11 outubro 2016

Feliz Dia das Crianças



Um dia uma criança chegou diante de um pensador e perguntou-lhe:

Que tamanho tem o universo? 

Acariciando a cabeça da criança, ele olhou para o infinito e respondeu: 

O universo tem o tamanho do seu mundo.

Perturbada, ela novamente indagou:

Que tamanho tem meu mundo?

O pensador respondeu:

Tem o tamanho dos seus sonhos.

Se seus sonhos são pequenos, sua visão será pequena, suas metas serão limitadas, seus alvos serão diminutos, sua estrada será estreita, sua capacidade de suportar as tormentas será frágil.

Os sonhos regam a existência com sentido.

Se seus sonhos são frágeis, sua comida não terá sabor, suas primaveras não terão flores, suas manhãs não terão orvalho, sua emoção não terá romances. 

A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, faz dos idosos, jovens, e a ausência deles transforma milionários em mendigos, faz dos jovens idosos.

Os sonhos trazem saúde para a emoção, equipam o frágil para ser autor da sua história, fazem os tímidos terem golpes de ousadia e os derrotados serem construtores de oportunidades. 

Sonhe!

Autor: Augusto Cury.




DETALHES DE UMA VIDA X SOLIDARIEDADE.

Um amigo nosso, hoje com 80 anos, conta que teve CINCO MÃES, todas importantes na sua vida, e as dificuldades que passou na infância e de como dependeu da solidariedade familiar para sobreviver.

Resumimos sua trajetória para lembrar como a solidariedade é importante,não só familiar, mas também em sociedade.

COOPERATIVISMO é um exemplo de solidariedade que nem sempre é reconhecido como tal.

As poupanças de alguns suprem as necessidades de empréstimos de outros.

ELE CONTA:

Atualmente tenho 80 anos.

Neste período aconteceram coisas bastante importantes que ajudaram para que alcançasse esta idade, que é preciso relatar desde o início.

Nasci em 1935, minha primeira mãe, que me pôs no mundo, morreu em 1938, eu com 3 anos de idade, deixou, além de mim, mais 3 filhos.

Minha segunda mãe, foi minha avó materna, com quem morei até 1940, ano em que meu pai se casou pela segunda vez.

Surgiu assim minha terceira mãe, segunda esposa do meu pai, com essa terceira mãe vivi ate 1942, quando meu pai faleceu.

Essa terceira mãe não teve condições financeiras de nos criar, e assim fomos a procura de outro lar, fui morar com os avós paternos, ganhando então minha quarta mãe, minha avó, aos 7 anos de idade.

Com o falecimento de ambos em 1944, fui morar com um tio, irmão de minha primeira mãe, e sua esposa, que se tornou assim minha quinta mãe.

Embora todas já falecidas, tenho por elas o maior amor, porque cuidando dos lares e da família original, receberam a mim e aos meus irmãos como se filhos fôssemos, de onde se conclui que em um lar onde há AMOR e SOLIDARIEDADE sempre agasalhará aqueles que nele chegarem.

Comecei a trabalhar cedo, mas nunca deixei de estudar, conclui o curso de direito em 1974, aos 39 anos, pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo, e pratico a profissão até hoje.

Autor desconhecido, retirado da revista informativo Crediscoop ano 14 numero 30 Agosto/Setembro 2016.

Gostei muito desta história e queria compartilhar com os colegas, o blog tem tido matérias mais leves em relação a nossa Previ, mas logo voltamos a abordar os nossos assuntos com mais profundidade e o respeito que todos os colegas faz por merecer.

Feliz dia das Crianças e também aos Devotos de Nossa Senhora Aparecida.

Nossa Senhora Aparecida, é a forma como Maria (mãe de Jesus) é carinhosamente chamada no Brasil, país do qual é padroeira.

Ela é reverenciada numa estátua de Nossa Senhora da Conceição, vestida com um manto azul enfeitado e encontra-se exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior do Estado de São Paulo.

Desde 1980, no dia 12 de Outubro é celebrada a festa em sua homenagem em todo o Brasil.      

9 comentários:

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Nasci em 1946. Quando eu era criança o MEU MAIOR SONHO era TER LOGO 18 ANOS, que era para fazer aquilo que OS MAIS VELHOS chamavam de FAZER O QUE NÃO PRESTA (fumar, beber, namorar, entrar no cinema nos filmes para maiores de 18 anos, etc.,.). Ser ADULTO é muito bom, mas PREFIRO SER CRIANÇA pois assim a MALDADE da PREVI não pode me atingir.

joao trindade disse...

Boa tarde, senhora Rosalina

Feliz Dia das Crianças para todos e todas que, como nós, já na terceira infância (idade) passaram por todas as fases e aprenderam pela dureza da vida que faz polir personalidades pelo sofrimento.
Que Deus possa trazer esperança aos nossos netos e netas (talvez bisnetos e bisnetas) para que tenham sonhos que nós um dia tivemos e assim possam sofrer menos as asperezas que muitos de nós sofremos.
Afinal a esperança é a última que morre (e a primeira que nasce).
Saúde e paz!

Rosalina de Souza disse...

PARTE 1

O Banco do Brasil (BB) iniciou ontem o profundo processo de reestruturação que vem sendo planejado desde o início do governo de Michel Temer. Das 27 diretorias, duas foram extintas: a de CRÉDITO Imobiliário (Dimob) e a de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas (Diref), que ficará com a recém-criada diretoria de Governança de Entidades Ligadas. Perderam os cargos 10 diretores do banco e outros cinco mudaram de área. A área de Estratégia da Marca foi cindida para dar lugar às diretorias de Estratégia e Organização e de Marketing e Comunicação.
Além dessas mudanças, O BB deve anunciar nos próximos dias um plano de demissões voluntárias. Os números ainda não estão definidos. Comenta-se nos corredores da instituição que a meta é reduzir em até 18 mil o atual quadro de 115 mil colaboradores. A ideia do governo é tornar a instituição mais leve, o que poderá também reduzir o escopo de negócios.

Aviso

Os 93 funcionários da Dimob foram avisados no final da tarde de ontem que a área será integrada à Diretoria de Empréstimos e FINANCIAMENTO (Diemp), na qual trabalham outras 133 pessoas. O enxugamento será inevitável. O diretor da Dimob, Hamilton Rodrigues, vai se aposentar. As áreas reunidas ficarão sob o comando de Edson Pascoal Cardozo, servidor de carreira do banco, que foi promovido.

A Dimob é extramente simbólica. Foi criada há cinco anos, separando-se da Diemp, quando a economia brasileira bombava e a popularidade de Dilma Rousseff estava nas alturas. Não há dúvidas de que a área perde prestígio dentro do banco. O foco era o MINHA CASA MINHA VIDA, uma das principais vitrines da administração petista. O programa habitacional já vinha perdendo importância há pelo menos um ano na instituição financeira.

O BB é hoje o segundo no mercado de CRÉDITO imobiliário, com 8,63% do mercado, perdendo apenas para a CAIXA ECONÔMICA Federal, isolada em primeiro lugar, com fatia de 51,72%. Mesmo com a diferença grande, o BB tem uma carteira respeitável, de R$ 53 bilhões em empréstimos. Isso tende a diminuir muito nos próximos anos, com a mudança de foco da instituição.

Rosalina de Souza disse...

Parte Final.

A diretoria de Entidades Ligadas, que será comandada por Cícero Przendsiuk, ficará subordinada à vice-presidência de Finanças e passará a acumular as funções da extinta Unidade de Gestão de Entidades Ligadas. A área será responsável pelo relacionamento com a Previ, fundo de pensão dos empregados da estatal, com a Cassi, plano de saúde dos empregados do banco, e com a Economus, fundo de pensão dos funcionários da Nossa CAIXA, comprado pelo BB.

Todas as alterações foram aprovadas pelo Conselho de Administração do BB. O colegiado, presidido pelo secretário-executivo da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia, também deve promover trocas nas vice-presidências. O processo tem sido conduzido pelo presidente do banco, Paulo Rogério Caffarelli, com respaldo do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Fernando Florencio Campos passará a comandar a diretoria de Mercados de Capitais e Infraestrutura. O chefe da diretoria de Tecnologia será Gustavo de Souza Fosse. A diretoria de Agronegócios passará a ser comandada por Reinaldo Kazufumi Yokoyama. Para a diretoria de Marketing e Comunicação foi designado Alexandre Alves de Souza. Fabiano Macanhan Fontes será diretor de Soluções de Atacado; José Eduardo Moreira Bergo, de Segurança Institucional; Marco Túlio de Oliveira Mendonça, de CRÉDITO; e Márvio Melo Freitas, de Controladoria.

Técnicos envolvidos na reestruturação do Banco do Brasil dizem que todas as mudanças buscam a sobrevivência do banco, que perdeu muita competitividade nos últimos anos. A rentabilidade média caiu à metade, de cerca de 14% para 7% ao ano.

Caffarelli tem comentado com interlocutores que é inconcebível o maior banco do país estar tão distante de seus concorrentes privados. Atribui-se no governo e no BB a perda de competitividade ao uso da instituição durante as administrações petistas para promover políticas equivocadas de CRÉDITO. O atual presidente, funcionário de carreira do banco, foi secretário-executivo de Guido Mantega no Ministério da Fazenda.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE - DF

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


As CRIANCINHAS tiveram HERODES, APOSENTADOS/PENSIONISTAS têm MARCEL J. BARROS.

Fernando Lamas disse...

NINGUÉM É EXCLUÍDO DO AMOR DE DEUS!
Cara colega Rosalina e demais colegas, saudações cordiais.
É sábia e prudente uma nação que protege e promove a infância, porque ela renova a vida e, afinal, sucederá a geração presente.
Amiga, temos que ter presente a História. De fato, em meados de outubro de 1717, três pescadores realizavam o seu ofício, no Rio Paraíba do Sul, Guaratinguetá(SP), exaustos e desesperançados, após longa jornada, pois o fracasso da pescaria era nítido. De repente, algo surpreendente aconteceu: no lugar dos peixes, veio uma estátua, mutilada, NEGRA, sem a cabeça; sim, uma obra humana que, depois, viram tratar-se de uma Santa, a Imaculada Conceição, pois em posição de oração. Depois, mais surpresa. Lançaram a rede e, agora, AINDA, no lugar dos peixes, a cabeça que completou a estátua. Não desprezaram os achados e os deixaram de lado. Quase que num último esforço, lançaram a rede e nova surpresa: uma abundância de peixes, antes sumidos, lhes premiou a dura jornada. Inevitável, os fatos ligaram-se: ANTES, peixes sumidos, quase desistiram e, DEPOIS da estátua APARECIDA, o fracasso tornou-se alegria e vida.
Caros colegas, embora esse fato seja histórico, concreto, ou seja, aconteceu mesmo, A SUA LEITURA PLENA É NO CAMPO DA FÉ. Inexplicável, pela natureza, aquela inversão, repentina: peixes sumidos e, depois, abundância de peixes. O povo entendeu e a Igreja aceitou, como verdade de fé: a imagem, APARECIDA, da Imaculada Conceição trouxe, junto dela, os peixes que, traduzindo, podem ser entendidos como a vida , luz, paz, alegria, justiça e o bem comum, valores esses tão caros e urgentes, para todas as sociedades. Porém que fique bem claro: ali, naquele fato histórico e, humanamente, inexplicável, na realidade, pela fé, a Igreja acredita que o Senhor Altíssimo agiu, através de Maria, a Mãe de Jesus. O Senhor Absoluto não precisa e não depende de alguém, mas quis, naquele momento, usar de Maria, a Mãe de Jesus, como canal da Sua graça, isto é, a realização do milagre foi, como sempre, do Altíssimo, origem de todo o bem.
Na vida da Igreja, a imagem foi denominada Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
Respeitavelmente, é sabido que isso tudo é ignorado ou repelido, por quem pensa e crê diferente.
Cara amiga, olhando, para a nossa comunidade, neste dia de recordação do milagre das águas, eu renovo a minha esperança e recomendo o mesmo a todos, para que creiamos que "a nossa rede", em algum momento, será lançada e, dela, colheremos a vida , luz, paz, alegria, justiça e o bem comum que aqueles pescadores, cansados e desesperançados colheram. Para eles, os pescadores, a hora da graça chegou. Para a nossa comunidade, também, chegará. Digo mais: coragem, particularmente, a todo o povo brasileiro, pois a cada dia, a cada hora, a hora da graça pode acontecer, porque, mesmo que pareça que o bem("a pescaria") sumiu, a vida prevalecerá, porque não estamos sós, abandonados, não somos órfãos. Somos família, temos um Pai e uma Mãe, porque, se acreditamos que Jesus é nosso irmão, Maria, a Sua mãe, é a nossa mãe.
Por fim e pedindo muita desculpa, pelo alongamento, quero reforçar que ninguém é excluído do amor de Deus, da Sua misericórdia. Ninguém, rigorosamente, ninguém! Mais: ninguém, também, é desafortunado do abraço e do colo de Maria, a Mãe de Jesus, a Qual foi bem clara, a certa altura: "fazei tudo o que Jesus lhes disser"(Jo 2,5).
Muito, muito obrigado, por manter este espaço que, muitas vezes, é canal da graça divina quando traz a luz, o bem, a verdade e a justiça.
PAZ E BEM!

"Jesus, vendo sua mãe e, perto dela, o discípulo que amava, disse à sua mãe: 'Mulher', eis aí teu filho e, ao discípulo, disse: 'Eis aí a tua mãe"
João 19 25-27

Anônimo disse...

Ação IR 1/3 Previ/Anabb:
INCLUÍDO NA PAUTA DE JULGAMENTO DO DIA 24.10.2016

joao trindade disse...

Bom dia, senhora Rosalina e colegas.

O Brasil dos pobres nunca irá melhorar, pois o Brasil dos ricos não quer e não vai deixar. Vivemos somente pela graça de Deus. Não é à toa que os blogs estão sumindo ou reduzindo seu conteúdo. Deus nos ajude.

José Lagoa disse...

Sr. Fernando Lamas,
Você escreveu com muita propriedade. Sabemos, claro, que não foi a carne nem o sangue que te inspirou, mas o Espírito da Verdade que o fez. Por isso respira-se vida em cada palavra que escreveste.
É pela devoção à Mãe de Cristo e nossa também que acreditamos que Deus derrubará do trono os poderosos e exaltará os humildes. Os maus por si se destroem; e os mansos possuirão a terra.