19 outubro 2016

Futuro da Cassi: Fórum reúne entidades para apreciar proposta do BB

A ANABB promoveu, em conjunto com demais entidades representativas dos funcionários do BB, o Fórum Cassi, no último sábado, 15/10, em Brasília, para socialização e discussão dos entendimentos sobre a última proposta do Banco do Brasil para o equilíbrio financeiro da Caixa de Assistência. Com a presença dos diretores eleitos da Cassi e um representante do BB, o evento contou ainda com a participação dos Diretores Regionais da ANABB e representantes de entidades de todo o Brasil, em um total de 130 pessoas.

A abertura do Fórum foi feita pelo vice-presidente de Relações Funcionais da ANABB, Haroldo Vieira, que também conduziu todo o debate entre os presentes. A mesa de debate foi composta por Reinaldo Fujimoto, presidente da ANABB; Wagner Nascimento, coordenador da Contraf-Cut; Gilberto Vieira, secretário-geral da Contec; Célia Larichia, presidente da AAFBB; Isa Musa, presidente da FAABB; Humberto Almeida, diretor de Planos de Saúde da Cassi; Sandro Sedrez dos Reis, representando o diretor de Saúde da Cassi, William Mendes; e Carlos Célio Santos, diretor de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas do Banco do Brasil.

Além das entidades representadas acima, foram também convidados para o Fórum: coordenadores dos conselhos de usuários da CASSI, gerentes das unidades regionais da CASSI, Contraf-Cut, Contec e das entidades do funcionalismo do BB: AAFBB, FAABB e suas filiadas, Apabb, Fenabb, membros dos Conselhos Deliberativo e Fiscal da ANABB, componentes dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e Diretoria Executiva da Cassi.

João Botelho, vice-presidente de Relações Institucionais da Associação, apresentou um resumo da proposta feita pelo Banco do Brasil, com um breve histórico das negociações com as entidades. Segundo Botelho, a proposta do BB foi dividida em três etapas:
  1. Governança, Gestão e Operação, quando será contratada empresa de consultoria para elaboração de projetos estruturantes;
  2. Investimentos, quando a Cassi receberá 40 milhões/mês até dezembro/2019;
  3. Acompanhamento dos Investimentos, com a prestação de contas trimestral pela Cassi, ao patrocinador e ao Corpo Social, por meio das entidades.
Discussão e posicionamento das entidades sobre a proposta
Em seguida, os membros da mesa apresentaram o posicionamento de cada entidade sobre a proposta e discorreram sobre o tema. Reinaldo Fujimoto agradeceu a presença de todos e a organização do evento feita pela equipe da ANABB. “Ao discutir essa proposta, estamos tratando de nossas vidas e de nossas famílias”, disse Fuji. Ele disse que acredita que a proposta do Banco vai dar um equilíbrio financeiro à Cassi e que a ANABB já aprovou a proposta. No entanto, Fuji disse que seria importante que todos saíssem do evento sem dúvidas.

Célia Larichia disse que a Cassi não pode esperar mais. E ela lembrou dos avanços que aconteceram desde o início das negociações. “Esse foi um trabalho conjunto por uma proposta que atende ao interesse dos associados”, disse a presidente da AAFBB. Ela disse ainda que todos os princípios que defendiam na mesa de negociação estão preservados na proposta. “Temos a convicção de que essa é a melhor proposta que temos hoje”, comentou, dizendo que a AAFBB também é favorável.

Por sua vez, Isa Musa disse que essa proposta não pode ser considerada como “final”. Ela disse que, pessoalmente, não tem convicção de que essa seja a melhor proposta, pois a conta não fecha. “As coisas só vão funcionar se todos os projetos derem resultados. Quem garante isso?”, questionou Isa. E continuou: “A Cassi está com hemorragia profunda. 18 mil colegas poderão se aposentar e será que ficarão com a Cassi?”. Apesar de seus questionamentos, Isa disse que a FAABB decidiu aceitar a proposta.

Wagner Nascimento, da Contraf-Cut, disse que entende que essa não seja a proposta final, mas que foi a proposta construída ao longo da negociação. “São muitos pensamentos diferentes. Mas, ao longo do tempo, fomos construindo consensos”, disse Wagner. Para ele, o mais importante foi a manutenção do princípio da solidariedade. Wagner defendeu a Estratégia Saúde da Família. “O grupo que é atendido pela ESF tem a curva de despesa reduzida ao longo do tempo”, afirmou. Ele disse também que a Contraf-Cut ainda não tem uma posição formada sobre a proposta, devido ao envolvimento da entidade com a campanha salarial, mas que no dia 18 haverá uma reunião onde o tema será deliberado.

Em sua fala, Gilberto Vieira, da Contec, também comentou que a entidade não definiu ainda seu posicionamento pelos mesmos motivos da Contraf e que a próxima reunião da entidade somente será realizada nos dias 26 e 27/10. Pessoalmente, ele disse que também defenderá a aprovação na reunião. No entanto, terá que apoiar a posição institucional que for estabelecida.

O representante da Diretoria de Saúde da Cassi, Sandro Sedrez dos Reis, disse que todos devem ter entusiasmo em buscar soluções e que a conta feita pelo BB, na sua proposta, é uma conta que coincide com os números que a Cassi tem hoje. “Mantermos nossa postura associativa é fundamental”, disse ele. Para Sandro, uma vez aceita a proposta, não devemos ir para casa dormir. “É preciso continuar vigilantes e cobrar as transformações que são necessárias”, finalizou.

O diretor de Planos de Saúde da Cassi, Humberto Almeida, falou que esse é um dos momentos mais difíceis da Caixa de Assistência. “A Cassi está hoje dentro de uma UTI”, comentou. Humberto disse que, apesar da crise, a governança da instituição buscou todas as alternativas para honrar seus compromissos. No entanto, segundo ele, os recursos acabaram e é preciso que o BB faça adiantamentos para que a Cassi continue cumprindo suas obrigações. O diretor finalizou dizendo que “a Cassi hoje agoniza, precisando de recursos e alternativas para o seu futuro”.

Por último, o diretor do Banco, Carlos Célio, disse que “todos nós temos um objetivo em comum e importante: a sustentabilidade da Cassi”. Ele disse que a Cassi é muito importante para o BB, sendo o principal produto para atrair novos funcionários e de muito valor para todos nós. Carlos Célio disse que tem que ser feito um trabalho completo na Cassi, na governança, na operação, nos programas, no custeio. Segundo ele, as garantias financeiras dão liquidez por um período para que a instituição não entre em insolvência.

Após as considerações dos membros da mesa, foi aberto um momento para perguntas pelos presentes. Foram diversas perguntas aos componentes da mesa sobre a proposta do BB, em relação à continuidade dos déficits, o tempo de execução das decisões, a votação da proposta pelo Corpo Social, a composição de reservas, os parâmetros de negociação, entre outros questionamentos.

No período da tarde, houve tribuna livre, onde quase 30 participantes puderam falar abertamente sobre suas opiniões quanto à proposta apresentada pelo Banco e discorrerem sobre seus posicionamentos, críticas, entendimentos e interpretações diversas.

A conselheira e coordenadora do Grupo de Assessoramento Temático de Saúde da ANABB, Graça Machado finalizou este momento enfatizando a necessidade de uma aprovação rápida da proposta discutida. “Esta proposta mantêm todos os nossos princípios preservados, o que não dá é neste momento depois de 20 meses de discussão e a Cassi não ter recursos para pagar as despesas de outubro, pensar em outra proposta, não temos tempo. Esta apresentada foi feita em conjunto na mesa de discussão com as entidades e o Banco. Podemos sim, continuar pensando em melhorias, mais com a atual temos os nossos direitos preservados", concluiu Graça Machado.

Ao final do Fórum, foi acordado entre os presentes, o compromisso de transmitir para as suas bases os entendimentos e interpretações sobre a proposta apresentada pelo Banco, com engajamento de cada entidade no processo de disseminação das informações e defendendo junto a sua base a aprovação da proposta.  O texto será submetido à aprovação das instâncias decisórias da Cassi e do BB e, caso aprovado, será encaminhado para consulta ao Corpo Social da Cassi.

FONTE: SITE DA ANABB.
INFORMAÇÃO DA FAABB


As ponderações que fizemos à mesa de que não podemos considerar a proposta do BB como final deve-se ao fato de existirem ainda pontos nebulosos a esclarecer. 

Hoje a proposta de contribuições extraordinárias dos associados somariam 17 milhões e os ressarcimentos que o BB fará 23. Somados, 40 milhões.

Tem sido divulgado que o déficit mensal CASSI é de 42 milhões.

O primeiro ponto a esclarecer é: o BB cobre a diferença mês a mês em caso de déficit? Além desses ressarcimentos de 23 milhões quanto o BB aportaria a título de investimento? 

O BB fala em 150 milhões. Bem, fica claro que qualquer Memorando de Entendimento que seja posto à mesa para exame terá de deixar claro o montante desses investimentos.

Finalmente. CONTRAF CUT e CONTEC ainda não se posicionaram a respeito das propostas.

Isso é importante evidenciar, pois quem de fato assina o Memorando de Entendimento são essas duas entidades sindicais a AAFBB, ANABB e FAABB estão à mesa a convite para ampliar o debate, mas não têm o poder de decidir pela rejeição ou aprovação dos termos do Memorando.

Isso significa que caso as bases sindicais de CONTRAF e CONTEC não acatem as propostas nada será levado à Diretoria e ao Deliberativo da CASSI e assim as negociações continuarão.


52 comentários:

Anônimo disse...

MEMORANDO DE ENTENDIMENTO ?
LEMREI DESSE TERMO. EM 2010 FOI ASSINADO UM ?

Anônimo disse...

Estimada senhora,

Desculpa, mas não acredito mais nessa gente.
Conforme o comentário 10.56 desta data, teremos novamente que pagar uma conta para os maus/péssimos administradores indicados pelo Banco do Brasil, ou não?
O BB sempre impôs os administradores da CASSI e deu no que deu, já com história antiga.
Novamente seremos sacrificados, sem direito a reclamar, pois temos idade avançada e impera a necessidade de termos um plano de saúde.
Até quando seremos punidos, sempre pelos mesmos que se arvoram defensores dos aposentados.
Essa Anabb não consegue nem fazer andar uma ação, que tramita há mais de dez anos sem solução, em que pese todos os associados litigantes tenham amparo na lei do idoso.
Querem que eu acredite neles, ora bolas nunca fizeram nada para o conjunto dos associados, somente privilegiaram castas, formaram castas, SMJ.

Mais uma vez vou ter que pagar para morrer...

Depressivamente desiludido.



joao trindade disse...

A realidade é dura.
Nos enganam o tempo todo.
Se não houver ingerência política benigna (a nosso favor), não teremos saída e só enrolação.
Onde andam os políticos sérios e comprometidos com o povo (existem?)..

Anônimo disse...

Os mesmos negociando os mesmos problemas com as mesmas soluções que não deram e provavelmente não darão certo.
Filme antigo com remake. Negociação 20 - o Retorno.

Anônimo disse...

Não reconheço legitimidade dessa gente falando por mim

Humberto


PLP 268 JÁ

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


TROCARIA de BOM GRADO, a prisão de EDUARDO CUNHA pela da Sra. DILMA ROUSSEF e do Sr. ALDEMIR BENDINE (os dois podem ir juntos no mesmo CAMBURÃO).

Anônimo disse...

Total apoio PLP 268. Nojo das associações querendo barrar a todo custo por conta de seus interesses.

Anônimo disse...

Falou, Humberto. Falou e disse !

Anônimo disse...



Faço voz aos anônimos das 4:40 e 6:12. Teremos uma sobrevida até 2019 via ESF, cada vez com menos credenciados. Depois só através do SUS.

Anônimo disse...

Colegas e Senhora Rosalina,

Recebi mensagem do Sr. Carvalho sobre o tema CASSI.
A leitura que faço quando ele externa os vários itens que devem ser melhorados na CASSI, é de que o Banco do Brasil se condena pelas más administrações daquele órgão de saúde.
O Banco sempre nomeou os presidentes e agora nomeia novamente alguém para gerir a CASSI.

Todo o proposto fala em mudar isto e aquilo, porque não viram isto nas administrações por ele banco nomeadas.

O pior é que administrava mal e agora/depois quer diminuir sua contribuição, sobrecarregar os já ferrados proventos dos aposentados em suas avançadas idades.
Salvo melhor entendimento considero CRIME contra os idosos.

E o que mais me dá repulsa, nojo, é que os mesmos que negociaram aquele BET estão aí a postos para "solucionar" mais uma vez nossas angústias.

Lembrem-se de que aquele acordo do BET, foi feito com a colaboração de um ex-ministro de governo que foi indiciado e preso pela Polícia Federal.
Está solto mas poderá não se livrar da cadeia, segundo informam os jornais.
Estavam lá, repito, os mesmos que hoje estão se reunindo com o banco.
Não esqueçam da res 26 apoiada pela anabb, que nada fez na justiça para barrar aquele monstrengo.
Desculpem o tamanho do texto, mas preciso desabafar.


Anônimo disse...

Quando leio comentários como os 4.40, 6,12 , 7,37 e 8.34 de hoje dia 19, sei que ainda há pessoas conscientes do que vivemos na Cassi e Previ. Apenas interesses próprios dos que dizem nos representar.
As administrações das Caixas comandadas pelo Banco -indicados e eleitos- não tem dado certo. Devemos reconhecer a necessidade de mudanças em ambas. Mudança também nas associações de aposentados, ao menos na condução das tais "negociações" . Fora com as vaidades.

Rosalina de Souza disse...

Carlos Célio é o novo presidente da Cassi

Carlos Célio de Andrade Santos assumiu a presidência da Cassi nesta segunda-feira, 17 de outubro.

Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 34 anos, ele estava à frente da Diretoria de Relações com Funcionários e Entidades Patrocinadas (Diref), dentre as quais a Cassi faz parte. Na Diref, acompanhava de perto a situação da Caixa de Assistência e conhece também a realidade de outras operadoras de autogestão em saúde: foi diretor superintendente do Economus, o plano de saúde do Banco Nossa Caixa, incorporado pelo Banco do Brasil em 2009, e depois, diretor de Seguridade da mesma entidade.

Também presidiu a Fundação de Seguridade Social (Geap) e foi diretor de Administração Geral do Banco do Estado de Santa Catarina S.A. (Besc).

“É um orgulho e uma satisfação assumir a presidência da Cassi. Sei da responsabilidade e do desafio que é ter tantas vidas dependendo do nosso trabalho”, diz o novo dirigente. Ele também já foi conselheiro titular e suplente no Conselho Deliberativo da Cassi e titular do Conselho Fiscal. Atualmente, é membro suplente do Conselho Deliberativo da Previ. Em mandatos anteriores, atuou como Conselheiro Suplente no Conselho Fiscal na Previ e presidente do Conselho Deliberativo do Economus.

Carlos Célio possui graduação em Educação Física, especialização em Banking, MBA Formação Geral para Altos Executivos, MBA Finanças Corporativas e MBA Gestão de Negócios de Varejo e Máster en Dirección y Gestión de Planes y Fondos de Pensiones pela Universidad de Alcalá, Madrid, Espanã e Organización Iberoamericana de la Seguridad Social (OISS). Recebeu três vezes a Certificação de Dirigente, concedida pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras da USP (Fipecafi), e pelo Instituto de Certificação dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS).

Fonte: Cassi

Anônimo disse...

Colegas,


E que pese a qualificação do Doutor Célio, teremos mais do mesmo.
Digo isto porque o Sr. Célio já participou, mesmo que indiretamente, das administrações que geraram o caos na CASSI e foi conivente com as da Previ, SMJ.
E vamos que vamos caindo mais uma vez...

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Não quero ser FALADOR ou DIMINUIR ninguém, mas das Duas, Uma, ou esse MONTE de CURSOS que o Dr. CÉLIO fez, ou foram só daqueles de FIM-DE-SEMANA
ou então eu não sei AONDE ele ARRANJOU TEMPO para trabalhar 34 ANOS no BB-ASQUEROSO?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:09,

Certa vez tive que falar com um Superintendente aqui em Goiás,sobre o nosso endividamento e buscar uma melhor atenção por parte da Diretoria de Financiamentos junto ao Banco do Brasil, após ter enviando correspondência direta para a Presidência.

Resultado:

O Cabra não sabia de nada, tudo tinha que pedir ajuda aos universitários, para gerir seu próprio sistema, igual a Gerente Geral nunca sabe de nada, e muito menos trabalha na agência, quando se tem que falar com o dito cujo, sempre esta em visitas, ainda não sei que existe o cargo de Gerente ou de Vendedor, porque eles sempre estão na rua vendendo seus seguros, capitalizações,investimentos e outros.

Acaba que deve sobrar tempo sim para esse monte de DIPLOMAS,MESTRADOS, DOUTORADOS,ESPECIALIZAÇÃO, eu fico vendo como o BB/PREVI/CASSI tem tantos profissionais qualificados, e uma gestão tão desastrada, PREVI PERDE 40 BILHÕES, BB COMPRA BANCOS FALIDOS,BANCO POSTAL,LEVA CANO DE VARIAS EMPRESAS CORPORATIVAS, E A CASSI ESTA FALIDA PELA 3 VEZ.

Querem fazer um acordo que vamos por 40 milhões todos os meses a mais e o DÉFICIT É DE 42 MILHÕES.

Eu me pergunto, vai adiantar essa proposta, que já esta MORTA?

Anônimo disse...

Senhores,

O que se faz\ com maus e incompetentes administradores na empresas particulares, digo de iniciativa privada?
Rua!

Claro que as administrações suspeitas ditas temerárias, administraram como se fossem "suas", com tamanha incompetência deram prejuízos.
Segundo a imprensa, todos os comentários de políticos, empresários, analistas, doutores em mercado, as administrações dos últimos 12 anos foram desastrosas, criminosas, pois muitos estão presos.

A solução é contratar administradores bem remunerados, que custarão menos que os atuais e poderão ser punidos pelo confisco de seus patrimônios.

Estou com avançada idade e não tenho ilusões a respeito de uma solução de curto prazo, mas desejo que o Juiz Moro, moralize este Brasil, prendendo TODOS, TODOS os que dilapidaram esta Nação, inclusive os fundo de Pensão.


Anônimo disse...

Bravíssimo Rosalina,
"monte de diplomas, mestrados, doutorados especialização" e não servem para nada.
Eu tenho curso superior com mestrado mas tenho certeza que não fui melhor para o BB que os colegas que tinham apenas o ensino médio. O que fazia um funcionário melhor era a vontade de trabalhar, de aprender e de querer ser melhor sem interesse de alguma vantagem pessoal.

Anônimo disse...

Colegas,

Curriculum, hehehehehehehe, lembro do tempo dos Michiguentos.
Bons tempos, se ganhava para estudar e depois, viva promoção!
Tenho saudades dessa época, ainda éramos românticos, trabalhávamos 14, 20 horas, e até mais que isto, virávamos a noite e o dia seguinte, sem folgas.
Nunca trabalhei somente oito horas, aluguei a cabeça para aquele BB nas possíveis 24 horas de um dia.
Planejar, criar, executar, exercitar recomendações, respeitar os funcionários, dar-lhes as melhores condições para desenvolver seus trabalhos, e muito mais.

Ainsi soit il et bonne sante!

Anônimo disse...

Ainda bem que o camarada tem formação em Educação Física. Vai ter que fazer uma ginástica "miseravi" para agradar ao chefe e aos doentes.

Tenho uma opinião contrária quanto aos detentores de pós-graduação Stricto Sensu. No tempo que estava na ativa, foi divulgada pesquisa que o pessoal com mestrado e doutorado não ocupavam cargo de chefia e muito menos diretivo. Não estou falando desses cursos que ninguém nunca ouviu falar, que o cabra passa 1 mês no exterior e vem com um canudo com letras douradas. Não. Falo de pessoas com formação feito os procuradores de Curitiba tão atacados por terem se formado em excelentes instituições. Foi um péssimo exemplo um apedeuta assumir ao CARGO máximo na República. Quanto ao Bando do Brasil, nesse tempo apedêutico , vários B0 assumiram diretorias. Antigamente o nível básico ia do B1 ao B12, daí entraram uns menores aprendiz filhos de "apesudos", que não passavam no concurso de jeito nenhum. Então inventaram que o incauto poderia eliminar matérias, para somente então chegar ao B1. Enquanto isso não acontecia permanecia no B0. Certo dia um iluminado decidiu mudar de B para E visando livrar os paquidermes dessa pendência.
Todos foram felizes para sempre...

A pós-graduação Stricto Sensu. Stricto Sensu significa “em sentido limitado”, ou seja, essa pós-graduação está restrita aos cursos de mestrado e doutorado. Assim como no Lato Sensu, os alunos que desejam fazer um curso Stricto Sensu devem ter concluído uma graduação

Anônimo disse...

Ao anônimo de 20/10 - 2:08 h

Seu curso superior com mestrado era para as atividades que exercia no BB? Se a resposta é não, você foi um funcionário que tinha apenas o curso médio. Entendeu minha colocação? Então....................
O que fazia um bom funcionário é a dedicação ao trabalho fato que existia somente no BANCO DO BRASIL S.A.. Hoje, no "tamborete do pt", isto deixou de exisitir. Concorda comigo? Sou da época do BANCO DO BRASIL S.A............

Anônimo disse...

Então estamos chegando a seguinte conclusão: diplomas, certificados e demais cartuchos legítimos ou não, ultimamente não têm servido para melhores desempenhos.
Que o diga déficit da Previ e a penúria da Cassi once again.
Situações ruins que se repetem e administradores que se revezam. E retornam.
Parecem administradores aprendizes.
Passa das hora de mudanças nas Caixas. Mas, há resistência, por exemplo ao PLP 268.

Rosalina de Souza disse...

Notícias

Lista de destaques
21/10/2016
Cálculo da margem consignável para concessão de Empréstimo Simples sofre alteração
Conforme previsto na Legislação, a margem do ES será de 30% da remuneração disponível.

A partir de 25 de outubro de 2016, o cálculo da nova margem para concessão de Empréstimo Simples será de 30% da remuneração disponível, que corresponde à diferença entre a renda bruta e as consignações obrigatórias. Esse mesmo parâmetro já é utilizado nas concessões de Financiamento Imobiliário.

Lembramos que as operações de empréstimos e financiamentos realizadas pela PREVI a seus participantes e assistidos sujeitam-se às mesmas limitações impostas para a consignação de operações realizadas com instituições financeiras.

Anônimo disse...

Rosalina,pelas minhas contas minha margem vai aumentar. Será que vao liberar a carencia para renovar?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 1.57.

Eu sempre defendi esta proposta, é a mesma usada pelo INSS e cumprida a risca, acredito que a Previ, esta de fato fazendo ajustes, e agora vai sim efetivar a maneira correta da interpretação da lei.

Se a partir do dia 25 de Outubro de 2016, não for mais observada os demais empréstimos e sim a margem LIQUIDA, muito colegas endividados vão ter um DINHEIRO NOVO A SUA DISPOSIÇÃO.

Começo a acreditar que pode haver um LUZ NO FINAL DO TÚNEL.

A Carência deve ser para todos,apesar que a grande maioria esta com 22 ou mais prestações pagas.

Temos que ver também como fica a situação de quem reescalonou em 120 meses para baixar a prestação, sera que serão beneficiados.

Agora se continuar a SOMAR TODAS AS VERBAS E SOMAR DO LIQUIDO aí fica a mesma coisa, ninguém terá condições de renovar seu ES.

Mas PARABÉNS A PREVI, agora de fato acertou os ponteiros, merece nossos elogios.

Anônimo disse...

Pelo que entendi:
Pega-se a renda bruta, deduz contribuições Previ, Anabb, I.Renda, etc e, só depois que é calculado os 30% do valor remanescente. Estou correto ?
Conclusão: a margem vai diminuir pela nova forma de cálculo e com a inclusão da CAPEC nos descontos obrigatórios.

Anônimo disse...

Anon 9.18
Nenhuma atividade do BB precisava de curso superior muito menos de pós graduação. Por isso os colegas acima criticaram os que tem muitos diplomas

Anônimo disse...

Insistindo:
Observem bem a redação, se não estou enganado:
Olhem a diferença entre renda bruta e renda disponível:
"Calcula-se 30% sobre a renda disponível, ou seja, Renda bruta - descontos obrigatórios (IR, CONTRIB. PREVI, CONTRIB. CAPEC, ETC, exceto desconto em favor de terceiros (anabb, cooperforte), etc.
Em sendo assim, entendo que a margem ficará menor.
Me ajudem a raciocinar.

Anônimo disse...

Colegas,

Evidencia de que a margem será menor.
SMJ

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 2:33

Vou te dar meu exemplo:

Recebo da Previ, Verba P300 - 6.096,17

6.096,17 x 30% igual 1.828,85.(menos 275,34 (cassi) menos 307,11 Imposto de renda) sobraria de margem 1.246,40.

RENDA LIQUIDA: 6.096,17 (- 275,34 CASSI - 307,11 Imposto de renda)

RENDA LIQUIDA: 5.513,72 X 30% SOBRARIA DE MARGEM 1.654,11

Claro que tem colegas que vai ter mais obrigações, mudando até para menor a margem, mas esta é a certa.

Anônimo disse...

Gente formação superior sempre foi e sempre será importante.

Me apontem um executivo do Bando do Brasil q tenha Phd ou pós-doutorado. Se todos detentores de cargos de alto escalão fossem capacitados, não precisariam roubar os velhos para obter lucro. Tudo apadrinhamento. Tudo paraquedistas.
Só como comparação: Joaquim Levi e Armínio Fraga tem formação altamente qualificada
Mostrem apenas 1 igual no bando do Brasil

Anônimo disse...

Rosalina, me diz uma coisa: PRA QUEM TEM FINANCIAMENTO IMOBILIARIO, qual e a forma de calculo?

Anônimo disse...

Rosalina,eu penso como voce: a margem consignavel deve aumentar - pelo menos a minha sera como a sua.

Rosalina de Souza disse...

Caro colega das 3:19,

Pelo que entendi, ES e Financiamento Imobiliário vão dividir a mesma margem, ou seja, ou contra um ou outro, nunca o acesso sera aos dois.

Segundo a Própria nota, diz que no Financiamento Imobiliário já foi implantado esta margem.

Mas como a Previ nunca é boa na comunicação, muitas perguntas ainda não tem resposta, e aos poucos deve ser liberadas novas informações.

A Primeira delas sera na próxima segunda-feira. dia 25, quando a alteração no ES sera concluída.

Na data de hoje, tive informação concreta, de que o MPF já notificou a Previ acerca da denuncia feita por mim.

Inclusive as consignatárias já estão bloqueadas para novos empréstimos na folha de pagamento.

Não estão fazendo porque gostam de ser cumpridores da lei, mas por obrigação de processo.

PR-RJ-00068133/2016

Ilma. Sra. Rosalina de Souza,

Cumprimentando-a, sirvo-me do presente para comunicar a Vossa Senhoria acerca da instauração do Procedimento Preparatório 1.30.001.003622/2016-61, originado a partir da Manifestação 20160083172 (documento PR-RJ-00059984/2016), distribuído para o gabinete do Exmo. Procurador da República, Claudio Gheventer.
Caso entenda necessário, maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3971-9553, das 11 às 17 horas.
Atenciosamente,

Divisão Cível Extrajudicial - PR/RJ
Procuradoria da República/RJ

Anônimo disse...

Rosalina,
Essa noticia do ES foi publicada? não estou encontrando

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 3:46,

Foi publicada no site da Previ, mas olhei agora e já não se encontra mais la, já retiram a mesma.

Por algum motivo, ela foi retirada do SITE DA PREVI.

Anônimo disse...

Rosalina, eu tambem li na Previ a noticia logo depois que voce publicou e agora sumiu...

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Acessei hoje o site da Cooperforte para fazer o agendamento do 13 salário para pagamento em abri/17,e fui informado pela atendente que infelizmente não poderei operar com aquela Entidade por ter movido a ação dos 30 por cento consignado.Este mês foi feito normalmente o débito das prestações e acessando o site do TJRJ,verifiquei que as petições foram juntadas novamente em 18.10.16,Toda vez é um tal de juntar petições mas a notícia alvissareira não vem
Já vai para 3 anos essa lenga lenga e nada do grupo 19 ganhar.Todo ano tento renovar meu empréstimo na Cooperforte porém apreensivo com a negativa deles o que infelizmente aconteceu.Só agora é que eles ficaram sabendo dessa ação.Três meses atrás removeu.A justiça demora para mandar comunicação para os credores?Pelo visto o mesmo vai acontecer na PREVI com o 13 salário agora em novembro/16
Não poderei renovar e vou passar aperto.Não sei como vou passar o natal sem dinheiro fora as necessidades básicas para o sustento da família.Estou num beco sem saída.A justiça nesse país não respeita nem os idosos
LOURIVAL

Anônimo disse...

Quiz dizer que três meses atrás renovei e não removeu

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Lourival,

O que posso te dizer de concreto é que a ANAPLAB não tem medido esforços no sentido de dar celeridade aos processos judiciais, principalmente o que limita os descontos em 30% das nossas verbas do contra cheque.

Mas essas petições, são a forma como nossos advogados tem para informar,cobrar,contra por as razões, de ambas as partes envolvidas no processo judicial.

Soube também hoje, de que a Previ já foi notificada pelo Ministério Público Federal, sobre a denuncia que fiz sobre o não cumprimento da lei, até soube também que as consignatárias estão bloqueadas para novos empréstimos na nossa folha de pagamentos, só não sei se é meu caso em especifico ou se de todos os colegas.

De modo que estamos trabalhando arduamente, para obter resultado na aplicação da lei 13.183, e termos 70% dos nossos benefícios nas mãos, promovendo a dignidade humana, e a volta da satisfação em cada aposentado e pensionista da Previ.

Mas as FORÇAS da Previ são enormes, veja que por algum motivo eles, retiram a notícias ainda a pouco sobre a mudança na forma de calculo da margem do ES, para a margem LIQUIDA.

Claro que eles não querem admitir que erraram e prejudicaram milhares de famílias, e muito desta demora é pela PURA E SIMPLES MÁ VONTADE.

De modo colega Lourival, aguenta firme, que vamos ter novidades em breve, pode se esconder, por algum tempo, mas logo as noticias terão que ser claras e objetivas.

Lucia Siza disse...

Oi amiga me tira uma dúvida.Pra ficarmos com 70% do nosso benefício não teria que diminuir o valor da parcela do ES?

Lucia Siza disse...

Oi amiga me tira uma dúvida.Pra ficarmos com 70% do nosso benefício não teria que diminuir o valor da parcela do ES?

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Lucia Siza Siza,

Quem entrar com a ação 30% consignado, vai ter essa limitação automática, após decisão do juiz e cumprimento da sentença.

Se o Ministério Público Federal, efetivamente mover a ação contra a Previ, por descumprimento da lei 13.183, a Prev deve ter que rever os valores da prestação e automaticamente enquadrar dentro dos 30%.

Mas ainda é muito difícil de prever o final desta história.

Veja que os Eleitos, se calaram, não se sabe de nada mais, a não ser as noticias a conta gotas ditas pela Previ em suas notas meia boca.

Mas o fato concreto é que algo vai mudar, isso é fato concreto, a Previ pode até demorar mais prazo, mas vai ter que legalizar esta situação.

A FUNCEF usou a margem dos 40%.

Os correios editou novo regulamento dos seus empréstimos e limitou tudo dentro dos 30%, com novo regulamento para seus produtos.

De modo que a Previ também vai fazer alguma coisa para acabar de vez com as nossas reclamações, e que são muito justas, mesmo quando muitos são contra, é o melhor caminho a seguir, acabar de vez com essa farra dos empréstimos em definitivo.

Anônimo disse...

Rosalina, Também acho que agora a Previ vai ter que cumprir a lei e tenho certeza que sua manifestação junto ao MP foi o empurrão que faltava e por isso agradeço muito a você. Quando implantarem as novas regras teremos que desistir da ação 30% pois se formos esperar por ela acabamos de pagar o ES e ela ainda estará parada.

Anônimo disse...

Senhora Rosalina, a mensagem voltou ao SITE da PREVI. Eu entendi que para calcular a nova margem consignavel, todos os debitos serao considerados, inclusive a CARIM, ficando assim, fora de novas pretensoes quem tiver imovel financiado.

Rosalina de Souza disse...

A MENSAGEM VOLTOU AO SITE ATUALIZADA.

21/10/2016
Margem consignável para concessão de Empréstimo Simples
A partir do dia 25 de outubro, margem do ES será de 30% da remuneração disponível. O parâmetro já é utilizado nas concessões do Financiamento Imobiliário.

Conforme divulgado no site PREVI em janeiro/16, a margem para concessão do Financiamento Imobiliário e do Empréstimo Simples é de 30% da remuneração disponível, que corresponde à diferença entre a renda bruta e as consignações obrigatórias.

A PREVI concluiu o processo de ajustes no sistema e, a partir da próxima terça-feira, 25 de outubro, a concessão do Empréstimo Simples passa a contemplar o novo cálculo da margem. Esse mesmo parâmetro é utilizado nas concessões de Financiamento Imobiliário desde fevereiro/16.

Lembramos que as operações de empréstimos e financiamentos realizadas pela PREVI a seus participantes e assistidos sujeitam-se às mesmas limitações impostas para a consignação de operações realizadas com instituições financeiras.

O ES, produto oferecido aos participantes dos Plano 1 e PREVI Futuro, apresenta condições significativamente melhores em relação as alternativas de crédito disponibilizadas pelos fundos de previdência e demais instituições, tais como maiores valores de teto e prazo para pagamento e menores taxas. Atualmente, quase 100 mil associados da PREVI se beneficiam com essas vantagens.

Fonte: Site da Previ.

Anônimo disse...

Acabei de ver no site da PREVI:margem consignável de 30 por cento será aplicada sobre vencimentos líquidos já a partir de 25.10.16.Estou negativo em 1.241,00.Pelo jeito se for aplicado 30 por cento sobre meus vencimentos, fico negativo ainda em 250 reais
Lourival

Anônimo disse...

Ao colega das 6.29
É isso mesmo.Tenho ação 30 por cento consignado do grupo 19 e já vai para 3 anos.Do jeito que está andando P processo, é mais fácil liquidar o empréstimo simples

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Lourival,

Sera calculada entre o valor Bruto menos as consignações obrigatórias.

De modo que Cooperforte, Crediscoop, Fhe Poupex, Financeira Alpha, não entra mais no calculo como é feito hoje.

Fica apenas as obrigações obrigatórias:

CASSI
CASSI CO PARTICIPAÇÃO
CASSI CO PARTICIPAÇÃO LIMITADA
IMPOSTO DE RENDA
CONTRIBUIÇÃO PESSOAL
CAPEC
PENSÃO ALIMENTÍCIA

Penso que a medida vai dar crédito a muitos colegas, mas claro que ainda existe esse ponto de interrogação?

Na Previ a gente nunca sabe da verdade até que se faça uma SIMULAÇÃO no dia 25 próxima TERÇA-FEIRA.

Até ficaremos quebrando a cabeça, pensando em ter mudanças de verdade.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Entendi suas explicações.Talvez eu tenha margem para o ES.O problema é se a PREVi já estiver sabendo da ação 30 por cento e negar o empréstimo
LOURIVAL

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Lourival,

Se a Previ continua a descontar o mesmo valor, sem o juiz ter dado a limitação, acredito que quando houver a mudança no sistema, a Previ vai acatar o seu pedido, havendo margem disponível dentro dos 30% da remuneração DISPONÍVEL.

É o que eu acredito, mas para ter certeza, só na próxima Terça-Feira DIA 25.

Anônimo disse...


Rosalina,

Tem certeza que pensão alimentícia é consignação obrigatória?

Abraços

Anônimo disse...

Eu acho que as coisas ainda não estão muito claras.A Previ diz que vai cumprir a lei e a lei determina que a soma de todos os débitos de empréstimos deve se limitar a 30%. Será que é isso que vão fazer?