01 outubro 2016

Renegociação de Dívidas de Aposentados e Pensionistas da Previ.

Fazer a diferença. 

Boas práticas, fiadoras de uma governança à altura da missão que a Previ tem diante de si, podem fazer verdadeiramente toda a diferença.

Segundo levantamento da Própria Previ, cerca de 12.000 colegas estão em situação de sobre-endividamento, com todas as portas fechadas em relação a novos créditos.

Com a mudança feita pela Diretoria de Seguridade na nossa margem consignável, esse grupo de endividados principalmente ficou com a margem negativa, ou seja a única coisa que mudou foi a maneira de fazer o calculo, juntou todas as consignações que tem transito pela folha de pagamentos e apurou o valor negativo.

É hora também de nós participantes(Aposentados, Pensionistas e Ativos do PB-1), patrocinador( Banco do Brasil) e a Previ( Diretoria e Conselhos) arregaçarem as mangas, participar do processo mais ativamente e chegarmos a uma solução de fato para esse problema grave que é esse sobre-endividamento.

Observar, notando que as responsabilidades de cada um desses agentes, inclusive nós os endividados, temos que chegar em uma conclusão, uma solução, uma forma de sobreviver e também de pagarmos o que devemos, nosso objetivo vai muito além de interesses mais imediatos da Previ e do Patrocinador, estamos falando de vidas, e colegas que estão pedindo apenas formas de quitar os débitos, mas ter como quitar as demais dívidas do mês.

Além de criticar, precisamos participar da construção, de algum tipo de revisão por parte da Previ desta situação, sempre os Diretores Eleitos fala das Ações Judiciais que muitos participantes move contra a Previ, mas ao buscar a justiça acaba sendo o único caminho, pela falta de vontade dos GESTORES DO NOSSO FUNDO DE NEGOCIAR MELHORIAS REAIS AOS PARTICIPANTES.

A PREVI têm uma governança bem estruturada,  com um modelo democrático de representação em diferentes instâncias,mas quando o assunto é resolver um problema do participante a história se arrasta, se esse modelo de governança é tão bom assim porque então até hoje não tivemos esses assuntos tratados e resolvidos:

a) Implantação da margem dos 30%, lei 10.820/03 e 13.183 de 04/11/2015.

b) Aposentados Estatutários, recebendo aposentadorias acima dos 50.000,00 sem previsão nos regulamentos, sem estudos, sem nenhum ato por parte da Previ para por fim a esta ilegalidade e imoralidade, termos MARAJÁS sem ter feito a sua contribuição, nesta situação em especial a Previ desde 2008 esta cega, surda e muda.

c) Gastos para administração orçados em 360 milhões de Reais, 30 milhões por mês, 600 funcionários, setor de comunicação precário, e agora alvo de operação pela Polícia Federal e também pelo Ministério Público Federal sobre investimentos mau administrados e com suspeita de fraudes.

d) Perca de 50 bilhões nos 03 últimos exercícios, doação de 7.5 bilhões em 2010 no acordo de pagamento do BET(Benefício Especial Temporário), apenas levando em consideração a Resolução CGPC26.

e) Equação de 2.9 bilhões em 2017, por grande concentração dos investimentos na bolsa de valores e terceirização de um volume muito grande de investimentos para a BB-DTVM.

F) Investimento e novos aportes no complexo hoteleiro de Costa do Sauípe, onde já temos nos balanços a certeza do prejuízo total, sem reversão do capital investido.

g) Criação da Ouvidoria e das notas explicativas das reuniões do Conselho Deliberativo, que até o presente nada acrescentou, um canal sem autonomia para tomada de decisão.

Poderia enumerar outros tantos investimentos bem como ações por parte da Governança da Previ que é sentido por todos nós participantes, como ter um Presidente que desde que se efetivou no cargo é mera figura decorativa.

Esta na hora dos Eleitos,  e os Presidentes de algumas associações, buscar de fato criar um "comitê de solução" destas dívidas, buscar profissionais e neste intervalo até que se chegue a um consenso, o Empréstimo Simples fique suspenso, sem os descontos das prestações, poderia ser de 06 meses ou 03 meses, mas que na volta da cobrança de fato fosse avaliado uma proposta para por fim a esta situação que se arrasta a muitos anos.

Em 2016 foi feito a elevação do limite para 160.000,00, mas sem mudar o prazo de pagamento, tenho absoluta certeza que a adesão aos novos valores foi muito pequeno, porque quem realmente necessita do Empréstimo Simples. não teve acesso ao mesmo.

Tenho plena certeza que se nós chegarmos a uma proposta de equilíbrio, sem vaidades, sem ofensas aos eleitos, sem um querer aparecer mais que o outro, podemos chegar em alguma proposta verdadeira para esse problema que muitos de nós estamos vivendo.

Acredito que o Diretor Marcel J. Barros pode avaliar e ajustar essas normas ao regulamento do Empréstimo Simples, dando segurança jurídica a Previ e alivio a todos nós mutuários do Empréstimo Simples, sem prejuízo aos demais participantes do nosso fundo de pensão.

Basta boa vontade, estou com 70 anos de idade, e ainda tenho esperança de dias bem melhores, para mim e para os meus iguais, colegas que se endividaram por "N" motivos, não cabe a ninguém fazer juízo de valor, mas sim todos nós contribuirmos para uma proposta verdadeira, como sabemos temos o melhor quadro técnico na Previ, não é difícil se chegar a uma reestruturação real para esse grupo de colegas.


   

29 comentários:

Anônimo disse...

Gastos com administração de 30 mil/mês...seiscentos funci. Enxugamento já! Sanguessugas da PREVI: BBDTVM, PREVIC(TAFIC), SEM TETO, RES 26/2008, remuneração variável, BET/Patrocinador, Costa Sauípe, INVEPAR, etc.

Anônimo disse...

Só a adequação à lei 13183 de 11/2015 já resolveria alguns problemas. pois abriria MC a alguns tomadores do ES.
Mas, o que se necessita mesmo é mudança no PB1.
O plano está no final. Com um patrimônio de 155 bi (por enquanto, se não aparecer outros investimentos "furados"), com prazo de termino já a vista no horizonte, acho que já está pronto para um outro enfoque.
Ficar solicitando favores ou atitudes a diretores que se acham donos e acima de tudo, já era. Temos é que exigir. Temos que cobrar das associações para que parem de discutir, discutir, reuniões e mais reuniões e depois dar o amém costumeiro.
Outro fato, outra situação a se discutir é a "divisão do mesmo teto " para o PB1 e o Previ Futuro.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Como sou COMPLETAMENTE CÉTICO quando se trata de PREVI, BB-GULOSO, POLÍTICOS, EDUCAÇÃO, SAÚDE e SEGURANÇA, vou me abster de manifestar minha opinião. Respeitosamente.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

INTERVENÇÃO DO SENHOR MARCUS ALMEIDA
Cara colega Rosalina, primeiramente, ninguém desmerece a complexidade, de administrar a Previ. Esta é mais uma postagem sensata, equilibrada e que convoca para aquilo que é civilizado: o diálogo construtivo, positivo, bem intencionado. Isso é importantíssimo: manter um canal de conversação. Nada de muros! Ninguém, aqui, pede favores. Pede-se olhar para a duradoura realidade financeira sofrida, de alguns que erraram(??). Penso que o poder da Diseg não é tanto, a ponto de as operações com participantes serem sua propriedade e indiferentes ao titular da Dirin, senhor Marcus Moreira de Almeida, técnico, altamente, preparado e que, sem dúvida, sabe que essas operações, altamente rentáveis, têm aporte inferior à sua dotação. Assim, penso que o senhor Marcus pode intervir e sugerir, ao colegiado, as tão urgentes melhores condições, para o ES
Se entendi bem, já li explicações de que os NÃO TOMADORES do ES serão prejudicados, com melhores condições(Prazo, limite, taxa de juros) aos TOMADORES. Ora, colegas, como o ES, quase sem risco, é, reconhecidamente, operação, altamente, rentável, então, da mesma forma, altamente, favorece aos NÃO TOMADORES, ao ajudar prevenir déficits. Já disse, várias vezes que associados, somente, engordam as receitas da Previ(ES, Carim, Seguros, Consignações e Contribuição) e, jamais, lhe colocarão em risco.
Portanto, ao diálogo, urgentemente.
Muito obrigado, incansável colega Rosalina, por manter este
canal de conversação e civilidade.
PAZ E BEM!

"Não fechem o coração; ouçam o seu Deus."
Salmo 95(94),8

Anônimo disse...

Sra. ROSALINA,

Na lista de assuntos que você efetuou deveria ter sido colocado o fato dos funcionários da ativa (plano 1) terem sido beneficiados por ocasião da suspensão das contribuições para a PREVI, ou seja, tiveram suas contribuições suspensas e irão aposentar com 30 anos de PREVI sem o desembolso das 360 contribuições. Sei que a PREVI recebeu as devidas contribuições descontando-as do superavit, mas não foram eles que efetuaram o pagamento. Você lembra disto?

Anônimo disse...

Querida Rosalina,

Respeito-lhe muito, mas acho que voce ainda não entendeu. Enquanto dependermos deste cidadão chamado Marcel, estaremos roubados, simplesmente isto e nada mais.
A quanto tempo pregamos, repregamos, "n" repregamos sôbre o endividamente dos aposentados da Previ e nada acontece.
Penso que deveríamos levar o caso ao MP, ou senadores, se puder.
Pagando bônus extratósferico a dirigentes da Previ e sermos obrigados a contribuir para cobrir rombos?
Ministério Público neles.
Leve isto adiante, se puder.
Grande abraço

Anônimo disse...

Gostaria de saber:

Estes amigos do rei que se aposentaram com salários de R$50 mil, efetuam contribuições sôbre estes valores?
Aliás, vamos cobrar desta Diretoria a suspensão para sempre, das contribuições da Previ para quem já cOntribuiu + de 360. Se o INSS é assim, por quê na Previ não pode?

VAMOS IMPLEMENTAR ISTO!

Abração!!!!!!!!!!!

Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina de Souza,

Gostei muito do seu artigo anterior e também estou gostando deste.
Você domina como ninguém as entranhas de nossos problemas.
É preciso que os dirigentes da CASSI fujam das limitações técnicas do ES e procurem saídas humanas para esse problema.
É preciso flexibilizar o sistema.
O Complexo de Sauípe como você diz foi para o brejo e continuam colocando dinheiro nessa melança que foi criada em razão de injunções políticas. Mas para o ES que atende a situações pessoais calamitosas não se enxerga nenhuma alternativa.
Que se faça um comitê para discutir esse problemas.
O que não é possível é essa situação perdurar sem solução.
Isso depõe contra a imagem do BB.
Por acaso os devedores do ES já pensaram em fazer uma denúncia pela imprensa?
A imprensa é o quarto poder.
Pensem no uso dessa arma.

Abração

Adaí Rosembak

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:20.

Não estamos dependendo do Marcel J. Barros, nossos outros eleitos é que sumiram do bom combate, principalmente os eleitos da chapa 3, que até hoje não disseram porque se candidataram, porque foram eleitos se nada contribuiu para mudar os rumos da Previ.

O Diretor Marcel foi reeleito, pelo funcionários do PLANO PREVI FUTURO, e esta a serviço destes colegas em especial, é descumpridor das suas obrigações como não ter implantado até hoje as leis 10.820/03 que em 04/11/2015 foi modificada pela lei 13.183, esta jogando com os agiotas de plantão na nossa folha de pagamento.

Até o presente ainda não sei porque o Presidente TEMER ainda não retirou do cargo a figurada do Presidente, que nada fez além de mentir em Goiânia,sobre o uso da CAPEC em vida, e simplesmente sumiu, acredito que eles devem estar esperando o HOMEM SE APOSENTAR, para então fazer a troca, mais um que sai da PREVI com aposentadoria de MARAJÁ.

E nós vamos ficando por aqui só com a ESPERANÇA, com a vontade de ver a Previ mais humana e menos totalitária com seus verdadeiros donos.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:25,

Caro que esta errado, como também esta errado funcionário da ativa ter suas contribuições pagas pelo acordo do pagamento do BET em 2010.

Foram duplamente beneficiados:

Tiveram suas contribuições pagas com o acordo.

Tiveram direito de sacar 20% no ato da sua aposentadoria.

Vão se aposentar em ter feito as contribuições obrigatórias e agora neste momento é jogado a carga nos demais aposentados com contribuição extra e acima de 360.

Nunca vamos ter isonomia dentro da Previ, não concordo de maneira alguma que uma mesma previ faça administração de 2 planos, PB-1 e FUTURO, a história esta provando que nós estamos pagando as contas, para administrar recursos de outros, uma das medidas urgentes que deve ser tomada é a SEPARAÇÃO DESTES PLANOS, com diretorias distintas, enquanto nós estamos em fase de desfazimento de ativos, eles estão acumulando, tudo na contra mão.

Rosalina de Souza disse...

MARCEL J. BARROS,

Diretor de Seguridade com mandato até 31/05/2020.

Tomou posse no Banco em 1978. Foi secretário-geral da Contraf-CUT e coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil. Nessas funções, participou, na última década, de todas as negociações que resultaram em conquistas para os participantes na PREVI, como a utilização dos recursos do Fundo Paridade e do superávit para melhorar benefícios.
Foi conselheiro deliberativo da Cassi de 2008 a 2010 e Auditor Sindical no BB indicado pela Contraf-CUT de 2009 a 2012. É formado em História. Representa a América do Sul na Executiva do PRI - Global Compact ONU (princípios para investimentos responsáveis) desde março 2013.

Anônimo disse...

Não pedem, mas há indícios. E, fortes.
Sauipe não foi para o brejo. Foi construída lá.
PB1 e Previ Futuro. Os "políticos" ´só têm olhos para quem vota e que vai continuar votando por bom tempo. O PB1 está terminando.
PLP 268 já !!!

Anônimo disse...

Caríssima Rosalina,bastava Sr.Marcel passar a MC para 40%, cfe o governo altorizou q os mais necessitados poderiam renovar o ES, esses 12.000 mais desesperados precisam de socorro...

Anônimo disse...

12.000 colegas morrendo, clamando por ajuda e um Fundo de Pensão milionário como a Previ fecha os olhos e finge q não vê nem escuta,uma vergonha! Num país descente essa calamidade não aconteceria, seres humanos tentariam ajudar aos desesperados endividados sem saída por não terem mais crédito em lugar nenhum, a Previ deveria ser modelo de zelar por esse universo aposentados q verteram toda vida útil para o BB e q por razões diversas se encontram em situação de calamidade, sabemos q os colegas q sofrem as maiores dificuldades tiveram infortúnios na vida geralmente com doenças graves com eles ou com familiares próximos, portanto essas aulas de educação financeira não resolvem a situação de quem precisa de boa vontade e humanidade, e convenhamos o ES é um bom negócio para a Previ.

Anônimo disse...

12.000 colegas morrendo, clamando por ajuda e um Fundo de Pensão milionário como a Previ fecha os olhos e finge q não vê nem escuta,uma vergonha! Num país descente essa calamidade não aconteceria, seres humanos tentariam ajudar aos desesperados endividados sem saída por não terem mais crédito em lugar nenhum, a Previ deveria ser modelo de zelar por esse universo aposentados q verteram toda vida útil para o BB e q por razões diversas se encontram em situação de calamidade, sabemos q os colegas q sofrem as maiores dificuldades tiveram infortúnios na vida geralmente com doenças graves com eles ou com familiares próximos, portanto essas aulas de educação financeira não resolvem a situação de quem precisa de boa vontade e humanidade, e convenhamos o ES é um bom negócio para a Previ.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
Todos esses mandatários sacripantas, estão de olho no espólio da PREVI, e pressionando com a máxima perversidade possível, para que os terminais(nós)
ponhamos fim as nossas existências.Pura iniquidade bíblica, tomara que o cas-
tigo aos iníquos seja, igualmente, o já previsto no Livros dos Livros.

Rubens disse...


Cara colega Rosalina, estive vendo na Internet, o salário do Presidente da República é de R$.26.000, e alguma coisa em torno disso. Por que é que Diretores da Previ, do BB, da Cassi, e tambem de outras subsidiárias do grupo, ganham mais que isso??? e já sabemos que quem para isso, somos nós mesmo, de alguma forma, ou estou errado, colega???

Anônimo disse...

Dona Rosalina,

Deixei esta mensagem no blog do Professor Ari. Se entender viável e eficaz, por favor ajude a concretizar a proposta abaixo

Grato

Humberto




Professor Ari,

Na condição de Presidente de uma Associação, faça um convite a todas as demais associações, afim fazerem uma peregrinação rumo a Brasília, e/ou à República de Curitiba. Percorreriam todos os órgãos elencados pelo colega de 14:30. A sua participação (quem sabe do Dr. Medeiros e Dona Rosalina juntos) nos garantirá transparência e publicidade nas conversas com os diversos interlocutores.
A situação piora a cada dia e alguma atitude precisa ser tomada urgentemente. Quem sabe com a Greenfield em andamento o momento seja propício a essa tentativa de defesa do lado mais fraco da corda.

Grato

Humberto

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Humberto,

As associações como a ANAPLAB, é administrada por um colegiado, assim como na Previ, onde decisões tem que ser aprovadas por maioria, e as vezes nem todos concorda com as diretrizes do endividamento.

De modo que temos que tentar todas medidas no sentido de resolver esse problema, mas estamos administrando valores de todos os associados, e nem sempre é tarefa simples, envolver todos no mesmo objetivo.

A ANAPLAB esta com um processo de eleições a vista, onde vamos renovar a Diretoria ou parte dela, eu por exemplo não quero mais ser candidata, sinto que cumpri o meu papel dentro da associação, vamos entregar as contas saudáveis, sem nenhum resto a pagar, fruto de uma diretoria executiva responsável e com tudo organizando como manda o estatuto.

Mas vamos aguardar o pronunciamento do nosso Colega Ari e demais colegas citados.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Cara Dona ROSALINA: por favor, por acaso a Senhora está sabendo que DECISÃO foi tomada no PALÁCIO DOS AMORDAÇADOS (Rio de Janeiro), no que se refere aos DÉBITO/CONSIGNAÇÕES de TERCEIROS, que TRANSITAM na FOLHA DE PAGAMENTO (FOPAG)? Muito obrigado.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 6:59,

Eu até o presente momento não estou sabendo o motivo da reunião na Previ, sobre as consignatárias, da nossa folha de pagamento.

Acredito que esses dirigentes(AGIOTAS) que acostumaram a não se arriscar em nada, pois tinha um porto seguro em suas mãos, descontos que desobedeciam qualquer LEI, eles eram a LEI, emprestando e recebendo seus recursos sem dor de cabeça alguma a custa da falência alimentar de muitos colegas SOBRE ENDIVIDADOS.

Agora deve ter sido feito a apresentação das ações judiciais, certamente da NOTIFICAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL para as JUSTIFICATIVAS, e assim o JURÍDICO DA PREVI deve ter recomendado o FINAL DA FARRA DOS AGIOTAS NA NOSSA FOLHA DE PAGAMENTOS.

Como na Previ tudo tem que ir para o departamento de comunicação, que é lento como uma tartaruga, temos que esperar a NOTA EXPLICATIVA DA PREVI, para então saber o que foi resolvido.

Calma Colega, certamente estão achando uma termo técnico, para tentar justificar o injustificável.

Adaí Rosembak disse...

Rosalina,

Tenho lido muita coisa a respeito da mudança das condições de pagamento do ES.
Umas das pessoas mais esclarecidas a respeito, pelo que venho acompanhando pelas mensagens, é o companheiro Myrko Santos (e-mail "myrkoadvogado@gmail.com") que também é advogado. Creio que ele já esteja formando um grupo para dar soluções para esse assunto.
Eu próprio gostaria de dar uma opinião pessoal mas não quero fazê-lo pelo seu blog.
Você tem condições de mandar uma mensagem para meu e-mail?

Abração

Adaí Rosembak

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Adaí

Segue conforme seu pedido, contato via e-mail vhspassini@uol.com.br

Atenciosamente

Rosalina de Souza

Anônimo disse...

Anos e anos, pq não dizer décadas, se vem alertando as interferências odiosas governamentais no fundo de pensão. As maiores e mais antigas associações diziam que se procurava pelo em ovo querendo desqualificar os avisos de perigo. Se comportaram como se fossem parte interessada na continuidade dessa sobra nebulosa que insiste em proteger o cadeado da caixa preta.
Recentemente num quadro dantesco, o então Conselheiro Ari Zanella recebeu um "esfrega" que culminou com sua renúncia ao cargo. É de saltar os olhos o zelo contra o zelador. Questões infinitamente mais graves passam como se nada estivesse acontecendo e o pior de tudo são as explicações. Só posso entender que no pensamento desses seres velho é sinônimo de idiota.
Finalmente, uma Operação da PF colocou em Xeque todas as desculpas sem pé e nem cabeça. Aparentemente, sem motivação política contra nós, promotores, delegados e Poder Judiciário meteram a mão no vespeiro.
Como acabará? Acredito que ninguém saiba...
Fica a esperança que os intestinos dessa monstruosidade que é roubar velhos sejam expostos, e a imensidão de responsáveis ou omissos sejam punidos com o rigor da lei, além de terem seus bens confiscados.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Não estou JOGANDO PRAGA EM NINGUÉM, mas pelo ANDAR DA CARRUAGEM (LAVA-JATO), com
BLOQUEIO de CONTAS e CONFISCO DE BENS, não me admirarei se BREVEMENTE ver FIGURAS como BENDINE, DAN CONRADO e outros MALAS, fazendo suas REFEIÇÕES em RESTAURANTES POPULARES (R$ 1,00), bem como, passando a vida em BANCOS DE PRAÇA e DEBAIXO DE PONTES, como ilustres MORADORES DE RUA e então, com justiça, VERDADEIRAMENTE SEM TETO.

Anônimo disse...

Se a idéia da Previ é passar os débitos para débito em conta para escapar do limite de 30% existem várias decisões judiciais, inclusive do STJ sobre o assunto como esta:


TJ-SP - Apelação APL 10104036520158260008 SP 1010403-65.2015.8.26.0008 (TJ-SP)
Data de publicação: 17/12/2015
Ementa: APELAÇÃO – AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER – CONTRATO DE EMPRÉSTIMOS – LIMITAÇÃO DOS DESCONTOS NA FOLHA DE PAGAMENTO DO APELANTE E NA SUA CONTA CORRENTE EM QUE RECEBE SEU SALÁRIO EM 30% (TRINTA POR CENTO) DE SEUS VENCIMENTOS. Os descontos em valores superiores a 30% dos vencimentos do Apelado mostram-se excessivos, visto o caráter alimentar da verba recebida. Ademais, embora o Apelado tenha anuído com consignação das parcelas em valores superiores a 30% de sua verba salarial, deve ser observada a limitação do percentual prevista na Lei Federal nº 10.820 /2003. Precedentes do STJ e desta Câmara.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Não estou querendo dizer que APOSENTADOS/PENSIONISTAS sejam ANTIÉTICOS ou MAU PAGADORES, mas tenho a CONVICÇÃO que ESSE NEGÓCIO de MARGEM CONSIGNÁVEL deveria ser SÓ PARA O PESSOAL DA ATIVA, que TÊM MUITO MAIS TENTAÇÕES QUE NÓS e NÃO PODEM "DERRAPAR" NUNCA.

Anônimo disse...

A Anabb fica propagando o tempo todo a maravilha que é o convênio odontológico Odontoprev. Para o plano básico que não custa nada além de ser associado até pode ser mas para os planos com custo como o First que atualmente tem mensalidade de R$ 261,00 é um péssimo negócio.Os tratamentos não têm a qualidade que o plano promete mas o maior problema é encontrar dentistas competentes e a conduta do convênio de mandar os dentistas cortarem tratamentos que são mais caros.Já tive várias comprovações dessa prática inclusive reveladas por dentistas inclusive pelo atual com quem faço tratamento que já me mostrou emails e ligações telefônicas gravadas que comprovam as orientações da Odontoprev.

Anônimo disse...

Concordo, colega a odontoprev só cobre alguns procedimentos, não faz implante, não faz próteses em porcelana, é realmente a desejar.