15 outubro 2017

A importância do dinheiro na aposentadoria.



Fundo de pensão é uma fundação ou uma sociedade civil que gere o patrimônio de contribuições de participantes e patrocinadora com o objetivo de proporcionar rendas ou pecúlios. No Brasil são chamados de Entidades fechadas de previdência complementar.

O fundo de pensão não tem fins lucrativos e tem o nome oficial de entidade fechada de previdência complementar. Originado no Brasil na década de 1960, com vistas a resolver diversas situações trabalhistas de funcionários de estatais. As estatais se afiguravam com gigantescas dívidas em função das diversas origens de seus funcionários, o que lhes dava diferentes direitos. O fundo de pensão surge para dar os mesmo direitos a todos.

A sua regulamentação em 1977 com a Lei 6.435 e com seu regulamento abriu a possibilidade de conceder pecúlios e rendas a qualquer empresa ou entidade equiparada como Igrejas, cooperativas e outras pessoas jurídicas.

A constituição Federal de 1988 exigiu alterações na lei 6.435 que foi substituída por duas leis complementares de números 108 e 109, ambas de 2001.

O maior fundo de pensão brasileiro é o Previ, dos funcionários do Banco do Brasil.

52 colegas iniciaram um processo do qual não teriam controle, naquele momento, eles não estavam criando a PREVI nem garantindo o futuro, estavam simplesmente apostando seus recursos na índole dos futuros colegas, na certeza de que honrariam o compromisso de garantir o seu sustento durante a sua velhice.

A PREVI é um exemplo da capacidade dos funcionários do Banco do Brasil de provar quão possível é acreditar, construir e manter entre os seres humanos de várias gerações um compromisso de lealdade e de carinho para com os mais velhos, pelo menos era esse o dever dos atuais e futuros dirigentes da Previ, o que na prática não ocorre, como na lamentável nota sobre as condições atuais do Empréstimo Simples, fizeram uma nota sem nenhum planejamento, sem dizer a verdade, sem construir claramente uma saída para a angustia de milhares de colegas Aposentados e Pensionistas que esperavam ao menos a mudança no valor atual do limite para contratação cujo o valor está na casa dos R$ 160.000,00 com prestações limitadas a 120 parcelas.

Essa diretoria é sem sombra de dúvida a mais conservadora de todas que já se passaram pela Previ, são os paladinos da verdade e sem representação alguma, sem falar nos Iluminados da CHAPA 3, PREVI LIVRE, FORTE E DE TODOS, que sabem com antecipação dos fatos e mesmo assim esconde a verdade dando vazão as Esperanças dos colegas sobre endividados, resta pouco para ver essa gente pelas costas, verdadeiros  sangue sugas de tudo que o dinheiro pode comprar, afinal arrumaram as suas vidas, por 04 longos anos, receberam Bônus e cargos nas participadas,  tem tudo para estar felizes, já vão tarde, não vão fazer nenhuma falta, ao menos o Nosso Diretor da Seguridade é verdadeiro em suas convicções, nunca escondeu seu desejo de não fazer nada em prol dos mais endividados, e com mãos de ferro limitou as prestações em 120.

Caros Colegas voltaremos ao assunto em 2018, onde teremos novas eleições, e muito cuidado com as promessas que nunca sai do papel, e desde já lhes adianto que não mais votarei em nenhuma chapa inscrita, seja ela de qual quadro de dirigentes forem, aprendi que no nosso mundo as coisas nunca vão de fato mudar, me perguntam se vou na apresentação de resultados em Goiânia, e de pronto já lhes adianto que não vou, pois de nada vai mudar tudo que temos hoje.


E o futuro? Bom o futuro a Deus pertence.


21 comentários:

Rosalina de Souza disse...

Tem um colega Provocador, sempre Anônimo, dizendo-se indignado por eu não ir na apresentação da Previ em Goiânia, eu devolvo a mesma pergunta ao Caro Colega, adianta alguma coisa, essas apresentações são feita para apresentação dos resultados da Previ, e nelas são sempre para auto elogiar a nossa Diretoria e Conselhos que são sempre os melhores do mercado, o time dos sonhos de qualquer empresa, os que resolve quando o assunto é investimento, nunca se fala dos bilhões perdidos, que sempre são resultado do mercado, gente que diz ser preparado, não convenceu essa gente a mudar suas praticas, eu uma simples pensionista vou mudar o que na cabeça desta gente caro colega.

Portanto, estou tranquila fiz a minha parte e estou satisfeita com os resultados alcançados até aqui, fora a coleção de notificações extrajudiciais e pedidos de retratação que sempre me leva a pensar se vale mesmo a pena continuar com esse blog e os resultados por ele apresentados.

Na pratica sempre esperamos pelos OUTROS, os outros resolverem os nosso reais problemas, e por ai vai, mas enfim é a sua opinião e só não vou mais publicar para exaltar ainda mais as vossas pretensões de quem sabe lá na frente se tornar um auto candidato, para as próximas eleições.

Anônimo disse...

Estimada Rosalina
Concordo com tudo o que afirmou do belo idealismo dos nossos colegas antepassados que fundaram a PREVI em 1904 para prover a pensão para as mulheres e filhos, que simplesmente ficavam à míngua quando eles faleciam. Concordo também com sua crítica a toda essa lamentável politicagem atual, com gastos de fortuna por associações de funcionários e parece até sindicatos, que se tornou a eleição para diretoria da PREVI e da CASSI. Está patente que o motor desse interesse é a remuneração... o motor universal da sociedade capitalista e individualista atual.
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Rosalina,
Bom demais ler o que você escreve.Depois de ler os absurdos da Previ que não tem postura para tratar os participantes os seus textos nos trazem o alívio de ter alguém que nos trata como gente.Não estou reclamando por não terem melhorado o ES mas da forma debochada como trataram o assunto.

Anônimo disse...

Pessoal,Temos que mudar de atitude! Partir para o ataque, se queremos mesmo que a atual diretoria nos atenda ao que há décadas a reivindicar. Usar todas as redes sociais ou meios de comunicação a nossa disposição para criticar e denunciar o que os diretores tem feito e continuam fazendo de errada ou injusto contra nós, aposentados, é um bom começo. Não podemos é ficar calados. Se tivéssemos ido as portas da previ para um panelasso/apitasso, quSó quem pode mudar essa situação de descaso da atual diretoria para com os problemas financeiros dos velhinhos endividados da Previ, somos nós, os próprios aposentados endividados do fundo. Mas de que forma? Ora, com muita ando nos tiraram o BET antes do tempo, por exemplo, tenho certeza de que não só esse benefício não teria sido suspenso, como também um ES 180 X 180 já estaria a nossa disposição. Portanto, avante pessoal! e "Vamos que vamos" como sempre diz conhecido colega nosso! Podemos começar mudando a forma de tratar nossos diretores. Por que devo continuar chamando, por exemplo, Senhor Diretor, alguém que nos maltrata e nos tira direitos? Isso é hipocrisia! Prá mim é um mala ou um incompetente, apaniguada de político corrupto e igualmente incompetente.

Abraço.

Anônimo disse...

Para explicar a um cliente como funciona o prazo de empréstimo/financiamento os funcionários de qualquer Banco informam a regra que é normalmente um prazo X não podendo ultrapassar a idade Y. Ninguém se espanta nem se ofende com essa forma de dizer embora esteja claro que a idade pesa no critério. Mas já pensou a reação do cliente se em vez de ir direto ao ponto o funcionário fizer um discurso ao velhinho dizendo que ele representa um risco ao Banco por estar muito velho e portanto próximo da morte? Totalmente desnecessário, grosseiro, ofensivo, insensível e muito pior do que a não aprovação do empréstimo. É assim que estou me sentindo.

Anônimo disse...

Solicitei esclarecimentos a Previ sobre a publicação referente ao ES e a resposta foi a seguinte:


Em atenção à sua solicitação, pedimos aguardar pois a revisão dos parâmetros do Empréstimo Simples do Plano 1 será feita até novembro.

Em caso de alterações, daremos ampla divulgação a todos os nossos associados.

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

Dona Rosalina, tudo bem?
Uma dúvida para caso da Sra. ou alguém possa me auxiliar.
Qual o risco em eu parar de pagar a Alfacash? Não autorizei o débito em conta e mensalmente tenho depositado o valor da prestação para eles.
O convênio com o BB foi cancelado, ou seja, não deverá mais ocorrer empréstimos por conta disso.
Sei que irei para o SPC/SERASA e correrei algum risco de processo judicial, mas quero saber se poderia ocorrer problemas com minha conta corrente no BB. Não possuo nem cartão de crédito no BB nem cheque especial, somente conta corrente simples. Pode o BB bloquear minha conta/cartão e eu não conseguir mais sacar meu salário?
Abr
Carlos - Rio Pardo(RS)

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

Dona Rosalina, tudo bem?
Uma dúvida para caso de a Sra. ou alguém possa me auxiliar.
Qual o risco em eu parar de pagar a Alfacash? Não autorizei o débito em conta e mensalmente tenho depositado o valor da prestação para eles.
O convênio com o BB foi cancelado, ou seja, não deverá mais ocorrer empréstimos por conta disso.
Sei que irei para o SPC/SERASA e correrei algum risco de processo judicial, mas quero saber se poderia ocorrer problemas com minha conta corrente no BB. Não possuo nem cartão de crédito no BB nem cheque especial, somente conta corrente simples. Pode o BB bloquear minha conta/cartão e eu não conseguir mais sacar meu salário?
Abr
Carlos - Rio Pardo(RS)

Anônimo disse...

Saiu o contracheque de Outubro.

Anônimo disse...

Acho que está havendo muito pessimismo em relação a alteração nos parâmetros do Empréstimo Simples Plano 1 :
Fiz uma consulta à Previ . Eles responderam :

Em atenção à sua solicitação, informamos que até novembro/2017 serão realizados estudos de revisão dos parâmetros do Empréstimos Simples Plano 1 .

Vamos manter as esperanças . Eu acredito que vá ter algum aumento no limite

Anônimo disse...

Acho que está havendo muito pessimismo em relação a alteração no limite do Empréstimo Simples :Fiz uma consulta à Previ e eles responderam :

Em atenção à sua solicitação informamos que até novembro/2017 será realizado estudo de revisão dos Parâmetros do Empréstimo Simples - Plano 1.

Vamos acreditar . Eu acredito

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Carlos,

Se parar de pagar seu empréstimo na Financeira Alpha, vão te negativar, mas quanto ao Banco do Brasil, nada vai acontecer, fique tranquilo.

E ainda aposto com o colega que daqui uns dias vai ganhar um ótimo desconto para quitar o restante do seu débito.

Anônimo disse...

Concordo com a senhora, cara Rosalina.
Essas reuniões são para "ingles ver". Pura encenação ou mise-en-scène.
Quando se faz uma pergunta fora das permitidas, tipo, "por que o ágio ?" ou "qual a razão da remuneração variável ?", esqueçam ...
Quanto menor o numero de presentes a essas reuniões, maior o descrédito aos
encenadores. O fato é que muitos dos que a elas comparecem vão para ouvir o que no fundo querem ouvir, ou seja, tudo está um mar de rosas. Aí então, é só aplausos.

Anônimo disse...

Rosalina,
A Cooperforte também está dando bons descontos? Se souber informe por favor.

Anônimo disse...

Atenção Cooperforte, Alphacash e outros:

DEVEDOR SERÁ INDENIZADO POR SER VÍTIMA DE COBRANÇAS ABUSIVAS
por AB — publicado em 27/08/2013 17:25
"Se as cobranças se repetem por vários dias sucessivos, com várias chamadas por dia acompanhadas do envio de inúmeros e-mails, inevitavelmente haverá exposição do consumidor a situação vexatória, configurando a cobrança abusiva a teor do art. 42, caput, do CDC". Com esse entendimento, a 1ª Turma Recursal do TJDFT negou provimento a recurso da Autentique Empresarial e manteve inalterada sentença condenatória proferida pelo 3º Juizado Cível de Brasília.

Na sentença original, a juíza registra que, "de fato, verificada situação de inadimplência do consumidor, a cobrança módica constitui exercício regular de um direito do credor. Contudo, é dever da prestadora de serviços tratar seus clientes consumidores de forma eficiente, adequada e regular, zelando sempre pela boa-fé contratual".

Tal situação, no entanto, não foi o que se constatou, visto que "as inúmeras ligações em horários de repouso e incansáveis notificações via e-mail foram capazes de ofender a dignidade do consumidor, tirando-lhe a paz e o sossego, uma vez que o colocaram numa situação aflitiva capaz de abalar o seu estado psíquico".

A julgadora ensina que o abuso ou excesso na cobrança de dívida perpetrada por serviço de telemarketing e informática são suficientes para ensejar indenização por danos morais, como no caso em tela, tendo em vista que a situação delineada em muito ultrapassou os meros aborrecimentos do cotidiano.

Assim, considerando os princípios de razoabilidade e proporcionalidade recomendados ao caso em espécie e atendidos os efeitos compensatórios, punitivos e preventivos, a magistrada fixou indenização por danos morais no valor de R$ 1.000,00 corrigido monetariamente e acrescido de juros de 1% ao mês.

Anônimo disse...

Boa noite Rosalina, Me informe por favor se a Cooperforte pode Citar judicialmente no meu caso. Meu contra-cheque não suportou mais os débitos da cooperforte, bem como de outros credores, isso desde o corte do BET, hoje só é debitado o ES, tenho ação 30% em andamento junto a ANAPLAB , nesta ação incluo a Cooperforte. Por que fui citada judicialmente? não estou protegida pela própria ação em andamento? me esclareça se puder, estou confusa.Obgda.

Rosalina de Souza disse...

Colega das 8:08,

Se o Colega foi citado em ação judicial pela cooperforte, peça ao seu advogado para juntar ao processo em andamento cópia dos autos da ação 30% consignado da Anaplab, faça o pedido para apensar os processos em questão os suspender a eficacia do mesmo ate decisão final da ação.

Anônimo disse...

Tem uma notícia sobre resultado da Previ agora no site, rendeu 11,02% até setembro

Anônimo disse...

Quem não tiver ação em andamento e for citado judicialmente pela Cooperforte peça ao advogado para informar na ação que o empréstimo é consignado e deve cumprir o limite de 30% conforme a lei.

Anônimo disse...

Alguém poderia informar se já foi feita alguma denúncia ao MPF por exemplo sobre os descontos da Cooperforte?

Anônimo disse...

Ao anônimo de 19/10 - 12:16 h

Pergunte diretamente à Rosalina, pois, ela tem doutorado em denúncias ao MPF.