23 maio 2017

Previdência fechada chega a R$ 814 bilhões em ativos no 1º trimestre

Resultado é 2,3% acima do que o alcançado ao final do ano passado.

O total de ativos sob gestão das mais de 300 entidades fechadas de previdência complementar (EFPC) brasileiras atingiu o patamar de R$ 814 bilhões. O resultado do primeiro trimestre de 2017 representa um crescimento de 2,3% em relação ao final de 2016. A PREVI continua como a maior EFPC, representando 21,3% do total de ativos – mais de um quinto dos recursos do sistema. Os resultados gerais foram divulgados pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).

O primeiro trimestre de 2017 marcou ainda um recuo no déficit acumulado das EFPC, que foi refletido no resultado agregado do sistema: o déficit geral diminuiu de R$ 52,3 para R$ 48,4 bilhões.
Dos 1104 planos em funcionamento, a maior parte já é das modalidades de contribuição definida (CD) e de contribuição variável (CV), como o PREVI Futuro. Planos de benefício definido (BD), como o Plano 1, são minoria em quantidade, porém ainda respondem por quase dois terços ou aproximadamente 65% dos recursos do sistema. No entanto, esse percentual vem caindo, refletindo o momento de maturidade desses planos, enquanto a participação das modalidades CD e CV está aumentando.
O Plano de Benefícios 1 da PREVI é o maior plano de todo o sistema, considerando as três modalidades (BD, CD e CV). O PREVI Futuro, que ultrapassou a barreira dos R$ 10 bilhões em ativos sob gestão, já é o terceiro maior plano de sua modalidade (CV) e o décimo no ranking geral.


41 comentários:

Anônimo disse...

Essa Previc não é aquele famoso órgão (mais um) para ser cabide de emprego dos amigos do Lula (suposto criador da Previc, Instituto Lula, Unasul etc.)?
Se for não se pode confiar nos dados que ela mostra (ou se pode?).

Anônimo disse...

A Cooperforte decidiu na última reunião que iria debitar as parcelas em atraso no capital existente.Chegaram a fazer isso e agora desistiram? Estou com 2 parcelas em aberto e possuo capital mas não fizeram o débito.

Anônimo disse...

Havia um blog que só fazia reproduzir estatísticas da Previ e, por falta de assunto (mentiu para ser eleito) suspendeu o blog. Esperamos que a senhora não seja contaminada pelo cidadão (todo mundo se lembra da famosa Chapa 3) e siga o mesmo rumo.
Melhor não dar notícia alguma, oriunda de fontes sabidamente manipuladas. Verdade seja dita, a Previ não é mais nossa e, por isso mesmo perdemos a identidade e os novos donos (todo mundo sabe quem são)só querem mostrar o que êles querem que acreditemos. É como noticiário médico que mostra medicamento milagroso baseado em pesquisas internacionais, que nunca se pode comprovar...

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:03,

Pode ficar tranquilo que não fui contaminada por espetáculos que nunca sai do papel, enquanto nossos irmãos do plano estão sufocados pelas dívidas, pela manipulação que sempre foi as nossas entidades.

Mas falar de assalto, de roubos de governantes desonestos,a matéria foi publicada justamente para os colegas ver como tudo funciona no nosso mundo, e engloba a PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR DE UM MODO EM GERAL E NÃO APENAS O NOSSO PB-1.

Temos que ter visão a longo prazo, não apenas o dia de hoje, mas como vamos agir para reconquistar tudo que perdemos até aqui, tenho levado o blog mais morde e assopra, pois estão lutando bravamente para o fechamento total do blog, como tudo que se lança contra alguma coisa nesse Brasil que vivemos, as pessoas não suporta a verdade, prefere viver no mundo da fantasia, ou com a visão tapada, para viver mais confortavelmente.

Não mudo meu pensamento e minha luta continua, mas com mais prudencia e sabedoria para não perder esse canal de comunicação entre os colegas.

Ainda temos muitos que concorda com o atual sistema, e ainda acredita nas estatísticas, porque todo dia 20, seu crédito esta na conta e para esse grupo é o que importa.

Mas não desista do blog, não estamos mudando a atuação, mas sim se preparando melhor para as muitas matérias que certamente vai trazer dor de cabeça a mim, do alto dos meus 71 anos.

Anônimo disse...

Rosalina, agradeço sua dedicação as nossas causas, tem que ser muito humano e generoso para fazerem o que você e o Ari fazem por nós.
Aprendi muito com vc e só fui renegociando minhas dúvidas graças a sua coragem de expor sua situação e conduta tempos atrás, vi que tinha um caminho e fui resolvendo minhas pendências q antes não via saída e estava enlouquecendo de vergonha e depressão, hoje estou colocando o que dá em ordem e de cabeça erguida buscando solução para o q ainda não foi equacionado.
Toda ajuda sempre foi com vocês dos blogs porque da Previ nunca houve o menor interesse em nos auxiliar em soluções, por eles sempre somos tratados aos pontapés.
Que Deus ilumine seus dias e lhe dê multiplicado o q verteu para nós.

Anônimo disse...

Aposentados,

Por qual motivo o Sr. Temer não extingue a Previc, que deixou passar em brancas nuvens os casos levantados pela CPI/Greenfield na Petros e Funcef?

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,

Há muito tempo atras eu estranhava que uma pensionista fosse mais atuante que um funcionário da ativa ou aposentado. Acompanhando toda sua atuação, principalmente depois de ter este blog, conclui que você é muito mais batalhadora que qualquer um de nós com todo louvor de defender o que é certo doa a quem doer.Você não tem partido nem interesses pessoais. Se defende alguém deixa de defender imediatamente quando acha que deve. Que Deus a conserve assim por muito tempo e que você fique sempre ao nosso lado.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega das 10:29,

Eu sempre acreditei nas palavras do meu falecido marido Paulo Person, que dizia que a Previ era o meu porto seguro, que podia ficar tranquila que até meu último dia de vida aqui na terra teria como me sustentar sem maiores dificuldades.

Mas esse porto seguro durou 2 anos, em 2003, comecei a viver na ciranda dos empréstimos, primeiro o ES, depois os demais e até que vi toda a minha renda comprometida com empréstimos e sem saber como agir, pensei em tantas loucuras, com vergonha de abrir a situação, afinal eu era uma PENSIONISTA DO BANCO DO BRASIL S/A, e todos achavam que eu tinha dinheiro, que vivia confortavelmente na vida financeira.

Reconheço o mérito da Colega Cecília Garcez, ela foi quem abriu as portas para todos os blogs, mais adiante temos que também agradecer ao Colega Marcos Cordeiros de Andrade que fundou a AAPPREVI e seu blog PREVIPLANO1, o Dr Medeiros e após a primeira eleição da AAPPREVI surge então o Blog do Ari Zanella e a ANAPLAB, sem tirar o mérito de ninguém e muito menos de cuspir no prato que comi, me alimentei e aprendi muitos com esses colegas, independente das nossas diferenças ou rumos que trilhamos para o futuro, sempre acreditei que podia ajudar ao meu próximo como a mim mesmo, debati com diretores, escrevi inúmeras cartas a todos os setores da nossa causa, busquei informação e conhecimento sobre certos assuntos do nosso interesse e claro vi muita injustiça sendo praticada por todos os gestores da PREVI, ainda acho injusto pensionista não poder participar das eleições da CASSI pois pagamos o mesmo valor que os Aposentados e os funcionários da Ativa, e ainda assim somos descriminadas, temos muita coisa por fazer ainda, mas acredite todos nós temos nosso valor, as vezes a pessoa não gosta de fazer uma coisa, mas é boa em outra, e cada pessoa tem o seu valor, mas nunca por um momento pensei em lograr vantagem pessoal em nada, tudo que faço, é por dever da minha consciência e porque ao longo dos anos, coleciono problemas que chegaram até a mim, situação dramática de muitos colegas, muitos vivendo uma vida até mais difícil que a minha.

Sou grata a vocês, porque sempre mantiveram fieis ao blog, mesmo no anonimato, ou identificados, sem nunca atacar ninguém, e mesmo quando isso aconteceu a pessoa se identificou e juntos resolvemos a situação, porque jamais a minha intenção foi macular a imagem de ninguém, apesar que em certos momentos falamos alguma coisa que soa como ataque pessoal, mas essa nunca foi a minha intenção.

joao trindade disse...

Bom dia, senhora Rosalina

Jesus disse que se conhece a árvore pelos frutos e a senhora e seu blog são testemunhas vivas disso. Parabéns pela sua brava atuação. Os ex-blogueiros (talvez falsos moralistas, sendo que provaram isso após serem eleitos) comportaram-se como o ¨mui amigo¨ de Jesus, chamado de Judas Iscariotes. Palavras nada valem se não forem seguidas de ação. Deus continue lhe dando saúde e discernimento e protegendo-a do bando de lobos e corvos travestidos de ¨amiguinhos¨ dos aposentados e pensionistas. Longa vida e grande abraço.

Anônimo disse...

E o ex-chapa 3, Carvalho, que congelou seu blog, alguém sabe notícias?
Parece ser mais um que evaporou...

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 12:22,

Eles voltam, é só aproximar mais as eleições, que eles vão sair da hibernação.

Fique tranquilo que eles são apoio um do outro e logo vão dizer as muitas ações que fizeram a nosso favor.

Tarda mais não falha a recomeçar a DANÇA DAS CADEIRAS.

Anônimo disse...

Isso mesmo Rosalina. Eles voltam dizendo as maravilhas que já fizeram e tem bobo que apoia. Temos que ser fortes e detonar essas pragas.

Anônimo disse...

Prezada Senhora,

Se não for me imiscuir em sua privacidade, poderia me informar em que cidades, agencias o colega Paulo Person trabalhou?
Agradecido mesmo se não obtiver resposta.

Anônimo disse...

Cara Senhora Rosalina, mui digna e combativa guerreira.
Não só os que estão hibernando voltarão, como já existem nas redes alguns maquinando, fazendo marketing do nome.
Com esses, cuidado.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 3:14,

Paulo Person, nasceu em Descalvado-SP, e trabalhou sempre em agências do Banco do Brasil no Estado de São Paulo, teve 3 casamentos, o primeiro com a Delba, depois com a Odécia Carneiro, e por último eu com quem viveu por cerca de 25 anos, e tinha um irmão Antonio Person que também trabalhou no Banco do Brasil, e com o passar do tempo perdi o contato e hoje nem sei mais se ainda esta vivo, pois o Paulo faleceu com 76 anos, e se ele ainda estiver vivo deve estar com mais de 90 anos hoje, porque a diferença de idade deles era pequena.

Mudei para Mato Grosso e logo depois dele falecer me mudei pra Goiás, onde vivo até a presente data.

Anônimo disse...

Cara Senhora,

Obrigado pela informação sobre o Sr. Paulo Person.
Pensei ter trabalhado com ele mas foi com outro Person.
Desejo saúde para a Senhora e seus Familiares

Não me identifico pelo simples motivo de ter sido punido pela previ.

Já com perto de 73 anos não quero mais me incomodar.

Anônimo disse...

Boa noite,
Sabe me dizer de + ou - quanto por cento é o juros do emprestimo simples/ adiantamento de décimo terceiro? Acho q vou precisar e estou na duvida se vale mais a pena pegar da Previ ou do Banco do Brasil.
Fiz a simulação no site da Previ e aparece apenas o desconto da taxa de administração e FQM , e não o valor total q sera cobrado.
Agradeço desde de já a atenção.

Getulio.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Getulio, das 12:54

Vou ti dar o exemplo da minha contratação ES-13.

Contratei valor de R$ 1.827,89

Taxas nominais: 5% a.a.
FQM tenho 71 anos: 3% a.a
Indice de correção: INPC ES

Data para o pagamento dia 20/11/2017.

Lucia Siza disse...

Oi amiga tudo bem com você?Hoje estou aqui no hospital internada .Fiz um cateterismo e o médico falou que preciso fazer ponte de safena .Tenho 2 artérias muito comprometida Estou aguardando autorização da Cassi Peço amiga que me inclua em suas orações.Sei que o Senhor está no controle de tudo.Um abraço e ore por mim

Anônimo disse...

Só Deus para nos livrar pois somos considerados descartáveis (haja vista o péssimo atendimento que o Banco dá aos antigos donos da Previ).
Nos vêem como inúteis e peso-morto para ser jogado fora.

Rosalina de Souza disse...

Querida Lucia Siza,

Fique tranquila, deus esta sim no controle.

Fique sobre a proteção do nosso senhor, vou sim pedir a proteção do senhor em seu favor, vai da tudo certo.

Um grande abraço e muita PAZ E LUZ no seu coração.

Deus te abençoe grandemente.

joao trindade disse...

Deus cuide da colega Lucia Siza e lhe restitua saúde, dando-lhe muita paz.
Parabéns à senhora Rosalina, sempre voltada aos colegas que a procuram, em todos os sentidos, não poupando seu tempo em favor do próximo.
Deus, que tudo vê, lhe fará grandes coisas, pois conhece o seu coração.
É isso que está faltando nas pessoas, hoje em dia. Por essa razão sofremos tanto, por sermos egoistas e não pensarmos nos outros.
O exemplo da senhora Rosalina esta aí, para ser seguido.

Anônimo disse...

Lucia Siza: você ao se lembrar de Deus , por certo o terá a seu lado.
Mais um pedido por sua proteção foi feito.

Anônimo disse...


Lucia, Deus na frente, tudo sera resolvido.

Rosalina de Souza disse...

COMUNICADO IMPORTANTE DA CREDISCOOP:

ATENÇÃO: AVISO IMPORTANTE SOBRE LIBERAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS.

Diante do convênio celebrado entre a CREDISCOOP e o Banco do Brasil, os empréstimos solicitados por funcionários aposentados e pensionistas do BB serão liberados a partir do terceiro dia útil, contado a partir da data da efetivação do crédito dos proventos mensais.

Importante observar que, caso o dia previsto para o pagamento dos proventos (dia 20) não seja dia útil, o prazo passa a contar no primeiro dia útil seguinte.

No mês de maio/2017, por exemplo, o dia 20 caiu em dia não útil (sábado), portanto, o primeiro dia útil seguinte foi dia 22 (segunda-feira). A partir de 25/05 os novos empréstimos passaram a ser liberados, portanto, três dias úteis após o dia 22.

LEMBRAMOS que somente poderão pleitear tais empréstimos os cooperados que autorizarem o Banco do Brasil a acolher, nas respectivas contas correntes, os débitos gerados por esta Cooperativa, referentes a parcelas de empréstimos e de capitalização.

A Diretoria

Anônimo disse...

Que Deus proteja a Lucia.Antigamente qualquer coisa no coração era muito grave mas hoje em dia não e assim será com ela

Anônimo disse...

- Colega de maio 24, 2017 12:10 PM. Debitar as prestações não pagas no capital ou no saldo do próprio empréstimo!

Anônimo disse...

- Finalmente depois de reunião da PREVI, AAFBBs e escambal em que deu o adiantamento da 25pc da CAPEC para os candidatos ao caixão. ÔME TÚ CUETA.

Anônimo disse...

maio 24, 2017 10:54 AM

Anônimo disse...
A Cooperforte decidiu na última reunião que iria debitar as parcelas em atraso no capital existente.Chegaram a fazer isso e agora desistiram? Estou com 2 parcelas em aberto e possuo capital mas não fizeram o débito.
maio 24, 2017 12:10 PM

Companheiro acima, está sem pagar 2 prestações porque cancelou o lançamento antes do dia 20 e foram debitadas na sua cc e não tinha saldo.
Debitar as prestações não pagas no capital\limite ou no saldo do próprio empréstimo!

Anônimo disse...

O presidente faz de conta trocou o ministro da justiça que irá trocar, novamente, o diretor da polícia federal...
Está tudo dominado. Assim é fácil governar ( o povo que se...)

Anônimo disse...

Cambuta de filhos da pada...

Anônimo disse...

Ação 1/3 IR Anabb

Em 11.05.2017 CONCLUSÃO PARA RELATÓRIO E VOTO
Em 26.05.2017 JUNTADA DE PETIÇÃO
Em 29.05.2017 CONCLUSÃO PARA RELATÓRIO E VOTO

Quando ocorrerá a nova JUNTADA DE PETIÇÃO para retardar a Conclusão?

Anônimo disse...

A Cooperforte fez uma matéria em 24.05.2017 com o título:Direitos do consumidor-quanto mais conhecer melhor para você
Fiz uma consulta no Procon (órgão que controla os direitos do consumidor) sobre o que está ocorrendo com os consignados da Cooperforte. Os débitos eram consignados, foram retirados da folha pela Previ por extrapolarem o limite legal e agora a Cooperforte está forçando os devedores a pagarem por débito em conta. A resposta foi que cabe uma denúncia ao Procon para que eles tomem as medidas cabíveis e orientaram também a fazer uma denúncia ao MP.
Como eles próprios disseram precisamos conhecer nossos direitos.

Anônimo disse...

Colegas,

Desses, fica a suspeita de que podem sempre fazer uma juuuunnntttaaaadaaa..............
Há quanto tempo estão à espera pelo desfecho do processo?
Sabeis?

Anônimo disse...

Estimada Rosalina,
Como voce conseguiu equilibrar sua vida financeira? Estou na mesma situação q voce descreveu de ficar quase sem como sobreviver. Tenho empréstimo na Previ, Cooperforte, Banco do Brasil. Como fazer?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:14,

Eu estou inadimplente com a Cooperforte e com a FHE poupex, na Previ continuo pagando o Empréstimo Simples normalmente, com a Crediscoop usei meu saldo de capital e este mês consegui liquidação total dos meus débitos.

Passei a receber meu salário direito na conta salário, todos os débitos aprovisionados na minha conta corrente ficam sem liquidação.

Foi a única forma de receber meu benefício de volta.

A parte que cabe ao INSS pagar retirei do banco do brasil e recebo no banco Bradesco, sempre no quinto dia útil do mês.

Desta forma hoje eu recebo meu benefício de volta nas minhas mãos e aos poucos vou liquidando as dívidas menores e até que posso negociar e quitar todas as minhas dívidas.

Claro que essas iniciativas vão me envolver em algumas disputas judiciais no futuro, mas tenho conseguido viver melhor após estas iniciativas.

Anônimo disse...

Rosalina gostaria de saber se voce entrou com a ação de limitação de 30 por cento para debitos na fopag. Pergunto tambem se esse parametro serviria para limitar os debitos de cooperforte e cdc do Banco do Brasil.

Anônimo disse...

Rosalina gostaria de saber se voce entrou com a ação de limitação de 30 por cento para debitos na fopag. Pergunto tambem se esse parametro serviria para limitar os debitos de cooperforte e cdc do Banco do Brasi,efetuados na conta recebedora dos proventos de aposentadoria.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:03, 10:04,

Não eu não entrei com a ação dos 30% consignado, eu entrei com apenas uma ação contra o Banco do Brasil S/A, no modelo sobrestado, quando houve a limitação pela Previ, fiquei inadimplente com cooperforte e fhe poupex, a crediscoop eu liquidei total.

Mas hoje recebi via conta salário, sem autorização para transferir, para a minha conta corrente, com isso tenho recebido o meu benefício.

Estou descontando apenas o valor do Empréstimo Simples na minha folha de pagamentos, mas como disse é foro de cada um, porque muitos colegas não quer ficar inadimplente com demais credores.

E no futuro esses agentes que estão sem receber certamente vão buscar meios de receber com novas ações judicias em disputa, mas isso é para quando o problema vier, e até vamos vivendo.

Em relação ao CDC, no momento que o colega cancelar a autorização de transferência para a sua conta corrente, esses vão ficar também inadimplentes.

Mas esse é uma situação mais complicada, via que o banco nega esse atendimento por via normal, tendo que muitas vezes tomar outras medidas para solução, como envio por AR de NOTIFICAÇÃO, para cancelamento, ou até mesmo uma notificação extrajudicial, em caso de negativa do banco ao seu atendimento.

Anônimo disse...

Rosalina Bom dia. Imagino que existam alguns colegas em situação parecida coma a minha. Tenho empréstimos junto a Previ, Coopeforte e BANCO DO Brasil. Com muito esforço, gastando todas as minhas economias, venho pagando as parcelas dos empréstimos. Atualmente até as economias foram embora. A parcela da Previ vem sendo debitada na folha de pagamento. A Cooperforte no mês de maio cancelei a autorização no intuito de que as parcelas sejam debitadas no capital que detenho junto àquela cooperativa. As parcelas do Banco do Brasil vem sendo debitadas na minha conta corrente no dia 20 quando é creditada a aposentadoria, porém, as parcelas estão levando todo o meu crédito do dia 20, me deixando impossibilitada de pagar os demais compromissos. Estou tentando achar uma solução para essa situação. Não pretendo deixar de pagar, porém preciso que os valores espelhem a minha real capacidade de pagamento. Que depois que os valores sejam debitados ainda fique crédito para pagamento das despesas mensais(agua,energia, telefone, iptu,ipva, condominio, alimentação,combustível).
Gostaria de saber se algum colega já entrou com ação de limitação de 30% para débitos em conta recebedora de salário, qual a possibilidade de exito, como fica o pagamento das parcelas durante o processo.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Os nossos indefectíveis POLÍTICOS conseguiram até MUDAR a DINÂMICA do CRIME DA MALA, ALTERANDO-O em sua ESSÊNCIA. Sei que é meio MÓRBIDO, mas ANTIGAMENTE "CRIME DA MALA", significava que ALGUÉM FOI FEITO EM PICADINHO", e o meliante procurava livrar-se do INCÔMODO ENCARGO. Não foram poucas as vezes em que ouvi comentários do tipo: ACHARAM A MALA COM O CORPO, MAS ESTAVA FALTANDO A CABEÇA (geralmente). Hoje, CRIME DA MALA é POLÍTICO BRASILEIRO carregando ÀS ESCONDIDAS, NA CALADA DA NOITE, DINHEIRO DE PROPONA, CAIXA 2 ou EQUIPAMENTOS DE ESPIONAGEM.