27 novembro 2016

Aprenda a Perdoar Porque Você Também Erra.

Silêncios E Palavras



Na palavra, a comunicação se realiza. No silêncio, ela se completa. Pois a compreensão se concretiza a partir do silêncio. Há poder em ambos e a sabedoria é usar bem esses dois tempos da comunicação.
Dentro de uma composição as pausas são tão importantes quanto os sons. Uma boa orquestra é aquela que executa bem as dinâmicas das pausas e das continuidades. Mesmo no silêncio da pausa a canção continua.

Não diga as coisas com pressa. Mais vale um silêncio certo, que uma palavra errada. O poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade recomendava aos poetas:

"Convive com os teus poemas antes de escrevê-los.
Tem paciência, se obscuros. Calma, se te provocam.
Espera que cada um se realize e consuma
com seu poder de palavra e seu poder de silêncio."


A recomendação do poeta é sábia e pertinente. Um poema só é bem, só é bom, se maturado na sementeira do silêncio. Antes de se tornar palavra, a poesia é experiência de vida silenciosa. Os artistas sabem disso, e nós precisamos aprender.

Demora naquilo que você precisa dizer. Livre-se da pressa de querer dar ordens ao mundo. É mais fácil a gente se arrepender de uma palavra dita, do que de um silêncio. Palavra errada na hora errada pode se transformar em ferida naquele que ouviu, também naquele que disse.

Há muitos momentos da vida em que o silêncio é a resposta mais sábia que nós podemos dar a alguém. Na pressa de falar, corremos o risco de dizer o que não queremos, e diante de tudo que foi dito, nem sempre temos a possibilidade de consertar o erro.


Palavras erradas costumam machucar para resto da vida, já o silêncio certo, esses possuem o dom de consertar. Por isso, prepara bem a palavra que será dita. Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios sempre preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria.


Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória. Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer. Calma para ouvir.


Uma regra interessante para que tenhamos uma boa compreensão de um texto, é justamente a calma. Só assim podemos adentrar nos significados que o autor quis sugerir e conseqüentemente mergulhar no mistério do seu texto. Leituras apressadas podem fomentar equívocos, e equívoco é uma espécie de desentendimento entre o que escreve e aquele que lê. É uma forma de obstáculo para a compreensão da linguagem.


Na comunicação verbal cotidiana, isso sempre acontece. Dizemos, e não somos compreendidos. Diante do impasse duas realidades são possíveis: ou alguém disse com pressa, ou alguém escutou sem atenção. Dizer e ouvir requerem silêncio.
Só diz bem, aquele que pensou antes no que iria dizer, e ouve melhor aquele que se calou para escutar. A regra é simples, mas exigente.

Por isso hoje, nesse tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos.

AUTOR: PADRE FÁBIO DE MELO.


33 comentários:

Rosalina de Souza disse...

Meus Queridos Amigos e Amigas do Blog,

Estamos todos muito abalados, com o pisotear dos nossos Dirigentes da Previ, que negaram a suspensão de meses de prestações do ES, para sermos gente temos que fazer muito esforço, Deus vai agir na nossa vida, estamos sendo dizimados por nossos representantes, acharam a pior das respostas, para justificar o justificável, isso nos entristece.

O infeliz, os infelizes, 6 cabeças que acham que pode se valer do seu poder, 3 deles dados por nós, a desrespeitar pais e mães de família que pediram tão pouco, não pedimos mágica, não somos farsa, somos reais, e não ganhamos 50 mil por mês, e muitos estão vivendo verdadeiramente um sofrimento.

Aprenda a Perdoar porque você também erra! erramos na vida financeira, e estamos lutando para consertar esse estrago, tão presente na vida de 12 mil colegas nossos.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

CELEBRAR A FELICIDADE SEM FIM
Caríssima colega pensionista, Rosalina, sem qualquer adulação, mas não posso deixar de me manifestar: as suas palavras estão, novamente, inspiradíssimas, na simplicidade e clareza e serenidade. Sinceramente, não creio em reversão da decisão. Pequena esperança, talvez, se uma comissão de notáveis(Isa, Doutor Medeiros, Anabb, entre outros), disposta, tentar algo novo.
Vejo alguns preocupados com a materialidade do Natal do Senhor. Sem dúvida, é compreensível e respeito, claro, mas considero errado, porque o Natal do Senhor, vivido na sua raiz(A Encarnação do Verbo-João,1), é, sempre, farto, iluminado e feliz, porque, justamente, significa conhecer a felicidade sem fim, Jesus Cristo.
Caros colegas, lembremos dos milhões e milhões de desempregados, esses, sim, num dos piores sofrimentos que pode atingir uma família.
Sempre, disse que a Previ tem excelentes técnicos que podem oferecer, aos decisores, saídas equilibradas, prudentes que PACIFICARIAM essa longa e cansativa causa do ES. Parece-me, porém que a Previ, talvez, pressionada, optou pela severidade, pela rigorosidade, até que ressurja uma mentalidade que dialogue mais.
Coragem, coragem, coragem a todos, colegas!!
Muito, muito obrigado, Rosalina, por este seu serviço ao bem e tenha uma boa e corajosa e abençoada semana, extensiva aos seus e aos seguidores.
PAZ E BEM!

"O Onipotente te libertará de seis ruínas e, na sétima, não te tocará o mal; na fome, te livrará da morte. Jó 5,17-27




joao trindade disse...

Bom dia, senhora Rosalina

Nos tempos modernos em que a comunicação deveria ser feita de forma coerente e honesta, até porque os meios eletrônicos assim o possibilita, muita dissimulação e mentira nos é passada como verdades irrefutáveis. Tudo isso nos arrastando para baixo e para o fim, tal qual o gado que é levado ao matadouro. Para se conhecer alguém, dê-lhe poder e dinheiro. Tivemos prova disso nas eleições da Previ, onde colocamos gente que simplesmente desapareceu. Deus é conosco e terá um desígnio para cada um de nós. Tudo isso é retrato de um país dirigido por gente sem compromisso com o povo. Só lembram de nós em tempo de eleição.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. Todos erram. O que mais me dói na vida é ter feito coisas que não gostaria de ter feito. Mas acho que todos que erram merecem perdão se tiverem arrependimento. Não podemos perdoar aqueles que erram de forma consciente, não se arrependem e ainda voltam a fazer o mesmo.

Anônimo disse...

É para rir ou para chorar? A Cooperforte não fez a suspensão do débito da parcela no mês do meu aniversário e mandou mensagem "que esta data inspire todos os dias do seu ano com a certeza de estarmos sempre com você". Eles precisam controlar essas situações para não cair no ridículo.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Desculpe BAIXAR O NÍVEL, mas meu MAIOR DESEJO é que os PRIVILEGIADOS da PREVI fiquem EMPANTURRADOS de tanto comerem LAGOSTA. CAMARÃO, PERU, PERNIL e outros ACEPIPES, que depois lhes dê um DESARRANJO INTESTINAL TÃO AGUDO, que tenham de passar uns 15 DIAS usando FRALDÃO.

Anônimo disse...

Parece que o teto dos sem teto é 60 mil reais por mês. Coitados! Perderam muito! Como enfrentarão a crise?

Anônimo disse...

DONA ROSALINA,

MAIS UMA ALMA SEBOSA FOI ENCAMINHADA PARA AS REGIÕES
UMBRALINAS, DO DITADOR FIDEL CASTRO, E MUITAS OUTRAS LOGO, LOGO SERÃO
ENCAMINHADAS PARA O MESMO LUGAR, PRINCIPALMENTE ESSSAS ALMAS SEBOSAS QUE
NOS TEM FEITO TANTO MAL.
EMBORA MINHA FILOSOFIA ESPIRITUALISTA DIZ, QUE O MAL QUE
ME FAZEM, NÃO ME FAZ MAL, O MAL QUE ME FAZ MAL É O MAL QUE EU FAÇO, POR
ME TORNAR UM SER MAU, MUITAS VEZES A PERVERSIDADE É TÃO GRANDE, QUE NOS
FAZ AFASTAR DOS PRINCÍPIOS DE DEUS.
ROGO AO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO QUE ME MANTENHA SEMPRE
NO CAMINHO RETO,APESAR DAS ADVERSIDADES EU VOU CONSEGUIR.
UM FORTE ABRAÇO PARA A SENHOR, QUE EU TANTO ADMIRO.

Anônimo disse...

Rosalina, os dirigentes da Previ ganhando 60 mil e com bônus de 500 mil nos negam as migalhas de uma suspensão do ES, não podemos deixar passar em branco, isso abre espaço para eles continuarem a fazer meleca nas nossas cabeças e darem risadas do poder deles nos massacrarem, temos que acionar o MP para verificação dessa farra que é o teto de benefícios da diretoria e esse imoral abono, se estamos em crise o arrocho é só para nós, não justifica os indefesos aposentados e pensionistas pagarem a conta e a diretoria arrogante, debochada e indiferente às nossas necessidades continuarem a se esbaldar e nos passando fome.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


A NÃO-SUSPENSAO das parcelas do ES, foi para mim, A MAIOR DESFEITA que a PREVI podia fazer. Meu ESPÍRITO NATALINO EVAPOROU-SE e EU QUERO MAIS É SANGUE.
Não me importa se o POLÍTICO é de ESQUERDA ou de DIREITA, o importante é que faça MUITO BARULHO e nessas condições só vejo JAIR BOLSONARO. O meu problema maior é como PROVAR que esses ARTRÓPODES ganham 60 MIL REAIS POR MÊS. Vou atrás. Vou mostrar que NÃO PRECISA MUITAS ANDORINHAS PRÁ FAZER VERÃO (é claro que quanto mais melhor).

Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina,

Maravilhoso, enriquecedor e profundo o texto que você colocou.
Sempre nos presentei com palavras de sabedoria.
Muitos de nós temos dificuldade em sermos comedidos com as palavras.
E depois nos arrependemos.
Valeu em muito a mensagem.

Abração

Adaí Rosembak

EH HORA DE REAGIR.... disse...

Cara Rosalina,

Conforme comentários divulgados nos blogs EH HORA DE REAGIR.
Alías, já passou da hora. Nao podemos ficar sendo manipulados por uma meia dúzia de apadrinhados do poder. Vamos tirá-los antes que a situação para os velhinhos trambiqueiros fique pior do que está. Aí, pode ser tarde.
Na minha opinião, o melhor seria a INVASÃO DO MOURISCO, E FICAR ACAMPADO ATÉ QUE MEDIDAS SANEADORAS E DE NOSSO INTERESSE SEJAM TOMADAS.
E outra medida, ao alcance de todos, é peitarmos as medidas combinadas entre a previ e cooperforte e outras acerca das consignações em nossa folha.
Entre eles, assunto já foi definido e que não temos conhecimento por falta de transparencia, e que já estão tramando ao interesse deles. Vide medidas já tomadas pela cooperforte e alfa cash.
E nós, os inocentes velhinhos continuamos a merce deles.
O que pretendo fazer: caso em janeiro de 2017, a previ exclua as consignações de terceiros para preservar os seus, pretendo somente negociar com a cooperforte, alfa cash e outras, com extensão de prazo que permita o alívio dos valores mensais. Caso nao aceitem, vou procurar o judiciário com a ação dos 30 por cento (deveria ter entrado antes).
Em contato inicial, a cooperforte quer embutir o débito nao realizado em novembro, em razão da não permissão de renovação do empréstimo do 13 salário, uma das medidas já antecipadas pela cooperativa, mesmo sem a ação dos 30 por cento, e na negociação exigir um aporte mensal a mais de capital em razão do valor renegociado.Só vou aceitar renegociar utilizando o saldo do capital e extensão do prazo uma vez que não mais conseguiremos empréstimo algum com eles.
Da mesma forma, o alfa cash, conforme comentários já zerou todos os limites de empréstimo. Então, negociação também somente em condições mais favoráveis.
Se, tivermos um contingente considerável EXIGINDO UM PRAZO MAIOR, juros razoáveis E exigindo o abatimento do saldo devedor com o capital acumulado, teremos condições reais de sucesso.
É ISSO. VAMOS REAGIR.... ANTES TARDE DO QUE NUNCA.

Anônimo disse...


Referência: ES

ROSALINA,

Cuide de sua vida. Deixe que cada um e nós cuidemos da nossa junto à PREVI. Entendeu? Pois é! Se você acha que eu estou equivocado, envie-me, por obséquio, uma mensagem orientadora>

Anônimo disse...

Teremos suspensão das parcelas de dezembro/2016 e janeiro e fevereiro/2017? Abrs.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 12:01,

Eu apenas fiz uma denuncia ao MPF, porque a Previ nunca meu ouviu como associada, e você continua batendo na pessoa errada, você deve cobrar melhorias dos seus representantes dentro da Previ, das associações de aposentados e pensionistas, da direção do banco do brasil s/a dentro outros.

A lei 13.183/2015 enquadrou os fundos de pensão na chamada lei do consignado e a Previ já devia estar cumprindo a muito tempo.

De modo que você sempre me ataca, dizendo que sou culpada pelo FIM DA FARRA NO NOSSO CONTRA CHEQUE, você nem sabe se a Previ vai mesmo cumprir o que esta dizendo, temos que esperar Janeiro de 2017 chegar, rodar a folha para então tomar outras providências, e vou tomar como participante de um fundo de pensão que não me respeita e muito menos a você.

Então pare de me atacar, e já que acha que devo cuidar da minha vida e largar que cada um cuide da sua junto a Previ, nada do que eu falar vai lhe servir de base para a construção de uma saída para o seu problema e de muitos colegas, inclusive a mim mesma.

Mas repito você tem que cobrar dos nossos DIRETORES ELEITOS, eles são nossos representantes, e as decisões são eles quem as toma.

Não vou mais bater boca com voce no blog, se quiser me esculachar, faça pelo canal apropriado:

E-MAIL: rosalinapensionista@gmail.com ou vhspassini@uol.com.br

Rosalina de Souza disse...

Segundo informação de um anônimo do BEM, teremos a suspensão das prestações do ES - DEZEMBRO/16 JANEIRO E FEVEREIRO DE 2017.

Comentário das 2:54, já tivemos outras informações que se confirmaram, como a da reunião na previ com as consignatárias.

Ainda alimento esta ESPERANÇA de que a Previ possa rever essa crueldade sem fim.

Anônimo disse...

Amanhã estará sendo votado o PLP 268.
Deram uma descaracterizada no original, por pressão dos interessados em que fique tudo como está, isto é, administração e conselhos na mão dos mesmos de sempre.
Precisamos de administração por quem entende, não cabendo administração tipo aprendiz.
Para não ter que ficar contratando ADVISOR esporadicamente, já efetiva os especialistas.
Não vale o argumento de que vamos perder representatividade. Acaso a temos ?
Chega de pose e arrogância. Vamos ter diretoria contratada e que possa ser cobrada e DEMITIDA, sem o BONUS, caso o resultado não seja satisfatório.
A PREVI ( e os outros fundos de pensão) pertence aos associados, não somente a indicados e eleitos.

Carlos - Rio Pardo(RS) disse...

ES - Muito interessante a notícia de que talvez ainda venha a tão esperada suspensão do ES.
Mas muito triste a notícia de hoje do avião que caiu na Colômbia.
Abr

Rosalina de Souza disse...

PREZADO COLEGA CARLOS,

hoje com certeza o Brasil sofre com esse acidente, um time inteiro, parece que ainda temos esperança de sobreviventes, mas fica o registo de que todos nós estamos de luto neste dia de hoje

Anônimo disse...

Observem:
O anônimo do BEM das 2,54 não está afirmando, está indagando:
"Teremos a suspensão das parcelas de dezembro/janeiro/fevereiro ???????"
veja a interrogação no final.

Rosalina de Souza disse...

CARO COLEGA DAS 11:39,

Tem razão, você observou muito bem, não tinha me atentado à essa sua observação.

Anônimo disse...

Boa tarde, desculpe minha invasao mas e a segunda vez q vejo alguem irado no seu blog te desrespeitando. Esse tao corajoso deveria ja ter ido na porta da previ reevindicar nossos direitos. Fofo, cade voce?

Anônimo disse...

Bom dia Rosalina, vc tem toda razão, nem sabemos o que a PREVI nos reserva para janeiro/17, tenho a ação 30% e não desisto dela, se ainda existe alguma forma de se cumprir a lei neste pais, isto só será possível se dermos o primeiro passo, e dar o primeiro passo não é fácil devo muito a voce ao Ari e Gilvan, que Deus abencoe a todos.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Esse anônimo que está lhe atacando deve ser um pau mandado da PREVI.Peça a ele se identificar ao invés de ficar anônimo.Esse sujeito deve ser um sem caráter, puxo saco do patrocinador e bem de vida que não precisa de empréstimos para sobreviver.Manda esse malandro catar coquinhos e parar de se preocupar com a lambança que a PREVI fez na vida dos participantes.Os eleitos por nós nada fazem para nos defender.Foram eleitos para nos representar. Já que são ameaçados pela PREVI,deviam imediatamente pedir demissão dos cargos que ocupam,o que seria o certo, mas não querem peder a boquinha.Se candidataram apenas para receber benefícios e não ajudar os participantes.Cambada de malandros desonestos, Marcel, Cecília e Carvalho. Nunca mais terão meu voto.
Lourival

Anônimo disse...


Texto tirado do site da CREDISCOOP: "!ATENÇÃO: ESTÃO SUSPENSOS NOVOS EMPRÉSTIMOS
– ATÉ FINALIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS DO BANCO DO BRASIL PARA IMPLANTAÇÃO DE SISTEMA ALTERNATIVO DE DÉBITO EM CONTA, FACE ÀS MUDANÇAS DESCRITAS ABAIXO.

Comunicamos que, a partir de 11/11/2016, a PREVI deixará de acolher débitos consignados em Folha de Pagamento referentes aos novos contratos de empréstimo deferidos por esta Cooperativa de Crédito.
Os débitos relativos aos contratos em vigor serão acolhidos normalmente, até sua liquidação final, observada a disponibilidade de margem consignável calculada pela PREVI. Na hipótese de falta de margem para a consumação dos débitos, os mesmos serão efetuados na conta corrente mantida pelo associado no Banco do Brasil.
Diante dessa nova determinação, os novos contratos terão suas parcelas debitadas na conta corrente de cada cooperado. Para tanto, o associado deverá autorizar sua agência de relacionamento a acolher tais débitos. Procedimento esse que poderá ser realizado por meio eletrônico ou presencial.
Para autorizar esses débitos, o cooperado deverá informar ao Banco do Brasil o número do convênio celebrado entre esta Cooperativa e o Banco.
Oportunamente, divulgaremos a todos os cooperados o número do convênio, visto que estamos aguardando os procedimentos técnicos finais por parte do Banco.
Lembramos que os novos empréstimos somente serão deferidos, após a apresentação de cópia da autorização de débito.
Esclarecemos que essa nova postura da PREVI atinge todas as entidades ligadas ao funcionalismo do Banco do Brasil.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


O Governo de MICHEL TEMER, cercado de CORRUPTOS e MARGINAIS e GENTE DA PIOR QUALIDADE, recebeu ontem o seu PRIMEIRO PANELAÇO. Outros virão, até o POVO SAIR AS RUAS e DEFENESTRÁ-LOS para sempre..

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega anônimo das 7:47,

Acreditei que o Governo do Temer ia ser bem melhor, mas agora que estamos vendo que ele sempre foi parte da quadrilha que destruiu o nosso país.

Esta a serviço dos agiotas, não resolveu nada até o presente momento, esta desmontando a PREVIDÊNCIA OFICIAL, coisa que outros governos já fizeram e esta tentando impor o teto nos gastos públicos.

A grande verdade é que o Brasil esta falido, completamente falido, temos muitas riquezas, mas ninguém quer investir, estamos no compasso de espera.

Primeiro se deixa roubar, leva o dinheiro embora e depois com a desculpa da quebra institucional, repatria o dinheiro, se é licito ou não, todos que tem dinheiro nesta situação devia ser confiscado, e revertido em Saúde, Educação e Segurança Pública.

A grande verdade é que o povo brasileiro se acostumou com os tombos, com os roubos flagrantemente imposto pelos governos, entra plano e sai plano e o Brasil continua fazendo tudo na calada da noite, enquanto o Brasil for governado com essa classe de políticos, estamos arruinados, porque transparência nunca foi o forte das instituições no Brasil, EXEMPLO PREVI, que não tem compromisso nenhum com seus associados.

Rosalina de Souza disse...

Vamos imaginar o cenário para Eleições Presidenciais em 2018.

a) PT-Volta do Lula e seus Companheiros.
b) TRUMP Bolsonaro Brasileiro.
c) REDE -Marina com suas comunicações Divinas.
d) PSDB- Aécio/Geraldo/Perillo(Sair do Espeto e Cair na Brasa).
e) PMDB/PSB- Candidato Quem não chora não MAMA.

Como diz nosso Grande Colega do Sul, Heleno Pinto Nobre - Estamos vivendo na República das "BANANAS".

A ilusão é uma casca de banana, cuidado para não escorregar nela.

joao trindade disse...

Bom dia, senhora Rosalina

A senhora, juntamente com o prof. Ari Zanela são as únicas vozes que, efetivamente, falam sobre os problemas e agruras dos ASSISTIDOS da Previ/Cassi. Para evitar desgates denecessários, sugiro não publicar e deletar comentários desastrados de críticos gratúitos sobre atititudes tomadas pela senhora. Este blog é para tentar acrescentar e não dimininuir o que já nos é tirado, inclusive direito de apontar erros e falhas de quem se faz de desentendido. Que os descontentes e/ infiltrados vão procurar o blog do Fidel Castro. Como diz um antigo provérbio árabe : ¨Os cães ladram e a caravana passa¨.

Anônimo disse...

Oi Dona Rosa,

Ele chama é de BANANÃO

joao trindade disse...

Por falar nisso, por onde anda nosso amigo Heleno Pinto Nobre?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega João Trindade, faz tempo que o nosso amigo Heleno Pinto Nobre, não tem participado dos blogs em especial do colega Ari Zanella, mas ele deve estar bem, na graça e na paz do nosso senhor.

Anônimo disse...

ACABOU A PACIÊNCIA DO PESSOAL DA PELADA DE SÁBADO

Na nossa pelada de sábado o Mixaria sempre arranja confusão. Melhor dizendo arranjava, pois foi expulso e não poderá mais fazer parte do grupo.
Ele já tinha o apelido de BEP (baxin estúpido prepotente). Foi advertido inúmeras vezes para não causar mais confusão. Entretanto, parece que o DNA dele é sinônimo de confusão.

* Não é por eu estar na minha presença, mas o pessoal diz que jogo mais que o Maradona jogou. É o pessoal que diz...