03 abril 2020

Não basta falar, tem que fazer.

Desde crianças aprendemos a seguir exemplos. 
É sabido que, quando pequenos, repetimos atitudes dos nossos pais, irmãos mais velhos, professores ou adultos mais próximos, o que nos faz formar nossos pensamentos, ideias e costumes. 
E um dos grandes problemas desta fase é ser cobrado a agir de determinada maneira quando os exemplos nos levam ao lado oposto. 
O que dizer do pai que não deixa o filho ficar no celular ou outro faz cobranças durante o jantar e, na primeira oportunidade, checa e-mails de trabalho ou mensagens?
E o irmão mais velho que diz que você não pode comer doces antes do jantar enquanto preparar uma grande taça de sorvete? 
São exemplos simples, do dia a dia, mas que influenciam diretamente na educação e modo de pensar de uma criança que está em formação.
O quando se trata do mundo corporativo, qual a importância de agirmos de acordo com o que esperamos dos outros? 
Atualmente, um líder não é apenas um profissional estratégico com capacidade e função de motivar e influenciar pessoas. 
Ele é, também, um exemplo a ser seguido nas mais diversas áreas.
Então o que pensar do modo de agir dos nossos Eleitos para o maior fundo de pensão da América Latina,(Previ), não tem SOLIDARIEDADE para com os seus Aposentados e Pensionistas em Especial do PB-1 que concentra maior número de participantes com maior IDADE, acima dos 60 ANOS.
Estamos vivendo um momento sem precedentes na história da nossa geração.
A pandemia escancarou as fragilidades humanas perante um inimigo invisível.
Por outro lado, também trouxe a tona, a solidariedade, a empatia, a disciplina e a confiança de que em breve, voltaremos a normalidade, mesmo que em um novo normal, um pouco diferente do que até então estávamos acostumados.
Os nossos dirigentes, seja ele indicado pelo BB ou seja como ELEITOS, tem a obrigação e o dever de atender o pedido de muitos colegas pela SUSPENSÃO DE PELO MENOS 03 PARCELAS DO EMPRÉSTIMO SIMPLES E DO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO.
O pedido da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE para que os países redobrem o comprometimento contra a pandemia, faz com que a Previ venha ser parceira não só da Cassi neste momento, mas com todo o sistema de saúde do nosso País.
Se todo o sistema financeiro, está tendo esse cuidado, outros fundos de pensão, já tomaram as providências no sentido de colaborar com o momento de incertezas e já tomaram decisão de Suspender as Prestações, e se temos um sólido patrimônio, justificativas técnicas não pode sobrepor ao Estado de atenção, justificado pelos poderes da República, e além de pagar benefícios a missão da Previ é manter todos com Saúde Física e Mental.
Não é o momento de Mesquinharia e de Revanches, e sim de união entre todos, porque neste momento esse dinheiro que fica sem ser descontado no contra-cheque, reforça o orçamento e a alimentação de quem já tem maiores chances pela idade de contrair o COVID-19.
Juntos, temos que zelar pela nossa saúde, e a de todos que nos cercam, cumprindo com rigor as recomendações das autoridades públicas, e que nem mesmo nossos Dirigentes Eleitos e INDICADOS pelo BB tem autoridade para contestar com normas internas e regulamentos.
PEDIMOS A RECONSIDERAÇÃO COM A MÁXIMA URGÊNCIA.



11 comentários:

Jeanne disse...

Parabéns Rosalina!!! Você disse tudo!!! A Previ está esperando o que?

Unknown disse...

Rosalina, bom dia.
Bastante pertinente seu texto, mas ficou apenas um senão.
Quem te disse que a Previ tem um sólido patrimônio?
O patrimônio da Previ atende mais à vontade do governo do que a necessIdade dos associados.
O proprio Medeiros declarou que saiu da diretoria porque as decisões tomadas não atendiam os associados.
Por muitas vezes já foi dito a Previ que o patrimônio dela estava muito ancorado em renda variável e para agravar muito concentrado em Vale e Petrobras.
E agora que as ações tiveram uma tremenda queda, pergunto a quantas andas os ativos da Previ, notadamente Vale e Petrobrás?
Esperemos que a situação melhore e o mercado de ações se recupere.
Até lá é melhor se acalmar porque bom o momento para a Previ não está.
Agora, o fato de outros planos fazer agrados não é diferencial. Atente, por exemplo, que os associados da PrevCaixa pagam mensalidade de 20% para reverter déficit passado.
Celio Vilela

Rosalina de Souza disse...

Meu caro Colega Célio,

Deve se recordar, que durante a crise no ano de 2008, nós perdemos cerca de 35 bilhões, devido ao derretimento da Bolsa de Valores, a Previ fez conseguiu recuperação, prova liquida de que nosso Patrimônio é Robusto, é verdadeiro e tem lastro em bons ATIVOS.

Acredito sim que nosso fundo de pensão trabalha com cenários, e esse de agora foi imprevisível até mesmo aos melhores economistas do planeta, governos e nações de primeiro mundo.

Quando ao DÉFICIT FUTURO, não resta dúvidas que vamos pagar essa conta, todos nós, o mundo após essa PANDEMIA, nunca mais será o mesmo, acredite, estou com quase 74 anos, e nunca vi nada parecido, onde o mundo virou de cabeça para baixo, estou com uma filha na Espanha e pensa na minha preocupação diária, até hoje só retira direitos nossos, foi assim com o BET, com a volta das contribuições, se todos nós tivermos que recompor os ativos com o futuro déficit não vai 03 meses de suspensão do ES ou Imobiliário que vai reverter essa situação em 2021.

Trader anônimo disse...

Colamos no blog do Professor Ari o seguinte fragmento de texto:

Professor Ari: em resposta a seu comentário de 03/04/2020 10:54

Os mercados bursateis globais foram palco de grandes baixas a partir dos 10 (dez) últimos dias de Janeiro do presente ano. Tal movimento se prolongou até o final do primeiro trimestre do presente ano. O conjunto destas grandes baixas vem a caracterizar aquilo que os economistas chamam de colapso do  mercado (CRACK).

Em 10/01/2020 colamos no blog "Terceira Via" o seguinte texto:

[...] De acordo com este ponto de vista "crítico", a maneira específica por meio da qual os preços colapsam não é o problema mais importante: o CRACK ocorre porque o mercado entrou em uma fase instável e qualquer pequena perturbação ou processo pode revelar a existência de uma instabilidade. [...] O COLAPSO É DEVIDO FUNDAMENTALMENTE À POSIÇÃO INSTÁVEL; A CAUSA INSTANTÂNEA DO COLAPSO É SECUNDÁRIA.(44) (maiúsculo nosso) 10 de janeiro de 2020 14:23

Em sintonia, com o fragmento de texto acima, cabe-nos aqui observar que o surgimento do CONVID-19 parece-nos tão somente a CAUSA INSTANTÂNEA do CRACK inicialmente mencionado.

Neste sentido, em 10/01/2020 igualmente colamos no blog "Terceira Via" os seguintes fragmentos de texto:

[...] Acima vimos que “[...] a causa do crack deve ser encontrada nos anos e meses anteriores ao crack [...] traduzidas na aceleração da subida do preço de mercado (a bolha). [...] O colapso é devido fundamentalmente à posição instável;

[...] Fundamentamos nossa conclusão acima em algo que sustentamos nas duas primeiras hipóteses do presente trabalho: o “hodierno capitalismo bursátil” equipara-se a uma “pirâmide financeira administrada e/ou planejada”. Por seu turno, as características primordiais das “pirâmides financeiras” são a transferência de riquezas e a limitação temporal de existência de tais fenômenos. Em outros termos, os mercados  bursateis hodiernos são totalmente manipulados e não vão durar para sempre, conforme demonstramos no atual item III.4.5.

[...] Adicionalmente, como os preços foram formados por meio de manipulações não nos parece equivocado sustentarmos que a hipótese de os preços das ações serem o reflexo de uma realidade econômica, fica automaticamente afastada. 10 de janeiro de 2020 14:24

Inicialmente, permite-nos ilustrar tal situação o seguinte fragmento de texto encontrado na literatura técnica:

Os economistas neoclássicos acreditam que as ações têm um valor intrínseco (ou, como é mais comumente dito, fundamental) que determina o movimento dos preços. A plausibilidade desta afirmação está longe de ser óbvia. Os preços das acções apresentam movimentos cronicamente erráticos, tanto para cima como para baixo. Como se pode conciliar este estado de coisas com a hipótese de um valor intrínseco estável? A maioria dos economistas, se falar francamente, reconhecerá que as variações de preço não podem ser explicadas desta forma, pelo menos não sem introduzir arbitrariamente um número adicional de hipóteses. Inevitavelmente pensa-se no crash de 19 de Outubro de 1987, quando a Média Industrial Dow Jones perdeu 22,6% do seu valor, a maior queda alguma vez registada nos Estados Unidos - e, no entanto, nada mesmo remotamente comparável foi observado na economia real, antes ou depois. Na terceira parte deste livro, defendo que a afirmação do valor financeiro objectivo não pode ser sustentada. Aqui, mais uma vez, a teoria tradicional do valor deve ser abandonada. A atribuição de valor a uma acção envolve inevitavelmente um elemento irredutível de julgamento pessoal. (18)

Voltaremos ao tema...

(18) digamo.free.fr/empirval.pdf;

João Bedran disse...

É com Tristeza que percebo o comportamento da PREVI.

Rosalina de Souza disse...

03/04/2020
Empréstimo Simples: associados podem suspender parcelas
Opção estará disponível em breve para prestações dos meses de maio e junho de 2020


A opção para suspender as prestações de Empréstimo Simples de maio e junho estará disponível a partir de 22/4 pelo autoatendimento do site da Previ. A medida, aprovada pela Diretoria Executiva nesta sexta-feira, 3/4, tem como objetivo ajudar na preservação do fluxo de caixa dos associados, tanto do Plano 1 quanto do Previ Futuro, e atenuar possíveis impactos negativos que os participantes e seus familiares possam sofrer no orçamento devido à pandemia do novo coronavírus.

Antes de fazer a suspensão, é importante analisar se ela é realmente necessária. Vale lembrar que o Empréstimo Simples foi concebido para ser liquidado em um prazo determinado na sua contratação. Logo, quando ocorre a interrupção do pagamento de prestações, o saldo fica desequilibrado, já que continua a ser corrigido sem que haja amortização de prestação.

Com isso, para as operações “em ser” contratadas até 29/11/2015, que tem suas prestações reajustadas pelo INPC acumulado independente do saldo devedor, pode ser gerado um resíduo ao final do prazo contratado. Esse valor poderá ser refinanciado em, no máximo, seis meses. Já para as operações “em ser” contratadas a partir de 30/11/2015, pode ocorrer um aumento significativo no valor da prestação, que é recalculada a cada aniversário do contrato.

Vai passar
O país está experimentando diversas alterações no cenário econômico e enfrentando desafios causados pela pandemia do novo coronavírus. Neste momento de incerteza, a Previ quer tranquilizar os seus participantes. Com uma governança fortalecida e a utilização de ferramentas fundamentais, estamos prontos para enfrentar esta crise. Os investimentos da Previ são sólidos, fortes e resilientes, compostos por empresas da economia real, de setores produtivos e que investem vultosos recursos em seus negócios. Contamos com recursos suficientes para fazer frente ao nosso compromisso de pagamento de benefícios. Essa crise vai passar e, quando passar, a Previ ainda estará aqui, de pé, pagando benefícios como fez durante todo o último século. Cuide do seu presente e fique tranquilo, porque a Previ está cuidando do seu futuro.

Fonte: SITE DA PREVI.

Rosalina de Souza disse...

Parabéns a toda a Diretoria Executiva da Previ e seus Conselhos Deliberativo, Fiscal e Consultivo do PB-1, é muito bom saber que vocês, ZELA POR TODOS NÓS, JÁ IDOSOS E CHEIOS DE PROBLEMAS DE SAÚDE, esses dois meses faz SIM muita diferença em nossos orçamentos.

As associações e colegas que BRAVAMENTE LUTARAM por essa SUSPENSÃO, em Especial, BLOG DO ARI ZANELLA E DO BLOG DO MEDEIROS e todos os demais, e também a ANABB que fez sua parte junto ao nosso FUNDO DE PENSÃO.

TODOS JUNTOS SOMOS MAIS FORTES.

Jeanne disse...

Parabéns Rosalina e obrigada pela ajuda!!!

Anônimo disse...

A PREVI recuou, mas recuou pela metade, não tocou no emprestimo imobiliario e a suspensao do ES só a partir de maio, ainda assim querendo dar aulas sobre divida etc, muito boa essa Diretoria com salario altissimos decidirem dessa maneira, na minha opinião recuou zombando dos associados, como se tivesse dando uma esmola esquecendo que os associados são os donos da PREVI.
A maneira como a PREVI divulga duas decisões deixa a desejar, seria bom ela trocar ou demitir quem redige as atas da decisoes tomadas pela Diretoria, o modo como é comunicado é uma afronta a quem precisa.
Não se dá uma noticia humilhando quem precisa.

Unknown disse...

Parabéns Rosalina, você é uma guerreira.
Celio Vilela

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Acredito que a PREVI tenha SE REDIMIDO de TODOS OS SEUS PECADOS! PARABÉNS/AGRADECIMENTOS a PREVI e a Senhora.