29 outubro 2016

Princípios da Justiça, Fraternidade, Igualdade de Direitos e Obrigações.

Ousadia de sonhar, grande capacidade de concretização de seus objetivos, ânsia em fazer o bem e amor incondicional ao próximo.

Essas são apenas algumas das características que certamente encontraremos em muitos dos nossos colegas aposentados e pensionistas da Previ, que lutam bravamente para mostrar a Direção do nosso fundo de pensão que alguma coisa tem que ser feita, para mudar esta situação aflitiva que muitos estão vivendo.

Seres humanos que alem de nos deixarem seus valiosos exemplos de vida e de muito trabalho, eram dotados de virtudes extremamente importantes para superarmos nossos obstáculos do dia a dia, e principalmente, construirmos algo produtivo e buscando sempre o bem comum, nossos Aposentados, sacrificaram sua vida pessoal, por amor ao BANCO DO BRASIL S/A, dedicaram a instituição, nos mais remotos lugares deste imenso País.

Este é um dos maiores desafios, agora que ficaram velhos, muitos só tem os proventos da Previ e Inss como fonte de renda, é dela que provem o sustento de seus lares, e nesta hora temos que implorar suspensão de prestação de Empréstimo Simples, ver uma Diretoria de Seguridade protelar decisão de limitar os descontos na nossa folha de pagamento, fazer pressão para que colegas devolva o CESTA ALIMENTAÇÃO, cobrança implacável, ameaças de descontos extras para cobrir déficit e como se isso não fosse o bastante contribuição extra para a Cassi, 1%, a mais, até 2019, para que a Cassi possa continuar respirando, ainda na UTI.  

Somos  grandes sonhadores, apresentei aqui uma pequena introdução a sua grandeza, seres humanos que enfrentam tantas dificuldades, de formas diversas e distintas para alcançar seus objetivos, semeando durante sua vida um mundo melhor, mais justo e fraterno, e que tenho a honra e a alegria de divulgar, com o intuito de motivar e conscientizar a todos a serem mais otimistas, perseverantes e solidários e a criarem uma corrente do bem cada vez mais ampla, sincronizada e eficiente.

Sera que todos nós, não merecemos ser lembrados por esta Diretoria da Previ, e também pelo Conselho Deliberativo, para que se aprove uma suspensão automática todos os anos, nos meses de Dezembro/Janeiro/Fevereiro, para aqueles que tem essa vontade de parar esses pagamentos, nestes meses indicados, o ônus ou o bônus é apenas de quem, fizer a suspensão, em nada prejudica o nosso fundo de pensão, ou os demais colegas, muitos que nem contrata o Empréstimo Simples.

CHICO XAVIER:

Francisco Cândido Xavier nasceu em 2 de abril de 1910, em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

Filho de um casal simples, desde muito novo passou por sérias dificuldades, e acabou órfão de mãe com apenas cinco anos de idade, ficando aos cuidados de sua madrinha, uma mulher severa que o maltratava. Porém, aprendeu a se manter calmo e calado em momentos de sofrimento, principalmente, devido as constantes agressões que sofria, momentos estes, em que se dirigia ao quintal de sua casa para fazer orações.

A necessidade de trabalhar desde cedo foi, em sua vida, conforme ele mesmo dizia, uma bênção indefinível. Aos doze anos levantava às seis da manhã para começar as tarefas escolares, e entrava para o serviço na fábrica às três da tarde, saindo às onze da noite.

Assim como o trabalho, a doença também viera precocemente fazer-lhe companhia. Primeiro teve problemas nos pulmões, depois foram os olhos e também a angina.

Após, mais de quarenta anos de incansáveis trabalhos assistenciais e de caridade em Pedro Leopoldo, em 1959, mudou-se para Uberaba, dando início à famosa peregrinação da "Comunhão Espírita Cristã", visitando lares carentes e moradores de rua.

Mesmo com a fama e o sucesso, jamais constituiu fortuna, continuou tão pobre quanto sempre fora. Aposentou-se e recebeu pelo resto de sua vida somente os proventos de sua aposentadoria. Sua constrangedora humildade e desapego eram dificilmente compreendidos, e foi a mais notável e marcante exteriorização de sua grandiosidade.

O homem que levou uma vida humilde, voltada ao próximo e a caridade, tinha um último desejo. Chico jamais suportou a tristeza de seu semelhante, e desta forma, desejava que sua partida fosse num dia em que o "povo brasileiro estivesse muito feliz". Faleceu em 30 de junho de 2002, dia em que o Brasil sagrou-se pentacampeão mundial de futebol.

Caros DIRETORES DA PREVI:

Façam como este homem, tenham caridade, humildade, amor ao próximo, vocês ao longo das suas grandes carreiras, construíram fortunas, hoje muitos de vocês são milionários,  ganham remuneração variável, salários e aposentadoria, cargos em empresas participadas, certamente não fazem uso do Empréstimo Simples em suas vidas, mas tenha esse homem como exemplo e faça alguma coisa por seus colegas menos afortunados.

É triste ler tantos relatos, de colegas sofrendo, pedindo, implorando ser ouvidos, porque não seria tão simples divulgar uma nota séria, explicando o fim da farra dos contra cheques, dizendo como vai ser a tal regra de transição, como a Previ vai enquadrar seus próprios produtos, ES e CARIM.

Infelizmente comunicação nunca foi o forte da Previ, nossos diretores só dão as caras quando o assunto é bom para sua promoção pessoal, briga eterna entre grupos rivais, Grupo do Camilo, Grupo do Marcel/Sasseron, Grupo da Anabb, Grupo da Faabb, e quem sofre mesmo são os Aposentados e Pensionistas que depende de suas decisões, para continuar sobrevivendo.

Eu não quero uma PREVI assistente social, não muito pelo contrário, ela ganha e ganha muito com os investimentos que faz para os participantes, mas a Previ Pode estar fazendo um trabalho social aos olhos de alguns, mas devemos ser contemplativos diante do coração desses colegas que tanto estão necessitando de ajuda, no momento de infortúnio pessoal, de amargura, e até de falta de fé, temos que trazer a presença de Deus para a família, pois a família que ora unida permanece unida.

Há muito ódio e miséria entre nós, e nós, com nossa prece e sacrifício, começamos o ensinamento do amor em casa, e não importa o quanto fazemos, mas, quanto amor colocamos naquilo que fazemos, não estamos mais pedindo não Senhores e Senhoras, Dirigentes do nosso fundo de pensão, tenha DIGNIDADE, por vocês mesmos, e façam alguma coisa de verdade,  não demore a tomar esta decisão, nunca leve para a última hora o que se pode fazer logo e de forma urgente.

Pra terminar vou dizer uma frase dita por Manoel da Nóbrega:

Não faça isso meu filho, este homem realmente não vale nada, é um safado, mas ele tem filhos. 

Os filhos não têm culpa dos erros do pai e emendou com uma frase que sempre ele dizia:

“O tempo que você levar para falar mal de alguém, use-o para falar bem de quem merece”.



26 comentários:

Anônimo disse...

Sem pressão de políticos sérios (e há poucos) não obteremos resposta aos nossos anseios (haja vista o abandono dos eleitos pela chapa 3).
A Previ é balcão de negócios do BB guloso, braço do governo(?) que usa os recursos dos chamados ¨velhinhos trambiqueiros¨para beneficiar grupos e empresas de apadrinhados (quem duvida disso?).Só Deus pode nos ajudar.

PREVI E BB, FALTAM LÍDERES ..... disse...

PREVI E BB - CARÊNCIA DE PESSOAS COM GRANDEZA.....

Cara Rosalina, Admirável batalhadora.

É em momentos difíceis que pessoas com GRANDEZA crescem, mostram suas habilidades, visão estratégica, são proativas e lideram com atitudes que minimizem as situações difíceis principalmente dos mais prejudicados.
E o que vemos em nossas entidades, atitudes pequenas sempre voltados aos amigos da corte, apadrinhados e DEFESA de interesse próprio e do patrocinador. O que está no principal cargo está sendo uma grande decepção, vai passar como os anteriores sem deixar saudades.
Não tem em nenhum deles, diretores indicados e eleitos, nenhuma busca de soluçao para os problemas que ocorrem há anos, e do conhecimento de todos.
É triste, esses, GRANDEZA NÃO TEM NEM NA ESTATURA.
Luiz

Anônimo disse...

Seguimos num país sem identidade, sem rumo e sem futuro, com políticos e ramificações que chegam até a Previ e adendos do BB guloso, sem real interesse pela população. Haja vista que só servimos como massa de manobra e fingem lembrar de nós quando têm interesse em obter cargos, nos usando como eleitores-patetas. Nosso DNA é ruim. Há 5 séculos era assim e não vai mudar, senão pela misericórdia de Deus, abreviando nosso sofrimento.

Anônimo disse...

O Conselho Deliberativo da PREVI vai ter que aprovar e pedir a suspensão por 3 meses (Dez/Jan/Fev) dos pagamentos do Empréstimo Simples, a quem recorrer...

OU:

A Diretoria da PREVI vai ter que aprovar e pedir a suspensão por 3 meses (Dez, Jan, Fev) dos pagamentos do Empréstimos Simples a quem requerer!!!!

OU:

"Novembrada nelles".....FORA...( Morte ao Chuck)

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 1:20,

Acredito que esta na hora da Previ, de forma automática todos os anos, aqueles que desejar, faz a suspensão dos pagamentos de dezembro/janeiro/fevereiro, todos os anos.

Antes nós não tínhamos o ES-12 e o ES-10 a prestação era maior, para aqueles que escolhia o ES-10.

Porque como a Previ não toma nenhum atitude de resolver esta situação em definitivo, todos os anos vai ser a mesma choradeira.

Não sei, mas esta na hora da Previ aceitar que errou, reconhecer seus erros de uma folha de pagamento inchada de empréstimos e por fim a esta situação.

Eu sinceramente não entendo a posição dos Eleitos, que não toma uma atitude, não busca propor de verdade uma solução para esses problemas.

Quanto a Previ vai economizar com advogados, com o final destas ações, do que eles chama de judicialização contra a Previ, caso o mutuário entre com a ação a Previ não é obrigada a alongar os prazos de pagamento, dividir com outros credores, então porque não toma esta medida e acaba de vez com essa situação, que é uma vergonha para o maior fundo de pensão do Brasil, o que tem os maiores ativos.

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog:

A lei federal entrou em vigor em 04/11/2015, lei 13.183, a Previ vai fazer a regra de transição em janeiro de 2017, fez uma reunião dia 30/09, e levou 15 dias para soltar uma nota, incompleta, sem esclarecer nada de como vai ser:

a) Quem tem Empréstimo Simples e Carim e até o finimob, que certamente desconta mais que 30% do seu benefício, como vai ficar a situação desses mutuários?

b) Qual é a regra de transição? É para continuar descontando acima do que a lei permite, ou a Previ vai dividir sua margem com os demais convênios.

c) O que de fato entra como obrigatário na contagem da margem disponível,quais verbas são obrigatórias, porque da forma que ficou, esta claro que estão colocando verbas facultativas junto com as obrigatórias.

Desta forma mais uma vez, esta fazendo errado, e vai ter que corrigir, com nova denuncia aos órgãos competentes.

Da forma como esta, são muitas perguntas sem respostas, e da impressão que a PREVI quer forçar que nós tiremos os convênios da FOLHA quando a obrigação é da Previ e principalmente da DIRETORIA DE SEGURIDADE.

Anônimo disse...

Falou bem Rosalina.A Previ sabe que quem entrar na justiça ganha com certeza pois até no STJ o limite de 30% da renda é determinado sem dúvida inclusive para débito em conta.De fato é uma vergonha que não façam sem ação judicial.Quanto ao Presidente atual ele sabe que vai cair fora e deveria deixar esse assunto resolvido para não deixar para o sucessor esse desastre que a Previ fez.

Anônimo disse...

A CAPEC COMO ENTENDO NÃO É UMA CONSIGNAÇÃO OBRIGATORIA.
QUEM CONTRIBUI PARA ELA TEM CREDITO ( PECULIO ).
A PREVI NÃO A CONSIDERAVA PARA CALCULAR A MARGEM ANTES.
POR QUE AGOA CONSIDERA ?

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Há coisas que a PREVI mesmo sendo TODA-PODEROSA, NÃO PODE ou NÃO DEVE FAZÊ-LAS: DÉBITOS em conta corrente de APOSENTADOS/PENSIONISTAS e RETIRAR CONSIGNAÇÕES da FOPAG, sem a DEVIDA AUTORIZAÇÃO DOS INTERESSADOS. Asseguro que se agir na CONTRAMÃO das leis, como é SEU COSTUME, será JUDICIALIZADA em DANOS MORAIS e MATERIAIS, que seus bilhões serão insuficientes para pagá-los.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 6:09,

Vou fugir um pouco do seu comentário, dando o exemplo das nossas cooperativas de crédito.

A Crediscoop, subiu o limite de investimento de um cooperado para 150.000,00(Cento e Cinquenta Mil Reais).

A Cooperforte e a Crediscoop, ambas que temos acesso e que desconta na nossa folha de pagamentos, são administradas pelos mesmos atores, havendo apenas uma troca de cadeiras, mas a cúpula é sempre a mesma, ao contrário de outras cooperativas do sistema Sicoob e Sicredi, onde a pessoa é cooperada, tem talão de cheques, cartão de crédito, limites de empréstimos, trocas de cheques, financiamentos de automóveis dentre outros, tem limite de até 6 vezes o valor do seu capital, e nossos gestores se acostumaram no bem bom, assim como na Previ, nas cooperativas eles não gosta de arriscar, prefere o arroz com feijão, a segurança de ter seu recebimento líquido e certo.

Agora que a fonte secou, eles vão mudar seu pensamento, ou vai fechar a cooperativa, porque é evidente que essas cooperativas, são apenas para uma segunda ou terceira fonte de renda, sou dona da cooperforte deste 2003, e da Crediscoop desde 2011, e as sobras que eles lardeiam tanto, é uma pequena quantia adicionada a cada exercício, de modo que sempre acreditei que algo de errado, existe nesses meios de crédito, não estou falando de má administração, não, mas de aplicações no mercado que lhes rende muito mais que se fosse vender novos contratos de crédito.

Estamos terminando o mandato na ANAPLAB, em Janeiro/2017, uma nova administração vai receber a nossa associação, com 4 anos de existência e mais de 200 mil reais em caixa, esta no balanço, aprovado por unanimidade, com uma mensalidade de 15,00, em torno de 1.800 sócios, com uma gestão eficiente, séria, voltada aos nossos problemas, esta tudo em ordem, tudo pago, sem nenhum resto a pagar para a nova administração, prova que essas grandes associações poderia fazer muito por nós, cobrar a Previ no sentido dos reclames dos seus associados, mas parece que eles usam as ações judiciais como forma de segurar os associados, quanto mais demorar, mais se arrecada, esquece que se fizer algo em favor do aposentado ou da pensionista, esta lhe será grata até seus últimos dias, porque não existe nada melhor que estar contente com alguma coisa, a pessoa produz muito mais, fica muito mais feliz, mas no fundo o que existe são GRUPOS, que no fundo tem um único objetivo, resolver o seu problema, no fundo não existe isonomia de tratamento e muito menos, solidariedade, dos que tem uma vida um pouco melhor.

Rosalina de Souza disse...

Veja Caro Colega das 6:09, o que aconteceu com a primeira distribuição de superavit na previ, fizeram o renda certa, dizem que teve colegas que recebeu 1 milhão de reais, enquanto eu não recebi um centavo, e muitos outros colegas também não receberam, no acordo do Bet, doaram 7.5 bilhões e fizeram um aumento de 20% nos nossos benefícios, mas mesmo assim distribuíram benefício até para quem não tinha se aposentado, não, eu não tenho nada contra beneficiar os funcionários da ativa, mas sera que foi justo, foi certo o que fizeram?

Em todas as negociações vão aumentar o beneficio das pensionistas, mas o dinheiro sempre acaba antes e as pensionistas ficam esquecidas, e a proposta não sai do papel.

Desde 2008, criaram os ESTATUTÁRIOS recebendo uma quantia que eles não pagaram para isso, e se aposentam como verdadeiros marajás, dentro da Previ se cria normas e regulamentos que só prejudica os seus assistidos, nunca uma norma para dar uma explicação, quando se pergunta alguma coisa a Previ.

Todo mundo reclama dos sindicatos, mas foi uma funcionária da Previ se sentir prejudicada, para eles fazer um barulho imenso, coisa que não acontece com as nossas associações, que se fazem de morta, para não entrar numa briga por seus associados.

O Banco do Brasil S/A, nosso patrocinador que de bobo não tem nada, aproveita a oportunidade e a forca sempre no nosso pescoço, para fazer o que bem entende, como agora no acordo da Cassi, vocês acredita que em 2019, vamos voltar a pagar só os 3% que pagávamos,olha lá se não for para uns 6% a partir de 2019, porque é assim que eles agem, sorrateiramente.

Já estou velha, com 70 anos de idade, espero que Deus me de força, e saúde, ainda quero viver mais um pouco, para ver minhas dívidas quitadas, porque até de velhos trambiqueiros fomos chamados, e será que a trambiqueira não é a Previ que quem a dirige, que alargou o corredor dos empréstimos por décadas, será que uma auditoria bem apurada, ali não vai achar alguns RATOS DE 2 RABOS?

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Muito obrigado pela Vossa explanação. Pessoalmente não acredito em mudanças no país e na PREVI que não seja por MAUS-MODOS (Violência).

Lucia Siza disse...

Amiga até agora não entendi como calcularam a minha margem.Hoje ela aparece positiva em 655,00.Já paguei 37 parcelas do ES.Minha prestação e 2200.Mesmo já tendo pago todas essas parcelas não dá pra renovar.

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Lucia Siza Siza,

Fiz duas consultas a Previ, estou esperando a resposta deles, para então ter uma resposta satisfatória.

Sinceramente neste momento não sei o que te dizer, minha margem aparece 450 negativa, para isso acontecer, eles estão calculando as consignações facultativas, pois obrigatórias no meu caso só tenho a CASSI e o Imposto de Renda, e a própria prestação do ES.

Acredito, que quando for rodada a folha de Novembro, vamos clarear as ideias, se até la a Previ não explicar como foi feito o calculo da renda disponível.

Só que o temos feito, aguardar, aguardar, aguardar e aguardar.

Lucia Siza disse...

Obrigada amiga.

Rosalina de Souza disse...

Funcionários fazem paralisação contra perseguição na Previ.

Para repudiar a perseguição política da diretora de Administração da Previ, Cecília Garcez, contra a funcionária Jaqueline Ferreira, o funcionalismo da instituição no Rio de Janeiro fez, nesta quinta-feira (27/10), uma paralisação de 24 horas. Uma comissão composta por representantes do Sindicato, da Fetraf-RJ/ES e da Contraf-CUT foi recebida pelo presidente da Previ, Gueitiro Matsuo Genso e pelo vice-presidente do Banco do Brasil, Paulo Roberto Lopes Ricci, que é também presidente do Conselho Deliberativo da Previ.
A comissão entregou dossiê com o histórico do caso, cobrando uma solução imediata. Em reposta a diretoria da Previ marcou reunião com o Sindicato para buscar uma solução negociada, na qual estarão presentes o presidente da Previ e a diretora envolvida no caso. "O nosso objetivo com o protesto foi garantir os mesmos direitos para os funcionários do banco aos que são cedidos à Previ e reiterar que não aceitaremos nenhum tipo de perseguição por preferências políticas ou partidárias nem qualquer tipo de atitudes antissindicais" afirmou Carlos de Souza, secretário Geral da Contraf-CUT. "Conseguimos também a garantia de que não vai haver qualquer desconto ou punição aos que participaram da atividade de hoje", destacou Carlos.
O diretor da Secretaria de Bancos Públicos do Sindicato, José Henrique Nunes da Rocha, lembrou que a paralisação foi feita somente após os dirigentes da entidade terem tentado resolver a questão de várias outras formas, entrando em contato com a diretoria da Previ, marcando reunião, inclusive com a presença da presidenta da entidade, Adriana Nalesso. "No entanto, nenhuma alternativa foi apresentada", afirmou.
A perseguição
Numa decisão autoritária e injusta, no dia 14 último, a diretora Cecília Garcez ordenou o retorno de Jaqueline Ferreira para o banco, provocando o seu descomissionamento, após quase 10 anos de reconhecida atuação na Previ. A medida torna-se mais grave ainda se levado em conta que a medida atinge uma profissional com 29 anos de banco, reconhecida por sua excelência profissional na área de pessoas, sempre com excelentes avaliações que comprovam sua capacidade e qualificação, além de ser psicóloga colaboradora da DIPES e educadora da UniBB.
Jaqueline cursa doutorado em Teoria Psicanalítica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (FRJ) onde defende tese sobre a Previ e com licença concedida pelo próprio fundo de previdência, cujos gestores entendiam ser importante o enfoque da pesquisa feita por ela. Mas nada disso foi levado em consideração. Anos de pesquisa e dedicação foram jogados pela janela por conta do comportamento persecutório da diretora.
No último dia 26 o Sindicato divulgou nota de repúdio onde cobra a revisão dessa medida injusta e afirma que não aceitará que práticas ilegais e ditatoriais se imponham ao funcionalismo, principalmente por pessoas que foram eleitas para dirigir o nosso fundo de pensão. O documento denuncia que "fica caracterizada a perseguição quando se verifica que foram negadas à funcionária todas as alternativas normalmente oferecidas para reduzir o impacto de uma medida dessa natureza, como a possibilidade de permanecer extraquadro-aposentadoria, movimentação lateral para qualquer outra equipe, utilização do período de afastamento de 30 dias para redação da tese (que já havia sido autorizado) e nem mesmo foi permitido o gozo de férias regulamentares (35 dias) antes do efetivo encerramento da cessão".

Fonte: http://www.bancariosrio.org.br/2013/banco-do-brasil/item/37352-funcionarios-fazem-paralisacao-contra-perseguicao-na-previ

Rosalina de Souza disse...

Mantida decisão que limitou desconto de empréstimo a 30% da renda líquida.


Em julgamento de recurso especial, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a possibilidade de se limitar em 30% da renda líquida do devedor o percentual de desconto de parcela de empréstimo em conta-corrente.

O caso envolveu um empréstimo de R$ 122 mil reais e um acordo de renegociação de dívida, na modalidade empréstimo consignado, a ser quitado mediante o desconto de 72 parcelas mensais de R$ 1.697,35 da conta corrente do devedor.

Ao verificar que o valor estabelecido como prestação superava a aposentadoria do devedor (R$ 1.673,91), a sentença, confirmada no acórdão de apelação, determinou a limitação dos descontos a 30% dos proventos líquidos do correntista.

No STJ, o banco alegou que a cláusula-mandato é irrevogável e considerou descabida a limitação com base em percentual dos rendimentos líquidos. Pediu o restabelecimento dos descontos na forma pactuada, ou, subsidiariamente, no limite de 50% da remuneração bruta.

Dignidade humana

O relator, ministro Paulo de Tarso Sanseverino, negou o pedido. Segundo ele, acolher a pretensão do banco seria uma violação do princípio da dignidade da pessoa humana. Sanseverino relacionou a situação ao fenômeno do superendividamento, “uma preocupação atual do direito do consumidor em todo o mundo, decorrente da imensa facilidade de acesso ao crédito nos dias de hoje”.

Sanseverino destacou a ausência de legislação no Brasil que tutele o consumidor endividado. Ao citar o Projeto de Lei 3.515/2015, em tramitação na Câmara dos Deputados, que dispõe sobre o superendividamento do consumidor e prevê medidas judiciais para garantir o mínimo existencial, o relator disse que a via judicial tem sido hoje a única saída para muitos consumidores.

“Constitui dever do Poder Judiciário o controle desses contratos de empréstimo para evitar que abusos possam ser praticados pelas instituições financeiras interessadas, especialmente nos casos de crédito consignado”, disse o ministro.

Risco à subsistência

Sanseverino reconheceu que o contrato foi celebrado com a anuência do consumidor, mas ressaltou que o princípio da autonomia privada não é absoluto, “devendo respeito a outros princípios do nosso sistema jurídico (função social do contrato, boa-fé objetiva), inclusive a um dos mais importantes, que é o princípio da dignidade da pessoa humana”.

A turma, por unanimidade, considerou o desconto em conta excessivo, reconhecendo a existência de risco à subsistência do consumidor e de sua família, e determinou que ele fique limitado a 30% da remuneração líquida do correntista, excluídos os descontos obrigatórios, como Imposto de Renda e Previdência.

Leia o acórdão.

Fonte: STJ Notícias 27/10/2016.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Não posso PERDER MAIS NADA na vida, por isso NÃO BOTO MINHAS MÃOS NO FOGO, nem por Dra. CECILIA, nem por Dra. JAQUELINE.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 9:19,

Eu estou na mesma opinião sua, as duas já são bem adultas, para saber onde esta briga vai dar.

Mas o que me chama atenção é a briga dos sindicatos por seus associados na ativa, coisa que não tem o mesmo tratamento das nossas associações.

Por um funcionário se faz uma paralisação até na Previ, e nos mendigando suspensão de parcelas do empréstimos simples.

Estamos jogados na nossa própria sorte.

Anônimo disse...

Rosalina, contínuo sem saber como vai ficar o enquadramento dos 30% na folha da Previ.
Tiro do total bruto os descontos do IR e Cassi e desse total líquido cálculo 30% e chego no valor máximo q a Previ pode me descontar.
Minhas dúvidas:
Meu Financiamento Imobiliário + ES já somam mais do que o valor correspondente aos 30% permitidos por Lei.
A Previ vai nesse caso para se enquadrar diminuir o valor das parcelas e dilatar os prazos?
Os outros descontos como CAPEC(q não vou cancelar depois de quase 50 anos pagando) e o Alfa do Satélite, vão ser retirados da folha e passados para c/c?
Tenho ainda CDC do BB e Cooperforte q já pago com débito em c/c.
Não vejo como acertar a situação sem entrar na justiça com a ação dos 30%.
Nem o BB nem as instituições financeiras q descontam em Folha da Previ ou em C/C vão querer diminuirem as parcelas e aumentarem os prazos para nos adequarem aos 30% autorizados pela Lei.

Anônimo disse...

Será que a demitida estava " fazendo sombra " para a veterana diretora ?
Será que questionava a contratação de consultorias ?
Ou será que na sua tese descobriu que são necessárias mudanças e que a capacidade administrativa estava longe do ideal ?
A briga vai ficar boa quando o novo governo substituir os antigos beneficiados. Aí creio que vão brigar também pelos velhinhos aposentados órfãos das associações defensoras.
Essa sra, Cecilia é a mesma da chapa 3 ?

Anônimo disse...

Rosalina,
Estou sempre pensando no que você disse.Por estarem nas mãos do PT nos últimos anos passamos a ter os sindicatos como inimigos. Mas você disse uma grande verdade. Os sindicatos brigam pelo pessoal da ativa e muito já fizeram por eles.Quando me aposentei achei que as associações dos aposentados fizessem o papel dos sindicatos mas me enganei tremendamente pois ficam inertes como se nada estivesse acontecendo e só sabem fazer festinhas.No caso do ES que virou caso de polícia é revoltante ver a indiferença das associações.

Anônimo disse...

Sempre acreditei nas boas intenções da Diretora Cecília com relação à nos aposentados e pensionistas da Previ, achava que ela não fazia nada porque era fraca para se impor contra todo o resto q nos trata como inimigos, mas vejo que de fraca ela não tem nada, porque soube se colocar contra a dita funcionária q fez greve em nome do q achava certo e ficando hostilizada dentro da Previ a ponto de fazerem paralização em protesto.
Conclui infelizmente q a Diretora Cecília não faz nada à nosso favor porque realmente não quer porque força para isso ela tem não tem mesmo é nenhum interesse com o sofrimento q nós vivemos com tantas injustiças aplicadas pela Previ.Honestamente acho q essa senhora só queria seu cargo de diretora pelo status q isso lhe proporciona, porque pelos associados não fez nada.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:22,

Desculpe pela demora na liberação e também da resposta, vista que fui votar, voto em Goiânia, e em Goiânia teve segundo turno.

Em relação a sua preocupação de como a Previ vai resolver o nosso enquadramento, só vamos ter essa resposta quando soubermos o que é REGRA DE TRANSIÇÃO?

A partir de Janeiro de 2017, vamos ter essa regra de transição, que ainda não sabemos como sera feita, se vai haver mesmo o enquadramento dentro da regra de transição.

Da forma que foi calculada, até as verbas de natureza facultativas foram somadas, significa dizer que quem tem COOPERFORTE,CREDISCOOP,FINANCEIRA ALFHA,FHE POUPEX,foram somadas para o calculo da nova margem disponível e que se foi feito, vai ser questionado a fazer o certo, com nova denuncia ao MPF.

Fiz questionamentos a Previ, e até agora ainda não veio a resposta, já tem 14 dias, do envio da pergunta, de modo que se estão demorando é que não vão responder qualquer abobrinha.

Temos que esperar para saber ao certo, o que mudou, e como vai ser para os mutuários que tem ES e CARIM, como vai ser o tratamento destes colegas?

São muitas perguntas sem nenhuma resposta, como disse temos que ESPERAR NOVAS INFORMAÇÕES, ou rodar a nova folha de NOVEMBRO, aí sim vamos saber ao certo como tudo vai ficar.

Até essas informações chegar, tudo não passa de ESPECULAÇÃO.

Anônimo disse...

Dona Rosalina,

Os nossos funcionários, os funcis dA PREVI, paralizaram por 24 horas, muito justamente, por sinal, em defesa de uma sua colega (deles) que seria devolvida ao quadro do Banco, no Banco, por uma Diretoria, por sinal eleita.Claro que têm razão, pois, um razoável contingente, dos funcis da Previ, tem essa situação de emprestados à Previ, para exercerem a função compartilhada com os nativos, visando uma gestão favorável ao "Patrocinador", atuação em que se juntam aos oportunistas de plantão.Eles não são burros e se apoiam uns nos outros visando o seu bem está comum. Já disse anteriormente e repito, nunca vi os funcis da Previ reclamarem de salário ou fazerem greve para conseguir aumento. Os Sindicatos tão indiferentes à causa dos aposentados foram céleres e solícitos no apoio aos seus infiltrados no nosso Fundo (que pensam que é deles e do Patrão). Podem não gostar dessa cantilena mas, indignação contra usurpação cinica e continuada, nunca é demais. Algum dia seremos ouvidos.

Anônimo disse...

Por todos os relatos sobre esse incidente na Previ, principalmente sobre a atuação do sindicato na defesa da "demitida", acho certo.
Afinal, é a sua finalidade.
Agora, não acho correto quando se trata de assuntos de associados aposentados, sua participação quando envolve a Previ e os aposentados.
Deve ser porque há um vácuo na nossa "representatividade".