08 janeiro 2017

PLP 268/2016 , Uma Necessidade Urgente.


O PLP 268/2016, oriundo do PLS 78/2015, aprovado no Senado por unanimidade, tramita na Câmara dos Deputados, em caráter de prioridade e objetiva alterarem a Lei 108/2001 que disciplina os Fundos de Pensão.

O Referido PLP 268 encontra-se na Comissão de Seguridade Social e Família, aguardando a designação do Relator, tem como um dos objetivos principais produzir mudanças no atual sistema de eleições nos fundos de pensão, vista que após eleitos os candidatos passa a não ter mais autonomia para por em prática as suas propostas, sempre esbarradas nos regulamentos internos dos fundos de pensão e frente a autoridade dos Patrocinadores, que elege suas prioridades e quando existe o uso do voto de minerva, é sempre em favor do patrocinador.

Por ser de interesse dos Aposentados e Pensionistas, Líderes de vários partidos aprovaram requerimento de urgência para apreciação do referido Projeto de Lei. 

Caso seja aprovado sem emendas, segue para sanção do Presidente da República. 

Ficou claro que nossos Eleitos seja para qualquer cargo, e os representantes das principais associações Brasil afora( salvo raras exceções), são contra o projeto do PLP 268, porque prefere a famosa dança das cadeias, sempre são os mesmos integrantes que se candidatam aos cargos, sempre com apoio dessas mesmas lideranças em cada eleição, sempre fomos representados pelos acordos que nem sempre são cumpridos na sua integralidade, pelos mesmos colegas, sempre estão buscando novos diplomas para esses cargos, que na prática não tem defendido os interesses dos associados, agora simplesmente  "ASSISTIDOS".

Registre-se que, com o mesmo objetivo de alterar a Lei 108/2001 foram apensados ao PLP 268/2016 os seguintes PLP: 50/2011; 193/2015; 255/2016; 266/2016 e 274/2016 este oriundo da CPI dos Fundos de Pensão. Todos os Projetos de Lei apensados buscam alterações na Lei 108/2001, em menor ou maior grau.

Destacamos:

a) O PLP 266/2016 defende a paridade, o fim do voto de minerva e a rotatividade nas presidências do Conselho Deliberativo e Fiscal, entre eleitos e indicados.

b) O PLP 274/2016 propõe o fortalecimento do Conselho Fiscal, Auditoria Interna e Comitês de Investimentos, busca a transparência, paridade na gestão e acabar com o voto de minerva.

Registre-se que também tramitam na Câmara os PLP 223/2016 e o 84/2015, este propondo alterar, além da Lei 108/2001 a Lei 109 de 2001, voltado para valorização de Entidades de Classe, além de propor a paridade na gestão, apresenta os pontos fortes:

a) Maior proteção dos benefícios.

b) Alternância dos Presidentes indicados  e eleitos.

Com relação à Lei 109/2001, propõe o impedimento de se repassar reservas especiais aos patrocinadores, como ocorreu em 2010, através da Resolução CGPC 26/2008, de interesse do Governo, quando a PREVI repassou R$ 7,5 bilhões para o Banco do Brasil e não pagou o nosso acordo integral, onde ficamos sem receber 12 parcelas, porque segundo nossos representantes, as reservas acabaram e registramos déficit de ordem de 40 bilhões nos 3 últimos exercícios.

Embora reconheça melhorias no PLP 268 em evidência comparado à atual Lei 108/2001, já me manifestei anteriormente e confirmo que sou FAVORÁVEL a aprovação do referido PLP 268, da forma como apresentado porque, em minha opinião apresenta  na gestão dos Fundos de Pensão PROFISSIONALISMO, VERDADEIROS PROFISSIONAIS DE MERCADO, DEU RESULTADO FICA, NÃO DEU, MANDA EMBORA, CONTRATA OUTRO,  ao permitir a paridade nos Conselhos Deliberativo e Fiscal inovando com a figura de profissionais recrutados no mercado( paga-se bem, mas cobra-se RESULTADO, METAS, um patrimônio de 160 bilhões que não rende nem 16% ao ano .

Esta provado que nossos diretores Eleitos, não nos representa, após serem empossados, as propostas de campanha são esquecidas, e se quer são levadas para deliberação e outras votações nem se quer tem se o usado o voto de minerva para o desempate nas votações no Conselho Deliberativo, e nossos pleitos são sempre descartados pelos nossos representantes que invoca os regulamentos internos, para se manter no refúgio e terminar seu mandato sem dar explicações, quando são cobrados, devolve os reclames com NOTIFICAÇÕES, a quem ousar ir contra esse sistema vigente e sem agradar aos participantes, hoje rebaixados a meros ASSISTIDOS sem direito a voz e razão, temos que aceitar o que vem pela frente, em nome dos melhores do mercado e das melhores aplicações, tudo que acontece é fruto do mercado, sobe e desce da bolsa, mas que estamos no rumo certo nos investimentos, bateu na trave o equacionamento do déficit de 2.9 bilhões, mas fomos salvos e recebemos de presente de natal, o não pagamento dessa contribuição EXTRA.

Conclamo a todos, imediatamente, demandarem os Deputados de suas bases para para aprovarem o PLP 268/2016, da forma como foi encaminhado, sem as alterações propostas pelos representantes das associações que são sempre os mesmos candidatos aos pleitos no nosso fundo de pensão.

Nossa luta deve ser no sentido de apresentar resultados que chegue de fato aos nossos benefícios, não apenas a ajudar governos e representantes, mas quem de fato contribuiu para ter direito a previdência complementar, quem contribuiu para ter ao final da vida aposentadoria digna, ou amparo ao seu pensionista, temos que lutar para desmascarar essas bravatas, essas pessoas que só visa o uso pessoal do interesse, sem de fato buscar proteção ao coletivo, a todos os colegas, não é votar apenas leis para enquadrar MARAJÁS ESTATUTÁRIOS,que estão desde 2008 com benesses que foram dadas de presente, sem ter contribuido para isso e mesmo assim ainda ganharam a regulamentação bem maior que a remuneração de um ministro do Supremo Tribunal Federal, mas dar proteção do menor benefício até aquele que faz jus ao que pagou de fato, contribuiu para receber o que é justo  e modernizar essa estrutura que gasta e gasta muito mau, modernizar e modernizar é esse o verdadeiro sentido do PLP-268 e que tem desagradado a muitos ETERNOS INTEGRANTES DOS CARGOS MUITO BEM REMUNERADOS NO NOSSO SISTEMA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR.



42 comentários:

Anônimo disse...

Poderia ser feita uma petição pública em apoio ao PLP 268. Não vejo nada que nos prejudique (pelo contrário). Caíram no meu conceito todos que foram contra e foram atrás de políticos num total desespero pois o PLP acabará com a farra deles.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 1:21,

Podemos pensar nesta Petição, partilho da mesma opinião sua, nossos representantes foram buscar esse apoio politico não em apoio ao coletivo, mas em manter seus postos e a eleição de faz de conta que nos representa nos fundos de pensão.

Sou totalmente a favor do PLP 268.

Blog do Ed disse...

9,Prezada Rosalina
Acho que estou provando que tudo que foi feito, desde l967, foi só em prejuízo dos funcionários do Banco do Brasil, no que se refere a aposentadoria e pensão. Fique certa: o que virá desse Congresso será pior do que é hoje. Quem viver, verá...
Edgardo Amorim Rego

joao trindade disse...

Não podemos contar com os eleitos, assim como Jesus não podia contar com Judar Iscariotes. Eles estão lá para defender seu cargo e só.
Precisamos procurar deputados federais e senadores, cada um no seu Estado para procurar pressionar lá, um vez que o atual estado de coisas tende a se perpetuar (veja-se os blogs dos que diziam nos defender). No meu caso, aqui no Paraná, já fiz contato com o senador Álvaro Dias, nesse sentido. Vamos atrás do que é nosso, buscando no lugar certo. Cansei de acreditar em duendes, travestidos de capetas.

Blog do Ed disse...

Estimada Rosalina
Na minha opinião, o único projeto, que teoricamente nos traria alguma vantagem, é o do Senador Paulo Bauer, que foi paralisado no Senado pelo nosso colega José Pimentel e desfigurado por todos os outros projetos. É como penso.
Edgardo Amorim Rego

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Edgardo Amorim Rego,

Temos que acreditar em alguma coisa, ou então temos que concordar com tudo que tem sido feito até os dias de hoje.

Só posso te dizer uma coisa que tenho plena certeza.

Os ELEITOS por nós, para a Diretoria do nosso fundo de pensão, NÃO NOS REPRESENTA.

Esta provado que entra eleição e muda os nomes e tudo continua como sempre foi, sem termos direito até de reclamar.

Mas concordo que o Congresso Nacional tem superado em matéria de retirar nossos direitos.

Se correr o bicho pega, se ficar ele nos engole vivos.

Obrigada por sua sempre brilhante participação.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega João Trindade,

É isso mesmo, que o colega tem feito de forma tão brilhante, reclamar e alertar aos nossos colegas aposentados e pensionistas, sobre tudo que esta tem sido o mundo da previdência complementar, e ainda temos muitos que dorme, sono profundo, acreditando que esta bom como esta, que nada vai mudar, e que temos que ficar satisfeitos de receber todos os meses no dia 20.

Desde 2001, quando passei a receber minha pensão, a cada janeiro, minha situação só fez piorar, a cada ano recebo menos, mesmo com os reajustes.

Parabéns, esta sempre a serviço da nossa comunidade de colegas, bravos lutadores por melhorias em nossos benefícios.

Rosalina de Souza disse...

PROJETO DE LEI DO SENADO nº 388, de 2015 (complementar)

Autoria: Senador Paulo Bauer

Explicação da ementa:

Ementa:
Altera a Lei Complementar nº 108, de 29 de maio de 2001, para aprimorar os dispositivos de governança das entidades fechadas de previdência complementar vinculadas à União, aos Estados, Distrito Federal e aos Municípios, suas autarquias, fundações, sociedades de economia mista e outras entidades públicas.


Explicação da Ementa:
Altera a Lei de Responsabilidade Fiscal para estabelecer regras de governança para os fundos de pensão, visando melhorar sua gestão e garantir a eficiência dos seus resultados.

Situação atual:

Decisão: Prejudicada

Destino: Ao arquivo

Último local: 22/04/2016 - Coordenação de Arquivo

Último estado: 06/04/2016 - PREJUDICADA

Anônimo disse...

Muito bom o que foi postado pelo blog.
Inclusive apontando a atuação de alguns grupos ou associações contrárias ao PLP 268.
Considero que muitos dos assistidos e participantes da Previ, num primeiro momento em que se declararam contrários ao projeto, assim o fizeram iludidos por "lideranças" ou grupos com interesse próprio.
Falta faz um esclarecimento maior sobre o alvo do projeto. Já não nos cabe mais o efeito manada, isto é, seguir o líder.
No inicio quando discordamos de algumas ações sobre o PB1, as associações e nossas lideranças procuraram o senador Paulo Bauer.
O primeiro PLS foi de sua autoria. Posteriormente, resultado da CPI dos fundos de pensão; aí não exclusiva a Previ, mas todos os fundos cujas administrações (sistema atual) revelaram-se danosas. foram acrescidos filhotes e apensos à ideia de mudança.
Entendo que a intenção é a proteção dos direitos dos associados.
Não vale dizer que perderemos a representatividade, que "o olho do dono é que engorda o leitão". O leitão tem emagrecido e nossa representatividade tem sido questionada.

Anônimo disse...

Rosalina,

Como bem afirmou o colega Edgardo, somente medidas para nos prejudicarem tiveram êxito no Congresso (foram aprovadas). O atual Congresso é composto em sua maioria esmagadora por cleptocratas e que, por estarem na mira de operações como a da Lava-à-Jato, focalizarão suas atenções quase exclusivas para elaborar meios de se desvencilharem dos crimes cometidos. Infelizmente esta é a amarga realidade. Legislar para causas nobres de interesse do povo pode ter certeza que eles não envidarão nenhum esforço.

Com relação a continuação da formação de uma casta privilegiados marajás que recebem super-complementações de aposentadorias da PREVI bastaria que as Associações existentes elaborassem proposta de alteração do Regulamento de Benefícios modificando o método de cálculo da complementação, não levando mais em conta apenas as últimas 36 contribuições e sim todo o histórico de contribuições vertidas. Numa segunda etapa elas se mobilizariam para colher assinaturas dos aposentados e pensionistas dos seus quadros de associados. Concluídos estes dois passos, promoveria a apresentação formal da proposta na PREVI. Se aprovada, tal modificação estancaria de vez com a produção destes marajás do presente em diante, conforme dispõe a nova interpretação do enunciado 288 do TST (regras de cálculo dos complementos à luz do Regulamento do Plano de Benefícios vigente na época da aposentadoria).

Se fosse apresentada com número expressivo de assinaturas tal proposta teria grande chance de ser aprovada.

Mas infelizmente, mais uma vez externo meu total ceticismo quanto a colocar em prática tal ação. Inexistem representantes nossos nas diversas Associações capazes de se mobilizarem neste sentido. E mais uma vez afirmo esta é uma triste realidade.

Um breve resumo da história e dos dias atuais de nossa PREVI nos mostra que o Patrocinador, com o papel inicial de simples fiscalizador das gestões, se apoderou efetivamente de sua administração e volta suas ações objetivando contingenciar o pagamento de complementos e pensões da maioria dos participantes (excetuando-se "os amigos do rei") com o objetivo de não precisar mais verter contribuições patronais para ela, inclusive as referentes aos integrantes do plano PREVI-FUTURO (com os rendimentos das aplicações do Plano-1, via mecanismo ilegal da reversão de valores da RES26).

Este é a realidade. Quem viver verá.

Anônimo disse...

Todos os meses a Previ não disponibiliza o contracheque imediatamente após ficar pronto.Prova disso é que ele está disponível no auto atendimento do BB bem antes da Previ.Especialmente neste mês com as mudanças dos descontos a Previ deveria fazer o favor de publicar logo uma vez que segundo ela própria teremos que tomar algumas providências.

Anônimo disse...

Ainda não foi divulgado o INPC oficialmente pelo IBGE.
Não há condições de se processar a folha "informalmente" sem o índice oficial.

Anônimo disse...

Não fiquem preocupados pois a inflação real como sempre é maquiada e vão nos dizer que o índice foi de 5% e não os reais 50% que os preços REAIS indicaram, de janeiro a dezembro de 2016. Nada é tão ruim que não possa ficar pior. Piada de mau gosto ou realidade dura ?

Anônimo disse...

Creio que aqueles que dormem em berço esplêndido, não o fazem por conta de um devaneio, mas, em razão do cansaço de tantas indignações infrutíferas e de descrédito geral, e, na velhice e sem esperanças, optaram por uma postura menos nociva à saúde já debilitada: a resignação. CPI dos Fundos de Pensão das Estatais, PL Paulo Bauer, PL 268, Novembrada, Chapa 3, abaixo-assinados, TAC- Sem Teto, enfim, sempre há uma expectativa e um desdobramento frustrante. No outro universo, as manifestações culminaram com o impeachment, mas é notório que o velado, digo, ostensivo modus operandi que impera no atual quadro de articulações políticas é o mesmo de sempre, ou seja, aparelhamento, cooptações via loteamento de cargos e benesses, Emendas e outros expedientes para a manutenção do status quo.

Anônimo disse...

Muito oportuna a manifestação do colega das 9:28 e deve ser motivo de reflexão. Vivemos numa sociedade hipócrita, de pessoas dissimuladas, preocupadas somente com seus interesses pessoais. Não há que se esperar nada. O melhor é pedir uma morte sem sofrimento e rápida, já que Papai Noel, disco-voador e duendes não existem. DREAM IS OVER !

Anônimo disse...

Rosalina,

vc tinha razão, a Previ agora em janeiro, vai continuar considerando as consignações de entidades (empréstimos, etc), que são facultativas, como obrigatórias. Ela está somando com as obrigatórias, para então jogar os 30%, e achar a remuneração disponível. Lamentável.

O correto seria abater dos nossos vencimentos, apenas as obrigatórias e incidir os 30%, daí então achar a margem consignável.
É por isso que a Crediscoop está dizendo que não tem o código de convênio com o BB ainda. É tudo maracutaia.


Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:01,

Falta poucos dias para de fato sabermos como vai ser feito as consignacoes na nossa folha de pagamentos, mas já sabemos que vão consigar 40% ao invés de 30%.

Anônimo disse...

site da Previ

4 - As novas margens consignáveis de 30% e 40% são cumulativas? Ou seja, posso ter 30% do meu benefício consignado com empréstimos e financiamentos e mais 40% de outras consignações?

Não. A margem consignável de 30% representa o valor máximo que pode ser consignado para o desconto de empréstimos e financiamentos em folha de pagamentos, e está inserida na margem consignável de 40%, que representa o total de descontos que podem ser debitados em folha de pagamentos.

5 - Como é feito o cálculo dessas margens?

A apuração das margens consignáveis é feita pela aplicação das alíquotas de 30% ou 40% sobre os rendimentos disponíveis. Os rendimentos disponíveis, por sua vez, são apurados a partir da soma de todos os benefícios percebidos pelo assistido (BB, INSS e PREVI), descontadas as consignações compulsórias de origem legal (imposto de renda, pensão alimentícia e descontos determinados judicialmente) ou contratuais (contribuição para a PREVI).

Anônimo disse...

hahahahahahah,

Contratuais(...), contribuição para a Previ, ESTATUTÁRIOS,HIHIHIHIHIHI, 360 MESES DE CONTRIBUIÇÃO E NADA MAIS, É A LEI NÃO CUMPRIDA.

Quando esses estatutários ( muitos recebendo por força de acordo e não por que queiram) fizeram a contribuição? Estão felizes com os vergonhosos ganhos de aposentadoria sem ter contribuído.
E o grande senador delambido, também recebe?
Quantos são?
Onde estão?
Quanto recebem?
Em que época contribuíram para o vultoso retorno?
Quanto a Previ tem que aportar para suprir o escândalo, pois não contribuíram, pelo menos é o que se diz em vários blogs?
NUNCA NINGUÉM SABERÁ DE NADA DA CAIXA PRETA.


Anônimo disse...

Colega das 2:11,

Já estamos na Venezuela e não nos avisaram.
Só temos direito de reclamar e votar.
O que chamam de democracia é, na verdade, ditdura disfarçada.
Basta ver os noticiários internacionais sobre o Brasil para saber.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:



Meu Capital na CREDISCOOP supera em R$ 2.000,00, os meus compromissos com ela. Embora não goste, já estou PROPENSO a fazer uma COMPENSAÇÃO, pois não é possível ficar desde 18/11/2016, SEM OPERAR EMPRÉSTIMOS, alegando falta do CÓDIGO PARA DEBITOS. O que está HAVENDO NA REALIDADE é que ela NÃO CONFIA NEM UM POUCO EM NÓS, acho que é por causa do VELHINHOS TRAMBIQUEIROS, pois existem outras formas de pagamento, tais como: BOLETO BANCÁRIO, DEPÓSITO IDENTIFICADO, TRANSFERÊNCIA ENTRE CONTAS CORRENTES, DOC, TED, etc., etc.,.

Anônimo disse...

1) QUANTOS beneficiários no Plano 1 ganham MENOS que a Parcela Previ?
2) QUANTOS beneficiários no Plano 1 ganham R$ 3.210,23 (Valor da PP)até R$ 5 mil?
3) QUANTOS beneficiários no Plano 1 ganham MAIS de R$ 32.102,30 ?
4) QUANTOS

Anônimo disse...

Estimada Rosalina, postei as informações abaixo no blog do professor Ari, não sei se vai auxiliar aos colegas em algo:

Após algumas mensagens para a Previ,eu ficava mais ainda com dúvidas, por queeles não explicam direito.

Veja bem. Liguei hoje para a Previ e a atendente me explicou o seguinte. Haverá 02 cálculos para os 30%, o do contracheque e o outro para o autoatendimento do empréstimo simples.
acha-se
A diferença primordial é que para o cálculo dos 30% do contracheque, os débitos de Cooperforte, Crediscoop, empréstimos simples Previ, etc, ficarão por fora, ou seja:

(Rendimentos Totais) - (I.renda, Previ contrib, Cassi) = X
X x 30% = Rendimentos disponíveis
Sobre esses Rendimentos disponíveis, incidirão empréstimos de terceiros, Capec e empréstimo da Previ, para se achar a margem.

Já para o cálculo do autoatendimento do E. Simples, os empréstimos de terceiros são incluídos (somados aos obrigatórios) e depois se calcula os 30%, para achar a margem para tirar empréstimos.

Bem, foi isso que a atendente me explicou.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 4:06,

Eu fiz o abatimento do meu saldo devedor via capital na crediscoop, o Diretor Ladeira se mostrou irredutível em operar com clientes com o meu perfil, mesmo sem nunca der atrasado uma única prestação.

De modo que não quero mais usar os empréstimos da Crediscoop, nem mesmo que esse código veie-se a permitir novos empréstimos.

Você pode sacar esses 2 mil e liquidar seus débitos, assim como eu os clientes que já são poucos vão fazendo os ETERNOS se mexerem, porque já desde a fundação são sempre os mesmos mandatários.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 5:57,

Temos que esperar até dia 15/01 ou 16/01 quando então vai sair o novo contra cheque de janeiro de 2016.

Vamos poupar energia, sem esse contra cheque não temos como saber o que a Previ vai de fato fazer com a margem do ES e os descontos até o teto de 40%.

Temos que ter paciência e aguardar.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 4:35,

Não posso te ajudar em nenhuma das respostas, não sei quantos são esses colegas e quem sabe omite a informação.

Já já teremos a CARAVANA DA ALEGRIA, QUEM SABE PODEMOS PERGUNTAR AOS ELEITOS TODAS ESTAS RESPOSTAS QUE O COLEGA TANTO DESEJA, E AINDA DIZEM QUE TEMOS TRANSPARÊNCIA.

Anônimo disse...

Rosalina,

A Crediscoop está aguardando o processamento da folha de janeiro, para ver quem vai sair ser excluído. Somente assim ela vai liberar o código de autorização. Agora, ela poderia fazer como a Cooperforte, que retirou da folha quem solicitou.

Eu poderia tirar empréstimo simples com a nova margem na Previ uma quantia razoável, se não houvesse a parcela da Crediscoop, e seria suficiente para liquidá-la, mas a Crediscoop não confia em nós aposentados, diferentemente da Cooperforte.

Muitos de nós estamos nessa situação por motivos diversos. Endividei-me para custear as despesas exorbitantes com a doença de minha esposa, ela está ficando melhor agora e se Deus quiser, em breve, vou ficar fora disso e ficar longe disso.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


O que está deixando os APOSENTADOS/PENSIONISTAS, geralmente criaturas EXTREMAMENTE ANSIOSAS, a BEIRA DE UM ATAQUE DE NERVOS é a NECESSIDADE ATROZ de CONTRATAR UM NOVO ES, a QUALQUER PREÇO, NÃO IMPORTANDO as CONDIÇÕES, o TROCO ou as MIGALHAS QUE SOBRAREM. Já deu tempo, pelas informações da PREVI e aos comentários neste ilustre "blog", a que todos SAIBAM como CALCULAR qualquer tipo de MARGEM CONSIGNÁVEL (MC). Na VERDADE a ESPERANÇA RECÔNDITA DE TODOS NÓS, é que a PREVI faça UMA LAMBANÇA TAL NA NOVA ADEQUAÇÃO DA MC, que quase todos nós, com MC atualmente NEGATIVA, MILAGROSA e REPENTINAMENTE, apareçamos com MC POSITIVA a partir de 15/16.01.2017, ficando APTOS a realizar o ES, iniciando um 2017 menos traumático.

Anônimo disse...

Cara senhora Rosalina, incansável guerreira:
CREIO QUE ESTE ANO NÃO VAI HAVER A CARAVANA DA ALEGRIA.
Vão alegar contenção de despesas. No máximo usarão a internet, com perguntas censuradas.

Anônimo disse...

Colegas,

Vamos esperar essas caravanas bem preparados, altamente preparados, primitivamente preparados portando nossas enxovalhadas roupas, sapatos furados, remédios pendurados ao pescoço e com repórteres a tiracolo.

Informar a imprensa para que assista as mentiras de sempre, desde há muitos anos, 1967, nos enganando.

Eleitos que nos enganam, fogem nas horas que mais precisamos, aprovam absurdos em aposentadorias sem a devida contribuição. Por favor me digam que estou equivocado e o que leio na imprensa, nos blogs, no google, não passa de informação tendenciosa, fake.
Minha indignação está em não ver transparência nas informações veiculadas na imprensa oficial da Previ.
Informações confusas, meias informações, explicações enroladas, discriminação dos mais idosos em cobrança de FQM.
Gastos administrativos sem a devida explicação analítica, bônus com prejuízo. E o que mais?

Pagos esses eleitos, por quem?
Pelo suado dinheiro dos contribuintes, como meu caso que há 51 anos coloco valores para aposentadoria.
Agora depois de velho tenho que me conformar com a hedionda res.26, feita por desalmados, ou devem ser qualificados de...?

Haja maracutaia da caixa preta.

Não durmo esta noite, acho que é o que eles querem, que eu morra logo, aí sobra mais para os estatutários.



Anônimo disse...

Colegas,

Se essas cooperativas não emprestarem ou não arrecadarem depósitos IRÃO FECHAR E OS CARAS IRÃO PERDER SUAS BOQUINHAS.

Larguem delas meus caros.

Quem não te atende larga deles.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Acredito que o INPC de DEZEMBRO/16, aguardado DE JOELHOS por todos nós, só deve ser ANUNCIADO por esse GOVERNO NOTÍVAGO, prá lá de MEIA-NOITE ou ao findar a MADRUGADA. Eu vou é tomar minha pilha de remédios e dormir.

Anônimo disse...

INPC dezembro 0,14/ acumulado 6,57

Anônimo disse...

INPC acumulado 6,58.
-Mas, a CAPEC aumentou 7,95%.
Depois dizem que ~"não ganhamos nada " acima das inflação.

Anônimo disse...

Cadê os defensores que elegemos na famosa Chapa 3 ?
Quem não se calou disse que voltaria e não voltou ou se debandou, nos abandonando em nossas dificuldades. Se arrumaram, estão tranquilos e não precisam mais da ¨galera¨, não é mesmo? Melhor ignorarmos sua existência, como êles fizeram conosco. Burros somos nós que acreditamos neles.

Anônimo disse...

Parece gozação. Tão tirando uma com a nossa cara.
A Previ apresentou o índice de correção das aposentadorias e pensões do PB1. Pasmem: 6,57994%.
Podiam arredondar para 6,58%. Era só fazer uma reunião de diretoria, apresentar ao conselho e pedir a benção do Banco. Simples assim.
O "7,95% " da Capec não teria sido 7,94994% ?

Anônimo disse...

Colega 5.17,


CHAPA 3, QUE É ISSSO, O FANTASMA DA MENTIRA?

Nos enganaram lindo com a tal chapa inoperante, conivente com o bônus e o estratosférico provento de aposentado estatutário.

É isto, eles voltarão para pedir VOTOS, MENTINDO MAIS UMA VEZ, e amealhando polpudos salários a nossa custa.

Voem neles outra vez, hahahahahah.



Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina,

Tenho andado ocupado resolvendo vários assuntos particulares. Por isso não tenho escrito nada nestes últimos dias
Mas sempre acompanho seus artigos.
Estou com você quando diz que a esperança á a última que morre.
Temos de continuar lutando.
Sou radicalmente contra agressões pessoais, insultos e calúnias.
Não faço acusações sem estar absolutamente lastreado por fatos. E mesmo que tenha certeza de algo errado procuro não citar nomes.
É um princípio que sigo.
O que vejo é que se fala muito e pouco se faz. Infelizmente é o que acontece.
Ficamos girando em círculos.
Falta união, comprometimento e objetividade.
Defendo as associações mas é um fato que a ação delas em benefício dos associados fica muito limitada pelo seu caráter institucional que não pode ser a mesma de um blog pessoal e, também, pela omissão de muitos associados, principalmente os aposentados.
Como mobilizar os aposentados? Eis uma questão.
Só uma minoria é ativa e luta pelos interesses da categoria.
E muitas vezes os que lutam são alvos de agressões injustas.
Eu próprio, entre outros, me incluo na categoria dos atacados. Já redigi inúmeros artigos contra a Resolução 26, pela melhoria da CASSI e sobre outros temas, sempre defendendo os interesses de nossa categoria e, ainda assim, sou categorizado e atacado por muitos como sendo contrário às nossas causas.
Mas, apesar disso, temos de continuar lutando pelo que consideramos certo e justo.
Aprecio você imensamente por sua fibra inquebrantável e pelo seu caráter guerreiro.
Você é uma líder fantástica.
Parabéns pela sua atuação.

O amigão

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Colega das 7:19

Além dos blogs que nada acrescentam, tem os baba-ovo que existem para polir sua auto-estima e só para isso. Jesus já dizia :¨Pelos frutos conhecereis a árvore¨. Pela essência de conteúdos e atuações só vejo dois blogs que merecem nossa atenção : o da senhora Rosalina e do prof. Ari Zanella, utilizando a linha de raciocínio de Jesus. SMJ .

Anônimo disse...

Estimada Rosalina,

Meus empréstimos CDCs, são apropriados previamente quando do crédito da folha.Possivelmente devo ter autorizado. Será que teria como desautorizar e forçar o BB a negociar?

Paz e Saúde.

Andrade

Anônimo disse...

Anon 5.17, 7,19 e 11.44 Estou totalmente com vocês. FORA OPORTUNISTAS!

Rosalina de Souza disse...

CARO COLEGA ANDRADE,

Tem sim, basta que o colega cancele a autorização que transfere o valor da conta salário para a conta corrente, muitas vezes negada pelo gerente de atendimento, mas faça o pedido por escrito e em caso de negativa do banco faça denúncia ao banco central que eles vão acatar o seu pedido.