12 outubro 2016

Resolução CGPC 26 a tragédia das tragédias.

Resolução CGPC nº 26, de 29 de setembro de 2008.

Dispõe sobre as condições e os procedimentos a serem observados pelas entidades fechadas de previdência complementar na apuração do resultado, na destinação e utilização de superávit e no equacionamento de déficit dos planos de benefícios de caráter previdenciário que administram, e dá outras providências.

No momento de prosperidade, tudo é fácil, qualquer investimento vai render, talvez seja o momento de nosso fundo de pensão PREVI, rever seu corpo diretivo, para ficarem ainda mais profissionais, porque desde a doação via acordo para a distribuição do BET(Benefício Especial Temporário), utilizado para a  legalização da doação de 7.5 bilhões ao Banco do Brasil S/A.

A PREVI perdeu mais de 40 bilhões, cujo os investimentos continuam na grande concentração na bolsa de valores, bem como nos acordos de acionistas, para manutenção do desejo do Governo Federal, via Banco do Brasil S/A.

Em meio à turbulência como tem comportado esses grandes fundos de pensão, creditamos o sucesso dos negócios da Previ, apenas ao mercado de capitais, movimentos de compra e venda e nunca numa estratégia de negócios voltados a dar lucros, a própria Previ diz trabalhar com 3 cenários, mas com uma perca contábil registrada de valor tão elevado, fica a dúvida na cabeça do assistido/participante, se a gestão deve ser mais profissional e menos compartilhada como é feita nos dias de hoje, com ELEITOS e INDICADOS.

Esta provado que quem vai pagar a conta da má administração é sempre o assistido/participante, que tem negado o direito a informação, o órgão regulador Previc é omisso e negligente e mesmo assim ainda cobra para fazer a fiscalização e só age depois que a porta é arrombada, jogando a carga nas costas dos Aposentados/Pensionistas/Ativos que vão ter que contribuir ainda mais para o equacionamento do DÉFICIT.

Humilhação é aquele momento arrepiante que a gente gostaria de esquecer para sempre, mas insiste em ficar gravado em nossa memória.

A palavra humilhação vem do latim húmus com o simples significado de solo ou terra.

Hoje, usamos no sentido figurado de abusar do poder para rebaixar alguém ao nível da poeira.

Uma violência, que na PREVI ganhou DESTAQUE, pois nossos ELEITOS simplesmente nega todos os pedidos do seu corpo social, não responde aos nossos reclames, não dialoga, não cobra solução e muito menos apresenta propostas para resolver problemas internos, como na área de comunicação que é um marco na falta de objetividade quando o assunto é resolver ou dar resposta concreta aos nossos pedidos.

Da palavra húmus, também derivou humildade, onde esta a HUMILDADE desses colegas eleitos que no trato dos assuntos de destaques como o TETO DE BENEFÍCIOS, desde 2008 sem solução, como a dilatação ou suspensão do Empréstimo Simples, como o pagamento do Remuneração Variável, quando temos Déficit de mais de 40 bilhões.

As críticas ao processos administrativos da Previ, referem-se ao fato de que o Aposentado/Pensionista/Ativo,conhece apenas uma parte do processo, quando ele esta acabado e pronto para nós pagarmos a conta, estamos próximos do fechamento do ano de 2016, e até agora não se conheceu os planos para a equação do Déficit, não se sabe qual será o final do desfecho da Negociação da Cassi, cobrança de 1% a mais nos nossos achatados benefícios, e nossos eleitos simplesmente resolveram SUMIR/EVAPORAR/FECHAR SEU BLOG, é como se nós, se a gente fosse lembrado apenas em época de ELEIÇÕES.

Precisamos salvar a PREVI, precisamos nos livrar de uma classe de DIRIGENTES oportunistas que faz uso de uma vulnerabilidade dos assistidos  para implementar os seus projetos autoritários e seletivos, como esta provado que para o PLANO PREVI FUTURO, TUDO, para nós os Participantes do PB-1 nada, com retaliação explicita nos investimentos com PARTICIPANTES.

Esse é mais um caso de tragédia para nós, não temos para quem reclamar, sobra apenas os escritos e mais escritos, solenemente IGNORADOS pelos ELEITOS, de tão conveniente para certos grupos, faz brotar sorrisos escondidos sobre as lágrimas dos Aposentados/Pensionistas/Ativos, que não consegue fechar o mês, com o seu benefício Previdenciário ou o que restou dele.

O maior problema era que a situação era INSUSTENTÁVEL, só melhorou para certos Grupos, que são os mesmos que por muitos anos, estão na mesa de negociação, com a sorrateira TROCA DAS CADEIRAS e os duplos recebimentos PROVENTOS/SALARIO DE DIRIGENTES e até uma EMPRESA PARTICIPADA.

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

Avalie os serviços e o atendimento prestado pela Previ.  


Com o objetivo de oferecer mais transparência no processo de Recuperação Judicial da Sete Brasil, a empresa nomeada para ser a administradora judicial da companhia criou um site com detalhes do processo para consulta pública. Acesse: www.setebrasil.admjud.com/Home.aspx

17 comentários:

Rosalina de Souza disse...

O Tema do momento agora é o plano de Banco do Brasil É ENCOSTAR 18 mil colegas, ou seria o fechamento por completo do PB-1 da Previ.

BANCO DO BRASIL S/A Fizeram negócios maravilhosos, FANTÁSTICOS.

Como a aquisição de 50% do Banco Votorantim e super ÁGIO do Banco Postal.

Compraram bancos e abriram empresas no exterior com resultados insatisfatórios.

Privatizaram negócios importantes como os segmentos de seguros e de cartões.

Levaram canos bilionários no crédito corporativo, como o da Sete Brasil e da OI.

O Plano 1 da Previ apresentou déficit técnico de R$ 40 bilhões só nos últimos dois anos, SÃO ADMINISTRADORES DOS RECURSOS DA PREVI ATRAVÉS DA BB-DTVM.

Pagaram ágio de 373% pela concessão de 50% do Aeroporto de Guarulhos.

Não implantaram o teto de benefícios na PREVI, gerando aposentadorias escandalosas para eles mesmos, COMO ESTATUTÁRIOS, desde 2008 a farra é grande com recursos da PREVI, SEU BRAÇO FINANCEIRO QUE ARRUINOU.

O Plano de Associados da CASSI está quebrado, falido, AGORA COMO NÃO TEM ALMOÇO GRÁTIS VAMOS PAGAR A CONTA DA INGERÊNCIA E DA DESONESTIDADE COM 1% A MAIS PARA DAR SOBREVIDA A MASSA FALIDA DA CASSI.

Agora chegou a hora de pagar a conta e infelizmente a corda sempre arrebenta do lado mais fraco, esta muito claro ao adentrar em uma agência do Banco do Brasil S/A seu SUCATEAMENTO desde as máquinas de auto atendimento, até o seu atendimento presencial.

Anônimo disse...

E ainda pedem e fazem campanha para que votemos.
Votar é referendar , é consagrar um sistema falido e viciado em que os mesmos grupos se revezam no "poder".
E tomem amém. Enquanto a Bolsa rendia todos eram os bons. Quando o jogo virou, apareceu o resultado entre a expectativa e a realidade.

Anônimo disse...

Reativado o pacote de maldades dos neoliberais. Apartaram a PREVI, entre Plano 1 e Futuro, RS 26/2008 - retirada de Patrocínio/reversão de valores, mudaram a legislação para desvincular o contrato de trabalho c/o plano de previdência, PDV para o resto de pessoal do Plano 1, etc., bem como, na mesma bitola, conduzem a CASSI. Enfim, tudo prontinho para o desfecho final: a retirada do patrocinador, eis que sobraram apenas os ossos e não há mais nada a explorar.

Padilha disse...


Diante deste cenário, colega Rosalina, só nos resta orar a Deus/Jesus, pois a maioria dos aposentados e pensionistas, desculpe a sinceridade, não estão sabendo o que esta se passando, não participam de votações, a gente sabe, que o escolhido nas votações, tera que se submeter a lei da mordaça, mas pelo menos os colegas poderiam conversar mais sobre o que ocorre na Empresa (Previ e BB). No dia 12, ou seja dia anterior a hoje, dia 13, encontrei um colega aposentado que pretendia fazer um grupo de colegas aposentados e pensionistas, para tratarmos de diversos assuntos, pois muitos dos colegas não acessam a Internet e não se preocupam em saber o que ocorre. Pois bem, ele me perguntou como andam as coisas, ai respondi mais ou menos, vou falar o que???Tudo de bom, colega Rosalina e obrigado pelos seus comentarios objetivos e esclarecedores, colega do Paraná.

Anônimo disse...

Tudo leva a crer que está sendo costurada a venda do BB para algum consórcio multi-nacional. Como somos os últimos a ficar sabendo, é o que vai acontecer. É esperar para ver (não há outra alternativa).

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Desculpe-me, mas ESTOU ME LIXANDO se o BB-GULOSO vai set QUEBRADO, SUCATEADO ou VENDIDO, pois AINDA NÃO ESQUECI o PÃO-QUE-O-DIABO-AMASSOU, no PDV de JULHO/1995, que o DITO CUJO me proporcionou. Ao aposentar-me fui recebido com GROSSERIA e ARROGÂNCIA, mesmo estando disposto a PASSAR UMA BORRACHA NO PASSADO. Resolvo tudo pela INTERNET e CASAS LOTÉRICAS e a GERAÇÃO atual de funcionários NÃO TEM NADA NEM NENHUMA AFINIDADE COMIGO (aposentadoria em ABRIL/1996); que SE VIREM COM SEUS IGUAIS e SEUS ELEITOS, tipo MARCEL J. BARROS.

Anônimo disse...

Cara Dona Rosalina,

O BB após 1967 só teve olhos para ferrar os funcionários.
O gigante construído pelos dedicados funcionários, hoje mete sua pata gigantesca nas costas daqueles heróis.
Só que a vantagem está com os estatutários, que manipularam a RS. 26 para receberem sem teto.
Políticos, sindicalistas, petistas, também tem enorme culpa nisso tudo.
Ainda teremos uma revolução armada neste "bananão". Isto sim é certo, pois a história do mundo registra que quando se aperta demais a corda rebenta.
Até

Rosalina de Souza disse...

13/10/2016
PREVI promove encontro com Entidades
Representantes das associações conveniadas discutiram sobre a revisão dos parâmetros de consignação de débitos na folha de pagamentos.

A PREVI, representada pelo Diretor de Seguridade, Marcel Barros, e pelo Chefe de Gabinete, Marcelo Coelho, se reuniu no dia 30/9 com membros das entidades conveniadas para tratar da revisão dos parâmetros de consignação de débitos na folha de pagamentos de aposentados e pensionistas.

Desde 1999, a PREVI possui convênio com entidades para realizar o débito de mensalidades/ contribuições, seguros e empréstimos, entre outros, na folha de pagamento. É o caso da Cooperforte, Satélite, AAFBB, ANABB, APABB, AABBs, AFABBs, Cooperativas, Sindicatos e AAPBB.

Com a alteração da Lei 10.820 em novembro/15 pela Lei 13.183, que trata do limite dos descontos em folha de pagamento também para as operações realizadas pelas Entidades Fechadas de Previdência Complementar, a PREVI vai realizar a revisão dos convênios a fim de atender a mudança na legislação.

Os novos convênios manterão a consignação de mensalidades associativas e estabelecerão uma regra de transição para o processamento das atuais consignações relativas a empréstimos e seguros dos associados. Dessa forma, não serão objeto dos convênios novas contratações de referidos produtos.

Para que as consignações sejam processadas é necessário que o associado disponha de margem suficiente conforme o estabelecido nos mencionados dispositivos legais.

A PREVI sabe da importância das associações para os participantes e acredita que, dentro das limitações legais, estabeleceu uma solução adequada para as partes envolvidas. A Entidade reforça seu compromisso com a gestão idônea, capacitada, transparente e comprometida, de forma a continuar honrando com os pagamentos dos benefícios atuais e futuros aos quase 200 mil associados.

A implementação das mudanças vai acontecer no mês de janeiro de 2017 . Em breve, divulgaremos novas informações para melhor acompanhamento dos associados.

Fernando Lamas disse...

TRANSIÇÃO
Estimada colega Rosalina e demais colegas, entendo que a Previ manterá as atuais consignações, ATÉ A ÚLTIMA PRESTAÇÃO e que, novas, porém, não serão admitidas: "Os novos convênios manterão a consignação de mensalidades associativas...não serão objeto dos convênios novas contratações de referidos produtos."

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Alegrai-vos, sempre, no Senhor! Repito: alegrai-vos."
Fl 4,4

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Fernando Lamas,

Entendi que vem mudanças sim a partir de Janeiro/2017.

Para que as consignações sejam processadas é necessário que o associado disponha de margem suficiente conforme o estabelecido nos mencionados dispositivos legais.

Acredito que a Previ não pode passar por cima da Lei 13.183, apenas para beneficiar os contratos de terceiros.

Até porque os contratos são renováveis de tempos em tempos, contratos de empréstimos feitos pelos mutuários.

De modo que a NOTA DA PREVI como sempre é CHEIA DE FALHAS NO QUE DIZ RESPEITO A SER CLARA E TRANSPARENTE, jogando as explicações para depois, como sempre faz, achando que nós somos ignorantes e sem efeito de causa.

Mas para mim ficou claro que vamos ter "SIM" mudanças, ainda mais que o Ministério Público Federal, dever muito em breve NOTIFICAR A PREVI, se é que ainda não o fez.

Daí que acredito nestes ajustes a ser ainda definidos para o FUTURO.

Foi o que entendi desta pequena nota, sem brilho e como sempre a CARA DA PREVI, da PRESIDÊNCIA DA PREVI, a quem esta subordinada.

Anônimo disse...

Consignações 30%. Tem mais é que obedecer a lei l3l83 de nov./15.
A nova formula ali estabelecida deve até abrir MC em alguns casos.
Mas, que demora. A reunião foi em 30/09. Demorou 15 dias para se manifestarem. A implantação será em janeiro de 2017. Rapidinho, não ?

Anônimo disse...

No comunicado da Previ consta:
" a PREVI vai realizar a revisão dos convênios a fim de atender a mudança na legislação."
"Os novos convênios manterão a consignação de mensalidades associativas e estabelecerão uma regra de transição para o processamento das atuais consignações relativas a empréstimos e seguros dos associados."

A lei 10820 é de 2003 e a lei 13183 de nov/2015 A Previ já deveria ter feito o enquadramento legal no mínimo a partir de nov/2015. Agora está se propondo a cumprir a lei somente a partir de janeiro/2017 e fala em REGRA DE TRANSIÇÃO. Significa que fará o enquadramento não será imediato?

No texto também consta:
"A PREVI sabe da importância das associações para os participantes e acredita que, dentro das limitações legais, estabeleceu uma solução adequada para as partes envolvidas."

"Dentro das limitações legais" não pode ter transição. Ou cumpre a lei ou não cumpre.

Rosalina de Souza disse...

Nesta data, solicitei a Previ esses esclarecimentos:

Data: 14/10/2016
Tipo: Solicitação

Mensagem: PREVI promove encontro com Entidades.

Representantes das associações conveniadas discutiram sobre a revisão dos parâmetros de consignação de débitos na folha de pagamentos.

A PREVI no dia 30/09/2016, teve um encontro com as consignatárias da nossa folha de pagamento, para resolver o enquadramento da lei 13.183, sobre as consignações em folha, limite legal de 30%.

Ocorre que como sempre a Previ tem seus participantes como verdadeiros idiotas, medíocres, pois não clarificou nada a respeito do que foi discutido e resolvido se não vejamos:

a) As consignatárias tem contrato de renovação com o mutuário com permanente implantação, com renovações a todo o momento, a partir do momento que não se define um ponto de suspensão os empréstimos continuam ser contraídos, fazendo com que o participante continue tendo 70%, 80%, 90% dos seus benefícios descontados, e vivendo praticamente insolvente.
b) A lei foi promulgada em novembro de 2015, e a Previ vai fazer as modificações apenas em JANEIRO DE 2017, até o presente ainda não teve nenhum mecanismo inibidor de ter esse desconto a maior na folha de pagamento, alega sempre que os contratos eram mantidos pelas consignatárias e os mutuários e que a Previ apenas fazia o repasse das verbas a quem de direito, o que muda nesta relação, já que a DIRETORIA DE SEGURIDADE é a guardiã da nossa folha de pagamentos.
c) Como fica as propagandas feitas no nosso contra cheque, como as que a COOPERFORTE faz desde a implantação em 1999 dos convênios firmados.
d) Qual é a regra de transição, vai ser mantido os contratos até a sua liquidação, a Previ como sempre é omissa em seus comunicados, sempre postergando uma decisão infinito, sem cumprir a lei e sofrendo várias ações judiciais por conta do extrapolamento da margem consignável.
e) Como fica os produtos da Previ, em relação as demais consignações, pois sabemos que com a retirada dessas consignações de terceiros, muitos mutuários tem até margem liberada para novas contratações, vista que a partir da mudança em que todas as verbas foram somadas, e negativadas essas margens muitos mutuários não tiveram mais acesso ao Empréstimo Simples.
f) A PREVI vai suspender as consignações do Empréstimo Simples nos meses de Dezembro/2016, Janeiro de 2017 e Fevereiro de 2017, dando um alivio nas combalidas finanças dos tomadores de empréstimos até que se defina os efeitos desta TRANSIÇÃO.

São perguntas que eu gostaria da atenção da DIRETORIA DE SEGURIDADE, que tem o dever legal de resolver esta anomalia praticada a muitos anos pela Previ, como vocês mesmo afirmaram na nota desde o ano de 1999, são 17 anos em que a PREVI SIMPLESMENTE fechou os olhos para a FARRA DOS EMPRÉSTIMOS NA NOSSA FOLHA DE PAGAMENTOS.

Atenciosamente

Rosalina de Souza
Matricula 18.161.320-4

Anônimo disse...

Rosalina,
Competente e rápida como sempre.A lei 13183 que a Previ se refere é de nov/2015 e ela até agora não está cumprindo.Fala várias vezes que agora vai cumprir a lei com regra de transição? Temos que cobrar que eles definam com urgência essa transição. Se já definiram o que será feito porque não falam logo em vez de dizer "em breve divulgaremos novas informações". Se as informações fossem boas falavam já.

Anônimo disse...

Sensacional a sua correspondência para a Previ, focou tudo o que está acontecendo com os associados em relação a FOPAG e MC. A Crediscoop já deve ter tomado alguma medida, em relação a novos empréstimos. Parabéns Rosalina. Abraços e muita Paz!

Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina,

Essa Resolução 26 que afronta normas jurídicas superiores como as LCs 108 e 109,é uma ilegalidade, uma aberração e desafia os Poderes Judiciário e Legislativo.
Isso já foi pisado e repisado. Eu mesmo, em meu blog, perdi a conta dos artigos que fiz combatendo essa irregularidade.
E nada foi feito.
E aí vai o esmagamento do ES, problema dos estatutários, percentual baixo das pensionistas, etc.
Não vejo como fugir disso tudo.
Será que a Operação Greenfield vai chegar em nosso socorro?
Vejo o assunto CASSI.
Sinceramente, estou tanto desencantado que não vejo qualquer brecha para melhorar nossas pretensões. Examinei os estatutos da CASSI e não vejo saída. Sei que os companheiros não tem mais como sobreviver mas, na minha opinião, vamos ter infelizmente de ceder mais uma vez senão a CASSI quebra.
E aí estaríamos nas mãos do SUS e das Unimeds da vida.
Confesso que me sinto deprimido com isso tudo.
Conversando com um companheiro que está em uma situação desesperada, eu o aconselhei a pedir transferência para uma cidade pequena onde ainda é possível sobreviver com um salário baixo.
Mas isso é solução para eles que são jovens. E nós que já estamos idosos e dependemos do PB1 ?
Não temos mais gás para mudanças drásticas.

O amigão

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

É a ANABB que só nos engana com processos intermináveis?!
É um abuso contra os idosos!