03 novembro 2016

PERDOAR SEMPRE.

O Ano Santo da Misericórdia é uma feliz oportunidade para cada um de nós fazer a experiência de pedir e dar o perdão.
O perdão é necessário porque todos pecamos e sofremos as consequências dos nossos pecados: afastamento de Deus,desarmonia interior e separação dos irmãos e irmãs.
O pecado é a negação do amor, deixar de fazer o bem quando, no exercício da liberdade, escolhemos o mal.
 A experiência do pecado causa tristeza e dor na alma,prejudica os outros e o seu preço é a morte.
O remédio para curar a ferida que o pecado deixa em nós é o perdão. 
Cada um de nós precisa ser humilde para reconhecer que errou, que pecou, e manifestar arrependimento pedindo perdão a Deus e às pessoas que prejudicamos com o nosso pecado.
É preciso, também, ser generoso para dar o perdão.
Aceitar generosamente e com abertura de coração o pedido de perdão que os outros nos faz.
Perdoar é divino e é humano porque é um gesto, uma atitude de amor. 
Quem ama perdoa sempre.
O Pai Eterno sempre perdoa porque Ele é amor e Seu amor é eterno.
É comum encontrar pessoas que têm grande dificuldade para perdoar, dizerem que só Deus é que perdoa.
Enganam-se!
O perdão é também humano porque cada um de nós foi criado à imagem e semelhança de Deus no amor.
O amor que tudo desculpa e que perdoa sempre, é que nos humaniza e revela que somos de Deus.
Portanto, para um filho ou uma filha do Pai Eterno não há a possibilidade de não amar e de não perdoar quem quer que seja.
Jesus ensinou a rezar para pedir e dar o perdão: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos aos nossos irmãos” (Lc 11,4; Mt 6,12). Na cruz, mesmo sofrendo as consequências do pecado de todos nós, Jesus pediu perdão por nós: “Pai, perdoa-lhes, não sabem o que fazem” (Lc 23,34).
Vamos olhar para a Cruz e contemplar o tanto que o Pai Eterno nos ama. 
Jesus crucificado é a prova máxima do amor que perdoa e que salva.
Quem experimenta o amor de Deus e recebe a graça de ser perdoado, torna-se uma pessoa capaz de amar e de perdoar aos seus irmãos e irmãs: Deus é bom pra mim! Eu serei bom para os outros! (cf Mt 18,23-35). Jesus nos exorta: “Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso; perdoai, e vos será perdoado” (Lc 6,36-37).
É urgente e necessário exercitar o coração e a mente para o amor e o bem.
Cultivar a bondade, a generosidade e a humildade para vencer o orgulho, a vaidade e o desejo de ser grande. 
Dominar a vontade de possuir e de controlar tudo e todos. Assim é que podemos, vigilantes, evitar curtir os ressentimentos e as mágoas que ficam remoendo dentro de nós (cf. Tg 4,1-3.6-9; Rm 12,9-21).
O Papa Francisco ensina que “a credibilidade da Igreja – do cristão – passa pela estrada do amor misericordioso e compassivo. 
Sem o testemunho do perdão, resta apenas uma vida infecunda e estéril, como se vivesse num deserto desolador. 
O perdão é uma força que ressuscita para a nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança” (Misericordiae Vultus, 10).
Vamos celebrar a misericórdia do Pai Eterno! Voltemos para Ele de todo o nosso coração e deixemos que Ele nos abrace com a graça do perdão. 
Recebamos do Pai misericordioso o beijo da paz e a veste da dignidade de filhos e filhas de Deus.
Alegres e agradecidos celebremos a festa da comunhão no amor que nos une a todos.
Enquanto temos tempo vamos pedir e dar o perdão. 
Reconciliar para viver e morrer em paz como quem não deve nada à bondade da vida, a não ser o amor aos irmãos e irmãs.
Pe. Fábio Bento da Costa, C.Ss.R.
Missionário Redentorista


6 comentários:

Anônimo disse...

Que mensagem bonita, perdoar faz sempre muito bem.

Anônimo disse...

Rosalina,
Eu também questionei a Previ sobre o enquadramento da lei dos 30% e a tal regra de transição. Responderam o mesmo que já disseram: que vão cumprir a lei e que em janeiro os débitos de terceiros terão uma regra de transição mas não esclarecem como será. Acho boa sua idéia de informar o MPF sobre a tal regra de transição porque parece que não pretendem cumprir a lei integralmente.

Anônimo disse...

Apesar da mensagem balsâmica sobre perdão, gostaria de pontuar que perdão não é endossar atitudes contrárias ao amor. Não é compactuar com medidas que põem nossas famílias e de nossos irmãos viverem sem tranquilidade. E, quando falo de combater o inimigo não são pessoas, mas as intenções que elas representam. Por isso vai a minha reflexão:

Vamos atirar no inimigo que está disfarçado de amigo e que constitucionalmente é obrigado a ser.
Apesar de não enxergar bondade em ninguém que empresta dinheiro a juros estupradores (com autorização do governo ou não), que noutros países seriam agiotas da pior espécie, não são eles os responsáveis pela nossa situação calamitosa.
Penso eu, que nossa solução está na PRIMEIRA INSTANCIA do Poder Judiciário e no Ministério Público. Há que se ter nessa nossa Pátria Amada, solapada, saqueada, defenestrada; aqui, ali ou alhures; mais MOROS E VALLISNEYS.

NESSAS DÉCADAS DE APOSENTADO - CERTAMENTE NÃO AGRADANDO A TODOS - NÃO ME RECORDO DO GIGANTE TER SE AJOELHADO A FORÇA, DA MANEIRA QUE O FEZ A PEQUENA ANAPLAB E A PENSIONISTA ROSALINA.

Tenho convicção que uma Segunda Novembrada, onde se produza um manifesto a nação brasileira (aproveitando a Greenfield), novamente as entranhas do monstro acusarão o golpe. Com imprensa, MP, Direitos Humanos, OAB, ABI, Igreja, Anaplab (só) assinando juntos e dando entrada no MPF algo acontecerá. Os bandidos que sempre nos roubaram estão todos com o c.. na mão

Anônimo disse...

Como fazer negociação com bancorbras?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 2:51,

Não sei como fazer, pensava que a Bancorbras era uma empresa de consorcio e de pacote de viagens.

Não sabia que eles operava empréstimos.

Mas é o mesmo caminho dos demais, caso tenha impacto direto na sua renda, entrar com ação para fazer a lei ser cumprida.

Ou procure logo um advogado da sua confiança.

Padilha disse...


Cara colega Rosalina, não existe atitude mais nobre para Deus/Jesus, que o PERDÃO, SEJA PRA QUEM FOR E PRINCIPALMENTE receber este perdão de outros, Comentário muito tocante, se conseguirmos perdoar, o que não é fácil, seremos mais felizes. Vamos aguardar que o Banco/Previ cumpram a ação dos 30%, que se estamos nessa ação é porque não mais temos com que ou quem apelar, e que se cumpram as negociações. Obrigado pela sua atuante e maneira e também pelo colega Ari Zanella e Gilvan, tudo de bom para voces todos do colega sócio da Anaplab e do Paraná.