20 outubro 2015

                                           Patrimônio x Rendimentos

O Brasil é um país de muitas oportunidades e de vários desafios, nesse sentido foi que os funcionários do Banco do Brasil, aportaram seus recursos na Previ, que se colocava como porta de acesso contínuo e amplo para quem busca fazer com propriedade as melhores escolhas para superar os enormes desafios do futuro, Lidar melhor com a aposentadoria, planejar o futuro de sua família no momento em que a única fonte de renda passa a serem seus proventos.

Justamente por isso, que muitos ao longo do tempo passaram a ver a previ como uma mina de ouro, o que se via falar era de patrimônio crescente, as boas novas da economia brasileira emergente, fazia com que os lucros fossem astronômicos, passamos a gozar do superávit, que só podia ser revisto a cada três exercícios superavitário.

Ao longo do tempo nossos benefícios foram perdendo o poder de compra, engraçado que o nosso patrimônio só cresceu, mas a maior perca sofrida por todos nós, foi sempre com os riscos que a Diretoria Executiva, e os Conselhos aplicam ao nosso patrimônio na bolsa de valores, com grande concentração, fruto da politica conservadora de cenários adversos, com técnicos capacitados e um parque tecnológico de fazer inveja a grupos estrangeiros e sem contar com as agências de classificação de riscos e controles internos dos melhores profissionais do mercado, cedidos pelo Banco do Brasil ou administrados pela BB-DTVM.

Sempre ouvi dizer que a Previ trabalha com três cenários, na linguagem técnica em qual estagio estamos, será que já chegamos ao pior deles, ou para esses diretores o cenário ruim é quando houver três exercícios consecutivos de déficit.

Nosso patrimônio esta encolhendo, fruto das bolsas ter sofrido com ataques especulativos, com empresas criadas para burlar o sistema, como as empresas X, e outros micos que a administração continua a manter no nosso estoque de investimentos.

A Petrobras é uma das empresas que sofreu este ataque, era até bem pouco a mina de ouro do Governo Federal, hoje sofre para financiar a si própria, e os investimentos feitos na companhia esta longe de produzir retorno satisfatório a todos nós, que indiretamente investimos  nosso patrimônio lá, via Sete Brasil para construção de sondas para o Pré Sal.

Os eleitos devem sim prestar contas dos seus atos, se isso não acorre ou se é feito de uma forma sem transparência, qual a finalidade de dizer que a gestão é com partilhada, melhor seria então entregar tudo nas mãos do patrocinador e esperar o fim da Previ, se numa questão muito simples, vota a favor de uma mudança sem efetivo resultado pratico ao corpo social, como foi aprovado às novas condições do ES-RENEGOCIAÇÃO, melhor seria ter votado contra, ou rejeitar a matéria a fim de reformulação na Diretoria de Seguridade:

Não mas o que se viu foi o espetáculo de todos os diretores do nosso fundo aprovar por unanimidade a proposta apresentada para o ES.

Utilização do superávit do Plano 1:

Redução da Parcela Previ

Suspensão das contribuições

Aumento do teto de benefícios de 75% para 90%

Revisão da proporcionalidade da Parcela Previ e criação do Benefício Especial Temporário (BET) de 20% sobre os complementos de aposentadoria e pensão e para os funcionários ativos o acumulo do BET a receber na aposentadoria.

O BET acabou 12 meses antes do acordo firmado, e voltaram às contribuições.

Doação de 7.5 bilhões ao Patrocinador, que segundo os Eleitos não saiu dos cofres da Previ.

Os atuais eleitos estão devendo sim muitas explicações, mas principalmente transparência e com promisso com seus eleitores, mas principalmente com seus aposentados e pensionistas do PB-1 da Previ.

Por isso é importante que cada um faça a sua parte e busque sim melhorar as condições do ES-RENEGOCIAÇÃO, ser uma renegociação com prazos mais longos e com coragem defender a nossa proposta, de melhoria do prazo, já que ficou expresso que o grupo dos endividados necessita é de condições para aumentar o liquido do contra cheque.

Ou que a Previ simplesmente, cumpra a lei dos consignados descontando apenas 30% do benefício, nada mais e simples assim. 

Temos que lutar por repor nossos rendimentos, nossos proventos não cobre mais o custo de vida, e o patrimônio da Previ esta sofrendo com a atual politica 



37 comentários:

joao trindade disse...

Pois é,colega Rosalina.

Infelizmente,nossa ex-Previ (digo ex,porque os mágicos de plantão acabaram com ela aplicando nosso suado dinheiro em empresas de compadres da cúpula do governo central)e deu no que deu;meteram a mão no nosso dinheiro,acabaram,na mão grande,com nosso dinheiro,assim como o governo fez com o povo brasileiro e,ficamos nós,sem saúde(Previ precária)e sem expectativa de futuro.Com certeza,a maquiagem da inflação vai oferecer 5% de recomposição,em janeiro próximo,o que é a inflação real de dois meses.Parece,salvo melhor juízo,que vivemos já na Venezuela ou Argentina.Depois que mudaram a capital do país para o Foro de São Paulo,nossas esperanças foram por água abaixo e,o que é pior,ninguém irá nos salvar.Muitos blogs,muitas palavras e nada de prático.Pena,colega Rosalina.Investimos nossa vida num país e num emprego equivocados.

Anônimo disse...

Senhora,

O que mais me assusta é que nenhuma associação entra com ação por administração temerária, contra os que dilapidaram o patrimônio da Previ investindo em ações de empresas sabidas como de risco.
Pagaremos um preço muito alto por ter aceito imposições, sem questioná-las em juízo.
Pensar não ofende, escrever sobre o que se lê em varias e várias comunicações da imprensa e blogs não é agressão. Há que dizer SALVO MELHOR JUÍZO.

Anônimo disse...

O pesadelo das associações é o fim dos problemas de aposentados e pensionistas. O que seria delas? Como arrecadariam para manter o status de seus diretores?
Supostamente muitas são incentivadas pelo velho e sedento BeBê Guloso

Anônimo disse...

Daria para mudar a cor do blog dona Rosalina?
Está escuro demais.

Obrigado.

Anônimo disse...

O majestoso fundo bilionário de beneficiários miseráveis

joao trindade disse...

No país da impunidade é fácil fazer as coisas em benefício próprio e em prejuízo da coletividade.Nossa cultura admite essas aberrações e,não raro,se fazem fortunas por conta disso.Dentre milhares de exemplos,basta listas,entre elas,as famosas empresas X,Sete Brasil e tantas outras que sorveram os recursos dos fundos de pensão,incluíndo a Previ.Cadê a responsabilidade dos investidores?Para perdermos nosso capital,alguém ganhou e muito.Vamos reclamar de quem?Experimente ficar devendo R$ 10,00 para a Receita Federal.Políticos enriquecem da manhã para a tarde e ninguém sabe,ninguém vê...

joao trindade disse...

Por ter sido (faz tempo) um fundo bilionário,ratos de plantão transformaram-no na caixa de mendicância,onde emprestamos o dinheiro que já é nosso,como se o fundo fosse um banco para seus associados e uma mãe bondosa para os que o delapidaram.Vamos reclamar para o Presidente Obama.

Anônimo disse...

se mudar a cor, clareando o fundo, não será, talvez, tão legível ou se escreverá com letras pretas. Opinião, não me venham com pedradas...

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas, pedi para meu neto mudar, conforme os pedidos, agora é dar uma nova visualizada o blog foi feito para todos nós pode falar dar sugestões dicas e para mantermos focados nas melhorias que todos necessitamos urgentemente.

Rosalina de Souza disse...

Quero aqui lhes confessar uma certa aflição, pois as medidas anunciadas são como farinha pouca meu pirao primeiro, os eleitos já conhecemos suas respostas de cor e salteado, foi o melhor num ano ruim, vamos ter déficit em 2015, as bolsas estao em marcha ré, os bónus nao vai ser pago, o teto dos estatutários esta pra ter decisão final, de 2008 para cá são tantos estudos para nao chegar a lugar nenhum, o que eu sei de verdade e que nos estamos no fundo do poço e sem água, morrendo de secura, de amargura, e de descontentamento e todos que podia alguma coisa nao o faz ou posterga as decisões para quando as eleições chegar. vejam os relatos dos colegas a maioria pagou entre 13 e 25 parcelas do ES e nada de amortização real, eu pergunto a vocês o ES esta sendo uma boa arrecadação para a previ ou nao? pois todos pagam e nem migalhas volta para o nosso bolso.

Rosalina de Souza disse...

Caro João Trindade,sei que nossa procura maior e para nós salvar, da miséria que andamos vivendo nos últimos tempos, nao e porque gastamos de mais nao, estamos ganhando de menos, uma pensionista veio falar comigo, que faz quase 2 anos que perdeu seu marido veio pedir explicação quer entrar com a ação 100% Pensionista, papo vai papo vem, ela me disse que o padrão de vida dela despencou após morte do esposo, ele completava a renda com projetos já que era engenheiro, cortou tudo e está devendo 75 mil no és já desesperada, porque nao sabe o que fazer para conter a situação de perca e de instabilidade emocional, sem estrutura esta meio perdida e com 62 anos de idade. e por isso que sempre alerto muitos acha que está tudo bem, vou deixar capec, ourocap, etc, mas a realidade é bem outra, por isso devemos cobrar, lutar para mudar esta constatação, de que o tempo continua a fazer as mesmas vítimas, faz três anos que luto para zerar o endividamento.

Anônimo disse...

e essas medidas com relação aos que entraram com ação dos 30%, o que estas pessoas poderão fazer??. Dúvidas????

Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina
Acabei de incluir o seu blog como um dos prediletos.
Gostei dele.
Com o tempo você vai fazer mudanças.
Parabéns !!

Adaí Rosembak

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Anônimo das 14:16,

Se você entro com a ação dos 30% consignado, e teve a ação deferida pelo juiz, com medida já implantadas, é melhor que qualquer ES,COOPERFORTE,FHE POUPEX, ALFA CASCH,CREDISCOOP OU CDC DO BANCO DO BRASIL.

Afinal você vai poder contar com 70% do seu benefício integral, apos ter entrado com a ação, uma das ciências que temos é que enquanto se discute o processo, estamos sem opção para novos financiamentos, ou dinheiro novo.

Eu quando entrei com a ação, entrei apenas contra o banco do brasil, renegociei, com a cooperforte, pago apenas 300 reais mensais, minha divida com a crediscoop esta para terminar, falta pouca coisa para liquidar de vez a divida, com as mudanças que fiz e com os acordos deu para respirar, claro que chega um ponto que a degola é mais sentida, como agora, que não temos mais lugar para pegar emprestado.

Mas se tiver viva, dentro de 04 anos consigo dever apenas o ES, os demais serão todos liquidados, voltando a ter um pouco mais de tranquilidade, mas esta tão difícil que quem mais sofre é nossa saúde, e a minha tem dado sinais de piora, a diabetes esta mais alta, pressão muito alta, labirintite, e agora um problema no endométrio, vai pesando a idade e as doenças é visível com a preocupação.

Você escolhe o que paga e o que fica para depois e o que fica para depois é mais do que se paga.

Mas creio em Deus e vamos todos sair desta, tenho muita fé que vamos ter alegrias ainda, antes de fazer a passagem.

Anônimo disse...

Vamos lá pessoal,

É de se pensar, pelos escritos nos variados blogs, de que temos um PLANO BILIONÁRIAMENTE MISERÁVEL, OU HÁ EXAGERO na colocação?

Rosalina de Souza disse...

Caro Amigo Adaí,

Sem modéstia, sempre gostei do seu blog, seus escritos me levaram a viagens internacionais, fui a Israel, e até na China lendo seu Blog.

Muitos dizia que era muito auto didático, com longos textos,mas sempre foi um grande observador, creio ser uma das suas melhores qualidades.

Adaí, obrigada, sei que vindo de você é um grande elogio sincero, você sabe do que pedi a você para meu neto, e sempre solicito você e sua esposa de pronto me atenderam.

Não sabe o quanto sou grata a você, as vezes nossas opiniões foram divergentes, mas é isso que nos torna uma família, com problemas sim, mas uma família, e com os colegas aprendemos todos os dias.

Obrigada que Deus sempre olhe por você e sua Esposa.

Atenciosamente

Rosalina de Souza

Anônimo disse...

Desculpe, D. Rosalina, mas o visual de início era muito mais legível, principalmente porque a fonte utilizada era de maior calibre. Agora, para ler, tenho que aumentar o zoom para 200% ou utilizar lupa. Sabe como é quando se chega nos setenta...

Anônimo disse...

Ficou ótimo essa cor!!. Ao anonimo das 13:07. Não sou de dar pedradas. Mas viu com ficou bom? Provar que não sou um robô é complicado.Aparece saladas, frutas, panquecas, sorvetes. Ai da fome rsrs

Anônimo disse...

Nossa Dona Rosalina, a cor não ficou boa. A cor inicial era melhor.
Era cor de sangue correndo em nossas veias turbinando nossos corações.
Ou era cor de chocolate, aquele doce que sonhávamos em nossa infância.
Essa cor está tão pálida, tão sem "garra", está uma cor "beata". Difícil a visualização...
Mas, não se agrada a todos não é mesmo ? Adoraria se mudasse .

Anônimo disse...

Rosalina é a sua vez, o mais importante blog desandou, me refiro ao Ary Zanela, é triste, mas a idade me ensinou que as pessoas não mudam, apenas se revelam, a possibilidade da "boquinha" mudam as pessoas a luta principal foi esquecida.

Anônimo disse...

Aproveitando a deixa do homônimo de 05:15, nossa esperança está em elegermos Dona Rosalina para qualquer cargo na Previ e ela depois, renunciar, chamar a imprensa e jogar a caca no ventilador. Primeira coisa interessante seria ela depois de eleita por nós se recusar a assinar o termo de confidencialidade. Isso já causaria um constrangimento danado no "Olimpo".

Pensem nisso, homens e mulheres de boa vontade

Anônimo disse...

Me parece que li alguma vez que pensionista não pode ser candidata, confirma aí Dona Rosalina ?

Rosalina de Souza disse...

Caros colegas, pensionista nao pode ser candidata a nada, a quadros da previ e cassi. sou conselheira fiscal na Anaplab, porque da feira do estatuto assim foi feito a abertura a nós pensionistas, mas o pioneiro foi o Marcos Cordeiro da aapprevi foi ele o ponta pé inicial em dar vida e voz às pensionistas. assim como os blogs foram todos inspirados pela colega Cecília Garcez, foi por iniciativa dela que se criou o mundo virtual e as informações que temos hoje.

Anônimo disse...

Realmente uma pena. A Sra. tem estatura moral para sustentar que se pudesse ser eleita renunciaria em benefício de uma causa coletiva, abrindo mão de um rendimento mensal superior ao Presidente do Banco Central dos EUA

Rosalina de Souza disse...

Outro ponto importante que fica registrado aqui que para cargos na previ o camarada nao basta ter aposentado no banco, tem que faculdade, doutorado, mestrado, MBA, ter vários diplomas de conhecimentos em fundos de pensão, ser bem articulado e ter um bom padrinho político, meus estudos são o básico do básico, e as demais qualificações nao as tenho, então amigos vamos habilitar outro candidato com nosso apoio, acredito que temos bons nomes para escolhermos.

Anônimo disse...

Concordo com a Dona Rosalina de Souza.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 08:42,renunciaria sim, porque depois que a chapa 3 foi eleita eu vi que os nossos eleitos decoram os cargos a que se propõe as eleições. veja o caso nosso uma simples mudança apoiada em lei como dos consignados, 30% ninguém consegue fazer a previ cumprir a lei, jogam a culpa nos contratos e em nos que fizemos empréstimos em vários lugares, mas a previ usa 30%, BB usava outros 30% as cooperativas e a poupex usava 30%,vivemos muitos anos rolando dívida até degola o sistema de vez, em 2003 contratei o ES primeira vez foi 15 mil em 50x de 440,00 comprometia 20% do meu benefício que era 2.280.00 verba p300. hoje devo 86.mil em 94x de 1.429,00 e comprometo 27%do meu benefício que está em 5.478,42 verba p 300.enfraquecemos ao longo do tempo e perdemos o poder de compra e o respeito e quem pode nao faz, por amarras da estrutura previ que foi feita para dizer os participantes têm voz, mas ela está rouca, ou com resfriado.

Anônimo disse...

O colega disse tudo.
Ninguém ajuda ninguém.Falar,até papagaio fala,principalmente se ganhar para isso...

Anônimo disse...

A SENHORA TEM RAZÃO.OS COLEGAS QUE ELEGEMOS NA CHAPA 3 POUCA COISA FAZEM SENÃO REZAR NA CARTILHA DOS MANIPULADOS PELO BANCO.TODOS OS ESCALÕES GANHANDO MUITO PARA FAZER POUCO E ACHANDO QUE O POVO É BOBO.MERA REPETIÇÃO DO QUE OCORRE COM OS POLÍTICOS-CORVOS QUE SUGAM A ALMA DA POPULAÇÃO.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
Parabéns pelo seu blog. Precisamos ter liberdade de reclamar.Você é a única que entende que a melhor solução é o limite de 30% para todos os débitos exatamente como descreveu as 9:16.
Não dá para entender porque nenhuma das nossas associações nem nossos eleitos está lutando por essa causa que não é questão da Previ querer mas de cumprir a lei.

Rosalina de Souza disse...

História curiosa: certa vez recebi a ligação da super GO, era o chefe, ele estava a responder uma reclamação minha que rodou desde a agência até à presidência e papo vai, papo vem ele foi pedir ajuda aos universitários pois nao sabia ou nao conhecia o sistema operacional e muito menos os normativos, resultado será que ele teve um padrinho político para estar no cargo em questão? por méritos e que nao foi.

Anônimo disse...

Cuidado com quem elegemos e apoiamos. Na ultima eleição foi feita aliança com pessoas que sempre estiverem na Anabb, na Previ e Cassi e pertencentes a grupo conhecido. Aconteceram alertas que foram contestados e desprezados. A Cassi está em crise. Muitos desses nomes conhecidos já passaram por lá e hoje dão sugestões mágicas para solucionar essa crise . Podem crer. Estarão candidatos. Na Previ quando se fala em investimentos equivocados ou mal feitos se muda de assunto.
A Previ reconheceu que a nomeação dos conselheiros precisava ser mudada. Têm que comprovar que possuem o "canudo" e as qualificações. Como seria antes ?
Daí, meus caros colegas e minha cara Rosalina, olho vivo e atenção nos apoios.

Anônimo disse...

Eu não consegui ainda receber por orpag. Alguém já conseguiu?

Anônimo disse...

Cara Senhora,

Parabéns pela liberdade em seu blog.
Outros são reféns da mordaça, infelizmente.
Bem, às vezes as pessoas dizem coisas e acabam processadas, em muitos casos, pelos bandidos.

Anônimo disse...

Cara Dona Rosalina,
Para que não haja problemas vou retificar a palavra bandido por safado.

Anônimo disse...

Sempre são os bandidos e corruptos mal-intencionados,acostumados a tirar vantagem de tudo e de todos que processam as pessoas que expressam seu pensamento.Vivemos num país comunista,disfarçado de democracia.

Anônimo disse...

Os blogs já conhecidos (não precisa citá-los),salvo melhor juizo,são cópias da filosofia do Banco,passadas,por indicação,à Direção da Previ e não acrescentam quase nada para os beneficiários,além de pintarem o pavão com as cores que querem que os previanos míopes vejam.