22 novembro 2016

POR QUE O GOVERNO FEDERAL QUER REESTRUTURAR O BANCO DO BRASIL?


Vários colegas bancários estão chocados, pois souberam pela televisão que o Banco do Brasil (BB) está fazendo a maior reestruturação desde 2007. Vários colegas não acreditam que, depois de anos dedicados ao banco, vão ser descartados ou vão ter que mudar de cidade, aceitando, muitas vezes, uma função menor.
Em várias áreas do banco, funcionários consideravam-se intocáveis. Mas, alguns setores importantes, como as superintendências, gerências gerais de agência, Gepes, auditorias e diretorias, estão no centro da reestruturação do banco.
Serão fechadas 402 agências e 379 serão transformadas em Posto Avançado de Atendimento (PAA); 31 superintendências também serão fechadas; sobrarão somente 3 gerências de controles internos; outras unidades, como Gepes, PSOs e agências estilo, sofrerão alterações na sua dotação.
A reestruturação em curso é um salto no projeto de banco que foi implementado nos últimos anos pelos governos de Dilma e Lula. As mudanças aplicadas tentam responder a três preocupações do mercado e do governo federal.
Em primeiro lugar, a necessidade de diminuir a queda da lucratividade, pois o lucro do banco está pressionado com explosão da inadimplência, que tem como principal motivo o não pagamento de empréstimos feitos para grandes empresas, como Sete Brasil, OI, OAS. Em segundo, a mudança tecnológica, através da multiplicação do atendimento digital. Por fim, em terceiro lugar, a busca por manter o nível de crédito do período anterior. Por conta da queda da lucratividade do momento atual, o BB e a Caixa Econômica Federal (CEF) terão que receber aportes da União para obedecer aos acordos do sistema financeiro internacional.
A declaração de Paulo Caffarelli ao jornal Valor Econômico, dada ontem, é clara nesse sentido: “O objetivo do BB é também aumentar os índices de capitalização”. Além disso, Caffarelli disse que o BB fixou como meta elevar o chamado capital principal para 9,5% em julho de 2017, bem antes do determinado pelo Acordo de Basiléia 3, que estipulou o prazo de janeiro de 2019. Em setembro, o capital principal do banco estava em 9,07%.
“Se quisermos continuar a crescer, teremos que fazer uma adequação de capital”, declarou Caffarelli, lembrando que, hoje, o BB não vai se valer de aportes de recursos do Tesouro Nacional para cumprir os requisitos de capitalização.
A resultante dessa política é um beco sem saída. A política de crédito do banco, na situação em que o país vive, continuará pressionando o lucro para baixo, pois a inadimplência dos grandes tomadores continuará alta. O banco não terá política para empréstimos aos trabalhadores e aos pequenos agricultores, não cumprindo, portanto, seu papel de banco público.
O atendimento digital beneficiará os setores que têm acesso e hábitos de fazer transações pela internet e, por isso, grande parte da população não terá atendimento nas agências. O Presidente do BB, Paulo Caffarelli, quando fala que a maior parte das transações está sendo feita pelo celular ou pela internet, está falando em volume e não em número de transações.
A política imobilista da CONTRAF/CUT, com os acordos de dois anos e o enfraquecimento da organização sindical, não sofreu nenhuma alteração com a saída do PT do governo federal e, dessa forma, facilita a vida da direção do banco e do novo governo Temer.
A única saída para inverter o jogo é a união do funcionalismo público. Os ataques demonstram que não existem comissões ou setores livres de sofrerem redução ou serem fechados. Somente com uma dura batalha, podemos mudar os rumos do BB e colocá-lo a serviço da maioria da sociedade. Temos que exigir que a CONTRAF/CUT jogue peso na mobilização dos bancários durante o dia 25 de novembro.
Acreditamos que são importantes as iniciativas da Oposição do Rio de Janeiro, que pressionou o sindicato, conseguindo que fosse marcada uma plenária para organizar a luta contra reestruturação, e que deve fazer, no dia 25, um ato que vai parar a entrada de um dos principais prédios do BB na capital carioca. Porém, para mobilização avançar, precisamos de democracia e organização pela base. Nesse sentido, precisamos de uma rodada nacional de assembleias e reuniões dos delegados sindicais em todas as bases.
Por Assessoria do Mandato da Juliana Donato 
– CAREF – Banco do Brasil.
Fonte: http://julianacaref.com.br/?p=2041

32 comentários:

Anônimo disse...

Numa rápida análise do atual cenário do conglomerado, tudo leva a crer que as atuais medidas são prenúncio dos respingos da Lava-Jato que estão por vir.
Parece que está se tornando impossível segurar o envolvimento dos bancos públicos. A batalha tem sido ferrenha, mas o Brasil de hoje é outro e não comporta mais o simples arquivamento das investigações com consequente sepultamento da Operação.
O ano de 2013 foi catastrófico para os político$ que se julgavam intocáveis. O povo foi a rua COMO NUNCA ANTES VISTO NA HISTÓRIA DESSE PAÍS.
Quais foram os critérios adotados para emprestar a grandes empresas que hoje se encontram inadimplentes? Fica mais fácil jogar a conta para despesas com pessoal numa tentativa frágil de conter gastos. No raciocínio usual do banco de utilizar o fundo de pensão como reserva financeira, lhe repassando a folha de pagamento, esquece que a instituição está anos luz distante de Bradesco e Itaú em tecnologia. Retirando do seu quadro os funcionários mais experientes, faz o caminho inverso das empresas transnacionais mais desenvolvidas, na medida que não está tecnologicamente preparado.
Antigamente chamavam isso de bomba relógio.

joao trindade disse...

O Banco está sendo preparado pelo ilustre ministro Meirelles para ser vendido. Enquanto isso não ocorre irá sangrar os recursos da Previ para fazer benefício aos amigos do rei. A reboque vem a Cassi que será terceirizada. Quem estiver vivo até 2018 verá isso.
Êsse é o país de faz de conta, no qual vivemos.
Tomara que Trump compre o Banco do Brasil.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Tenho muita pena dos BONS FUNCIONÁRIOS, pois eles é que SERÃO EXCLUÍDOS e sobre eles recairá TODO O PESO da REFORMULAÇÃO do BB-GULOSO, pois os PUXA-SACO e INCOMPETENTES, serão salvos pelos seus eternos PADRINHOS (todos ees, LOBOS EM PELE DE CORDEIRO).
Também NÃO SEREI SOLIDARIO com o BB, pois COMI O PÃO QUE O CAPETA ME DEU, na ativa, e, como aposentado, EM TODAS AS AGÊNCIAS que procurei atendimento, o mesmo FOI UM LIXO. Todo o LIXO DEVE SER RECICLADO, para que possa ter valor..

Anônimo disse...

Rosalina,
Como você já disse a justiça não socorre aqueles que dormem.O cumprimento da margem 30% parece ter enrolado de vez. As ações no TJRJ ficaram travadas e a própria Anaplab resolveu não entrar mais no RJ. Quem entrou naquele TJ se sente inseguro porque não sabe nem o que vai ocorrer. Agora a Previ diz que vai cumprir a lei mas só para ela e o que faremos com a Cooperforte e os demais? E ainda por causa da ação estamos barrados pela Previ para o 13º e qualquer coisa mais. Mas o Prof. Ary disse que a ação não é mais necessária.Não está na hora da Anaplab e o seu jurídico estudarem qual o melhor caminho para nós e nos orientarem?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 12:13,

De agora até 21 de Janeiro até que se efetiva a folha processada da previ, não existe meios de resolver a questão, a previ vai mesmo enquadrar a margem, ninguém sabe ainda, após essa nova folha rodada aí sim vamos tomar as medidas cabiveis, já não farei mais parte da Anaplab que está em eleições, mas como sempre existe o diálogo e o Ari junto com os demais vai tomar medidas a sanar o por vir, mas agora não sabemos como tudo vai ficar, mas uma certeza eu tenho quem recebe na conta salário não vai ter esses descontos efetivados todos os meses eu recebo e é devolvido qualquer débito se eu não fizer a traferenciacia para a minha conta corrente, a autorização somos nós que damos e só assim é possível pagar os valores em aberto

Anônimo disse...

Rosalina,
Sou anon 12.13 Agradeço sua resposta e gostaria que você me explicasse como funciona a transferência da conta salario para a corrente.Nunca me pediram autorização e todos os meses a transferência da conta salario para a corrente do total que recebo é automática. Na conta corrente é possível bloquear algum débito?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 1:45,

Quando abrimos a conta para receber nosso benefício da Previ, ele é depositado na conta salário, mas o Banco do Brasil S/A faz uma autorização para que automaticamente o valor seja transferido para a conta corrente.

Se você pedir o cancelamento na sua agência desta autorização, quando o benefício cair, ele fica na sua conta salário, onde você manualmente vai ter que ir em um terminal eletrônico e então sacar ou transferir para outra conta da mesma titularidade.

Sem esta autorização ninguém debita nada na conta salário, e nem mesmo o banco do brasil pode aprovisionar seus valores dos CDC, por isso que eles tem negado esse direito de muitos colegas, mas eu recebo desta maneira, da mais trabalho, mas recebemos de fato nossos benefícios de verdade.

Anônimo disse...

Rosalina como faço pra pedir este cancelamento e ficar só com minha conta salário.? grata.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 3:24,

Tem que ir até a agência onde esta cadastrada sua conta salário, e pedir o cancelamento da autorização para transferência da conta salário para a conta corrente.

Você tem que pedir a revogação desta autorização, a presente solicitação está amparada pelas Resoluções nº 3.402, de 06/09/2006 e 3.424, de 21/12/2006.

Se no seu atendimento,fizeram de desentendidos e não aceitar seu pedido, faça por escrito e peça a assinatura do gerente e depois abra reclamação no banco central do brasil, eles vão te atender e então você passa a receber apenas na sua conta salário.

Anônimo disse...

Quando o BB incorporou o Bco. Nossa Caixa, ficou com duas, três e até mais Agências em uma mesma praça, sem contar o aumento no quadro de funcionários. Inevitavelmente, tais Agências teriam que competir até mesmo com as coirmãs, tipo efeito colateral. As Agências que serão desativadas são basicamente do interior e justamente aquelas em que funcionavam as Agências da Nossa Caixa(http://anoticia.clicrbs.com.br/sc/noticia/2016/11/veja-a-lista-de-agencias-do-banco-do-brasil-que-serao-transformadas-em-postos-de-atendimento-em-sc-8421791.html). Conclui-se que a política de expansão do BB foi uma grande furada e agravada pelo grande índice de inadimplência oriundo de empréstimos forçados para alavancar a economia (lembram-se do Sr. Lima Neto e porque da sua saída do BB, sendo substituído pelo Sr. Bendine). E quanto as pedaladas? Assim como os outros empreendimentos foram estartados na época das vacas gordas, digo, da economia aquecida, iludidos com a imagem de Cristo Redentor decolando como um foguete, pré sal, etc. Vejam os Estados e Municípios falidos, todos vieram na mesma bitola, eis que com a receita de tributos em alta e com perspectiva de incremento, elevaram antecipadamente os gastos públicos. Agora, afora os desvios de recursos públicos, os gastos continuam "ad aeternum" e a receita caiu. Para a sociedade equacionar a conta terá que arcar com demissões, reformas na Previdência Social, aumento de tributos, etc., e, paralelamente e na contramão, as benesses dos privilegiados continuam e em plena ascensão. Ou não?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 3,24:

O nome correto é:

Termo de transferência .

REVOGAÇÃO DO TERMO DE TRANSFERÊNCIA DA CONTA SALÁRIO.

Paulo Segundo disse...

Dona Rosalina, meu pai é aposentado do BB por invalidez,e recebe em conta-corrente no mesmo.Como faço para que ele receba em conta salário para ficar livre dos descontos da coopeforte, já que a mesma se recusa a negociar e temos que esperar a ação 30%, que agora ganhamos em segunda instância, mas ainda existe chance de subir ao STJ, não sei se o BB vai recorrer pela terceira vez. Os descontos de CARIM, ES, Coopeforte e CDC BB passam de 75% do seu salário, tenho que entrar com ação para que ele possa ter direito a receber em conta salário no BB também?Como faço para migrar da conta corrente para conta salário no caso dele.

Obrigado!!!

Rosalina de Souza disse...

Prezado Paulo Segundo,

Seu pai já recebe via conta salário, mas deve ter assinado o termo de transferência, e por esse motivo esta recebendo na conta corrente.

É o mesmo procedimento, tem que cancelar a autorização, só desta forma pode se receber na conta salário.

Mas se já esta em fase tão avançada o processo, era melhor peticionar ao juiz para bloquear os pagamentos acima dos 30%, vista que já foi confirmado em 2 instância.

Mas pode ir até um terminal do banco e tire um extrato da conta salário do seu Pai, e vai verificar a transferência feita da conta salario para a conta corrente.

EXTRATO DA CONTA SALÁRIO.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Os políticos estão FURIOSOS, sobretudo os da REGIÃO NORTE, por causa da PSEUDO REFORMULAÇÃO que as MENTES PRIVILEGIADAS do BB-GULOSO estão TRAMANDO. Alegam que os CEO vão fechar agências sem um estudo acurado, não vendo as ENORMES DISTÂNCIAS da AMAZÔNIA, fazendo que os clientes passem a ter a agência MAIS PRÓXIMA a 424 QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA, deixando, entretanto, para os BACANAS do RIO DE JANEIRO e SÃO PAULO, uma agência em CADA ESQUINA. O POBRE e o TRABALHADOR NÃO TÊM SALVAÇÃO.

Anônimo disse...

Rosalina,
A conta salário pode ser movimentada para saque e transferência com cartão de débito?

Anônimo disse...

Boa noite Paulo Segundo, poderia me informar o grupo da ação do seu pai? eu faço parte do grupo n° 30, tenho a conta salário no BB que transfere todo dia 20 para uma conta corrente no Bradesco, só assim deixei de ter os débitos na conta que já não comportava mais, a cooperforte foi excluída da minha folha pela PREVI quando do corte do BET, porisso aconselho-o a não ter conta corrente no BB.Só que porisso estou impedida do ES 13°.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:32,

Com o mesmo cartão que usa hoje, ativo, normal, apenas vai entrar e tirar extrato de conta salario, normal e o saque a mesma coisa, vai por a opção de saque da conta salário.

É A MESMA CONTA, O QUE MUDA É A OPÇÃO POR CONTA SALÁRIO.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:09,

Como no poema de Fernando Pessoa, “não fizeram nada e são ricos…” porque quem construiu o patrimônio, seja a geração dos pais ou dos avós, normalmente terá um sentimento mais próximo do primeiro tipo de orgulho, por terem saído do nada e se admirarem de terem chegado tão longe.

É o caso dito acima, o povo brasileiro esquecido, e as feras da cidade grande, e tudo milimetricamente feito sobre o manto dos aloprados, eu sinto vergonha nos dias de hoje de ir numa agência do Banco do Brasil, somos cercados logo na entrada, os mais pobres são enxotados das agências, porque hoje eles prefere os clientes que lhes dão bilhões em rombo, os corporativos, aquele que quebra e pede RECUPERAÇÃO JUDICIAL, quem esmaga seu próprio corpo funcional, não poderia receber castigo maior, ainda mais agora que a MADRASTA PREVI NÃO OS PODE SOCORRER.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Será que essa INQUALIFICÁVEL PREVI, que só se move na BASE DA PANCADA, não vai ADERIR ao BLACKFRIDAY (no Brasil, Black FRAUDE). e nos AVISAR AMANHÃ que ESTARÃO PRORROGADAS as prestações de DEZ/16, JAN/FEV/16, do ES?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:45,

Tem grande chance de ter essa boa notícia estampada no site da Previ,

Vamos aguardar, a ESPERANÇA,É A ÚLTIMA QUE MORRE.

Ainda alimento essa ESPERANÇA, como eles da Previ gosta de ser dramático, alimento a Esperança até Quarta-Feira dia 30, se não vier o anuncio aí podemos esquecer essa SUSPENSÃO.

Anônimo disse...

Dona Rosalina,
O décimo terceiro da Cooperforte que seria debitado agora em 20/11/16, juntamente com a prestação do mês deve ter ido para a conta corrente, só que não há saldo lá uma vez que recebo na conta salário.
Precisava fazer o décimo terceiro da PREVI, mas como o valor caí somente na conta corrente bem abaixo do valor da Cooperforte, não seria perigoso ser debitado na minha conta o valor do adiantamento do 13 salário da PREVI?
Carlos

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Carlos,

Não a Cooperforte, tenta por duas vezes fazer o recebimento, se não houver o valor disponível a prestação é devolvida para a Cooperforte.

De modo que você pode solicitar com tranquilidade o valor do seu 13 salario da Previ que não vão arrestar o seu recebimento, mesmo tendo sido depositado na conta corrente.

Todo empréstimo só é feito pela conta corrente, ele não tem transito pela conta salário.

Goulart disse...

Cara colega Rosalina, como tenho a ação de consignado 30% pela Anaplab, já está no andamento processual CONCLUSO PARA DESPACHO, desde 31/10/2016, não consegui fazer o empréstimo do 13.SAL, para ser resgatado/pago em 20/04/2016. O motivo que a Previ alegou, em não emprestar o referido adiantamento de 45% do 13 Sal, é que tenho ação da Anaplab (30%), a Previ me prejudicou, pois estamos com o salário defasado, e muitos outros colegas aposentados estão neste mesma situação. É uma Lastima, muito lamentável, pois estamos emprestando, vamos pagar os juros, ou a Previ esta rasgando nota de 50,00 ou 100,00 reais??? E na próxima gestão da Anaplab, como a colega disse, não pretende fazer parte da Anaplab, mas, por favor colega Rosalina, não abandone o seu Blog, continue como sempre a trocar idéias, que voce é muito importante em nossas vidas, fique com Deus/Jesus, tenha muita saúde e felicidade em sua vida, e obrigado por tudo que voce tem feito por todos nós, e tudo de bom.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Goulart,

Não o blog vai sim continuar ativo, prestando informação, cobrando, enfim buscando fazer o que for possível para ajudar nossos colegas, principalmente os que estão sobre-endividados.

Temos que continuar nossa luta, sempre de forma a encontrar meios para sobreviver a tantos problemas que a PREVI/CASSI/BB tem nos imposto nestes últimos tempos.

Já sabemos que não podemos contar com nossos ELEITOS que agora só desfrutam dos seus ótimos ganhos que o cargo lhes proporcionou as custas das montanhas de MENTIRAS QUE PREGARAM NA ELEIÇÃO.

Anônimo disse...

Ato contra colapso do Judiciário reúne aproximadamente mil advogados

Fonte: redação Tribuna do Advogado
Convocado pela OAB/RJ como protesto contra a situação caótica do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o ato reuniu aproximadamente mil colegas na porta do Fórum Central na manhã desta segunda-feira, dia 21.

A OAB/RJ relacionou vários problemas do TJRJ entre eles a morosidade dos processos sendo que esse TJ ocupa o 5º lugar em morosidade. E as ações 30% estão naquele inferno.

Anônimo disse...

Que vergonha mentir para Mirian Leitao dizendo que Menor Aprendiz contribui para a Previ.

Deplorável aa justificativa para ter aposentado novo e sem teto

Anônimo disse...

O que tem em comum os últimos presidentes da Previ e os do Banco do Brasil ?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 3:50,

Tem os rendimentos, os financiamentos realizados pela Carim, quase 1 milhão por cabeça, muitos sai da Previ aposentados como MARAJÁS, e tantos outros benefícios, afora a quantidade de maldades praticadas contra os seus colegas de bancos e seus pensionistas.

Anônimo disse...

A Cooperforte não toma nenhuma atitude para resolver a questão dos 30% e ainda nos corta tudo sem satisfação. Hoje recebi email de ofertas Black Friday. Descadastrei a Cooperforte.

Anônimo disse...

Bom dia Rosalina e colega Goulart, entendi que a conta salário não pode receber empréstimo, o que preciso saber é se só vale conta corrente do BB?, tenho conta corrente na CEF e preciso do ES 13° tem alguma saída? tenho ação 30% assim como o colega Goulart, mas a PREVI só me negou o empréstimo pelo motivo da cta. salário e não pela ação.Obgda

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:46,

A previ só deposita o empréstimo em conta corrente no banco do brasil.

A conta salário, essa pode receber a portabilidade para qualquer instituição, mas caso você faça o empréstimo, teria que ter uma conta corrente ativa no banco do brasil, porque só desta forma a Previ teria como te enviar o valor do empréstimo.

Antes ainda tínhamos a opção de receber por ORPAG/SCR, mas depois eles acabaram com essa modalidade, ficamos refém da conta corrente no banco do brasil para essas operações com participantes.

A sua conta da Caixa serve, apenas para o caso da Portabilidade, que imagino você já fez, mas para receber o empréstimo não tem como.

Anônimo disse...

Dona Rosalina, comentário das 4.21 do dia 24.11.
Não só isso. Tem mais uma particularidade.