12 junho 2017

Associados da Previ que tiveram perdas salariais podem manter valor futuro da aposentadoria

Eles precisam continuar contribuindo sobre o salário de participação correspondente à média dos 12 meses anteriores à perda salarial.



Os associados da Previ que tiveram perdas salariais em razão da reestruturação no Banco do Brasil, ou por outro motivo, que quiserem preservar o valor do futuro benefício de aposentadoria precisam continuar contribuindo sobre o salário de participação correspondente à média dos 12 meses anteriores à perda salarial. O alerta é do diretor eleito de Seguridade da Previ, Marcel Barros. O direito vale para os associados do Plano 1 e do Previ Futuro.
Para os associados do Plano 1 a preservação do salário de participação mantém a média dos últimos 36 salários que servirá de base para o cálculo da aposentadoria. Para os do Previ Futuro, significa manter a contribuição que aumenta o saldo de conta e o benefício futuro da Previ.
Precisa optar em 90 dias
Para exercer este direito é preciso solicitar à Previ a preservação do salário de participação no prazo máximo de 90 dias contados a partir do dia 20 do mês em que houve perda de remuneração. O associato terá de contribuir com a diferença de valores ente o salário atual menor e o anterior maior e recolher tanto as contribuições pessoais quanto as patronais sobre esta diferença.
“As contribuições para preservar o salário de participação estão previstas na legislação e nos regulamentos dos dois planos da Previ. São essenciais para melhorar os benefícios de aposentadoria e podem ser deduzidas da declaração anual de Imposto de Renda, até o limite de 12% da renda bruta anual”, explicou Marcel.
Para mais informações, entre no site da Previ (www.previ.com.br), na aba “Autoatendimento”, opção “Preservação Salário de Participação”. Lá também é possível simular se há ou não valor a ser preservado.
Fonte: Contraf-CUT

26 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de explicações mais claras de para quem exatamente haverá benefício nesse procedimento?
Aonde encontro sobre esse assunto no site da Previ.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 2:42,

Eu acredito que esta matéria é mais para os colegas ainda em atividade no Banco do Brasil S/A que teve descomissionamento e com isso perderam certo poder de contribuições pessoais, e vão ter uma redução muito pesada no momento da aposentadoria.

Achei a matéria vinculada no site da Contraf Cut bastante esclarecedora sobre o ponto de vista desses colegas, e resolvi postar essa matéria aqui.

Mas acredito que para essas informações complementares que se refere a matéria tem que ter acesso no auto atendimento fazendo login.

Anônimo disse...

Senhora,

Fiz acesso e não há como saber pelo autoatendimento.
Obrigado, de qualquer forma, pela informação.

Anônimo disse...

Os Blogs já foram mais atuantes, hoje estão quase parando.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Nessa BAIÚCA chamada BRASIL, NÃO PULA DA PONTE, com UMA PEDRA AMARRADA no PESCOÇO QUEM NÃO QUISER! A ministra CARMEM LÚCIA em quem depositávamos nossas ÚLTIMAS ESPERANÇAS de um JUDICIÁRIO ESCORREITO e FIRME, ao dizer que ACREDITA PIAMENTE na PALAVRA de MICHEL TEMER, e não irá investigar se a ABIN realmente fez ESCUTAS ILEGAIS do ministro FACHIN, jogou PERFUME NO VENTILADOR e está com sua CREDIBILIDADE SERIAMENTE ABALADA/AMEAÇADA. Em PINDORAMA, quando se fazem MALVADEZAS, alguns aplaudem e outros criticam, no entanto, esses TATUADORES/TORTURAFORES bem que podiam ter tatuado os dizeres tatuados em um garoto de menor, em uma OUTRA TESTA BASTANTE ESPAÇOSA e CORRUPTA, e que cabe muito mais coisas além de LADRÃO VACILÃO.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 9:28,

O certo mesmo caro colega era parar de vez, nossa classe é a pior classe que já conheci, são desunidos, cada um puxa a sardinha para o seu lado e o resto, bem o resto que se dane.

Se um dono de blog, como é meu caso com poucos recursos se insurgir contra a Previ a retaliação é gritante e já por várias vezes a tornei pública, para que então se ver envolvida em vários processos, para uma classe de colegas que não esta nem aí para os rumos da nossa situação, as eleições são um verdadeiro ato de corrupção, pois os ganhadores promete e depois as promessas viram lutas que não sai do papel, aí temos que transformar nossos blogs em fonte de notícias requentadas, ou então promover o fechamento total e completo, para assim satisfazer um grande numero de colegas que deseja esse fim desde o começo.

Todos que lutam ao invés de receber incentivos, são portadores de muitas criticas, se defende quem não tem quase nada os que ainda tem se revolta e assim fica difícil agradar a gregos e troianos, e assim a vida vai passando e eu cada dia mais velha tenho que me calar diante de tantas barbaridades, falar de política, colunária, variedades, seria muito melhor que se voltar a um público que não se mexe e ainda crítica quem o faz.

Sinceramente caro colega das 9:28, ando muito cansada de tentar ajudar e ainda assim receber várias sapatadas, sinal que nosso mundo não tem mudança a vista, infelizmente essa é a conclusão que cheguei nos últimos tempos.

joao trindade disse...

Bom dia, senhora Rosalina

A sua resposta é bem pertinente.
Realmente, desde sempre, interesses contrários aos nossos monopolizam a realidade dêles em detrimento à nossa realidade. Desde o tempo da descoberta êste nosso país não tem identidade; aqui, manda quem pode e obedece quem tem juízo. Ainda assim tem colega que não está satisfeito e se dá o direito de malhar quem tenta fazer algo. Isso é democrático, assim como é democrático não criticar sem colaborar com algo que possa ajudar a mudar a realidade. 99% dos brasileiros agem assim, por isso mesmo vivemos nessa realidade onde os políticos e seus asseclas e outros quetáis fazem o que querem. Isso não vai mudar e quem não estiver contente procure um país sério para viver pois aqui não é o lugar adequado.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
Os blogs estão realmente inúteis MENOS ESTE.Aqui é o único lugar onde os assuntos tratados se referem a Cassi, Previ, BB. Os outros só faltam colocar receita de bolo e resumo de novelas.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o colega das 3:17.
Parabéns, senhora Rosalina.
Continue firme,
Contudo, por tudo e, apesar de tudo.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Acessei o site da PREVI, tentei fazer a renovação do ES e não consegui.Aí fui ver a renegociação e lá diz em letras vermelhas que tenho empréstimo rotativo para renovar/contratar.Já tentei e nada. Anteriormente fiz renegociação e essa carência de 6 meses já venceu há 3 meses.Parece que para renovar o empréstimo simples no caso da renegociação, a gente tem quitar o aludido empréstimo para renovar.Dessa maneira fica difícil.É só contratar o novo empréstimo que o anterior fica quitado e vale o novo. Não entendo essa PREVI. Só quer ferrar a gente.
Será que eles não estão estudando um meio do participante conseguir o ES?
Carlos

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Carlos,

Eu sempre desde o começo desta proposta da Previ, sobre a renegociação de que ela era unicamente para baixar as prestações, todas as vezes que o sistema permitisse o mutuário poderia então fazer a renovação para pagamento de uma parcela menor.

Esse sempre foi o meu entendimento:

Mas a Previ e nossos Diretores e Conselheiros devia pensar que após essa mudança muita coisa também mudou, e com isso houve a limitação no contra cheque e a retirada das demais consignações.

Não custa nada agora a Previ rever essa situação dos colegas que resolveram aderir a RENEGOCIAÇÃO e mudar esse entendimento.

Para isso basta boa vontade da DIRETORIA DE SEGURIDADE do NOSSO DIRETOR MARCEL J. BARROS, ele é que tem a chave para resolver esse problema, e fazer com que esses mutuários volte a ter acesso as condições do Empréstimo Simples.

Outros colegas falam que se a pessoa tiver apenas um ES-A pode optar por renovar no ES-B e com isso automaticamente estaria resolvido o problema, mas para isso o colega teria que acessar o auto atendimento para saber se de fato existe essa possibilidade.

Ou então ligar direto na Previ para maiores informações sobre essa sistemática, se verdadeira ou não, como nunca fiz essa renegociação por entender que ela não agregava nada, pois a prestação era reduzida em valores muito insignificante, tipo 100 reais numa parcela, eu nunca fiz e fora o prazo de pagamento que aumentaria em 24 vezes, sempre vi essa renegociação como uma falta de escrúpulos desses colegas diretores que votaram nessa aberração, nessa pegadinha disfarçada de RENEGOCIAÇÃO.

Em relação a novos estudos sobre o ES penso que esse ano, véspera de ELEIÇÕES deve que essa turma de CARA DE PAU que comanda nosso fundo, deve soltar migalhas para os famintos APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO PB-1, apenas deles saberem que nós somos tão frouxos que nunca apitamos mais nada.

Anônimo disse...

Ação IR 1/3 Anabb

13/06/2017 17:02:05 190100 INCLUIDO NA PAUTA DE JULGAMENTO DO DIA 26/06/2017

AGORA VAI?

sss disse...

Você está coberta de razão, dona Rosalina. A maioria dos aposentados querem mesmo é alguém que vá à luta por eles, consigo resultados e lhes mostre, se não, esperneam, criticam, falam mal, etc, etc. Não tenho receio de dizer que, os agravamento de saúde do Dr. Medeiros e Professor Ari se deveram às constantes cobranças de leitores mal agradecidos. Portanto, dê um tempo a si mesma. Não dê tempo ao tempo, pois o tempo não dá tempo a ninguém. Vá descansar, esfriar a cabeça.

Valdevino disse...

Prezado prof. Ari, permita-me postar consulta a colegas que são advogados:
IR 1/3 PREVI - FASE DO PROCESSO: EM EXECUÇÃO PARA CÁLCULO E LIQUIDAÇÃO DA SENTENÇA, COM EMBARGOS DE EXECUÇÃO NO TRF1.(AÇÃO INDIVIDUAL)
Depois de muitos anos, em 12.06.2017 o Tribunal despachou os embargos de execução notificando a Fazenda Nacional.
Colegas advogados, podem me ajudar ?
Notificação apenas à Fazenda Nacional pode evidenciar que os embargos foram negados ?
Se negado, a Fazenda Nacional pode interpor outros recursos ?
Qual o próximo passo ?
Meus sinceros agradecimentos
Valdevino

Anônimo disse...

Uma coisa é reclamar de quem faz muito como é o caso da Rosalina. Outra muito diferente é cobrar de quem não faz nada depois de eleito por ter feito muitas promessas e que ganha bastante para atuar ao contrário da Rosalina que não ganha nada. Não podemos misturar as coisas. Os eleitos devem ser cobrados sim e se não desejarem renunciem aos cargos e não se candidatem a mais nada.

Anônimo disse...

Consultei a Previ sobre renovação de contrato renegociado e a resposta (por email) foi a seguinte:

"A renovação do contrato renegociado, será permitida somente após o cumprimento da carência de 6 (seis) prestações pagas após a Renegociação e se houver margem disponível.A outra opção seria liquidar o Empréstimo Renegociado e após a liquidação contratar um novo Empréstimo."

Pela resposta estão dizendo que é permitida a renovação do contrato renegociado após 6 prestações e com margem disponível mas colegas estão dizendo que isso não está ocorrendo. A liquidação do contrato renegociado pelo que entendi é impossível porque é preciso fazer o pagamento do saldo devedor que é muito alto para poder fazer nova contratação e obter um valor pequeno mesmo que tenha margem.

Anônimo disse...

A Anabb está informando em sua revista que mais de 80% dos associados aprovaram o convênio odontológico conforme pesquisa realizada.Quantos associados foram consultados?

Anônimo disse...

Coitados de nós, aposentados do Plano 1 e pensionistas.
Hoje, somos considerados peso-morto e aborrecimento para os que estão em cargos abençoados (indicados etc.). Somos massa amorfa, sem voz e sem vez, população semelhante aos infortunados irmãos venezuelanos...

Anônimo disse...

Os Blogs da Cecilia, do Marcel e do Carvalho-existindo ou não- não faz diferença

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Agora que a CASSI e PREVI, ao menos MOMENTANEAMENTE, estão QUIETAS e DORMITANDO UM POUCO, nos proporcionando UMA MERECIDA TRÉGUA, podemos "nos chegar" nas INUNDAÇÕES LAMACENTAS e PÚTRIDAS, que infestam o PLANALTO. Como há um ENORME VAI-E-VEM de SAPOS POLÍTICOS DE TODA ESPÉCIE e MARIZES, em ELUCUBRAÇÕES MALIGNAS com o SAPO-MOR, melhor seria que ao invés de PALÁCIO JABURU, se chamsse PALÁCIO CURURU.

Paulo disse...

Prezada dona Rosalina, cancelei o débito da cooperforte em minha conta-corrente do Banco do Brasil, hoje, 16/06/2016, mês passado havia solicitado a retirada na agência e, de fato, foi retirado e não cobrado, mas esse mês fui olhar o extrato e lá estava de novo o débito da Cooperforte.cancelei dessa vez pelo internet banking, mas ainda consta os valores nos extrato, será que demora para o banco atualizar o cancelamento?Fiz a operação no internet banking e apareceu débito automático para Cooperforte cancelado com sucesso, e imprimi o comprovante.Só pagarei a Cooperforte quando sair a ação 30%.Obrigado, Paulo Castro Matrícula BB: 8074961-5

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Paulo,

Não tenho muita certeza, mas acredito que segunda feira, o sistema já reconhece o seu pedido de cancelamento.

Mas fique tranquilo, se tem o comprovante em mãos, a partir de agora a responsabilidade passa a ser do BANCO DO BRASIL S/A.

E com toda a certeza vai resolver esta situação de aprovisionamento na sua conta corrente, ao menos em relação a COOPERFORTE.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Desculpe ser INTROMETIDO, mas pode avisar ao colega que, se ele realmente CANCELOU o DÉBITO AUTOMÁTICO no INTERNET BANKING, a COOPERFORTE só verá novamente o que é dela, só quando HOUVER NOVA AUTORIZAÇÃO. O PROBLEMA é que quando se trata do BB-GULOSO ou COISAS feitas PELO COMPUTADOR, tendo em vista suas INÚMERAS REINAÇÕES, nossa CONFIANÇA CAI A "ZERO", achando que às medidas tomadas NÃO SE REALIZARÃO.

Rosalina de Souza disse...

Novo diretor de planejamento é escolhido
Marcus Martins Madureira foi indicado por unanimidade pelos conselheiros eleitos e nomeado pelo Conselho Deliberativo

Marcus Martins Madureira é o novo diretor de planejamento da PREVI. Marcus, que era gerente executivo na Gerência de Políticas de Investimentos e Cenários (Gepoc), já vinha substituindo Zeca durante a ausência do ex-diretor, que precisou se afastar por motivos de saúde. Conforme prevê o Estatuto, Marcus foi indicado por unanimidade pelos conselheiros eleitos, e nomeado pelo Conselho Deliberativo. Confira abaixo a mensagem dos conselheiros sobre a indicação de Marcus Martins Madureira. O mandato dele termina em maio de 2018.

O novo diretor de planejamento tomou posse no Banco do Brasil em 9/5/1985 e trabalha na PREVI desde 15/3/2000, onde já ocupou os cargos de analista, gerente de núcleo e gerente executivo. Marcus Martins Madureira é bacharel em Administração de Empresas, com MBA em Gestão e Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas e pós-graduação em Análise de Conjuntura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O ex-diretor Zeca, que tomou posse em 2016, enfrentou graves problemas cardíacos, que culminaram com uma cirurgia do coração de elevado grau, sendo necessários tempo e dedicação para a recuperação. A PREVI agradece a contribuição de Zeca e deseja o pleno reestabelecimento de sua saúde.

Mensagem dos conselheiros

No dia quatorze de junho de dois mil e dezessete, os conselheiros deliberativos eleitos da PREVI, Antonio José de Carvalho, Carlos Alberto Guimarães de Sousa, Wagner de Sousa Nascimento, José Bernardo de Medeiros Neto, Odali Dias Cardoso e Rafael Zanon Guerra de Araújo reuniram-se por audioconferência, nos termos do Artigo 37 inciso II (b) do Estatuto da PREVI e do Artigo 11 do Regimento Interno do Conselho Deliberativo, para deliberar a respeito do substituto do Diretor de Planejamento, Sr. Jose Carlos Reis da Silva (Zeca), por ocasião de sua renúncia.

Pautados pelo comprometimento com a continuidade e a governança desta Caixa de Previdência, após os debates para a apreciação dos nomes indicados, foi decidido por unanimidade indicar o nome do Sr. Marcus Martins Madureira, que exerce o cargo interinamente desde 01.06.2017, para complementar o mandato de Diretor de Planejamento que se encerrará em 31.05.2018.



ANTONIO JOSÉ DE CARVALHO CARLOS ALBERTO GUIMARÃES DE SOUSA



WAGNER DE SOUSA NASCIMENTO JOSÉ BERNARDO DE MEDEIROS NETO



ODALI DIAS CARDOSO RAFAEL ZANON GUERRA DE ARAÚJO

FONTE: SITE DA PREVI

Anônimo disse...

Fazendo o CANCELAMENTO DA AUTORIZAÇÃO não entra mais nenhum débito da Cooperforte.Acho que o colega fez o cancelamento só do mês.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Na tentativa de ajudar um pouco, esclareço que a pessoa NÃO PRECISA FICAR CANCELANDO MÊS A MÊS a AUTORIZAÇÃO. A COOPERFOTE ou QUALQUER OUTRO CONSIGNATÁRIO, ficará CADASTRADO até o TÉRMINO do EMPRÉSTIMO/OBRIGAÇÃO. Para que a COOPERFORTE venha novamente a receber suas parcelas, o CONSIGNADO tem de ir no INTERNET BANKING ou AUTOATENDIMENTO e "teclar" em
REINCLUSÃO DE AUTORIZAÇÃO CANCELADA e os débitos voltarão a ocorrer NOVAMENTE/NORMALMENTE.