17 novembro 2015

PREVI PRECISA SE POSICIONAR SOBRE TRAGÉDIA EM MARIANA

Nossa responsabilidade, enquanto funcionários do Banco do Brasil é de questionarmos qual foi o papel da Previ na tragédia de Mariana e cobrar seu posicionamento a partir de agora. A Previ tem grande participação acionária e influencia na direção da Vale. A Samarco,  responsável pelo desastre em Minas, tem 50% do seu capital controlado pela Vale.
A Valepar detém 52,5% das ações com direito a voto na Vale. O capital da Valepar, por sua vez, é dividido  da seguinte forma – 58,1% pelos fundos de pensão – no qual a Previ é a que tem maior participação – , 17, 1% do Bradespar – empresa criada pelo Bradesco -,15% do Mitsui – empresa com sede nos EUA que atua em várias mineradoras do mundo – e 10% do governo, através do BNDESPAR.

Como se pode verificar, o Governo Federal mantém alguma influência na Vale, seja através do BNDES, ou Banco do Brasil – que indica o Presidente da Previ. Mesmo assim, não fez nada para mudar os rumos da Vale. A Vale continuou a procura do lucro a qualquer custo. Foram desrespeitados direitos dos trabalhadores, não se preocupou em obedecer protocolos ambientais, conseguiu dinheiro barato com o governo e  ganhou muito dinheiro com o aumento dos preços das commodities no mundo. O resultado desta política estamos vendo nos jornais: o maior desastre ambiental da história do Brasil, com dezenas de mortos.
Eu opino que foi um grave erro a Previ e os demais fundos de pensão terem sido utilizados para viabilizar o projeto de privatização durante os anos 90, inclusive a da Vale. Defendo a reestatização da Vale pois, enquanto for privada, a lógica do lucro estará acima da preservação da vida. Enquanto isso não acontece, deve-se tomar outras medidas. Segundo o Ministério Público, 200 barragens em Minas precisam reforço na segurança.
Os conselheiros da Previ no Conselho de Administração da Vale precisam exigir a suspensão das operações em todos os locais que existam possibilidade de novos desastres. A suspensão, por sua vez, não pode acarretar mais demissões de trabalhadores. A Vale e o BHP devem assumir todos os custos da tragédia.
Juliana Donato Representante dos Funcionários no Conselho de Administração  

Fonte: http://julianacaref.com.br/?p=712


Nota do Blog:

Esta muito claro na matéria acima produzida pela Colega Juliana Donato - Representante no Conselho de Administração do Banco do Brasil S/A, que a Previ tem sua parcela de culpa, nesta tragédia da mineradora Samarco, pois sempre teve representante no conselho de administração da Vale, o Presidente da Previ em exercício.
Assim como nós estamos assistindo nossos superavit evaporar, agora é evidente que temos que agir, não da mais para continuar essa precariedade nas administrações, com a Petrobras foi a mesma coisa, e outros investimentos que tem dado dor de cabeça como a costa do Sauípe 100% Previ.
Vamos buscar nossos direitos, agora já se fala em flexibilizar os déficit dos fundos de pensão,e porque não flexibilizaram o fim do BET, que foi cortado antes do Previsto, é porque não temos ninguém que nos representa de verdade.
Sasseron esta ameaçando processar todo mundo, é o velho modus PT de governar, não aceita a verdade estampada nas nossas caras e com grande homenagem do atual diretor de seguridade e seu aliado para as próximas eleições.
Esta claro e evidente, e olha que não tenho bola de cristal, mas um dos candidatos em 2016 para a Diretoria de Seguridade é o homem, "SASSERON", aquele que nos classificou de VELHOS TRAMBIQUEIROS.
Enquanto isso é só alegria dos agiotas, 13 salário, chegando, as portas se fechando, até a Cooperforte, resolveu fechar os cofres, e aumentar os juros, é o velho jeito de governar, dão corda e depois nos enforca vivos.
Amanha vai fazer 30 dias que o Blog começou, agradeço a participação de todos os colegas, são vocês que lutam por dias melhores os responsáveis pela vontade de melhorar nossas vidas, nossos sonhos, e de termos reais chances de melhorar os descontos no contra cheque, vamos esforçar colegas eleitos para de fato prover melhorias a todos nós. 

Limite os descontos em 30% do nosso benefício, todos os aposentados e pensionistas do PB-1,agradesce.

30 comentários:

Anônimo disse...

Olha, estatização jamais! Aproveitando o link a saída para a crise que nos assola é a venda das 140 estatais restantes e o que não for rentável e não tiver compradores simplesmente fechem as portas, melhor do que aumentar impostos, vai aqui a minha dica para o ministro da fazenda, sem cobrar nada por isso, eu acho que o problema foi a reestatização da Vale via fundos de pensão que agora são as suas controladoras, a propósito qual é o regime dos fundos de pensão? O que são na realidade? É uma empresa privada?, pública? ou uma estatal?De fato está mais para uma empresa pública, não importa os seus estatutos, a sua estrutura, a sua forma de agir não deixa dúvidas, taí o resultado.

Anônimo disse...

Saiu algo a respeito da acão 30 por cento consínado do grupo 19.Ato Ordinário praticado.Mandado expedido na data de hoje.O que significa?

Anônimo disse...

Questionamento do engenheiro Raul Rechden enviado a vários parlamentares da CPI dos Fundos de Pensão:

"A holding Invepar, nos últimos dois anos e meio findos em junho de 2015, gastou R$199.887.000,00 - isto mesmo, quase 200 milhões de reais - com consultoria e assessoria. No mesmo período, o desempenho da holding foi catastrófico: prejuízo acumulado de R$1.097.419.000,00.

E aos que dão apoio aos trabalhos da CPI dos fundos de pensão sugiro que examinem mais essa questão relativa à Invepar, lembrando que essa companhia é praticamente controlada pelo governo federal, pois 3/4 de sua participação acionária pertence à Previ, Petros e Funcef, o restante pertencendo à OAS, empreiteira envolvida na operação Lava Jato".

Fonte:http://www.alertatotal.net/2015/11/forca-tarefa-promete-apontar-chefe-de.html

E A DIRETORA INSISTE QUE NA PREVI ESTÁ TUDO BEM

Rosalina de Souza disse...

caro Anónimo das 10:06, vamos supor que a diretoria esta correta, e que os investimentos esta tudo bem, porque fizeram previsão de 6 benefícios em caixa altamente liquido, porque sabem que vender ações do geito que está hoje é suicídio, e nossos dividendos tá com grandes problemas, todos os grandes investimentos vão pagar menos a previ em 2015 e 2016 nao será diferente, fora que o BB guloso nao pode mais recolher as gorduras da previ, podemos esperar mais surpresas como essa de flexibilizar os défict aí no futuro quem paga a conta somos nós, com mais um roubo tipo resolução Pimentel

Rosalina de Souza disse...

Caro Anónimo 9:52, vamos aguardar a publicao do ato no diário da justiça aí saberemos o que se trata esse mandado, deve levar mais 3 dias, mas creio que agora vai caminhar esse processo do grupo 19.

Anônimo disse...

Ufa !!! Até que enfim a INVEPAR está na discussão.
Especialmente os últimos investimentos de looongo prazo.
Tá na hora de por na pauta e se vamos ver "a cor do dinheiro" ou vai ficar para o estado.
No post falou-se em reestatização e em conselheiros da Previ exigindo alguma coisa em participadas... Fala sério !!!

joao trindade disse...

Estamos em época de espírito de Natal e vamos esperar a chegada de Papai Noel.
É esperança para poucos dias e depois desesperança para muitos anos.Êta,paísinho esse nosso...

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
Faço parte de uma das ações 30% consignado da Anaplab mas não sei o que é o "processo do grupo 19" que você citou.Se possível me esclareça por favor.Parabéns pelo blog

Anônimo disse...

LIMITE DESCONTOS 30% CONFORME A LEI. Se todos cumprem a Lei porque a Previ não cumpre?

Rosalina de Souza disse...

Prezado colega Anónimo das 01:49, as ações foram divididas em grupos, cada grupo tem uma quantidade de colegas participando, no auto atendimento da Anaplab tem as ações a que o colega partida e o grupo em qual foi posto, é só entrar e já dá acesso direto no site do tribunal de justiça e o colega pode verificar como está o andamento da sua acao

Anônimo disse...

Vou passar fome e ficar sem o meu remédio da pressão e colesterol.
Apesar de ser mês de decimo terceiro, o bb vai descontar além do CDC, adiantamento do decimo terceiro, também vai tirar meu limite de cheque especial.
Meu DEUS me ajude!

Anônimo disse...

Colegas,

Sempre acreditei no blog do Doutor, mas revendo textos passados, percebi que era usado o mesmo jargão:
Tenho notícias - buemba, buemba....
Acho que o doutor vai perder a credibilidade , espero estar enganado.
Ou as notícias são bombásticas ou irá tudo brejo abaixo.
Desculpa Doutor estar escrevendo em blog de outro, porém, todavia este publica e não demora na publicação.
Abraços obsequiosos por novidades.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,

A Previ vem exibindo prêmios e selos de sustentabilidade há muitos anos. E isso era motivo de orgulho. Até acreditei. E agora, o que Governo/Vale/Previ vão fazer diante da calamidade de Mariana, que já fez vários mortos, inúmeras vítimas?
A participação da Previ em empresas como a Vale é, afinal, para quê? Só para cumprir exigência legal, simples formalidade e os representantes receberem os tais salários nas alturas? O que está errado tem de ser visto e denunciado. Sem tapete e com urgência!!!
A propósito, existe cerca de 700 barragens em todo o País. Muita gente correndo risco de desaparecimento no lamaçal que os olhos não vêem, porque não querem ver. Devem ser todos ateus, pra lá de convictos.

Anônimo disse...

Concordo com o anon 9.25. Não entendo a intenção de tanto querer lançar "buemba" e querer dar "bingo". Teve bingo para as alterações do ES que não favoreceram ninguém.Essa expectativa por coisas boas que nunca acontecem só aumentam a nossa angústia por isso nem leio mais.

Anônimo disse...

Acho que estamos vivendo momentos de "mentirinhas".
São os tais prêmios de excelência, de governabilidade, de sustentabilidade, de governança, de responsabilidade, de transparência, de ações sociais, de "empresa do ano" etc etc etc.
E na realidade, aqui no mundo real a isso se contrapõe as noticias
verdadeiras, as atuações dos que prometem e não cumprem e os resultados catastróficos que chocam no primeiro momento e depois, bem rapidamente, caem no esquecimento.

Anônimo disse...

Coléga Rosalina, muito bom o seu blog. Gostaria que a colega comentasse sobre os comentários que o STJ, decidiu que a Previ não pode cobrar de seus assistidos o que pagou como tutela antecipada nas ações da cesta alimentação.

A colega é sabedora que a Previ tem um grupo de assistidos recebendo e outros por receber o valor da cesta alimentação, pois aquela mudança no parecer de uma Juíza em favor da Previ não atingiu os que tiveram suas ações transitadas em julgado, em determinada data.

Porque será que a Previ e o diretor Marcel, não comentam isso, porque não lhes convém e atestam a falta de capacidade administrativa do dito cujo, diretor de seguridade, que se espelha no famigerado Sasseron.

Por ocasião da compra de Pasadena, que a Previ a mando do governo de plantão colocou grana, fica a pergunta? Porque o diretor de investimento Sr. Rene Sanda saiu da Previ e aposentou-se?

Anônimo disse...

Os órgão do governo responsáveis pela fiscalização das barragens foram coniventes, eis que tinham conhecimento dos riscos de rompimento da barragem e não suspenderam a atividade da SAMARCO. Tendo ainda, o governo gasto apena 13% do orçamento fixado para gastos com a fiscalização das barragens, terá que participar do ressarcimento como corresponsável pela tragédia. Mas quem cobrará?????????

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Anônimo das 12:26

Esta pergunta sua é complicada de responder, pois o judiciário reverteu uma jusrisprudência de 15 anos, que até então era liquida e certa o seu recebimento,mas a Cesta Alimentação teve esse revês, e a Previ apertou o cerco para receber, e depois manifestou um acordo para recebimento parcelado dos valores:

Proposta de acerto feito pela Previ:
Proposta para tratamento dos casos

Diante desse cenário, as propostas aprovadas pela Diretoria Executiva visam a uniformização do tratamento das dívidas para todas as ações judiciais com valores a serem devolvidos. A formalização dos acordos será conduzida pelos advogados que atuam representando a PREVI nos processos judiciais de cesta-alimentação.

As condições de negociação propostas permitirão o equacionamento da pendência junto à PREVI, sendo os débitos em folha limitados a 10,00% do benefício PREVI, partindo-se dos valores recebidos, atualizados com base no referencial de custo atuarial da PREVI (atualmente INPC + Juros de 5,00% a.a.), com possibilidade de inclusão das custas judiciais no montante a ser cobrado pela PREVI.

Importante destacar que as condições oferecidas pela PREVI, se comparadas às decisões transitadas em julgado, são mais favoráveis aos participantes. Porém, é facultativo ao associado aceitá-las.

http://www.previ.com.br/menu-auxiliar/noticias-e-publicacoes/noticias/detalhes-da-noticia/acoes-de-cesta-alimentacao-tem-desfecho-judicial-1.htm

Anônimo disse...

Barbaridade, tchê !!!
Que coisa bárbara !!!

Lucia Siza disse...

Oi amiga.Como faço pra entrsr com ação dos 30por cento?

Rosalina de Souza disse...

Prezada Lúcia, caso já tenha se associado a Anaplab, e só enviar os documentos as explicações estão no site em ações judiciais, ou então buscar em advogado para entrar com a ação. na Anaplab só vão cobrar a mensalidade de 15,00 quinze reais. mas pode estar no site que está tudo explicado.

Anônimo disse...

NOTICIA "BÁRBARA" - BB INTEGRAÇÃO- ES 13 - JAMAIS IMAGINEI TER TANTA DECEPÇÃO EM 2015

Anônimo disse...

Vamos aproveitar o último centavo para comprar tubaína e pão amanhecido com mortadela ressecada.

Anônimo disse...

Colegas,

Li que não haverá mais buemba, buemba, bingos etc....bolas de cistal, notícias a posteriori.
Vitória do conselho de ética da Previ, ou pura desistência?
De qualquer forma é uma pena ficarmos sem um blog.

Cuidado Dona Rosalina com ameaças e ações na justiça por publicações que desagradam os poderosos.

Rosalina de Souza disse...

Prezados colegas, temos que manter firmes nossa mente, sei que em muitos momentos temos vontade de largar tudo, viver isolados ou recolher a nossa própria insignificância, mas temos que lembrar que os dirigentes de plantão são como ursos que passa um tempo o ibernado, mas derrapante os companheiros resolve se juntar, dois desses companheiros já recebe homenagens no blog do atual diretor, profundo conhecedor da história do Brasil, e assim os companheiro vão se juntando, juntando e forma um time, tipo os dois times que duela a muitos anos na maior associação do nosso mundinho, e quanto ao Conselho sobre as ações judiciais muitos colegas do bem já me alertaram sobre a covardia dos que estão com o bolso cheio, mas pode ter certeza que receita de bolo, e programa de educação financeira nao faz o nosso género, apesar de Goiás ter ótimas receitas, como empadão goiano, frango com Pequi, pamonha, e muitos outros pratos, mas que a gente esgota, e mais certeza do que bem capaz.

Anônimo disse...

Eita que agora deu saudade do pequi. O trem é bom pra mais de metro... Pena que aqui no sudeste não tem e o povo nem conhece

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

INATACÁVEL!!
Prezada colega Rosalina, primeiramente, respeito o direito à liberdade de expressão, mas, por dever de consciência, quero expressar a minha inconformação, por causa de vários comentários ácidos e desrespeitosos e injustos e ingratos, para com uma pessoa que considero inatacável: o Doutor José Bernardo de Medeiros Neto, nosso digno Conselheiro Deliberativo, na Previ.
Evidentemente, o honorável colega não precisa de defesa, porque, simplesmente, a sua trajetória luminosa atesta, em todos os sentidos, a sua retidão de consciência e quitação, para com todos os seus compromissos.
O “irmão mais velho”, Doutor Medeiros, tem como única obrigação, assim entendo, a digna suplência no CD/Previ e dela manifestar-se, quando o desejar.
Por fim, independentemente “deste ou daquele” eleito, sugiro que usemos, sobretudo, o faleconosco ou o 0800 da Previ, para queixas, obviamente, sustentadas por sólidos argumentos. Por esses caminhos, a Previ responde a todos, COM BASE NA IDENTIFICAÇÃO do consulente.
É como penso, com o máximo respeito.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

“Oh Pai, meu coração não se orgulha e meu olhar não é soberbo. Ao contrário, me acalmo e tranqüilizo, como uma criança alimentada, no colo da mãe.
Assim está a minha alma.”
Salmo 131(130)


Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Fernando Lamas, esta perfeito seu comentário, o Dr Medeiros esta acima desta que classifico de troca de favores, veja que para os amigos tudo, mudar-se até resolução, para apoiar os patrocinadores, para nos os rigores da lei, e quanto ao 0800 da previ, simplesmente nao funciona, pode ser que após a instalação da ouvidoria melhore, mas o fato é que todos estão profundamente descontentes, mas ainda tenho o Dr Medeiros em alta conta, mas o poder da previ, mas uma vez ficou claro e evidente, que quando querem, simplesmente acontece.

Anônimo disse...

Gente, espera um pouco.
Na Previ o nobre doutor não está só.
Faz parte da CHAPA 3. E a chapa 3 é poderosa.
Não há do que se queixar agora.

Anônimo disse...

Sr. Lamas,

Não há acidez nos comentários, vários acima.
O que está no ar é o porquê de nosso defensor, ilustre advogado DR. Medeiros se afastar de nós.

Entendemos que deva haver uma colocação bem clara sobre o fechamento do blog, para assuntos da Previ, Cassi, outras entidades afins.

Se o nosso Baluarte, em defender os aposentados, está cansado de tanta injustiça, que o diga.
E ele tem capacidade de sobra para isto.

Se existem problemas de saúde DAMOS NOTA DEZ PARA A SUA SAÍDA DESTE INFERNO, QUE SÃO AS NOSSAS ASSOCIAÇÕES, COM RARÍSSIAMS EXCEÇÕES.

A questão da Anabb é e sempre foi o que aí está, pertencendo ao bb em sua estrutura regimental e estatutária.

O que nos deixaria muito tristes, a mim principalmente, seria a submissão de nossa Ilustre Figura Humana DR. Medeiros, a uma ética errática imposta pela Previ, SALVO MELHOR JUÍZO.

PAZ E BEM caro Colega Lamas, no conforto de nosso Sr. Deus.
Fraternal abraço
Anônimo 7;48