12 julho 2022

Entidade fechada de previdência não pode cobrar juros como se fosse banco ao emprestar para beneficiários


Entidade fechada de previdência não pode cobrar juros como se fosse banco ao emprestar para beneficiários

Para a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), entidades fechadas de previdência privada não se equiparam a instituições financeiras; por isso, caso concedam empréstimos a seus beneficiários, não podem cobrar juros capitalizados – a não ser na periodicidade anual e desde que a capitalização tenha sido expressamente pactuada entre as partes após a entrada em vigor do Código Civil de 2002.

O colegiado, por maioria, firmou esse entendimento ao dar provimento ao recurso especial interposto por um beneficiário que, após tomar empréstimos com uma entidade de previdência complementar fechada, ajuizou ação para a revisão dos contratos, alegando que a entidade promoveu a capitalização de juros mensalmente, de maneira velada – o que não teria sido contratado.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) considerou que as entidades fechadas de previdência privada seriam equiparadas às instituições financeiras para celebrar contratos de mútuo com seus participantes, e, assim, seria admitida a incidência da capitalização mensal de juros quando pactuada.

No recurso submetido ao STJ, o autor da ação alegou que a Lei Complementar 109/2001, que distinguiu as espécies de entidades de previdência complementar aberta e fechada, derrogou o artigo 29 da Lei 8.177/1991 na parte em que igualava as entidades fechadas a instituições financeiras, de modo que essa equiparação foi mantida apenas para as abertas.

Entidades fechadas de previdência não integram o Sistema Financeiro Nacional

O ministro Marco Buzzi, cujo voto prevaleceu no julgamento, lembrou que a Súmula 563 do STJ dispõe que o Código de Defesa do Consumidor não é aplicável à relação entre a entidade fechada de previdência e seus participantes, pois seu patrimônio e seus rendimentos revertem-se integralmente no pagamento de benefícios, caracterizando-se pelo associativismo e pelo mutualismo – o que afasta o intuito lucrativo e a natureza comercial.

Por isso, afirmou, é "inviável equiparar as entidades fechadas de previdência complementar a instituições financeiras, pois, em virtude de não integrarem o Sistema Financeiro Nacional, têm a destinação precípua de dar proteção previdenciária aos seus participantes".

Na avaliação do magistrado, eventuais empréstimos de dinheiro concedidos pela instituição aos beneficiários não podem ser admitidos nos moldes daqueles realizados pelos bancos, já que os valores alocados ao fundo comum, na verdade, pertencem aos participantes do plano, existindo explícito mecanismo de solidariedade, de modo que todo excedente do fundo de pensão é aproveitado em favor de seus integrantes.

Se contratada, capitalização de juros deve ser anual

Marco Buzzi afirmou que, nesses empréstimos, é ilegítima a cobrança de juros remuneratórios acima do limite legal, e que as entidades fechadas apenas estão autorizadas a capitalizar os juros na periodicidade anual, desde que o encargo tenha sido pactuado na vigência do Código Civil de 2002, pois são legalmente proibidas de ter fins lucrativos (artigo 31, parágrafo 1º, da LC 109/2001).

O magistrado explicou que, segundo o Código Civil, os juros remuneratórios, quando não convencionados entre as partes, deverão ser fixados nos termos da taxa que estiver em vigor para o pagamento de impostos da Fazenda Nacional (artigo 406), permitindo-se, contudo, a capitalização anual (artigo 591). Nesse sentido, observou, o artigo 161, parágrafo 1º, da Lei 5.172/1966 estabeleceu a taxa de 1% ao mês.

O ministro também ressaltou que, em razão de não serem instituições financeiras, essas entidades se submetem à Lei de Usura (Decreto 22.626/1933), a qual veda a estipulação de taxas de juros superiores ao dobro da taxa legal (artigo 1º), bem como a contagem de juros sobre juros (artigo 4º), salvo a anual, se expressamente pactuada.

No caso em julgamento, ele concluiu que, como as instâncias ordinárias não constataram a expressa contratação da capitalização de juros, é inviável a sua cobrança pela entidade de previdência fechada.

Leia o acórdão no REsp 1.854.818.




FONTE:https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/11072022-Entidade-fechada-de-previdencia-nao-pode-cobrar-juros-como-se-fosse-banco-ao-emprestar-para-beneficiarios.aspx

136 comentários:

Anônimo disse...

D. Rosalina,

Em vez de entrar com ação e aguardar 10, 15 ou 20 anos para a justiça obrigar a Previ devolver o que ela cobrou ilegalmente dos seus devedores sobre o ES, que tal os aposentados endividados que foram prejudicados se deslocarem até o prédio da PREVI e lá promoverem as manifestações cabíveis? Sou do Nordeste, mas se morasse por perto já teria feito isso.

Gde. abraço.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:51.

Eu acredito que a Previ, deve se manifestar logo sobre essa situação, haja vista que ela não precisa retirar dinheiro do caixa, mas simplesmente ajustar os saldo devedor de muitos mutuários do Empréstimo Simples.

Temos que observar a atuação dos ELEITOS e também das nossas ASSOCIAÇÕES que tem o dever de trabalhar a nosso favor.

E em último caso, não tendo resultados práticos, é ingressar com novas ações judiciais, mesmo que demora, mas a justiça não socorre aos que dorme, e pra que essa manifestação tenha ocorrido no STJ precisou que um colega fosse a justiça e então foi verificado essa anormalidade.

Já pude ler no fecebook comentários de colegas contrários, que acha que essa ação pode resultar em novos aportes da nossa parte ao fundo de pensão, que esta difícil manter os pagamentos em dias com tanta reviravolta no mercado financeiro.

Fico impressionada como tem gente que só enxerga o seu bolso, não vê as dificuldades que muitos dos nossos colegas estão enfrentando, muitos com necessidades de comida mesmo, por o alimento na mesa.

Por isso que nada muda, vivemos um momento que as pessoas perderam o seu primeiro amor, todos só visualiza os recursos financeiros e nada mais, e pior estamos velhos, com o pé na cova já.

Rosalina de Souza disse...

Não tenho nenhuma ilusão mais quanto a PREVI como instituição, só espero dela o pagamento todo dia 20 de cada mês e ponto final.

Aprendi que o caminho inverso da vida financeira saldável, é demorada, longa e cheia de problemas, sair das dívidas demora anos e anos, então temos que tomar cuidado com todas essas variantes, e pior que não temos representação, não temos voz ativa, porque todas são caladas, pelo poder econômico e que muitas vezes não temos suporte para contra atacar.

Enfim é continuar lutando com as armas que temos e procurar de fazer tudo calado para que eles não tenha tempo de promover o contra ataque.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina, Maus, colegas de chat,

A repercussão prática mais importante de nossa sustentação de que o "moderno
capitalismo bursátil" equipara-se a uma pirâmide financeira é que os últimos a vender são os que mais perdem.

Trader anônimo

MAUS disse...

"Ao anonimo de 13 de julho de 2022 20:27
- Ninguém está acima da LEI."

Questiono:

Bom seria se SEMPRE fosse assim!
- quem tiver coragem avise AM GM RL LF LRB...

COM CERTEZA A LÍNGUA PORTUGUESA, MUITO MAIS O PORTUGUÊS TUPINIQUIM, DÃO MARGEM A INFINDÁVEIS INTERPRETAÇÕES.
MUITAS DESTAS PASSANDO AO LARGO, DESVIANDO DA LETRA MORTA DA LEI...
Nossa Carta Magna ainda RESPIRA?
- se não mais, confiar em qual LEI ou TRIBUNAL?

Bom usar a Bíblia como travesseiro.

MAUS disse...

" pirâmide financeira é que os últimos a vender são os que mais perdem "

Traduzindo para o bom Português de Bar:

Aproveite a MARÉ BAIXA e vá pescar.
Aproveite a MARÉ ALTA e volte com o barco cheio.
...
O Problema é que Grandes Especuladores detém a informação do melhor momento de investir e recomprar diretamente na Bolsa, lançam REDES DE ARRASTÃO, levando CAções, seus Filhotes, arrastam pequenos barcos que às vezes voltam vazios.
...
Obvia e legalmente, a PREVI não lança Redes de Arrastão.

GANHA DINHEIRO EM RENDA VARIÁVEL QUEM NÃO PRECISA DELE.

Ab

Anônimo disse...

D. Rosalina
Permita-me algumas perguntas:
A Previ não suspendeu ainda a cobrança irregular que, há tempos, vinha fazendo sobre o ES dos aposentados. Pois bem.
-Até quando ela vai continuar subtraindo ilegalmente valores dos benefícios de seus indefesos mutuários?
Só quando for acionada na justiça?
Socôôôôôôrro!

Obrigado.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:56.

Vou lhe responder com outra pergunta:

Quando a Previ fez a suspensão do acordo do pagamento do BET Benefício Especial Temporário, até hoje ficou por isso mesmo, a Previ só toma providências, quando é provocada pela justiça, como todos sabem a justiça não socorre aos que dorme.

Temos provocar nossos colegas a criar um grupo de trabalho, para que possamos com independência ter recursos para contratar um escritório de advocacia para promover as nossas causas, enquanto nós ficarmos atrás de associação sem compromisso e na dependência de um ou outro ir a campo, vamos viver mendingo como se fossemos marajás.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de chat,

(colamos o seguinte comentário no blog do Dr. Medeiros)

Dr. Medeiros, colegas de chat,

A redação do anônimo de junho 29, 2022 6:19 PM guarda semelhanças com a redação  do autor anônimo de 27 de setembro de 2021 16:01, se não for o mesmo. Tal anônimo considera o assunto Bolsa de Valores um tabu. A nosso ver, o referido autor pretende tão somente constranger a discussão sobre o tema Bolsa de Valores. Neste sentido, a literatura técnica sustenta que o "poder de alocação" permite uma transferência de riquezas dos associados
de um fundo de pensão para alguns poucos executivos do próprio fundo de pensão. Adicionalmente, logramos demonstrar que o "moderno capitalismo bursátil" equipara-se a uma pirâmide financeira. Permite-nos ilustrar nossa primeira  observação acima o seguinte fragmento de texto encontrado na literatura técnica:

Tampouco prospera a ideia de que a propriedade das empresas é entregue aos trabalhadores por intermédio dos fundos de pensão. Há aqui um equívoco conceitual entre propriedade formal e real,
pois não é denominação jurídica da titularidade que efetivamente evidencia o conteúdo da propriedade. Independente da mesma, O QUE DEFINE A PROPRIEDADE É O PODER DE ALOCAÇÃO e, principalmente, o destino das riquezas produzidas que, cada vez mais, se concentram em poucas mãos. (9) (maiúsculo nosso)

Trader anônimo

(9) VACCAR0, Stefania Becattini. Fundos de Pensão: Um Caminho Socioeconomicamente Viável?  Universidade Federal do Espírito Santo. Centro de Ciências Econômicas e Jurídicas, Vitória, 2009.

Anônimo disse...


Dona Rosalina

De pleno acordo. Solução existe. Basta vontade. Formar um grupo de trabalho. Contratar um escritório com conhecimento de Estatuto, Regulamento e leis afins. O dia que fizermos isso esses abusos que são cometidos contra quem paga a vida inteira cessarão. Benefício Especial Temporário entregue integral ao Banco e a nós perneta, abusos na cobrança do empréstimo simples, essa cobrança até o tumulo que parece consta no Regulamento da Previ injustamente. Se até na Constituição Federal fazem emendas, para alterar não podem solicitar uma consulta? Ou só pode quando é para beneficiar a eles.
Incrível que milhares de colegas sejam prejudicados com malefícios ainda não se tomou uma atitude. A não ser que estejamos esperando que a Anabb venha em nossa defesa.
No site da Anabb nas suas notícias: É AÇÃO JUDICIAL QUE VOCE QUER?
Então que se mexam para nos defender e não fique só na conversa.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de chat,

(Colamos no blig do Dr. Medeiros o seguinte fragmento de texto)

Dr. Medeiros, colegas de chat,

Em nosso último comentário neste blog apresentamos duas informações : (1) O QUE DEFINE A PROPRIEDADE, em um fundo de pensão,  É O PODER DE ALOCAÇÃO. Em outras palavras, os verdadeiros donos de um fundo de pensão são alguns poucos executivos do fundo de pensão; especificamente, são os executivos que cuidam da alocação dos recursos do fundo de pensão; (2) igualmente, mencionamos neste ultimo  comentário que demonstramos que o moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira. Naturalmente, em uma pirâmide financeira os últimos a vender são os que + perdem. Assim, julgamos que o + mais importante, é estarmos conscientes de que Bolsa de Valores não é ciclo; BOLSA DE VALORES É PIRÂMIDE FINANCEIRA. Logo, quanto + tempo a Bolsa durar + riquezas serão transferidas dos associados de um fundo de pensão para alguns poucos executivos do mesmo fundo de pensão. Entretanto, não vimos nenhum comentário sobre nosso alerta, o que leva-nos a concluir que nosso alerta foi pouco considerado.

Trader anônimo

Anônimo disse...


ENTIDADES DE PREVIDENCIA FECHADA NAO INTEGRAM O SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

SE CONTRATADA, CAPITALIZAÇAO DE JUROS DEVE SER ANUAL

Cara Dona Rosalina

No âmbito do Direito Civil já há providencias sendo tomadas contra a Entidade por estar se utilizando dos chamados juros compostos como forma de inviabilizar renovações de empréstimos simples e aumentar a arrecadação em seus cofres.

Eu, individualmente, vou protocolar uma inicial especificamente contra a Diretoria Executiva da Previ que é quem detém o poder final sobre o dito empréstimo.

Com o Estatuto do Idoso em mãos adicionado de decisão recente do STJ me proponho a solicitar a referida diretoria uma indenização por danos morais e materiais tendo em vista que possuo farta documentação como extratos, comunicados, SMS, cartas, documentos do SERASA, RECEITA FEDERAL, BANCOS, DECLARAÇÕES DE IMPOSTO DE RENDA tudo levando a minha destruição financeira recente promovida por esse "empréstimo de capitalização de juros que já está derrotado no Tribunal".

Haverá recursos da Previ obvio. No 1º grau, no 2° grau. Mas vamos ver quando chegar no STJ com súmula contra essa cobrança.

Essa ação se vitoriosa não meche no balanço da Previ. Meche no bolso dos sujeitos dessa espoliação de crédito.

O DIREITO NÃO SOCORRE AOS QUE DORMEM!!!

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de chat,

Embora seja importante a discussão atual sobre o ES, acreditanos que a discussão sobre as aplicações financeiras em Bolsa de Valores de um fundo de pensão seriam infinitas vezes + importantes

Trader anônimo

Anônimo disse...

Tradere anonimo, será que voce não percebeu ainda que ninguem está interessado nas suas colocações.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Anônimo - julho 20, 2022 10:15 PM, Se fosse verdade sua afirmação acima, os donos dos blogs não publicariam nossos comentários....

Trader anônimo

Anônimo disse...

De que adianta bolsa, a Previ chegou a ter mais de 25.000.000.000,00 de superávit e nem cogitou em pagar o BET que nós deve. Quando tem superávit diz que a função da Previ é pagar pensão e benefícios, quando defit aumentar as contribuições. Os dirigentes em qualquer das situações teve em suas gordas bonificações.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Dr. Edgardo, colegas de chat,

O moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira; portanto, tende a deixar de existir : é uma simples questão de matemática, como iremos demonstrar no próximo  sábado.

Trader anônimo

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza , colegas de chat,

O moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira; portanto, tende a deixar de existir : é uma simples questão de matemática, como iremos demonstrar no próximo  sábado.

Trader anônimo

Anônimo disse...


Trader anÔnimo: Você é um obcecado por bolsa de valores. Não sonha com a B3 ou com Wall Street heim? Se vai ocorrer mesmo o que você apregoa com a tal de "TENDENCIA IRREVERSÍVEL DE BAIXA DA BOLSA BRASILEIRA" e sendo a Previ uma das maiores investidoras em renda variável deste País não creio que você venha a perder seu tempo com os leitores desse blog, que são notórios membros da CLASSE Média BAIXA BRASILEIRA.

Isto posto, já vi num post, não sei se nesse ou no do Medeiros, alguém sugerir que enviasse essa argumentação diretamente a Previ. Talvez a pessoa tenha sido um tanto quanto agressiva, mas não seria o caso?

Quem sabe os sumo sacerdotes da Previ passassem a criar uma carteira de BITCOINS? Lá tudo é possível. Desde a dar-se um calote nos assistidos, fazer cobranças INDEVIDAS EM EMPRÉSTIMOS, dizer que a MISSÃO é só pagar salários.

Enfim senhor, não lhe compreendo muito!!

Anônimo disse...

Esse trader anônimo já está enchendo o saco com suas colocações. Nem vejo o que ele escreve. Estou deverás preocupado é com minhas dívidas, ainda mais que a PREVI virou Instituição Financeira, dando prejuizo aos seus participantes para encher os cofres daquela Entidade. O aposentado que se exploda.Se a Anabb pegar a nossa causa não vou entrar, pois vai ser uma enrolação só. Basta ver a ação do Imposto de Renda que já faz mais de l0 anos, e quando sair alguma coisa já estaremos debaixo da terra. Ainda bem que não contribuo mais com a Anabb.Eles dizem que vão cobrar honorarios de 10% para os não filiados, mas prefiro que seja assim. Não vou encher as burras da Anabb.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Colega, se você estudar bem o moderno capitalismo bursátil vai chegar a seguinte conclusão: bitcoin e Bolsa são totalmente iguais. Naturalmente, as vestimentas da Bolsa são + apresentaveis.

Trader anônimo

Tereza Fleury disse...

tem muita gente sem noção por aqui. sem nenhuma.empatia pelo proximo. lamentavel mesmo.

Anônimo disse...

PRECISOU ALGUÉM ENTRAR NA JUSTIÇA PARA QUE TODOS ACORDASSEM PARA ESSA INJUSTIÇA QUE A PREVI ESTÁ COMETENDO COM OS APOSENTADOS NA COBRANÇA DOS EMPRÉSTIMOS? CADÊ AS NOSSAS ASSOCIAÇÕES QUE NÃO FISCALIZARAM ISSO? AS ASSOCIAÇOES SÓ SERVEM PRA COBRAR MENSALIDADES?

Anônimo disse...

Não tenha dúvidas, colega, essas associações, Anabb principalmente, só servem mesmo é prá sugar dinheiro dos associados, especialmente dos aposentados.
Parabéns pela boa pergunta:
"Por que essas associações permaneciam, ainda permanecem caladas enquanto a Previ explora tomadores do ES com cobranças ilegais de juros?
Pena que ainda tenha muitos velhos trouxas só mandando dinheiro prá elas.
Até quando?
Abraço.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Fineza informar o email e a pessoa de contato no PREVI.

Tereza Fleury disse...

A Previ lançou nota hoje no site dizendo que a cobrança esta correta. Nao vao fazer nada!

Anônimo disse...

Colegas,
Enquanto o Assédio da Caixa é contra as Mulheres, no Banco do Brasil/ PREVI é contra os seus aposentados. Perceberam?
A Diretoria já cortou o BET, já cortou o ES...
E agora, vai cortar o quê?
Os seus benefícios de aposentadoria?!

Socôôôôôrro!!

MAUS disse...

Sobre:
"Numa exemplo numérico, de mais fácil compreensão, num caso hipotéticos teríamos:
VIR = (R$153.208,27/1000) x R$95,00 x 3 = R$43.664,35"

D.D.Aristophanes
Com sua permissão vou ser breve, sem rodeios.

Não duvido da metodologia dos cálculos acima.
Mas creio que, para chegar a esses generosos números, tenha interpretado a Súmula 563, Resolução CMN 4994, etc., de maneira excessivamente favorável ao devedor(nós), alterando a periodicidade de encargos:
1 - afastou a capitalização mensal os JUROS sobre o SALDO DEVEDOR? ;
2 - ou apenas os JUROS sobre a Correção Monetária, afastando a incidência mensal do INPC, considerando apenas periodicidade anual?.
- NÃO IMPORTA CONSIDERAR 1, 2 OU 1+2
- NÃO CREIO QUE OS TRIBUNAIS REVERTAM ISSO.
- O QUE NOS PUNE DE FORMA INEQUÍVOCA É PERIODICIDADE DA APLICAÇÃO DO INPC:
- INPC com incidência MENSAL no ES
X
- INPC com incidência ANUAL nos Benefícios.
...
NÃO ESTÁ CLARA A QUESTÃO DA “CAPITALIZAÇÃO MENSAL DE JUROS” conforme Súmula 563 do STJ – devemos entender que a expressão “JUROS” se refere a JUROS + CORREÇÃO MONETÁRIA cuja soma NÃO DEVE EXCEDER a 12% a.a. ?
“caso concedam empréstimos a seus beneficiários, não podem cobrar juros capitalizados – a não ser na periodicidade anual e desde que a capitalização tenha sido expressamente pactuada entre as partes após a entrada em vigor do Código Civil de 2002.”
...
STOP!
- não vou prosseguir nessa discussão porque não vejo como prosperar, com base nessas decisões, AÇÃO JUDICIAL CONTRA A PREVI com resultado EM TEMPO SATISFATÓRIO – o Juízo Final não se protela com Embargos.
- prefiro expor CONTRAPONTOS mais palatáveis que demonstrem a FALTA DE BOA FÉ OBJETIVA DA PREVI na incidência MENSAL de JUROS + INPC.
...
O mais importante:
- para cumprir normas do CNPC-SPC a PREVI estipulou a taxa de 4,75% a.a. para cumprimento da META ATUARIAL:
- a incidência mensal ou ANUAL dessa taxa é insignificante.
- o INPC é parâmetro para corrigir algum tipo de INVESTIMENTO em RENDA FIXA ou VARIÁVEL?
- SE O INPC não for utilizado para proteger ATIVOS EXTERNOS, não há porque INCIDIR MENSALMENTE no ES, enquanto o INPC corrige os Benefícios ANUALMENTE.

ESTA É A COROA DE ESPINHOS que o CD da PREVI resolveu nos impor E PODE SIMPLESMENTE REMOVER:

– o CNPC-SPC não obriga a PREVI cobrar além da META ATUARIAL de 4,75% a.a.
- o INPC incide ANUALMENTE na correção dos Bnefícios do PB1.
- a PREVI também pode E DEVE aplicar o INPC ANUALMENTE.
CONTINUA PARTE II

MAUS disse...


ES - PARTE II

DATA VÊNIA
D.D. Medeiros e Aristophanes

I – no Acórdão RESP 1.854.818 não localizei menção à autorização ou proibição de debitar mensalmente CORREÇÃO MONETÁRIA, nem mesmo nas cláusulas de Contratos de Mútuo transcritos que consta apenas: “permite encargos capitalizados mensalmente... desde que constem no Contrato”
II – solicito aos nobres colegas jurisconsultos que me esclareçam essa dubiedade – débito de Correção Monetária é considerada como CAPITALIZAÇÃO MENSAL?

DIANTE DESSAS DÚVIDAS
Não vou ater-me, nesse momento, a aspectos de ilegalidade no tratamento de qualquer dessas situações.
Registro apenas fatos que acredito OBRIGUEM A PREVI a contabilizar mensalmente encargos (JUROS + CORREÇÃO MONETÁRIA) como forma a propiciar SALDO DIÁRIO que permita liquidações e renovações do ES a qualquer tempo.
- pode a PREVI represar o débito mensal do INPC, acumulando na memória “NÚMEROS DEVEDORES”, contabilizando após 360 dias?
- ou lança mensalmente mas não considera para o cálculo dos juros?

Constatei no meu EXTRATO do ES:
A - Juros debitados 20.06.22
= 0,394908% a.m.
B - Taxa de Juros 4,75% / 12
= 0,395833%a.m.
C - Juros compostos 4,75%a.a.
= 0,387468%a.m.(hp12)

1 – a taxa real observada de 0,394%a.m. descola da correta 0,387468, mas não a ponto de resultar nos valores acima obtidos (VIR).
2 – a não ser que no seu cálculo demonstrado SEJA EXPURGADA A CORREÇÃO MONETÁRIA MENSAL... (nem mesmo assim...?)
3 – conferindo juros mensais incidentes sobre Correção INPC debitada mensalmente:
R$150.000,00 x 1% INPC x 0,387468 = 581,20
R$150.000,00 x 6% INPC x 0,387468 = 3.487,20
R$ 3.487,20 a seria soma da média simples em 12 meses.
- parece-me bem distante do VIR acima.
- obviamente o seu ES tem prazo diferente, FQM maior, etc.
- mas R$ 3.487,20 NÃO É POUCO, se comparar:
- meu ES 150.000,00 tem parcela de 2.050,00
- R$ 3.487,20 representa 1,70 da parcela mensal
- considerando que cálculos mais exatos podem aferir incidência de juros SOBRE O DÉBITO MENSAL DA CORREÇÃO MONETÁRIA pelo INPC de 1% a.m. O MONTANTE EM 1 ANO PODE SER EQUIVALENTE a 2 parcelas do ES.
...

MAUS disse...

SOCIALISTA é a versão Ocidental de COMUNISTA.
Todos os dias afirmam serem DEMOCRATAS:
- nunca na vida souberam o que é a VERDADE.

Fazem cara de Paisagem nos Tribunais Superiores, e o povo que espere 10, 20, 30 anos para ter seus Direitos reconhecidos, muitas vezes por Lobby de OAB, CNJ, etc.
... por que nos TRFs, STJ-P-Q-R-S seria diferente?
... até onde DESCE essa Soberba abraçada pelo MANTO DA IMPUNIDADE?


O JUDICIÁRIO NO BRASIL NUNCA SERÁ JUSTO!
- 1.500.000 de Advogados
- 1.200 Faculdades de Direito no BRASIL
1.100 Faculdades de Direito no resto do MUNDO.
...
Por isso o NUJUR da RFB, Estatais, Fundos de Pensão, Bancos, adoram trocar FIGURINHAS.

MENTIROSO 🇨🇳
https://g1.globo.com/politica/noticia/em-sabatina-no-senado-alexandre-de-moraes-critica-ativismo-judicial.ghtml

MAUS disse...

ESSA É A NOVA ORDEM JURÍDICA DO BRASIL.

TODO COMUNISTA é Mentiroso?

https://www.youtube.com/watch?v=ZB1IOQcD7ik&t=4178s

MAUS disse...

RESPOSTA DA PREVI...

"... ... De acordo com a decisão, as EFPCs só podem capitalizar os juros de forma anual. Neste quesito, a Previ também está enquadrada, já que as prestações cobradas quitam, mensalmente, a parcela de juros relativa ao mês da cobrança, não havendo a acumulação para o período posterior na atualização do saldo devedor. Logo, não há cobrança de juros sobre juros."

Já diria o Chaves: dá ZERO prá ele.

ESSE É O RESULTADO DO NEPOTISMO NOS TRFs, NA DANÇA DAS CADEIRAS NAS ESTATAIS, NOS FUNDOS, NO CN...
e nas Indicações de 9 NÃO JUÍZES...
TODOS, ABSOLUTAMENTE TODOS com NOTÁVEL IGNORÂNCIA JURÍDICA.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

O moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira, como demonstramos de forma profunda ; entretanto, toda pirâmide financeira tem um limite temporal. Os fundamentos para tal conclusão encontramos, inclusive, na matemática, uma ciência ciência exata. A.d.i.c.i.o.n.a.l.m.e.n.t.e, iremos demonstrar que o moderno capitalismo bursátil atualmente é uma instituição social totalmente obsoleta. Neste sentido, a literatura técnica de forma pacífica sustenta que atualmente a única função das Bolsas de Valores é ser máquina de fazer fortunas. Entretanto, mesmo esta última função não mais está em vigor, como demonstramos.

Trader anônimo

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de blog,
O moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira, como demonstramos de forma profunda ; entretanto, toda pirâmide financeira tem um limite temporal. Os fundamentos para tal conclusão encontramos, inclusive, na matemática, uma ciência ciência exata. Adicionalmente, demonstramos que o moderno capitalismo bursátil atualmente é uma instituição social totalmente obsoleta. Neste sentido, a literatura técnica de forma pacífica sustenta que atualmente a única função das Bolsas de Valores é ser máquina de fazer fortunas. Entretanto, mesmo esta última função não mais está em vigor, como demonstramos.

Trader anônimo

MAUS disse...


Ditadura da Toga:
- cara de paisagem.
- certeza de impunidade.

O VALE de LAMA de Brumadinho respingou no STF.
Onde tem Alexandre, Pacheco, Omar, Randolfa, Renan…
- NÃO HÁ checadores com MÃO 🖐🏿 LIMPA.
… org.boatos.uol…
...VOCÊ ACREDITA?

https://politica.estadao.com.br/blogs/estadao-verifica/rodrigo-pacheco-processos-stf/

A PROPÓSITO...
No site da PREVI consta:
...
- Prestações de Contas
- Prestações Diversas
...

+ Termo de Ajustamento de Conduta
- Não há Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o órgão fiscalizador.

A PAISAGEM ficou obscura pelo esquecimento?
ESTARIA a PREVIC enterrada no CALABOUÇO?

Anônimo disse...

ALÔ PRESIDENTE BOLSONARO!

ESTÁ HAVENDO ASSÉDIO MORAL NA PREVI, FUNDO DE PENSÃO DO BB, CONTRA SEUS APOSENTADOS. A DIRETORIA ESTÁ IMPIEDOSAMENTE APLICANDO JUROS ABUSIVOS SOBRE OS EMPRESTIMOS QUE ELES MANTÉM JUNTO A ENTIDADE E CONSTRANGENDO-OS A NÃO IREM A JUSTIÇA EM BUSCA DE SEUS DIREITOS.
IDOSOS INDEFESOS PEDEM SOCORRO!!!

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA

O Blog da Senhora, é fato comprovado, é um ótimo lugar para se clamar por JUSTIÇA e/ou SOCORRO. Só quem esses pedidos têm de ser encaminhados a PESSOA CERTA.

Tereza Fleury disse...

vai continuar ate quando esse post pataquada?

MAUS disse...

ENQUANTO ISSO, nos Palácios de Cristal, a mulher, com tamanha vergonha... TAPOU OS OLHOS.

VOCÊ QUER o PT de volta?
Não perca tempo.
Mude já para CUBA, ARGENTINA, Venezuela e antecipe seu SONHO de PROSPERIDADE.

https://www.youtube.com/watch?v=0iq8KNGC0CU

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Rosalina de Souza , colegas de chat,

Conseguimos demonstrar de forma profunda que o moderno capitalismo bursátil equipara-se a uma pirâmide financeira. Portanto, sugerimos que todas ações das reservas técnicas do PREVI, mormente Petrobras e Vale sejam alienadas.

Trader anônimo

MAUS disse...

ARGENTINA falida !!!
- lá manda o XING LING🇨🇳
- comprou as Eleições nos USA, ARG, CHI…
- escolha você o link
- parece que nem os R$9 bilhões dos CORREIOS que a ANTA entregou para a CRISTINA resolveu.
🇧🇷🇧🇷🇧🇷⚔️🇨🇳🇨🇳🇨🇳
https://www.google.com.br/search?q=argentinos+fogem+para+o+chile&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt-br&client=safari

Anônimo disse...


Emérita Senhora ROSALINA:

O que se deve contestar no ES, não é a cobrança dos juros, mas sim, da CORREÇÃO MONETÁRIA. O próprio BANCO DO BRASIL e outras importantes instituições financeiras têm realizado empréstimos com PRESTAÇÃO PREFIXADA (portanto sem incidência mensal de correção monetária), a PERDER DE VISTA, sem NEMHUM PREJUÍZO e, não obstante, obtendo LUCROS ESTRATOSFÉRICOS. Mesmo sabendo que alguns poderão divergir, nós também temos culpa, pois a maioria temos tido ES no seu limite máximo, portanto valor super expressivo, cujos juros incidentes, apesar de relativamente baixos, dá uma quantia soberba. Imagine acrescentando CORREÇÃO MONETÁRIA! Finalmente, todo empréstimo que se torna aviltante e abusivo para seus tomadores, só o Judiciário, UNICAMENTE, poderá reparar as injustiças/desigualdades, quando o EMPRESTADOR se recusa rever toda essa situação.

MAUS disse...

VOCÊ SABIA?
O COMUNISMO SERVE PARA ESCRAVIZAR BILHÕES
ENQUANTO SEUS ALGOZES vivem como CAPITALISTAS?

https://www.youtube.com/watch?v=9OME9Ets8D8

LEMBRAM DA BOLSA TRAVESTI do HADDAD?
- humanitária ou ordem do CCP&PCC&SFT?
- você quer que o LULA transforme TUA CIDADE uma FILIAL DA CRACOLÂNDIA?

https://www.youtube.com/watch?v=m59QcK45UV4

MAUS disse...

ESPERAR O QUE DO PTsol, PSDBpcc?
- que deixem presos seus AGENTES DO NARCO?
- quem irá sustentar as mentiras da MIDIA GloboLIXO?
- quem financiará as Falsas Pesquisas Eleitorais?
- quem irá pagar os Advogados do ADÉLIO, LULA, DIRCEU?
- quem irá mandar merendinhas para a Banda não podre da PF?

https://www.youtube.com/watch?v=asFT1m6lnSo

MAUS disse...

PT BB BR ECT ETC
Vira e mexe a lama respinga nas Estatais...
1989:
Diretorias e Superintendências do BB recomendavam simpatizar com Políticos de MUN UFs para angariar Depósitos Judiciais, Investimentos, etc.
- até aí tudo bem, legal, lícito.
- até que Paulo Bernardo Pizzolatto entenderam MUITO ALÉM DA LICITUDE... a cereja caiu no colo do DIDA... BB, BR...

https://www.youtube.com/watch?v=ugIc3S7_PXk

Jeanne disse...

Rosalina, gostaria da sua opinião. A nova lei do consignado, aumenta o seu limite para 35% da renda. Você acha que se aplica a nós da Previ este aumento de 5%? No caso específico do ES. Obrigada, Jeanne.

MAUS disse...

PEÇO VÊNIA E DESCULPAS AOS QUE ODEIAM O PT

Mas, nessa caso, DEFENDO o STF, o Facchin, Alexander, Barroza...
- eles não podem fornecer esses dados NEM QUE A ANTA TUSSA e o JUMENTO URRE.

O CÓDIGO FONTE das Urnas SMARMATIC são de PROPRIEDADE EXCLUSIVA do XING LING.
- foram cedidas como FRANQUIA ao Macron, Biden, Kamela, Maduro, Evo, Cristina...

https://www.youtube.com/watch?v=GRQLhUHhd5w

Miro disse...

https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/05/05/lula-promete-evitar-privatizacao-de-eletrobras-banco-do-brasil-e-correios-se-for-eleito.ghtml

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Jeanne,

Eu entendo que esse aumento dos 5% ele não se aplica no caso dos benefícios de fundos de pensão:

PORQUE?

Na verdade a nossa margem ela é calculada em cima de 30% do valor GLOBAL INSS mais o valor do Complemento das verbas pagas pela Previ, descontados os valores de imposto de renda e empréstimos.

Se fosse observado a legislação atual, caberia a PREVI FAZER O AJUSTE para até 35%, já que não temos descontos da folha da Previ para o cartão de crédito consignado, e agora mais 5% com a medida provisório do Governo Federal, mesmo que fosse feito de forma emergencial e para estruturar as finanças daqueles que estão sem condições de fazer a renovação, no meu caso em específico já fiz a amortização de 20 parcelas e meu saldo devedor continua o mesmo valor da contratação atual do inicio da renovação do contrato.

Enfim como todos sabem e sou bastante clara sobre esse assunto, não acredito em mudanças, não acredito que do grupo já com contratos ativos, não acredito em nenhum milagre que possa beneficiar esse grupo que para a Previ são apenas números, vejo um movimento claro para ir fazendo o desinvestimento dessa operação com participantes, porque da forma que tem sido feito até aqui, são lucros certos, que tem feito retorno ao caixa da PREVI e com os mesmos saldo devedores que não abaixa de forma alguma, no meu caso resta 100 prestações com saldo devedor de R$ 166.381,06 restante 100 parcelas, teria que abater no mínimo R$ 1.663,81 para liquidar o total até a ultima parcela e na verdade esse valor hoje fica até a ultima parcela encargos total R$ 1.9014,54, abatendo no principal pouco mais de 527,00.

Não vejo como essa conta pode fechar até a liquidação total do contrato, se tivermos essa situação que encontra a nossa economia atual e tendência de muita turbulência a frente pelas ELEIÇÕES E A INCERTEZA DO FUTURO.

Jeanne disse...

Obrigada Rosalina!!! Só nos resta aguardar, pelo visto!!! Um grande abraço, Jeanne.

MAUS disse...

Miro disse...
https://valor.globo.com/politica/noticia/2022/05/05/lula-promete-evitar-privatizacao-de-eletrobras-banco-do-brasil-e-correios-se-for-eleito.ghtml

Traduzindo:
O Molusco quer voltar à cena do crime.
Manter ou reconduzir Camarilha do Centrão no CN para liberar as Torneiras do Puder, Foro SP, Tribunais...
...
É nisso que apostam os Traidores da Pátria abraçados com o "Consórcio das Mídias Apodrecidas pelos 3,5 anos de AB$TINÊN$IA"

Ainda convivemos com Comunistas por todo lado...

MAUS disse...

Disse o 🐸 barbudo:
XUPA que a cana é DOSSE!
Nóis meresse.

https://www.youtube.com/watch?v=-WUprR0QrrE

MAUS disse...

"Compliance" - eufemismo ou cortina de fumaça de invisibilidade para os CEOs e ceo$ nos Palácios de Cristal.

"Lewandowski e ministros do STJ terão que explicar viagem à Portugal em audiência pública no Senado"

https://www.youtube.com/watch?v=ET4cRb39GJU

MAUS disse...

Pablo Marçal: 'BOLSONARO TEM UM RISCO MAIOR QUE O MEU DE CHEGAR A NÃO TER CANDIDATURA'

? ordem do Xing Ling?

https://www.youtube.com/watch?v=dZRKEzSPa2I

MAUS disse...

Uauuuu !!!!!!😳😳😳Palavras do Roberto Requião, ex-governador e senador do Paraná.

Agora quero ver quem vai dizer que é Fake News.
E aí Moraes, vai falar o quê
???
Lembre que Requião é do PT!
👇👇👇🖐🏿👇👇👇

https://www.youtube.com/watch?v=OE5-AVSx4aw



MAUS disse...

Não se iludam.
A DITADURA DA TOGA contaminou TODAS Estatais e seus Fundos de Pensão, TRIBUNAIS DE JUSTIÇA FEDERAIS e ESTADUAIS, UnFs, funcionalismo FEDERAL e ESTADUAL, seus Sindicatos.

DEMOCRACIA ou FILOcannabys?
UnFs UFscRSrj... servem a QUEM?

Os falidos Globais, olhos afundados de ódio à Bandeira Nacional, defendendo DEMOCRACIA?
- democratas seriam SE as VERBAS da Lei Rouanet fossem para ESTIMULAR novos artistas.
- não para financiar as libertinagens dos emaconhados globais, fanqueiras balançando os glúteos flácidos, GlobLIXO enfim, a escória GLPT Ocidental financiada aqui pelo XING LING, mas lá jogada nas minas de carvão.

MAS VOCÊ NÃO PODE FALAR
que Sorus Makron, Byden, Kamela, são filhos do CCP.
que o PCC PT PSDB FHC LULLA são SÓCIOS.
que RP, AM-RL-GM-LRB-LF-ELF-RW-CL, defendem o DRAGÃO ORIENTAL.

https://www.youtube.com/watch?v=OE5-AVSx4aw

MAUS disse...

Não se iludam.

PARTE 2 Apocalipse

DEMOCRACIA ou FILOcannabys?
UnFs UFscRSrj... servem a QUEM?


Ministro Barroso: “Eleição não se vence, eleição se toma”

https://www.youtube.com/watch?v=9taj_Mf-s8U

MAUS disse...


Lula de volta à prisão? / Mendonça frustra Moraes / Bolsonaro autoriza Forças Armadas - 12/08/22

https://www.youtube.com/watch?v=Nsp2dOAB3_Q

MAUS disse...

NÃO SE ILUDA
O Dragão Vermelho compra tudo e todos.

Os 9 Iluministros de NOTÁVEL IGNORÂNCIA JURÍDICA pavimentaram a venda de Indulgências para o retorno de Lúcifer, aquele Anti-Cristo que quer instituir o KIT ABORTO para as filhas da ANITA (não a Garibaldi).

Parece que ainda teremos que conviver com MAIS RATOS e MENOS GATOS nas Estatais, Fundos de Pensão, Tribunais, CN.

https://www.youtube.com/watch?v=ar2y0MfZRb4

MAUS disse...

AS GARRAS DO DRAGÃO

O futuro vermelho das Ditaduras Comunistas da AMÉRICA LATINA avança sobre NOSSA PÁTRIA VERDE-E-AMARELA.

Assista:
- são apenas 1:33'33"
- tempo não nos falta

https://www.youtube.com/watch?v=g4S-ZlJyDyQ&t=33s

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de blog,
(colamos no blog do Dr. Medeiros o seguinte fragmento de texto)

Anônimo 2 de agosto de 2022 17:44 e Anônimo 2 de agosto de 2022 18:42, Dr. Medeiros, colegas de blog,

Agradecemos o reconhecimento da importância de nosso trabalho pelo (s) anonimo (s) acima mencionado (s). Entretanto, parece-nos que não seria sensato enviarmos diretamente nosso trabalho para a diretoria de qualquer fundo de pensão. Embora não tenhamos nenhuma animosidade com os diretores do Previ, parece-nos que seria contraproducente tal envio. Fundamentamos tal sentimento nos fragmentos de texto que doravante apresentaremos. Retiramos tais fragmentos de texto da literatura técnica. Entretanto, não pretendemos que nosso trabalho se torne + 1 TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO), mofando em uma prateleira da universidade. Neste sentido, parece-nos conveniente e oportuno enviar as partes concluídas de nosso trabalho para alguém. Pensamos em enviar  para o Presidente Administrativo de certa associação de associados do PREVI as partes já concluidas de nosso trabalho. Caso tal dirigente de associação concorde, desde já autorizamos a remessa das partes concluídas para a diretoria do PREVI. Que acham?

O monitoramento das relações entre associados dos fundos de pensão (acionistas) e executivos dos fundos de pensão (gestores) é denominado “problemas de agência”. Segundo a teoria da agência, tais problemas são oriundos da natureza incompleta dos contratos, decorrente da impossibilidade de se escrever um contrato que especifique as ações a serem tomadas pelas partes em qualquer circunstância.4

 

As principais dificuldades no tocante à administração dos fundos de pensão relacionam-se à separação entre propriedade e gestão, assimetria de informação e divergência de objetivos entre o principal (associados dos fundos de pensão) e o agente (executivos dos fundos de pensão), tendo como conseqüência os chamados “problemas de agência”.4

Essa assimetria de informações torna a gestão de ativos dos fundos de pensão uma “indústria ineficiente”, pois os donos finais dos ativos (associados dos fundos de pensão) não dispõem de suficiente informação sobre as atrocidades que são cometidas em seus nomes5, tanto que a gestão de ativos é considerada pelos experts o calcanhar-de-aquiles do sistema de fundos de pensão.

 Referências bibliográficas

4 O sistema de previdência privado no país e impacto das práticas de governança corporativa : O papel dos fundos de pensão / Joaquim Rubens Fontes Filho;   Trabalho selecionado para o 24º Encontro Anual da ANPAD – Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração. Florianópolis (SC), setembro/2000.

 

5 Shareholder value and corporate governance: some tricky questions / Michel Aglietta; Economy and Society Volume 29 Number I February 2000: 146-159.


Trader anônimo

Anônimo disse...



Como eu gostaria de ter um papo com o MAUS (é uma sigla?), uma junção de letras?, uma pessoa física?, enfim, e o filósofo TRADER ANÔNIMO.

Meus queridos, vocês estão botando a correr quem quer expor seus assuntos da Previ, Cassi e assuntos pertinentes aos aposentados.

Maus o dragão vermelho já tomou conta do mundo. Desculpe meu camarada, mas da uma moderada. Você é um cara muito inteligente, não tenho dúvidas, mas dê uma moderada. Com todo o direito de ir a um blog e expor seus pensamentos.

Já o Trader esse vive, respira, dorme, com o assunto Bolsa de Valores. Fazer o quê? Reconhecemos o seu domínio e exposição na matéria mas acho que poucos aposentados e pensionistas saboreiam o tema. Até por que não entendem e outros não tem capim para investir nesse ativo. E se meterem nisso é tomar preju na certa.

Paciência senhores, muita paciência.

MAUS disse...

QUE BOM QUE ALGUÉM SE PRONUNCIOU.
Depois de 08 torpedos consecutivos de 10 a 14.08...
Parei um pouco para vocês respirarem ou "TERMINAREM DE APRECIAR OS VÍDEOS"
...
https://www.youtube.com/watch?v=jAL1C9RoPJw
...
Anônimo, não se iluda, XING LING e seus 30 milhões de soldados QUEREM TUDO, inclusive suas FILHAS...

MAUS disse...

EU NÃO MINTO.
LI APENAS POUCO MAIS DE 5 SALMOS em CADA LIVRO DOS PROFETAS.
DOS 10 MANDAMENTOS SIGO APENAS um E bastante:
- honre TEU PAI e TUA MÃE.
- obviamente para um a Casal viver exclusivamente para criar 10 filhos, SOBRA HONRA... para mim foi muito fácil.

UMA AMOSTRA DOS GENOCIDAS MAO e XING

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/02/05/objetivo-deles-e-destruir-todo-mundo-uigures-em-campos-de-reeducacao-na-china-relatam-estupros-sistematicos.ghtml


AQUI, CENTENAS DELAS.

https://www.google.com/search?q=uigures+china&ei=Wkr8YuaWIuyA5OUP19Ge0Aw&oq=LEIGURES&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAEYBjIECAAQDTIGCAAQHhANMgYIABAeEA0yBggAEB4QDTIGCAAQHhANMgYIABAeEA0yCAgAEB4QDRAKMgYIABAeEA0yBggAEB4QDTIGCAAQHhANOgcIABCwAxANOgoILhCxAxCDARAKOgoIABCxAxCDARAKOgcIABCxAxAKOgQIABAKSgQIQRgBSgQIRhgAUP8mWK8sYNJ7aAJwAHgAgAGRAYgBggKSAQMwLjKYAQCgAQHIAQrAAQE&sclient=gws-wiz

MAUS disse...

Anônimo NÃO SE ILUDA.

SE a EUROPA e USA se ajoelham ao XING LING, o mesmo ocorre nos Palácios de Cristal do RJ, DF, Estatais - onde bandidos enraizados fazem CARA DE PAISAGEM para o POVO OPROMIDO.

DE NADA ADIANTA CHORAR NOS BLOGS, se a PREVIC não faz a PREVI cumprir a TAC.
- então, SIM, devassar a origem Oriental da DITADURA DA TOGA é uma LUTA!

Sugiro CADA UM acionar a PREVIC e PREVI no PROCON.
- vou pedir as 12 meses de BET devidos.
- devolução do BET BB 7,5 bi.
- ajuste e devolução dos BD ALÉM TETO.
- se o foro é incompetente o PROCON que o diga.
- vou contraditar pelo ESTATUTO DO IDOSO.

PROCON x PREVI
https://www.google.com.br/search?q=posso+acionar+Fundo+de+Previdencia+Privada+no+PROCON&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=pt-br&client=safari


TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Entretanto, o colega esquece-se que os aposentados e pensionistas indiretamente possuem ações. Neste sentido as reservas técnicas do fundo PREVI possuem como um dos seus itens mais relevantes a carteira de ações.

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Souza, colegas de blog,

O Anônimo agosto 16, 2022 1:28 PM  deixa transparecer que os associados de um fundo de pensão não são acionistas; logo, qualquer discussão sobre a tendência da Bolsa
não seria benvinda no blog. Entretanto, quer nos parecer que tal anônimo está equivocado e tal equívoco pode vir a custar caro para os associados de um fundo de pensão que possua carteira de renda variável. Neste sentido, mesmo que indiretamente, os associados de um fundo de pensão que  possua carteira de renda variável, são acionistas.

Trader anônimo

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Pensionista Rosalina de Sóuza, colegas de blog,

Ver para acreditar é facil; acreditar sem ver é o desafio.

Trader anônimo

MAUS disse...

HELLO!
SOMEONE LIVES IN YOUR HEART?

Por que produtos da NIKE, APPLE são tão CAROS se escravos orientais DÃO seu sangue?

Ouça com atenção.
Não esqueça que os povos nativos da América Latina e principalmente América Andina sofrem a mesma escravidão.

https://www.youtube.com/watch?v=eRDduLFSf8Y

Anônimo disse...

D. Rosalina,
Aumentar o saldo devedor de empréstimos de forma ilegal é crime! Pois é. Mas foi isso que os diretores da Previ fizeram contra nós, aposentados devedores do ES.
E para quê? Pelo visto foi só para deixar todos impossibilitados de renovar seus empréstimos.
Isso é crime, repito. É caso de polícia! SocÔÔÔÔÔrro!

Tereza Fleury disse...

o pior é que insistem......

Anônimo disse...


D. Rosalina

Vejamos o comentário das 9:42 dia 22.08.2022

No meu entender correto. Isso só está dando tanta dor de cabeça a direção da Previ devido a tal súmula do STJ. Não fosse isto estariam dando a mínima aos nossos reclamos.

Claro que está sendo cometido um crime contra idosos, aposentados. O saldo desse empréstimo está nas alturas e eles não fazem nada. Afinal, por que?

- inibe a concessão de novas renovações, o que é um desejo

- cobrança irregular de capitalização, desconforme aos ditos da Lei, já deveria estar resolvido a situação, sem postergações como ocorre.

Devido a essa situação muitos de nós que somos mutuários contumazes estamos enfrentando situações de verdadeira humilhação como contas em atraso, negativação em órgãos de crédito, falta de medicamentos de uso regular, desabastecimento alimentar, enfim, destruindo a dignidade pessoal de muitos.

Por tudo isso, aguardo sinceramente que o dono de outro blog anuncie uma ação muito bem elaborada contra esse desmando que a diretoria da Previ assiste de braços cruzados e contra a Lei.

Por fim, como disse o comentário do colega acima, estou estudando se não cabe contra a referida diretoria uma ação por danos morais e materiais por tudo que está ocorrendo. Para tanto estou me valendo de consulta a órgãos como Procon, defensoria, MP e etc. por esse atentado contra pessoas idosas e aposentadas em sua relação de consumo.

Um crime para idosos!!

MAUS disse...

SOBRE:
"Aumentar o saldo devedor de empréstimos de forma ilegal é crime! Pois é. Mas foi isso que os diretores da Previ fizeram contra nós, aposentados devedores do ES.
E para quê? Pelo visto foi só para deixar todos impossibilitados de renovar seus empréstimos.
Isso é crime, repito.
É caso de polícia! SocÔÔÔÔÔrro!
agosto 22, 2022 9:42 AM"

Estou inclinado a concordar que várias medidas, NÃO ILEGAIS, mas ilegítimas ou que beiram à má-fé do CD, sempre visaram:
- controle-retração da MC 30%.
- débito mensal de JUROS+INPC para INFLAR o SALDO DEVEDOR do ES para represar(diminuir) o DESEMBOLSO de novos aportes para o crédito do "TROCO" nas Renovações.
...
ESSAS PRÁTICAS SÃO COMUNS À VÁRIAS FINANCEIRAS QUE OFERECEM (E ATÉ EXIGEM) PRAZOS DE 72, 84 e 96 MESES COMO FORMA QUE o saldo devedor NÃO DIMINUIR POR 36 a 48 meses...
- para essa malandragem o PROCON nacional faz vistas grossas.

A PREVI não precisa usar essa prática que MUITO POUCO AGREGA nos Cálculos Atuariais do PB1.

BÓRIS, ISSO É UMA VERGONHA!

MAUS disse...

NÃO RESTA MAIS DÚVIDA!

Há 20 ou 30 anos vivemos uma DITADURA DA TOGA engendrada desde FHC, com PSDB+PT.

Sob a PROTEÇÃO ou sob a ESPADA do XING-LING os 9 Zumbis da Toga já não disfarçam sua obediência ao DRAGÃO ORIENTAL.

Isso contaminou a vassalagem nos porões do CN, Tribunais, Universidades Federais, Estatais e seus FUNDOS DE PENSÃO.

https://www.youtube.com/watch?v=b0hXOdncq9Y

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:

Eu gostaria de saber o que “resultaria” de um diálogo entre essas duas “monstruosidades”?

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:

Eu gostaria de saber o que “resultaria” de um diálogo entre essas duas “monstruosidades”, MAUS e TRADER ANÔNIMO?

Anônimo disse...

Alguem pode dar noticias do dr. Medeiro

MAUS disse...

NADA ESTÁ TÃO RUIM QUE NÃO POSSA PIORAR.

O que podemos fazer SE
- a U.E., USA, Cia, FBI, se curvaram ao CCP?
- o STF se encolhe aos desejos do PT&SDB - CCP&PCC.
- nos porões do CN, SFT, ESTATAIS roedores da Constituição fazem cara de paisagem e mandam BANANA para o povo a quem deveriam defender?

Será que o CORAÇÃO de Dom Pedro I terá o poder de GRITAR

Independência ou MORTE!


https://www.youtube.com/watch?v=7ns2y8Qd4rc

Anônimo disse...

Ouvi comentários que o blog foi bloqueado

MAUS disse...

TODOS OS LINKS QUE RELACIONEI NESSE BLOG são reais e foram CHECADOS pelo Google.
Revelam a vinculação da Esquerda Comunista financiada pelo CCP&PCC e que autorizam o Autoritarismo no CN, Tribunais, Estatais e Entidades Governamentais Federais.
- isso nos afeta e é de interesse dos Assistidos da PREVI e CASSI.
- não por acaso são aqui revelados, pois também afetam FUNCEF, POSTALLIS.
- DE NADA ADIANTA CHORAR nos BLOGS se os Diretores dessas Entidades, a exemplo dos Ditadores de Toga fazem a MESMA CARA DE PAISAGEM e desprezo para com o POVO que é O PATRÃO dessa turba.

...

Papo de BAR – entre o MAUS e TRADER ANÔNIMO:
- teríamos assunto para 53.400.000 segundos.
- acha muito cara Madre¿

Mas o Google achou todos os assuntos possíveis em 0,57 segundos:
- digite você mesmo: “os crimes do ... Alma Santa”

“Aproximadamente 53.400.000 resultados (0,57 segundos)
Resultados da pesquisa”

Realmente, o homi é um MONSTRO.

A propósito, tudo que comentei, ilustrei com VASTA LITERATURA do OOGLE.
- eu não matei o Toninho, Celso+8, o Taxista e não fiz Eutanásia na Viúva.
...
https://www.google.com/search?q=os+crimes+do+pt&ei=xKAGY4u1CJL01sQPwYmC4AE&ved=0ahUKEwiLp-OUvuD5AhUSupUCHcGEABwQ4dUDCA4&oq=os+crimes+do+pt&gs_lcp=Cgdnd3Mtd2l6EAwyBQgAEIAEMgYIABAeEAUyBggAEB4QBTIGCAAQHhAFOgcIABBHELADOgQILhANOgQIABANOggIABAeEA0QBToICAAQHhAHEAU6CAgAEB4QCBANSgQIQRgASgQIRhgAUM8LWIgSYMREaAFwAXgAgAGPAYgBjgOSAQMwLjOYAQCgAQHIAQjAAQE&sclient=gws-wiz


Anônimo disse...


Ouvi comentários que o blog foi bloqueado.

Colega vc pode dar mais detalhes dos "comentários" que vc ouviu.
Aonde? Quem?

Ou vc está lançando coisas ao vento sòmente com um intuíto. E se o Dr. Medeiros estiver se debruçando sobre o trabalho que faria para nos defender.

Diga quem bloqueou seu blog? Por que iriam mandar bloquear?
Anonimato não é sinônimo de impunidade. Sabia?

Quero ver vc dizer quem bloqueou o blog do Medeiros. Aguardemos a resposta.

MAUS disse...

LACRAÇÃO NO BRASIL ?
- só se for na FRANÇA!

"Ouvi comentários que o blog foi bloqueado
agosto 24, 2022 7:26 PM"

Nenhuma novidade...
Há anos o Manto da Impunidade estimulou Ditadores no CN, SFT, ESTATAIS, FUNDOS...

A lacração às CRÍTICAS se dá por pura retaliação E NUNCA POR EVENTUAIS ALEGAÇÕES DE PREJUÍZO À IMAGEM da CASSI, PREVI, FUNDOS, nem mesmo às ESTATAIS QUE SÃO MONOPÓLIO...

Na era PT, só faltou pagarem à Velha Mídia um comercial em que a ANTA afirmasse que o NOSSO PETRÓLEO É MAIS BONITO que o Petróleo das Arábias!

ELES SABEM, NÓS SABEMOS, ELES SABEM QUE NÓS SABEMOS, o Brasil inteiro SABE da Ditadura da Toga que dá SUPER-PODERES a qualquer vassalo.

NUNCA SE CALEM, PREVIANOS!

https://www.poder360.com.br/congresso/a-ditadura-da-toga-quer-nos-intimidar-nao-vao-conseguir-diz-otoni-de-paula/

https://mozart-baldez.jusbrasil.com.br/artigos/422237616/a-ditadura-de-toga-uma-ameaca-ao-estado-democratico-de-direito


Anônimo disse...

O certo é que o atual governo nao melhorou nada para aposentado/pensionista. A previ nos esqueceu. E nao vamos colicar cpa pandemia/guerra ucrania

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog:

Em se tratando de Banco do Brasil S/A, Previ e Cassi, tudo é possível, ou vocês que postam aqui e em outros blogs porque todo mundo parou com seus trabalhos no BLOG?

Não se trata de medo, mas de recursos que muitas vezes não temos de sobra, são uma tratamentos desigual para quem não tem bancas de advogados pagos com nossos recursos, então muitas vezes o melhor remédio é se calar, mas não quer dizer que não estamos trabalhando, ou fazendo a nossa parte como cidadã.

As consequências são danosas a nossa saúde e ao nosso bolso abraçar uma causa do nosso meio.

Rapadura é doce mais não é mole não.

Anônimo disse...


Cara Dna Rosalina

Será verdade ou estou enganado. Pelo que sei, salvo engano, a srª não demonstra otimismo em relação a medidas de correção pelo que vem fazendo de errado a Previ com seus assistidos em relação ao tal Empréstimo Simples, simplesmente em desacordo com Súmula recente do STJ. Estarei eu enganado ou a Srª não é otimista que aja uma concertação nisto em que colegas já atingem 24, 25 parcelas pagas e não conseguem margem para renovar tal empréstimo.
Parece que existe mesmo ordem expressa superior, mesmo desagradando a Justiça, que torna proibido novas renovações com concessões de troco a aposentados e pensionistas desse Plano. Parece que aposentado agora só terá direito a votar para manter a dança das cadeiras. Mais nada mesmo.

Anônimo disse...



Existe um canal neste Brasil que através do seu braço "news" demonstra descaradamente para quem está torcendo para vencer as eleições brasileiras.
Isso o TSE não enxerga. Bem, a Justiça é cega não é mesmo? Mais não é bom falar senão o guardião e todo poderoso pode não gostar.

Anônimo disse...

Todo o dia eu abro o blog do Medeiros e nada dele aparecer. Os comentários para na quantia de 27. Será que a PREVI calou de vez o Dr.Medeiros? ele não dá mais noticias. Estou deverás preocupado. Vamos aguardar.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:

Será que a PREVI está mantendo o Dr. MEDEIROS em “cárcere privado”?

Paulo César Fernandes disse...

Minha Cara, depreendo que a inatividade do Blog do Medeiros, por exemplo, se deve ao , digamos, recebimento de pressões . Que coisa, não? Lamentável.

MAUS disse...

Postagem de um aposentado da PREVI:
... tinha que ser um anônimo!
"Eu votei no Bolsonaro e já me arrependi.Foi na gestão dele que as coisas pioraram para mim.O Lula pode ser ladrão, mas pelo menos ajuda a classe pobre. Já estou com 79 anos, fiquei sem votar por 3 eleições consecutivas, mas desta vez faço questão de votar contra o Bolsonaro, pois se ele ficar mais 4 anos, estaremos perdidos..
23 de agosto de 2022 12:00"

1 - Deve ser filho do Maloof:
- rouba mas faz...
- "estupra mas não mata"

2 - Ou do Geraaaaldo:
- "o sapo quer voltar à cena do crime."
- "me dá uma carona?"

3 - Ou do LulllaMolusco:
- "não bata na sua mulher dentro de casa"
- leve-a para outro lugar (fundo do quintal)

...
QUER a PeTrobrás de volta?

BRASIL IMPORTA DIESEL E GASOLINA POR ISSO:
- Abreu&Lima é de OURO MACIÇO!
- depois de 10 anos, não pingou nenhuma gota de combustível.
- petistas deveriam pagar 200% de Imposto-GAS.
...
https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/jc-negocios/2021/09/13042405-estudo-mostra-por-que-refinaria-abreu-e-lima-construida-nos-governos-do-pt-virou-a-mais-cara-do-mundo.html


GOVERNO DA ESQUERDA FOI DE 2003 a 2018...
- Matéria de 2017:
https://istoe.com.br/brasil-perde-cerca-de-r-200-bilhoes-por-ano-com-corrupcao-diz-mpf/

... já diria o SYLVYO LUYS:
"pelo amor dos meus filhinhos!"

Anônimo disse...

Sobre Dr. Medeiros,

Causídico está em Portugal, Além Mar...

Tereza Fleury disse...

hahahahaha....eu também!!!

Anônimo disse...


Amigos e Colegas

Desculpem a má notícia mas quem está no aguardo que a Previ irá fazer mudanças no seu famigerado Empréstimo Simples deve desistir. Recebi uma informação de que não existem estudos para mudanças. Portanto, o caminho será outro e longo.
Sabe-se que já existe quem esteja se mexendo. Não cabe citar ninguém. Eu particularmente já estava convencido. Não dou mais conta dos aborrecimentos que estão sendo gerados. Terei dois caminhos a percorrer o mais rápido. Ajuizar uma ação contra a Entidade e procurar outros meios financeiros para subsistência.
Paciência, desse mato não sai mais nada. Não adianta esbravejar contra salários e gratificações de diretores. Eles são a realeza daquele Palácio que nós demos a eles e estão pouco se lixando para as mazelas da plebe. Bem como os coleguinhas que já passaram dos 80 e estão no topo da pirâmide. Vão se preocupar e se debruçar sobre os problemas da maioria?
Infelizmente a tempestade se aproxima meus amigos, o ciclone é poderoso e o final do ano mais uma vez chegando e as chances de dignidade nos é roubada.

Paulo César Fernandes disse...

Sobre a postagem do anônimo aposentado da Previ: não votou por 3 eleições consecutivas mas diz que votou no Bolsonaro. Pior: afirma que a solução é o Chefe de Quadrilha, aquele do PTPCC. Repeti ndo o MAUS: tinha que ser um anônimo!

Anônimo disse...



Prezada D. Rosalina

Na data de hoje em matéria de divulgação na internet a Previ, através do seu Presidente, vem informar que o Plano 1 teve um superávit de 7,7 bi no primeiro trimestre do ano, formando um colchão de proteção, o Plano tem 235 bi em ativos, neste momento está em déficit 4,9 bi, um valor que representa um percentual pequeno do total do plano, de apenas 2%.
Aí vem o vídeo do Presidente para interesse dos assistidos do Plano 1.
No desfecho consta o cenário desafiador com a alta da inflação mas no curto prazo, a inflação tende a apresentar um alívio devido as medidas de corte no ICMS sobre combustíveis e energia elétrica.
No seu arremate final fala que a "transparência" é um valor fundamental para a Previ. Nosso compromisso é de longo prazo. No meio dele, retribuímos a confiança que você tem na Previ, que é do tamanho do seu futuro e dos seus sonhos.

E é neste último parágrafo que faço uma ligação ao título desta postagem. Onde está a minha confiança na Previ que tem uma decisão de um Tribunal Superior sobre a mesa e faz ouvidos de mercador já que tal decisão IMPACTA DIRETAMENTE a minha vida financeira num ativo que a Previ teima e insiste a dizer que está correto. Percentual de numerário está sendo subtraído mês a mês em meu holerit e a transparência nada faz.
É decente uma pessoa que estudou e se preparou para um concurso a época um dos, senão o mais importante desse País, com 33 anos de trabalho profícuo, em prol do maior Banco da Nação Brasileira, que se aposentou abaixo de maldades para lhe "encurtar" seus proventos, não é FHC, quando 90% dos colegas com quem trabalhei ficaram noutro patamar, sou obrigado a ir num mercado com dinheirinho enrolado nas mãos e um cartãozinho mequetrefe para fazer umas comprinhas de meia dúzia de ítens.
Senhores da Previ, por favor, não se façam de surdos ante um clamor dessa natureza. Revejam e revejam seus cálculos, pois já está claro aos peritos, que vossas senhorias nos estavam a aplicar a desconformidade da Lei.
Aprontem a solução, seja fazendo um abatimento nesse monstruoso saldo devedor e aí partindo do correto e criando uma nova linha de crédito descolada desse empréstimo simples pois, alerto-vos, não abram um contencioso jurídico de nós assistidos contra a Entidade. Já está a pipocar desdobramentos de ações na Justiça que não seria bom pra ninguém. Reflexão.

WILSON LUIZ disse...



BRASIL SIL SIL

Os que se formaram em cursos superiores com o auxílio do fies* e que estão com as prestações em dia ganharam desconto de 12% em sua dívida; já os inadimplentes(muitas vezes por malandragem), podem renegociar sua dívida com desconto de até 99%(NOVENTA E NOVE POR CENTO!!!).

*fies - financiamento das mensalidades do curso em universidades particulares pelo governo, que deveria ser pago, em módicas prestações, após a formatura.

QUE HOSPÍCIO É ESTE?

Quando li esta notícia, lembrei que, anos atrás, conversava em um grupo de amigos, e o assunto fies foi puxado por um deles, dizendo que estava tendo dificuldades para pagar as parcelas de seu financiamento, mas que era questão de honra saldar esta conta.

Aí, um médico bem sucedido e que utilizou tal financiamento falou mais ou menos o seguinte: 'não seja bobo, nunca paguei um centavo e já devo mais de 100 mil reais, um dia algum político que precisa de votos vai perdoar esta dívida'. Proféticas palavras, ele deve ter quitado sua dívida de uns 200 mil reais por 2 mil reais. O que nos lavou a alma foi que um professor que lá estava, sem mencionar nomes, nos deu uma aula sobre ética que, claramente, criticava o procedimento do tal médico, tanto que ele(ótimo profissional, para ser justo) deu uma saída ’à francesa’, disse que ia ao banheiro e se escafedeu.

POR QUÊ SÓ NÓIS?

Estes descontos, de até mais de 90%, são conseguidos pelos super-endividados em negociação com bancos privados, financeiras, lojas, etc.

Já nóis, humildes devedores do BB e PREVI, somos enquadrados na 'dura lex sed lex', obrigados a pagar em dia por débitos diretos na conta e arcando com a cobrança de juros ilegais.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Eu acho que o Dr.Medeiros afinou.Está com medo das represálias da PREVI. Deral um cala boca nele. Porisso seu blog está tão quieto Não fala mais nada.

MAUS disse...

"WILSON LUIZ disse...
BRASIL SIL SIL
"Os que se formaram em cursos superiores com o auxílio do fies* e que estão com as prestações em dia ganharam desconto de 12% em sua dívida; já os inadimplentes(muitas vezes por malandragem), podem renegociar sua dívida com desconto de até 99%(NOVENTA E NOVE POR CENTO!!!).
*fies - financiamento das mensalidades do curso em universidades particulares pelo governo, que deveria ser pago, em módicas prestações, após a formatura.
QUE HOSPÍCIO É ESTE?
Quando li esta notícia, lembrei que, anos atrás, conversava em um grupo de amigos, e o assunto fies foi puxado por um deles, dizendo que estava tendo dificuldades para pagar as parcelas de seu financiamento, mas que era questão de honra saldar esta conta.
...
Aí, um médico bem sucedido e que utilizou tal financiamento falou mais ou menos o seguinte: 'não seja bobo, nunca paguei um centavo e já devo mais de 100 mil reais..."
- isso é médico ou charlatão?

BLÁ-BLÁ-BLÁ...

Não seja dissimulado como o Anônimo do Blog D.D.Medeiros:
...
- disse que votou no Messias
- atacou a PREVI sem fundamento algum
- ...
Para se passar por sincero e falar QUE NÃO VOTA MAIS NO JAIR...
- daí vai votar no LADRÃO?
- tem mais 6 candidatos para escolher.

É muita cara-de-pau.

...
FIES - MÉDICOS...
- se alguém incitou médicos A NÃO PAGAR...
- devem ser médicos Faculdades Públicas adeptas do Bolsa Cannabys, LONGE SE SEREM MÉDICOS BEM SUCEDIDOS!
...
Médicos honestos, mesmo que não opção de especialização ou trabalharem em uma CLÍNICA (Reserva de Mercado), conseguem fazer PLANTÃO EM UPAs, Pronto Socorro de Hospitaía, etc., com remuneração mensal superior a 20.000,00.
- não paga o FIES se não quiser.
- um FIES contratado em 2012 na minha agência, foi por prazo de 3 x 60 meses do Curso financiado.
- valor financiado R$ 28.000,00
- 180m parcelas de R$200,00

- se um Médico financiou 300.000,00 no FIES
- terá prazo de 180 meses ou mais
- na mesma proporção terá parcelas de R$2.142,00
...mamão com açúcar!

É BOM TODOS EMBASAREM SEUS COMENTÁRIOS, elencando links que comprovam minimamente suas opiniões.

... veja a matéria:
https://www.hyagoviana.com.br/descontofiesmed/fiesmeddesconto
"Desconto do Fies para Médicos - Médico Não Pague o Fies
Médicos da atenção primária possuem direito à suspensão e desconto na dívida com o Fies. O requisito para a suspensão do fies é o atendimento a população carente e vulnerável."
...
SALIENTANDO:
"O requisito para a suspensão do fies é o atendimento a população carente e vulnerável"

Então caro WILSON...
- MÉDICO BEM SUCEDIDO PODE PAGAR
- os que tem dificuldades ou impossibilidade de trabalhar em Hospitais e Clínicas (uns sequer tem grana para pagar mais 2 anos de especialização), partem para PLANTÕES NA PERIFERIA DE CIDADES, pequenos municípios, etc.
...
Daí OPTAM pelos descontos CONDICIONADOS a serviços à Comunidade Carente, por controle de Municípios-Entidades Públicas.

NÃO É POR CAUSA DESSA BENEVOLÊNCIA A ESTUDANTES egressos de Árduas Graduações que nós PREVIANOS podemos reivindicar o mesmo da PREVI - Jamais!

...
MAS, MAS, MAS, a PREVI pode, depois de tantas CANETADAS, tratar melhor Grupos Especiais de Assistidos, tais como PENSIONISTAS (Viúva-o) que comprovem única renda (INSS+PREVI).
- consulta ao INSS e-ou RFB devem comprovar isso.

POR QUE PENSIONISTAS?
- simplesmente porque, MORRENDO UM, as despesas DO LAR, não se reduzem em 50%.
- então, PENSIONISTAS NÃO DEVERIAM pagar a CONTRIBUIÇÃO EXTRA.

Assistidos de toda ordem com BD abaixo da Média PREVI, deveriam pagar INPC anual + 50% dos juros normais de 4,75%a.a.

...
FORÇA E FÉ!

MAUS disse...

"Anônimo disse...
D.Rosalina,
Eu acho que o Dr.Medeiros afinou..."

Eu mesmo peço perdão por isso D.D.Medeiros.

Vamos combinar o seguinte:
1 - como EU sou o MAU do Blog, deixe para mim a aspereza das postagens que, ASSIM O FAÇO, para não ser prolixo nos textos.
2 - RECONHEÇO que poderia-deveria ser mais ponderado em relação aos DESFEITOS do BB e CD da PREVI.
3 - mas em nada mudaria a CARA DE PAISAGEM destes eis que se furtam em responder às ponderações do ARISTOPHANES ou MEDEIROS - nem mesmo no site da PREVI.
4 - ALERTO QUE o CD DA PREVI, óbvia e normativamente, NÃO PODE se manifestar aqui no Blog.
5 - mas poderia faze-lo satisfatoriamente no Site PREVI.
6 - daí vem outra dificuldade:
Dezenas de milhares de Assistidos são SUJEITOS a situações DIFERENTES.
8 - melhor que decidam E IMPLEMENTEM nossas pretensões.

...
Aguardemos notícias do CD, até 02-09 ou que rode a nova Folha em 09-09-2022 que poderá conter NOVIDADES.
...
Caberá, antes disso, considerações sobre LOUROS & ESPINHOS que as Diretorias do BB e PREVI colecionaram por força de serem o MAIOR BANCO e o MAIOR FUNDO DE PENSÃO ao SUL da Linha do Equador.
- nem muito ao CÉU (Louros) nem tanto ao CHÃO (Espinhos)
- serão apenas alusões que eu farei, mas que o ARISTO e MEDEIROS carregam na palma da mão:
...poderiam enaltecer e-ou criticar os FEITOS & DESFEITOS.

Na esteira dos CÁLCULOS ATUARIAIS sobre PLANOS DE PENSÃO e PLANOS DE SAÚDE ao redor do MUNDO OCIDENTAL...
- "A COVID-19 foi uma Benção" como disseram Jane, Luiz Inácio & Cia.
- benção que municiou a Covid do Circo, Doriana, Dudu.
...
E DEVERÁ CONTRIBUIR MUITO PARA A GRADUAL REDUÇÃO ANTECIPADA DO ESTOQUE FINAL DO PB1 e da CASSI.
- ninguém ficou melhor depois de contrair Covid, nem mesmo após 2 ou 3 Doses.
- em ABRIL de 2020 o Vírus passou por aqui
- eu me vacinei em 20.05.2021 com a Pfizer.
- até 30.06.2021 todos os meus conhecidos que morreram de COVID haviam se vacinado... muitos tiveram a "sorte" de receberem a Oxford (contra-indicada para gestantes, etc.)
- o tratamento precoce SEMPRE foi e será mais eficiente que a vacina.

EU TENHO CERTEZA QUE O COVID-19 NÃO FOI GERADO EM LABORATÓRIO - MAS FOI GESTADO PARA SER POUCO LETAL e MUITO CONTAGIOSO.
- só um ser MUITO INOCENTE não percebe que CIENTISTAS da Nação BERÇO DA LIBERDADE (e SEDE das BigTechs FARMACÊUTICAS) +UNIDOS+ a CIENTISTAS do BERÇO DA DITADURA COMUNISTA (e SEDE da maior Indústria de INSUMOS PARA A MEDICINA) ... trabalharam em SINTONIA para o sucesso da PANDEMIA C-19.

SE TEM ESQUERDA, SE TEM LACRAÇÃO...
o carimbo de "BOATO" é risível.

https://www.sanarmed.com/fake-news-covid-19-foi-criado-em-laboratorio

Miro disse...

Foi-se o superávit de 7,7 bi e chegaram mais 4,9 bi de déficit, perfazendo 12,6 bi de perdas.

Anônimo disse...


Dona Rosalina

Fui buscar na internet a resposta a um questionamento que venho fazendo do porque a ANABB não se pronuncia a respeito da situação AFLITIVA FINANCEIRAMENTE por qual passam uma parcela considerável de aposentados e pensionistas da PREVI com relação ao EMPRÉSTIMO SIMPLES ainda mais agora que os referidos estão sob o guarda-chuva de decisão do SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA, através de Súmula já conhecida de todos.

Pois bem, senão recapitulemos a MISSÃO DA ANABB;

Negócio - defesa dos direitos e interesses dos associados

Missão - atuar na defesa dos interesses dos associados, nos âmbitos
administrativo, governamental, judicial e social

Visão - ser reconhecida como associação de referência NA DEFESA DE SEUS
ASSOCIADOS, DO BANCO DO BRASIL E DAS ENTIDADES LIGADAS AO
FUNCIONALISMO.

Então aí está a RESPOSTA ao questionamento:

'EM CASO DE AMBIGUIDADE NÃO SE PODE SERVIR A DOIS SENHORES NO MESMO TEMPO'.

"COMO REIVINDICAR DIREITOS AOS MAIS FRACOS SEM INCORRRER DE MAGOAR O MAIS FORTE'.

-Muito obrigado mesmo, DONA ROSALINA, pela publicação, pelo menos eles ficam sabendo que estamos endividados mas não somos IDIOTAS nem BOBOS!!


Anônimo disse...


Colegas,

O encantador de serpentes e o coveiro chafurdaram. Tomara que tenha chego a vez de uma mulher para o bem desse País para por fim a esses velhacos insuportáveis de se assistir. Não é necessário me contraditar pois não cito o nome de ninguém.

Anônimo disse...


Dona Rosalina

Em vista dos acontecimentos e pelo andar da carruagem acho que terei mesmo que me associar a uma Associação séria com o respaldo de um ótimo corpo jurídico pois o dr. Medeiros que ia patrocinar uma ação contra os malfeitos não está ativo no seu blog. Sei que cada um cuida da sua vida mas o desastre que nos está sendo imputado também requer a máxima urgência. Lamento mas cada dia de espera é mais um passo rumo ao precipício. Que sina ter sido funcionário do Banco do Brasil, caído nas mãos de governantes e dirigentes maldosos, e por fim refém de uma Previ desalmada e desconforme com a lei brasileira.
Mas a Previ não erra. Não, a Previ não comete erros não. Mas cobra em dobro do pactuado. Devem estar estudando quanto vão perder se tiverem que devolver o que cobraram com os tais juros compostos. Que me devolvam o meu e encerrem este empréstimo simples já que não são instituição financeira regular.

Anônimo disse...

A carta das Afabbs não teve nem resposta. Muitos colegas tiveram pelo menos um retorno. Eles não tem nenhuma força infelizmente.

Anônimo disse...

Anônimo de agosto 28, 2022 7:39 PM

Negativo.
O Dr. Medeiros foi a Portugal tratar de assuntos pessoais e deixou uma pessoa encarregada de dar continuidade temporária em seu blog, porém dita pessoa teria contraído a COVID.
Tal esclarecimento foi postado pelo próprio Dr. Medeiros em comentários do blog.

Anônimo disse...

22

WILSON LUIZ disse...


Caro Maus, 29 agosto, 1:34 da madruga,

Sei que até um médico mal-sucedido poderia pagar seu empréstimo no fies; infelizmente, honestidade e ética vêm do berço e de uma boa educação familiar, não acompanham um diploma ou boa situação financeira.

Não sei se seu comentário sobre o ‘messias’ foi a mim dirigido, mas costumo reconhecer meus erros políticos, já escrevi que votei no atual presidente para acabar com a roubalheira da petralhada; talvez nesta eleição tenha que fazer o inverso.

Parabéns, acho que você destronou nosso caro trader anônimo e se tornou o mais prolífico e prolixo escrevinhador dos blogs.

Tudo de bom.

Anônimo disse...



Ao colega 29.08.22 2:54

Lamentavelmente colega vc tem toda razão. A Previ manda representante mas as AFAs não tem nenhuma força. E tem mais. Espero que tenham mandado a carta com as assinaturas completas. Ali faltam 3 assinaturas. Lembremos do termo assinado do BET onde faltava a assinatura principal do Ministro de Estado, justamente nosso ex-colega Paulo Bernardo. Resultado: nos deram um calote. Minha memória ainda funciona. O que falta é o dinheiro que estão me tirando.

Miro disse...

Bolsonaro: Auxílio Brasil pode ser prorrogado com venda de estatais
Fonte: metrópole.com.br
Dá emprego. É isso que o povo quer. Coisa, sabem de quem, é só seguir o rastilho. Eis o nosso destino: sem patrocinador, previdência e saúde, enfim, público alvo do Auxílio Brasil.

Anônimo disse...

O ES renegociação é um produto que já nasceu morto , vamos torcer para que as mudanças aguardadas para o ES não sejam semelhantes

MAUS disse...


WILSON...
"Não sei se seu comentário sobre o ‘messias’ foi a mim dirigido..."

Não foi.
Apenas tracei um paralelo com a "dissimulação" do anônimo no Blog do Medeiros, deu voltas, atacou a PREVI para dissimular > para dizer que é isento e vai votar no 9 dedos...

De um certo modo a Carta da AFABB... endereçada à PREVI reivindicou "mesmos índices de aumento dos SEM TETO - foi ATO e FATO ILEGAL que não podemos reivindicar "equiparação".

... continuando:
"POR QUÊ SÓ NÓIS?
Estes descontos, de até mais de 90%, são conseguidos pelos super-endividados em negociação com bancos privados, financeiras, lojas, etc."
...
Ocorre que os DESCONTOS DE 90% na Rede Bancária se dá DEPOIS DOS DÉBITOS MIGRAREM para CRÉDITOS EM LIQUIDAÇÃO que são leiloados-repassados para Centrais de Cobrança da ATIVOS S.A.(p.ex.), com ACORDOS DE LIQUIDAÇÃO COM DESCONTO vinculados à restrições cadastrais internas, o que a PREVI jamais poderá fazer, porque as Reservas Matemáticas são POR NÓS MANTIDAS, com a Co-Participação e RISCOS do Patrocinador BB.

Assim sendo, TAMBÉM ESSA CONDIÇÃO de desconto não podemos requerer junto à PREVI.

...

Sobre o VOTO:
1984:
- o CN votou no TN (MDB esperança Democrática)
- este "sumiu" na Véspera.
1989:
- o BB inteiro votou contra COLLOR, sabidamente um Poste dos Usineiros e outros sangue-sugas do BNDES.
- o Cavaleiro de Alagoas enfrentou a Globo
- caiu do cavalo.

1994:
- tinha outra opção de VOTO CONTRA a Carcomida Direita (SARNEY, ACM...)?

2002:
- 90% do BB votou "CONTRA" o PSDB, para mudar.
- tiro no no pé!
- até 2014 esse "CONTRA" virou um Bolero entre PSDB+PT que juntos assaltaram* as Estatais e BNDES.

2014:
- o Brasil votou (55%, provei isso no blog do Ari, dia seguinte ao resultado) no PSDB para tirar o PT...
- o NÃO JUIZ DT "decidiu" o pleito na Sala Secreta:
- AN e FHC fingiram contestação.
- sussurrou-lhes um ANJO:
"deixa quieto que em breve o Jaburú será JATEADO".
- o Dossiê do Mensalão e Petrolão já haviam decolado no Jatinho da PF rumo a CWB.

...
ENTÃO CARÍSSIMOS:
- mais importante que os Brasileiros votem A FAVOR.
- é VOTAREM CONTRA as CENTENAS de Congressistas covardes(300 sob a liderança do AL e RP) que se ajoelharam à Ditadura da TOGA, a Suprema e a dos STJ-TRFs (nos TRF-TCE, nas ALERJ-RS-SP, etc. a farra continua).

(*) assaltaram:
- QUEM, COM QUEM, AOS OLHOS, OUVIDOS E MÃOS DE QUEM?
Dessa questão é que resultam DUAS COROAS:
- a de LOUROS para Dirigentes de evitaram assaltos.
- a de Espinhos aos que se LOCUPLETARAM com Benefícios Ilegais.
...
Assunto espinhoso mas necessário que seja requentado.

PREVIANOS, SAÚDE E SORTE.

Anônimo disse...


Dona Rosalina

Estamos a ver os dias passando, ou melhor meses, e a atitude silenciosa da Previ é de indignação, como que a concordar e dar endosso, a seu maldoso calculo do Empréstimo Simples.
Li e aprovo a Notificação Extrajudicial que a AAPPREVI remeteu ao nosso Fundo. Seu embasamento vai de encontro com o meu pensar. Realmente é CRIME, CRIME o que se está a cometer contra pessoas da terceira idade.
Por tudo isso é que vou fazer uma inversão de associação, ou seja, vou me desfiliar de uma que nada faz e me associar a outra que fará o que eu iria me propor de forma individual.
Como dizem na academia os mestres aos seus alunos: o Direito não socorre aos que dormem.
Isto é o Brasil dos nossos últimos tempos!

Anônimo disse...

Eu acho que o Dr.Medeiros não está em Portugal não. A PREVI encarcerou o mesmo sem comida e nem água e o obrigou a mentir.Tão cedo na sai do cárcere a não ser que volte atrás com suas alegações em favor dos assistidos.Quanto medo desta PREVI carrasca. O dinheiro é nosso mas que como se fosse tudo do Banco do Brasil. Está na hora de promover uma quebradeira na PREVI e ameaçar seus Diretores. Quando tem lucro aumento o patrimõnio e quando o prejuizo é grande convida os assistidos a pagarem a conta. O Banco do Brasil vai ficar cada vez mais rico às custas dos aposentados. O plano 1 não demora muito para encerrar e o patrocinador vai ficar com tudo. A PREVI deveria, isto sim começar a repartir um pouco do lucro dos os aposentados e guardar um pouco para aumentar seu patrimônio e não deixar tudo para o BB. Mas infelismente que manda na PREVI é o BB. Estamos perdidos.Queria saber quem fundou a PREVI. Foi os assistidos o o BB? Se foi o BB tudo bem. Agora se foi os assistidos o BB deveria respeitar.

Anônimo disse...

É melhor votar no 9 dedos doque de um sem cerebro.

Anônimo disse...

Porque chamar de 9 dedos. Ai vc vai chamarvo atual de sem cerebro.

Tereza Fleury disse...

prolíxo e muito sacal.

Tereza Fleury disse...

acesse o blog da AAPPREVI. eles vao entrar com açao. No site delea vc pode verificar.
blog:
http://www.previplano1.com.br/?m=1
site:
https://www.aapprevi.com.br/

Tereza Fleury disse...

A AAPPREVI está agindo

Ação judicial de revisão do Empréstimo Simples
23/08/2022

AÇÃO JUDICIAL DE REVISÃO DO EMPRÉSTIMO SIMPLES – PREVI

Notificação à PREVI

No mês passado, A AAPPREVI, sob a orientação da sua Assessoria Jurídica, NOTIFICOU à PREVI para que promovesse alterações nos parâmetros do Empréstimo Simples, de maneira que sejam eliminadas as violações à legislação sobre empréstimos pessoais. Na Notificação foi informado que se a PREVI não promovesse as alterações que estão violando as normas legais sobre empréstimos pessoais, a AAPPREVI poderia adotar as medidas judiciais cabíveis.

Resposta da PREVI

Até o momento a PREVI não se manifestou acerca da Notificação da AAPPREVI.

Ação Judicial da AAPPREVI

Tendo em vista que a PREVI não se manifestou acerca da Notificação em tela, a AAPPREVI pretende promover ações judiciais em favor de seus associados, pleiteando a revisão dos contratos de Empréstimo Simples.

Conteúdo da Notificação Extrajudicial – clique aqui para ler a íntegra (PDF).

Tereza Fleury disse...

vc recebeu a informaçao de quem? é confiável?

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:

Será que um EMPRÉSTIMO SIMPLES BURSÁTIL não resolveria nossos problemas?

MAUS disse...

"Resposta da PREVI
Até o momento a PREVI não se manifestou acerca da Notificação da AAPPREVI."

???
- isso é a resposta da PREVI?
- ou a PREVI não respondeu?

"Ação Judicial da AAPPREVI
Tendo em vista que a PREVI não se manifestou acerca da Notificação em tela, a AAPPREVI pretende promover ações judiciais em favor de seus associados, pleiteando a revisão dos contratos de Empréstimo Simples."
...
- tá pior do que o Anônimo no Blog do D.D. Medeiros.
- "ações judiciais"?
- não seria UMA, Revisão do ES?
- que tal a AAPPREVI entrar também contra a PREVIC+PREVI cobrando o cumprimento da TAC, denunciando também ao MPF?

QUANDO MOSTRAREM A PETIÇÃO DESSA AÇÃO AAPPREVI x PREVIC-PREVI, terão 90 mil novos sócios.

CUIDADO:
tá parecendo uma tempestade para atrair "NOVOS ASSOCIADOS" visando primeiramente NOVAS MENSALIDADES, tal qual a ANABB impunha aos 90 mil beneficiários da AÇÃO 1-3 PREVI, que se ARRASTA há 10 anos.
Enquanto isso, mensalidades entrando.
- eu cansei de pagar, preferi ficar de fora, pagando 15% de honorários.
- precisamos de um Advogado de saco roxo que atropele o marasmo e DENUNCIE ao CNJ, MPF, etc.

Abraço

MAUS disse...

Retomando o assunto:

"EU TENHO CERTEZA QUE O COVID-19 NÃO FOI GERADO EM LABORATÓRIO - MAS FOI GESTADO PARA SER POUCO LETAL e MUITO CONTAGIOSO.
- só um ser MUITO INOCENTE não percebe que CIENTISTAS da Nação BERÇO DA LIBERDADE (e SEDE das BigTechs FARMACÊUTICAS) +UNIDOS+ a CIENTISTAS do BERÇO DA DITADURA COMUNISTA (e SEDE da maior Indústria de INSUMOS PARA A MEDICINA) ... trabalharam em SINTONIA para o sucesso da PANDEMIA C-19.
SE TEM ESQUERDA, SE TEM LACRAÇÃO...
o carimbo de "BOATO" é risível.
https://www.sanarmed.com/fake-news-covid-19-foi-criado-em-laboratorio
...
EU MESMO EM:
agosto 29, 2022 2:30 AM"

OS MAIORES GENOCIDAS DO PRÓPRIO POVO:
Lennin, Mao, XING LING, assumiram o PODER e dizimaram DEZENAS DE MILHÕES dentro do próprio território (juntos: 200 milhões)

OS GENOCIDAS MODERNOS, DIZIMARAM MILHÕES no Ocidente para depois dominar:
CCP, OMS, BIG-FARMAS... quantos vírus foram disseminados em prol da "vacinação em massa"?
- H1-2-3-4-5
- SARSCOV-1-2-3... quantas "ondas"?

ATENÇÃO!
Eu não aponto o dedo sozinho:

https://www.youtube.com/watch?v=JOzcjRuZSbs

Anônimo disse...

Tem gente com saudade do falecido japonês e PT metendo a mão na Previ. Basta o que fizeram com os Correios. Acordem!

MAUS disse...

"Relembre: Em 2018, Datafolha errou percentuais de Bolsonaro fora da margem e deu vitória a Haddad"

ERRO ou DEDO VERMELHO do XING LING?

CCP-PCC PT-PSDB
CN-RP STF-TSE
traidores da Pátria
Lei Marcial
Lamina da Bastilha
🇧🇷👨‍✈️🇧🇷⚔️🇨🇳🦑🇨🇳

https://youtu.be/aqhW4Nz5b4Q

TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Alguém possui o e-mail do Dr. Aristophanes. Pretendo enviar para ele o item 2 de nosso trabalho : pirâmides financeiras. Tentei entrar em contato com o Professor Ari Zanella. Entretanto, não logrei êxito.

Trader anônimo

WILSON LUIZ disse...

Caro Maus, tens razão, os empréstimos simples não podem ser lançados em 'créditos em liquidação', o que obriga os infelizes tomadores a suar sangue para pagar as prestações, às vezes tirando comida da própria mesa.

O total do patrimônio da Previ direcionado a esta linha de crédito é ínfimo,acho que em torno de 2%, eles poderiam tratar os superendividados com mais humanidade.

Anônimo disse...

Todo dia acesso umas 3 ou 4 vezes no site da previ com esperança de aparecer algo que nos ajude. Mas esses diretores sem alma coracao de pedra nao fazem nada. Ta dificil

Anônimo disse...

Boa tarde,

Alguém no grupo tem ação de 1/3 IR e sabe como anda a ação MATUSALEM?

Nunca me deparei com tamanha demora, em uma ação que já tem reserva de imposto retido em folha de pagamento. Ou seja algum Juiz já disse que aquele valor está assegurado ao miserável, paciente, destinatário.
O incrível é que a associação que defende os funcionários aposentados e da ativa, não se digna em apelar em favor dos já desesperados.........

Tereza Fleury disse...

Este blog e só do MAUS???? que porre!! Não acrescenta nada!

Tereza Fleury disse...

Sr MAUS, você é só do contra? é isso mesmo? qual a sua solução? tem alguma? não deveria estar aqui tirando a esperança das pessoas em alguma associaçao que faça alfuma coisa. a única ate agora que se dispos a isso e entregou manifestaçoes à PREVI foi a AAPPREVI. A ANABB sequer se manifestou sobre o assunto. Se vc nao concorda, guarde pra vc a.sua opiniao nefasta e haja por conta propria.

Anônimo disse...

Vc nao diz a verdade. Pesquisa nao tem verdade absoluta. E era melhor que entrasse qualquer outro presidente seria melhor doque esta ai.

Tereza Fleury disse...

Sou da opinião de que este blog deveria aprovar apenas comentarios que tenham a ver com assuntos ligados aos funcionarios, aposentados e pensionistas.
Política deveria ser banida.

Tereza Fleury disse...

eu tbem! é de chorar

Tereza Fleury disse...

O Prof Ari Zanella esta com sérios problemas de saúde.Ja nao faz mais parte da ANAPLAB inclusive.

Miro disse...

Cá com os meus botões: não sei se voto no Lula, porque já declarou que não vai privatizar o BB, o patrocinador da nossa Previdência e Saúde, ou se voto no Bolsonaro, porque declarou que vai privatizar estatais pra fonte de custeio de sua política populista. A propósito, os recursos das privatizações só podem cobrir os gastos com despesas correntes, porém vão decretar estado de calamidade em função da guerra da Ucrânia, para furar o teto orçamentário. Fácil!!!!







TENDÊNCIA IRREVERSÍVEL de BAIXA da BOLSA BRASILEIRA disse...

Grato