08 maio 2016

ROL DE PROPÓSITOS DOS INTEGRANTES DA CHAPA 5 SEMENTE DA UNIÃO NA PREVI



1) SER apenas um Movimento, com livre trânsito por todos os segmentos representativos dos associados da PREVI e da CASSI, observando sempre este Rol de Propósitos e o Código de Ética. Não se pretende ser mais uma organização concorrente das que já existem, mas atuar complementarmente nas lacunas  deixadas por elas e na cobrança de providências.


2) ORGANIZAR arquivos de endereços eletrônicos de todos os associados da PREVI e da CASSI, em especial, dos aposentados e pensionistas.


3) PARTICIPAR e incentivar a participação de todos nos processos eleitorais da CASSI, da PREVI e das diversas Associações, seja organizando chapas ou  chamando colegas para candidaturas avulsas, quando for o caso.


4) PROMOVER E INCENTIVAR estudos, análises, sugestões e críticas relativas ao desempenho da PREVI e da CASSI na consecução de seus objetivos estatutários e legais. Os estudos e análises deverão ser efetuados tanto por integrantes do Movimento Semente da União quanto por terceiros, privilegiando-se, neste caso, especialistas de notório saber na matéria.



5) BUSCAR formas de despertar os aposentados e pensionistas para participarem dos processos eleitorais.



6) DESENVOLVER mecanismos próprios e/ou cobrar das Entidades existentes que divulguem de forma massificada os problemas que estejam afetando ou venham a afetar a PREVI e a CASSI.



7) INCENTIVAR rotineiramente a UNIÃO entre as incontáveis entidades representativas, mostrando-lhes que o trabalho individual/isolado desenvolvido por elas tem se revelado pouco produtivo e que UNIDOS teremos muito melhores chances de sucesso.



8) ESTIMULAR a busca da participação conjunta das associações de participantes de outras entidades fechadas de previdência privada de expressão nacional, visando à defesa dos interesses comuns.


9) FOMENTAR a discussão dos assuntos de interesse geral, ligados à PREVI e à CASSI, e coibir os debates sobre assuntos de ordem política partidária e religiosa.



10) COORDENAR, através do seu Conselho Gestor, as atividades e padronizar, naquilo que possível, a administração do Movimento SEMENTE DA UNIÃO.


11) ENCAMINHAR, quando oportuno e necessário, artigos, pareceres e opiniões fundamentados e conclusivos, aos gestores e autoridades competentes para normatizar e gerir a CASSI e a PREVI, com objetivo de preservar estas entidades e prevenir direitos de seus associados.



12) COBRAR, através de seu CONSELHO GESTOR, dos órgãos legalmente constituídos, como ouvidorias, auditorias, corregedorias, Tribunais de Contas, Ministério Público e outros, providências quanto a atos de improbidade administrativa, gestão temerária ou fraudulenta, procedimentos não regulamentares, não estatutários e ilegais, e outros delitos comprovadamente praticados e dos quais o Movimento Semente da União tenha tomado conhecimento.

VOTAÇÃO DE 13 A 27 DE MAIO 2016.

NAS ELEIÇÕES PREVI 2016, VOTE NA CHAPA 5, SEMENTE DA UNIÃO NA PREVI.

17 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do item 12. Sem cobrar dos órgãos e entidades que tenham poderes para intervir ficam chovendo no molhado e alegando que não podem fazer nada.Quando não conseguirem resolver o que se pretende precisam apelar para órgãos que podem. Precisamos cobrar essa postura.

Anônimo disse...

Como tudo neste país não é sério, não acredito que haja mudanças que favoreçam os associados, pensionistas e aposentados.
Decisões são tomadas na calada da noite para fazer o que não prometem e essas decisões nunca atendem os interesses dos votantes.

Anônimo disse...

Acho que existe um pacto entre as chapas concorrentes na eleição da Previ, porque nenhuma se pronuncia sobre o ES do Plano 1, salvo engano.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega das 7:51 Anônimo,

Eu acredito que o Empréstimo Simples,da forma como é cobrado, onde o saldo devedor nunca diminuem, e a forma como resolveram tratar a margem consignável, englobando todas as verbas de empréstimos e financiamentos dentro do limite de 30%, foi para por fim nos pedidos de empréstimos.

Veja que em 18 meses, ou seja em um ano e meio, ninguém mais teve condições de contratar o ES, e creio que mesmo com a mudança do ES hoje para 180 meses, pouca coisa mudaria, pois meu empréstimo reescalonado em 120 prestações, teria diminuição de pouco mais de 120 reais.

Acredito que por esse motivo nenhuma das 5 chapas concorrentes, prometeram milagres para o ES, porque não existe mais milagre para o ES, como bem disse a Colega Leopoldina Correia, nossos benefícios não comporta mais pagamento de empréstimos, estamos tão defasados, que nenhum empréstimo salva a nossa situação econômica vivida nestes últimos tempos.

Nossos benefícios estão cada dia valendo menos, o dinheiro acaba no mesmo dia, alias na mesma hora que vamos ao caixa do banco e temos que escolher qual conta vamos pagar, e quais vamos largar dependurada para o próximo pagamento.

É triste mais é essa a nossa verdade, da CHAPA 5 SEMENTE DA UNIÃO NA PREVI, SE VOTAR, NÃO CONTE COM NOVIDADES SOBRE O EMPRÉSTIMO SIMPLES, PORQUE O CANDIDATO A DIRETOR FARACO, FOI MUITO CLARO QUE NÃO É SUA BANDEIRA LUTAR POR MELHORIAS NO EMPRÉSTIMO SIMPLES, NA OPINIÃO DELE O MODELO JÁ TEVE SEU MOMENTO DE GLÓRIA, AGORA A PREVI NÃO PODE ABRIR MÃO DE NENHUM CENTAVO, E NA OPINIÃO DELE AS TORNEIRAS DO ES- RACIONALIZOU.

Se esta chapa ter o seu voto, saiba que isso nunca poderá cobrar, pois é a verdade nua e crua.

Por isso que sempre disse que das 5 chapas, verdadeiramente não me sinto representada por nenhuma delas na sua totalidade, mas não acho justo deixar de participar do pleito, tão importante para fisgar o MARCEL J. BARROS e por ele para fora da PREVI.

Esse é o meu maior objetivo, ter esse Diretor fora dos quadros da Previ a partir do dia 02/06/2016.

Anônimo disse...

Com tantas chapas disputando não sei se o Sérgio Faraco obterá vitória nas eleições que se avizinham, mas tenho certeza que ele é a pessoa indicada para a Diretoria de Seguridade: sério, honesto, profundo conhecedor de previdencia complementar, em especial no que se refere à PREVI.

E, quanto ao ES, não tirará nenhum coelho da cartola, mas como a linha de crédito é uma das de melhor rentabilidade da PREVI, com certeza deverá buscar assessoria para melhorá-la no que for possível. Pode até demorar um pouco, mas é quase certo que mudanças em nosso favor virão.

Pensando desta forma, positivamente, é que votarei na chapa 5.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,

Repasso aqui a postagem do colega Gerardo Santiago, no facebook, sobre todas as Chapas e concordo totalmente com ele, acrescentando que a Chapa 5 tem também candidatos do PREVI FUTURO. E digo mais, meu apoio a Chapa 5 - SEMENTE DA UNIÃO NA PREVI

Daqui a poucos dias começa a votação para a PREVI. Cinco chapas disputam os nossos votos para preencher uma vaga de diretor de seguridade, duas de conselheiro deliberativo e respectivos suplentes, uma de conselheiro fiscal e seu suplente, além daquelas nos conselhos consultivos dos planos de benefícios, estes últimos sem poderes legais e estatutários de gestão ou fiscalização.

Confesso que nenhuma das chapas me empolga. Li com atenção a declaração de não apoio a qualquer uma delas divulgada pela Juliana Donato, a representante dos funcionários no CA do Banco do Brasil e que vem realizando um excelente mandato. Ela levanta questões muito pertinentes, mas mesmo assim não me parece que a situação imponha ou pelo menos recomende a abstenção ou o voto nulo Passo a analisar as chapas.

Começo pela primeira chapa a ser descartada, que é a de número 3, da Articulação Sindical do Neo PT. O motivo é simples: a experiência prática a reprova. Trata-se da chapa do atual diretor Marcel Barros, que fez campanha há quatro anos atrás propondo a incorporação do BET e depois apunhalou os aposentados pelas costas. Também é a chapa do atual presidente do Conselho Fiscal, Odali Cardoso, que foi incapaz de aprovar qualquer ressalva nos relatórios da PREVI contra o pagamento do "bônus abutre" aos diretores, isto mesmo sendo detentor do voto de minerva no CF. Ele agora é candidato ao Conselho Deliberativo. Enfim, a chapa 3 não merece ser votada porque o balanço da atuação dos grupos e pessoas que a compõem é muito negativo.

A seguir, descarto também as chapas de número 2 e 4, ambas compostas por pessoas ligadas ao campo da oposição de direita ao Neo PT, o pessoal do PSDB, do PPS e adjacências. Tal como a 3, essas aí também são chapas de figuras carimbadas que vivem pulando de entidade em entidade e pouco ou nada realizam efetivamente em defesa de nossos interesses. Além disso, se até agora alguém ainda poderia enxergar alguma finalidade no voto neles para não permitir que os neopetistas dominassem tanto o setor da direção da PREVI nomeado pelo banco como aquele eleito pelos participantes, com o impeachment de Dilma isto não faz mais sentido algum.

Sobram as chapas 1 e 5. Na primeira vejo algumas propostas corretas e necessárias, como a realização de auditoria sobre decisões que foram tomadas e prejudicaram a PREVI, por exemplo. Por outro lado, percebo na chapa uma visão um tanto tecnocrática e constato a presença de colegas que fizeram campanha aberta por Aécio,por exemplo, o que me faz ficar com um pé atrás. Sendo assim, o meu apoio e o meu voto vai para a CHAPA 5, do movimento Semente da União, que é a que aparece como sendo a mais crítica à atual situação da PREVI e que apesar de suas limitações (ser uma chapa praticamente só de aposentados do Plano 1, por exemplo) é a mais independente dos mesmos interesses de sempre (governo, banco, etc) que interferem na PREVI contrariamente ao que é melhor para nós, os participantes.

Anônimo disse...

Por tudo o que foi feito nas administrações anteriores, pelos nomes postos e, por tudo o que tem sido dito e analisado:
Aguardo o PL 388 disciplinador do sistema administrativo dos fundos.

Anônimo disse...

Sra.,Rosalina,

Entendo que o ES só nos endivida e cada vez mais nos moldes colocados, de juros, correção e não pelo fato de ser um empréstimo esgotado.

DEVEMOS VOTAR NA CHAPA QUE NOS DISSER QUE HAVERÁ CORREÇÃO DAS APOSENTADORIAS E DAS PENSÕES. ISTO SIM TEM SOLUÇÃO PARA OS ENDIVIDADOS IDOSOS, QUEM SABE SOB A ALCUNHA MALFADADA E PERVERSA DE 'VELHINHOS TRAMBIQUEIROS'.

QUEREMOS AUMENTO DIGNO E CADEIA PARA OS QUE MALVERSARAM O PATROMONIO DOS IDOSOS, CONSTRUIDO EM DECADAS DE CONTRIBUIÇÃO, MEU CASO PRÓXIMO A 6 SEIS DECADAS.

Assino: um velhinho consciente tremendamente indignado, até mesmo para usar a bengala em defesa própria e de sues colegas.
Saudações MEU VELHO, OUTRORA DIGNO e SAUDOSO BANCO DO BRASIL S/A.

Anônimo disse...

O Diretor Faraco pode estar certo em não prometer melhorias no ES simplesmente porque os consignados da folha da Previ ultrapassaram muito o limite legal.Mas o que a Previ DEVE fazer juntamente com os credores autorizados por ela é apenas respeitar o limite legal dos descontos.

Anônimo disse...

Cara Rosalina, acho que o candidato Faraco está certo em não prometer coisas, que não podem serem cumpridas como o ES, mas, ele que se cuide, porque quer nós queiramos o Marcel MC, para a situação fez até muito no ES, na última hora é que se borrou, com o negócio da MC e do EI, pois alijou todo o mundo da concessão do ES. Mas ele fez e é candidato.

O que eu quero ver é o candidato Faraco, ser macho para acertar a injustiça da MC e principalmente do EI, pois o imobiliário não entra na lei dos consignados, pois no meu modo de ver é justiça para cima da Previ, a história da MC e do EI é "tiro dado, bugio deitado tche!!!"

Pois a Previ prejudicou muitos que nem entraram contra ela na ação dos consignados, e estavam pagando certinho seus ES e Cooperforte, e agora foram alija dos de tudo.

Ou então dá para desconfiar que é falta de grana mesmo, e tudo foi feito para não investirem nos associados pois pode dar prejuízo, e as aplicações nas Sondas, Sauipes, Pasadena dá muito mais retorno.

Acho difícil o Faraco com essa plataforma modesta, ganhar do Marcel MC.

Uma boa semana.

Anônimo disse...

Depois de anos de enganação, trapaça, traição (principalmente com ex funcis) espera-se que essa maldição tenha seu fim decretado. Não podemos esquecer de realçar principalmente o presente deixado pelo coleguinha Sr. Resolução 26. Nosso Joaquim Silvério favorito. Ele é a personificação exata do que representou a desastrosa passagem petista pelo governo. E não só traição! Demonstram total inobservância às leis e somente foram barrados nessa prática por um Lava Jato. Quanto sofrimento causado às famílias? Não há como precificar. Nem devolução dos valores roubados, nem severas penas no regime fechado, nem a vergonha (se é que têm isso) a que são expostos ameniza a penúria que diversas pensionistas foram submetidas.
Ouvi um relato de uma alemã contemporânea do nazismo, onde ela admitiu que todos fecharam olhos e ouvidos para o que estava acontecendo no holocausto. Assim como o povo alemão não pôde eximir-se, executivos de governo, bb, previ jamais poderão alegar que não ouviram os gemidos daqueles que tiveram seus direitos subtraídos deliberadamente. Nalgum tempo e espaço isso tudo lhes será cobrado.

Rosalina de Souza disse...

CARO ANÓNIMO DAS 8:33,

Nos estamos em um verdadeiro dilema, as 5 chapas concorrentes lavaram as mãos no sentido de acabar com a agiotagem na folha da previ.

BASTARIA CUMPRIR A LEI, FAZENDO CHEGAR NAS MÃOS DOS APOSENTADOS 70% DO SEU BENEFÍCIO.

Outra questão fazer o leilão da nossa folha de pagamento, porque o Banco do Brasil está na condição de patrocinador tem essa prerrogativa se nada oferece em troca, e ainda é muito bem pago pelo serviço prestado.

A Previ é uma montanha de bons frutos ao patrocinador, assim como no Inss que o aposentado ou pensionista recebe onde quiser, basta para isso fazer o cumunicado de mudança, e na previ somos amarrados por contrato unilateral que só nos prejudica, e de muito tempo não temos nenhum benefício por essas regalias oferecidas a previ ao patrocinador.

VOU VOTAR NA CHAPA 5 SEMENTE DA UNIÃO NA PREVI, MAS CASO ESTÁ GANHE NÃO VEJO NADA DE NOVO QUE AS TAIS LEIS DA MORDAÇA E DOS BONS BENEFÍCIOS AUFERIDOS NÃO CALE MAIS UMA CHAPA, POR FIM QUERO DIZER O SEGUINTE SEJA QUAL CHAPA FOR ELEITA NOS ASSISTIDOS VAMOS CONTINUAR NA MESMA SITUAÇÃO, DE PENÚRIA, DE MISÉRIA, DE SUFOCAMENTO ONDE A PREVI SÓ PREVILEGIA AS INSTITUIÇÕES QUE SÃO SIGNATÁRIAS DE EMPRÉSTIMOS COM DESCONTO EM FOLHA, PASSANDO POR CIMA DAS LEIS, EM ESPECIAL DOS CONSIGNADOS.

Rosalina de Souza disse...

COLEGAS DO BLOG,

Basta que o novo diretor de seguridade use da sua prerrogativa de guardião da folha de pagamento e determine o cumprimento da lei dos consignados devolvendo 70% do meu benefício e de muitos colegas em igual situação e nunca mais vou falar de empréstimos na minha vida, basta isso ser resolvido e ninguém mais vai mendigar empréstimos de qualquer natureza, porque sabemos que nosso benefício a muitos anos só serve para pagamento com desconto em folha, e vivemos verdadeiramente os mendigos de contra cheque, tenho um contra cheque que só existe números, descontos e todo dia 20 tenho que escolher que conta pagar, porque meu benefício está todo retido com pagamento de empréstimos, Rosalina se vira nos 30,João, Pedro, Sebastião, se vira nos 30,quando a única coisa que eu quero é pagar minhas dívida, mas também quero ter direito a dignidade.

Foi para isso que recebo a pensão que Paulo Person me deixou, para no final da vida ser privada de tudo, porque 6 diretores não são capazes de reconhecer seus erros e 5 chapas concorrentes lutar entre si para melhorar seus rendimentos, porque hora alguma vi luta em favor dos aposentados e pensionistas do PB1 da previ.

DEPOIS VAI SER A MESMA HISTÓRIA, NÃO PROMETEMOS, MAS VAMOS LUTAR, QUANDO CHEGA A HORA DO PALÁCIO DE CRISTAL, INFELIZMENTE VEM O ESQUECIMENTO, E DESTA VEZ TODOS NADA PROMETERAM PARA NÃO SER COBRADOS COMO OS ÚLTIMOS QUE FORAM CALADOS PELAS NORMAS E REGULAMENTOS E QUE SUA ÚNICA FRASE E VAMOS LUTAR,

Rosalina de Souza disse...

Nao sou hipócrita, vou votar na chapa 5,por achar que devemos participar do pleito, e porque quero ver o Marcel J Barros fora da Previ, mas não iludo ninguém a votar na Chapa 5 achando que se os integrantes ganhar vão mudar nossa situação, puro engano, pura mentira se afirmar está condição, na troca no email com o Faraco ele foi muito claro que problema de empréstimo não é sua prioridade.

Entao quem der seu voto na chapa 5 tenha consciência disto, para amanhã não chorar o leite derramado, muitos colegas nossos vão pela cabeça dos outros ou o que um grupo escolheu como prioridade, quantas promessas escutei sobre as pensões, vamos aumentar, e na hora que a crise aperta todo mundo cai fora das suas promessas.

Desta vez temos que ter uma única certeza, das 5 chapas seja qual for a eleita, verdadeiramente nenhuma me representa.

joao trindade disse...

Bom dia, senhora Rosalina

Como sempre, seus pronunciamentos são centrados.
Nenhuma chapa irá se comprometer com o que não cumprirão.
Papagaio também fala; basta treiná-lo para isso.
Macaco também joga bola; basta treiná-lo para isso.
Já estamos de s... cheio de políticos, dentro e fora de nosso contexto, falar, falar e, como disse a senhor Rosalina, os eleitores sem opinião própria querem que os outros se comprometam por eles, achando que farão milagres.
Parem de perturbar a cabeça dos outros.
ISTO É BRASIL ...
Acordem, pois aqui nada muda, além do discurso!

Anônimo disse...

Depois de analisar tudo o que se tem dito acerca das eleições na Previ, depois de relembrar todas as administrações, embaso minha decisão. Não voto em nenhuma chapa. Aguardo mudança com o PL 388 do senado que vem aí.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


A OPINIÃO É UNÂNIME! Há MUITA GENTE RUIM NO BRASIL! Isso aqui SÓ MELHORARÁ, quando HOUVER UMA PURIFICAÇÃO do POVO, através de uma REVOLUÇÃO GENUÍNA, nos MOLDES da REVOLUÇÃO FRANCESA ou da REVOLUÇÃO RUSSA. Tenham certeza. SÓ SOBRARÁ OS BONS!