07 outubro 2016

Como é boa a sensação do dever cumprido!



Há tempos li a história de alguém que, em uma praia, cuidava de lançar novamente no oceano, uma a uma, algumas estrelas-do-mar trazidas pelas ondas e ali fadadas a morrer. 

Uma pessoa que o observava o censurou, alertando-o de que a praia estava coberta de estrelas-do-mar e sua atitude, embora louvável, seria absolutamente insignificante. 

Então aquele homem virou-se para o crítico observador, tomou um estrela-do-mar em sua mão, atirou-a de volta ao mar e disse: bom, ao menos para essa, a minha atitude foi absolutamente significante.

Escrevo essa reflexão enquanto assisto ao filme “A história de um massacre”, em mais uma madrugada em que perdi o sono.

Trata da narrativa, a partir de memórias do general canadense Romeo Dallaire, sobre o massacre de Ruanda, no qual quase um milhão de pessoas, pertencentes à minoria Tutsi, foram mortos.

Abandonado por todos, o general resolveu permanecer em Ruanda, salvando com isso a vida de mais de 30.000 pessoas.

Temos a tendencia de acreditar que os problemas serão todos resolvidos com grandes gestos, em atitudes cinematográficas.

Com isso deixamos de adotar pequenos comportamentos cuja sedimentação, por repetição, poderia conduzir a transformações profundas.

As vezes nos perdemos na extensão dos problemas sociais, das desigualdades, das injustiças flagrantes em nossa volta, sem nos darmos conta de que as soluções passam pelo conceito de cidadania, uma construção tecida como que artesanalmente, a partir de atitudes e gestos os quais podem implicar mudanças quase imperceptíveis, mas que afinal serão como a trama compacta de um tecido, disposta fio a fio.

Certas pessoas, no entanto, têm uma ampla e incomum visão.

Como pequenas formigas, insistem teimosamente em fazer do coletivo seu projeto de vida.

Como eu desejo que nossos Eleitos, Presidentes de Associações, Conselheiros, Colegas Aposentados e até as Pensionistas, alguém dessa rara estirpe.

No traje humilde, na palavra mansa, levantasse uma bandeira em prol desses 12.000 colegas que estão SOBRE-ENDIVIDADOS, fazendo a Previ entender seu papel principal na condução da vida dessas famílias, trazendo de volta a essas pessoas a SIMPLES DIGNIDADE. 

PREVI, PREVI, PREVI, faz da justiça entre os homens seu mote de atuação, como que anunciando a impossibilidade de se conceber uma justiça divina que não provocasse uma sede de justiça terrena, vocês ELEITOS são capazes de efetivar ações no sentido de resolver esta situação de tanta aflição e desrespeito com todos nós, Participantes e Assistidos, até hoje não lançaram uma nota sobre a REUNIÃO COM AS CONSIGNATÁRIAS DA FOLHA DE PAGAMENTO, como se nós parte que somos do processo, não tivéssemos que ser avisado do que foi decido ali dentro desta casa, casa de poucos PRIVILEGIADOS.

O governo exonerou José Roberto Ferreira do cargo de diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
A exoneração foi publicada pelo "Diário Oficial" da União.
Segundo a publicação, a saída ocorreu a pedido de Ferreira.

Os bancários decidiram ontem encerrar a greve após 31 dias de paralisação.

Em assembleias em todo o Brasil, os trabalhadores aprovaram o acordo de reajuste de 8% e abono salarial de R$ 3,5 mil, oferecido pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). 

Apenas funcionários da Caixa Econômica Federal do Rio de Janeiro e São Paulo não aceitaram a proposta e continuarão parados.

No DF, o retorno ao trabalho deve ocorrer hoje.

Os bancários de Brasília do setor privado, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal aceitaram a proposta em reunião no Setor Bancário Norte. 

Além dos reajuste e abono, os funcionários serão contemplados com aumentos de 15% nos vale-alimentação e na 13ª cesta básica, de 10% no vale-refeição e auxílio-creche/babá.

Para 2017, a Fenaban se comprometeu a reajustar os salários pela inflação (INPC) mais 1% de ganho real, pondo fim a esta situação de prejudicar apenas os COITADOS, porque os endinheirados continuam tendo acesso aos serviços sem nenhum prejuízo.

Em tempos de mercancia da fé e da capitalização política e econômica em agremiações religiosas empresariais, custa-nos a crer que possam existir pessoas com esse desprendimento.

Há, felizmente.

Verdade que ainda são “barro raro” ou, como se dizia antigamente, não “dão em pencas”.

De todo o modo é muito bom que existam esses poucos. 

Tomara que essa existência seja altamente contagiosa e transmissível por contato social.

As estrelas-do-mar agradecem. Os sobreviventes de Ruanda também e nós OS PARTICIPANTES DA PREVI, NA ESPERA DE DIAS BEM MELHORES TAMBÉM.

ALBERT EINSTEIN DIZIA QUE:

SÓ HÁ DUAS MANEIRAS DE VIVER A VIDA:

A PRIMEIRA É VIVÊ-LA COMO SE OS MILAGRES NÃO EXISTISSEM.

A SEGUNDA É VIVÊ-LA COMO SE TUDO FOSSE UM MILAGRE!

É por isso meus Caros Colegas, Aposentados e Pensionistas, jamais se desespere em meio as sombrias aflições da vida,pois é das nuvens mais escuras que cai água limpa e fértil.



24 comentários:

Anônimo disse...

Sra.,

Ultimamente a Senhora tem escrito textos com profundidade filosófica.
Parabéns

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:44,

Temos que de alguma forma TOCAR nestes Seres Humanos que administra a nossa Caixa de Previdência, Previ, não é possível que este Senhores e Uma Senhora não possa fazer nada diante de tantos pedidos, baixo assinados para a suspensão das prestações do Empréstimo Simples e outros tantos pedidos.

Temo momentos que a gente olha o horizonte e pensa Meu Deus, onde esta sua abençoada mão, estende a mesma para tantos pedintes, que estão sobre forte pressão para manter a vida.

O Desanimo não pode nos abater, apesar de que existe dias mais persistente e mais tristes para o nosso viver, sabendo que esta nas mãos de poucos o nosso DESTINO.

Entra Presidente, sai Presidente e a sensação é a mesma de que nada vai de fato mudar, as peças do tabuleiro só faz mudar de lugar, e o povo é quem sempre vai pagar a conta.

Não ceda perante a tristeza, ela apenas existe para nos lembrar como é bom se sentir feliz.

Anônimo disse...

Rosalina,
Realmente você escreve muito bem. Poderia ter aproveitado seu talento profissionalmente mas pelo menos nos brinda diariamente com seus textos.Ao contrário, quem deveria nos dar apoio e solidariamente somem ou copiam textos da Previ.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Estou RINDO SEM PARAR ATÉ AGORA, a partir do instante que o Desgoverno anunciou a INFLAÇÃO de SETEMBRO/2016, pelo IPCA, como 0,08% (O INPC, que reajusta nossos salários, varia muito pouco em relação ao IPCA). Por "essa e por outras" é que neste mundo,DE BOM, só aguardo a chegada daquela Senhora que CARREGA UMA FOICE.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:19,

Vejo que de certa forma a inflação realmente teve uma queda, claro que esse numero esta MAQUIADO para MENOR, mas veja o exemplo do Supermercado:

Feijão que chegou até 15,00 hoje se compra a 4.88, tomate que chegou a custar 5,00 comprei de 1.99, leite que foi a 6,00 esta em 2,90,enfim vários itens realmente teve recuo nos seus valores, remédios também tem farmácia vendendo 3 por 2, leva 3 caixas pelo preço de 2.

Mas ainda existe muito especulação e ainda vai ter muitos produtos com valor reduzido, vista que o povo se vira nos 30, quando o gatilho dos preços dispara, isso é bom, sinal que estamos ajudando ao empresário, atacadista, de que não aceitamos mais a ESPECULAÇÃO.

Anônimo disse...

Governo quer aumentar a contribuição previdenciária dos funcionários públicos de 11% para até 20%. Previ também?

Anônimo disse...

Senhora Dona Rosalina,

Que belíssimo texto! Ele expressa bem sua personalidade, seu amor ao próximo e acima de tudo seu amor a Deus. Como bem diz a Bíblia, se você não ama seu irmão que você vê, como poderá amar a Deus a quem você não vê.
Realmente a relação mercantilista chegou até nos lugares que deveriam ser sagrados. Esse apego ao dinheiro faz pessoas ignorarem os gemidos de idosos que confiaram suas poupanças à uma entidade, que a tempos os enxerga como estorvo, esperando desesperadamente que todos "atravessem o rio" para se lambuzarem com a montanha de dinheiro.
Queira Jeová que a Operação Greenfield corrija ao menos um pouco essa desfaçatez para dar um mínimo de alento aos nossos parceiros de jornada.

Parabéns

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


À MANIPULAÇÃO dos índices da INFLAÇÃO é ATO TÃO CRIMINOSO como as PEDALADAS FISCAIS. Deveria ser objeto de IMPEACHMENT. Lembrem-se que em JANEIRO/2017, teremos MENOS 1% em nosso reajuste, já destinados a ESCORAR a CASSI.

Anônimo disse...


Srª Rosalina

Sugiro dar uma atualizada na lista de blogs. Tem um que não tem mais sentido pois seu administrador deixou a diretoria e não faz mais postagem. Outro prometeu voltar em tres semanas e parece não querer voltar. De nada adianta dar um clicke em blogs cujos administradores nem dão as caras.

Rosalina de Souza disse...

NOTA DE FALECIMENTO:

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento prematuro de Guilherme Correa Dias, filho de Loreni de Senger, Vice-presidente do Conselho Deliberativo da AAFBB e Conselheira Deliberativa eleita da Cassi, e Betto Dias, Conselheiro Deliberativo da AAFBB. Nesse momento de dor e consternação, dirigentes e funcionários da AAFBB manifestam seu pesar e solidariedade.

O velório é neste sábado, 8/10, de 12h às 17h, na capela 4 do Memorial do Carmo.

FONTE: http://www.aafbb.org.br/index.php/nota-de-falecimento/

Anônimo disse...

Se a pessoa não está impossibilitada de se comunicar por algum motivo qualquer e inaceitável o desaparecimento da diretora sem nenhuma satisfação uma vez que poderia ter feito em outros blogs.Se está impossibilitada alguém deveria informar já que ela é tão bem relacionada. Caso contrário, que atitude feia!

Anônimo disse...

Concordo com o colega das 12:06.
Perdemos tempo em eleger a Chapa 3.
É o exemplo típico da classe política brasileira: só se lembram de nós quando precisam de votos. Prometem o que já sabem que não irão cumprir e quando não vão precisar mais de votos esquecem os eleitores. Põe atitude feia nisso. Jesus já disse há 2.000 anos : ¨Pelos frutos conhecereis a árvore.¨ As atitudes falam mais que todos os conteúdos escritos .

sss disse...

Dona Rosalina, boa tarde. Esse milagre da baixa de preços dos alimentos ainda não aconteceu aqui no entorno de Brasília. Ontem, Graças a Deus pude comprar 1 kg de feijão pela bagatela de onze e poucos reais. O feijão preto está quatorze reais, e por aí vai. Resta tão somente esperar a chegada desse milagre por aqui.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Dizem que a ÚLTIMA VEZ que o Sr. GUEITIRO GENSO foi visto na PREVI, estava jogando VIDEOGAME e dizem que já tinha ACUMULADO 50.000 de BÔNUS.

Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina Souza,

Raras vezes na minha vida li uma matéria tão tocante.
É de tocar o coração e levar às lágrimas.
Tenha certeza que, pelos menos do que depender dos blogueiros desta área, lutaremos para defender os princípios e as causas retratadas em seu artigo.
Parabéns e um grande abraço
Do amigão

Adaí Rosembak

Rosalina de Souza disse...

Estimado Colega e Amigo Adaí,

Não existe quem não alcance o amor de Deus.

Não existe erro que apague o amor de Deus.

Não existe ódio que mate o amor de Deus.

Não existe nada mais forte que o amor de Deus.

A Palavra de Deus é muito clara quanto a este assunto, quando nos diz:

Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.(Salmos 34. 19).

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.(João 16: 33).

Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.(Romanos 8 : 18).

Temos sempre a presença maravilhosa de Jesus em todo tempo, que conhece a nossa necessidade, e conhece o que é padecer.

Agradeço sua sempre manifestação neste humilde blog, és um colega que sempre busca ajudar ao próximo, com seu blog retrata muito a nossa realidade e destaca muitas matérias do nosso mundo PREVI/BB/CASSI.

Parabéns por sua garra e fibra, e a todos os demais blogueiros também tenho muito carinho por todos eles, são grande fonte de informação e cobranças, na ESPERANÇA DE DIAS BEM MELHORES A TODOS NÓS.

Rosalina de Souza disse...

O governo não vai admitir publicamente, mas já decidiu que Murilo Ferreira não fica na presidência da Vale além de maio de 2017, quando acaba o seu mandato - que ele gostaria de ver renovado. A Vale é uma empresa privada, mas o governo participa do seu bloco de controle por causa de participações acionárias do BNDESPar e Previ. O Bradesco, outro sócio relevante, já foi avisado. Políticos da bancada de Minas Gerais também. O governo não tem um poder absoluto a ponto de definir que Ferreira não seja reconduzido para mais um mandato. Mas vai usar, além da força óbvia que qualquer governo federal possui, a renegociação do acordo de acionistas, que acontece também em 2017, para convencer os sócios de que é hora de mudar o comando da Vale. Em 2011, Dilma também se meteu na empresa, rifando o então presidente Roger Agnelli. O Palácio do Planalto está analisando alguns nomes - um deles é o ex-diretor da própria Vale, José Carlos Martins, o executivo que mais tem se movimentado para conseguir a bênção do governo.

FONTE:
Data: 09/10/2016
Veículo: O GLOBO - RJ
Editoria: PÁGINA 2
Coluna: LAURO JARDIM
Jornalista(s): LAURO JARDIM
Página: A02
Assunto principal: PREVI

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

COLEGIADO!
Muito Estimada colega Rosalina, minha "irmã mais velha", não estranha que muitos, sinceramente, elogiam e reconhecem a grandeza das suas postagens, lisas, transparentes, profundas, sem que isso lhe contamine a vaidade. O rumo do seu blog é bem nítido e sem volta: A JUSTIÇA.
Noutro dia, eu sugeri que o senhor Marcus Almeida, titular da Previ/Dirin, proponha substancial melhoria, nas operações com os participantes, pois ele precisa buscar retorno financeiro de todos os lados. Claro que todos sabemos que essas operações estão a cargo da Previ/Diseg. Agora, IMAGINEM, apenas, imaginem, colegas que o senhor Marcel Barros(Diseg) diga à Diretoria que, após vários estudos, ficou comprovada a pertinência de uma recomposição, imediata, nos Benefícios Previ, de 15%. Embora Benefícios Previ seja assunto da alçada da Previ/Diseg, vocês acham que essa medida, imaginada, seria aprovada? Penso que o COLEGIADO diria NÃO, mesmo sendo da alçada da Diseg! Assim, na realidade, quero dizer que não seria impróprio que o senhor Diretor de Investimentos propusesse ao COLEGIADO mais ousadia, nas operações com participantes, itens dos mais interessantes, nas contas da Previ.
Muito obrigado, colega Rosalina, por manter este espaço.
PAZ E BEM!

"Pai nosso, ..."
Mateus 9-15

Anônimo disse...

Rosalina,
Também tenho chorado muito com seus textos.Primeiro porque eles traduzem exatamente nossa agonia que não merecemos depois de 47 anos (no meu caso) de contribuição obrigatória porque no meu tempo não era possível ingressar no BB sem se associar a Previ. E também choro porque nem esses textos com tanta verdade e emoção conseguem fazer a Previ ter dignidade e respeito com seus associados.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,

Aos colegas de desditas eu digo - calma pessoal, calma que tudo vai dar certo...

vejam o exemplo, para os banqueiros. grandes industriais e grandes comerciantes

já está dando tudo certo, pois a agiotagem e a especulação estão liberadas

como práticas sadias e normais de um capitalismo eficaz e competitivo. Nós

pobres mortais que participamos com a parte menos nobre - o trabalho - dessa

roda viva do empreendedorismo econômico. que agrega os grandes gênios da enge-

nharia financeira, especialista em lucro. mas não em matar fome ou produzir

qualidade de vida para mão de obra envolvida na produção de bens e serviços.

Para eles trabalho é apenas um mal necessário.O grande sonho é que a tecnologia

venha a substituir estes chatos que se aposentam a toda hora, faltando 4 ou 5

anos para morrer. Afinal quem não vive para servir(trabalhar) não (mais) serve

para viver! E a riqueza vai sendo produzida adubada por cadáveres.Os mais belos

"nascer e pôr" do Sol nos foram roubados durante toda vida e agora nos querem

rouba-los também na velhice.















Anônimo disse...

COMO É BOA A SENSAÇÃO DO DEVER CUMPRIDO.
O título desse texto deveria ser o tema do último blog da diretoria Cecília.
Não precisaria escrever nada.
Só o título, como despedida, já que sua atitude de desaparecimento diz claramente que não mais voltará (nem precisa mais de nós, mesmo, não é?).

Anônimo disse...

Concordo com anon 9.17. Mas não é só ela.Tem outros saindo de cena já que não precisam mais de nós.

Anônimo disse...

Senhora Dona Rosalina,

Depois da última postagem do Professor Zanella é indubitável que a solução para a Previ é o PLP 268.
Imagina a Senhora que o japonês teve o desplante de confrontar o Professor por algo que ele escreveu no blog. Ao invés de se preocupar com os bilhões de déficit, o paraquedista estava incomodado era com o blog. É o fim do mundo!
Mordaça é sinônimo de acobertar incompetência. Esse papo de segredo no mercado, só se for no mercado do Portuga aqui perto de casa.

6 tão é de sacanagem

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Estou até tomando MAIORES CUIDADOS com minha IDOSA PESSOA, pois está UM TAL DE SUMIR GENTE, vide GUEITIRO GENSO, CECILIA GARCEZ e OUTROS MENOS FAMOSOS,para lugares INCERTOS e NÃO-SABIDOS, que o melhor é PREVENIR.