22 outubro 2016

Eremildo, o Idiota





Eremildo, o Idiota

(Uma fábula de Isa Musa de Noronha)

            Eremildo é um idiota. Mora em um Fundo de Pensão na maior pindaíba e passa os dias a vigiar o senhorio, pra ver se da mesa dele caem algumas migalhas para seu prato. O pior é que Eremildo não precisava disso!

            Como inquilino desse Fundo de Pensão, paga pontualmente seu aluguel, cumpre com todas as suas obrigações, exceto votar nas assembléias dos condôminos. É que, idiota, Eremildo não acredita que votação alguma vai melhorar seu Fundo de pensão. Outros condôminos já tentaram abrir os olhos de Eremildo: "olhe, meu amigo, o senhorio só faz o que lhe dá a telha porque a gente se omite, não comparece às assembléias, não se candidata a síndico e nunca estamos a fim de votar em algum outro condômino que não seja da panela do síndico ou do senhorio”.

            Com tal omissão, o senhorio deita e rola e o síndico e seus comparsas não ficam atrás. Mas Eremildo é um idiota, não se esqueçam. Sobrinho da velhinha de Taubaté, passa os dias dizendo que vai fazer e acontecer, mas não tira o traseiro da poltrona. Todo dia 20, corre a conferir o que o síndico e o senhorio botaram em sua conta. É que o Fundo de Pensão é assim mesmo... Ganha tanto aplicando o que lhe pagam os condôminos que pode se dar ao luxo de, mensalmente, molhar a mão dos moradores do Fundo de Pensão.

            Completamente idiota, Eremildo achou o maior barato quando o senhorio (e o síndico) deixaram de cobrar dele todo mês o aluguel.

"Criamos um fundo de reserva", anunciaram, eufóricos, o senhorio e o sindico... Idiota, Eremildo ficou super feliz e sequer cogita de que um dia a lagoa pode secar.

            Enquanto isso, as mesas do senhorio e do síndico transbordam de migalhas, mas todas elas caem nas mãos de terceiros: é financiamento de campanha para o partido da simpatia deles, é comprando micos. Compraram tantos micos que quem passa lá pelas bandas de Botafogo acha que está entrando no "planeta dos macacos". Compram de tudo, é avião caindo, navio afundando, hotel falido, resorts em praia deserta e cheia de coral, hospital tombado pelo patrimônio histórico e até parque temático em cidade de peregrinação religiosa. É que, enquanto Eremildo é um idiota, o senhorio e o síndico são muito espertos.

            Como todo idiota, Eremildo sequer se mira no exemplo danoso de seus vizinhos; outros condôminos que moravam em um outro Fundo de Pensão. Os coitados, tão idiotas quanto Eremildo, fecharam os olhos a mil e uma travessuras do senhorio deles que um dia a pensão fechou e foram todos despejados: sem teto, sem sequer receber as migalhas mensais...

            De vez em quando, senhorio e síndico se reúnem às portas fechadas em belas poltronas de couro, entornam uísque e se embucham de acepipes tramando que novas maldades vão fazer com seus inquilinos... Idiota, Eremildo fica cá de fora, na calçada em frente ao Fundo de Pensão apurando os ouvidos para ouvir as gargalhadas. Enquanto isso, entre as sombrias paredes do palácio, senhorio e síndico combinaram com o poder federal uma ação de despejo que em breve botará no olho da rua o idiota do Eremildo....

(Obs.: "Eremildo, o Idiota" é um personagem de Elio Gaspari. Tomei emprestado dele, o nome, porque esse ai, de minha criação, é inquilino de um fundo de pensão).



Fonte: BLOG OLHAR DE CORUJA:
http://olharcoruja.blogspot.com.br/

27 comentários:

Anônimo disse...

Prezada Rosalian,

Dona Isa, pergunto se,
Senhorio = BB?
Síndico = Previ?
Eremildo = aposentados?
Somos todos Eremildos?
Só para entender...

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 9:02

Mais claro impossível.

Seguiu as pistas CERTAS.

Parabéns,

Somos todos INDIOTAS, PEDINTES DE ES, E VENDO O BAQUETE PARA UNS POUCOS.

Anônimo disse...

Quer dizer que em breve estaremos sem salário.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:00,

Hoje 12.000 colegas estão sem receber seus proventos, porque tudo fica para descontar os empréstimos e cdc.

Mas se a Previ continuar os desmandos, logo seremos um AERUS, FUNDO DE PENSÃO QUE NÃO TEVE COMO PAGAR SEUS BENEFÍCIOS, estamos as voltas de um DÉFICIT DE 2,9 BILHÕES PARA SER EQUACIONADO, pagamento de BÔNUS AOS ILUMINADOS GESTORES, MUITOS INVESTIMENTOS RUINADOS, FIM DO BET ANTECIPADO, QUEBRA DE CONTRATOS, DOAÇÃO DE 7.5 BILHÕES AO PATROCINADOR COM A RESOLUÇÃO CGPC-26, eleições que nada representa para nós, que estamos votando em quem some e não nos REPRESENTA, depois de eleitos vende seu voto para o patrocinador, não exerce representação para resolver os nossos problemas, temos que viver de olhos bem abertos, se não daqui a pouco o RESTO PODE FALTAR NO DIA 20.

Anônimo disse...

Senhora Isa Musa,

Com sua permissão Dona ROSALINA, preciso saber de que lado está a Senhora Isa, pois aquela Dirigente, participou do BET, com o Sr. Paulo Bernardo, segundo informações veiculadas em blogs, o Banco levou 7,5 Bilhões e nós não levamos toda a quantia acordada.

Humildemente peço esclarecimentos da Sra. Isa Musa.

Anônimo disse...

Não voto enquanto houver esse sistema que permite a "dança das cadeiras".
Não voto para referendar ou perpetuar esse vicio. Por não compactuar com isso é que não vou aceitar que se classifiquem de idiotas quem sabe que esse status só interessa a quem vive dele se beneficiando, ou melhor a quem se beneficia dizendo ser defensor dos inteligentes que votam,e aplaudem cada novo presidente representante do senhorio.
Há inteligentes que estão na "luta" ( ? ) a décadas e se fossem inteligentes capazes alguma coisa teria mudado e não estaríamos, como dizem, a esperar migalhas.
Não aceito ser chamado de idiota, pois, até agora não assinei nenhum acordo ou memorando de intenções a quem ficou com metade do meu lucro. Não "fiz" a doação. Quem fez argumentou que era melhor metade do que nada. Isso é ser inteligente ? Ou um Eremildo que levou um "passa moleque " ?
Como afirma a querida e autentica senhora Rosalina, agora às 10.28 hs : "...eleições que nada representa para nós, que estamos votando em quem some e não nos REPRESENTA...

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o colega das 11:04.
Só Deus poderá nos ajudar, nem que para isso seja necessário abreviar nosso tempo por aqui, já que somos considerados peso-morto pela Previ e seu senhorio.

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog,

As vezes a gente tem que colocar uma fábula como esta que a Isa Musa de Noronha, reproduziu, para nos mesmos nos afirmar como seres humanos que somos, idoso nesta Pátria é completamente desrespeitado em todas as repartições do poder, Executivo, Legislativo e principalmente no Judiciário.

Como pode uma Ação de limitação, como a 30% Consignado, demorar 3 anos sem solução?

Como pode uma Previ, um fundo de pensão não cumprir uma lei como a do consignado, lei 13.183, de 2015, e agora em 25/10/2016 mudar o sistema que se enquadra, como é permitido dentro da Lei.

Como pode Colegas Eleitos, por nós, não nos representar, simplesmente sumir, sem nenhuma satisfação, somos tratados como PESO-MORTO como o colega de 11:48 tão bem explicou no seu cometário.

Fico machucada na alma, quando vejo um relato como do nosso colega Lourival, que luta para ter seus direitos respeitados, enquanto acha meios de sobreviver e dar dignidade a sua família, ele e outros 11.999.

A dignidade da pessoa humana, prevista no artigo 1º, inciso III da Constituição Federal, constitui um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito, inerente à República Federativa do Brasil. Sua finalidade, na qualidade de princípio fundamental, é assegurar ao homem um mínimo de direitos que devem ser respeitados pela sociedade e pelo poder público, de forma a preservar a valorização do ser humano.

Esse é meu único desejo para a Previ(DIRIGENTES), QUE ESSES SENHORES E SENHORAS, FAÇA SÓ O CERTO, NADA MAIS.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
A senhora disse para mim que enquanto o juiz não der a limitação da da ação dos 30 por cento, a PREVi poderá acatar meu pedido de empréstimo caso seja possível a partir do dia 25 deste mês.Não acredito muito nisso haja vista que a própria Cooperforte negou para mim o agendamento do 13 salário para quitação em abril/17.E olha que a ação nem saiu e nem houve limitação
Deus queira que a PREVi acate meu pedido caso tenha margem o que não acredito que aconteça
Lourival

Anônimo disse...

Votar em quem?

PLP 268 JÁ!

Idiotas são aqueles que ainda dão boa vida para um monte de oportunistas.

Como diz o sábio Filósofo Raimundin: "Se eleição mudasse alguma coisa seria proibida".

Dinheiro, poder, "notoriedade" são os únicos objetivos desses candidatos profissionais.

Lembram da ADIN colocada no escaninho errado? Nossa solução está em atitudes como a da Dona Rosalina no MPF, Valisney, Sérgio Moro. No mais as décadas de embromação falam por si só.
E ainda arrisco dizer que, se a Greenfield tivesse a mesma estrutura da Lava Jato certamente chegaria em associações caça níquéis e sinicatos. Fica a esperança das duas operações se cruzarem em algum momento, pois com o Juiz Sérgio Moro não tem acordo...

Anônimo disse...

Rosalina,
PEDINTES DE ES - falou exatamente como me sinto.Que humilhação!

Anônimo disse...

Sobre a questão colocada acima de quem tem ação 30% acho que a previ pedirá a desistência da ação para poder ter as novas regras.Mas talvez nem precise porque ela própria poderá informar na ação que já está cumprindo a lei.

Anônimo disse...

A questão é com a retirada da Cooperforte, Alpha, etc...da folha a PREVi pode alegar que está cumprindo a lei.E quem tem Cdcs debitados em c/c, esses valores não transitam na folha e pelo que eu sei a prestação do ES deverá reduzir ainda mais com as dívidas em conta corrente.Como desistir da ação da Previ se tem também com o BB?
Carlos

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Carlos,

Ainda não da para saber o que a Previ vai fazer de fato, concreto até agora só temos a informação que o ES e a Carim vão seguir as regras da lei do consignado descontando 30% da renda DISPONÍVEL.

Com esta norma, a Previ enquadra os seus produtos dentro da lei.

Agora qual é a regra de TRANSIÇÃO?

A Previ vai continuar cumprindo os contratos de terceiros na nossa folha de pagamento, esses agentes vão migrar seus recebimentos para a conta corrente no Banco do Brasil? de fato a Previ se enquadra na lei, mas os descontos continuam sendo os mesmo, agora direto na conta corrente.

Penso que as ações 30% consignado, ainda vai ter seus desdobramentos, porque ela age de fato nos direitos individuais de cada um de nós, mas até agora tudo é apenas ESPECULAÇÃO, até que a Previ explique a tal da REGRA DE TRANSIÇÃO.

Sem a resposta desta pergunta, nós ficamos sem respostas para as demais perguntas que ainda vão surgir como as que você tão bem colocou.

Anônimo disse...

Pelos comentários parece que o entendimento é que a Previ vai calcular a MC do ES em 30% sem considerar Cooperforte, AlfaCash e outros.No meu caso a minha margem do ES está e sempre esteve dentro dos 30%. A soma de todos os débitos é que ficou muito acima dos 30%. Por outro lado a ação 30% pede o limite enquadrando todos os empréstimos e o Prof.Ari está dizendo no blog que essa ação não será mais necessária.Será que os demais empréstimos ficarão fora da margem de 30% como estão entendendo?

Anônimo disse...

A enrolada ação IR 1/3 Previ/Anabb está na pauta de julgamento amanhã (24/10). Por acaso o desembargador Marco Augusto de Sousa foi menor aprendiz do BB em 1981

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 2:21,

Vamos a nota da Previ:

Margem consignável para concessão de Empréstimo Simples:

A partir do dia 25 de outubro, margem do ES será de 30% da remuneração disponível. O parâmetro já é utilizado nas concessões do Financiamento Imobiliário.

O que é a margem consignável disponível:

Que corresponde à diferença entre a renda bruta e as consignações obrigatórias.

Entendo como desconto Obrigatório:

Contribuição a Previ.
contribuição a Cassi.
CAPEC.
Imposto de Renda.
Pensão Alimentícia.

Entendo como Facultativas, e que com a mudança feita pela Previ, nos prejudicou:

Cooperforte
Crediscoop
Fhe poupex
Financeira alfha
Entidades conveniadas(associações que descontam na folha).

Na soma do ES A PARTIR DE 25 DE OUTUBRO, na minha opinião essas somas vão estar fora, porque a previ após a regra de transição( que ninguém sabe o que é ainda) vai ficar apenas com os seus produtos no contra cheque.

Então fica claro que vai sair estas margens negativas do nosso contra cheque e vai ficar para os produtos da Previ 30% da remuneração dispensável(VALOR BRUTO - AS OBRIGAÇÕES OBRIGATÓRIAS).

Caso contrário, em nada vai mudar a forma como esta sendo feito o calculo apresentado atualmente no nosso contra cheque.

Rosalina de Souza disse...

Vou dar meu exemplo como acho que vai ficar:

Recebo da Previ Verba P300 valor 6.096,17.

Desconto Obrigatório:

Cassi valor de 275.34
Imposto de renda valor de 307,11

VALOR DOS DESCONTOS OBRIGATÓRIOS: VALOR DE 582,45.

MARGEM LIQUIDA DISPONÍVEL: 5.513,72 VEZES 30% 1.654,11

ESTA VAI SER A MARGEM MINHA NO EMPRÉSTIMO SIMPLES A PARTIR DE 25/10.

Prestação atual que pago: 1.429,70 abre se então margem de 224,41 para novo empréstimo ou renovação do atual.

Acredito que esses não serão mais considerados para o calculo da margem consignável disponível para o Empréstimo Simples:

Empréstimos facultativos que desconta na minha folha de pagamentos:

FHE POUPEX - 911,96
CREDISCOOP - 720,01
COOPERFORTE- 560,67
ES-ATUAL - 1.429,70

MINHA MARGEM ESTA NEGATIVA NO CONTRA CHEQUE EM 2.138,83.

Anônimo disse...

Aguardemos o dia 25 porque o X da questão é o que será feito com os outros empréstimos. Se forem jogados para qualquer lado simplesmente para a Previ cair fora as ações judiciais devem continuar.

Anônimo disse...

Rosalina, me diz como fica pra quem tem o financiamento IMOBILIARIO.

Anônimo disse...

Estimados Colegas do Plano 1,

Vocês viram a tabela divulgada pela PREVI nos Resultados do 3º trimestre de 2016 ? Viram que nossas Reservas Matemáticas eram R$ 135,86 bilhões em 31/12/2015 e agora em setembro/2016 subiram para 143,783 bilhões ???

Isso tem a ver com a alta da inflação (INPC). Combinando com os valores totais de nossos ATIVOS,ultima divulgação foi em 31/07/2016 e estavam em R$ 159,6 bilhões....Acreditamos que em agosto e setembro poderiam estar em R$ 161 bilhões!!!!

Dessa forma, daqui menos de 2 anos, tais cifras serão equivalentes, pois todo nosso Patrimônio será igual a Reserva Matemática, restando apenas vender os ativos, para pagar nossos benefícios, que estão alcançando rapidamente R$ 1 BILHÃO POR MES....(só de rendas é impossível cobrir as despesas).

uRGE TREINAR VENDEDORES, NA PREVI.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 7:52,

Eu ainda não sei como vai ficar os demais empréstimos com a tal regra de transição, penso que os aposentados e pensionistas da previ que tenha o desconto dos 2,vai ter o alongamento dos débitos para enquadrar na folha, dentro dos 30%,mas vamos esperar as novas explicações que deve vir, até Janeiro, quando de fato entra a nova regra de transição, tudo aqui é especulação, porque nem a margem líquida disponível sabemos como vai ser, só depois de feito a simulação que vamos saber o que de fato mudou e se mudou.

Anônimo disse...

Para que fabulas? Se se ela tmb nada faz?

Anônimo disse...

Importante registrar que IDIOTA é aquele bobo que sabe a inteligência que tem.

Anônimo disse...

Corrigindo a mensagem anterior: IDIOTA é aquele bobo que NÃO sabe a inteligência que tem.........

Anônimo disse...

XIIIIIIII !!!!!!!
ERROU !!!!!

Anônimo disse...

O colega das 9:13 está certo.
Palavras são palavras.
Fábulas Esopo foi o pai de todas elas.
Ninguém tem feito nada além disso.