10 setembro 2020

ANABB e entidades lutam para reduzir valores da coparticipação




 Reunião para tratar coparticipação, entre outros assuntos como PAF e Limaca, aconteceu nesta quarta-feira, 9 de setembro,

Em 10.09.2020 às 11:46Compartilhe:  

“...aprova, por maioria, a alteração do percentual de coparticipação, até que haja implementação efetiva de medidas com vistas ao equilíbrio econômico-financeiro da CASSI”.    
O trecho acima se refere à decisão do Conselho Deliberativo da Cassi sobre o aumento da coparticipação a partir de janeiro de 2019. Nela, o colegiado demonstra a necessidade de alteração da cobrança, naquele momento, em razão do déficit nas contas da Cassi. Porém, deixa claro que a revisão dos patamares de coparticipação seria necessária tão logo fossem implementadas as medidas indispensáveis para o equilíbrio financeiro da Caixa de Assistência. No entanto, essa parte da decisão ainda não está sendo cumprida.
Para cobrar um posicionamento sobre esse tema que onera exclusivamente os associados, as entidades que integram a Mesa de Negociação se reuniram, nesta quarta-feira, 9 de setembro, por videoconferência, com a Diretoria da Cassi. Participaram do encontro representantes da ANABB, AAFBB, Contec, Contraf-Cut e FAABB, além da diretoria da Cassi - Dênis Corrêa e Ana Cristina Rosa, e os eleitos Luiz Satoru e Carlos Flesch. Representando a ANABB, participaram o presidente Reinaldo Fujimoto e os vice-presidentes Graça Machado e Haroldo Vieira.
Dada a sua relevância, a coparticipação sempre esteve entre os temas discutidos pela Mesa de Negociação durante a proposta de sustentabilidade da Cassi. Tal fato se fez necessário porque, a partir de janeiro/2019, a Caixa de Assistência promoveu aumento significativo na cobrança que incide sobre a realização de exames e consultas, sob o argumento de que as contas da Cassi precisavam de um incremento.
Ao longo do processo negocial, para garantir uma proposta justa aos associados, as entidades que integram a Mesa de Negociação se ampararam na decisão do Conselho Deliberativo e firmaram um compromisso também com a Diretoria da Cassi sobre a retomada dos índices de coparticipação aos patamares de 2018.
No entanto, apesar do entendimento unânime de todos os representantes de funcionários da ativa e aposentados sobre o que foi acordado, a Diretoria da Cassi não reconhece o compromisso feito no processo negocial.
Para as entidades que vêm buscando fortalecer um modelo de diálogo mais transparente com a Cassi em benefício dos associados, o não reconhecimento desse compromisso gera perplexidade.  Os representantes do funcionalismo cobram que houve empenho de palavra junto aos associados sobre o tema coparticipação e o rompimento do que foi acordado representa quebra de confiança. É preciso que haja comprometimento com os assuntos que foram informados aos associados.

COPARTICIPAÇÃO NÃO É RECEITA
A reivindicação das entidades para que a coparticipação retorne aos patamares de 2018 (10%, para exames, e 30% para consultas) ocorre em momento oportuno, já que o novo modelo de custeio está refletindo bons resultados para a Cassi.
Entretanto, a Diretoria da Cassi entende a cobrança da coparticipação como receita adicional relevante para a sustentabilidade da Caixa, sem levar em conta o ônus que ela representa para os associados que mais necessitam de atenção à saúde.
Até agora, a Diretoria da Cassi não apresentou nada de concreto sobre o que pretende em relação à coparticipação. Apenas informou que o tema está sendo estudado. Nesse sentindo, as entidades propuseram como pauta final da reunião que a Cassi retorne a coparticipação aos patamares de 2018, até que seja apresentado, debatido e negociado  um estudo mais concreto por parte da Diretoria.  
Outro argumento da Diretoria da Cassi, que vem sendo rebatido pelas entidades, é que o novo modelo de custeio leva em consideração os índices atuais de coparticipação e que retomá-los aos patamares de 2018 pode gerar impactos. A esse respeito, as entidades argumentam que o aumento do percentual de coparticipação representa pouco mais de 1% das despesas anuais da Cassi.

As entidades também questionam a Cassi sobre os impactos do Performa e da política de redução de salários e cargos do BB nas receitas da Cassi. Sobre isso, os diretores da Caixa, inclusive os eleitos, nada respondem. Nenhuma providência foi adotada, não houve qualquer conversa com os representantes do Banco.
Vale lembrar que as entidades vêm mostrando à Cassi que a coparticipação não pode ser considerada uma receita, e sim um fator moderador de utilização dos serviços de assistência médica – portanto, um redutor de despesas. Segundo a literatura médica, aplicação de percentuais elevados pode ter efeito nocivo, inibindo ações de prevenção que evitariam despesas maiores no futuro. Os reajustes que foram propostos trazem ônus justamente aos associados que mais necessitam dos serviços, enquanto eximem o patrocinador Banco do Brasil de contribuir com a parte patronal. Caso a coparticipação alcançasse o BB, será que ainda estaria no patamar atual?
Ainda que a Cassi tenha incluído a coparticipação como parte das receitas, para as entidades os associados não podem ser penalizados de forma unilateral, o que desequilibra a balança de contribuições entre associados e patrocinador .

PAF e LIMACA TAMBÉM FORAM DISCUTIDOS
Além da coparticipação, as entidades também questionaram o corte radical na Lista de Materiais e Medicamentos Abonáveis – LIMACA, já que mais de 1.800 medicamentos foram excluídos da lista. Veja abaixo:

Antes
Depois
Redução
Princípio Ativo
365
92
74,8%
Medicamentos
                         2.985
                         1.167
60,9%
Materiais
143
31
78,3%

Sobre esse tema, a direção da Cassi vem sendo cobrada sistematicamente, em particular as diretorias eleitas, mas não houve apresentação de qualquer proposta ou estudo, limitando-se a respostas evasivas e protelatórias.
Condições crônicas como doenças oncológicas, diabetes, embolia, tromboses, doenças vasculares cerebrais, insuficiência renal crônica, entre outras, foram simplesmente retiradas do rol de patologias abonáveis, em flagrante descompromisso com a saúde dos associados mais agravados.
Desde que a Cassi promoveu a redefinição da Limaca, muitos associados estão sendo penalizados, pois tiveram a interrupção no fornecimento de medicamentos. Cobrados a esse respeito, mais uma vez, os diretores mostraram indiferença à situação dos associados e esquecem que os resultados superavitários registrados em 2020 se devem ao fato do associado ter aceitado aumentar seu percentual de contribuição e também contribuir adicionalmente por seus dependentes.
Para os associados, são apresentados os resultados positivos como conquista da gestão, alardeando bons ventos, mas no debate do ônus excessivo, decorrente de sua política de corte de benefícios, a gestão apresenta outra visão dos mesmos resultados.

BANCOS INCORPORADOS TAMBÉM FOI PAUTA
Os direitos dos funcionários de bancos incorporados de ingressarem no plano também foi tema da reunião. Sobre isso, a Diretoria da Cassi nada apresentou. Argumenta não ter ascendência sobre o tema e remete o assunto ao BB, sem buscar em nenhum momento a solução, como se dela não fizesse parte.

ENTIDADES CONTINUARÃO NA DEFESA
ANABB, AAFBB, Contec, Contraf-Cut e FAABB continuarão diligentes e firmes, cobrando da direção da Cassi atitudes concretas e lembrando aos dirigentes que a missão da Caixa é cuidar da saúde de seus associados.
Fonte: Agência ANABB

43 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado, Sra. Rosalina, por nos manter informados. Precisamos zelar pela sustentabilidade da CASSI, mas sem perder de vista a compatibilidade entre o custo e o benefício do associado que, para tanto, contamos com as nossas entidades representativas.

Rosalina de Souza disse...

CASSI ASSINA TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA COM A ANS
Publicado em: 18/09/2020
A Cassi e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) assinaram Termo de Compromisso de Ajuste de Conduta (TCAC) Nº 003/2020 prevendo o ajustamento do disposto no art. 24 do Regulamento do Plano de Associados (RPA), que limitava a quantidade de sessões de tratamento psicoterápico durante toda a vida do beneficiário sem assegurar a observância do limite previsto nas Diretrizes de Utilização para Cobertura de Procedimentos na Saúde Suplementar (DUT) estabelecidas pela ANS no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde vigente. A redação anterior do RPA foi considerada irregular pela ANS e tipificada no artigo 66 (Cláusulas de Garantias Legais) da Resolução Normativa da ANS nº 124, de 2006.

A Cassi esclarece aos beneficiários do Plano de Associados que o ajuste firmado não implica redução da cobertura assistencial, restrição a direitos, tampouco aumento da contribuição mensal, imposição de ônus, nem prejuízo aos beneficiários. Estão garantidas no plano as coberturas do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e suas atualizações, sem prejuízo das coberturas já previstas no RPA, uma vez que o plano foi adaptado à Lei 9656/98. Clique aqui para consultar a cobertura estabelecida pela ANS.

Veja abaixo o que foi acrescentado no Regulamento do Plano de Associados, artigo 24 ou acesse o RPA completo:

§4º – Caso os procedimentos previstos no caput tenham Diretrizes de Utilização (DUT) definidas pela ANS, após atingido o limite indicado no caput será garantida a cobertura mínima prevista no Rol de acordo com a DUT.

O Regulamento do Plano de Associados e os contratos dos demais planos operados pela CASSI podem ser acessados aqui no site da Cassi.

O ajuste no RPA faz parte de uma das ações previstas TCAC, assinado em maio de 2020, visando afastar possíveis dúvidas dos participantes sobre a cobertura oferecida pelo Plano de Associados, deixando claro que devem ser observadas, além das coberturas asseguradas no regulamento do plano, as disposições do Rol publicado pela ANS.

Se tiver dúvida sobre o TCAC, os participantes poderão esclarecer por meio do Fale com a Cassi, ou enviando email para planos@cassi.com.br.

O TCAC está disponível, na íntegra aqui no site, no menu Institucional. Para acessar, clique aqui.

Se identificar irregularidade em relação a este TCAC, os participantes da Cassi poderão comunicar o fato à ANS por telefone (08007019656), pelo site do órgão regulador ou pessoalmente, em qualquer endereço da ANS listado no site (http://www.ans.gov.br/aans/nossos-enderecos).

Fonte: AAPBB


Anônimo disse...

Parabéns,sempre Rosalina nos defendendo.

Anônimo disse...

O que aconteceu no blog do Ari? Tá falando em código de barra não entendi nada.
Sem conteúdo é?

Anônimo disse...

Eu também não entendi. Acho que o blog foi arrendado. Tá muito estranho.

Anônimo disse...

O Blog do Ary morreu, virou um cadáver insepulto.Mormente, porque se tornou uma seita de fanáticos que defendem esse desgoverno a qualquer custo.São o PT invertido, mas com as mesmas pechas, ao falar somente para iniciados na seita, ficaram perdidos com os desmandos e desatinos, quem tem juízo já abandonou o blog dele faz tempo!

Anônimo disse...

Eu abandonei o blog faz tempo.Primeiro atacar a Previ sem saber usar as palavras e saber que tudo o que se fala tem que ser provado.Resultado foi levar a pior e ter que se encolher.Depois o fanatismo religioso e na política de forma tão irracional que parece estar com descontrole mental.O blog é dele e ele faz o que quer. Eu me afastei porque me irritava demais.

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog,

Eu Respeito muito o Nosso Colega Ari Zanella, já trabalhei com ele em duas associações de Aposentados e Pensionistas e sei o quanto é difícil tomar partido da nossa classe sem apoio e sem muitas vezes respeito por parte de quem só ataca sem saber que lutar contra PREVI/BB/CASSI é muito difícil, eles vence a batalha pelo seu poderio econômico e não porque tem razão em tudo que faz, o problema que nossos benefícios não dão se quer para chegar ao fim do mês, imagina então para ser usado para pagamento de advogado para nos livrar dos processos que um blog recebe e nós como pessoa física que somos para administrar as várias notificações extrajudiciais que recebemos.

Vocês acha que o meu blog parou no tempo, foi porque eu assim o quis, estou com 74 anos, não quero mais aborrecimentos para a minha além dos que filhos e netos já nos trazem todos os dias.

Então é isso, falar é fácil, mas só eu e outros donos de blog sabe como é estar do lado de cá, assunto tenho certeza que nunca falta, mas a coragem para abordá-los é que por muitas vezes faz com que a gente não avance, então vamos ser menos egoístas, porque cada um sabe onde a sola do seu sapato aperta.

Rosalina de Souza disse...

05/10/2020
Prorrogada isenção do IOF para Empréstimo Simples
Novas operações estão isentas do imposto até o dia 31 de dezembro
Conforme o Decreto Federal nº 10.504, publicado em 2/10, a isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) incidente em operações de crédito, como a contratação do Empréstimo Simples (ES), foi prorrogada até o dia 31 de dezembro deste ano.

Com esta medida, as operações do ES com a Previ permanecem isentas, tanto na contratação de crédito novo, como em renovações.

FONTE: Site da Previ.

Rosalina de Souza disse...

BB ENCERRA PARCERIA COM CAIXA EM LOTÉRICAS E AMPLIA REDE MAIS BB
Publicado em: 15/10/2020
O Banco do Brasil (BB) informa que a parceria com a Caixa Econômica Federal para utilização das lotéricas e TAA’s compartilhados será encerrada a partir de 18 de novembro.

Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o banco informa ainda que iniciou ação para ampliar sua rede de correspondentes (Rede Mais BB) nos municípios que atualmente contam exclusivamente com aqueles canais de atendimento.

“É importante ressaltar que a Rede Mais BB disponibiliza portfólio de serviços para os clientes do Banco do Brasil, tais como: recebimento de boletos, saldos e extratos; convênios e tributos; depósitos; pagamento de Benefícios do INSS, além dos saques de conta corrente e poupança”, lembra o banco.

Fonte: Diário do Nordeste

Rosalina de Souza disse...


BB DIZ QUE FARÁ OS ESCLARECIMENTOS AO TCU SOBRE INTERFERÊNCIAS EM AUDITORIA
Publicado em: 15/10/2020
Nesta quarta-feira (14/10), o Banco do Brasil divulgou comunicado ao mercado informando que foi notificado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que prestará esclarecimentos ao órgão sobre possíveis irregularidades na área de Auditoria Interna do BB. No comunicado, assinado pelo Gerente Geral de Relações com Investidores e Sustentabilidade, Daniel Alves Maria, o BB diz que “foi notificado pelo TCU, em 13.10.20, e que apresentará os esclarecimentos necessários perante aquele Tribunal de Contas”. A ANABB segue acompanhando as investigações.

No processo, o TCU apura uma representação do Ministério Público (MP) que aponta indícios de irregularidades na gestão do Banco do Brasil, com relação a ações propensas a fragilizar as estruturas de controle e de governança do BB, em especial, a Auditoria Interna e o Comitê de Auditoria.

A Comissão de Valores Imobiliários (CVM) já havia questionado o BB no início do mês sobre uma reportagem veiculada pela CNN Brasil. Na notícia, a emissora afirmava que o MP teria encaminhado ao TCU uma representação solicitando apuração de fatos sobre a gestão do BB quando era presidido pelo economista Rubem Novaes. A investigação também apontava supostas interferências em nomeações na Previ.

Em resposta à CVM, o BB afirmou que a Auditoria permanece em pleno funcionamento e que o Banco possui Comitê de Auditoria e uma Unidade de Auditoria Interna, ambas ligadas diretamente ao Conselho de Administração e com autonomia para desempenhar suas funções com total independência.

A ANABB acompanha os fatos e o desenrolar das providências a serem tomadas pelos órgãos de controle (TCU, CGU). E como de costume, adotará as medidas cabíveis para preservar os funcionários e a integridade do BB.

Fonte: Agência ANABB


Rosalina de Souza disse...

CONTRAF-CUT E SINDICATOS LANÇAM CAMPANHA EM DEFESA DO BANCO DO BRASIL
Publicado em: 15/10/2020
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), sindicatos e federações de bancários lançaram na terça-feira (13) a campanha nacional “O bom do BB é…” para mostrar a importância do Banco do Brasil e denunciar os ataques que o banco vem sofrendo, com o objetivo de privatizá-lo.

“Queremos destacar a importância do Banco do Brasil enquanto banco público para a inclusão social, para o atendimento bancário da população e para o desenvolvimento econômico do país”, explicou o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.

“O BB é o primeiro banco do país. Completou 212 anos no dia 12. E sua história se mistura com o desenvolvimento do país, com a criação da Petrobras, da Vale (do Rio do Doce), enfim, com o processo de industrialização e de desenvolvimento regional, da educação, e das políticas públicas de cunho socioeconômico. O BB foi importante para o crescimento do país e é importante para que a gente consiga superar o difícil momento que estamos vivendo”, completou.

A campanha foi lançada na terça-feira (13), no primeiro dia do Seminário “O Bom do BB é construir o Brasil, com você – Banco do Brasil, há 212 anos de parabéns”, que será transmitido ao vivo (live) pelas redes sociais (Facebook e Youtube) da Contraf-CUT e retransmitido por outras entidades que fazem parte da campanha.

“Até sexta-feira (16) a campanha se desenvolverá de forma mais intensa e após isso as entidades sindicais e associações de funcionários darão continuidade às ações, sob orientação e coordenação da Contraf-CUT, por meio da CEBB. Nossa intenção é buscar a interação da sociedade e o apoio de personalidades de nossa sociedade, seja no meio político, seja artístico e social”, explicou o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília e Região, Kleytton Morais, que é funcionário do Banco do Brasil e faz parte da equipe de coordenação da campanha.

Kleytton disse, ainda, que após a primeira semana, a campanha se ampliará e ganhará em caráter de defesa permanente do Banco do Brasil e de sua importância para as micros e pequenas empresas, para a agropecuária, para a educação, enfim para o desenvolvimento do país, principalmente nas regiões para as quais os bancos privados não dão tanta importância.

Fonte: Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil

Anônimo disse...

https://editalconcursosbrasil.com.br/noticias/2020/10/banco-do-brasil-deixara-de-oferecer-servicos-nas-lotericas-a-partir-de-novembro/

Anônimo disse...

Tá na hora de pensar na
independência financeira da PREVI, ou seja, sem patrocinador. Chega de choramingar. O BB tem duas jóias na mira dos investidores de plantão: os trilhões administrados pela BBDTVM e o patrimônio da PREVI.
A BBDTVM administra bilhões da
PREVI, ou seja, centraliza todo o portfólio de renda variável do Fundo. O BB tem o voto de minerva e 50% do do patrimônio da PREVI, por conta da reversão de valores, que já levou 7bi a título de BET patrocinador, e,por analogia, levará mais 50% na ocorrência da liquidação do Fundo. Findo BB, findo CASSI, findo PREVI, findo aposentadorias e pensões. Sem rodeio, é o que acho.
https://bancariosdf.com.br/portal/sindicato-defende-a-manutencao-da-bbdtvm-como-subsidiaria-integral-e-gestora-dos-ativos-do-banco-do-brasil/

Filha de Deus disse...

Estimada Rosalina,
Quando receberemos a segunda parcela do décimo terceiro do INSS?
Deus a abençoe.

Rosalina de Souza disse...

Cara Filha de Deus,

Em 2020 o INSS já fez o pagamento das duas parcelas do décimo terceiro.

PRIMEIRA PARCELA FOI PAGA ENTRE O DIA 24 DE ABRIL ATÉ 08 MAIO.

SEGUNDA PARCELA FOI PAGA ENTRE O DIA 25 DE MAIO ATÉ 05 DE JUNHO.

SÓ FALTA RECEBER A SEGUNDA PARCELA REFERENTE AO BENEFÍCIO DA PREVI QUE SEMPRE É CREDITADO JUNTO COM O PAGAMENTO DE NOVEMBRO.

Portanto não existe mais previsão nenhuma de receber pagamento referente a décimo terceiro salário para o ano de 2020, existe uma proposta no congresso, para que a previdência possa pagar um DÉCIMO QUARTO SALÁRIO, mas ninguém sabe se isso vai adiante, pois teve inicio de uma proposta legislativa.

Apertem os cintos porque esse fim de 2020 não vai ser nada fácil, com o dinheiro bem mais curto.

Anônimo disse...

Ninguem pensou que antecipar o 13º INSS prejudicaria o final de ano não apenas para os aposentados mas para a economia.Já dizia minha avó que não adianta vestir um santo tirando de outro.E agora?

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Mesmo tendo ÓTIMAS e PÉSSIMAS lembranças do BB (as péssimas teimam em ficar sempre na frente), fica difícil no entanto, “vestir a camisa do banco”, e, defendê-lo dos inúmeros ataques perpetrados por invejosos, recalcados e aproveitadores. que adoram “pescar em águas turvas”, quando para “desbloquear” “um reles” cartão para movimentação de conta corrente, você só consegue isso num terminal do BB (com os inerentes riscos), ou na forma “presencial” em alguma agência. Acrescente-se agora, a “dantesca” DESARRUMAÇÃO que irá causar na vida de seus inúmeros clientes, nessa “briga de comadres” e “para inglês ver, entre BB e CAIXA FEDERAL, para operações em Casas Lotéricas.

Anônimo disse...

Filha de Deus:
Está tramitando um projeto para concessão de um abono extra de R$ 2.000,00 aos aposentados e pensionistas do INSS, a ser pago em dezembro deste ano.
https://fdr.com.br/2020/09/23/inss-pode-liberar-abono-extra-de-r-2-000-veja-quem-tem-direito-ao-beneficio/

Anônimo disse...

Muito cuidado com essas notícias que estão colocando tipo um décimo-quarto do INSS e agora esse projeto de abono extra de dois mil. Nada disso tá na mão. Tomara que votem e liberem isso. Pelo menos um deles. A Previ deve tá torcendo pra que a deixemos virar o ano em paz. Nada virá.

Anônimo disse...

Eu acho que alguma coisa vai sair (abono ou 14º) pois estão preocupados com a economia não com os aposentados.

Unknown disse...

Nossos melhores blogs pararam no tempo, infelizmente

Anônimo disse...

Infelizmente. Se agora já não têm matéria imagina de novembro a março. E assuntos políticos, religiosos e futebolísticos não interessa pois cada um tem suas preferências. Ah, quase desejei um Feliz Natal pra todos.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Os “aumentos” no CUSTO DE VIDA estão tão “escandalosos”, que já nem se consegue “mais direito”, ENDIREITAR os “índices de inflação”. Acredito que essa “turbulência” econômica poderá nos levar a ter um “aumento salarial (pelo INPC)”, de até 5% (cinco) por cento, em JANEIRO/2021.

Anônimo disse...

Nós tbm respeitamos o sr. Ari dona Rosalina, mas ultimamente ele só fala de religião. E aquele senhor que esta sempre postando uns troços sem noção. Acho ser Aristórique? com todo respeito. Muito chato o blog.

Unknown disse...

Durante a pandemia o BB nos deu uma grande ajuda. aumento dos limites de de saque nos TAA, é bom ou quer mais?

Anônimo disse...

Ao anônimo de 04.11.2020 - 1:51 h

Não é bem assim não. Meu limite de saque nos TAA foi reduzido em 58,33% em março/2020 e permanece com esta redução até hoje.

Anônimo disse...

A PREVI BEM QUE PODIA NOS DAR UMA AJUDA DE CUSTO, COMO FEZ O GOVERNO COM O POVO. A VIDA NÃO ESTA SÓ DIFÍCIL PARA OS JOSÉS E MARIAS NÃO. SE O ARROZ ESTA CARO PARA ELES PARA NÓS TAMBÉM ESTÁ. ACORDA PRESIDENTE!! FAZ ALGUMA COISA!!

Rosalina de Souza disse...

Meus Queridos Colegas do BLOG,

Da Previ nada podemos esperar que o crédito seja feito todo dia 20, mas que isso para eles é algo excepcionalíssimo, então a nossa situação é ver chegar um 2021 com muitas dificuldades, para as despesas do fim do ano.

Não tem alternativas, não tem 13 salário do INSS que já pagou antecipado, e no mais é falar para ninguém ouvir, desde muito tempo que nossa situação é dramática e entra governo e sai governo e tudo continua na mesma situação, só a nossa classe é penalizada, porque nada podemos fazer, nem greve, nem reclamar, nenhuma solução a vista, então a grande verdade é que velho em nosso país e no mundo é produto de descarte, somos vistos como uma população improdutiva e que só gera gasto, seja na economia, seja saúde, seja na longevidade.

Trader anônimo disse...

Colamos no blog do Professor Ari,

Professor Ari, colegas de chat,

É do conhecimento comum que enquanto as crises são passageiras, as pirâmides financeiras têm um fim. Entretanto, alguns pensam que colocando em uma pirâmide financeira uma etiqueta de crise altera o status da primeira para esta última. Ledo engano...

Não por acaso, em 16/01/2020 13:42 sugerimos o seguinte (blog do Professor Ari):


(2) alienação de todas as ações do fundo PREVI, mormente das ações de "grande liquidez", eg., PETROBRAS e VALE.

Anônimo disse...

Querida Rosalina,
Teremos direito ao décimo quarto salário do INSS?
Grata.
Abrs.

WILSON LUIZ disse...



BRASILEIRO PROFISSÃO ESPERANÇA

A PREVI divulgou o resultado financeiro até setembro/2020. O déficit acumulado é de R$ 7.99 bilhões; ainda é desconfortável, mas bem melhor que os R$ 23.59 bilhões de março, em que o pânico tomou conta dos mercados financeiros devido à pandemia.

Tenho, agora, esperança que a PREVI nos conceda o reajuste de janeiro/ 2021, que acredito deve ficar entre 5 e 6%(INPC acumulado até outubro 4,77%).

SAMBA DOS ÍNDICES DOIDOS(parafraseando o sempre Diretor Aristophanes, que em postagem anterior nos lembrou do inesquecível Stanislaw Ponte Preta)

Lembram-se do saudoso IGPDI? O acumulado deste índice, até outubro, é de 23.59%, podendo fechar o ano em assombrosos 30%. Este índice, em priscas eras, reajustava nossos benefícios. De qualquer forma, se ainda estivesse vigente, não sei se a PREVI teria condições de nos conceder um reajuste de tal magnitude, nestes tempos sombrios.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 1:28,

Não existe Décimo Quarto Salário, isso é invenção de Políticos, houve uma proposta legislativa para tentar aprovar essa medida, mas não teve avanços até essa data.

Acredito sim que vamos passar um natal com todo aperto que já estamos acostumados, e não acredito nesta aprovação, portanto não se iluda quando a isso.

Se de fato for aprovado, todos que recebem pensão ou benefício pelo INSS tem direito a receber, em caso de aprovação.

WILSON LUIZ disse...



ERRAAAAAMOS

Equivoquei-me ao interpretar a buchada do bode preto, que me sinalizou o tal índice de 5 a 6%; peço desculpas se criei falsas expectativas para algum colega.

Mais prevenido, desta vez consultei o Oráculo de Delfos, que me garantiu que o índice de nosso reajuste deve ficar em torno de 4%, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

EM NEGAÇÃO

O presidente Bolsonaro ainda não se conformou com a derrota de seu grande ídolo, Trump, na eleição americana. Uma coisa é você posar de Napoleão de hospício em dueto com o presidente dos Estados Unidos, o difícil vai ser atuar sozinho no picadeiro.

Como o presidente não escuta conselhos sensatos, tenho medo que sua intempestividade cause problemas para nossa já difícil recuperação econômica.

A propósito, já revisei meu bacamarte para a anunciada guerra com os Estados Unidos. Vai que a gente ganha...

Anônimo disse...

Sobre o 14º além de ser improvável parece que existe um teto de R$ 2.000,00. É melhor não termos grandes expectativas.

WILSON LUIZ disse...


VÁ ENTENDER...

O governo faz de tudo para desconstruir a coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a China, que o presidente chama de “vacina do Dória”.

Por outro lado, acabei de ler que estão negociando a compra da vacina da Pfizer(americana, of course), aquela que tem que ser conservada a 70 graus negativos, que exige, para sua distribuição, uma logística muito complicada e cara; só se for para uso do alto escalão do poder, em Brasília.

Leio que muitas pessoas fazem ressalvas à coronavac por ter sido desenvolvida na China. Por mim, tomarei qualquer vacina que seja comprovadamente eficiente, seja chinesa, americana, russa, marciana, só não tomarei as oriundas do Paraguai.

Temos que encarar a realidade. A China é, hoje, o país mais avançado, tecnologicamente. Seu sistema de telefonia 5G é melhor e mais barato que a concorrência; infelizmente, acho que teremos que engolir o que os Estados Unidos determinarem.

WILSON LUIZ disse...

PIX

Ainda não sei se vou aderir ao PIX, vou esperar um pouco, tenho algumas dúvidas sobre a sua segurança; além do mais, meus combalidos neurônios talvez não consigam lidar com mais dados, é chave e senha para cada operação.

Por outro lado, acrescentou mais perigo a nossas caminhadas pelas ruas da cidade. Escutei, há pouco, em noticiário policial, que ocorreu um sequestro-relâmpago de um idoso, em que os meliantes queriam porque queriam que a vítima fizesse uma PIXada, isto é, transferisse uma quantia para uma conta por eles indicada. Foi difícil ele convencê-los que não usava o sistema, chegou até a apanhar, felizmente sem consequências mais sérias. Acho que,em minhas caminhadas, vou portar uma placa dizendo “NÃO USO PIX”.

Eu tenho o home-banking do BB, é muito prático e fácil; acho que alguns colegas não o utilizam por medo de fraudes. Pelo que deduzi, é praticamente impossível que a conta seja invadida por hackers.

Para ter o primeiro acesso, você recebe, em seu celular, uma senha de três letras, que é automaticamente apagada após 24 horas, se não utilizada. Com esta senha, você recebe outra, de oito dígitos, para validar suas transações.

O mais importante e porque acho que o sistema não pode ser invadido, é que a conta só pode ser acessada em seu computador pessoal, já tentei em vários outros e aparece a mensagem “este computador não está habilitado para esta operação”.

ANÔNIMO AINDA EX-ENDIVIDADO disse...



COVIDENDIVIDADO

Meu amigo Wilson Luiz telefonou-me, perguntando se eu poderia conversar com um outro seu amigo, engenheiro aposentado da Petrobras, que precisava de alguns conselhos sobre um problema de endividamento em sua família; ele me disse que não tinha a menor ideia do que dizer no caso, nunca havia vivenciado tal problema. Eu e Wilson somos amigos de longa data, assumimos na mesma agência, há mais de meio século, com diferença de dias. Foi uma convivência de mais de 10 anos no trabalho, até que ele decidiu fazer carreira, sendo nomeado chefe de serviço em dependência no interior. Ele sempre dizia que, se você vai ficar no mesmo emprego toda a vida, tem que procurar fazer o melhor, para a empresa e para si mesmo.

Na ocasião, éramos ambos caixas-executivos, função na qual me aposentei, sempre na mesma agência, em uma cidade muito boa, ele saiu como gerente-geral.

Na sua despedida, brincávamos com ele, dizendo “quem faz carreira no mato é veado”, só que hoje seu benefício é o dobro do meu, por isso ele nunca teve problema de endividamento. Não digo que estou arrependido, não costumo reclamar do leite derramado, mas às vezes lamento as oportunidades perdidas, como conseguir habitualidade de horas-extras, adquirida por vários colegas CAIEX, isto representaria um acréscimo de mais de 30% no valor do benefício. Na ocasião, eu trabalhava das 7 às 13 horas, tinha o resto do dia livre, nem queria ouvir falar de prorrogação do expediente, era só piscina, praia e, eventualmente, alguns bicos.

Também há uma pitada de azar; eu e Wilson mantínhamos contatos esporádicos, por telefone e em suas férias, quando aparecia para nos visitar, rodando mais de 1.200 km. ida e volta. Um belo(ou tenebroso?) dia, ele me telefonou dizendo ter descoberto uma “jaboticaba” da PREVI, se você vendesse 15 dias de licença-prêmio todo mês, por um ano, isso entraria na base de cálculo do benefício, o que o elevaria em outros 30%; aconteceu que eu havia me aposentado 40 dias antes!! Depois, a PREVI acabou com esta história, uma excrescência em que se contribuía por apenas um ano, e aposentado, se recebia este acréscimo por 30, 40, às vezes 50 anos.

Como já me alonguei demais, deixo para comentar amanhã o caso do endividamento mencionado pelo Wilson.

WILSON LUIZ disse...



O BOM SENSO DUROU POUCO...

“OLÁ! É IMPORTANTE LEMBRAR QUE ATÉ O MOMENTO, NÃO EXISTEM VACINA, ALIMENTO ESPECÍFICO, SUBSTÂNCIA OU REMÉDIO* QUE PREVINAM OU POSSAM ACABAR COM A COVID-19. A NOSSA MAIOR AÇÃO CONTRA O VÍRUS É O ISOLAMENTO SOCIAL** E A ADESÃO DE MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL***

*Inclusive cloroquina
**evitar aglomeração
***Inclusive usar máscara

A postagem acima foi publicada, dia 18, no portal do ministério da saúde, e apagada uma hora depois. Contrariava frontalmente a posição negacionista do presidente da república, que defende a cloroquina, não usa máscara e adora uma aglomeração.

É, realmente é simples assim...um manda e o outro obedece

WILSON LUIZ disse...



IS THE UNITED STATES A BANANA REPUBLIC?

O presidente Trump, derrotado em sua tentativa de reeleição, não desiste. Perdeu por mais de 6 milhões de votos no total, teve 232 votos no colégio eleitoral, contra 306 de Biden.

Alegou, sem apresentar provas, a existência de uma conspiração, uma fraude generalizada nos estados em que foi derrotado, está gastando milhões de dólares em ações judiciais; até agora, só perdeu. A imagem mais patética desta guerra judicial é seu advogado discursando, suor escorrendo pela testa misturado com a tinta preta que usa no cabelo. O advogado, que está jogando sua história na lata de lixo, é o outrora respeitado Rudolph Giuliani, ex-promotor que atuou exemplarmente no combate à máfia nova-iorquina, e também era o prefeito de Nova York quando terroristas derrubaram as torres do World Trade Center.

Vendo que sua tentativa jurídica não vai dar certo, Trump planeja, agora, ganhar a eleição no tapetão(to win the election in the big carpet). Vai tentar criar confusão na escolha dos delegados nos estados em que foi derrotado, que são dirigentes locais e legisladores estaduais que, teoricamente, não são obrigados a escolher o candidato mais votado. Se ocorrer impasse, a escolha dos delegados será feita pela assembléia legislativa estadual, onde o partido republicano tem maioria, e podem os deputados escolher representantes que votarão em Trump, mesmo tendo ele sido derrotado na eleição de 3 de novembro.

É um cenário inimaginável, a democracia americana, respeitada no mundo todo, nunca mais seria a mesma. Teríamos, então, El Trumpón, o Nicolás Maduro do primeiro mundo

WILSON LUIZ disse...


ÊTA NÓIS, VÉINHOS PORRETAS

Para tristeza da PREVI, estudos demonstraram que a eficácia de imunização da vacina do laboratório Moderna é de 97% para os idosos, mais até que para os mais jovens, 95%. Por outro lado, a queridinha do Bolsonaro, do laboratório Astra Zeneca com a colaboração da universidade de Óquisforde teve taxa média de eficiência de 70%. O inusitado dos testes é que, em quem tomou duas doses completas a eficácia foi de 62%, já os que, por engano, tomaram meia dose e depois dose completa, tiveram 90% de efetividade. Vá entender o que está valendo; o pior é que parece ser esta a vacina que o governo vai adquirir, por ser a mais barata.

SEM MEDO DE SER MARICAS

De qualquer forma, meu braço está à disposição da primeira vacina que passar na minha frente. Parece que a ordem de prioridade vai ser, com toda justiça, primeiramente para nossos heróicos trabalhadores da área de saúde, em seguida os velhinhos, e depois o resto.

DESCALABRO

Estão estocadas, no aeroporto de Cumbica, quase 7 milhões de testes para detecção do covid, tipo RT/PCR, a mais eficiente e cara, pelas quais o ministério da saúde pagou R$ 270 milhões; o revoltante é que vão vencer nas próximas semanas. Parece piada pronta, mas quando o presidente nomeou um general para ministro da saúde, declarou que ele era “especialista em logística”.

USO CONTÍNUO

Uma das dúvidas, que só será esclarecida decorrido algum tempo, é por quanto tempo a vacina imuniza quem a tomou; só não espero que seja uma vacina de uso contínuo.

VIVAMOS A VIDA

Temos que seguir a vida, devidamente mascarados, alcoolizados e distanciados; a economia não pode parar, prejudica os mais pobres. Agora, vamos combinar. É indesculpável o que temos assistido, festas com milhares de participantes sem qualquer proteção, na maioria jovens, que são pouco afetados pelo vírus, mas que podem transmití-lo aos idosos, inclusive em seus próprios lares. Estudos indicam que estas aglomerações são responsáveis por 80% de novos casos, o restante é dividido por locais de trabalho, escolas, restaurantes e bares, etc.

Anônimo disse...

https://valor.globo.com/financas/noticia/2020/11/23/previ-compra-r-125-bi-em-ntn-bs-na-crise.ghtml

Miro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.