31 maio 2018

FUNDOS DE PENSÃO: PLP268/2016.

O PLP 268/2016 altera a Lei Complementar Nº 108, de 29 de maio de 2001, e foi criado com o objetivo de aprimorar os dispositivos de governança das entidades fechadas de previdência complementar vinculadas à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios e as autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas.

Corre afirmações positivas que as últimas eleições ocorridas na Previ, tivemos candidatos que passou pelo crivo da comissão eleitoral sem a certificação devida, e mesmo após comunicado feito pela Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), a Previ em comunicado em seu site, vai empossar os Eleitos, numa clara postura de desrespeito a Previc, vamos ver como as nossas ENTIDADES vão reagir a mais esta situação dentro do nosso fundo de pensão PREVI e como tudo vai terminar, pois sabemos que grandes associações de Aposentados e Pensionistas, disputaram essas Eleições em lados opostos, e agora tem a grande chance de fazer a ANULAÇÃO DESTAS ELEIÇÕES.

A proposta em discussão na Câmara altera a composição dos conselhos dos fundos das estatais que passariam a ter dois indicados pelo patrocinador, dois eleitos pelos trabalhadores e dois conselheiros “independentes”, dentre os profissionais do mercado. 

Hoje a relação é paritária, com três indicados e três eleitos. 

As diretorias dos fundos também passarão a ser formadas por diretores “independentes”, contratados em processo seletivo, conduzido por empresa especializada, sob a orientação do Conselho Deliberativo.

Esta situação agora exposta, via Eleições da Previ, é com toda certeza um grande motivo para se levantar novamente a situação do PLP268/2016, e buscarmos novas alternativas para essa tramitação com muita urgência na Câmara dos deputados e como também no Senador Federal para termos essas deliberações e votações e até mesmo o aprofundamento desta matéria pelas nossas entidades que são tecnicamente contra esse projeto de mudanças. 

Temos que nos mexer, como Aposentados como Pensionistas, sempre dão um remendo na situação e tudo continua como antes dentro do nosso fundo, lembre-se que estamos com problemas nessas certificações desde a chapa 3, tivemos novas eleições e renuncia do candidato e terminamos o mandato com Diretor que si quer foi eleito para o cargo que ocupa, com decisão do Conselho Deliberativo que usurpa as suas funções e esta claramente contra as determinações da PREVIC.

Temos que cobrar, esse é o momento certo para cobrar e cobrar pesado dessas associações que gosta muito de arrecadar as nossas custas, mas que na hora de agir todo mundo fica em cima do muro, meu dinheiro não é capim e se as entidades apoiaram as chapas inscritas, agora tem o dever de fazer os reparos necessários, inclusive com ações na justiça e pedido de liminar para CANCELAR A POSSE DESTA CHAPA VENCEDORA.

É DE EXTREMA URGÊNCIA TOMADA DE DECISÃO.



7 comentários:

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


RENUNCIA GERAL COM NOVAS ELEIÇÕES! Nao sendo aceita, JUDICIALIZAÇÃO TOTAL

Blog do Ed disse...

Pleno Acesso Constitucional. Os conchavos processam-se na escuridão do sigilo para realizar objetivos pessoais e frustar o benefício coletivo...
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Em 2014 fato identico aconteceu.
Não aconteceu "novas eleições". Foi feita nova eleição para o cargo de diretor de planejamento. Não houve campanha para anular as eleiçoes.
Os integrantes e apoiadores da chapa 3 , a chapa da eleição de 2014, acataram a decisão.
Nessa eleição atual, caso não consiga a candidata eleita comprovar sua habilitação como AETQ, que se faça a escolha sómente para o cargo vago.
Sem tapetão.
Essa historia de curriculo "rico", de que funcionário do Banco é "altamente capacitado " não basta.
PLP 268. Contrate-se administradores especializados e com ACOMPANHAMENTO E COBRANÇA por resultados.
Um assunto perfeitamente abordado e na hora certa, senhora Rosalina. Obrigado.

Anônimo disse...

"Quem não tem competência que não se estabeleça".

Sigamos o Edital das Eleicões e da Boa Governança

Jeanne disse...

O BB já fez uma 2 proposta para a Cassi. Continua com a quebra da solidariedade.

Anônimo disse...


No SUS, nos seremos 100% solidarios, a maioria da população brasileira.

WILSON LUIZ disse...


ENCARGOS DO E.S.

Muitos colegas acham os encargos que a PREVI cobra excessivos, em comparação com o CDC Funci do Banco do Brasil.

Acontece que a PREVI está impedida, pela legislação, de estabelecer qualquer taxa de juros do empréstimo simples que não tenha, como parâmetro mínimo, a correção pelo INPC mais juros de 5% a.a., que é a taxa atuarial vigente para nosso fundo.

A única forma viável de redução de tais encargos é a alteração da taxa atuarial. Aliás, o próprio presidente da PREVI é favorável, como disse em entrevista à revista PREVI em 18 de maio, em trecho abaixo reproduzido:

“No Benefício Definido, você não tem como não fazer a redução da meta atuarial. É o caminho que tem que ser enfrentado e está sendo trilhado por todas as fundações.”