04 novembro 2019

Vote sim na proposta para a Cassi.

Na proposta que será votada agora em novembro, se o NÃO for expressivo e ela for derrotada,  muito provavelmente o banco tentará acabar de vez com a CASSI através da liquidação ou alienação da carteira.

Isto porque,  sem os recursos do acordo vincendo em dezembro próximo , os números se tornam insustentáveis.   

Eles já provaram que não se interessam por nossos direitos, pois sequer compareceram nas reuniões para a elaboração da atual proposta. 

Só aceitaram  colocá-la em votação porque ela atende a todos seus interesses em relação à CASSI. 

É óbvio que poderão mudar de estratégia, considerando a quantidade de ações judiciais e liminares  buscadas pelos  associados para garantia de atendimento.
  
   Se o SIM ganhar, a CASSI terá condições de sobreviver até o final de 2021, quando encerra a participação adicional do BB ( previsto na proposta atual).  

A partir daí (2021) teremos que decidir sobre outros acréscimos, somente para os associados, uma vez que o patrocinador foi beneficiado pela atual alteração do estatuto fixando de vez sua participação em 4,5%.   

Com a solidariedade quebrada com o pagamento por dependentes, a solução possível em 2021,  provavelmente,  incluirá o pagamento por FAIXA ETÁRIA,  e este conjunto de medidas para salvar a CASSI em 2021 expulsará a maioria dos aposentados  com menores salários, uma vez que não terão condições de contribuir nos valores necessários.

    Lógico que em 2021 ainda será cabível ações judiciais para defender nossos direitos, contratados quando tomamos posse no BB,  que previa a vinculação automática à CASSI nos termos ofertados na época, mas as demandas serão bem mais complexas, pois os associados, por livre e espontânea vontade, decidiram liberar o patrocinador de de sua responsabilidade contratada (caso o SIM vença).

   Não é uma decisão fácil, pois existem riscos por todos os lados. 

Eu, não posso votar, sou PENSIONISTA e não tenho direito a voto na CASSI, mas votaria SIM, SIM, SIM, SIM, SIM, DESTA VEZ NÃO TEMOS ALTERNATIVAS.

Sugiro que todos estudem a proposta, analisem os riscos, e tomem suas próprias decisões. 

TALVEZ ESTE SEJA UM DOS VOTOS MAIS IMPORTANTES DE SUA VIDA.

TODOS PELO SIM !
TODOS PELO SIM !
TODOS PELO SIM !
TODOS PELO SIM !
TODOS PELO SIM !
TODOS PELO SIM !
TODOS PELO SIM !

Em mensagem dirigida aos associados da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (Cassi), o seu presidente Dênis Corrêa apresentou, no hotsite #futuroagora (www.cassi.com.br/futuroagora), um espaço exclusivo com todas as informações, a proposta de recuperação da entidade.

19 comentários:

Blog do Ed disse...

Voto SIM, forçado. No próximo embate,as circunstâncias serão outras, e, creio, bem diferentes das atuais.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Parabéns por seu texto colocando as variáveis que podem acontecer na escolha que o votante optar. Na realidade nós estamos sem alternativa favorável. Ficamos com aquele ditado "Se ficar o bicho come e se correr o bicho pega". Votando pelo SIM teremos mais alguns dias de CASSI.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 5:33,

Tito, uma fé inabalável.

Se não fosse a epístola escrita por Paulo a Tito, muitas pessoas dificilmente teriam constatado que ele existiu.

Entretanto, humanamente falando, devemos a continuidade do evangelho a homens pouco conhecidos, como Tito, que foram firmes em lutar pela FÉ.

O nome de Tito nunca aparece no livro de Atos quando Lucas escreve sobre viagens de Paulo, Lucas, entretanto, o conhecia e estava associado a ele, foi também um companheiro de Paulo no princípio de seu ministério, quando Barnabé ainda estava com ele(Gálatas 2:1).

Podemos assegurar que ele foi um ministro de bom caráter, mesmo não havendo nenhuma pregação dele registrada e nenhum milagre feito por suas mãos, foi uma pessoa em quem podiam ser confiadas responsabilidades importantes, pois Paulo enviou a Corinto para preparar a igreja sobre suas ofertas para os santos em Jerusalém(2 Coríntios 8:6 e 12:18).

Podemos aprender muito sobre o caráter e o equilíbrio de Tito lendo a carta de Paulo dirigida a ele, Paulo deixou-o em Creta para colocar em ordem as cosias que não haviam sido concluídas (ou que estavam fora da ordem), esse não é um trabalho para um ministro fraco ou infiel,(Tito 1:5), foi lhe dada a responsabilidade de distinguir o caráter dos homens,(Tito 1:6) e a tarefa de ordenar os anciãos,(Pastores) em várias cidades( Tito 1:5).

Tito teve o encargo de selecionar homens capazes de lidar com os cretenses, que eram culturalmente mentirosos, imorais, glutões, preguiçosos,(Tito 1:10-13), foi lhe dada a tarefa penosa de trabalhar entre esse povo, devia não apenas reprovar o pecado deles, mas também preveni-los e ensiná-los para que fossem sãos na fé,( Tito 1:13 e 2:1).

Traduzindo para os dias de Hoje, estamos jogando a nossa sorte nas mãos de Dirigentes, que sempre jogaram ao seu favor e nunca a favor dos usuários de um plano de assistência a saúde, a nossa CASSI, clamo a todos neste momento A SUA CONSCIÊNCIA, nada mais podemos fazer, se não houver engajamento de todos, TODOS VAMOS SAIR PERDENDO.

Anônimo disse...


O Estatuto de 2007, aprovado pelo Corpo Social, ja aceitou os 4,5% como teto/limite para a contribuição do Banco do Brasil. Esta no artigo 16 do Estatuto da CASSI.

Inclusive, no Estatuto de 2007, foi retirado o artigo que estabelecia ser o BB responsavel pela cobertura dos deficits na contabilidade da Caixa de Assistencia.

Anônimo disse...

Caso se mantenha esse pensamento neoliberalista desse governo, provavelmente a partir de 2022 a Cassi poderá deixar de existir. Vale a pena meditar se queremos um governo desse nível , que pode ser mudado em 2022 através do voto.

Anônimo disse...

Ótimo texto. Anônimos 5:33 e 7:24. Vcs. já disseram tudo. Vão nos dar mais uns dias de Cassi. Quando vier a cobrança por faixa etária eu estarei no olho da rua. Vou analisar desde agora o que pode ser feito contra esses malfeitores mesmo que a eleição lhes de poderes para o golpe fatal.

Anônimo disse...


o "Governo de Outro Nivel" ja existiu entre 2003 e 2015.

Nominalmente se dizia ser dos "Trabalhadores".

E os Assuntos da CASSI e da PREVI não foram tratados

de forma diferente.

No ano de 2007, durante tal dito Governo, foram

aprovadas as modificações no Estatuto da CASSI que

nos levaram a Situação Atual.

Anônimo disse...

Infelizmente não posso votar sim, vai contra meus principios aceitar ser forçado a fazer uma coisa que não quero e que acho errado, vou votar NÃO.

Unknown disse...

Caro Anônimo das 1:43,
Se você estiver com fome em um deserto e aparecer uma pessoa te vendendo um pão por R$ 100,00 você compra?
Eu compro. Claro que é errado, sei que estou sendo explorado, mas é uma questão de vida ou morte.
Em 2020, se nada for feito, a Cassi sucumbirá.
Você já imaginou o número de colegas que terão que entrar na fila do SUS para marcar consulta para 3 meses depois, cirurgia para 1 ano depois, etc.
Nós não estamos sendo forcados, podemos escolher o não, com as devidas consequências.
Não entendo como alguém ainda vota no NÃO.
Atente que o BB nem enviou representante para a reunião para discutir a votação. Disse apenas que, mantidas as condições anteriores, ele aceitaria.
O erro foi em 2007 quando aceitamos o limite de 4,5% de participação do BB na Cassi.
Você sabia que o processo dos R$ 7,5 bi da Previ está tendo problemas devido termos aceitado os termos propostos na época?
Acorde colega. Já aceitamos muitas coisas antes que arrependemos. Será que vamos arrepender de novo?
Até o Medeiros, advogado experiente, vai votar sim.
Pense bem.
Celio

Adaí Rosembak disse...

Cara Rosalina,

Vou ser breve.
Parabéns pela defesa do SIM.

Abraços

Adaí Rosembak

sss disse...

Talvez quando você, ou um parente seu, espero que não aconteça, for obrigado a buscar o SUS, faça-o lembrar que seus princípios eram apenas caprichos. Pense. Aliás, espero que não sejas robô.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Eu ACREDITO EM DEUS e procuro “não ser mau”. A PREVI, nem com REZA FORTE, MALDIÇÕES, MAGIA.NEGRA e até SACRIFÍCIOS HUMANOS é capaz de AUMENTAR O LIMITE do ÉS, ou
Prorrogar 3 (três) míseras prestações. Na CASSI É SIM.

Anônimo disse...

Na verdade tendo sido exposto que estamos apenas adiando o inadiavel para 2021 e que nesta data o Banco estará numa posição mais favoravel uma vez que se aceitarmos será por vontade propria, meu voto SERÁ NÃO. lembro também que a imagem do BANCO DO BRASIL SOFRERA ABALOS UMA VEZ QUE FOR DIVULGADA A RETIRADA DOS DIREITOS DOS ASSOCIADOS, quanto custa uma imagem, quanto o banco gastará para tentar recuperar a imagem degastada e cujas mortes antecipadas dos associados se deverá a saida do plano por não terem condicoes de pagar. Neste jogo onde cada um tem sua visão existe aquela orientada por uma empresa que deve tá orientando o Banco e que deve ter sido contratada igual aquela foi que foi contratada no PRIMEIRO PDV EM JULHO DE 1995.
Tenho lido que o GEAP ESTÁ SIMPLESMENTE AUMENTANDO OS VALORES E QUE MUITOS ESTÃO SEM CONDICOES DE PAGAR E PEDEM PARA SAIR. SE FOR SIMPLESMENTE PARA ADIAR PARA 2021 PREFIRO QUE O CONFRONTO SEJA AGORA E QUE O BANCO SEJA RESPONSABILIZADO POR TUDO QUE ACONTECER O QUAL IMPLICARA EM IMAGEM DEGASTADA, INCENTIVAR OS COLEGAS PARA TRANSFERIR AS CONTAS PARA OUTROS BANCOS E VER QUAIS MEDIDAS JUDICIAIS E EXTRAJUDICIAIS PODEM SEREM TOMADAS.

Anônimo disse...

Alguem sabe o nome da consultoria contratada pelo Banco do Brasil para orientar essa votação da CASSI, ninguem se engane pensando que não existe por tras de tudo isso uma empresa contratada para mexer com nosso psicologico e emocional, vejamos o que aconteceu em 1995:

1) Segundo Campos (2000), o Conselho Diretor do Banco, seguindo com o
projeto do governo de Fernando Henrique Cardoso, transformaria o
enxugamento no inicio do processo para privatizar o Banco do Brasil,
demitindo trabalhadores, com a falsa ilusão de “dias melhores”.

2)Para viabilizar o Plano de Demissões, a direção do Banco do Brasil
contou com a assessoria de uma empresa americana de consultoria em
Recursos Humanos, chamada DBM (Drake, Beam & Morin do Brasil), que
seguiu, planejadamente, todos os passos empresariais, prevendo inclusive as
variações emocionais dos bancários.

3) O jornal do Sindicato dos Bancários
destinado ao Banco do Brasil, chamado “O Espe/ho", em sua edição de 5 de
setembro de 1995, estampava a manchete "DBM armou um jogo de xadrez
psicológico", denunciando que a empresa consultora, em 9 lâminas de
retroprojeção, especificava com “riqueza e fneza de detalhes” as possíveis
reações emocionais dos trabalhadores, mesmo antes de as demissões
compulsórias serem cogitadas.

4)inicialmente uma onda de “inquietação” e “boatos” sobre as dispensas. A
matéria do jornal afirma: “Nesse ponto fica claro que os boatos e a inquietação
são parte integrante da estratégia derecursos humanos idealizada pela DBM.
5)Antes do PDV, veio o processo de implantação do terror, no início de
1995. Nós tivemos em Curitiba de 20 a 30 pessoas de classe média
que deixaram cartas dizendo que queriam morrer do que tirar seus
filhos de escolas particulares, um processo muito trágico, ou você
saía do banco ou você morria no banco, e temos o caso de um
companheiro do CESEC, que era militante do Sindicato de Campo
Mourão, que dizia: 'eu só saio daqui de dentro morto'. E morreu
dentro do banco. Isto foi extremamente grave, a ponto de a
[Comissão da] Câmara Federal dos Direitos Humanos convocar o
Presidente do Banco do Brasil para explicações (Campos, op. cit., p.
92).

6)Em nota do jornal O Espelho, foi apresentada alguma das
idéias dessa empresa consultora:
Outra traça um 'Roteiro para lidar com quem fica no dia da
demissão'. Num texto que abusa da neutralidade científica e, ao
mesmo tempo, mistura cinismo e frieza, a DBM recomenda aos
administradores o flngimento, acima de tudo: que teatralizem suas
emoções e demonstrem estar verdadeiramente comovidos com o
drama dos que tiveram seus companheiros de trabalho demitidos.
'Seja visivel', 'Demonstre entender”, 'Espere ouvir alguns
depoimentos emocionados', orientava a empresa de consultoria.
(Campos, op. cit., p. 92)

NA MINHA OPINIAO SE EM 1995 FOI TUDO PLANEJADO, ESSA AFIRMAÇÃO DE QUE O BANCO NÃO ESTÁ NEM AI PARA A CASSI É TUDO CONVERSA FIADA COM A INTENÇÃO DE FAZER COM QUE NÓS MESMOS ACEITARMOS MUDAR O ESTATUTO PARA EM 2021 VOLTARMOS A FICAR EM SITUAÇÃO DESFAVORAVEL.
COPIADO DA: EMPREGABILIDADE O ENTENDIMENTO DA GERENCIA MEDIA
DO BANCO DO BRASIL - UM ESTUDO DE CASO
Dissertação apresentada ao Programa
de Pós-Graduação em Engenharia de
Produção da Universidade Federal de
Santa Catarina para obtenção do grau
de Mestre em Engenharia.
Área de concentração: Estratégia e
Planejamento Organizacional.
Orientadora: Profa . Maria Ester
Menegasso, Dra.
Luiz Ramos da Silva

Anônimo disse...


Esta conversa, bla,bla,...bla, parece jogo de poquer.

Quem e que paga para ver?

Quem é que teem cartas de valor, nas mão?

Quem é que esta blefando?

Anônimo disse...

E na verdade é um jogo, só que o Banco usa de tudo para ganhar, contrata consultoria pra orientar como fazer, essa historia de que o Banco nem compareceu para fazer novo acordo é tudo conversa fiada, o Banco tem muito a perder com isso, a imagem ficara muito abalada com os velhinhos sendo abondonados a sua propria sorte sem poder pagar o plano de saude.

Anônimo disse...


Explique, por favor, o que o BB perde com a falencia da pessoa juridica CASSI?

O que o BB perde, se "Os Marajas", ficarem sem um Plano de Saude Privado?

O SUS não existe para atender a todos?

NO SUS todos possuem Direitos Adquirido, não pagam nada pelos dependentes e não teem coparticipação.

Anônimo disse...

O Banco perde muito, deixando falir a CASSI com a morte premeditada, a imagem do banco fica arranhada, o nome CASSI esta ligado ao Banco do Brasil. A midia, os médicos, os convenios, todos vao falar mal do Banco do Brasil e uma imagem arranhada demora pra consertar. Muitos morrerão por não poder pagar plano de saude se for transferido para outro plano.

Anônimo disse...

O mesmo modus operandi 1997