14 março 2016

O ENDIVIDAMENTO É UM PROBLEMA?

Caros Colegas, hoje vou ser muito direta, as mudanças a depender da população vai demorar, somos um grupo de Aposentados e Pensionistas ainda tidos como seletos, figuramos na chamada Classe média, que de média só resta o nome mesmo.

O crédito ao consumo, bom ou mau, surge muitas vezes como a única e última alternativa das famílias para manterem o seu “nível de vida” por mais uns tempos, foi mais ou menos isso que aconteceu com a maioria dos Aposentados e Pensionistas do PB-1 da Previ, endividamos em vários lugares ao mesmo tempo:

Previ - Empréstimo Simples até 120 meses.


Previ - Financiamento Imobiliário( Para alguns que o contrataram divida de longo prazo de 20 anos) 240 meses, agora estendido até 420 meses.

Cooperforte - Empréstimo com Desconto em folha de Pagamento até 72 meses.

FHE-POUPEX - Empréstimo com Desconto em folha de pagamento até 60 meses, agora com prazo até 72 meses.

Crediscoop - Empréstimo com desconto em folha de pagamento até 36 meses, com renegociação fazem o prazo de até 48 meses.

Financeira Alfa - Faz Empréstimo para quem tem o cartão clube Satélite com prazo de até 36 meses.

CDC DO BANCO DO BRASIL S/A, Empréstimo com prazo de até 96 meses.

O problema foi que nós Aposentados e Pensionistas, usamos esses empréstimos em todos os lugares ao mesmo tempo, e nossa margem consignável ultrapassou o limite dos 30%, chegando em muitos casos descontos superiores a 100% da nossa renda.

Para piorar a situação, nossos limites foram todos esgotados ao mesmo tempo, tornando a asfixia financeira intolerável, na hora de pagar os recursos, o dinheiro acaba em muito pouco tempo, mas  as consignações são de longo prazo, e como resolver este problema?

Para ilustrar vou pegar um comentário de um colega Anônimo:

 Anônimo Anônimo disse...


Dilma saindo em que vai melhorar para nós aposentados da Previ? Quem tem que sair são esses sanguessugas que estão encastelados lá no mourisco (eles são do PT?) e nunca fizeram nada e não faram. Dilma tem um câncer que está a corroer até a alma. O seu vise também tem um câncer e logo estarão partindo dessa para o inferno que é o lugar que merecem estar. Aliás, TODOS que nos roubam, e nos fazem sofrer, devem ir também e ficar juntinho do capiroto.



Não suporto mais tanto sofrimento! Desde que entrei nessa ação dos 30% que estou a sofrer. Essa ação não anda, os advogados não se movem. Não entrei pela ANAPLAB. Sendo assim, ninguém mais nos empresta nada. Claro que não queria pegar mais empréstimo mas não tinha outro jeito. Foi só entrar com essa ação, que tudo se fechou para mim. Tenho passado fome, estou doente, e não sei mais o que fazer.

março 14, 2016 4:16 PM
 
O Relato é dramático, certamente é um Pai de Família a saber das suas responsabilidades, mas sem saber como resolver seu problema de dinheiro, vista que vamos voltar a contribuir com os empréstimos da Previ (ES), mas uma coisa posso afirmar com toda a certeza aos colegas, sou prova viva de que o endividamento só é enfrentado com coragem e determinação, não existe outro caminho, para sair do problema que é as nossas dívidas, a gente olha para os lados e acredita que vamos sucumbir de tanta preocupação, a cabeça para de funcionar e a gente se mostra impotente e incapaz de se achar no mundo, parece que o chão se abre e nós vamos preferir ser enterrados vivos.

Nunca vi tanto desconforto, mas só existe uma única saída para todos nós, é a limitação dos descontos na nossa folha de pagamento, é desta forma que muitos encontraram seu caminho de tranquilidade e alegria de poder voltar a viver com o minimo de dignidade.

Falta coragem para nossos Dirigentes de fato promover uma mudança nessa carnificina que virou a nossa folha de pagamento, todo dia 20 a conta não fecha, e quem estava acometido de doença, piora seu estado, pois se sente de fato um incapaz que chegou no final da vida sem poder por o pão de cada dia, fruto do suor e dedicação a contribuições que diziam ser para ter uma velhice tranquila.

Como todos na vida, uns teve muita sorte, geriu seus recursos de forma a sobrar na velhice, outros tantos sobreviverão até quando pode as custas dos empréstimos, seja ele de qual for a natureza, mas foi a forma de continuar tendo o pão sobre a mesa, garanto a vocês, que não para viver de luxo, nem para gastar com festas ou outros mais, mas a velhice sempre chega com seus males e seus acometimentos dos gastos da terceira idade.

Não foi a ação dos 30% consignado que fez sua vida piorar, Anônimo das 4:16, foi a mais pura falta de  visão da nossa Diretoria de Seguridade da Previ, ou de seu atual Gestor que não acredita no nosso sofrimento, este Senhor tem as ferramentas para sanar este problema de vez e não faz por pura maldade, por pura birra de menino novo, quando tem que levar umas belas palmadas.

Juntando a tudo isso, a frouxidão dos demais integrantes e representantes colocados por nós, os ditos ELEITOS que em nada ajuda, em nada clarifica o tamanho do sofrimento de muitos dos nossos iguais, e sempre temos uma desculpa pronta para empurrar com a barriga o problema.

Repito, quem criou o problema em primeiro lugar fomos todos nós que endividamentos além da conta, mas teve "SIM" contra partida de todos os agentes financeiros envolvidos, desde a não proibição dos inúmeros descontos, bem como da conivência de inúmeros representantes nossos em todos os setores envolvidos.

Se fosse uma CPI dos CONSIGNADO muitos neguinho ia responder por crimes e teria muita coisa para explicar.

A publicidade fácil, acessível e apelativa do crédito ao consumo originou um crescente e preocupante sobreendividamento das famílias da Previ, a maior prova disto é nosso contra cheques estampados com propaganda da Cooperforte, e outros informativos que sempre vem estampados na contra capa do nosso demostrativo de pagamento enviado pelos correios.

É sempre bom a gente ter experiencia em algum assunto, não podemos realmente dizer ou falar de como é ruim passar fome se nunca passamos, como também as palavras parecem vazias quando dizemos a alguém ” Você vai conseguir ” quando nós mesmos somos os primeiros a desistir.

Creia, eu escrevi para que você possa entender que algumas coisas são nossa culpa, como gastar demais, não economizar, querer mais do que podemos ter, mas outras nós podemos ser ajudados, como no caso dos ELEITOS, que pode e tem o dever de nos ajudar, vista que eles estão apenas administrando tudo que é nosso, não importa se é de um sem teto de 60.000.00 mil mês ou de um de 1.000,00 mil mês, temos que ser tratados iguais e que estes Senhores e Senhoras Eleitos por nós ache uma maneira de resolver esta questão de uma vez por todas, não da mais para aceitar esta situação, assim como as manifestações de ontem pelo Brasil afora, temos que por um basta nas nossas mazelas, dentro da nossa casa, do nosso fundo de pensão, não da mais para apenas pedir ao outro que faça, mas nós unidos para por fim a esta judiação com um Pai de Família, não importa o tamanho do seu benefício, mas temos que acabar com essa farra de que pode se perder 16 bilhões em jogadas na bolsa de valores e não poder mexer no Empréstimo Simples, porque vai  desequilibrar o FQM, que se dane o FQM, temos que resolver o problema, hoje agora, não após a morte, pois ela esta comprovadamente certa que só tras benefícios ao Maior Fundo de Pensão da América Latina (PREVI). 

Não se desespere!

Por mais que a situação pareça difícil, e que você não consiga ver uma saída, pode estar seguro que ela existe.




26 comentários:

Anônimo disse...

ENTENDAM COMO QUISEREM: PRECISAMOS DE AÇÕES MAIS CONTUNDENTES. ASSIM NÃO ESTÃO NOS DANDO ATENÇÃO.

QUER EXEMPLO DE UMA AÇÃO?

ALGUMA ASSOCIAÇÃO NÃO CONTAMINADA BANCAR UMA NOTA NO JORNAL DIZENDO QUE OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI NÃO PARTICIPARÃO DA ELEIÇÃO PORQUE O SISTEMA ESTÁ DETERIORADO.

QUE APAREÇAM AS SUGESTÕES. ESPERAR QUE PESSOAS COM RENDIMENTOS PERTO DE 100 MIL REAIS MÊS, NEM SABEM QUE EXISTIMOS FORA ÉPOCA DE ELEIÇÕES

CAMBADA DE ....

Anônimo disse...

É o que digo a tempos. Tem que ser mudado o sistema de escolha ou indicação dos administradores do fundo.
O sistema podia ser bom lá no passado. Hoje não dá mais. Não adianta um monte de "currículo estrelado" nem ter sido um brilhante comissionado no Banco. Promessas que não podem ser cumpridas, são como estelionato eleitoral. Mas, infelizmente ganham voto.
Portanto, voto branco ou não voto.

FALTA BOA VONTADE NOS DIRIGENTES disse...

Cara Rosalina,
Voce é a unica que entende e briga por solução para os endividados.

Faltam boa vontade e grandeza nesses dirigentes que temos para buscar soluções.
Claro que elas existem. Já cheguei, como muitos, a sugerir alternativas. Mas com esses dirigentes que somente veem interesses de grupos privilegiados vi que estava perdendo tempo.
A verdade é que no decorrer de muitos, mas muitos anos mesmo, já pagamos uma fortuna de juros para o BB, previ, cooperforte, alfa cash, crediscoop e outros. E quem foi favorecido?
Os que tem condições de ter aplicacoes nessas entidades, tiveram rendimentos pouco além da poupança. Entao, outros tiveram ganhos extraordinários com a gigantesca diferença entre as taxas de aplicações e as taxas extorsivas de empréstimos. Alguém embolsou essas diferença gigantesca. Podem ter certeza, tem algo de muito estranho aí. A alfa cash, cobra taxas abusivas de há muito tempo, e transita o débito nos contracheques como satelite, associação com sede em itanhaém em sp. A cooperforte constituída como cooperativa, como outras, sempre teve excelentes ganhos em cima dos associados que se tornaram refém de empréstimos há muito tempo. Até a FHE, do Exército, gostou da brincadeira.
Onde falta a boa vontade e um gesto de grandeza. Buscar soluções e abrir mão de ganhos excepcionais num momento de crise como o atual.
São divulgados na imprensa bancos e financeiras que em busca de preservar o pagamento de endividados, oferecem descontos expressivos. Também, já ganharam demais. É isso DEMAIS.
Cito o meu caso, em época que mantinha um cargo público, após aposentado, detinha cartões do Santander que, em razão de descontrole, e com as taxas abusivas cobradas, o saldo devedor chegou a impagáveis 230 mil. Busquei o judiciário, em busca de reavaliação do valor mas não obtive exito. Mas o próprio banco, em renegociação, aceitou um acordo por 28 mil, em 63 parcelas de 400 reais, sem reajuste.
POR QUE A PREVI, em conjunto com essas entidades, não procuram um entendimento, com redução do saldo devedor dos empréstimos e consolida os totais e num prazo possível, estipula um valor decente para cobrança mensal. REPITO, essas entidades já ganharam demais para uns poucos.
A previ, num passado recente, à vista do crescimento exagerado do saldo devedor da CARIM, incompatível com o valor do imóvel, promoveu uma renegociação trazendo a dívida a valores compatíveis. O que ocorre hoje é um absurdo com os reajustes praticados na Carim e empréstimo simples.
Mas cade esses dirigentes que podem buscar essas soluções. Nas associações, principalmente as maiores, percebe-se o alinhamento com as posições do bb e previ.
Outros, somente criticam a postura dos aposentados. Somos considerados os principais culpados pela situação da previ e da nosso difícil solução. Como se tivessemos poder para alterar uma situação que perdura há tempos. Claro, também temos a nossa parcela de culpa.
REsignar-se com a situação. Não devemos, mas tá difícil.
Obrigado por tudo Rosalina. Vou ficar anonimo.

Anônimo disse...

Quando a dívida apertar separe o seu rendimento que lhe garanta o arroz e feijão e os medicamentos. Se sobrar, faça o que puder pagar. Renegocie.
Tenha em mente a máxima: Durmo bem , quem não dorme são os credores.
Para tudo há solução.

Lucia Siza disse...

Oi Rosalina te bem com vc?Vamos solicitar ao Guetiro pra liberar nosso seguro de vida pois assim resolveria nossas dívidas.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina, eu não voto nem que a vaca tussa, nesses caras que não estão nem ai para nós. A Previ vai ganhar o que merece, oque foi feito contra nós, por exemplo o corte do BET antes do prazo 01 ano, o não cumprimento de ações transitadas em julgado, litigância de má fé e outras mazelas mais, como o EI, que consta MC no contracheque e no valor para financiar R$ 0,00.
Isto é imoral. Não voto mesmo.

Anônimo disse...

Se não sobrar nada no contracheque e não dispuser de bens passíveis de penhora, consulte um advogado sobre o instituto da insolvência civil.
Voce não poderá mais administrar suas finanças, mas peticione ao juiz para que alguém da família o faça. Aí, sim, os credores todos começarão a se coçar e logo logo começarão a propor acordos.

Anônimo disse...

É possível suspender o débito dos empréstimos Cooperforte/poupex na folha de pagto. elaborada pela Previ? Se possível como proceder? Estou ação 30% consignado e a Cooperforte já trancou as portas.

Lucia Siza disse...

Oi Rosalina te bem com vc?Vamos solicitar ao Guetiro pra liberar nosso seguro de vida pois assim resolveria nossas dívidas.

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Lucia Siza Siza,

Um dos maiores defensores desta proposta de antecipação do seguro da Capec, foi António Americano, que faleceu a dias atrás, ocorre que foi feito consulta a Previc sobre a antecipação e a resposta foi negativa.

Seguro não se faz antecipação, então acredito ser em vão nossa busca pelo Presidente da Previ que mentiu em goiania em reunião em 2015,sobre estudos avançados sobre um empréstimo com garantia dos seguros Capec.

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Lucia Siza Siza,

Um dos maiores defensores desta proposta de antecipação do seguro da Capec, foi António Americano, que faleceu a dias atrás, ocorre que foi feito consulta a Previc sobre a antecipação e a resposta foi negativa.

Seguro não se faz antecipação, então acredito ser em vão nossa busca pelo Presidente da Previ que mentiu em goiania em reunião em 2015,sobre estudos avançados sobre um empréstimo com garantia dos seguros Capec.

Anônimo disse...

Eu não quero pagar minhas dívidas com seguro de vida.O que eu espero é que a Previ cumpra a lei e estabeleça o limite de 30% para os descontos. A Previ precisa fazer uma renegociação que reduza o valor das parcelas e a Cooperforte além de fazer o mesmo deveria utilizar o capital para abater o saldo devedor.
Espero também uma CPI dos consignados para que fique esclarecido porque a Previ liberou os empréstimos consignados de forma tão irresponsável e ilegal.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega 9:11,

Se já entrou com a ação o melhor é esperar sair sua liminar, ou coisa julgada, pois administrativamente acredito que não vão fazer, fiz todo o procedimento com protocolo e aviso de recebimento e mesmo assim negaram, o loby é muito forte destas consignatarias e não se cumpre nem a lei, agora a bola da vez e dizer que tudo só vale depois da lei, e que os contratos tem que ser cumprido até seu termino.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega 9:11,

Se já entrou com a ação o melhor é esperar sair sua liminar, ou coisa julgada, pois administrativamente acredito que não vão fazer, fiz todo o procedimento com protocolo e aviso de recebimento e mesmo assim negaram, o loby é muito forte destas consignatarias e não se cumpre nem a lei, agora a bola da vez e dizer que tudo só vale depois da lei, e que os contratos tem que ser cumprido até seu termino.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega 9:11,

Se já entrou com a ação o melhor é esperar sair sua liminar, ou coisa julgada, pois administrativamente acredito que não vão fazer, fiz todo o procedimento com protocolo e aviso de recebimento e mesmo assim negaram, o loby é muito forte destas consignatarias e não se cumpre nem a lei, agora a bola da vez e dizer que tudo só vale depois da lei, e que os contratos tem que ser cumprido até seu termino.

Anônimo disse...

A ANABB é muito engraçada.Publica em sua revista vários elogios e agradecimentos por seus serviços.Alguns sem justificativa para serem até publicados por serem elogios por atendimentos normais conforme esperado a partir do momento que o serviço é oferecido. Mas denúncias e reclamações graves não são nunca publicados.

Anônimo disse...

Dona Rosalina,

Desculpa a mensagem anterior sobre a participação nas manifestações. Peço que não a publique, pois tenho ressentimento que irão me espinafrar e não quero isto pois já estou velho para ser bombardeado.
Desculpa.

Anônimo disse...

Se a Previ está informando que a lei só vale para os novos contratos (princípio da irretroatividade) porque publicou em 25.01,2016:

"A PREVI está promovendo ajustes nos sistemas para adequação à referida Lei. A implantação será gradativa, de forma a evitar alterações abruptas para os participantes".
Se a margem de 30% já está implantada gerando margem negativa para a maioria e eles dizem que os descontos atuais serão mantidos não entendi o que eles pretendem implantar de forma gradativa.Como sempre não prestam os devidos esclarecimentos para sabermos o que pretendem fazer.

HELENO PINTO NOBRE disse...


PREZADA ROSALINA SOUZA ; A AÇÃO CONSTITUCIONAL DOS 30% NOS PERMITE PAGAR SOMENTE 30% DAS NOSSAS DÍVIDAS PARA TODOS OS CREDORES .
SE TEMOS VAMOS QUE DIZER 30 CREDORES ; CADA UM PELO QUE SEI RECEBERIA APENAS 1% DA NOSSAS DIVIDAS .
ESTA LEI PELO QUE SEI É CONSTITUCIONAL ; ENTÃO É UM BENEFÍCIO DE TODOS NÓS ENDIVIDADOS NOS VALERMOS DESTA LEI .
APENAS PARA DESABAFAR O QUE REALMENTE NOS FERROU OU ESTRAGOU A NOSSA VIDA PELO MENOS NO MEU CASO FOI O MALDITO FHC.
EU JAMAIS ESQUECEREI DURANTE OS OITO ANOS QUE ELE NOS DES+GOVERNOU LANÇOU O TAL DO FATOR PREVIDENCIÁRIO .
EM QUE DESDE 1994 Á 2004 NO MEU CASO PELO MENOS EU TRABALHANDO NO BB GANHEI APENAS A MERRECA DE 10% DE AUMENTO ENQUANTO OS APOSENTADOS SOMENTE PELA PREVI ; FORA O INSS GANHARAM SOMENTE DA PREVI REPITO GANHARAM 100% SOMENTE DA PREVI FORA O INSS .
MAIS UM DETALHE ; EU TERIA DIREITO A 70% DESTES 100% QUE OS COLEGAS RECEBERAM E EU NÃO. ISTO ME FAZ FALTA ATÉ OS DIAS DE HOJE

ISTO FEZ COM QUE CADA VEZ MAIS NOS ENDIVIDÁSSEMOS EU TINHA UMA FAMÍLIA CONSTITUÍDA DE ALÉM DE MINHA ESPÔSA MAIS 04 FILHOS .
EU AINDA ESTOU DEVENDO TANTO PARA O BB QUANTO PARA A PREVI . E PARA EU ME DEFENDER TIVE QUE CONTAR COM A AJUDA DE UM DOS MEUS FILHOS QUE ME AJUDOU A QUITAR O CARRO QUE EU POSSUIA E POSSUO E OS MALDITOS CARTÕES DE CRÉDITO QUE EU TINHA TODOS DO BB E O REQUERENTE DEVE TENTAR NÃO USAR MAIS CARTÕES DE CRÉDITO E MAIS UMA. DEVE ENCERRAR AQUELA CONTA MATRÍCULA E ABRIR UMA CONTA SALÁRIO DE PREFERÊNCIA EM OUTRA AGÊNCIA DIFERENTE DAQUELA ONDE TINHA A SUA CONTA MATRICULA .
NO MEU CASO EU FUI ME EQUILIBRANDO .; NÃO ESTOU SOBRANDO DE DINHEIRO .; MAS ME CONTENHO E OUTRO DETALHE RETIRAR O PÁGAMENTO DO INSS DO BB POIS A PREVI NÃO NOS QUER MAIS .
SEPARAR O RECEBIMENTO DO INSS PARA OUTRO BANCO QUE NÃO SEJA O BB . ESTA É A MANEIRA DE TENTARMOS SOBREVIVER .
ESPERO QUE MAIS COLEGAS QUE ESTEJAM NA MESMA SITUAÇÃO POSSAM SE EQUILIBRAR E PARAR DE SE ENDIVIDAR .
ATUALMENTE GRAÇAS A DEUS MEUS FILHOS CONSEGUEM SOBREVIVER SEM NECESSITAREM QUE EU AJUDE ; TODOS JÁ ADULTOS E EQUILIBRADOS .
ESTE É O MEU DEPOIMENTO . SE ARRUMAREM UM ADVOGADO DE QUALIDADE EU ARRUMEI UM EX+COLEGA QUE AFIRMA QUE TODOS; REPITO TODOS OS BANCOS SÃO LADRÕES DE TODOS NÓS . NÃO DÁ PARA CONFIAR .OS BANCOS NESTE BANANÃO SÃO PRIVILEGIADOS COBRANDO JUROS EXCORCHANTES . UMA VERDADEIRA VERGONHA .
BANDO DE BANDIDOS LADRÕES GATUNOS . TODOS ELES SEM NENHUM RESPEITO . A COOPERFORTE FOI MUITO HONESTA COMIGO E ENTROU EM CONTACTO COMIGO PARA NEGOCIAR O QUE EU DEVIA QUE ERA POUCO ; COISA QUE OS ARROGANTES DA PREVI NÃO FIZERAM .
PUDERA ONDE ELA SE LOCALIZA ?? NA EX=CIDADE MARRAVILHOSA ( ARG ). SOMENTE PODERIA DAR NO QUE ESTAMOS VENDO E DIRIGIDA POR NOSSOS ALGOZES PETRALHAS .
ESTE É O MEU DESABAFO E JAMAIS ANÔNIMO
EX=MATRIC. 3.984.740-3 TENHO PAVOR DE ANONIMATO .
FUI REGISTRADO COM UM NOME ; HELENO PINTO NOBRE E TRABALHEI NO BB ONDE ASSUMI MEDIANTE CONCURSO EM 06.06.1977 E TRABALHEI HONESTAMENTE ATÉ 31.03.2004 E ME EXPLORARAM O MALDITO FHC ME FEZ TRABALHAR FALTANDO 06 MESES PARA EU ME APOSENTAR MAIS 05 ANOS.
EU IRIA ME APOSENTAR EM 07/1999 . TIVE QUE ESPERAR FALTANDO REPITO 06 MESES MAIS 05 ANOS .
ISTO ME FERROU MESMO . MALDITO FHC EU JAMAIS ESQUECEREI ESTE VERME .!!

Anônimo disse...

O BB nao vai disponibilizar o adiantamento do 13 para pagamento em Abril de 2017? Há dois anos que faço uso do adiantamento e ate hoje NADA!!!! Algum colega saberia dizer algo?

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog.

Entrei agora na página do empréstimo simples para ver meu saldo devedor, e para minha surpresa agora o aplicativo mostra também as dívidas contraídas no Banco do Brasil.

Deve ser para efeito de calculo da nossa margem consignável.

Empréstimos concedidos PREVI
Modalidade Saldo devedor Prestação Qtd. prest. contratadas Qtd. prest. restantes Qtd. prest. pagas
ES-A 145 PL1 63 A 69 [1] 87.438,71 1.429,70 108 92 15

[1] O empréstimo será liquidado para possibilitar a renovação.

Empréstimos concedidos Banco do Brasil

Participante não possui empréstimos vigentes.

Anônimo disse...

Agradeço a este blog por publicar os nossos desabafos porque alivia a nossa tensão e transmite a Previ o que estamos pensando. É muito importante que eles saibam que estamos lúcidos e temos bom nível de conhecimento.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


O NINHO DAS SERPENTES ESTÁ COMPLETO! À JARARACA foi nomeado CHEFE DA CASA CIVIL (Globo News).

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


À JARARACA vai assumir a CHEFIA DA CASA CIVIL do ZOOLÓGICO de Dona DILMA terça-feira próxima (22/MARÇO/16). Será que NÃO HAVIA UMA MANEIRA de o Juiz SERGIO MORO MANDAR PRENDÊ-LO ANTES, evitando assim, que a sua PEÇONHA CAÍA SOBRE TODOS NÓS?

Rosalina de Souza disse...

Meu ilustre Anonimo das 5:33.

O maior problema é que as jararaca costuma por de 16 a 18 filhotes.

Aí temos jararaca no BB, na Previ, no STF, em Brasília muitas jararacas, nos partidos políticos em Especial PT/PMDB.

De modo que não sei se temos mais mosquido transmissor ou jararacas soltos por ai.

joao trindade disse...

Uma quadrilha organizada comanda o Brasil.
O chefe enrustido foi oficializado.
Podemos esperar dias difíceis, pois eles aparelharam o sistema, blindando-se entre si, contra qualquer ação do povo.
Não existe oposição real e sim um teatrinho para iludir o país.
Nosso Brasil, como nação, faleceu hoje à 10:00 .
Oficializou-se a instituição do comunismo no Brasil.