17 abril 2017

O silêncio é a melhor resposta?


Sempre que escuto a frase que diz que o silêncio é a melhor resposta fico um pouco intrigada, talvez por pensar demais em seu significado. Por gostar tanto das palavras também gosto do silêncio e de toda paz que ele traz consigo. 

Mas, nem sempre o silêncio nos deixa em paz com nós mesmos e com os outros. O silêncio só é resposta quando não há dúvidas sobre o que não foi dito. 

O silêncio só é resposta quando não somos nós que esperamos ansiosamente para dizer algo ou para escutar o que tanto almejamos. Talvez não seja preciso silenciar para dar respostas aos outros, há muita má interpretação nas palavras, mas há mais ainda no silêncio. 

Talvez, não precisamos calar para silenciar, talvez o que nos falte seja aprender a falar. 

Nem sempre sabemos escolher as palavras certas para dizer algo que nos machuca e que também irá machucar o outro, nem sempre temos controle sobre o tom de voz que usamos quando lidamos com situações difíceis, com o estresse e com a pressa das palavras. 

Em casos assim silenciar é a melhor opção, pois o silêncio deve nos levar a reflexão, a pensar se realmente queremos falar o que pretendíamos e se sim, saber entoar o tom certo para o que quer dizer. 

Sempre achei que não é o que é dito que machuca, mas como escolhemos dizer, as vezes basta ter delicadeza para perceber isso e colocar-se no lugar de quem vai escutar. 

Muitas vezes estamos preparados para dizer algo, mas será que o outro está preparado para escutar? Eu amo as palavras e o poder que elas têm em transformar tudo ao meu redor e por isso aprendi a respeitar tanto o silêncio, mas o silêncio só me faz bem quando estou bem comigo, quando silenciar me faz ser alguém melhor para não machucar os outros, quando ele me leva a pensar que posso evoluir e encontrar as respostas certas nele, pois não há nada mais para ser dito. 

E é assim que minhas palavras calam, quando o silêncio fala por elas.

Texto lido no programa Madrugada Viva Liberdade FM no quadro momento de reflexão no dia 18 de Abril de 2017.

66 comentários:

Camilo Cury - Piraju disse...

Bonito texto Rosalina, peço autorização para publicar em meu face

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Camilo Cury,

Pode publicar, sim, caro colega.

Saudações Cordiais,

Rosalina de Souza

Rosalina de Souza disse...

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA
Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados em Instituições do Sistema Financeiro nas Regiões de São Paulo e Campinas – CREDISCOOP.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIA E EXTRAORDINÁRIA

O Presidente da Cooperativa de Crédito Mútuo dos Empregados em Instituições do Sistema Financeiro nas Regiões de São Paulo e Campinas – CREDISCOOP, inscrita no CNPJ 03674133/0001-31 – NIRE 35400061880, no uso das atribuições que lhe confere o Estatuto Social, convoca os associados, que nesta data são em número de 724 (setecentos e vinte e quatro), em condições de votar, para se reunirem em Assembleia Gera Ordinária e Extraordinária, a realizar-se na sede social, à Praça Antônio Prado nº 33 – 16º andar – Conjunto 1606 – Centro – São Paulo (SP) – CEP 01010.-010, no dia 27 de abril 2017, obedecendo aos seguintes horários e “quórum” para sua instalação, sempre no mesmo local, cumprindo o que determina o Estatuto Social: 01) em primeira convocação, às 12h00 horas, com a presença de 2/3 (dois terços) dos associados; 02) em segunda convocação, às 13h00 horas, com a presença de metade mais um dos associados; 03) em terceira convocação, às 14h00 horas, com a presença de no mínimo 10 (dez) associados, para deliberar sobre os seguintes assuntos:

ORDEM DO DIA:

–ORDINÁRIA

Prestação de contas do 1º e 2º semestres do exercício de 2016, compreendendo o Relatório de Gestão, O Demonstrativo de Contas de Sobras, o Parecer do Conselho Fiscal e o Relatório da Auditoria Externa;
Destinação das sobras apuradas e sua fórmula de cálculo;
Ratificação do pagamento de Juros ao Capital;
Aplicação do Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social- FATES;
Fixação de valor dos honorários da Diretoria e a cédula de presença para os membros do Conselho Fiscal;
Comunicados de assuntos gerais (sem deliberação).
-EXTRAORDINÁRIA

Aprovação da Política de Sucessão, nos termos da Resolução CMN nº 4.538/16
Comunicados de assuntos gerais (sem deliberação).
-NOTA: Conforme determina a Resolução CMN nº 4334/15, em seu artigo 46, as Demonstrações Contábeis do exercício de 2016, acompanhadas do respectivo parecer dos
Aduditores Independentes estão à disposição dos associados na sede da Cooperativa.

São Paulo(SP), 10 de abril de 2017.

Edgard Harry Pommerening

Diretor Presidente

Anônimo disse...

Rosalina, para tomar o emprestimo do 13° salário de novembro, tenho q esperar o débito no dia 20 do referente à abril para q tenha disponibilidade de valor para efetuar o novo empréstimo.

Blog do Ed disse...

O silêncio é ouro na hora devida, assim como é capitulação desonrosa na hora indevida.O silêncio é ouro quando contribui para a convivência construtiva, assim como é capitulação desonrosa quando contribui para a capitulação destrutiva.Ouve-se não o que se diz, mas o que se entende.A injúria proferida por um idiota, por um sábio é entendida como um elogio.
Edgardo Amorim Rego

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega das 9:48,

Sim, só no dia 20 de Abril que o empréstimo simples sobre o décimo terceiro é liquidado.

Mas no mesmo dia já pode recontratar novamente, lembrando que esse valor para pagamento em NOVEMBRO/2017 o valor contratado é com percentual menor apenas 28% sobre o valor do benefício pago pela Previ.

Anônimo disse...

Questões simples mas que a maioria tem dúvidas e a prezada Rosalina orientando sempre.É disso que precisamos.

Lucia Siza disse...

Oi amiga esse percentual do 13 para novembro e o valor que ainda resta?

Rosalina de Souza disse...

Prezada Lucia Siza,

A Previ quando paga a parcela do 13 em Novembro/2017, tem o recolhimento do Imposto de Renda, bem como o pagamento do 13 sobre para a Cassi, então a margem usada para a consignação do empréstimo ficou em percentual menor de 28%, para o desconto da contratação desta segunda parcela, e bem como o prazo é maior, acarretando maior desconto dos juros.

Sim é da diferença que vai restar a pagar, mas o calculo dos 28% é sobre o valor pago pela Previ.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Hoje começou a CAMPANHA ANUAL DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE, que vai até o dia 26 DE MAIO DE 2017, tendo em seu universo, entre outros, PESSOAS COM 60 ANOS ou MAIS.

Anônimo disse...

O silencio não cabe a quem é eleito ou designado para fiscalizar administração e aplicação de bens de terceiros.
Comentário de 17/4 as 10.32 AM Blog do Ed. Perfeito comentário. Sá bias palavras.

Anônimo disse...

Rosalina Bom dia.Colegas, não estou conseguindo acessar o site da Previ Livre. Isso já têm alguns dias...... Está ocorrendo com mais alguém?

Anônimo disse...

Papa recusa convite para visitar o Brasil e envia carta para o Presidente:

"Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas, e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo", escreveu o Pontífice, segundo trecho publicado pelo jornalista Gerson Camarotti, da Globo News.
"Porém não posso deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que muitas vezes se veem completamente abandonados e costumam ser aqueles que pagam o preço mais amargo e dilacerante de algumas soluções fáceis e superficiais para crises que vão muito além da esfera meramente financeira", acrescentou.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais.

"A MELHOR RESPOSTA"
Prezadíssima Rosalina, sem dúvida, às vezes, o silêncio "fala" muito mais e é "a melhor resposta".
Olha, desconheço, sobre essa negativa do Papa Francisco. Prefiro, sem desfazer de qualquer fonte, aguardar o anúncio oficial, através da CNBB. Lanço, porém, um palpite de que o Papa virá, sim, pois já foi anunciada a sua visita à Colômbia, salvo engano, em setembro e há expectativa da sua tão esperada visita à Argentina, Por último, a visita ao Brasil, também, muito esperada, senão prometida por Francisco, em 2013, onde, agora, dentro da comunidade católica, comemora-se o jubileu do tricentenário de graças e bênçãos, atribuído a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Deus ama o direito e a justiça; transborda em toda a terra a sua justiça." Salmo 33(32),5

Anônimo disse...

Vários jornais (Globo, Estadão e a Veja entre outros) estão publicando hoje o que informa o anon 12.11. Segundo consta o Papa está alegando falta de agenda.

Anônimo disse...

Rosalina,
Como funciona a renegociação do ES? Consta no site que após a renegociação só poderá renovar o ES após pagar 6 prestações. Mas depois consta que havendo renegociação só poderá fazer novo empréstimo após a liquidação da renegociação mesmo que tenha margem consignável.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 5:25,

A Renegociação proposta pela Previ, no Produto Empréstimo Simples, se trata basicamente de uma composição para diminuir o valor da sua prestação ao longo do tempo, sem mais permitir que o mutuário faça uso de novos valores.

Você pode sim renovar a cada 6 prestações pagas, mas se isso implicar em prestação menor que a que se paga atualmente.

Se trata apenas de mais uma discriminação para os tomadores de empréstimo simples, mais uma jogada ardilosa da atual Diretoria de Seguridade.

Mesmo que você tenha margem consignável a Previ não permite novos contratos do Empréstimo Simples.

Ele só se torna eficaz quando o mutuário já não quer nem ouvir falar em renovação de empréstimo.

Rosalina de Souza disse...

Empréstimo Simples: suspensão e renegociação das prestações
A partir de 30/11, essas opções já estarão disponíveis. Veja as principais dúvidas sobre o tema.

As operações de suspensão e renegociação das prestações do ES poderão ser realizadas a partir das 9h do dia 30/11. Alguns participantes têm entrado em contato com a PREVI com algumas dúvidas sobre essas operações. Veja abaixo as perguntas mais frequentes:

1. Quando poderá ser feita a suspensão das prestações?
Resposta: A opção pela suspensão poderá ser feita a partir do dia 30/11 até o dia 4/12/2015.

2. É possível renovar o contrato de Empréstimo e fazer a suspensão das prestações logo em seguida?
Resposta: Sim, caso haja margem consignável para a renovação, porém só os contratos vigentes em 04/12/2015 terão suas prestações suspensas.

3. Por que os participantes do PREVI Futuro não podem suspender as prestações?
Resposta: A suspensão das prestações não será disponibilizada aos participantes do Plano PREVI Futuro devido à escassez de recurso desse plano de benefício. Um aumento substancial na utilização desses recursos poderia resultar na suspensão das operações.

4. Na renegociação haverá algum crédito em conta?
Resposta: Não. A renegociação visa a redução do valor das prestações.

5. É possível renovar um empréstimo e fazer a renegociação logo em seguida?
Resposta: Depende da data de contratação. Para as operações contratadas a partir de 30/11/2015 terá que ser cumprida a carência de 6 prestações pagas para renegociar. Para as operações contratadas até 29/11/2015 será liberada a carência para renegociação.

6. Quem possui dois empréstimos poderá renegociar somente um?
Resposta: Sim.

7. Como e quando fazer a renegociação do Empréstimo Simples?
Resposta: A Renegociação estará disponível no Autoatendimento do site da PREVI a partir de 30 de novembro de 2015. Toda a operação será feita diretamente no site.

8. Quais taxas incidem na renegociação?
Resposta: Os juros são os mesmos das operações de empréstimo simples, INPC mais 5% a.a. A taxa para composição do Fundo de Quitação por Morte varia de acordo com a idade do mutuário no momento da renegociação, e será alterada no decorrer do contrato. Também existe a taxa para composição do Fundo de Liquidez vigente no momento da renegociação. Entretanto, para o participante do Plano 1, essa taxa permanece suspensa.

Fonte: SITE DA PREVI EM 27/11/2015.

Anônimo disse...

Pelo que entendi que faz uma renegociação do ES nunca mais poderá renovar até terminar de pagar as 120 parcelas.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 9:52,

É essa a interpretação desta renegociação, que mais prejudica do que ajuda os colegas que fizeram essa redução das prestações.

Mas nada impede que a DIRETORIA DE SEGURIDADE faça uma REVISÃO NESTA NORMA, assim como foi implantada.

Agora com os atuais eleitos que nos representa, não podemos contar, nem se esforçam para resolver a aflição de muitos colegas.

Bastava BOA VONTADE.

Anônimo disse...

Anabb está promovendo uma nova ação ref. cobrança indevida na conta de luz no DF.
A ação até pode ser importante mas entendo que a prioridade absoluta das associações seriam os assuntos ref. a Previ, Cassi, BB. Ao que parece a Anabb não vê nenhum problema com a Previ, Cassi e BB e atualmente o rolo que virou a questão dos débitos dos empréstimos consignados e vai se envolver com conta de luz não esquecendo do "associe-se".

Anônimo disse...

Muito já se falou neste blog que estamos desamparados porque não temos representantes que tenham como interesse exclusivo defender nossas causas. O interesse dos candidatos é apenas a obtenção de cargos para aumentarem (e muito) suas rendas. Se não conseguem Previ, tentam Anabb depois Cooperforte e associações. Atiram para todos os lados.

Anônimo disse...

Aposentados e Pensionistas,

Denunciar ao Ministério Público, Polícia Federal, Justiça de Curitiba.
Há anos que os mesmos vem na direção de associações e isto significa alerta.
Existe uma coisa semelhante a rodízio nos cargos, com salários pagos por associados.
O incrível em tudo é que defendem as entidades e não os associados, salvo melhor juízo e melhor entendimento.
As contas nunca são abertas de forma analítica.
Aí a desconfiança generalizada dos que participam dos blogs.
Depois da delação premiada da Odebrecht fica difícil acreditar que não exista ilícito em outras áreas.
Corromperam índios, policiais, políticos, empresários, até se cogita de terem corrompido funcionários do judiciário.
Dramático isso tudo.
Neste momento há que se provar por a+b que sempre estiveram no caminho da correção da lisura, da total transparência exigida pela constituição.
Estou arrasado com as notícias que se veiculam diariamente em nossos jornais, televisões e mídia alternativa.
Entidades, por favor , provem que estão limpas de qualquer mancha por administração temerária, em benefício próprio.
Chegando aos 75 anos, peço a verdade!


Anônimo disse...

ao anônimo das 9,52.
Segundo informações da própria PREVI, que fez renegociação do ES, só poderá renovar depois de pagas 6 prestações, isso se tiver margem consignável e não 120 prestações como o colega disse.
Carlos

Anônimo disse...

Anon 9.52 agradece ao Carlos 1.40. É bom ter colegas que passam o que sabem a começar pela Rosalina.

Anônimo disse...

O presidente Michel Temer e aliados do peemedebista tentaram minimizar hoje (19) os efeitos da carta que o papa Francisco enviou a Brasília negando um convite de visitar o Brasil e pedindo que o governo dê mais atenção "aos pobres". Fontes do Palácio do Planalto negaram que a recusa de Jorge Mario Bergoglio ao convite de Temer seja um sinal de desaprovação ao governo brasileiro e garantiram que já tinham sido informados de que o Papa não viria ao país em outubro para as celebrações dos 300 anos da aparição da padroeira Nossa Senhora Aparecida.
. Aliados de Temer também fizeram questão de afirmar que o presidente "ficou feliz" com a carta de Francisco e que seu governo "tem tomado medidas" de proteção à população carente. "Ao ler a carta, Temer ficou feliz e viu que a mensagem do Papa coincide com o que ele tem feito no governo", disse o deputado Arthur Maia após um encontro com o presidente.

Paulo Segundo disse...

Alguém aí já recebeu os proventos na conta/corrente?Estou esperando para sacar a minha aposentadoria da PREVI olhei agora às 15:00 hrs no caixa eletrônico e nada do meu salário.Mês passado dia 18/03 consegui sacar e nesse mês dia 19/04 nada ainda.Tenho que sacar antes do BB guloso comer tudo!

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Paulo Segundo,

Só recebemos antecipadamente se cair dia 20 numa segunda-feira, mas a data do nosso crédito é todo dia 20.

Amanha dia 20 seu credito estará disponível.

Paulo Segundo disse...

Muito obrigado!Amanhã cedinho vou sacar!

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Fiz a renegociação e este mês já venceu.Tentei fazer o ES pois já tenho margem consignável, porem não consegui.Será por causa da renegociação? Lá diz que tem que liquidar primeiramente o Rotativo para conseguir novamente a contratação. Acho que nunca mais vou conseguir contratar ES.
Lourival

Anônimo disse...

http://www.diariodopoder.com.br/coluna.php?i=52767610466
Fundos de pensão na mira de negociata da Caixa
Ao comprar o Panamericano, a Caixa pode ter salvado a pele do seu dono, Silvio Santos, mas salvou também dirigentes de fundos de pensão com milhões aplicados no banco falido. Por isso, a Operação Conclave, da Polícia Federal, desta quarta (19), tem conexão com a Greenfield, que devassa fundos de pensão como Petros, da Petrobras, com R$340 milhões aplicados no Panamericano na época da compra.

Anônimo disse...

É preciso que se aprofundem as investigações sobre os últimos investimentos dos fundos de pensão de 1998 até hoje.
De 1998 porque é quando veio ao mundo um "milagre" do planejamento chamado Costa do Sauipe.
Investigue-se os Bancos públicos e seus braços, tipo a Caixapar, bem como os fundos e seus braços tipo a Invepar.
Que a Greenfield brote, viceje e se torne Brownfield produzindo os frutos da transparência e da justiça.
Os que dos fracos se aproveitam que se tornem fracos e, além de fracos, despidos dos objetos de sua ganancia.

Anônimo disse...

ES 13º já pode ser contratado hoje.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Lourival,

Penso que na próxima revisão do ES eles a DIRETORIA vão rever essa situação, visto que agora ficou apenas os produtos da Previ na Folha.

De modo que acredito que vão consertar essa norma que é muito prejudicial aos nossos colegas que fizeram essa revisão com a contratação da RENEGOCIAÇÃO, que visa unicamente diminuir o valor da Prestação.

Anônimo disse...

Alguém tentou acessar o blog do Carvalho?

Rosalina de Souza disse...

Caros Colega do Blog,

Estou com visita em casa, conhecendo meu neto Danilo de 2 meses,filho do meu filho Vandeyr,que mora no Mato Grosso, em Cáceres, atarefada, então perdoe a ausência de novas matérias no blog, com restabelecimento na semana que vem depois do dia 02 de Maio.

Peço a solidariedade dos colegas, mas estamos na batalha, sempre em busca de dias melhores a todos nós.

Anônimo disse...

Ao anônimo das 8:58 - Os Blogs do Carvalho, da Cecilia e do Marcel, existindo ou não, não fazem diferença.

Anônimo disse...

A única que faz falta é a Rosalina.

Anônimo disse...

A resposta pode ficar para quando voltar ainda temos chance de conseguir ganhar a ação 30%consignado obrigado.

Anônimo disse...

O blog hibernou? Parou no tempo?

Anônimo disse...

Quem fizer renegociação do ES precisa liquidar o ES renegociado para poder fazer renovação (além da carência de 6 meses)

Resposta da Previ:

Após o prazo de carência de 6 (seis) prestações pagas, SOMENTE poderá fazer uma renovação se optar por liquidar o ES Renegociado na operação (ES-B).

Anônimo disse...


Rosalina,

A Previ revisa o ES todos os anos ou não existe essa regra?

Anônimo disse...

Colegas,

Respeitemos a privacidade da Dona Rosalina.

Está com o neto em casa, uma das graças que o Sr. Deus nos dá.

Quanto aos comentários de que tanto sentimos falta, me atrevo em dizer que de cada dez, dois ou três tem algo que nos ajude, no mais são desabafos, acusações, críticas, insinuações e "DESCARREGO".

Este comentário é feito sem prejuízo da existência do blog que se transformou no único meio ativo e publicador destemido das situações acima escritas.

Desfrute Dona Rosalina da Benção de Deus em ter um neto.






Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:44,

Normalmente a Previ faz a revisão do Empréstimo Simples, sim todos os anos,mas agora que houve essa norma da regra dos 30%, e ficando apenas os valores da Previ descontados na nossa folha de pagamentos, pode haver sim uma melhora, mas necessariamente tem que mudar o prazo para pagamento, com elasticidade, para então muitos colegas aposentados e pensionistas possa ter acesso a novos valores, e de preferencia que se faça a revisão para os colegas que fizeram a renegociação.

Mas isso é apenas especulação, pois nada para nós, é de fato ESTUDADO quando é para benefício de todos os colegas do PB-1.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:44,

Teria que algum colega que tem negociação, acessar o sistema, para então se confirmar esse entendimento, que resolve o problemas de muitos colegas, em sendo executado desta forma.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 1:53,

Sim a ação 30% CONSIGNADO vai ter sucesso sim, tem demorado o resultado, mas ele é líquido e certo, não fique preocupado que vai sim ser a favor da sua demanda.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:22,

O blog não esta parado não, nem fez como urso quando vem o inverno, mas estou com visita de 02 filhos, 02 noras, e meu mais novo neto Danilo, que dia 27 agora faz 02 meses, eu como vovozinha, com quase 71 anos, tenho que curtir essa fofura da vida, uma alegria, e ele tem ficado acordado a noite e durante o dia dorme, sobrecarregando o pai e a mãe dele, fora as refeições e outros afazeres que tem me tomado o tempo.

Como não gosto de fazer as coisas pela metade, tenho dedicado pouco tempo ao blog, mas já na terça-feira da semana que vem, vão voltar para os seus lares e então vou ter tempo para me dedicar ao nosso espaço de debates e voltar ao batente.

Peço desculpas aos colegas, mas neste momento, é necessário essa ausência minha, para atenção a minha família.

Obrigada pela atenção, e te peço desculpas por não atualizar o blog por tanto tempo.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:56,

Obrigada pelas lindas palavras e pela atenção, mas na semana que vem tudo volta ao normal, com nossos assuntos de PREVI/BB/CASSI.

Ao colega o meu muito obrigado.

Anônimo disse...

http://noticias.r7.com/economia/decisao-do-carf-isenta-itau-de-pagar-multa-de-r-25-bilhoes-25042017

Eita vida dura de banqueiro. Não é fácil, não!

Brasil!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/04/1878389-mais-uma-agencia-desativada-do-banco-do-brasil-e-saqueada-no-centro-de-sp.shtml

Só escombros! Eita fim triste! E nóis na mesma bitola!

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/04/1878633-oas-quer-delatar-propina-em-fundo-de-pensao-de-funcionarios-da-caixa.shtml

Gênesis da contribuição extra??

Anônimo disse...

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/04/1878765-trabalhadores-dos-correios-entram-em-greve-por-tempo-indeterminado.shtml

Lá, o processo de sucateamento está bem mais avançado. Empresa deficitária, Fundo de Previdência falido, fechamento de agências rentáveis, fortunas gastas com publicidades e patrocínios a eventos esportivos, repasses milionários para o caixa da UNIÃO, etc. Eis o modus operandi para sucatear uma estatal e viabilizar a sua privatização. Enfim, pavimentando o caminho para os NEOLIBERAIS, via reformas previdenciárias e trabalhistas, sucateamento e privatizações de estatais, etc. Têm funcionários avaliando a portabilidade para Fundos de Previdência privados para salvar o que ainda resta da reserva.

Anônimo disse...

Oi, Rosalina!
Tem como me explicar sobre "renegociação" no emprestimo simples - Previ? Tenho limite disponível de 1.800,00 e seis parcelas pagas. Não consigo renovar no site.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 5:03,

Eu sei que quem optou pela renegociação, era apenas para reduzir os valores das prestações.

Mas um colega nosso postou, que pode ser feito um novo contrato, esse usando a segunda linha de crédito da previ, para renovar os empréstimos.

Eu te aconselho a buscar a previ via fale conosco ou mesmo ligando para uma melhor avaliação, pois o que sei é apenas superficial, pois nunca aderi a essa modalidade de renegociação, e não estou sabendo muito bem como te ajudar nesta situação.

Anônimo disse...

Perguntei a Previ se é possível fazer renovação após ter feito renegociação e a resposta foi esta:

"Após o prazo de carência de 6 (seis) prestações pagas, SOMENTE poderá fazer uma renovação se optar por liquidar o ES Renegociado na operação (ES-B)."




Anônimo disse...

Rosálina,
Estou inadimplente (3 parcelas) com a cooperforte gostaria de saber se eles vão abater as prestações em atraso no Capital. GRata, Eliza

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Eliza,

A Cooperforte, fez uma modificação no seu estatuto para poder fazer essa abatimento de prestações em atraso do saldo de capital dos mutuários, nesse mês houve a distribuição das sobras, e no meu caso o valor que tinha direito foi abatido nas prestações em aberto do meu contrato.

Acredito que se a Colega tiver saldo positivo na conta capital, com certeza eles vão abater sim, mas o melhor mesmo é você verificar junto ao site se houve movimentação neste sentido.

Também estou como a colega com 3 prestações em aberto junto a Cooperforte, e eles já fazem muita pressão para que ocorra a regularização.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
A Cooperforte vive me ligado para regularizar minhas prestações. Já nem atendo o telefone.
Carlos

Anônimo disse...

Eu tinha saldo de capital e estão debitando as prestações em atraso. A conta capital já está quase zerando.

Anônimo disse...

A Cooperforte deveria ligar para a Previ pedindo a parte deles na partilha dos 30% e não para nós.

Anônimo disse...

No meu caso a Cooperforte primeiro me cadastrou no Serasa e depois debitou no capital

Anônimo disse...

Após a primeira etapa de conversas com o novo time de defensores, ficou definido que Palocci vai começar a abrir sua caixa de Pandora pelo escândalo da Sete Brasil, uma empresa criada em 2010 para construir as sondas (navios de exploração de petróleo) para a Petrobras. Além do capital da estatal, a Sete tinha dinheiro de bancos, como o BTG e de três fundos de estatais (Petros, Previ e Funcef)

Um pequeno trecho...o resto está lá:
http://istoe.com.br/os-segredos-que-palocci-vai-revelar/

JOSE ALVES disse...

Alguém teve o débito da quota do IRPF debitado em conta corrente do BB em 28.04.2017. No meu caso o débito não foi efetuado, não entendi

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Acessando meus processos na Anaplab verifiquei que a ação 30% consignado que não anda há mais de 3 anos, do grupo l9,apareceu os seguintes dizeres em 14.03.17: SUSPENSÃO/SOBRESTAMENTO DE PROCESSO. Mais embaixo dizendo: Aguardando manifestação das partes. O que significa isso?
Lourival

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Lourival,

SUSPENSÃO/SOBRESTAMENTO DE PROCESSO, imagino que foi juntado a outros processos que julga a mesma coisa, mas o melhor mesmo é procurar ajuda do Colega Gilvan Rebouças na ANAPLAB que ele pode melhor avaliar e até pedir informação direta ao advogado que esta frente a esse GRUPO 19.

Já esta na hora de uma explicação mais ampla a respeito desta ação, no que diz os procedimentos usados, pois já esta muito longo esta decisão de limitar esses descontos, nos contra cheques desses colegas, principalmente do grupo 19.

Anônimo disse...

Ao José Alves (quota irpf):

verifique quando o colega entregou a declaração. Se foi em abril, a primeira quota deveria ser paga por DARF (somente a partir da segunda é feito o débito no banco indicado).
Caso a declaração foi entregue em março, a primeira quota deveria ter sido debitada na conta.