUITAS DESTAS PASSANDO AO LARGO, DESVIANDO DA LETRA MORTA DA LEI...
Nossa Carta Magna ainda RESPIRA?
- se não mais, confiar em qual LEI ou TRIBUNAL?

Bom usar a Bíblia como travesseiro.

MAUS disse...

" pirâmide financeira é que os últimos a vender são os que mais perdem "

Traduzindo para o bom Português de Bar:

Aproveite a MARÉ BAIXA e vá pescar.
Aproveite a MARÉ ALTA e volte com o barco cheio.
...
O Problema é que Grandes Especuladores detém a informação do melhor momento de investir e recomprar diretamente na Bolsa, lançam REDES DE ARRASTÃO, levando CAções, seus Filhotes, arrastam pequenos barcos que às vezes voltam vazios.
...
Obvia e legalmente, a PREVI não lança Redes de Arrastão.

GANHA DINHEIRO EM RENDA VARIÁVEL QUEM NÃO PRECISA DELE.

Ab

Anônimo disse...

D. Rosalina
Permita-me algumas perguntas:
A Previ não suspendeu ainda a cobrança irregular que, há tempos, vinha fazendo sobre o ES dos aposentados. Pois bem.
-Até quando ela vai continuar subtraindo ilegalmente valores dos benefícios de seus indefesos mutuários?
Só quando for acionada na justiça?
Socôôôôôôrro!

Obrigado.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:56.

Vou lhe responder com outra pergunta:

Quando a Previ fez a suspensão do acordo do pagamento do BET Benefício Especial Temporário, até hoje ficou por isso mesmo, a Previ só toma providências, quando é provocada pela justiça, como todos sabem a justiça não socorre aos que dorme.

Temos provocar nossos colegas a criar um grupo de trabalho, para que possamos com independência ter recursos para contratar um escritório de advocacia para promover as nossas causas, enquanto nós ficarmos atrás de associação sem compromisso e na dependência de um ou outro ir a campo, vamos viver mendingo como se fossemos marajás.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de chat,

(colamos o seguinte comentário no blog do Dr. Medeiros)

Dr. Medeiros, colegas de chat,

A redação do anônimo de junho 29, 2022 6:19 PM guarda semelhanças com a redação  do autor anônimo de 27 de setembro de 2021 16:01, se não for o mesmo. Tal anônimo considera o assunto Bolsa de Valores um tabu. A nosso ver, o referido autor pretende tão somente constranger a discussão sobre o tema Bolsa de Valores. Neste sentido, a literatura técnica sustenta que o "poder de alocação" permite uma transferência de riquezas dos associados
de um fundo de pensão para alguns poucos executivos do próprio fundo de pensão. Adicionalmente, logramos demonstrar que o "moderno capitalismo bursátil" equipara-se a uma pirâmide financeira. Permite-nos ilustrar nossa primeira  observação acima o seguinte fragmento de texto encontrado na literatura técnica:

Tampouco prospera a ideia de que a propriedade das empresas é entregue aos trabalhadores por intermédio dos fundos de pensão. Há aqui um equívoco conceitual entre propriedade formal e real,
pois não é denominação jurídica da titularidade que efetivamente evidencia o conteúdo da propriedade. Independente da mesma, O QUE DEFINE A PROPRIEDADE É O PODER DE ALOCAÇÃO e, principalmente, o destino das riquezas produzidas que, cada vez mais, se concentram em poucas mãos. (9) (maiúsculo nosso)

Trader anônimo

(9) VACCAR0, Stefania Becattini. Fundos de Pensão: Um Caminho Socioeconomicamente Viável?  Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas, Vitória, 2009.

Anônimo disse...


Dona Rosalina

De pleno acordo. Solução existe. Basta vontade. Formar um grupo de trabalho. Contratar um escritório com conhecimento de Estatuto, Regulamento e leis afins. O dia que fizermos isso esses abusos que são cometidos contra quem paga a vida inteira cessarão. Benefício Especial Temporário entregue integral ao Banco e a nós perneta, abusos na cobrança do empréstimo simples, essa cobrança até o tumulo que parece consta no Regulamento da Previ injustamente. Se até na Constituição Federal fazem emendas, para alterar não podem solicitar uma consulta? Ou só pode quando é para beneficiar a eles.
Incrível que milhares de colegas sejam prejudicados com malefícios ainda não se tomou uma atitude. A não ser que estejamos esperando que a Anabb venha em nossa defesa.
No site da Anabb nas suas notícias: É AÇÃO JUDICIAL QUE VOCE QUER?
Então que se mexam para nos defender e não fique só na conversa.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de chat,

(Colamos no blig do Dr. Medeiros o seguinte fragmento de texto)

Dr. Medeiros, colegas de chat,

Em nosso último comentário neste blog apresentamos duas informações : (1) O QUE DEFINE A PROPRIEDADE, em um fundo de pensão,  É O PODER DE ALOCAÇÃO. Em outras palavras, os verdadeiros donos de um fundo de pensão são alguns poucos executivos do fundo de pensão; especificamente, são os executivos que cuidam da alocação dos recursos do fundo de pensão; (2) igualmente, mencionamos neste ultimo  comentário que demonstramos que o moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira. Naturalmente, em uma pirâmide financeira os últimos a vender são os que + perdem. Assim, julgamos que o + mais importante, é estarmos conscientes de que Bolsa de Valores não é ciclo; BOLSA DE VALORES É PIRÂMIDE FINANCEIRA. Logo, quanto + tempo a Bolsa durar + riquezas serão transferidas dos associados de um fundo de pensão para alguns poucos executivos do mesmo fundo de pensão. Entretanto, não vimos nenhum comentário sobre nosso alerta, o que leva-nos a concluir que nosso alerta foi pouco considerado.

Trader anônimo

Anônimo disse...


ENTIDADES DE PREVIDENCIA FECHADA NAO INTEGRAM O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

SE CONTRATADA, CAPITALIZAÇAO DE JUROS DEVE SER ANUAL

Cara Dona Rosalina

No âmbito do Direito Civil já há providencias sendo tomadas contra a Entidade por estar se utilizando dos chamados juros compostos como forma de inviabilizar renovações de empréstimos simples e aumentar a arrecadação em seus cofres.

Eu, individualmente, vou protocolar uma inicial especificamente contra a Diretoria Executiva da Previ que é quem detém o poder final sobre o dito empréstimo.

Com o Estatuto do Idoso em mãos adicionado de decisão recente do STJ me proponho a solicitar a referida diretoria uma indenização por danos morais e materiais tendo em vista que possuo farta documentação como extratos, comunicados, SMS, cartas, documentos do SERASA, RECEITA FEDERAL, BANCOS, DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA tudo levando a minha destruição financeira recente promovida por esse "empréstimo de capitalização de juros que já está derrotado no Tribunal".

Haverá recursos da Previ obvio. No 1º grau, no 2° grau. Mas vamos ver quando chegar no STJ com súmula contra essa cobrança.

Essa ação se vitoriosa não meche no balanço da Previ. Meche no bolso dos sujeitos dessa espoliação de crédito.

O DIREITO NÃO SOCORRE AOS QUE DORMEM!!!

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de chat,

Embora seja importante a discussão atual sobre o ES, acreditanos que a discussão sobre as aplicações financeiras em Bolsa de Valores de um fundo de pensão seriam infinitas vezes + importantes

Trader anônimo

Anônimo disse...

Tradere anonimo, será que voce não percebeu ainda que ninguem está interessado nas suas colocações.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Anônimo - julho 20, 2022 10:15 PM, Se fosse verdade sua afirmação acima, os donos dos blogs não publicariam nossos comentários....

Trader anônimo

Anônimo disse...

De que adianta bolsa, a Previ chegou a ter mais de 25.000.000.000,00 de superávit e nem cogitou em pagar o BET que nós deve. Quando tem superávit diz que a função da Previ é pagar pensão e benefícios, quando defit aumentar as contribuições. Os dirigentes em qualquer das situações teve em suas gordas bonificações.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Dr. Edgardo, colegas de chat,

O moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira; portanto, tende a deixar de existir : é uma simples questão de matemática, como iremos demonstrar no próximo  sábado.

Trader anônimo

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza , colegas de chat,

O moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira; portanto, tende a deixar de existir : é uma simples questão de matemática, como iremos demonstrar no próximo  sábado.

Trader anônimo

Anônimo disse...


Trader anÔnimo: Você é um obcecado por bolsa de valores. Não sonha com a B3 ou com Wall Street heim? Se vai ocorrer mesmo o que você apregoa com a tal de "TENDENCIA IRREVERSÍVEL DE BAIXA DA BOLSA BRASILEIRA" e sendo a Previ uma das maiores investidoras em renda variável deste País não creio que você venha a perder seu tempo com os leitores desse blog, que são notórios membros da CLASSE Média BAIXA BRASILEIRA.

Isto posto, já vi num post, não sei se nesse ou no do Medeiros, alguém sugerir que enviasse essa argumentação diretamente a Previ. Talvez a pessoa tenha sido um tanto quanto agressiva, mas não seria o caso?

Quem sabe os sumo sacerdotes da Previ passassem a criar uma carteira de BITCOINS? Lá tudo é possível. Desde a dar-se um calote nos assistidos, fazer cobranças INDEVIDAS EM EMPRÉSTIMOS, dizer que a MISSÃO é só pagar salários.

Enfim senhor, não lhe compreendo muito!!

Anônimo disse...

Esse trader anônimo já está enchendo o saco com suas colocações. Nem vejo o que ele escreve. Estou deverás preocupado é com minhas dívidas, ainda mais que a PREVI virou Instituição Financeira, dando prejuizo aos seus participantes para encher os cofres daquela Entidade. O aposentado que se exploda.Se a Anabb pegar a nossa causa não vou entrar, pois vai ser uma enrolação só. Basta ver a ação do Imposto de Renda que já faz mais de l0 anos, e quando sair alguma coisa já estaremos debaixo da terra. Ainda bem que não contribuo mais com a Anabb.Eles dizem que vão cobrar honorarios de 10% para os não filiados, mas prefiro que seja assim. Não vou encher as burras da Anabb.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Colega, se você estudar bem o moderno capitalismo bursátil vai chegar a seguinte conclusão: bitcoin e Bolsa são totalmente iguais. Naturalmente, as vestimentas da Bolsa são + apresentaveis.

Trader anônimo

Tereza Fleury disse...

tem muita gente sem noção por aqui. sem nenhuma.empatia pelo proximo. lamentavel mesmo.

Anônimo disse...

PRECISOU ALGUÉM ENTRAR NA JUSTIÇA PARA QUE TODOS ACORDASSEM PARA ESSA INJUSTIÇA QUE A PREVI ESTÁ COMETENDO COM OS APOSENTADOS NA COBRANÇA DOS EMPRÉSTIMOS? CADÊ AS NOSSAS ASSOCIAÇÕES QUE NÃO FISCALIZARAM ISSO? AS ASSOCIAÇOES SÓ SERVEM PRA COBRAR MENSALIDADES?

Anônimo disse...

Não tenha dúvidas, colega, essas associações, Anabb principalmente, só servem mesmo é prá sugar dinheiro dos associados, especialmente dos aposentados.
Parabéns pela boa pergunta:
"Por que essas associações permaneciam, ainda permanecem caladas enquanto a Previ explora tomadores do ES com cobranças ilegais de juros?
Pena que ainda tenha muitos velhos trouxas só mandando dinheiro prá elas.
Até quando?
Abraço.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Fineza informar o email e a pessoa de contato no PREVI.

Tereza Fleury disse...

A Previ lançou nota hoje no site dizendo que a cobrança esta correta. Nao vao fazer nada!

Anônimo disse...

Colegas,
Enquanto o Assédio da Caixa é contra as Mulheres, no Banco do Brasil/ PREVI é contra os seus aposentados. Perceberam?
A Diretoria já cortou o BET, já cortou o ES...
E agora, vai cortar o quê?
Os seus benefícios de aposentadoria?!

Socôôôôôrro!!

MAUS disse...

Sobre:
"Numa exemplo numérico, de mais fácil compreensão, num caso hipotéticos teríamos:
VIR = (R$153.208,27/1000) x R$95,00 x 3 = R$43.664,35"

D.D.Aristophanes
Com sua permissão vou ser breve, sem rodeios.

Não duvido da metodologia dos cálculos acima.
Mas creio que, para chegar a esses generosos números, tenha interpretado a Súmula 563, Resolução CMN 4994, etc., de maneira excessivamente favorável ao devedor(nós), alterando a periodicidade de encargos:
1 - afastou a capitalização mensal os JUROS sobre o SALDO DEVEDOR? ;
2 - ou apenas os JUROS sobre a Correção Monetária, afastando a incidência mensal do INPC, considerando apenas periodicidade anual?.
- NÃO IMPORTA CONSIDERAR 1, 2 OU 1+2
- NÃO CREIO QUE OS TRIBUNAIS REVERTAM ISSO.
- O QUE NOS PUNE DE FORMA INEQUÍVOCA É PERIODICIDADE DA APLICAÇÃO DO INPC:
- INPC com incidência MENSAL no ES
X
- INPC com incidência ANUAL nos Benefícios.
...
NÃO ESTÁ CLARA A QUESTÃO DA “CAPITALIZAÇÃO MENSAL DE JUROS” conforme Súmula 563 do STJ – devemos entender que a expressão “JUROS” se refere a JUROS + CORREÇÃO MONETÁRIA cuja soma NÃO DEVE EXCEDER a 12% a.a. ?
“caso concedam empréstimos a seus beneficiários, não podem cobrar juros capitalizados – a não ser na periodicidade anual e desde que a capitalização tenha sido expressamente pactuada entre as partes após a entrada em vigor do Código Civil de 2002.”
...
STOP!
- não vou prosseguir nessa discussão porque não vejo como prosperar, com base nessas decisões, AÇÃO JUDICIAL CONTRA A PREVI com resultado EM TEMPO SATISFATÓRIO – o Juízo Final não se protela com Embargos.
- prefiro expor CONTRAPONTOS mais palatáveis que demonstrem a FALTA DE BOA FÉ OBJETIVA DA PREVI na incidência MENSAL de JUROS + INPC.
...
O mais importante:
- para cumprir normas do CNPC-SPC a PREVI estipulou a taxa de 4,75% a.a. para cumprimento da META ATUARIAL:
- a incidência mensal ou ANUAL dessa taxa é insignificante.
- o INPC é parâmetro para corrigir algum tipo de INVESTIMENTO em RENDA FIXA ou VARIÁVEL?
- SE O INPC não for utilizado para proteger ATIVOS EXTERNOS, não há porque INCIDIR MENSALMENTE no ES, enquanto o INPC corrige os Benefícios ANUALMENTE.

ESTA É A COROA DE ESPINHOS que o CD da PREVI resolveu nos impor E PODE SIMPLESMENTE REMOVER:

– o CNPC-SPC não obriga a PREVI cobrar além da META ATUARIAL de 4,75% a.a.
- o INPC incide ANUALMENTE na correção dos Bnefícios do PB1.
- a PREVI também pode E DEVE aplicar o INPC ANUALMENTE.
CONTINUA PARTE II

MAUS disse...


ES - PARTE II

DATA VÊNIA
D.D. Medeiros e Aristophanes

I – no Acórdão RESP 1.854.818 não localizei menção à autorização ou proibição de debitar mensalmente CORREÇÃO MONETÁRIA, nem mesmo nas cláusulas de Contratos de Mútuo transcritos que consta apenas: “permite encargos capitalizados mensalmente... desde que constem no Contrato”
II – solicito aos nobres colegas jurisconsultos que me esclareçam essa dubiedade – débito de Correção Monetária é considerada como CAPITALIZAÇÃO MENSAL?

DIANTE DESSAS DÚVIDAS
Não vou ater-me, nesse momento, a aspectos de ilegalidade no tratamento de qualquer dessas situações.
Registro apenas fatos que acredito OBRIGUEM A PREVI a contabilizar mensalmente encargos (JUROS + CORREÇÃO MONETÁRIA) como forma a propiciar SALDO DIÁRIO que permita liquidações e renovações do ES a qualquer tempo.
- pode a PREVI represar o débito mensal do INPC, acumulando na memória “NÚMEROS DEVEDORES”, contabilizando após 360 dias?
- ou lança mensalmente mas não considera para o cálculo dos juros?

Constatei no meu EXTRATO do ES:
A - Juros debitados 20.06.22
= 0,394908% a.m.
B - Taxa de Juros 4,75% / 12
= 0,395833%a.m.
C - Juros compostos 4,75%a.a.
= 0,387468%a.m.(hp12)

1 – a taxa real observada de 0,394%a.m. descola da correta 0,387468, mas não a ponto de resultar nos valores acima obtidos (VIR).
2 – a não ser que no seu cálculo demonstrado SEJA EXPURGADA A CORREÇÃO MONETÁRIA MENSAL... (nem mesmo assim...?)
3 – conferindo juros mensais incidentes sobre Correção INPC debitada mensalmente:
R$150.000,00 x 1% INPC x 0,387468 = 581,20
R$150.000,00 x 6% INPC x 0,387468 = 3.487,20
R$ 3.487,20 a seria soma da média simples em 12 meses.
- parece-me bem distante do VIR acima.
- obviamente o seu ES tem prazo diferente, FQM maior, etc.
- mas R$ 3.487,20 NÃO É POUCO, se comparar:
- meu ES 150.000,00 tem parcela de 2.050,00
- R$ 3.487,20 representa 1,70 da parcela mensal
- considerando que cálculos mais exatos podem aferir incidência de juros SOBRE O DÉBITO MENSAL DA CORREÇÃO MONETÁRIA pelo INPC de 1% a.m. O MONTANTE EM 1 ANO PODE SER EQUIVALENTE a 2 parcelas do ES.
...

MAUS disse...

SOCIALISTA é a versão Ocidental de COMUNISTA.
Todos os dias afirmam serem DEMOCRATAS:
- nunca na vida souberam o que é a VERDADE.

Fazem cara de Paisagem nos Tribunais Superiores, e o povo que espere 10, 20, 30 anos para ter seus Direitos reconhecidos, muitas vezes por Lobby de OAB, CNJ, etc.
... por que nos TRFs, STJ-P-Q-R-S seria diferente?
... até onde DESCE essa Soberba abraçada pelo MANTO DA IMPUNIDADE?


O JUDICIÁRIO NO BRASIL NUNCA SERÁ JUSTO!
- 1.500.000 de Advogados
- 1.200 Faculdades de Direito no BRASIL
1.100 Faculdades de Direito no resto do MUNDO.
...
Por isso o NUJUR da RFB, Estatais, Fundos de Pensão, Bancos, adoram trocar FIGURINHAS.

MENTIROSO 🇨🇳
https://g1.globo.com/politica/noticia/em-sabatina-no-senado-alexandre-de-moraes-critica-ativismo-judicial.ghtml

MAUS disse...

ESSA É A NOVA ORDEM JURÍDICA DO BRASIL.

TODO COMUNISTA é Mentiroso?

https://www.youtube.com/watch?v=ZB1IOQcD7ik&t=4178s

MAUS disse...

RESPOSTA DA PREVI...

"... ... De acordo com a decisão, as EFPCs só podem capitalizar os juros de forma anual. Neste quesito, a Previ também está enquadrada, já que as prestações cobradas quitam, mensalmente, a parcela de juros relativa ao mês da cobrança, não havendo a acumulação para o período posterior na atualização do saldo devedor. Logo, não há cobrança de juros sobre juros."

Já diria o Chaves: dá ZERO prá ele.

ESSE É O RESULTADO DO NEPOTISMO NOS TRFs, NA DANÇA DAS CADEIRAS NAS ESTATAIS, NOS FUNDOS, NO CN...
e nas Indicações de 9 NÃO JUÍZES...
TODOS, ABSOLUTAMENTE TODOS com NOTÁVEL IGNORÂNCIA JURÍDICA.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

O moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira, como demonstramos de forma profunda ; entretanto, toda pirâmide financeira tem um limite temporal. Os fundamentos para tal conclusão encontramos, inclusive, na matemática, uma ciência ciência exata. A.d.i.c.i.o.n.a.l.m.e.n.t.e, iremos demonstrar que o moderno capitalismo bursátil atualmente é uma instituição social totalmente obsoleta. Neste sentido, a literatura técnica de forma pacífica sustenta que atualmente a única função das Bolsas de Valores é ser máquina de fazer fortunas. Entretanto, mesmo esta última função não mais está em vigor, como demonstramos.

Trader anônimo

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de blog,
O moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira, como demonstramos de forma profunda ; entretanto, toda pirâmide financeira tem um limite temporal. Os fundamentos para tal conclusão encontramos, inclusive, na matemática, uma ciência ciência exata. Adicionalmente, demonstramos que o moderno capitalismo bursátil atualmente é uma instituição social totalmente obsoleta. Neste sentido, a literatura técnica de forma pacífica sustenta que atualmente a única função das Bolsas de Valores é ser máquina de fazer fortunas. Entretanto, mesmo esta última função não mais está em vigor, como demonstramos.

Trader anônimo

MAUS disse...


Ditadura da Toga:
- cara de paisagem.
- certeza de impunidade.

O VALE de LAMA de Brumadinho respingou no STF.
Onde tem Alexandre, Pacheco, Omar, Randolfa, Renan…
- NÃO HÁ checadores com MÃO 🖐🏿 LIMPA.
… org.boatos.uol…
...VOCÊ ACREDITA?

https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/rodrigo-pacheco-processos-stf/

A PROPÓSITO...
No site da PREVI consta:
...
- Prestações de Contas
- Prestações Diversas
...

+ Termo de Ajustamento de Conduta
- Não há Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o órgão fiscalizador.

A PAISAGEM ficou obscura pelo esquecimento?
ESTARIA a PREVIC enterrada no CALABOUÇO?

Anônimo disse...

ALÔ PRESIDENTE BOLSONARO!

ESTÁ HAVENDO ASSÉDIO MORAL NA PREVI, FUNDO DE PENSÃO DO BB, CONTRA SEUS APOSENTADOS. A DIRETORIA ESTÁ IMPIEDOSAMENTE APLICANDO JUROS ABUSIVOS SOBRE OS EMPRESTIMOS QUE ELES MANTÉM JUNTO A ENTIDADE E CONSTRANGENDO-OS A NÃO IREM A JUSTIÇA EM BUSCA DE SEUS DIREITOS.
IDOSOS INDEFESOS PEDEM SOCORRO!!!

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA

O Blog da Senhora, é fato comprovado, é um ótimo lugar para se clamar por JUSTIÇA e/ou SOCORRO. Só quem esses pedidos têm de ser encaminhados a PESSOA CERTA.

Tereza Fleury disse...

vai continuar ate quando esse post pataquada?

MAUS disse...

ENQUANTO ISSO, nos Palácios de Cristal, a mulher, com tamanha vergonha... TAPOU OS OLHOS.

VOCÊ QUER o PT de volta?
Não perca tempo.
Mude já para CUBA, ARGENTINA, Venezuela e antecipe seu SONHO de PROSPERIDADE.

https://www.youtube.com/watch?v=0iq8KNGC0CU

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Rosalina de Souza , colegas de chat,

Conseguimos demonstrar de forma profunda que o moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira. Portanto, sugerimos que todas ações das reservas técnicas do PREVI, mormente Petrobras e Vale sejam alienadas.

Trader anônimo

MAUS disse...

ARGENTINA falida !!!
- lá manda o XING LING🇨🇳
- comprou as Eleições nos USA, ARG, CHI…
- escolha você o link
- parece que nem os R$9 bilhões dos CORREIOS que a ANTA entregou para a CRISTINA resolveu.
🇧🇷🇧🇷🇧🇷⚔️🇨🇳🇨🇳🇨🇳
https://www.google.com.br/search?q=argentinos+fogem+para+o+chile&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt-br&client=safari

Anônimo disse...


Emérita Senhora ROSALINA:

O que se deve contestar no ES, não é a cobrança dos juros, mas sim, da CORREÇÃO MONETÁRIA. O próprio BANCO DO BRASIL e outras importantes instituições financeiras têm realizado empréstimos com PRESTAÇÃO PREFIXADA (portanto sem incidência mensal de correção monetária), a PERDER DE VISTA, sem NEMHUM PREJUÍZO e, não obstante, obtendo LUCROS ESTRATOSFÉRICOS. Mesmo sabendo que alguns poderão divergir, nós também temos culpa, pois a maioria temos tido ES no seu limite máximo, portanto valor super expressivo, cujos juros incidentes, apesar de relativamente baixos, dá uma quantia soberba. Imagine acrescentando CORREÇÃO MONETÁRIA! Finalmente, todo empréstimo que se torna aviltante e abusivo para seus tomadores, só o Judiciário, UNICAMENTE, poderá reparar as injustiças/desigualdades, quando o EMPRESTADOR se recusa rever toda essa situação.

MAUS disse...

VOCÊ SABIA?
O COMUNISMO SERVE PARA ESCRAVIZAR BILHÕES
ENQUANTO SEUS ALGOZES vivem como CAPITALISTAS?

https://www.youtube.com/watch?v=9OME9Ets8D8

LEMBRAM DA BOLSA TRAVESTI do HADDAD?
- humanitária ou ordem do CCP&PCC&SFT?
- você quer que o LULA transforme TUA CIDADE uma FILIAL DA CRACOLÂNDIA?

https://www.youtube.com/watch?v=m59QcK45UV4

MAUS disse...

ESPERAR O QUE DO PTsol, PSDBpcc?
- que deixem presos seus AGENTES DO NARCO?
- quem irá sustentar as mentiras da MIDIA GloboLIXO?
- quem financiará as Falsas Pesquisas Eleitorais?
- quem irá pagar os Advogados do ADÉLIO, LULA, DIRCEU?
- quem irá mandar merendinhas para a Banda não podre da PF?

https://www.youtube.com/watch?v=asFT1m6lnSo

MAUS disse...

PT BB BR ECT ETC
Vira e mexe a lama respinga nas Estatais...
1989:
Diretorias e Superintendências do BB recomendavam simpatizar com Políticos de MUN UFs para angariar Depósitos Judiciais, Investimentos, etc.
- até aí tudo bem, legal, lícito.
- até que Paulo Bernardo Pizzolatto entenderam MUITO ALÉM DA LICITUDE... a cereja caiu no colo do DIDA... BB, BR...

https://www.youtube.com/watch?v=ugIc3S7_PXk

Jeanne disse...

Rosalina, gostaria da sua opinião. A nova lei do consignado, aumenta o seu limite para 35% da renda. Você acha que se aplica a nós da Previ este aumento de 5%? No caso específico do ES. Obrigada, Jeanne.

MAUS disse...

PEÇO VÊNIA E DESCULPAS AOS QUE ODEIAM O PT

Mas, nessa caso, DEFENDO o STF, o Facchin, Alexander, Barroza...
- eles não podem fornecer esses dados NEM QUE A ANTA TUSSA e o JUMENTO URRE.

O CÓDIGO FONTE das Urnas SMARMATIC são de PROPRIEDADE EXCLUSIVA do XING LING.
- foram cedidas como FRANQUIA ao Macron, Biden, Kamela, Maduro, Evo, Cristina...

https://www.youtube.com/watch?v=GRQLhUHhd5w

Miro disse...

https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/05/05/lula-promete-evitar-privatizacao-de-eletrobras-banco-do-brasil-e-correios-se-for-eleito.ghtml

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Jeanne,

Eu entendo que esse aumento dos 5% ele não se aplica no caso dos benefícios de fundos de pensão:

PORQUE?

Na verdade a nossa margem ela é calculada em cima de 30% do valor GLOBAL INSS mais o valor do Complemento das verbas pagas pela Previ, descontados os valores de imposto de renda e empréstimos.

Se fosse observado a legislação atual, caberia a PREVI FAZER O AJUSTE para até 35%, já que não temos descontos da folha da Previ para o cartão de crédito consignado, e agora mais 5% com a medida provisório do Governo Federal, mesmo que fosse feito de forma emergencial e para estruturar as finanças daqueles que estão sem condições de fazer a renovação, no meu caso em específico já fiz a amortização de 20 parcelas e meu saldo devedor continua o mesmo valor da contratação atual do inicio da renovação do contrato.

Enfim como todos sabem e sou bastante clara sobre esse assunto, não acredito em mudanças, não acredito que do grupo já com contratos ativos, não acredito em nenhum milagre que possa beneficiar esse grupo que para a Previ são apenas números, vejo um movimento claro para ir fazendo o desinvestimento dessa operação com participantes, porque da forma que tem sido feito até aqui, são lucros certos, que tem feito retorno ao caixa da PREVI e com os mesmos saldo devedores que não abaixa de forma alguma, no meu caso resta 100 prestações com saldo devedor de R$ 166.381,06 restante 100 parcelas, teria que abater no mínimo R$ 1.663,81 para liquidar o total até a ultima parcela e na verdade esse valor hoje fica até a ultima parcela encargos total R$ 1.9014,54, abatendo no principal pouco mais de 527,00.

Não vejo como essa conta pode fechar até a liquidação total do contrato, se tivermos essa situação que encontra a nossa economia atual e tendência de muita turbulência a frente pelas ELEIÇÕES E A INCERTEZA DO FUTURO.

Jeanne disse...

Obrigada Rosalina!!! Só nos resta aguardar, pelo visto!!! Um grande abraço, Jeanne.

MAUS disse...

Miro disse...
https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/05/05/lula-promete-evitar-privatizacao-de-eletrobras-banco-do-brasil-e-correios-se-for-eleito.ghtml

Traduzindo:
O Molusco quer voltar à cena do crime.
Manter ou reconduzir Camarilha do Centrão no CN para liberar as Torneiras do Puder, Foro SP, Tribunais...
...
É nisso que apostam os Traidores da Pátria abraçados com o "Consórcio das Mídias Apodrecidas pelos 3,5 anos de AB$TINÊN$IA"

Ainda convivemos com Comunistas por todo lado...

MAUS disse...

Disse o 🐸 barbudo:
XUPA que a cana é DOSSE!
Nóis meresse.

https://www.youtube.com/watch?v=-WUprR0QrrE

MAUS disse...

"Compliance" - eufemismo ou cortina de fumaça de invisibilidade para os CEOs e ceo$ nos Palácios de Cristal.

"Lewandowski e ministros do STJ terão que explicar viagem à Portugal em audiência pública no Senado"

https://www.youtube.com/watch?v=ET4cRb39GJU

MAUS disse...

Pablo Marçal: 'BOLSONARO TEM UM RISCO MAIOR QUE O MEU DE CHEGAR A NÃO TER CANDIDATURA'

? ordem do Xing Ling?

https://www.youtube.com/watch?v=dZRKEzSPa2I

MAUS disse...

Uauuuu !!!!!!😳😳😳Palavras do Roberto Requião, ex-governador e senador do Paraná.

Agora quero ver quem vai dizer que é Fake News.
E aí Moraes, vai falar o quê
???
Lembre que Requião é do PT!
👇👇👇🖐🏿👇👇👇

https://www.youtube.com/watch?v=OE5-AVSx4aw



MAUS disse...

Não se iludam.
A DITADURA DA TOGA contaminou TODAS Estatais e seus Fundos de Pensão, TRIBUNAIS DE JUSTIÇA FEDERAIS e ESTADUAIS, UnFs, funcionalismo FEDERAL e ESTADUAL, seus Sindicatos.

DEMOCRACIA ou FILOcannabys?
UnFs UFscRSrj... servem a QUEM?

Os falidos Globais, olhos afundados de ódio à Bandeira Nacional, defendendo DEMOCRACIA?
- democratas seriam SE as VERBAS da Lei Rouanet fossem para ESTIMULAR novos artistas.
- não para financiar as libertinagens dos emaconhados globais, fanqueiras balançando os glúteos flácidos, GlobLIXO enfim, a escória GLPT Ocidental financiada aqui pelo XING LING, mas lá jogada nas minas de carvão.

MAS VOCÊ NÃO PODE FALAR
que Sorus Makron, Byden, Kamela, são filhos do CCP.
que o PCC PT PSDB FHC LULLA são SÓCIOS.
que RP, AM-RL-GM-LRB-LF-ELF-RW-CL, defendem o DRAGÃO ORIENTAL.

https://www.youtube.com/watch?v=OE5-AVSx4aw

MAUS disse...

Não se iludam.

PARTE 2 Apocalipse

DEMOCRACIA ou FILOcannabys?
UnFs UFscRSrj... servem a QUEM?


Ministro Barroso: “Eleição não se vence, eleição se toma”

https://www.youtube.com/watch?v=9taj_Mf-s8U

MAUS disse...


Lula de volta à prisão? / Mendonça frustra Moraes / Bolsonaro autoriza Forças Armadas - 12/08/22

https://www.youtube.com/watch?v=Nsp2dOAB3_Q

MAUS disse...

NÃO SE ILUDA
O Dragão Vermelho compra tudo e todos.

Os 9 Iluministros de NOTÁVEL IGNORÂNCIA JURÍDICA pavimentaram a venda de Indulgências para o retorno de Lúcifer, aquele Anti-Cristo que quer instituir o KIT ABORTO para as filhas da ANITA (não a Garibaldi).

Parece que ainda teremos que conviver com MAIS RATOS e MENOS GATOS nas Estatais, Fundos de Pensão, Tribunais, CN.

https://www.youtube.com/watch?v=ar2y0MfZRb4

MAUS disse...

AS GARRAS DO DRAGÃO

O futuro vermelho das Ditaduras Comunistas da AMÉRICA LATINA avança sobre NOSSA PÁTRIA VERDE-E-AMARELA.

Assista:
- são apenas 1:33'33"
- tempo não nos falta

https://www.youtube.com/watch?v=g4S-ZlJyDyQ&t=33s

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de blog,
(colamos no blog do Dr. Medeiros o seguinte fragmento de texto)

Anônimo 2 de agosto de 2022 17:44 e Anônimo 2 de agosto de 2022 18:42, Dr. Medeiros, colegas de blog,

Agradecemos o reconhecimento da importância de nosso trabalho pelo (s) anonimo (s) acima mencionado (s). Entretanto, parece-nos que não seria sensato enviarmos diretamente nosso trabalho para a diretoria de qualquer fundo de pensão. Embora não tenhamos nenhuma animosidade com os diretores do Previ, parece-nos que seria contraproducente tal envio. Fundamentamos tal sentimento nos fragmentos de texto que doravante apresentaremos. Retiramos tais fragmentos de texto da literatura técnica. Entretanto, não pretendemos que nosso trabalho se torne + 1 TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO), mofando em uma prateleira da universidade. Neste sentido, parece-nos conveniente e oportuno enviar as partes concluídas de nosso trabalho para alguém. Pensamos em enviar  para o Presidente Administrativo de certa associação de associados do PREVI as partes já concluidas de nosso trabalho. Caso tal dirigente de associação concorde, desde já autorizamos a remessa das partes concluídas para a diretoria do PREVI. Que acham?

O monitoramento das relações entre associados dos fundos de pensão (acionistas) e executivos dos fundos de pensão (gestores) é denominado “problemas de agência”. Segundo a teoria da agência, tais problemas são oriundos da natureza incompleta dos contratos, decorrente da impossibilidade de se escrever um contrato que especifique as ações a serem tomadas pelas partes em qualquer circunstância.4

 

As principais dificuldades no tocante à administração dos fundos de pensão relacionam-se à separação entre propriedade e gestão, assimetria de informação e divergência de objetivos entre o principal (associados dos fundos de pensão) e o agente (executivos dos fundos de pensão), tendo como conseqüência os chamados “problemas de agência”.4

Essa assimetria de informações torna a gestão de ativos dos fundos de pensão uma “indústria ineficiente”, pois os donos finais dos ativos (associados dos fundos de pensão) não dispõem de suficiente informação sobre as atrocidades que são cometidas em seus nomes5, tanto que a gestão de ativos é considerada pelos experts o calcanhar-de-aquiles do sistema de fundos de pensão.

 Referências bibliográficas

4 O sistema de previdência privado no país e impacto das práticas de governança corporativa : O papel dos fundos de pensão / Joaquim Rubens Fontes Filho;   Trabalho selecionado para o 24º Encontro Anual da ANPAD – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Florianópolis (SC), setembro/2000.

 

5 Shareholder value and corporate governance: some tricky questions / Michel Aglietta; Economy and Society Volume 29 Number I February 2000: 146-159.


Trader anônimo

Anônimo disse...



Como eu gostaria de ter um papo com o MAUS (é uma sigla?), uma junção de letras?, uma pessoa física?, enfim, e o filósofo TRADER ANÔNIMO.

Meus queridos, vocês estão botando a correr quem quer expor seus assuntos da Previ, Cassi e assuntos pertinentes aos aposentados.

Maus o dragão vermelho já tomou conta do mundo. Desculpe meu camarada, mas da uma moderada. Você é um cara muito inteligente, não tenho dúvidas, mas dê uma moderada. Com todo o direito de ir a um blog e expor seus pensamentos.

Já o Trader esse vive, respira, dorme, com o assunto Bolsa de Valores. Fazer o quê? Reconhecemos o seu domínio e exposição na matéria mas acho que poucos aposentados e pensionistas saboreiam o tema. Até por que não entendem e outros não tem capim para investir nesse ativo. E se meterem nisso é tomar preju na certa.

Paciência senhores, muita paciência.

MAUS disse...

QUE BOM QUE ALGUÉM SE PRONUNCIOU.
Depois de 08 torpedos consecutivos de 10 a 14.08...
Parei um pouco para vocês respirarem ou "TERMINAREM DE APRECIAR OS VÍDEOS"
...
https://www.youtube.com/watch?v=jAL1C9RoPJw
...
Anônimo, não se iluda, XING LING e seus 30 milhões de soldados QUEREM TUDO, inclusive suas FILHAS...

MAUS disse...

EU NÃO MINTO.
LI APENAS POUCO MAIS DE 5 SALMOS em CADA LIVRO DOS PROFETAS.
DOS 10 MANDAMENTOS SIGO APENAS um E bastante:
- honre TEU PAI e TUA MÃE.
- obviamente para um a Casal viver exclusivamente para criar 10 filhos, SOBRA HONRA... para mim foi muito fácil.

UMA AMOSTRA DOS GENOCIDAS MAO e XING

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/02/05/objetivo-deles-e-destruir-todo-mundo-uigures-em-campos-de-reeducacao-na-china-relatam-estupros-sistematicos.ghtml


AQUI, CENTENAS DELAS.

https://www.google.com/search?q=uigures+china&ei=Wkr8YuaWIuyA5OUP19Ge0Aw&oq=LEIGURES&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYBjIECAAQDTIGCAAQHhANMgYIABAeEA0yBggAEB4QDTIGCAAQHhANMgYIABAeEA0yCAgAEB4QDRAKMgYIABAeEA0yBggAEB4QDTIGCAAQHhANOgcIABCwAxANOgoILhCxAxCDARAKOgoIABCxAxCDARAKOgcIABCxAxAKOgQIABAKSgQIQRgBSgQIRhgAUP8mWK8sYNJ7aAJwAHgAgAGRAYgBggKSAQMwLjKYAQCgAQHIAQrAAQE&sclient=gws-wiz

MAUS disse...

Anônimo NÃO SE ILUDA.

SE a EUROPA e USA se ajoelham ao XING LING, o mesmo ocorre nos Palácios de Cristal do RJ, DF, Estatais - onde bandidos enraizados fazem CARA DE PAISAGEM para o POVO OPROMIDO.

DE NADA ADIANTA CHORAR NOS BLOGS, se a PREVIC não faz a PREVI cumprir a TAC.
- então, SIM, devassar a origem Oriental da DITADURA DA TOGA é uma LUTA!

Sugiro CADA UM acionar a PREVIC e PREVI no PROCON.
- vou pedir as 12 meses de BET devidos.
- devolução do BET BB 7,5 bi.
- ajuste e devolução dos BD ALÉM TETO.
- se o foro é incompetente o PROCON que o diga.
- vou contraditar pelo ESTATUTO DO IDOSO.

PROCON x PREVI
https://www.google.com.br/search?q=posso+acionar+Fundo+de+Previdencia+Privada+no+PROCON&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt-br&client=safari


TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Entretanto, o colega esquece-se que os aposentados e pensionistas indiretamente possuem ações. Neste sentido as reservas técnicas do fundo PREVI possuem como um dos seus itens mais relevantes a carteira de ações.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de blog,

O Anônimo agosto 16, 2022 1:28 PM  deixa transparecer que os associados de um fundo de pensão não são acionistas; logo, qualquer discussão sobre a tendência da Bolsa
não seria benvinda no blog. Entretanto, quer nos parecer que tal anônimo está equivocado e tal equívoco pode vir a custar caro para os associados de um fundo de pensão que possua carteira de renda variável. Neste sentido, mesmo que indiretamente, os associados de um fundo de pensão que  possua carteira de renda variável, são acionistas.

Trader anônimo