07 setembro 2016

Independência dos Fundos de Pensão do Brasil.

A corrupção é um dos principais assuntos do momento para nós os participantes dos fundos de pensão.

Porém, o que não se pode esquecer é que corrupção não é apenas o ato de alguns dirigentes, ou pessoas próximas a eles, de desviarem dinheiro,com negócios que não dão lucro para os participantes ou  assistidos. 

Corrupção é muito mais do que isso: é qualquer ato em que se tire vantagem de forma em que prejudique ao próximo.

Pequenas ações do dia a dia também são atos corruptos, não apenas as grandes operações que estampam jornais.

Quando se desconta mais que 30% do benefício, deixa de cumprir a lei do consignado, esta prejudicando milhares de famílias.

Quando de investe em empresas, ou em projetos, como na SETE BRASIL, 180 milhões, e hoje se sabe que foi um completo prejuízo.

Quando se entra em um investimento como Costa do Sauípe, com apelo do Governo do Estado da Bahia, e se continua investindo em algo que não da retorno, sempre vai necessitar novos investimentos, sem nenhum retorno.

Quando se retira dos PENSIONISTAS 40% do seu benefício, roubando a luz do dia e usando para isso normas e regulamentos, que foram ao longo do tempo sendo transformados, e quando se aprova aos estatutários receber aposentadorias milionárias, maiores até que a SUPREMA CORTE DESTE PAÍS, para os amigos sempre os melhores privilégios,  para os PENSIONISTAS PÉ DA BUNDA.

Quando se DOA 7.5 BILHÕES, com uma simples resolução CGPC 26 feita no comando de um colega Aposentado, SENADOR, que em coluio com outros e teve até companheiro que saiu da sala, para dizer que não estava de acordo com a BRAVATA, professor do atual Diretor de Seguridade, a hora de vocês ainda vai chegar.

Quando tudo é mantido em sigilo, sobre o manto de confidencialidade, sobre normas e regulamentos que restringe aos participantes saber do que esta acontecendo dentro da sua própria casa, onde você aportou seus recursos para ter um complemento digno, se descobre que esses senhores, estão ali, para bravatas, para como em comum, dentro de um colegiado, propor ações que sabe como certo que vai dar prejuízos, aos verdadeiros donos do dinheiro, aplicado com o suor de 30 anos ou mais de trabalho, sem falar naqueles que ainda nem se aposentaram.

Quando efetivamente não se tem fiscalização, como a Previc, fechou os olhos, todos esses anos, para tudo que acontecia dentro dos fundos de pensão, e sem falar no Conselho Fiscal, e as empresas que auditaram esses investimentos, ainda quando se PAGA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL, A QUEM POR 3 ANOS CONSECUTIVOS DEU PREJUÍZOS DE MAIS DE 40 BILHÕES, CONSELHO FISCAL? PREVIC? CADE VOCÊ EU VIM AQUI SÓ PRA TI VER!!!

Quando se contrata uma empresa, como foi a ACCENTURE, que certamente apontou os erros, onde esta o vazamento interno, as torneiras abertas, que consome um orçamento de mais de 340 milhões, por ano com questões administrativas.

Quando se contrata, escritórios de advocacia, com desculpas de judicialização contra o fundo de pensão, no  nosso caso em especifico, a Previ, quando se prefere efetivamente procrastinar decisões até o último grau de recurso, mesmo quando a sentença lhe é desfavorável.

Quando se cria um EMPRÉSTIMO SIMPLES, impagável, sabedor que o FQM que vai fazer sua liquidação, quando se imputa aos mais velhos a culpa por não poder resolver o problema, e só na FIPE SONDAS se joga fora 180 milhões.

A mentira pode até ficar encoberta por certo tempo, mas sempre a verdade aparece, e vamos ter muitos desdobramentos desta operação nos fundos de pensão, ainda vamos ter muitas coisas sem a devida explicação, que a POLÍCIA FEDERAL e o MPF vão fazer a parte dos encabrestados Diretores Eleitos e Conselheiros esconderam, sobre a proteção da CONFIDENCIALIDADE, exposta agora, quero ver quem tem o poder de continuar a esconder os desmandos, a Previ vai enviar aos procuradores cartas de AMEAÇA?

Muitos projetos, ainda vão vir a tona, sempre os investimentos são nos mesmos setores, energia, combustível, minério, imobiliário, e participantes, esses sempre pagaram suas faturas, agora ainda mais, porque os saldos devedores nunca diminuem, a desculpa é o centro da meta, a DIRETORIA DE SEGURIDADE, logo logo vai ser chamado para dar as suas explicações e olha que não serão poucas.





Independência do Brasil

Por: Sarah Magalhães

Agora em setembro, costuma-se lembrar
da independência do Brasil
que outrora foi motivo para o povo comemorar...

Lá no século XIX
com Dom Pedro brilhantemente a proclamar
"Independência ou morte!"
para o povo ao seu redor aplaudir e concordar.

Mas na verdade
a história se distorce com o tempo,
prova disso 
é que a nossa independência
já foi comemorada
num dia que não 
o 7 de setembro.

Quando se fala em 12 de outubro,
costumamos lembrar
do dia de Nossa Senhora
e do dia das crianças,
com os brinquedos fascinantes
com os quais todas querem brincar.

Mas num ano diferente
esse mesmo 12 de outubro,
foi quando o nosso país 
foi proclamado independente.

Pouca gente sabe disso
e também pouca gente se importa.

Hoje o que se transmite pelo Brasil,
no estado em que se esteja,
são slogans como 
"Brasil: um país de todos"
e diante disso, o meu desejo é...
que assim seja.

Que seja um país de todos
e independente do passado.

Que seja um país com todos
focados em um presente
em que slogans como esse
não sejam criados
para ficarem pelos cantos
esquecidos e abandonados.

49 comentários:

joao trindade disse...

A Previ é tão transparente que seu Presidente ficou invisível, tendo apenas mandado uma nota lacônica sobre a visita da PF ao Palácio de Cristal.

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog,

Você já votou nas Eleições Previ-Dipla?

Votação segue até dia 15/9

VOTE AMIR SANTOS (5)

VOTE NUMERO 5.

Anônimo disse...


Cara Rosalina,

Excelente essa postagem. Deveria ser publicada na grande mídia brasileira, para saberem como ocorrem "pequenas corrupções" no dia a dia, mês a mês em nosso fundo de pensão e que são imperceptíveis, e que corroem e reduzem nossos benefícios mensais. Inclui-se aí a "lei da mordaça" que dizem existir no palácio de cristal.

Cadê o "gaiteiro", que anda sumido?

Anônimo disse...

excelente matéria, diz tudo

tarcísio augusto bulhões martins disse...

D. Rosalina, boa tarde. Paz, saúde e sobretudo FÉ. ASSINO EM BAIXO. Fico aqui como bom mineiro( Uberaba - <MG.) a matutar; COMO SERÁ QUE O SACI-PERERÊ VAI CRUZAR AS PERNAS???????????????? Bom feriado, nossa INDEPENDÊNCIA SE APROXIMA. DEUS EXISTE. Tarcísio.

Anônimo disse...

Enquanto o povo passa fome': jornal suíço compara Marcela Temer à antiga realeza francesa e revela a sua rotina luxuosa.
Marcela Temer tem uma vida de luxo
Marcela Temer foi comparada a Maria Antonieta pelos suíços devido à sua vida de luxo, enquanto o povo governado pelo seu marido passa fome. O jornal suíço “Tages Anzeiger” fez uma matéria chocante onde garantiu que a mulher do novo Presidente da República é servida por 50 empregados na residência oficial, todos eles pagos pelo Estado. Também fora das portas da residência oficial, a Primeira-dama tem vivido uma vida luxuosa, visto que faz regularmente compras e viagens de luxo.

Fernando Lamas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

ESTRUTURA COMPLEXA
Estimadíssima colega Rosalina, os conteúdos do seu blog têm-se superado. Conteúdos de qualidade e contundentes que desacomodam e questionam aparecem, por aqui.
Caro colega anterior(1:27h), defendo e cobro que desapareçam os famintos, os desempregados, os analfabetos, os sem teto e sem terra, enfim, todo irmão nosso marginalizado. Todos os cidadãos merecem estar incluídos. Mas, novamente, um noticioso estrangeiro vem enervar, com matéria como essa. Procure,também, o mesmo jornal estudar e analisar a situação anterior, com isenção. A estrutura palaciana deve ser bem complicada, com diversos serviços. Olho, para o meu pequeno apartamento, com frequência de seis pessoas e vejo o enorme trabalho da minha esposa. Imagina, estimado colega, o Palácio presidencial que, além de residência, é uma instituição nacional, inclusive, para visitação.
No meio do povo, dizemos: "Quem vê cara, não vê coração" ou " As aparências enganam". É inesquecível a falecida Princesa Diana, da Inglaterra que fez História, pela sua simplicidade e muito forte atuação na solidariedade humana, em todos os continentes.
Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Eu te recomendo que façam pedidos, súplicas, orações...pelos governantes e pelos que estão no poder, para levarmos uma vida calma e tranquila, com toda piedade e honestidade."
1Tm 2,1-8

Anônimo disse...

Quando sera preso o Marcel? E o Dan Conrado? E o Bendine? Eo Rosa? E o Flores???????????
Quando???????

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Cada vez ADMIRO MAIS A SENHORA! Tem CORAGEM DE DIZER AO MUNDO INTEIRO e de DAR NOME AOS PARASITAS, que BREVEMENTE serão LAVADOS e LEVADOS para a PAPUDA CITY, por determinação de SÊRGIO MORO (refiro-me a postagem de 07/09/16, às 9:08 PM, Anônimo).

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:19 Anônimo,

Esses Dirigentes, todos legislaram em causa própria, a começar do Marcel, Reeleito pelo voto dos alienados, teve uma meteórica acensão chegando a AP-6, graças ao sindicato que faz parte.

A Contraf Cut, neste momento, assim como as grandes e pequenas associações, estão MUDAS, SURDAS e esperando não sei mais o que para vir a público neste mar de lama, agora nas mãos da POLICIA FEDERAL e MPF.

Os demais citados, saíram aposentados da Previ, como Estatutários, e como MARAJÁS DA PREVI.

Dizem nos defender, os ELEITOS, mas até agora estão todos CALADOS, sem saber como vão achar uma saída para essa falta de ÉTICA E MORAL que eles tanto pregaram.

Perseguem quem fala a verdade, sua administração não existe, para quem delega a BB DTVM recursos, sem nenhuma contra partida, doa uma folha de pagamentos ao Patrocinador, ao invés de leiloar a mesma e obter mais recursos para o PB-1, prefere que o Patrocinador, faça da Previ seu braço financeiro, com via de mão unica, nos tiras direitos e sacrificar a todos com juros extorsivos no ES, jogar a culpa na longevidade de muitos colegas, e desrespeitar a lei do consignado e o Estatuto do IDOSO.

Quem perde 40 bilhões, em 3 exercícios, não pode sair impune desta história, todos os GESTORES DA PREVI E TÉCNICOS muito bem remunerados, por sinal, verdadeiros legisladores em causa própria, deve sim ser responsabilizado CIVIL E CRIMINAL, por seus atos, e tem muita coisa sem nenhuma explicação, na nossa folha de pagamento, se aprofundar as investigações, vão achar propinas, porque não pode por mais de 1 década, todos ter feito a farra que fez nos nossos contra cheques.

Onde tem fumaça tem fogo, posso vir a ser responsabilizada por meus escritos e pelos comentários, mas com 70 anos de idade, já vivi muito para ser desrespeitada em meus direitos, por um GRUPO DE SAQUEADORES DA POUPANÇA ALHEIA, PAULO PERSON meu marido, trabalhou duro, para ter seu complemento, muitas vezes deixou de fazer mais alguma coisa, porque tinha a certeza que a Previ nos daria uma velhice tranquila.

Com 70 anos, hoje eu vejo que o tempo, foi implacável, a Previ se tornou BILIONÁRIA, na própria CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO, se falou em 200 bilhões seu patrimônio, temos hoje 150 bilhões, e eu pergunto aos exemplos de gestores, onde vocês enfiaram os outros 50 BILHÕES?

Cartaram 20% do meu benefício com o fim do BET antecipado, voltaram as contribuições aos Aposentados, porque pensionista não paga, e agora em 2017, vão nos dar um DÉFICT de presente de NATAL, fruto da sua GESTÃO FRAUDULENTA E TEMERÁRIA.

Mesmo com o fervor, a Previ, como sempre se cala com uma NOTINHA NO SEU SITE, QUEM SE CALA CONSENTE, COM TUDO QUE TEM SIDO DITO, E APRESENTADO, AGORA COM A POLICIA FEDERAL E O MPF NA PARADA.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Estou INCONDICIONALMENTE com a SENHORA, AGORA e SEMPRE!

Anônimo disse...

Dona Rosalina,

Admiro todos os seus textos, mas este de 80/09 às 9:02 é irretocável.


Nascimento

Anônimo disse...

Rosalina, parabéns! Pelas apresentações feitas aqui. Pena não serem vistas pela maioria dos associados da Previ.
Fomos cruelmente esmagados pelos diretores da Previ nesses anos nefastos do governo PT.
Vamos acreditar q se apure para quem foi a sangria q fizeram em nossas vidas nesses 13 anos de extremas injustiças a q fomos colocados.

Anônimo disse...

Sabem porque não voto nas eleições da Previ ultimamente ?
Explico: ESTOU DESCONFIADO.
Explico: E-mails, folders, "cartinhas", TELEFONEMAS (como sabem o número de meu telefone ?). Fora as postagens nas redes.
É muita insistência. É muita "campanha" e muita briga.
Aí, desconfiei. Seria interesse para defender a Previ e seus associados ? Ou seria para defender os próprios interesses pessoais e de grupos ?
Então, cara Rosalina e demais seguidores deste corajoso blog, vos digo: pelo que já tinha visto e ouvido e pela experiência dos 70 de janela, as promessas e as fotos com o sorrisinho de político, não me convencem.
Aguardamos o PLP 268.

Anônimo disse...

Vivas, vivas e mais vivas para a Dona Rosalina!
Com seu jeito simples, ela fala a verdade. Sem mimimi.
É uma vergonha estes sindicalistas (a maioria não sabe nem compor uma frase completa) que receberam altos APs dentro do BB, simplesmente por serem desta corja (sindicalistas inúteis).

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
Já lhe fiz tantos elogios que não sei mais o que dizer e você continua se superando. Que bom seria se tivéssemos representantes que podem mas nada fazem e que tivessem a sua postura. Saiba que ter alguém do nosso lado ainda que sem poderes para agir nos dá grande amparo. Que Deus a abençoe.

Anônimo disse...

Seu blog está em meteórica ascensão !!!

Rosalina de Souza disse...


Seu benefício: Cesta-alimentação
Informações importantes e opção para solução das ações judiciais
Prezado(a),


Divulgamos recentemente no site PREVI mais uma matéria com informações importantes que podem esclarecer dúvidas a respeito do processo de cesta-alimentação.

Como deve ser de seu conhecimento, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que não cabe a incorporação do auxílio cesta-alimentação ao benefício de aposentadoria e fixou o cabimento da devolução dos valores recebidos nessas ações. É necessário ainda o ressarcimento das custas decorrentes do processo judicial, além dos honorários advocatícios, respeitados os índices e taxas de juros de cada Tribunal.

No entanto, é possível que alguns participantes não tenham recebido essa informação e estejam inclusive com outras expectativas sobre o desfecho de sua ação, sujeitando-se aos ônus decorrentes.

Se você ainda está com a ação ativa, é importante saber que, observadas as normas que regem o Plano de Benefícios e as decisões judiciais nos processos, a PREVI quer proporcionar solução mais rápida e menos onerosa aos participantes que ingressaram com essas ações e coloca-se à disposição para adotar providências de solução nesses litígios.

Nossa equipe interna está pronta para lhe atender. Os advogados que conduzem os processos também foram instruídos para agilizar as pendências nesse âmbito, de forma a evitar que outros acréscimos incorram nas respectivas ações.

Estamos à disposição para mais informações pelo Fale Conosco do site ou pela Central de Atendimento, telefones 0800 031 0505 ou 0800 729 0505, das 8h às 18h.

Caso não possua ação judicial, favor desconsiderar essa mensagem.

PREVI – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil

Rosalina de Souza disse...

PARTE 1
FONTE: SITE DA PREVI
08/09/2016
Mais informações relevantes sobre a PREVI no âmbito da operação Greenfield
Com objetivo de manter os associados informados dos fatos relacionados à nossa centenária Entidade, orgulho e patrimônio de todos os seus participantes, esclarecemos pontos que estão sendo objeto de debate na sociedade, em complemento à nota já publicada na 2ª feira, 05/09, "PREVI se posiciona sobre operação da Polícia Federal".

Os fatores que levaram o Plano 1 a registrar o déficit acumulado em 2015 são conjunturais e foram amplamente debatidos com todos os associados nos encontros que a Diretoria realizou nos principais Estados, onde concentram-se 85% dos nossos participantes. De forma clara e acessível, nosso resultado encontra-se disponível no balanço, aprovado e publicado em março/16 e também no Relatório Anual 2015. Para relembrar números que estão disponíveis na apresentação de resultados de 2015, somente em cinco ativos tivemos queda de R$13,4 bilhões, quando comparamos seus valores com aqueles contabilizados em 2014. São eles: Vale, Banco do Brasil, Neoenergia, Petrobras e Bradesco. Nenhum desses ativos têm relação com a operação Greenfield.

Rosalina de Souza disse...

PARTE 2

A maioria dos nossos investimentos de renda variável foram adquiridos no final da década de 90, carteira de ativos reais da economia brasileira, que nos últimos quatro anos vêm sofrendo com a queda do PIB. Mas são esses mesmos ativos que, na década de 2000, fizeram a rentabilidade ser tão acima da meta atuarial que, por ter o volume regulamentar de reservas superados, por sete anos consecutivos, as contribuições para o Plano 1 ficaram suspensas e, por três anos, seus associados receberam um adicional de benefício (BET). Todas as informações estão abertas para a sociedade brasileira no site da PREVI. Todos os números, ao longo dos anos, foram escrutinados pelos órgãos de governança, tais como o Conselho Fiscal e as auditorias externas independentes. Portanto, o resultado do Plano 1 em 2015 não possui qualquer relação com os fatos objeto das investigações que estão em andamento pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal.

Com o objetivo principal de dar transparência aos resultados e prestar contas de forma permanente de todos os ativos, neste ano, a Diretoria criou o Hotsite Resultado, onde são apresentadas as principais informações relacionadas ao desempenho dos planos administrados pela PREVI, mensalmente. Nesse endereço já está disponível o resultado acumulado até Julho/2016. Para se ter uma ideia e base de comparação, no caso das empresas de capital aberto, a obrigatoriedade de divulgação de resultado é trimestral. Embora a PREVI tenha uma exigência legal de divulgação anual, temos prestado contas de forma continuada, praticando atualizações mensais. Aos associados que ainda não o acessaram, sugerimos que o façam, para os esclarecimentos que julgarem necessários. Ressaltamos, mais uma vez, que essa prestação de contas é aberta, em área pública do site, atendendo não apenas aos associados, mas a sociedade em geral.

Rosalina de Souza disse...

PARTE 3

Participação da PREVI na CPI dos Fundos de Pensão

A nossa Entidade prestou contas recentemente a uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), fornecendo informações, documentos e prestando depoimentos, cujo relatório final foi disponibilizado a todos os associados, por meio de matéria publicada no site da PREVI.

Na CPI, comprovou-se que a PREVI possui um modelo de governança maduro e consolidado, com criterioso processo de análise e decisão de investimentos, compatível com as boas práticas de mercado. Dos 15 investimentos destacados no Relatório da CPI dos Fundos de Pensão, a PREVI investiu apenas no FIP Sondas. A Comissão concluiu que o investimento de R$ 180 milhões foi baseado em análise técnica do projeto e no montante que garantiria à Entidade indicar um membro para o Conselho de Administração da Sete Brasil. Chamada a subscrever novas cotas do FIP Sondas, em 2011, a PREVI decidiu não exercer seu direito de preferência e não investir mais no Fundo. O relatório da CPI concluiu quanto à decisão de não aporte que "fica evidente, a DIRIN/GERIN não se restringiu a observar o limite estabelecido pela Política de Investimentos da PREVI. Em que pese essa política ser um importante escudo contra a elevada exposição a riscos, ela não é e não pode ser a única defesa. Para alívio de seus beneficiários, a área técnica da PREVI foi além e identificou, com facilidade, outros fatores que elevavam o risco do negócio e decidiu por não recomendar qualquer nova subscrição de quotas no FIP Sondas." No relatório não foram imputados culpa ou dolo, por parte da PREVI, na análise e aprovação inicial ou mesmo na reestruturação do investimento na Sete Brasil.

Rosalina de Souza disse...

PARTE 4

Quanto à análise das premissas para avaliações atuariais, o Relatório identificou que a PREVI "usa premissas cada vez mais conservadoras, além de serem mais aderentes à massa de participantes". Aponta que houve redução da taxa de juros o que aumenta o passivo e impacta negativamente o resultado do plano e conclui que "diante do efeito das alterações das premissas atuariais, com impactos negativos no resultado do plano, verifica-se a apuração de déficit no plano apenas em 2015 (com significativa influência do desempenho da rentabilidade de investimentos)”.

Operação Greenfield

Em relação à operação Greenfield, até onde nossa Entidade tomou conhecimento, a PREVI esclarece que não tem investimento nos seguintes ativos: FIP CEVIX, FIP MULTINER, FIP OAS EMPRENDIMENTOS, FIP ENSEADA, FIP RG ESTALEIROS e FIP FLORESTAL.

Dentre os investimentos citados na Operação, a PREVI possui participação apenas nos seguintes:

INVEPAR: a Invepar foi criada em 2000. Atualmente, a participação da PREVI na Companhia está contabilizada pelo valor de R$ 2,04 bilhões, data-base 31/12/2015 (data do último balanço). Considerando esse valor, o retorno do investimento para a PREVI representa 161,4% acima da taxa atuarial. Como várias empresas brasileiras que vem sofrendo com a queda de PIB nos últimos três anos, a Invepar teve menor tráfego de carros e caminhões passando pelas suas concessões rodoviárias e menos pessoas viajando de avião.

FIP SONDAS (SETE BRASIL): A PREVI aportou R$180 milhões à época da criação do FIP, sendo cotista com 9,9%, juntamente com bancos nacionais e internacionais, bem como outros fundos de pensão com patrocínio estatal e privado, mostrando ser um bom negócio. A aprovação seguiu a Política de Investimentos da Entidade. Quando da oportunidade de participar de aumento de capital, com base na mesma Política de Investimentos, a nossa área técnica não recomendou novo aporte. Por isso a PREVI foi diluída de 9,9% para 2,3% do referido FIP.

Rosalina de Souza disse...

PARTE 5

É sempre importante ressaltar, mais uma vez, que esse investimento foi profundamente investigado pela CPI dos Fundos de Pensão, e como já relatado acima, a atuação da PREVI foi destacada como um exemplo na avaliação do aporte inicial e na decisão de não acompanhar a segunda oportunidade de investimento. Dessa forma, a PREVI atualmente tem a segunda menor participação no fundo, em um universo de 12 cotistas.

FIP GLOBAL EQUITY: Fundo de Investimento criado em 2008, cujo gestor era Global Equity Administradora de Recursos, o administrador era o Citibank (posteriormente substituído pelo Santander), os auditores externos do fundo e das empresas participadas eram KPMG e E&Y - Ernest Young, o avaliador dos projetos era a Colliers, todos agentes do mercado reconhecidos à época. O fundo buscava uma rentabilidade de IPCA + 9,5% a.a., através do investimento em uma carteira diversificada de construção de imóveis residenciais e comerciais destinados à venda. A PREVI investiu no fundo R$ 82 milhões e sua participação se deu no comitê de investimento, votando de acordo com a governança do fundo.

No final de 2015, ao perceber que o gestor não estava cumprindo seu papel, a PREVI, em conjunto com os demais cotistas, liderou o processo de substituição do gestor e está adotando todas as medidas cabíveis para reaver os valores investidos, no melhor interesse de seus associados.

Com relação aos investimentos citados, serão adotadas todas as medidas de esclarecimento na Operação Greenfield, sem jamais abrir mão da preservação da instituição PREVI, seus participantes, assistidos e corpo técnico.

Já quanto ao ex-presidente Sérgio Rosa, importante ressaltar que os fatos a ele imputados - consultoria realizada para a OAS - se referem a período posterior a sua atuação na PREVI, quando já não exercia o cargo de Presidente e já tinha inclusive passado seu prazo de quarentena que proíbe trabalho em empresas que possuam conflitos de interesse. Sobre a acusação em relação ao ex-presidente, ele se posicionou publicamente, em oportunidade anterior, afirmando que não houve nada relacionado à PREVI, conforme publicado na imprensa.

Rosalina de Souza disse...

PARTE FINAL

Portanto trata-se de relação que a PREVI não possui qualquer ingerência e que, se existente, está na esfera de responsabilidades exclusivas de seus autores. Assim, não há fundamento a eventual tentativa de vincular a PREVI a fatos dessa natureza.

Ratificamos que todas as informações atuais e passadas sobre nossos ativos encontram-se no endereço www.previ.com.br, de forma aberta e transparente. O resultado de Julho/2016 está disponível desde 24/08/2016 e a prestação de contas dos ativos também.

A PREVI reitera o orgulho pela força de seus dois principais ativos: seu modelo de governança maduro e transparente, com decisões de investimento rigorosamente direcionados por políticas e diretrizes bem definidas e formalmente aprovadas; e pela reconhecida capacidade de seu corpo técnico, profissionais qualificados e comprometidos, que permitem com seu trabalho e seus pareceres técnicos, que as decisões sejam tomadas com absoluta clareza pelas instâncias responsáveis.

Anônimo disse...

Os réus nunca confessam seus crimes. O Lula chegou a dizer "eu não conheço ninguém mais honesto que eu".A Dilma se diz inocente e vítima de golpe até agora. Enquanto não tivermos a posição do Ministério Público e da Polícia Federal as explicações da Previ não têm nenhum valor.Espero sinceramente que não tenham nenhuma responsabilidade.

Padilha disse...


Cara colega Rosalina de Souza, parabens pelo artigo, onde consta a mais celebre realidade, do Banco de Brasil e do mundo, onde em sábias pinceladas e comentários põe a par a quase totalidade, dos aposentados e pensionistas, estamos passando por momentos turbulentos, mas muitos aposentados e pensionistas, nem acionam o seu Blog, do Ari Zanella, do Sr. Medeiros, grande parte está uma alienação total. Bom, vamos em frente, colega Rosalina, que Deus/Jesus a abençoe e ilumine e continue a nos privilegiar com seus artigos esclarecedores, obrigado por tudo que comenta e pela existência do seu Blog. Tudo de bom, colega Padilha, de Cambé-PR.

Anônimo disse...

Jogaram tudo pra cima do beiçola. Típico dos petralhas (vide Delcídio)

Anônimo disse...

Não convence a explicação da Previ. Porque o ágio pago pela Invepar?
Porque a Previ comprou 300 mi de debentures da Invepar, sendo ela mesma sócia na Invepar. Essa pergunta na CPI não teve resposta que convencesse. Porque a venda de um empreendimento maduro que dava rendimento - a Linea Amarilla Parc Rimac -para pagar débitos da Invepar Gru Airport ? Pelos cálculos os valores "perdidos" no Fip Sondas e no Fip Global Equity passam dos 300 mi.
Enfim, acreditaram nos avaliadores do projeto e consultores -Fip Global - e porque não recorreram aos especialistas que nos dão conselhos como administrar nossas finanças ?
180 milhões na Sete Brasil um montante que garantia indicar um conselheiro no Conselho de Administração !!!???
Bem, como disse o colega em comentário anterior esperemos que a Previ prove o acerto de seus investimentos.

Anônimo disse...

Enquanto continuar a falta de transparência nossa única solução é a interferência do Poder Judiciário. O PB1 foi divido de tal forma que existem no mesmo plano salários mensais maiores do que declaração anual de rendimentos de imensa parcela. E olha que não estou fazendo comparação de aposentadoria de um Superintendente Estadual com a de um Carreira de Apoio. Ou como gostam de dizer, comparar quem preferiu ficar como CAIEX na praia ao invés de enfrentar a malária no interior do Amazonas. Os pós-80 e pós-97 vão sendo cada vez mais diminuídos pela maneira dos reajustes anuais. E aqui não estou me prendendo a uma análise simplesmente pela maneira injusta, mas sim por questão de sobrevivência. Querem jogar venda nos olhos para não admitir que pessoas assistidas pelo fundo bilionário estão passando fome e até morrendo por falta de medicamentos; enquanto prejuízos bilionários no mínimo suspeitos nos são apresentados.
Seria extremamente melhor que essas questões pudessem ser resolvidas internamente. Entretanto, infelizmente, duas décadas de aposentado me fazem acreditar que isso não seja possível.
Que Deus abençoe principalmente as viúvas do PB1

Anônimo disse...

Bem por oportuno o tema, peço licença a querida senhora Rosalina, para indicar e sugerir uma olhada na postagem de hoje no blog do senhor Ari Zanella.
O artigo é postado pelo senhor João Rossi Neto e trata sobre a atualidade na Previ.

Anônimo disse...

Com todo respeito e admiração aos mais experientes, mas com 6 décadas de aposentadoria do PB1, compreender a situação de quem recebe pouco? Qual valor do benefício ?

Anônimo disse...

Difícil acreditar que não devem nada.O MP somente torna pública uma investigação, inclusive citando os envolvidos, quando já possuem provas.Agora é para o MP que a Previ tem que provar sua inocência e não para nós.Gastaram palavras a toa.

Anônimo disse...

Boa Tarde,

Alguém tem explicação sobre o ES. Nós aqui em casa retiramos em 108 vezes um valor no qual pagávamos R$ 1.111,00 e este valor foi alterado recentemente para R$ 1.220,00. Estranhamos que pagamos 25 mensalidades e até agora não caiu sequer nenhum valor, ao contrário, subiu. O estranho também é que no site da previ na coluna empréstimo simples estava disponível R$ 427,00 positivos e agora está ( R$ 270,00 negativos )em um empréstimo e em outro está mais de R$ 1.400,00 negativos. O que achei estranho é que como uma pessoa com saldo negativo pode fazer a renegociação para pagar em 120 meses e subir o total em R$ 20.000,00 a mais. Ora, se posso renovar com mais mensalidades porque não posso retirar essa mensalidade em empréstimo? Alguém sabe me explicar como funciona o ES?

Grata ,
Luciene

Anônimo disse...

A Previ vai liberar a margem no dia 15 com o aumento do limite para quem não a tem positiva? Ou e so para os marajás da Previ e BB?????

Anônimo disse...

Ouça trechos da conversa em que Estevão fala sobre fraudes, contas no exterior e malas de dinheiro

Publicado em 08/09/2016 - 18:14 Helena MaderCB.Poder
As conversas entre Luiz Estevão e a deputada distrital Liliane Roriz (PTB) revelam segredos de mais de duas décadas de atuação do senador cassado no submundo da política de Brasília. No áudio, entregue ao Ministério Público Federal, há menções à captação de recursos com empresários envolvidos em CPI, dinheiro transportado em malas, e remessas ilegais para contas no exterior. Sem saber que estava sendo gravado, o empresário, atualmente preso na Papuda, faz revelações sobre negociatas com o ex-governador Joaquim Roriz e licitações fraudadas a fim de beneficiar empresas de seu grupo.



Além de confessar que tinha conhecimento da origem ilícita dos recursos captados por Gim Argello com empreiteiras investigadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobras, Luiz Estevão abre o jogo sobre outros esquemas. O empresário dá a entender à distrital Liliane Roriz que ajudou o pai da parlamentar a receber e distribuir recursos ilegais. Estevão conta bastidores da CPI do Orçamento, em 1993. Ouça os principais trechos da conversa:

Fonte:http://blogs.correiobraziliense.com.br/cbpoder/ouca-trechos-da-conversa-em-que-estevao-fala-sobre-fraudes-contas-no-exterior-e-malas-de-dinheiro/

AQUILO QUE SEMPRE SE PENSOU É CONFIRMADO NESSA REPORTAGEM DO CORREIO. VALE A PENA CONFERIR A GRAVAÇÃO

Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina,

Você tem um estilo todo próprio.
Coloca tudo de forma bem detalhada.
Não poupa nem esconde nada.
Este seu artigo está sensacional.
Vou juntar os capítulos de sua manifestação em "comentários" e ler tudo com muita calma.
Parabéns pelo excelente trabalho.

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

O escândalo revelado pela Operação Greenfield, na qual a Polícia Federal investiga o desvio de R$ 8 bilhões pelos quatro maiores fundos de pensão do País, deve impulsionar a aprovação de projeto que endurece a legislação contra as entidades de previdência complementar. Proposta apresentada pelo senador José Aníbal (PSDB-SP) enquadra os fundos de pensão na lei que define os crimes contra o sistema financeiro nacional. Se o projeto passar, os gestores dos fundos passarão a responder por crime de gestão fraudulenta e temerária.
Em caso de irregularidades cometidas, os gestores dos Fundos estarão sujeitos à pena de reclusão de dois a seis anos.
“A urgência desse projeto é resultado da pilhagem que o lulopetismo realizou nos fundos de pensão, prejudicando mais de 1 milhão de trabalhadores ativos e aposentados”, explica José Aníbal.
Siga a Coluna do Estadão:
Twitter: @colunadoestadao
Facebook: www.facebook.com/colunadoestadao

Anônimo disse...

Impressionante alguns colegas estarem preocupados em defender a Previ querendo antecipadamente garantir que não houve nenhuma irregularidade sem nenhuma prova concreta.Nenhum de nós tem condições de afirmar nada nem contra nem a favor.Por outro lado não é a Previ que está sendo investigada mas os seus dirigentes. A investigação não é contra a Previ. Ao contrário, seu objetivo é defendê-la e a nós associados.

Anônimo disse...

BOa tarde , Rosalina,
GOstaria de saber se posso abrir uma conta salário uma vez que qdo a Previ deposita a pensão jah ocorre os débitos do CDC. GRata
MIriam

Anônimo disse...

BOa Tarde, Rosalina,
GOstaria de saber se posso abrir uma conta salário uma vez que quando recebo minha pensão ocorre débitos do CDC.Grata,
MIriam

Rosalina de Souza disse...

Prezada Colega Mirian,

Me envie a sua dúvida pelo email rosalinapensionista@gmail.com ou vhspassini@uol.com.br,que faço o possível para te ajudar.

Grata

Rosalina de Souza

Anônimo disse...

A Previ já soltou 2 notas sobre a Greenfield. Por questão de EDUCAÇÃO FINANCEIRA, seria conveniente a adoção de algumas medidas. Segundo Freud, quando a pessoa é pega numa situação constrangedora se precipita a ficar dando explicações de forma atabalhoada. Gasta material, pessoal, com explicações que vão sendo contrariadas pelos fatos apurados. Isso acaba se tornando uma bola de neve desencadeando uma situação desagradável. Técnico em gestão transparente, o francês Jacy Ferreau, adverte que em determinadas situações quanto mais se fala, mais se compromete e pontua que o silêncio e admissão da culpa são os melhores remédios.

Anônimo disse...

Repetindo e ecoando sábias palavras.
TROCA TUDO . TROCA TODOS

Anônimo disse...

Tudo, neste país, está planejado para continuar dando certo só para os que estão no poder. O país não é sério. Faltam pessoas comprometidas. Somos condenados a ser paisinho de quinta categoria. Nada muda somente com palavras ou troca de pessoas, todas contaminadas pela fome de poder. Ninguém nunca fará nada por nós. Que pena!

Anônimo disse...

Concordo com anon 11.40. Quem não deve não teme e eles estão muito preocupados

Anônimo disse...

JACY FERREAU NÃO PODE SER LEVADO A SéRIO.
É MUITO PESSIMISTA EM SEUS PENSAMENTOS E FILOSOFIA.

Anônimo disse...

Perguntem ao Jacy Ferreau que tudo sabe, se tem notícias de Gueitiro Matsuo Genso e Cecília Garcez.

Anônimo disse...

Bastante estranho desaparecimento da Diretora neste momento de tantos debates.Poderia utilizar outros blogs