06 janeiro 2017

CONFUSÃO, MAS ESPERANÇA

O cristão – aliás, toda pessoa – deveria ser esclarecido, consciente, responsável e decidido. Não alienado. Isso, para que seja capaz de assumir, livremente, sua missão neste mundo. – Estamos vivendo tempos difíceis, confusos. Difíceis e confusos, não só na política, e na economia, mas, principalmente na fé e na religião.
Há fortes sinais dos tempos: secularismo, laicismo, hedonismo, ganância, relativismo. – Secularismo é quando você não se interessa por participar do culto ou da eucaristia, nem mesmo para santificar o Domingo. Nem se interessa pela oração. Igreja, religião…? Disse-me um dia desses um jovem: “estamos em outra”.
Laicismo é quando se destroem ou se perdem valores cristãos na vida social. É quando se quer negar ao cristão a dignidade de ser fiel, também na política, aos princípios cristãos da justiça e da paz. Hedonismo é quando a SUA prioridade é o prazer, a droga, o sexo sem freios, a gula, a preguiça… Ganância é quando o seu tesouro, e todo o seu empenho, é posto nos bens, no dinheiro, no poder, e não no Reino, nem em Jesus Cristo.
Relativismo religioso é quando, para você, tanto faz ser católico ou de outra religião.É quando para você é a mesma coisa ter ou não ter uma religião. Ou quando lhe basta ter uma religião, sem, porém, praticá-la.
É mais ou menos assim o tempo presente!
E Jesus pergunta: “Por que não julgais por vós mesmos?” E eu pergunto: como é que você não se dá conta do que há por trás da rápida proliferação de tantas igrejas ou seitas? – E, no entanto, Jesus pediu: “Ó Pai, que teus filhos sejam Um, como Tu e Eu somos Um” (Jo 17,22).
Todos sabem da diminuição das vocações sacerdotais e religiosas. Sabem da diminuição do número de fiéis na igreja – não só católica, mas também de outras religiões. – Está havendo poucos casamentos religiosos, e muito mais separações e divórcios… – Há poucas crianças na Catequese; poucos jovens na igreja.
São estes alguns dos sinais do nosso tempo. Não são só negativos, mas, muito mais positivos, como, por exemplo, as substanciosas pregações do nosso querido Papa Francisco, bem como seus gestos de solidariedade e de misericórdia com crianças e refugiados, etc.
Vemos jovens e adultos sequiosos de Deus; famintos da Palavra de Deus… Vemos muitos cristãos permanecendo fiéis a Jesus Cristo e à Igreja, mesmo perseguidos e martirizados… Vemos um crescente respeito e uma maior união entre as igrejas…
O que nos diz a Palavra de Deus, através do Apóstolo São Paulo, em Efésios 4,1-6? – Sejam fiéis à vocação que receberam através da pregação, da catequese e do Batismo! – Sejam fiéis e perseverantes nesta sublime voação de filhos de Deus! – Sejam fiéis à vocação cristã; ao seguimento de Jesus! – Sejam fiéis à vocação e à graça de serem católicos, de serem membros desta Igreja, fundada por Jesus Cristo, sobre o alicerce dos Apóstolos!
São Paulo diz também: “Guardem a unidade do Espírito pelo vínculo da paz!” Paulo dá as razões para sermos fiéis e unidos:
É porque “há um só Corpo” – o Corpo Místico de Cristo  -  do qual somos todos membros, e no qual somos todos irmãos. – É porque “há um só Espírito e uma só esperança” – a esperança de sermos salvos no mesmo céu!
E Paulo continua: “Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo, e um só Deus e Pai…, que permanece em todos!”. Toda divisão, separação… não são da vontade de Jesus!
Portanto, haja amor, união, perseverança na fé; e discernimento dos sinais do nosso tempo! – Com a luz do Espírito Santo e o auxílio da Mãe do Perpétuo Socorro!
Pe. Henrique Strehl, Cssr
Fonte:http://padrerobson.paieterno.com.br/


19 comentários:

joao trindade disse...

Jesus deu algumas dicas sobre o final dos temps, entre elas, disse:
¨Naqueles dias o amor se esfriará e a ganância dos homens, pelo poder será exacerbada.¨
Num mundo de tanta tecnologia, nunca se viu tanto distanciamento.
A esmagadora maioria das pessoas só faz algo mediando vultuosa troca.
Não há mais o espírito de oolaboração sem interesse embutido nos atos.
Não há mais amizade e só há puro interesse. No nosso meio vemos isso.
Não podemos confiar em mais ninguém, somente em Deus.
Muito apropriado o texto de hoje, remetendo à reflexão necessária.
Não adianta mudar o ano e ficar mais velho se não aprendemos alguma coisa com os erros passados.
A Bíblia ensina que devemos ser mansos como a pomba mas astutos como a serpente.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega João Trindade,

É tudo que disse, as pessoas hoje só vive o ditado da Farinha pouca, meu pirão primeiro, não existe mais solidariedade, amor ao próximo, nem mesmo dentro das famílias, eu que tenho um neto preso, vivendo na cadeia pública de Cáceres MT, fico apreensiva vendo esses esquartejamento de seres humanos, com o poder público cruzando os braços para o descaso, como vi ontem uma reportagem de uma magistrada Gaúcha, dizendo que falta educação neste País e tantas outras coisas, vivemos dentro de casa com medo de tudo e de todos e não podemos mais dizer nada que somos repreendidos, temos que concordar com tudo que é praticado neste País.

Temos que buscar mais o Senhor e acreditar e ter esperança que ainda podemos ter um mundo melhor, mas os sinais estão evidentes, não vamos nos fazer de desentendidos, a começar pelo descaso do governo com os Aposentados, com seus pensionistas, com a farra do dinheiro de todos os contribuintes, e com a perda da autoridade.

Isaías 40:29-31

Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.

Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças.

Voam alto como águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

Blog do Ed disse...

Respeitemos a crença do Padre Henrique. Ela contribui para o progresso, o aumento do Bem-Estar Social. A sociedade, a convivência fraterna dos indivíduos diferentes, inclusive em razão de ideologias diferentes, é a concretização da maravilhosa utopia da HUMANIDADE DO BEM-ESTAR!
Edgardo Amorim Rego

Anônimo disse...

Por falar em ganância, para que serve o comprovante que dão nas praças de pedágio, pois não é um documento fiscal? Esse pessoal arrecada impostos ou é uma lavanderia disfarçada?

Anônimo disse...

D.Rosalina, saiu uma explicação sobre as limitações de consignaçoes na folha no site da Previ, com diversas perguntas respondidas.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 6:05,

Sim já li a matéria no site da Previ, e tem ótimas explicações, agora ainda assim, prefiro esperar dia 15/01/2017, para comparar minha folha de Dezembro/2016 com a de Janeiro de 2017.

Anônimo disse...

A Previ sempre dificulta explicações...

Ela poderia ter informado se o seguro CAPEC, Cassi 1%, entra nas consignações de 30%...não entendi....

Anônimo disse...

É muito iluminado, com excesso de luz que ofusca e dificulta a visão.
Muito cacique e pouco índio. O SISTEMA é feito assim mesmo. Por tudo isso e, pelo que virá, temos que apelar para orações, mesmo.

Anônimo disse...

Bom dia, senhora Rosalina

Ainda bem que podemos contar com informações de seu blog e do blog do prof. Ari Zanela, os últimos e únicos que dizem o que precisamos saber.Os outros sumiram, quando não ficam requentando notícias já sobejamente comentadas pela mídia.

Lucia siza disse...

Oi amiga.Pelo que entendi nas explicações da Previ sobre as consignações só vai poder renovar quando pagar a última prestação.Será se entendi correto?

Anônimo disse...

CAra Senhora,

O seu blog é vanguarda, o único que não se omite, não tem medo, não é covarde.

Anônimo disse...

Folha de pagamento aos aposentados da Previ,

Retirada de descontos no holerite.

SE EU PERDER O SEGURO QUE PAGO HA 50 ( CINQUENTA ) ANOS, com desconto em folha, estarei entrando na justiça para pedir ressarcimento com perdas e mais danos morais.

Estarão prejudicando meus descendentes, que também estarão na justiça, caso eu venha falecer antes.

Anônimo disse...

Calma meu povo sedento por explicações mais claras.
A Previ está contratando via seleção Gerente Executivo para a ASCOM.
Pelo salário de mais de 33 mil , a comunicação tem por obrigação melhorar.

Valdevino disse...

Prezado anônimo das 10,47 - 07.01:
Margem consignável:
Some o seu benefício com o INSS (se for o caso);
Some Imposto de renda + Previ pessoal + Previ patronal + Capec + Cassi.
Diminua a segunda soma da primeira:
Do restante, calcule 30%:
Some seu empréstimos simples com a margem disponível (positiva e/ou negativa que aparece no site da Previ > Empréstimos simples.
O resultado será a sua margem consignável.
No meu caso bateu até os centavos.
Abraços. Valdevino

Anônimo disse...

Ao Valdevino...

Obrigado pela resposta.

Já fiz esse cálculo, mas não corresponde aos 30% que consta no contra-cheque. Incluí as consignações, incluindo e retirando a crediscoop, mas não teve solução. Acho que pra mim vão ter de desenhar....rsrsrs

Feliz 2017 a todos vcs.
Paz e Saúde.

Anônimo disse...

Anônimo das 6.18. Não e a margem do contracheque. É a margem que consta no site da Previ, tanto no ES quanto no financ imobiliário.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


O anônimo de 07.01.17 - 6:18, está COBERTO DE RAZÃO. Fiz TODO TIPO DE CÁLCULOS e ENGENBRAÇÕES e minha MARGEM CONSIGNÁVEL não chegou NEM PERTO da que consta na FOPAG e na que consta na ABA do ES. Acho que o PROGRAMA COMPUTACIONAL que o SISTEMASSAURO da PREVI usa deve ser um desses: "MINHA MÃE MANDOU DIZER QUE EU TIRASSE A LETRA B" ou então "ESCRAVOS DE JÓ JOGAVAM CACHANGÁ, TIRA, BOTA..."

Cadé disse...

Bem! Eu gosto de repetir em sala de aula, sou católico, flamenguista e heterossexual. Eu gosto de ser católico. Leio regularmente a Bíblia, rezo o terço da misericórdia as 3 horas da tarde, e antes de dormir rezo meu terço.
Tenho problemas como todos os demais colegas aposentados da previ. Falta-me recursos financeiros, porém, acredito que devido a minha fé venho suportando todas as privações financeiras e os problemas que idade nos proporciona.
Gostei muito de ler o presente texto. Estamos precisando de muita fé para viver, notadamente, quando estamos prestes a ter que conviver com os benefícios da aposentadoria reajustados em 6 %, enquanto a inflação real, àquela que medimos quando vamos ao supermercado, é de no mínimo 20% a.a.
É preciso muita fé. Os conselheiros da previ poderiam amenizar nossas finanças. Poderia flexibilizar na concessão do ES, nossa única tábua de salvação.
Rogo ao Criador que Ele tenha misericórdia de nós.
Cadé

Anônimo disse...

Também fiz vários cálculos e bateu (no meu caso) tanto os valores do contracheque como os do site. Do valor total dos benefícios deduzi IR e a Previ.Sobre o valor apurado calculei 30%. Desse valor deduzi Cassi e Capec, ou seja, coloquei Cassi e Capec nos 30% e cheguei ao valor da margem do ES. Como disse os valores bateram no meu caso e eu não possuo débitos que deveriam ficar na margem de 40% e poderiam impactar o ES.Veremos.