31 janeiro 2017

Sufoco dos Participantes da Previ.

O Congresso Nacional que deveria ser a voz do povo, mais uma vez volta-se contra o próprio povo que o elegeu, não houve movimentação no sentido de trocar o comando da Previ até a presente data, e muito pouco se fez em relação aos fundos de pensão de uma maneira em geral.

A sanha dos políticos corruptos não tem limites.

As torneiras da corrupção que envolve a iniciativa privada e as estatais fecharam-se diante do escândalo da Lava Jato, quando se acredita que teve fim, novos escândalos se torna público e a lama podre continua atingindo todos os políticos, em todas as esferas do poder,FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.

Para eles continuarem a se locupletar, só resta agora as entidades de Fundos de Pensão, como é o caso da Previ.

Não foi outro o sentido do governo de Michel Temer, ao "ESFRIAR"  o Congresso,  votar na maior demora o PLP 268, existe até associação de aposentados que faz pressão junto com os atuais dirigentes, pela não aprovação do PLP-268, como jogam pesado para continuar tudo como sempre foi, um mar de rosas para os sempre candidatos aos cargos no nosso fundo de pensão.

O cenário que se apresenta é o mais negro possível, pois não teremos nenhuma participação na Diretoria Executiva e deixaremos que o nosso patrimônio de mais de 160 bilhões de reais (garantidor das nossas aposentadorias e pensões) seja manipulado como bem entende o Patrocinador/Governo de Plantão, vista que entra eleição e sai eleição e o discurso acaba na posse, depois esses sempre candidatos desaparece, mesmo após a criação de blogs particulares, que só serve de plataforma política, e em plena era digital, ele não tem receio da próxima eleição, pois sabe que sempre existe uma maquina administrativa para os apoiar e começa de novo a corrida aos cargos, e nós podemos apenas lamentar, e continuar a interagir com os colegas Aposentados e Pensionistas, para fazer muitos acordar dos sonhos que tem se vivido, os tempos de vaca gorda acabou, os tempos de BET acabou, os tempos de superavit acabou.

Como confiar nesse processo de escolha dos ELEITOS, quando sabemos muito bem da força do patrocinador em ditar regras, em manipular opiniões, em enquadrar todos os colegas Eleitos, normas, regulamentos criados para esconder a verdade dos participantes, da relação lobby das grandes corporações privadas com o governo e dos cargos oferecidos em troca de apoio aos projetos, que muitas vezes só nos enterra em grandes percas de dinheiro, como foi o caso da SETE BRASIL, COSTA DO SAUÍPE, CONGLOMERADO EBX do agora careca Aike Batista, e da privatização dos aeroportos, onde se pagou ágio, muito acima do que valia, e ainda sem contar com a RESOLUÇÃO CGPC 26 que garfou de uma só vez, 7.5 bilhões aos cofres do governo via Banco do Brasil S/A.

O que fazer para reverter esta situação?

É a pergunta que faço, sem resposta, quando vejo que a maioria dos associados encontra-se dividida entre os ricos e os pobres, entre os endividados e os com ainda certo poder de compra, com o limite imposto pelo nosso próprio fundo de pensão, que não aceita o contraditório, e sempre ameaça como pode, tentando calar, quem não concorda com a sua política e forma de agir. 

Nos campos de extermínio nazista os carrascos faziam a chamada daqueles escolhidos para a câmara de gás, dizendo que eles iriam apenas tomar um banho especial para a retirada dos piolhos que infestavam seus corpos, isso para não causar pânico.

Quando um judeu contestou, dizendo que de todos que tinham ido tomar banho, nenhum voltou vivo para contar a história, foi advertido pelos seus companheiros que ele era um judeu pessimista, pois se os nazistas tinham dito que eles iriam tomar banho, é porque de fato iriam tomar banho.

Estamos vendo mais uma vez a Previ, nosso fundo de pensão rasgar uma Lei Federal, Lei 13.183/2015, quando cumpriu a determinado grupo de colegas, mas forçou receber daqueles que tem a contratos da Carim, desobedecendo a Lei, quando tinha caminhos para receber seus créditos, vista que a Casa já é a garantia do pagamento em contrato.

Temos muitos problemas, para ser resolvido, temos muitas revoltas de colegas que tem completa razão, tem "SIM" o direito de reclamar, por justiça, quando temos uma justiça cega, surda e muda, quando processos são postergados pelo poder do dinheiro e da ganancia, pela falta de zero com a constituição e com a proteção aos idosos e as crianças.

Ensina os preceitos Bíblicos que velhice significa sabedoria, experiência, aquele que sabe mais.

Na Roma Antiga, o Senado era constituído apenas por homens mais velhos. 

Já no conhecimento popular, o termo velho aparece tanto com uma conotação do que pode ser descartado, mas também como aquele que já viveu bastante, e tem experiências suficientes a repassar aos mais jovens. 

Agora continua nosso sofrimento por longos 11 meses de 2017, quando então vamos ver repetir as promessas dos sempre candidatos, quem sabe um respiro no final do ano, quem sabe as regras mudem, e ouvimos novas promessas, as sempre promessas, das quais não passam de promessas.



37 comentários:

tarcísio augusto bulhões martins disse...

D. Rosalina, bom dia. Aventou-se, no blog do Prof. Ari, fazermos campanha financeira, para contratação de um causídico de renomada competência jurídica e conhecido da mídia, para acionarmos a Previ, a respeito, por exemplo: corte antecipado do BET(12), salários de 50.000,00, aposentadorias de 60.000,00(sem contrapartida), renda variável 500.000,00 anuais....e por aí vai. Sei que já estamos bastante sacrificados e ultrapassamos o limite mínimo do desejável, mas, não temos outra saída. A justiça do nosso pais É CEGA SURDA E MUDA, mais ainda podemos retirar o pouco TRIGO QUE RESTA NO MEIO DO JOIO. A JUSTIÇA NÃO SOCORRE AOS QUE DORMEM. SOMENTE A MORTE É O FIM DE NOSSA LUTA TERRENA. DEUS É O JUSTO JUIZ. Abraço respeitoso. Tarcísio.

Anônimo disse...

Rosalina,belo texto, bastante reflexivo, a divisão dentro do Plano 1 é proposital para enfraquecer a união dos assistidos da Previ
Concordo com você que usar o Empréstimo Imobiliário para zerar as MCs dos aposentados mais necessitados foi uma crueldade sem sentido do nosso CD.

Anônimo disse...

Cara Sernhora,

Somos mais de 100.000 a 2,00 reais cada um, teremos 200.000,00 reais que suponho dá para pagar um bom escritório de advocacia, salvo outra possibilidade através de associações.

Atenciosamente

Velhinho trambiqueiro, segundo a alcunha nos imputada por um ex-diretor, ou estou enganado?


Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Tarcísio,

Eu concordo em fazer a campanha Financeira a favor de todos nós aposentados e pensionistas, mas o problema é que somos a minoria que concorda com essa atitude, nem mesmo as entidades são a favor de desenvolver esse projeto, que seria uma da alternativas a resolver o nosso problema.

Se a gente for aprofundar a história desses departamentos jurídicos que nos representa junto as associações, eles deseja que a justiça demore, e demore muito, pois fazem deste serviço seu ganha pão, e com isso não usa da celeridade necessária a pessoa idosas e com demandas postergadas até a última instancia e grau de recurso.

Mas sou favorável, bem como sou contribuinte para uma causa tão nobre como esta, basta agora termos colegas dispostos a por tudo em pratica.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:29.

O problema que esses 100.000 colegas não vão ajudar com esses 2 reais, poderia ser 10.000 colegas com 20,00 faria o mesmo resultado, mas nem isso vai aparecer, para por em pratica uma solução de verdade, que aliviaria o sofrimento de milhares de colegas.

Esta é sempre a dificuldade, para reclamar temos muitos, mas exercer o direito e por a mão na massa são muito poucos.

Anônimo disse...

100.000 (cem mil colegas) contribuindo ?
Esse não é o numero de colegas que contribuem para a ANABB ?
Agora quem está se manifestando contra o PLP 268 é a ANAPAR, aquela do ex-diretor da PREVI.
Quem não quer mudanças
A CARIM é uma carteira de empréstimo imobiliário com garantia hipotecaria ou alienação fiduciária ? Tem garantia ? Porque não fica na margem dos 40% ?
A CASSI , a CASSI extra e a CAPEC também devem ficar fora da MC dos 30%. Não são contribuições facultativas ?
Se seguissem a lei 13183, as MC melhorariam.
Às vezes, quando penso que o Banco vai , num futuro bem próximo ,solicitar a retirada de patrocínio, considerando o que hoje acontece, apresso-me a perguntar "onde assino" concordando ?
Será que , como diz um contemporâneo : " Pior que tá não fica " ?

Anônimo disse...

Ninguém vai fazer nada em relação aos fundos de pensão, especialmente das estatais, por que há uma caixa preta em cada uma, onde muita falcatrua se esconde (vide, somente um caso, o das famosas empresas do míster X). Não há interesse em mexer aí, a não ser para desviar recursos que levamos tanto tempo para amealhar. O país já é uma Venezuela; ninguém se iluda e pense o contrário. A cortina de fumaça é constantemente renovada para que ninguém consiga ver o óbvio. Tudo que falam é maquiado, sem a tão decantada transparência e, quando alguém contesta, usam de truculência para dizer que só há uma verdade(?) e essa verdade é a deles. Simplesmente enxugamos gelo. Tudo aqui é político e qual político que nos defender, sem interesse embutido? Apenas desabafamos e esperamos a morte chegar, por falta de opção. Quem tem oportunidade já esta´ deixando o país, que acabou.

Anônimo disse...

Contratar um advogado renomado é o caminho certo.Só vemos reclamações, teses, discursos que não saem do papel.Advogado que entra com a petição inicial e depois esquece atrapalha mais que ajuda.

Anônimo disse...

Nosso grande problema é a alienação/ausência de participação aliada à falta de denuncias através da grande mídia. Defendo veementemente a saída imediata do patrocinador e todas essas mazelas poderão ser solucionadas. Restam pouco mais de 9000 participantes do PB1 na ativa.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Como NÃO TINHA DISPOSIÇÃO, NEM NADA IMPORTANTE A FAZER HOJE, fui dar uma espiada no "site" da PREVI. Nada mudou: os EGIPTÓLOGOS continuam com seus HIERÓGLIFOS, pois na forma como esta o comunicado, não sei QUEM FOI O ESCOLHIDO para GERENTE EXECUTIVO DA ASCOM. Algum FARAÓ me ajude.

Anônimo disse...

É, colega das 3:00 PM,

A idéia deles é exatamente essa: nos deixar saber só o que querem que saibamos (igualzinho as notícias da mídia impressa, falada e televisada). Pouco sabendo, pouco podemos sugerir ou reclamar. Para êles fica mais fácil o calendário avançar (um dia, após outro...).

Anônimo disse...

O colega precisa ver blogs que falam de tudo, menos do que nos poderia interessar. É um bom passatempo para nós, velhinhos trambiqueiros. Ainda há blogs que são como fiscais de obras já inauguradas.

WILSON LUIZ disse...

Cara Rosalina, acredito que o governo ainda não mudou as diretorias do fundos de pensão porque aguarda a aprovação, pela câmara dos deputados, da PLP 268, que veda a ingerência política na administração dos fundos.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Wilson Luiz,

Acredito que esta correto seu pensamento, seria de grande valia que essa câmara dos deputados votasse logo esse PLP 268, esta na hora de mudar essa situação nos fundos de pensão de uma maneira em geral, tem que acabar essa ELITE DE CANDIDATOS, que só tem promessas e mais promessas.

Esta na hora de qualificar de verdade os dirigentes, porque o que não falta é profissional querendo mostrar serviço e bons serviços.

Anônimo disse...

Boa noite Rosalina, poderia me informar se alguem solicitou explicação da PREVI sobre o não cumprimento dos 30% consignados no espelho de 20 de janeiro? e se a PREVI deu alguma resposta esclarecedora? Pois no meu caso não tive nenhuma alteração, tenho um bruto de 5.000,00 aprox. e recebo líquido 1.500,00 aprox., mesmo considerando as verbas que não entram no cálculo esperava neste mes de janeiro receber pelo menos 3.000,00 líquido.Obgda.

Anônimo disse...

Colega Rosalina, gostaria que me tirasse uma dúvida, a contribuição da Capec, sei que está entrando no cálculo da MC, mas parece que é só solicitar para a Previ, que ela passa a ser debitada em conta corrente, ao menos é o que diz nas normas da Capec.

O problema é controlar o débito todos os dias 20 de cada mês, ou depositando o valor ou transferindo da conta salário, para não perder o seguro que há muitos anos se paga.

Será que não resolveria o problema de muitos que ficaram sem poder renovar o ES?

Lembro-me a cerca de uns quinze anos passados, eu solicitei o débito em conta corrente e tirei uma boa grana de renovação, inclusive muitos colegas começaram a fazer isso, ao ponto de a Previ, não considerar mais a Capec na MC, ou melhor, considerava no espelho mas no site desconsiderava.

Fica a pergunta dona Rosalina, não pode mais pagar a Capec em débito em conta corrente? Me tire essa dúvida?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 9:24,

Pode sim pagar a CAPEC VIA CONTA CORRENTE, mas o problema que muitos alega para retirada da folha de pagamento é ter problema com o saldo da conta corrente e não ocorrer o debito que em 60 dias é cancelado.

Ou seja por 2 meses seguidos, pode se perder o pagamento de uma vida inteira, quando muitos colegas tem nesse seguro, um porto seguro a suas famílias, na sua partida.

Eu não tenho CAPEC, quando meu marido faleceu, a Previ só passou a complementar a minha renda em fevereiro de 2002, e passou o tempo de filiação ao seguro que poderia usar, e assim nunca contribui para a CAPEC, mas se tivesse esse seguro, mesmo podendo abrir recursos no ES, eu não o faria até mesmo pela segurança do desconto via FOPAG.

Mas é foro intimo de cada um, veja que no seu caso, já fez uso no passado e sempre cuidou para que os descontos fosse efetivado, e ainda arrumou recursos extra, com essa decisão, de modo que tire essa dúvida junto com a sua família e na concordância todos estaria cientes da sua decisão, o que vai te ajudar e muito a por fim a esta sua dúvida.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos, especialmente, a você, estimadíssima colega Rosalina que serve, incessantemente, às justas causas da nossa comunidade. Cara colega acima(07:24h), nas minhas contas, notei excesso da Previ, em janeiro, na cobrança do ES. Escrevi e a resposta foi que, apesar das alterações nas consignações, não está previsto a redução das prestações do ES. É o que tenho a relatar.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Empenhemo-nos, com perseverança, no combate que nos é proposto, COM OLHOS FIXOS EM JESUS que em nós começa e termina a obra da fé,"
Hebreus 12,1-4

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega DAS 7:24,

A Previ ainda não manifestou a respeito desta diferença a mais cobrada na FOPAG, via descontos dos seus produtos, EMPRÉSTIMO SIMPLES, CAPEC E CARIM.

Agora é o momento de você escrever a Previ, primeiro requerendo a explicação, depois recorrer a ouvidoria se a resposta não for satisfatória e por último ingressar com a ação dos 30% consignado.

A Previ cumpriu com as novas margens de 30% e 40%, para a grande maioria dos colegas, inclusive a minha folha, esta dentro do limite estabelecido, mas outros colegas como é o seu caso, teve descontos muito superiores ao máximo permitido.

Agora essa questão tem que ser analisada friamente e por profissional capacitado, porque a Carim, além do desconto em folha, seu imóvel é a garantia do pagamento, em caso de inadimplência.

A CAPEC pode ser solicitada para ser debitada em conta, e é questão de foro intimo a sua permanência na FOPAG ou a transferência para a Conta Corrente.

Estou procurando ajuda de um profissional do direito, para ele me elaborar uma conclusão, em relação a LEI 13.183/2015 e essa diferença aprovisionada pela Previ, em relação aos seus produtos, é legal, ou não é legal, e só depois dessa conclusão que vou me manifestar sobre esse tema com mais profundidade.

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

Da. Rosalina - A Sra. saberia dizer como devo proceder para solicitar o débito da capec na conta corrente, ao invés de vir debitado na fopag?
Abr,e obrigado
Carlos

Anônimo disse...

Ao colega que comenta às 9.24 hs PM hoje.
A Capec pode sim ser paga por debito em c/corrente.
A Previ inverteu as bolas. Antes a Capec entrava no calculo da MC que constava no contracheque mas não era considerada no quadro "empréstimo simples". Havia MC para o ES.
Pela lei 13.183 para calcular a MC de empréstimos (30%), toma-se a Renda Bruta e dela se deduz as Consignações Obrigatórias e se apura a Renda Disponível. Aplicando-se os 30% vai resultar a MC para empréstimos e financiamentos.
Consignações obrigatórias: Imposto de Renda, Pensão Judicial, Contribuição ao próprio fundo e Empréstimos (se houver)
Consignações Facultativas: aquelas contratadas formalmente tais como contribuições para a Cassi, Capec, Seguros etc.
Todas somadas vão para a MC 40%.
O primeiro comunicado da Previ assim dizia.
Já houve relato/comentário que contrataram ES sem ter MC .

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Carlos,

Como são cobradas as contribuições?

As contribuições são debitadas na Folha de Pagamentos, no mesmo dia em que o Banco do Brasil S.A. e PREVI efetuam o pagamento de salários e benefícios de seus funcionários, normalmente no dia 20 de cada mês.
Na ausência de folha as contribuições, serão debitadas na conta corrente do participante no Banco do Brasil.
Atenção: a ausência de pagamento de três contribuições consecutivas ensejará o cancelamento automático do Plano.

Basta o colega fazer a solicitação, por escrito via fale conosco.

E a Previ deve fazer essa mudança na forma da cobrança, passando o debito para a conta corrente.

Anônimo disse...

Senhora,

Obrigado por manter o blog das explicações, dos desabafos, da terapia que nos resta no dia a dia, extravasar nossas lamúrias e desencantos com "nossa" Previ.

Saúde e vida longa cara Senhora.

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

Da. Rosalina, obrigado pelas informações. Já fiz a solicitação de informações pelo fale conosco, vou agora ficar no aguardo dos procedimentos. Bem que eu gostaria de já conseguir retirar para a próxima fopag, já que a correção da tabela do IRPF está meio duvidosa. Abr
Carlos

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
As ações 30% que já estavam emboladas agora ficaram mais tanto que a Anaplab não entrará com novas ações.Com a Previ agora ficou tudo certo (salvo os cálculos errados) mas temos os terceiros que foram retirados da folha por falta de margem e por isso não não está correto debitar em conta.A continuidade da ação depende de saber se os terceiros pretendem renegociar. Se não renegociarem você acha que eles tem como entrar com ação se estão contra a lei? Tem como suspender a nossa ação até ver o caminho que vai ser tomado?

Anônimo disse...

Quem recebe na conta salário sem transferir para a conta corrente consegue fazer o ES?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 1:37,

Quem recebe na conta salário pode fazer o ES?

Pode sim, desde que a sua conta corrente, esteja válida.

Empréstimo Simples, não transita na conta salário, que é exclusiva para receber salário.

Mas se sua conta corrente estiver ativa, pode sim receber valores referente ao ES.

Se a conta não estiver ativa, vai voltar o seu pedido de empréstimo, e a operação vai ser cancelada.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 12:33,

As operações de terceiros que estão sem receber suas parcelas, certamente vão tomar medidas para receber seus créditos.

A FHE POUPEX que no meu caso ficou sem receber, já esta em busca de receber seus créditos, propondo renegociar ou o pagamento da parcela em atraso.

Essa situação já era esperada, como os demais credores que vão agora para o campo da cobrança, até com ação judicial para reaver os seus créditos.

Desta situação nenhum de nós devedores estamos livres, a pressão vai vir de qualquer forma, eu vou levar todos os casos inadimplentes a justiça, de agora em diante sou eu quem decido o que vou pagar ou não, antes eles se quer renegociava, agora já estão enviando e-mail para buscar uma saída.

Quem tem ação dos 30% consignado pela ANAPLAB tem que esperar, esta amparado pela decisão, quando for proferida pelo juiz, a justiça é demorada, mas ainda é o único caminho, o melhor para quem esta na nossa situação.

Meu contrato com a FHE POUPEX FOI FEITO EM 60 MESES, E JÁ LIQUIDEI 30 PRESTAÇÕES.

Anônimo disse...

Rosalina,
Você não deixa nenhuma dúvida sem resposta. Quanta ajuda já me deu que nem tenho como agradecer.

Anônimo disse...

Você está certa.Agora eles é que tem que querer negociar. Na minha opinião agora não interessa para nós a ação 30% porque vai envolver a Previ também e impossibilitar o ES que ficou com a margem de 30% só para ele. Com a ação a margem de 30% será rateada entre todos os credores e portanto diminuir a margem do ES. Se os terceiros entrarem com ação nessa mesma ação eu solicito o limite de 30% para todos.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Depois do INSUBSTITUÍVEL Ministro TEORI ZAVASCKI, estamos prestes a PERDER OUTRO INSUBSTITUÍVEL, Dona MARISA LETICIA, mulher de LULA. Ambos conseguiram, SEM GRANDE ESTARDALHAÇO, o nosso RESPEITO e AFETO. Tenho a impressão que com a PERDA de Dona MARISA, LULA vire o CAPETA e TOQUE FOGO NO BRASIL ou então se RETIRE para ALGUM REFÚGIO e o ESQUECIMENTO.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:41,

A Dona Marisa, mulher do LULA, sofreu pela pressão das acusações sobre sua família, certamente conhecia todas as falcatruas feitas pelo seu marido.

Mas não merecia esse fim, essa morte, que repito foi causada por pressão, assim como muitas das nossas famílias recebe todos os dias, com a real situação vivida por muitos, com o estrangulamento domestico, baixos benefícios recebidos, nem mesmo a montanha de dinheiro desta família, a salvou do fim de todos nós.

O marido Lula, como é de conhecimento notório, já tinha suas preferencias fora de casa, e foi de uma rapidez nos procedimentos finais da sua companheira.

Triste FIM!

Anônimo disse...

Dona Marisa esposa do Lula já tinha um aneurisma a 10 anos.
Pressão , só se foi a pressao intracraniana.

Anônimo disse...

Cara Dona Rosalina (fevereiro 02, 2017 10:52 AM)

Marisa Letícia foi atendida por gabaritada equipe de médicos em um dos melhores hospitais do país.

Por causa da sedação não deve ter sentido nada.

Triste FIM vai ser o nosso, com o pires na mão e na fila do SUS.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:



Sei que a Senhora NÃO É DADA ao VÍCIO DO JOGO, mas QUER APOSTAR que esse GOVERNO RIDÍCULO e MENTIROSO, do MEDÍOCRE MICHEL TEMER, cercado de TRAPACEIROS do quilate de RENAN CALHEIROS e RODRIGO MALA, NÃO VAI REALIZAR NENHUMA DAS REFORMAS que o país tanto precisa? À HORA de VOLTAR ÀS RUAS está chegando.

Anônimo disse...

Rosalina,
Como se movimenta a conta salário? Gostaria de saber se tudo é feito no Caixa ou se pode ser feito pela internet ou autoatendimento e quantas transferências podem ser feitas.Posso transferir para a conta corrente do BB?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:07,

A Conta Salário, pode ser movimentada, pelo saque na boca do caixa, pode se usar o auto atendimento, conta salário, quando você tira o extrato da conta corrente, no mesmo extrato já é informado o valor disponível na sua conta salário, bem como se pode tirar o extrato da própria conta salário.

Você pode sacar no auto atendimento direto da conta salário, como pode fazer a transferência da conta salário para a conta corrente no banco do brasil, ou qualquer outro banco, desde que a conta cadastrada tenha o mesmo CPF, ela não aceita fazer transferência para outra titularidade.

Pode ser cadastrada na sua agencia a portabilidade,onde o recurso vai direito para outro banco que você tenha conta.

Pela internet, eu não faço nenhuma operação bancária, nem no banco do brasil e nem outro, ainda não confio nesse sistema, ainda sou do tempo que se ia na agência para resolver problemas e fazer saques.

Mas tem muitos colegas que diz ser muito seguro e ágil, mas desses canais virtuais nada tenho a lhe acrescentar, por não fazer uso do mesmo.