20 agosto 2019

Funcionários se mobilizam contra ataques à Cassi.


Sindicatos dos bancários de todo o país realizam na quinta-feira (22) um “Dia Nacional de Luta em Defesa da Cassi” em protesto contra diversas medidas implementadas pela direção do Banco do Brasil que prejudicam os funcionários. A Cassi é a caixa de assistências dos funcionários do banco. A data foi definida no 30º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, realizado nos dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo e faz parte de um calendário de lutas em defesa da Cassi e do Banco do Brasil como instituição pública, capaz de promover o desenvolvimento do país.

“Na semana passada, a Cassi soltou uma nota defendendo a posição do banco, que diz que vai disponibilizar apenas 4,5% dos salários, ou benefícios dos associados para custear o plano de saúde. Essa é uma postura que vai contra os próprios interesses da Cassi. Queremos que a Cassi se junte aos associados e cobrem do banco a reabertura das negociações”, defendeu o coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB), João Fukunaga.

Para o coordenador da CEBB, a nota foi desmedida, causou apavoramento desnecessário em um momento que é preciso serenidade e seriedade para se encontrar uma saída para a situação em que se encontra a Cassi. “Afinal, ela é boa para os associados, mas também é boa para o banco”, disse.

Fukunaga defendeu ainda que o valor que o banco quer dispor não é suficiente para que os associados arquem com o custo de um plano de saúde com a mesma qualidade e capilaridade da Cassi. “O ônus vai recair sobre as costas dos trabalhadores”, afirmou.

Diálogo e negociação

No dia 22, dirigentes sindicais vão dialogar com os funcionários, seus dependentes e com a população sobre o que está acontecendo com a Cassi. Também vão recolher assinaturas em um abaixo-assinado em defesa da Cassi, contra as arbitrariedades da atual gestão do banco e solicitando a reabertura das negociações.

Os formulários com as assinaturas serão entregues ao presidente da diretoria executiva e ao presidente do conselho deliberativo da Cassi e ressaltarão a importância da cobrança de alternativas coletivas para a manutenção do plano de saúde dos funcionários e seus dependentes.

Material de apoio

A Contraf-CUT disponibilizou no seu site, na área restrita às federações e sindicatos filiados, materiais de apoio ao Dia Nacional de Luta em Defesa da Cassi. Os mesmos também foram enviados por e-mail.

Uma edição especial do boletim O Espelho, o formulário do abaixo-assinado e a arte de um adesivo estão entre os materiais a serem utilizados.

“Os funcionários precisam se unir e se mobilizar pela manutenção dos direitos em saúde. Precisam entender que eles são gestores da Cassi e se apoderar do sistema para enfrentarmos os ataques que buscam acabar com a Cassi e entregar a saúde dos funcionários aos sistemas privados de saúde. Sabemos o custo que um plano privado tem para os funcionários e dos limites que são impostos”, concluiu Fukunaga.

Fonte: Contraf-CUT

8 comentários:

Blog do Ed disse...

É esse tipo de luta que sindicato de trabalhador precisa promover. Aí, sim, sindicato se valoriza e conquista associados. Sindicato não é escada para se galgar posição administrativa excessivamente remunerada nem posição política viabilizadora de gordas propinas. O sindicato começa a conquistar o meu respeito.
Edgardo Amorim Rego

Soupreviplano1 disse...

"É esse tipo de luta que sindicato de trabalhador precisa promover. Aí, sim, sindicato se valoriza e conquista associados. Sindicato não é escada para se galgar posição administrativa excessivamente remunerada nem posição política viabilizadora de gordas propinas. O sindicato começa a conquistar o meu respeito".

Reproduzi o texto acima em toda a sua inteireza, de autoria do nobre Edgardo, para fazer minhas suas palavras.

Um grande abraço

Trader anônimo disse...

A roupa nova do rei, conto de fadas de Hans Christian Andersen, permite-nos uma comparação com a liquidez subordinada: ações. Na procissão real muitos dizem: MAGNÍFICO. Entretanto, um menino diz : O REI ESTÁ SEM ROUPA. Semelhantemente, as ações de grande liquidez: Vale, Petrobras...

Trader anônimo

Trader anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Trader anônimo disse...

...] A queda da bolsa a 96.000 pontos e o dólar à 4,15 é muito ruim para a Previ. As ações da Vale caíram para 42,00, as da Petrobrás para 24,00, as do BB para 45,00.  Estrangeiros saindo da bolsa em disparada. Indícios de pânico.  

- Doutor Medeiros, colegas de chat,

Classificamos o fragmento de texto acima como representativo de algo como o "PREÇO", não como o "VALOR". Neste sentido, "colamos" no blog TERCEIRA VIA, o seguinte:

"TEXTO C.10.

Na tentativa de demonstrar que as ações de “eToys” tinham um “preço” e um “valor” selecionamos duas assertivas do fragmento de texto antes mencionado, conforme se segue:

•[...] Apesar destes dados, no final de 1999, eToys foi avaliada na Bolsa de Valores em 1/3 a mais do que a gigante de brinquedos dos EUA!

•[...] Os anos seguintes provaram que ambos esses dois julgamentos eram igualmente errôneos. eToys declarou falência em março de 2001, com suas ações valendo apenas alguns centavos, ao passo que Toys “R” Us firmou parceria com a Amazon para desenvolver com sucesso seu negócio online.

O primeiro fragmento de texto acima vamos classificar como sendo representativo do “preço”. Neste sentido, pensamos que tal fragmento de texto se encaixa em certo conceito encontrado na literatura técnica que vimos no início do presente item, conforme a seguir relembramos:

[...] os ativos crescem sem qualquer conexão física com a economia real e a diferença pode tornar-se POTENCIALMENTE INFINITA. (45)

Por outro lado, pensamos que o segundo fragmento de texto se ajusta ao conceito de “valor”. Neste sentido, tal fragmento de texto se equipara ao seguinte aforismo encontrado na literatura técnica:

“Price is what you pay. Value is what you get!” (24) "

- Logo, enfatizamos mais uma vez, que o fundo PREVI deve ter uma política de alienar todas as ações de "grande liquidez"* atualmente em carteira (Agosto / 2019) sob pena de enormes prejuízos para uma comunidade de aproximadamente um milhão de pessoas.

Trader anônimo

*Vale, Petrobras, etc.

Anônimo disse...

Acho que perdemos o foco, infelizmente

Trader anônimo disse...

Prezada Rosalina de Souza, colegas de chat,

Logramos colar nos comentários do TERCEIRA VIA (blog do Professor Ari), os seguintes fragmentos de texto:

II.1.Primeiros indícios de que o único objetivo do hodierno capitalismo bursátil é a transferência de riquezas: o surgimento de extravagantes cotações durante longos períodos de tempo (TEXTOS H.1. - H.11.)

II.2. O verdadeiro “fundamento” da Bolsa de Valores é a exploração dos trabalhadores (TEXTOS I.1 - I.12)

Trader anônimo

P.S. : Sugerimos à leitura e discussão dos TEXTOS acima, pois se trata de assunto de extremo interesse dos associados do Fundo Previ, Fundo que têm grande parte de suas reservas técnicas aplicadas em títulos de "GRANDE LIQUIDEZ".

Anônimo disse...

Boa noite!
https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,governo-quer-tirar-da-constituicao-reajuste-do-salario-minimo-pela-inflacao-economia-e-de-r-37-bi,70003012723