03 maio 2018

ANABB lamenta quebra de acordo na Mesa de Negociações da Cassi

Entidades participaram de reunião para conhecer proposta do Banco do Brasil para a Cassi


Em 27.04.2018 às 10:22


Na última terça-feira, 24 de abril, a ANABB participou de nova Mesa de Negociações da Cassi. Também participaram as entidades representativas do funcionalismo – Contraf/CUT, Contec, AAFBB, Faabb os diretores eleitos da Cassi, Humberto Almeida e William Mendes, e dirigentes do Banco do Brasil. A ANABB foi representada pelo presidente, Reinaldo Fujimoto, e pelo vice-presidente de Relações Institucionais, João Botelho.
O Diretor de Gestão de Pessoas do BB, José Caetano de Andrade Minchillo, iniciou a reunião apresentando, em caráter reservado às entidades, a proposta do Banco para as mudanças na Cassi. Segundo o dirigente, a proposta não seria aberta aos associados por se tratar de uma versão preliminar, feita com base no relatório da consultoria Accenture.
O dirigente do BB enfatizou que as entidades poderiam discutir a proposta em suas bases, buscar melhorias nos pontos considerados relevantes e apresentar, inclusive, uma contraproposta. “A ideia era que o documento fosse construído com a participação das entidades que compõem a mesa de negociação e representam os associados da Cassi. Com as contribuições que as entidades fariam, a proposta seria novamente analisada para, então, ser apresentada aos associados”, esclarece Reinaldo Fujimoto.  
Após a apresentação do Banco, como é de praxe, as entidades se reuniram para construção de um texto informativo aos associados, contendo um resumo da reunião com a unificação do pensamento das entidades representativas.  
No entanto, em desacordo com a decisão firmada em Mesa de Negociação, a Contraf/CUT e a Contec divulgaram por meio eletrônico alguns itens da proposta preliminar do Banco do Brasil.

INFORMATIVO DAS ENTIDADES SOBRE A REUNIÃO
Após as discussões na Mesa de Negociação da Cassi, as entidades se reuniram e construíram um texto informativo sobre o andamento das negociações com o Banco do Brasil, para divulgar aos associados.  
ACESSE O INFORMATIVO NA ÍNTEGRA

QUEBRA DE ACORDO
A ANABB lamenta o fato de a Contraf-Cut e a Contec divulgarem propostas preliminares, apresentadas em caráter reservado pelos seguintes motivos:
  1. Ao divulgar, sem o consentimento de todos os envolvidos, uma proposta ainda não finalizada, a Contraf/CUT e Contec dificultam o processo de discussão, uma vez que os associados, como não participaram da reunião com o Banco, podem não compreender o contexto geral das propostas.
  2. A divulgação intempestiva pode levar o funcionalismo do BB a entender equivocadamente que não há espaço para melhorar a proposta, quando ficou claro na reunião que se trata de proposta preliminar, a ser aperfeiçoada pelo conjunto das entidades que compõem a mesa de negociação, após consultarem suas bases e levar em conta a realidade dos associados da Cassi;
  3. As entidades que compõem a Mesa de Negociação devem honrar o que é acordado nas reuniões, sob o risco de enfraquecimento das negociações e perda da credibilidade junto ao BB.
A ANABB reforça o compromisso em defesa dos interesses dos associados em todas as instâncias. “Defendemos que os associados, que são os verdadeiros donos da ANABB, da Cassi e de todas as outras entidades, tenham acesso a todas as informações, mas elas precisam ser repassadas sempre com total senso de responsabilidade, para evitar consequências indesejadas para o funcionalismo do BB”, ressalta Reinaldo Fujimoto.  

BOLETIM DO BANCO DO BRASIL
O Banco do Brasil divulgou um boletim para os funcionários informando sobre as tratativas na Mesa de Negociações da Cassi e ressalta que proposta é inicial ainda está em de negociação.
Fonte: Agência ANABB

36 comentários:

Blog do Ed disse...

Estimada colega Rosalina
Entendo, pelos termos em que está vazado o boletim do Banco do Brasil, que o Patrocinador está, de fato, aberto a negociação. Aí não divisei nenhuma intenção de restringir a negocialçao. A negociação é ampla e irrestrita.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Dona Rosalina, no blog do Zanella tem uma proposta nova sobre Cassi, acabou de ser publicada, o que a sra acha da ideia ?

Anônimo disse...

Tem que divulgar mesmo. Para que se "saiba que mato estamos lenhando".
Pela divulgaçao, tratada como proposta preliminar, entendi que ainda cabe contra-proposta.
Não tem que nada a lamentar. Quebra de acordo ? Ou quebra de mordaça ?
Creio que está passada a hora de mudanças. Quem são nossos representantes ?
Tem, de fato e de direito, a representatividade ?
A divulgação nos coloca na defensiva e, de acordo Banco com entidades, caberá ao corpo social , "o de acordo".
Lembrem-se do Álamo, digo, de 2010.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 6:42,

A Cassi esta na UTI em completo colapso financeiro, e nenhuma das propostas até agora surtiu efeito para resolver as questões relacionadas a Cassi.

Quanto a questão levantada sobre a proposta feita pelo nobre colega João Rossi Neto no blog do Ari Zanella é questão de entendimento e pressão dos representantes eleitos para a Cassi e das Entidades que nos representa, não acredito que caso venha ser retirada a cobrança da folha de pagamento isso venha a afetar a Cassi, pois todos nós dependentes do Plano de Saúde, velho como estamos com toda a certeza continuaríamos a quitar nossas faturas integralmente, e para um grupo que ainda não usou o teto máximo do ES poderia se beneficiar de novos valores do Empréstimo Simples.

Como sempre isso seria facultativo e caberia ao Aposentado ou a Pensionista fazer ou não a migração da cobrança.

Como se diz em tempos bicudos poderia ser sim a tábua de salvação para muitos, mas em dependendo da boa vontade do BB/Cassi/Eleitos/Entidades, já desde agora descarto essa possibilidade, pois jamais eles vão aceitar, pois prefere a sempre comodidade dos recebimentos via folha, porque na opinião deles da menos trabalho.

Eu não acredito que esse pessoal hoje nas nossas caixa vá fazer nada para efetivamente melhorar as nossas vidas, muito ao contrário, vão mover céus e terras para aprovar novos descontos e passa mais um tempo vem novos acordos e sempre com a intenção de piorar a nossa situação e por consequência a nossa saúde, hoje para eles quanto menos velhos vivos melhor, menos gastos e redução dos valores pagos até o final do plano 1.

Anônimo disse...

A MINHA ESPERANÇA É O CAPITÃO GANHAR NO PRIMEIRO TURNO E PEDIR A INTERVENÇÃO MILITAR PARA NÃO FICAR REFÉM DO CONGRESSO.
DEPOIS DOS BANDIDOS PRESOS E CONFISCO DOS BENS, CHAMA ELEIÇÃO SÓ COM FICHA LIMPA.
AH! E PRISÃO EM TODOS ESCALÕES ONDE EXISTA FORA DA LEI.
FEITO ISSO HAVERÁ RECURSO NECESSÁRIO PARA A SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO.

NÃO É DEMOCRÁTICO? SER ROUBADO É?

Anônimo disse...

Dona rosalina, com a máxima vênia, mas se o debito da Cassi não impacta a MC do ES, qual a logica de tirar da Fopag?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:32,

Se não impacta a MC para a contratação do Empréstimo Simples, não valeria a pena a sua retirada da FOPAG.

Não verifiquei no meu contra cheque se esta informação é real e se não existe esse impacto direto, mas se não houver, realmente não tem sentido a solução apresentada.

Anônimo disse...

O desconto para a CASSI não impacta a MC para efeito de ES (30%).
Só é considerado para a MC 40 %.
Houve um erro.

Rosalina de Souza disse...

Matéria de interesse dos Aposentados.

https://odia.ig.com.br/economia/2018/05/5537114-revisao-eleva-em-mais-de-60-aposentadoria-do-inss.html

Rosalina de Souza disse...

Rio - A Justiça reconheceu o direito de correção de benefício de aposentado do INSS em mais de 60%. Com a decisão do Poder Judiciário de readequar a aposentadoria a valores atuais, o segurado receberá atrasados de R$ 222 mil. "O INSS se recusa a pagar as correções e somente faz a revisão quando é obrigado pela Justiça", afirmou Murilo Aith, do escritório Aith, Badari e Luchin, que representou o segurado.

O ex-bancário do Banco do Brasil, hoje aposentado, Antonio Cruz, de 75 anos, morador de Piraju, no Sudoeste de São Paulo, contou ao DIA que contribuía com valores superiores ao teto da Previdência, mas ao se aposentar em fevereiro de 1991 foi prejudicado por mudanças constitucionais.

"Na época, havia um acordo entre o INSS e o Banco do Brasil e nós podíamos contribuir com valores maiores que o teto para ter um benefício melhor quando aposentássemos. Mas quando chegou a hora de aposentar essas contribuições não foram levadas em conta pela Previdência", diz o aposentado.

FONTE:https://odia.ig.com.br/economia/2018/05/5537114-revisao-eleva-em-mais-de-60-aposentadoria-do-inss.html

Anônimo disse...

Rosalina, a bolada de 222 mil ficará com o colega ou a PREVI vai passar os 5 dedos?

Anônimo disse...

Se sorrir ou se sofri, o importante é que emoções eu vivi...!!

REVISAO DO BENEFÍCIO.....fica com a dona previ???? disse...

Cara Rosalina,

REVISAO DO BENEFÍCIO DO INSS, a quem favorece???

Acompanho a dúvida do anônimo das 9:57h. Se alguém tiver esclarecimentos agradeço.
Tem associação com ação, denominado da vida inteira, postulando revisao com base em todas as contribuições efetuadas na ativa.
Tendo interesse, por ter exercido trabalho após aposentadoria no bb com contribuições por mais 5 anos, encaminhei consulta ao advogado responsável pedindo esclarecimentos, se em razão de receber da previ valor complementar ao pago pelo INSS, em caso de sucesso se os atrasados seriam do aposentado (por ter ouvido comentários a respeito) e, o acréscimo mensal no valor do benefício do inss se converteria em ganho para a previ que faria uma complementação menor.
Reiterei a consulta e nunca obtive retorno.
Assim, na dúvida, fiquei de fora.
Agradeço a atenção.


Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 9,57 e 10:14,

Eu não tenho essa resposta, para essa pergunta de vocês:

Mas acredito que o dinheiro fique com o aposentado, mesmo porque ele pode optar por receber seu benefício previdenciário do INSS fora do convenio prisma.

Em relação a complementação feita pela Previ essa sim, pode haver mudanças nos cálculos em favor da Previ.

Mas não saberia ao certo o que pode acontecer de verdade, fica nas mãos dos nossos especialistas, que sabemos temos grandes estudiosos desses assuntos no nosso meio e que pode nos ajudar com essa questão.

Anônimo disse...

Rosalina 10.40
Eu já fiz essa consulta e a Previ respondeu que de acordo com o regulamento o benefício do plano 1 é calculado com base nas contribuições e esse valor é chamado de valor global.Desse valor é deduzido o valor do INSS e obtém-se o benefício da Previ.Se houver alteração do valor do INSS o benefício Previ também é alterado pois o valor global não pode ser alterado.Logo se houver aumento do INSS o valor deve ser repassado a Previ.Como o crédito é feito ao aposentado não sei como a Previ procede.Se alguém tiver outras informações nos informe porque é importante.

anonimo disse...

No caso já me informei, os valores atrasados vão para o aposentado através de precatórios ou rpv, e o valor que aumenta do INSS diminuem o valor da previ , assim se houver diminuição do valor do INSS a previ também aumenta a sua parcela .

WILSON LUIZ disse...

Caros colegas, no caso do valor atrasado em ação contra o INSS, não vale a opinião de advogados, pois eles sempre dizem que o valor fica com o associado, já que os honorários deles são o mesmo em qualquer hipótese.

Seria importante termos o testemunho de um colega na prática, em uma ação já decidida, e sabermos qual foi o posicionamento da PREVI em relação aos atrasados.

Anônimo disse...

Tem que ver bem certo isso, pois caso se houver perda da questão, o reclamante conforme regras atuais, terá de pagar as custas processuais e honorário advocatício também da parte reclamada.

Anônimo disse...

Como disseram acima a ação não muda o total (Previ + INSS) pois se o INSS aumenta diminui a Previ.Quanto aos atrasados é certo que serão pagos ao aposentado mas fica a dúvida é se a Previ pode requerer que o valor seja repassado a ela e nesse caso quem entrou com a ação não terá nenhuma vantagem. O aposentado paga o advogado e não fica com nada pois a vantagem é toda da Previ. É preciso verificar muito bem essa ação.

Anônimo disse...

Lá em Bangladesh o momento é crítico. Tento compreender o que levou um aposentado a votar numa chapa ligada a uma ORCRIM, mas não consigo.
Prefiro acreditar que o sistema tenha sido manipulado. Nesses países do terceiro mundo tudo é fraudado. Conseguem a proeza de fraudar a fraude ...
Eles entendem do que estou falando né patrulheiro de Bangladesh?

WILSON LUIZ disse...


MELHOR DEIXAR COMO ESTÁ...

Foram presos ex-diretores do REFER, fundo de pensão dos funcionários da extinta Rede Ferroviária Federal, o rombo é estimado em R$ 300 milhões; só para ter uma idéia, fosse na PREVI e proporcional ao patrimônio, esse valor equivaleria a R$ 20 bilhões.

Aplicaram R$ 18 milhões em um tal
fundo Comanche, parece gozação, mas os escalpelados foram os participantes do REFER.

PLP 268 - o presidente Temer teve que enfrentar uma batalha com os dirigentes de um partido de sua base aliada que queriam reconduzir a cargos de diretores da Caixa Econômica elementos já afastados por suspeita de corrupção; queriam rasgar o próprio regulamento da instituição, que veda indicações políticas para cargos de direção. Imaginem o que estão tentando fazer para se apossar dos fundos de pensão, considerando que o PLP 268, que também vedaria tais nomeações, está dormindo em alguma gaveta, na câmara dos deputados.

POSTALIS ESPERA POR LENIÊNCIA - o banco BNY Mellon está negociando acordo de leniência, o fundo dos correios, o POSTALIS, está de olho, com esperança de recuperar alguma coisa dos R$ 8 bilhões, que foi seu prejuízo por aplicações suspeitas feitas naquela entidade.

ESPERANDO JANEIRO - quanto mais leio coisas como esta, mais me convenço que foi a menos ruim a decisão de manter os diretores da PREVI nomeados pelo banco, vamos aguardar o novo presidente da república que tomará posse em primeiro de janeiro próximo, e que pode mudar tudo.

Anônimo disse...

A Funcef reduziu dia 09/05 a taxa de juros dos empréstimos. Quando serão reduzidos os nossos juros?

Anônimo disse...

Se este blog for fechado não teremos mais nenhum para falarmos de Previ, Cassi, BB. Eram vários mas foram sumindo e agora só temos este (muito valioso) e o outro que deveria chamar "blog das eleições".

Anônimo disse...

A ANABB garantiu para 167 associados, no mês de abril de 2018, por meio da liquidação das ações judiciais, o valor de R$ 4.512.160,34.
Alguém conhece algum sortudo?

Miro disse...

A minha mãe, aos 82 anos de idade, teve um AVC severo, ficando em estado de coma irreversível, com traqueostomia (cânula para respirar), com o lado direito do corpo paralisado e recebendo nutrição por Sonda Nasoenteral, sem perspectiva de se libertar desses aparelhos. Além de acompanhante 24 hs, necessita de uso frequente de aspirador para a higienização da tráqueo, cama hospitalar, inalador, banhos, fraudas, fisioterapeuta, dieta especial,além dos inúmeros medicamentos. Então, foi com esse quadro que o hospital deu alta, ficando por conta da família todos cuidados,inobstante, alguns procedimentos envolverem técnicas de enfermagem e, ainda, os riscos de eventos que envolvam atendimentos de urgência . Tivemos que contar com a ajuda de enfermeiras amigas para nos auxiliar, eis que particular, a diária gira em torno de R$ 430,00. Ah, ela não tem plano de saúde e ficou internada pelo SUS. Home Care é caríssimo. QUALIST, assistência domiciliar, fará visita para avaliação (situação econômico-financeira). Então, desculpem-me, mas aqui (Blog do Sr. Medeiros, do Prof. Ari Zanella e da Sra. Rosalina) é, como PREVIANO que sou, o espaço que tenho para chorar e pedir alguma orientação à vista do Estatuto do Idoso, Justiça, bem como de alguns colegas que porventura passam ou passaram pela mesma situação, etc. Obrigado!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Anonimo 8.09 am 11/05.
O Valmir Camilo publicou um post num grupo se nomeando um beneficiado.

Camilo- Piraju (SP) disse...


FELIZ DIA DAS MAES, a voce e a todas que frequentam o blog. Que Deus continuem iluminando suas vidas.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


PARABÉNS! FELIZ DIA DAS MÃES!

Jeanne disse...

Querida Rosalina, Feliz Dia das Mães !!!

Anônimo disse...

Quantas coisas lindas foram ditas sobre as mães mas é preciso lembrar que infelizmente não cabem a uma boa parte delas.Não são todas as mães que só desejam o bem dos filhos e isso esta provado por milhões de casos.Algumas não só não querem o bem como desejam e até fazem o mal para os filhos. É uma bênção de Deus ter uma boa mãe.

Anônimo disse...

Anon10:26 Está certíssimo. Minha mãe me processou pedindo usucapião do meu apartamento que emprestei pra ela morar. Isso não é mãe.. já tem 5 anos o processo ...

Anônimo disse...

Caríssima Senhora Dona Rosalina,

Por favor, permita-me usar este seu blog, somente por esta vez, para fazer um desagravo para com o Professor e estimado COLEGA, Sr. Ari Zanella.

O Sr. Ari Zanella está fechando o blog para assuntos pertinentes à CASSI e à PREVI, por ter recebido e-mails que atacam sua dignidade.

Fico pasmo com a capacidade de pessoas que se valem, covardemente, do pseudo anonimato, usando IP desconhecido, para atacar a honra de um Colega.

Escrevo como anonimo, mas nunca atingi a honra de quem quer que seja, mesmo por alguns desafetos barulhentos que por estes blogs perambulam.

Uma vez um Colega de Banco me disse uma frase que nunca esqueci, lá pelos idos de 1963, que agora me vem à memória:

"No Banco do Brasil 98% das pessoas que passam nos concursos são gente do bem, mas tem uns 2% que não deveriam estar entre os bons, pois são elementos perniciosos, de mau caráter, personalidades distorcidas para o bom convívio entre os de boa conduta."

Lamento, lamento muito, porque os SR. Ari Zanella sempre defendeu os Colegas com dignidade e respeito, muito mais aqueles que participam da entidade a qual preside, por informações que circulam nos blogs.

Respeitosas e Cordiais Saudações

Ghost Writer




Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Ghost Writer as 8:27,

Eu trabalhei na gestão da ANAPLAB com o combativo e estimado colega Ari Zanella, sei que ele desperta a INVEJA, OLHO GRANDE, RIXAS DO PASSADO E DO PRESENTE COM GENTE COM PODER E TEMPO PARA ENLAMEAR A BIOGRAFIA DESSE grande defensor das PENSIONISTAS e dos Colegas Aposentados.

A ANAPLAB é exemplo de retidão de boa gestão e de eficiência, COMPROVADAMENTE nas duas gestões como presidente do Colega Ari Zanella, PORTANTO não preciso falar muito mais a respeito, sei que esses ataques são orquestrados, são feitos por gente inescrupulosa e que esta ultrapassado no tempo, pensa que com essa atitude vai calar um GIGANTE, vai ganhar esse jogo, mau sabe ele o tamanho da cova que o espera e o depois da cova, seus atos de covardia serão cobrados pelo CRIADOR.

Todos nós perdemos com a mudança das atividades do blog do ARI ZANELLA, mas não acho que ele esta errado não, quando voltamos as baterias contra essas entidades BB/CASSI/PREVI o bombardeio é muito pesado, para quem ganha apenas uma fonte de renda e pequena ainda, somos sacrificados por dizer a verdade e a retaliação é muito pesada, eles querem levar tudo como sempre levaram apenas com os bajuladores e que são muitos e em grande escala, ou aqueles que vive em cima do muro, sempre esperando pelos louros.

E NÓS SOMOS COVARDES POR ACEITAR ESSA SITUAÇÃO DE BRAÇOS CRUZADOS, ESPERANDO O DIA QUE VAMOS VIVER O MESMO DRAMA QUE OUTROS FUNDOS DE PENSÃO, PORQUE FALO COM TODA PROPRIEDADE NÃO TEMOS REPRESENTAÇÃO ALGUMA POR PARTE DOS ELEITOS, SÓ SÃO NOSSOS AMIGOS ATÉ O DIA DA POSSE.

Anônimo disse...

Anon 10.26 e 6.27. Tive o mesmo problema. Comprei um apto. onde minha mãe morou por mais de 30 anos e depois ela se juntou com outro filho para ficarem com o apto. Por não conseguirem só falam em se vingar de mim e eu morro de medo porque existem muitos casos como esse que terminam até em morte. As piores pessoas da minha vida são os familiares liderados por minha própria mãe.

Anônimo disse...

Desculpem a sinceridade mas acho que alumas pessoas tem uma habilidade incrível para encrencar com outras que inclusive já foram grandes amigas.Quando a mesma pessoa briga com muita gente é preciso analisar se não é a forma dessa pessoa se relacionar que está errada e ela fica sempre se colocando como vítima.

Anônimo disse...

Um Samurai não desiste da luta.