29 junho 2016

Uma Linda Mensagem de Cora Coralina...

Um repórter perguntou à poeta Cora Coralina o que é viver bem. 

Ela lhe disse:


"Eu não tenho medo dos anos e não penso em velhice. 

E digo pra você, não pense.

Nunca diga estou envelhecendo, estou ficando velha.

Eu não digo.

Eu não digo que estou velha, e não digo que estou ouvindo pouco.

É claro que quando preciso de ajuda, eu digo que preciso.

Procuro sempre ler e estar atualizada com os fatos e isso me ajuda a vencer as dificuldades da vida.

O melhor roteiro é ler e praticar o que lê. 

O bom é produzir sempre e não dormir de dia.

Também não diga pra você que está ficando esquecida, porque assim você fica mais.

Nunca digo que estou doente, digo sempre: estou ótima.

Eu não digo nunca que estou cansada. Nada de palavra negativa.

Quanto mais você diz estar ficando cansada e esquecida, mais esquecida fica. Você vai se convencendo daquilo e convence os outros.

Então silêncio! Sei que tenho muitos anos. Sei que venho do século passado, e que trago comigo todas as idades, mas não sei se sou velha, não. 

Você acha que eu sou? Posso dizer que eu sou a terra e nada mais quero ser. Filha dessa abençoada terra de Goiás.

Convoco os velhos como eu, ou mais velhos que eu, para exercerem seus direitos. Sei que alguém vai ter que me enterrar, mas eu não vou fazer isso comigo.

Tenho consciência de ser autêntica e procuro superar todos os dias minha própria personalidade, despedaçando dentro de mim tudo que é velho e morto, pois lutar é a palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.

O importante é semear, produzir milhões de sorrisos de solidariedade e amizade. 

Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. 

Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.

Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir.


Fonte da imagem: Escola Educação

E você Colega Aposentado, Pensionista, o que acha? Inspire-se na sabedoria da poeta e decida ser feliz, decida buscar o melhor para a sua vida, sem nunca desistir de lutar por seus objetivos e sonhos.

Esta na hora de nós buscarmos REPARAÇÃO para tantos prejuízos que temos vivido, entra ELEITO e sai ELEITO e nenhum de fato busca reparação para os nossos problemas.

Cecília Garcez, Marcel Barros, esta na hora de vocês, se unirem em torno de uma proposta definitiva para o GRAVE PROBLEMA dos descontos na nossa folha de pagamento.

LIMITAÇÃO DOS DESCONTOS EM 30% NÃO DA MAIS PARA ESPERAR, A LEI ESTA APROVADA DESDE NOVEMBRO DE 2015, COLOQUE EM PRÁTICA OU COMO FEZ SEU COLEGA DE DIRETORIA, COLOQUE SEUS CARGOS A DISPOSIÇÃO OU RENUNCIE SEUS MANDATOS.  

18 comentários:

Rosalina de Souza disse...

29/06/2016
Repactuação da Carim estará disponível a partir de 01/07
Alteração da metodologia de cálculo e redução do valor da prestação são algumas das vantagens

Os participantes poderão efetuar a repactuação dos contratos de Financiamento Imobiliário concedidos até janeiro de 2016 a partir de 1º de julho. O prazo está de acordo com o cronograma para implementação do pacote de melhorias do Empréstimo Simples e Carim, divulgado pela PREVI em 10/11/15.

A repactuação traz algumas vantagens como a alteração da metodologia de cálculo e a redução do valor da prestação, com a dilação do prazo máximo de pagamento de 240 para até 420 meses, desde que não ultrapasse a data em que o mutuário complete 85 anos de idade.

Os participantes que tiverem interesse na repactuação deverão manifestar-se por meio dos canais de atendimento da PREVI, seção Fale Conosco ou pelos telefones 0800 031 0505 e 0800 729 0505.

Após a manifestação a Previ agendará assessoria para simular as condições e tirar eventuais dúvidas dos mutuários.

Fonte: Site da Previ

Anônimo disse...

Sra Rosalina,

nestes tempos aprendi que (é morrendo e aprendendo):

O EMPRÉSTIMO FEITO COM AGIOTA ,É PAGÁVEL, O EMPRÉSTIMO FEITO COM TRAFICANTE,
É PAGÁVEL, O EMPRÉSTIMO FEITO COM OS BANCOS, ESPOLIADORES MILENARES DA
HUMANIDADE, É PAGÁVEL , O EMPRÉSTIMO FEITO COM BANDIDO DE FACÇÃO PRESIDIÁRIA
É PAGÁVEL, O ÚNICO EMPRÉSTIMO QUE É IMPAGÁVEL, NESTE MUNDO CÃO, É O
"EMPRÉSTIMO SIMPLES"(?) QUE A PREVI , SIMPLESMENTE, FAZ AOS SEUS
ASSOCIADOS.

Anônimo disse...

A Previ deve fazer com o ES o mesmo que fez com o financiamento Carim que dobrou o prazo para pagamento senão é discriminação.Também não deveria ter o limite de 85 anos porque a lei dos consignados determina o limite de 30% da renda para os descontos independente da idade.A Previ está penalizando justamente os mais velhos que sofrem mais com a redução da renda para pagamento de empréstimos.

Anônimo disse...

Quero " v e n d e r " parte de minha reserva na CAPEC.
A PREVI diz que não pode. Mas, acho que pra tudo tem um jeitinho.
Vamos lá Previ ! Como não temos renda certa, dá um pequeno bônus aí pra nós, base da pirâmide, tomadores do ES e geradores de lucro para o fundo (juros do ES).

Anônimo disse...

Cansei de receber emails ref. o PL 268. Se os Srs. Diretores tem tantos contatos e disposição porque não fazem algum movimento tão intenso como estão fazendo para resolver o ES e os demais consignados da Previ que estão massacrando os aposentados??????????? Pelo menos deveriam tentar mas não fazem absolutamente NADA.

Anônimo disse...

Eu não estou sendo roubado. Eu não estou sendo enganado.

Taí gostei disso

Anônimo disse...

Gostei muito do post Sra. Rosalina, mas sinceramente, o comentário direcionado aos diretores Cecília e Marcel, também deveriam ser direcionados para os diretores Carvalho, Medeiros e Zanella, pois todos foram eleitos por nós e o que fizeram? Alegam a lei da mordaça, e a Sra, vai me dizer que o Carvalho e o Medeiros não sabiam, que não podiam nem chiar. Os blogs calaram, estão mudos, as vozes enfraqueceram.
O assunto agora é só politicagem, como se isso nos interessasse, assim fica muito difícil para nós velhos trambiqueiros e idiotas. Até msis!

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 7:03,

O colega já deve ter ouvido esta frase:

Muitas vantagens, prazos longos e juros baixos!

É mais ou menos isso que os ELEITOS pensam a respeito do Empréstimo Simples, citei apenas a Cecília e o Marcel, porque efetivamente são esses dois colegas que tem voz e pode opinar com mais clareza sobre o ES, já que o produto é do colegiado da Diretoria Executiva, e o Conselho Deliberativo apenas válida o que foi aprovado, nunca uma decisão sobre EMPRÉSTIMOS foi modificada no CD.

O CONSELHO CONSULTIVO, da qual faz parte o colega Ari Zanella, até hoje eu não seu para que serve esse conselho, vista que nada decide em favor dos associados e muitos menos tem poder de mudar alguma situação, e nem poderia pois não existe neste conselho REMUNERAÇÃO, é mais um ELEFANTE BRANCO, dentro do sistema da Previ, mas como sempre lhes falei, estamos chovendo no molhado, só falar, denunciar não resolve mais o problema, temos que agir de uma forma mais organizada, temos que buscar outros mecanismos, ou entrar com as medidas judiciais, mesmo quando todos dizem que é perca de tempo e que os Estudos são contrários ao que esta acontecendo.

O Certo é que meu beneficio não cobre mais as minhas despesas, mesmo após o corte brutal de tudo, a inflação maquiada, pelo Governo, onde 1 quilo de feijão custa 15 reais, triplicou seu preço e outros alimentos da mesma proporção, e nossos benefícios, perde no imposto de renda, perde na inflação do Empréstimo Simples, perde em tudo, e temos que ouvir o silêncio, de quem devia ser a nossa voz, buscar reparação para a nossa situação, se esconde ou se cala diante de 40 bilhões perdidos pelos melhores do mercado, onde se continua a deferir BENEFÍCIOS DE 50 MIL REAIS, para poucos privilegiados, Remuneração variável continua sendo paga, e o único cuidado dos administradores e de alguns colegas ainda com situação melhor, por não ter em seus contra cheques EMPRÉSTIMOS, cuidados com o recebimento dos EMPRÉSTIMOS A PARTICIPANTES,única rubrica que ainda da lucro nesta porcaria CHAMADA DE FUNDO DE PENSÃO PREVI.

Não existe mais mágica, todos nós estamos no mesmo barco, cheio de água e afundando.

A CADA ANO RECEBO MENOS, ATÉ QUE VAI CHEGAR O DIA QUE VOU ME JUNTAR A CLASSE DOS BENEFÍCIOS DE 1 SALARIO MINIMO.

E DA FORMA COMO ESTA SENDO COBRADO O EMPRÉSTIMO SIMPLES, O FQM(FUNDO DE QUITAÇÃO POR MORTE) VAI TER QUE QUITAR A MINHA DÍVIDA.

PARA MIM TODOS DEVE ENTREGAR SEUS CARGOS, SEM NENHUMA PAIXÃO, PORQUE TODOS COMO A DONA DILMA DO PT, GANHARAM AS ELEIÇÕES COM MENTIRAS E COM PROPOSTAS QUE JAMAIS VÃO SAIR DO PAPEL.

Anônimo disse...

Boa noite Sra. Rosalina, sou o anônimo das 7:03 PM, quero lhe dizer que gostei muito da sua resposta em relação aos meus questionamentos, pois não era sabedor das informações a respeito das alçadas do ES da Previ.
Concordo plenamente com tudo que a Sra. colocou na resposta, inclusive no sentido que também acho que deveriam entregarem os seus cargos, pois foram eleitos com propagandas enganosas e mentirosas, como o caso do BET tornar-se BEP. Acho também que o FQM é que irá pagar a minha dívida com o ES. Obrigado.

Anônimo disse...

faça esse questionamento a quem possa questionar : se estamos sem margem para novas prestações , qual a justificativa então da previ reajustar as prestações do ES uma vez que ela tb está vinculada a margem , para reajuste da prestação da previ pode e para nos beneficiar não ? margem é margem , se não tem não pode sofrer acréscimo.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Mesmo sabendo que esse tal PL 268, possa SE VOLTAR CONTRA MIM, estou TÃO CONTENTE, vendo a AFLIÇÃO e o SUFOCO que estão passando nossos FANTOCHES na PREVI, no AFÃ de IMPEDIR que lhe RETIREM a BOCONA. É bom que eles sintam na pele, o mesmo que sentimos, quando RETIRARAM nossa MARGEM CONSIGNÁVEL (que bem ou mal atendia nossas necessidades), na CALADA DA NOITE, SEM NOS DAR TEMPO DE QUALQUER AJUSTE!

Anônimo disse...

Anon 8:00
O seu desabafo não poderia ser mais perfeito. Apoio totalmente.

Anônimo disse...

Sra. Rosalina,
Ninguém mais que a Sra.tem demonstrado o drama dos descontos dos empréstimos da Previ. Ninguém mais implorou uma solução a própria Previ e aos Diretores e não obteve nenhuma atenção.Os seus textos tem sido magníficos e eu acho que devem ser conhecidos pelo Ministério Público e outras autoridades como o próprio Presidente da República. Precisamos de um bom texto como os seus para pedir o apoio dos participantes e após um bom número de assinaturas ser encaminhado ao MP e a quem mais for indicado.

Anônimo disse...

Por fala em MC e desconto de 30%, cara Sra. Rosalina, o fundo Postalis já vai começar a cobrar a contribuição "rombo".
Vai ser de 17.92% a contribuição mensal durante 25 anos e meio.
Não pode falecer antes desse prazo, tem que terminar de pagar as contribuições.
Esses 17.92% somados a outras "taxas", segundo noticiado, vai consumir quase 31% dos vencimentos dos aposentados.
No caso da Previ dos 40 bi de rombo, quanto será que passaremos a ter de desconto ? Somando tudo que se desconta hoje Previ, Cassi, ES mais outros que tais, se vier mais alguma contribuição não ULTRAPASSARIA a margem de 30% ?
Belo imbróglio !!!
Uma sugestão para os especialistas da Previ: ESTIQUEM o prazo do ES para 240 / 300 meses e suspendam a contribuição atual, aquela que foi ressuscitada já que a nova "contribuição" é para cobrir o déficit total ( os 40 bi ), que vamos rachar com o patrocinaDOR.
Ou não ???

Anônimo disse...


Aqui oh! que vou mandar e-mail para parlamentares para modificarem esse PL.
Querem é a mamata. Posso ser velho mas não sou idiota. Chega de ser ferrado por esse pessoal que só olha a sua conta-corrente bonificada enquanto tenho que me ferrar para pagar as contas. Chegou mesmo. Vou parando por aqui porque já estou começando a babar. De raiva.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Alguém sabe informar o PARADEIRO do ilustre Sr. GUEITIRO SUMIDO GENSO? Pelo ROMBO existente, acho que ele está ADMINISTRANDO a PREVI lá de TÓQUIO.

Anônimo disse...

Boa anon 6:54 Protestou muito bem por todos nós.

Rosa Maria Ferrão disse...

Este é um bonito texto, sem dúvida, porém é de autor DESCONHECIDO e não de Cora Coralina. Embora tenha sido repassado pela net afora como se fosse. “A divulgação do apócrifo surgiu, porque junto ao poema veio um acréscimo (de origem desconhecida) do verso sem estar entre as aspas: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” do poema Exaltação de Aninha (O Professor) de Cora Coralina, in: Vintém de cobre: meias confissões de Aninha, 9. ed., São Paulo: Global, 2007″ FONTE: http://158.69.2.188/artigos/3521034