13 abril 2017

Jundiaí: Sindicato denuncia sucateamento do Banco do Brasil









Processo de sucateamento é semelhante ao realizado em outras estatais que foram privatizadas



O Sindicato dos Bancários de Jundiaí e Região, no interior de São Paulo, está realizando uma série de ações para denunciar a situação do atendimento e das condições de trabalho nas agências do Banco do Brasil.
Para o sindicato, trata-se de uma política do governo para as empresas públicas e, especificamente, para os bancos públicos. “Antes a instituição era usada como uma ferramenta para alavancar a economia. A ordem agora é deixar o banco agonizar para justificar sua privatização em médio prazo”, alerta Álvaro Pires, dirigente sindical e funcionário do Banco do Brasil.
Álvaro afirma que o fechamento de agências sobrecarregou as unidades que ficaram abertas e ocasionou em uma piora no atendimento péssimo. “Há relatos de mais de duas horas para atendimento a clientes. Faltam funcionários na totalidade dos locais. Muitas agências ficam inoperantes por problemas simples, como travamento de cofre ou pane de sistema”, disse o dirigente sindical.
Segundo levantamento do Sindicato dos Bancários, a agência da Vila Rami, em Jundiaí, está inoperante deste janeiro em consequência de arrombamento do cofre. Em Francisco Morato, a única agência da cidade está inoperante desde janeiro em virtude de alagamento por enchente, embora a água tenha atingido apenas o piso térreo, enquanto que o Bradesco, que também foi atingido, retornou o atendimento aos clientes em apenas dez dias.
“São problemas simples, que poderiam ser resolvidos com facilidade se houve interesse na solução. Mas, o que acontece é um processo de sucateamento semelhante com o que fizeram com outras estatais que foram privatizadas, como o Banespa, a Telesp e a Vale, por exemplo. A ideia é gerar o caos, deixando a empresa obsoleta e deficitária. Infelizmente muitos gestores e funcionários do BB ainda não se deram conta deste processo ou simplesmente estão ofuscados pelas cobranças e pelo estresse doa dia-a-dia,” disse o dirigente.
Álvaro Pires disse ainda que estes episódios localizados se somam a outros problemas de estruturas totalmente ultrapassadas, móveis quebrados e danificados, caixas eletrônicos obsoletos e avariados. “Conseguir sacar dinheiro nos caixas eletrônicos em finais de semana e feriados é uma verdadeira aventura. As taxas de juros e tarifas estão equivalentes ou em muitos casos até maiores do que nos bancos privados. As exigências para se obter empréstimos e financiamentos aumentaram muito e isso tem impedido a alavancagem dos negócios, o que forçou a queda da rentabilidade em torno de 40% no último ano”, observou o dirigente, que disse ainda que houve agências que tiveram seu quadro funcional reduzido em 50%. No entanto, as metas antes impostos foram mantidas. “Esta gestão caótica está criando um ambiente e situações propícias para o adoecimento dos funcionários. Os afastamentos por depressão e estresse estão crescendo assustadoramente, sem esquecer os problemas de pressão arterial e cardiovasculares”, disse.
Desmonte

No final de 2016, o Banco do Brasil divulgou os planos de reestruturação que prevê o fechamento de 402 agências e transformação de outras 379 em postos de atendimento, com encerramento de 31 superintendências e a redução do quando de funcionários por meio de um Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI).
Fonte: Contraf-CUT, com informações do Seeb Jundiaí
Nota do BLOG:
O Banco do Brasil S/A, para se enquadrar na regulamentação do acordo de Basiléia lll.
Regulamentação, que têm como objetivo dar sustentabilidade ao sistema financeiro frente a perda especulativa, por conta disso a reserva de capital de cada banco deve ser em torno de 9.5% do seu patrimônio líquido, e para o banco só existe 3 formas de se conseguir esse objetivo.
a) Capitação de recursos no mercado.
b) Aporte do Tesouro Nacional.
c) Redução de despesas, aí incluídas o último PEAI, para desligamento de funcionários e migração em massa para a PREVI.
Nós todos sabemos que essa atitude do Banco do Brasil S/A é a nível de Brasil, a reclamação é GERAL em todos os municípios do País.
Quem vai até uma agência do Banco do Brasil S/A fica desapontado com o nível de atendimento, infelizmente é tudo que nós APOSENTADOS E PENSIONISTAS DA PREVI, temos a acrescentar nesta DENÚNCIA FEITA NA REPORTAGEM ACIMA, não é uma inverdade, ou uma calúnia, mas fatos reais, sentidos por todos nós que necessitamos de receber nossos proventos neste, que deveria servir de exemplo, mas é o reflexo do Governo passado e do Atual, que só pensa em se livrar da classe trabalhadora mas principalmente dos Aposentados que carregaram esse BANCO DO BRASIL S/A, para ver ele sangrar nos dias atuais, e nós devemos lutar por tudo que ainda temos, antes que se acabe. 

17 comentários:

Anônimo disse...

Sra., e colegas,

É incrível o que está acontecendo com o Banco do Brasil.
Nos lugares aonde tenho frequentado em algumas cidades, que por força de parentesco visito, em datas de reuniões familiares, quando o dinheiro que ganho permite é bem verdade, me deparo com RECLAMAÇÕES QUE DÃO VERGONHA SOBRE O BANCO DO BRASIL.
Atendimento grosseiro, falta de manutenção no maquinário de auto atendimento, fechamento de agencias em locais já tradicionais, nunca se encontra o responsável pela agencia, SE ESCONDE!
A ouvidoria, com aqueles telefones pregados em local de pouco visão, mais parece uma palhaçada pois nunca atendem.
Assim fica o nome BANCO DO BRASIL, TAL E QUAL A POLÍTICA NACIONAL, ENLAMEADO, DESACREDITADO, VILIPENDIADO, etc...
Há os velhos tempos!
Tempos aqueles em que se "vestia a camisa e a gravata" com dedicação de corpo e alma pelo nosso querido BANCO DO BRASIL S/A.
"ALUGAVAMOS A CABEÇA" 24 horas por dia para o engrandecimento do MAIOR BANCO DO BRASIL E DA AMÉRICA LATINA.

Agora só se houve críticas que envergonham o BRASIL.

Padilha disse...

Cara Rosalina, peço a permissão de postar este artigo no Facebook, colega Goulart Padilha, de Cambé-PR, e sócio da Anaplab. Obrigado pela atenção e tudo de bom.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Goulart Padilha,

Esta autorizado, você é um grande batalhador das nossas causas, tem toda a liberdade aqui neste humilde espaço.

Anônimo disse...

Cara senhora Rosalina.
Posso estar enganado. Mas, acho que nos cabe lutarmos mais pelo nosso fundo de pensão e menos pelo Banco do Brasil.
Tudo indica e caminha para a retirada de patrocínio, seja o Banco privatizado ou "enxugado".
O que não podemos é ver a nossa Previ "gerando" déficits monumentais como esses 40 bi.
É, aí sim, algo preocupante.
Penso que essa retirada não seria um mal maior, pois ficaríamos livres da influencia e interferência do patrocinador e dos governos de plantão.

Anônimo disse...


Eu moro no interior do estado de Sao Paulo, e aqui tb fecharam a agencia que era da Nossa Caixa, implicando uma quantidade enorme de clientes na unica agencia que restou. O atendimento ao cliente preferencial no Caixa é muito ruim, onde deixam os idosos e especiais esperando por muito tempo, e, em algumas vezes, com total falta de educação do funcionario na hora do atendimento. No ultimo final de semana a opção de saque em todos os terminais do auto atendimento ficaram indisponiveis, sem nenhuma informação atraves de cartazes, e, com isso, deve ter gerado muita reclamação dos clientes que necessitaram de efetuar saques nas contas, e, cabe lembrar, que por ser uma cidade pequena (23 mil habitantes), nao possui Banco 24 horas.

Anônimo disse...

O Banco do Brasil está sendo engolido pela concorrência e a república das bananas nada faz ( por que será ? ).
+

Luis-BH disse...

Cara Rosalina,

Recentemente me mudei de São Paulo para Praia Grande. A situação do BB é a seguinte:
- Ag. Mongaguá (fica a apenas 5 km da minha casa)vive lotada e, muitas vezes, os terminais não têm dinheiro para saque;
- Ag. de Praia Grande (a uns 10 km), muitas vezes fora do ar ou sem dinheiro para sacar. Colocam até aviso no vidro.

Resultado: estou mantendo minha conta em SP por enquanto, sacando nos Bancos 24 h e fazendo todas as movimentações que posso pela internet.

Ainda bem que me aposentei há alguns anos. Trabalhar no BB hoje deve se tenso...

Anônimo disse...

Digníssima Senhora Dona Rosalina,

Vou tergiversar um pouco sobre a situação em que estamos vivendo no momento.

Reclamaram aos quatro ventos sobre a condução do Brasil pelos militares.

Depois da era ditadura, segundo o que estão declarando os donos das maiores empresas brasileiras só houve CORRUPÇÃO, DESVIOS DE DINHEIRO PÚBLICO, ENFIM ENRIQUECIMENTO DE POLÍTICOS DURANTE TODOS OS ANOS PÓS DITADURA.

Hoje falta de tudo, EM MORAL NEM SE FALA.

Pudera, com tanto furto aos cofres da nação, não temos saúde, não temos segurança, não temos educação, não temos estradas, não temos ferrovias, NAO TEMOS RESPEITO PARA COM OS BRASILEIROS.

Em meu tempo, já lá se foram mais de 7 décadas, um gerente do BANCO DO BRASIL S/A.,
FOI DESCOMISSIONADO PORQUE TINHA UMA DIFERENÇA DE 10(DEZ)CENTAVOS NA TESOURARIA.

Na contemporaneidade fala-se em furto de BILHÕES e os caras-de-pau dizem que a justiça está mentindo, que aqueles que os pagaram estão mentindo, que tudo é uma injunção orquestrada para a derrubada dos que estiveram e dos que estão dirigindo os destinos do Brasil.

Se formos dirigidos por mais tempo por estas figuras marcadas pela pouca consideração que tiveram com os que os elegeram, nosso DESTINO será uma amarga GUERRA CIVIL.

Ou uma rápida Venezualização, SEM PAPEL HIGIENICO PARA LIMPAR O BOSTELENTO ANDAR POLÍTICO EM QUE ESTAMOS METIDOS.

Caríssima Senhora Rosalina, me desculpa usar este sagrado espaço para os comentários acima, pois sei que tem muitos que abominaram o regime militar, mas foi o melhor momento em que vivi, mesmo tendo parente buscado POR CIVIS que diziam "trabalhar" para os militares.

Filho de estrangeiros, radicados no Brasil, nunca aderimos aos movimentos que achavam que matar os militares era a solução e vice-versa.

Abomino a violência, venha de que lado vier, MAS TENHO NOJO DE GENTE QUE FURTA CAUSANDO O MAL DE MILHÕES DE PESSOAS E CONSIDERO CRIME HEDIONDO O QUE FIZERAM COM TODOS OS BRASILEIROS QUE NELES POLÍTICOS, ACREDITARAM.

MUDEMOS O STATUS QUO OU NOSSOS FILHOS E NETOS VIVERÃO A MISERABILIDADE MORAL.

Respeitoso abraço e uma FELIZ PASCOA A TODOS.



Anônimo disse...

Senhora,

FONTE O ANTAGONISTA:

"


Com quem Mantega "azeitou" e "destravou" na Previ?
Brasil 13.04.17 16:11

Marcelo Odebrecht contou à PGR que acionou Guido Mantega para "destravar" e "azeitar" a liberação da compra, pela Previ, de parte do conjunto de torres Parque da Cidade, em São Paulo, construído pela Odebrecht Realizações Imobiliárias. Pelo serviço, Marcelo creditou 27 milhões de reais na conta da propina do PT.

A pergunta é: Mantega, por sua vez, "destravou" e "azeitou" o negócio com quem? Com Aldemir Bendine, então presidente do Banco do Brasil, ou com Dan Conrado, então presidente da Previ?

Aldemir Bendine já é alvo de um inquérito em Curitiba, por ter levado 3 milhões de reais da Odebrecht Ambiental, a fim de "atenuar a Lava Jato".
"

Anônimo disse...

Anônimo das 4.38,

Também não teremos mais aposentadorias, nada de aposentados, nem aposentadas.
Iremos todos morrer trabalhando para sustentar os corruptos.

Anônimo disse...

Atolado em lama até o pescoço juntamente com todo Ministério o Presidente só pensa na reforma da Previdência. Quer suspender o recesso e convocar reunião no domingo. Realmente sua atitude não convence. O que estará por trás disso? Apenas o bem da nação?

Anônimo disse...

Prezada Rosalina, bom dia , diante de tantos absurdos dos últimos acontecimentos, só nos resta agarrarmos nos poucos recursos que nos resta, a justiça, prá mim ainda é a única alternativa, mesmo que demore anos, gostaria Rosalina que me ajudasse a decifrar os meus processos , pois sou leiga e quando entro na consulta do TJ não entendo nada!um exemplo, se alguem puder me ajudar: " Movimento, destinatário: Central de Arquivamento em 22/02/2017, Processo no Tribunal de Justiça: Não há" Minha pergunta : o que significa isso? trata-se da minha ação 30%, será que foi arquivada? não há processo no TJ ? ninguem falou sobre isso? desculpe-me só quem entende de direito para decifrar, por favor, tentei aprofundar na consulta mas pede uma senha, creio que só o advogado.Desculpe-me mais uma vez , obgada e uma Feliz Páscoa para todos!

Anônimo disse...

Colegas,

Bom Dia.

Alguém pode me informar se eu renovar o empréstimo simples, agora dia 20, para o crédito ser em 02 de maio, nesse mês de maio o débito
do empréstimo não entra?

Anônimo disse...

O contracheque da Previ está disponível.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:17

Pode fazer a renovação para esta data que vai pular um mês sem ocorrer o desconto da prestação do seu empréstimo simples.

Contrata dia 20 para crédito em 02/05/2017.

Primeira Prestação vai vencer dia 20/06/2017.

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega das 9:32,

Melhor mesmo é a colega buscar o departamento jurídico que lhe assiste para uma melhor orientação.

Mas arquivado sem decisão final do processo, não acredito, nesta possibilidade, para se arquivar um processo, tem que ter havido julgamento do mesmo, ou por falta de movimentação do próprio processo, mas nesse caso o melhor a si fazer é buscar ajuda do patrono da tua causa.

Anônimo disse...

A previ nao deixa eu acessar o auto atendimento, ponho a matricula mas não abre para eu por a senha. Esta assim desde ontem, no local da senha fica a setinha e não aparece a barra para eu por a senha.....INCRIVEL!!!!!!