19 janeiro 2017

Previ deve renovar um terço de 90 postos em conselhos

Com 166 conselheiros de administração e fiscais - entre suplentes e titulares - indicados nas empresas em que detém participação, a Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, terá 90 desses mandatos expirados na próxima rodada de assembleias, em abril. A maior fundação do país revisou os critérios de seleção de seus representantes no ano passado, e passou a ser referência nesse quesito para a diretoria que assumiu em setembro o comando da Petros, dos funcionários da Petrobras.
O fim dos mandatos em abril não significa que todos os assentos serão alterados. Nas reuniões de acionistas de 2016, mais de 50% dos conselheiros foram mudados e a expectativa do diretor de participações da Previ, Renato Proença, é que nesta temporada a alteração não seja tão profunda quanto a anterior. Ele prevê que um terço do quadro será renovado.


A regra atual prevê permanência de até quatro anos nos conselhos fiscal - que têm mandatos de um ano - e de administração, em que os períodos são de dois anos. "A gente acredita que é saudável o conselheiro ficar numa companhia um certo tempo, mas também não é saudável que ele se perpetue na empresa", disse o diretor.


Os critérios da Previ foram alterados no fim de 2015 para a temporada de assembleias do ano passado. "A ideia é sempre casar boa formação acadêmica, boa experiência profissional, boa experiência em órgãos colegiados e conhecimentos mais específicos", disse. Segundo Proença, quase 60% dos candidatos apontados pela Previ possuem alguma certificação, como a do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).


Com as mudanças, o fundo de pensão passou a priorizar os 300 candidatos mais bem avaliados a partir dessa seleção inicial. Também foi estabelecido um ponto de corte para que o interessado seja apto a estar entre os indicados. As inscrições podem ser feitas por participantes no site da Previ, mas o processo seletivo não exclui perfis externos, disse Proença. A definição dos próximos indicados será decidida em reunião do conselho deliberativo no fim de fevereiro.


Com a venda de toda a sua fatia na CPFL Energia, a Previ vai perder em abril os oito assentos que possui nos conselhos da empresa. Na terça-feira, a empresa já convocou assembleia para substituir os assentos no conselho de administração e fiscal. Mesmo com a intenção da fundação de reduzir ou vender as fatias em outras empresas nas quais tem participação, ainda será possível indicar nomes aos conselhos em posições minoritárias, afirmou.


Os critérios da Previ chamaram a atenção do novo presidente da Petros, Walter Mendes. Em entrevista ao Valor na semana passada, ele disse que a seleção do fundo de pensão dos funcionários do BB passou a ser vista como referência. Tal como a Previ, a Petros terá um banco de nomes montado a partir de requisitos técnicos, entre internos e externos. "Vamos divulgar esse plano em breve. Os critérios serão absolutamente técnicos", afirmou Mendes.


O fundo de pensão possui 32 assentos em conselhos fiscais e de administração, entre titulares e suplentes. O novo presidente da Petros assegurou que haverá uma grande mudança na lista atual de indicados pela fundação nas próximas assembleias das empresas, em abril. Porém, ele já fez alterações em casos que disse considerar "delicados". Mendes assumiu o lugar do ex-diretor de investimentos da Petros e ex-presidente do conselho de administração da Sete Brasil Lício da Costa Raimundo na Itaúsa. O ex-presidente do fundo de pensão Henrique Jägger está no conselho da Invepar, mas saiu da Paranapanema. Para a vaga, Mendes indicou Jerônimo Antunes, presidente do comitê de auditoria da Petrobras, professor da USP e participante de outros conselhos.


As mudanças deveriam ocorrer antes de abril, na visão de Sérgio Salgado, da SOS Petros, associação de aposentados da Petrobras. A permanência de Jägger e do ex-presidente da Petrobras Aldemir Bendine no conselho da BRF é questionada. "Se em três meses dessa nova gestão e com problemas enormes, já houve várias e importantes alterações, o que de bom pode acontecer nos quatro meses que se estão concedendo a esses conselheiros?", indagou.


FONTE: VALOR ECONÔMICO - SP


Jornalista(s): Juliana Schincariol e Cláudia Schüffner 


28 comentários:

Blog do Ed disse...

Tudo isso tem custo. É sociedade sem fins lucrativos, mas a administração assemelha-se à de empresa. E é sustentada por nossas contribuições. O PATROCINADOR diz que não tem como aumentar a sua contribuição. E nós, os ASSISTIDOS, contribuímos, inclusive para sustentar esses custos empresariais, e somos ameaçados com aumento de contribuição. ISSO TUDO ESTÁ CERTO ou É O GRITO DE QUE ESTÁ ALGO ERRADO NO REINO DAS FÁBULAS?
Edgardo

Anônimo disse...

Agora ficou confirmado que a Previ não cumpriu a lei dos consignados coisa nenhuma.Simplesmente tiraram os terceiros da folha para que os mesmos transfiram os débitos para a conta corrente. Uma verdadeira fraude para tentar enganar a nós e ao Judiciário.Agora mais do que nunca as ações da Anaplab devem ser mantidas e o que eles fizeram precisa ser informado aos Juizes das ações e ao MP.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Edgardo,

É A DANÇA DAS CADEIRAS, pior que sabemos que são sempre os mesmo QUALIFICADOS, que sai de um conselho e entra em outro, fazendo a espetacular DANÇA DAS CADEIRAS.

Fico sem entender como muitos ainda dorme, não estão nem ai para os problemas que todos os dias denunciamos.

É GRANDE, É FORTE, É PARA POUCOS ESSE REINO, E NÓS QUE PAGAMOS A CONTA COM O FIM DO BET, COM A VOLTA DAS CONTRIBUIÇÕES, COM A PERDA DE 40 BILHÕES EM 3 EXERCÍCIOS, É UMA VERDADEIRA FÁBULA.

Rosalina de Souza disse...

Caro colega das 11:44,

Estou preparando uma matéria sobre a LEI 13.183/2015, e o comportamento da Previ, em relação as suas consignações, a de terceiros, foi eliminada, mesmo que nós tenhamos que assumir nossa responsabilidade amigável ou judicial.

Agora a Previ esta brincando com coisa séria, achando que esta acima da LEI, com essas manobras para cobrar mais que o permitido de muitos colegas.

Em relação a Conta Corrente, agora o pagamento é de foro intimo de cada um, pois se pode a qualquer momento CANCELAR A AUTORIZAÇÃO QUE TRANSFERE OS RECURSOS DA CONTA SALARIO PARA A CONTA CORRENTE.

Ao menos da pra sobreviver, mesmo que tenha aborrecimentos futuros.

Anônimo disse...

Rosalina,

Sou anon 11.44
Concordo com você.A Previ está debochando de nós e do Judiciário.Agradeço a você por estar estudando o assunto e se precisar conte com nosso apoio em qualquer medida.
Eu cancelei a autorização para débito na conta corrente e hoje a Cooperforte informou que o BB devolveu para eles o débito por falta de autorização.

Anônimo disse...

Rosalina Bom dia! Sou funcionária aposentada pelo Banco do Brasil e tenho dois empréstimos que são debitados em minha conta corrente. Gostaria de obter informações sobre como acionar o banco para que as prestações dos empréstimos fiquem limitadas ao valor de 30% dos meus proventos líquidos. Poderia publicar seu email pessoal??

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega das 12:22,

Os e-mail são:

rosalinapensionista@gmail.com

vhspassini@uol.com.br

Pode me enviar o seu relato para que eu possa tentar junto com você, achar uma melhor solução para o teu desenquadramento.

Anônimo disse...

A Cooperforte vai debitar na conta corrente e quando não conseguirem vão atormentar os aposentados. Deveriam ter brigado com a Previ para que os débitos fossem mantidos na folha com o rateio da margem de 30% entre todos que é o que a lei determina mas aceitaram passivamente sair da folha mesmo sabendo que a Previ está errada. Preferiram brigar com os mais fracos.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Participo da ação 30 por cento consignado do grupo 19.já faz três anos.A PREVI excluiu a prestação da Cooperforte da folha de pagamento e hoje recebí comunicação da mesma avisando para manter o referido valor na conta corrente.Infelismente não vou dar bola para eles, pois em outubro/16, solicitei o adiantamento do 13 salário o que foi negado devido a ação que impetrei contra eles.Não vai adiantar eles cobrarem de mim a referida prestação, vou alegar que estou com a ação 30% aguardando pronunciamento da justiça.Será que vai adiantar alguma coisa eles entrarem na justiça para receber o que é devido a eles, ou terão que esperar a solução referente a ação dos 30% consignado.
Lourival

Anônimo disse...

Não seria queima de arquivo, o acidente que vitimou o Ministro Teori Zavascki? Muita coincidência, às vésperas da abertura da tampa da máquina de lavar(lavanderia) onde muita sujeira iria aparecer, abrindo as portas da prisão para muito bonitão que posa de salvador da pátria

Anônimo disse...

Rosalina Boa noite! Tenho visto e acompanhado a preocupação dos aposentados com os débitos no contra cheque e, também, com a possibilidade da abertura de margem para a renovação do ES. Creio que grande parte desses aposentados (inclusive eu) faz pagamentos para a Capec. Sugestao; Considerando que a Previ não autorizou a suspensão das prestações do ES, deveria estudar a possibilidade de liberar um percentual do capital segurado para amortização de dívidas, para quem tivesse interesse. Poderia liberar 50% do capital segurado e direcionar parte desse valor para amortizar o sal do devedor do ES. Grande parte dos aposentados iria ter um alívio nas finanças. Haveria ganhos para todos. A previ receberia antecipadamente parte do saldo devedor e os aposentados deixariam, por um determinado período, de ter descontos em seu contta cheque. O valor segurado junto à Capec pertence ao associado, considerando que muitos pagam, como eu, desde que foram admitidos no banco. Estaríamos usufruindo em vida de parte dos recursos que serão destinados aos dependentes. Penso que essa alternativa deveria ser estudada pela Previ. Qual a sua opinião à respeito do assunto??

Anônimo disse...

Já deu para contratar o ES, e foi muito melhor do que suspender as cobranças durante janeiro, fevereiro e março. O dr. Juvêncio tinha razão.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

QUE DEUS LHE PAGUE, ROSALINA!
Estimada colega Rosalina, desde que exclui o Inss do contracheque Previ, digo: adeus ES e reafirmo, agora, com o anúncio da MC atualizada, no sítio da Previ. Eu assumo a consequência. Além disso, pelo meu cálculo, a Previ avanço o sinal, nos descontos de seu interesse.
Ao caro colega(11:38h), lembro que isso deve ser impossível e impensável, pela Previ. A entidade já descartou essa possibilidade, pois os recursos da Capec atendem, somente, aos desembolsos a curto prazo, ou seja, aos óbitos, ao contrário da Reserva Matemática que prevê recursos, até o último associado. Ainda que a Previ surpreendesse e lançasse um "ES/Capec", eu, jamais, aderiria, apesar da tentação, porque, para mim, essa poupança é sagrada, intocável, em favor, sobretudo, da minha esposa, assim espero.
Passou da hora, porém, da revisão do prazo, para pagamento. O mundo inteiro negocia, busca soluções,...

Muito, muito obrigado, Rosalina, por gastar tanto do seu precioso tempo, em favor da comunidade. Deus lhe pague!

"Está perto a salvação dos que temem o Senhor e a glória habitará, em nossa terra."
Salmo 84.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Apareceu no site da PREVI ma margem de 162,00 positiva, mas ao tentar fazer o empréstimo apareceu na tela, mutuário com empréstimo renegociado. Será que vou ter que esperar quantos meses para conseguir efetuar o aludido empréstimo?
Sérgio

Anônimo disse...

Prof.Ari,
Empréstimo renegociado preciso esperar quanto tempo para renovar o empréstimo simples?
Lourival

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Sergio,

Quando da Renegociação, se fala em 6 prestações pagas, para poder renovar novamente, mas se tentou fazer o segundo ES, pode ser que de certo.

Fiz a simulação agregando os 2 empréstimos não deu certo, ai fiz a opção B e foi aceito.

Pode se tentar essa opção, mas eu lembro que o normativo que a Previ soltou para renegociação, fala em 6 prestações pagas para poder renovar.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega lOURIVAL,

Renegociação do Empréstimo

A Renegociação estará disponível no Autoatendimento do site da PREVI, a partir de 30 de novembro de 2015, e trará como principal benefício a redução da prestação do empréstimo vigente, por meio do aumento do prazo para pagamento. Uma vantagem adicional da renegociação é que não haverá cobrança de IOF nem de taxa de administração, que incidem atualmente na renovação do empréstimo. Veja outras características dessa operação:

1) O novo prazo será o máximo permitido, de acordo com a idade do mutuário.

2) Para o Plano 1, a cobrança da taxa para o Fundo de Liquidez (FL) permanecerá suspensa, pois o fundo já se encontra com o saldo necessário. Para o PREVI Futuro, continuará a cobrança da taxa de 0,1%a.a., sem necessidade de recálculo.

3) Para o Plano 1, continuará a cobrança do Fundo de Quitação por Morte (FQM) é segmentada em 5 faixas, conforme a idade do participante: 0,6%a.a. (até 59 anos); 1,2%a.a. (60 a 69 anos); 3%a.a. (70 a 79 anos); 3,5%a.a. (80 a 89 anos); e 4%a.a. (a partir de 90 anos). A taxa do FQM mudará de acordo com a faixa etária no decorrer do contrato. No caso do PREVI Futuro, permanecerá a cobrança da taxa de 0,1%a.a.

4) O contrato já renegociado poderá sofrer nova renegociação, após carência de seis prestações pagas e se implicar nova redução da prestação.

5) A renegociação é válida para o empréstimo rotativo e não será possível cancelar a operação. O ES-Finimob e Reingresso não serão alvo de renegociação.

6) Só poderá ser contratado novo empréstimo se a operação liquidar o Empréstimo Simples renegociado.

7) A renegociação reduz o valor da prestação, mas não implica possibilidade de solicitação de valor adicional de empréstimo nos contratos renegociados.

8) Uma nova contratação/renovação de Empréstimo Simples somente será possível se houver margem consignável, obediência ao prazo de carência e liquidação do ES Renegociado com recursos próprios ou concomitante à renovação.

Anônimo disse...

Minha MC era negativa e mesmo com o acréscimo de jan/2017 e sem o desconto da cooperforte q a Previ retirou ela ficou mais negativa ainda quando entro para tentar renovar o ES, porque na folha de pagamento de janeiro está zerada, mas na simulação para novo ES a MC negativa aumento.Não entendi o q aconteceu, porque mesmo continuando negativa deveria estar um valor negativo menor e não maior.

Anônimo disse...

Se a Cooperforte entrar com ação judicial será ótimo porque nessa mesma ação podemos pedir a limitação dos 30% e qualquer Juiz vai acatar.Só que com isso quem vai perder é a Previ que vai ter que ratear os 30% e não ficar com tudo só para ela.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Pelo que entendi só posso renovar o ES depois de obedecida a carência da renegociação.Essa carência é de 6 meses?
Lourival

Anônimo disse...


Pois é dona Rosalina, eu tenho financiamento imobiliario (CARIM), e, a PREVI inclui na margem consignavel, e por isso fiquei sem condições de renova meu ES (ficou mais ou menos em torno de 60% os debitos na minha FOPAG). Pelo jeito nao cumpriu a referida Lei. E agora o que fazer?

Anônimo disse...

DONA ROSALINA,

GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL, ATRAVÉS DAS PEQUENAS
CAUSAS, AGENTE ENTRAR COM UMA AÇÃO PARA CUMPRIMENTO DA LEI DO CONSIGNADO.
SUPLICO QUE ME RESPONDA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL, PORQUE A
PREVI SACANEOU COMIGO, NÃO CUMPRIU A LEI DO CONSIGNADO COMO TINHA PROME-
TIDO NO ANO PASSADO.
AGRADEÇO SUA ATENÇÃO , QUE JESUS TE ABENÇÕE.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 2:48,

Não, você pode entra com pedido individual na pequenas causas, mas o papel de cumprir a lei é do MPF e no juizado se pode acionar a Previ, para resolver o seu problema particular, com ação própria de consignação.

Mas ainda estou estudando e logo, muito em breve vamos focar em ações para resolver esse afrontamento da Previ ao Judiciário e as Leis, porque pra mim ficou provado que a Previ apenas RETIROU AS CONSIGNATÁRIAS DA FOLHA DE PAGAMENTO, E CONTINUA COBRANDO MUITO ACIMA DO QUE A LEI PERMITE OS SEUS EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS.

Rosalina de Souza disse...

Caro Lourival,

São 6 prestações pagas a CARÊNCIA.

Anônimo disse...

Rosalina,
Que situação difícil.A novela dos empréstimos nunca termina. Graças a Deus temos você. Sem você estaríamos sozinhos sem ninguém para dar uma palavra de apoio.

Anônimo disse...

A que situação chegamos...
Termos que pedir dinheiro emprestado para nós mesmos.
A Previ virou banco comercial? Tem registro e autorização do Banco Central para fazer empréstimos?

Anônimo disse...

Achei que pelos comunicados da Previ, haveria mudança no calculo da Margem Consignável do ES que nos fosse favorável.
Triste engano. A formula de calculo continuou como era anteriormente.
Não mudou. Não considero a CAPEC nem Cooperforte consignações obrigatórias. IR, CASSI, PREVI vá lá.
Interessante ainda relatar que como recebo a Cassi fora do sistema Prisma, isto é, fora da folha, porque debitam a contribuição para a Cassi sobre o INSS na folha de pagamento ? Por analogia não deveriam considerar também o credito do beneficio como rendimento no calculo da MC ? Débito pode, crédito NÃO !
E os 1% extra da Cassi ? Também por ser temporário por que onerar a MC ?
Gostaria de seus comentários sobre isso.
Aproveito para agradecer seu trabalho. Proporcionas muito mais que muitos de nossos "defensores".

Lucia Siza disse...

Oi amiga.Minha margem está negativa no ES.No contracheque está zerado.Acredito que nunca mais vou poder renovar.Cada ano muda a faixa etária.Acredito que uma renegociação seria mais viável.Asiom diminui a prestação em 500,00.Hoje pago 2200,00.O que vc acha dessa idéia?