19 novembro 2015



CASSI - RETOMA AS NEGOCIAÇÕES



Mesa de negociação da Cassi é retomada entre Banco do Brasil e entidades, nesta quinta-feira (19)

Entidades reafirmaram ao banco os consensos produzidos nos acordos da Campanha Nacional 2015



Na retomada da Mesa de Negociações da Cassi entre entidades representativas do funcionalismo e o Banco do Brasil, nesta quinta-feira (19), foi reafirmado ao banco os consensos produzidos nos acordos da Campanha Nacional dos Bancários 2015. Entre eles, destacam-se o investimento no modelo de Atenção Integral à Saúde através da Estratégia Saúde da Família, ter o princípio da solidariedade como uma premissa fundamental do plano de associados, a garantia de cobertura para ativos, aposentados, dependentes e pensionistas e, ainda corresponsabilidade entre BB e associados.

Na ocasião, o banco foi informado que em relação a proposta apresentada pela empresa houve grande divergência nas entidades em relação à constituição de um fundo para o pagamento do compromisso pós-laboral, mesmo a mesa reconhecendo avanços nas discussões.

As entidades propuseram ao banco estabelecer um cronograma de negociações mais intensivo e que sejam apresentadas novas propostas para serem discutidas, tanto no âmbito da sustentabilidade de longo prazo, como também em questões financeiras emergenciais de forma a garantir o atendimento a todos os associados.

Os representantes dos funcionários afirmaram que o processo negocial está sendo positivo até o momento, visto que na mesa está sendo produzido formulações e sendo concretizado soluções emergenciais que permitiram não esgotar as reservas da Cassi até o final de 2015, além de inserir o debate junto ao funcionalismo do BB.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos funcionários do BB, a retomada das negociações é de extrema importância, uma vez que a Cassi requer toda nossa atenção neste momento. “Os sindicatos deverão preparar os debates sobre o assunto com os funcionários de todos os segmentos dentro do banco, para iniciarmos nas bases um calendário de mobilização em prol da Cassi. A construção de um acordo que garanta a sustentabilidade da Cassi passa pelo envolvimento de todos”, explicou Wagner. 

A próxima reunião está agendada para o dia 3 de dezembro na sede do BB, em Brasília.


Fonte: Contraf-CUT

2 comentários:

Rosalina de Souza disse...

Prezados Colegas,

Nesta negociação da Cassi, quero saber quem me representa?

As Pensionistas não vota nas eleições da Cassi, mas pagamos os mesmos percentuais dos Aposentados ao Plano, e esta mesa de negociação me lembra o acordo de distribuição do BET, onde promessas são feitas e nem sempre os acordos são cumpridos de verdade.

Estamos vivendo momentos difíceis, e a minha certeza é que estou necessitando cada dia mais dos cuidados da Cassi.

Anônimo disse...

Esse pessoal quer por que quer livrar a Cassi dos aposentados, é o objetivo central, carro chefe da proposta do banco, já que, óbvio a despesa é maior nessa faixa etária, seria muito cômodo um bom pontapé no traseiro, agora a pergunta: isso é possível? É um direito individual não passível de ser retirado por acordo dessas "grandes entidades" que nos representam? Não é um direito adquirido através do contrato de trabalho que norteou uma escolha através de várias alternativas que surgiram durante a vida laboral, sabendo do apoio futuro da Cassi quando aposentado?
Sem essa, não dá "prá" engolir, agora, prestem atenção para certas entidades, tipo sopa de letrinhas, e suas análises combinatórias com as letras A, N, B, aquela cutucada atrás pode não ser um "tapinha nas costas".