26 setembro 2016

CASSI - UM DILEMA



CASSI - UM DILEMA

Por ISA MUSA DE NORONHA,

Por maioria absoluta as Associações filiadas à FAABB decidiram aceitar as propostas do Banco do Brasil para a CASSI. Muitas insistem que à mesa devemos tentar que a parte de ressarcimento extraordinário do BB respeite a proporcionalidade de 1% para 1,5%. Insistem, ainda, que a Mesa de Negociações seja permanente, de modo a acompanhar par e passo todas as fases das medidas saneadoras propostas. 

Que fases são essas?

- consultoria para diagnóstico da situação atual, revisão dos materiais existentes, modelagem, plano detalhado, estudos de viabilidade e planejamento da implantação (prazo estimado em 4 meses);

- implementação das propostas (projetos) aprovadas nos órgãos de governança da Cassi (prazo estimado de 12 meses);

- prestação de contas trimestral pela Cassi, ao Patrocinador e ao Corpo Social, por meio da Entidades Representativas que compõem a Mesa de Negociação, em relação ao andamento dos trabalhos e implementação das propostas, com avaliações intermediárias quanto à necessidade de continuidade dos ressarcimentos do Banco e das contribuições extraordinárias dos Associados;

- aperfeiçoamento do sistema de recrutamento e seleção dos funcionários, de forma que as contratações e promoções sejam realizadas por meio de processo institucional de seleção e ascensão;

- Acordo de Trabalho, ou seja, um sistema de acompanhamento que possibilite a avaliação do desempenho operacional de todas as suas áreas, estabelecendo indicadores e metas, como por exemplo, Satisfação dos Participantes, Clima Organizacional, Controle das Despesas Assistenciais e Administrativas, dentre outros relacionados à sua gestão.

É importante salientar que nossas contribuições adicionais de 1% até dez/2019 e o ressarcimento, por parte do BB, em até 23 milhões serão reajustadas. 

Nossas contribuições sofrerão impactos dos reajustes salariais da categoria bancária (pessoal da ativa) e do reajuste anual de benefícios de aposentados e pensionistas sempre em janeiro.

Os 23 milhões do BB serão reajustados em índice a ser acertado entre Banco e CASSI. Cogita-se que seja o FIPE SAÚDE.

Não obstante, é preciso deixar claro que:

- nem nossas contribuições adicionais ou os ressarcimentos do BB resolvem o problema de sustentabilidade das CASSI. Mas, sem dinheiro, sem recursos, a CASSI quebra.
- a sustentabilidade somente será obtida SE todas as metas de revisão, ajustes, controles internos, implantação de projetos, etc., derem resultados satisfatórios. Daí a importância da Mesa Permanente.

- nem nossas contribuições adicionais ou os ressarcimentos do BB resolvem o déficit acumulado e o projetado para 2016. Essa é uma questão que trataremos à Mesa na próxima reunião.

- Fundamental também é enfatizar que o Estatuto não será alterado e a consulta ao Corpo Social é obrigatória, pois implica a aceitação da contribuição adicional de 1% por parte dos associados CASSI. Novamente reforça-se a importância da Mesa Permanente para acompanhar todas as fases.


16 comentários:

Anônimo disse...

PLP 268 JÁ !!!!!NÃO SUPORTO MAIS OUVI FALAR EM ASSOCIAÇÃO, FEDERAÇÃO, ETC. CHEGA DISSO

Anônimo disse...

É isso mesmo, anônimo das 10.59 hs.
Eles decidem, como em 2010. Depois entram com ações judiciais e fazem média com os que ainda acreditam.
Vai ter que haver consulta ao corpo social. Só espero que não aprovem mais aumentos de contribuições. Está provado que na Cassi assim como na Previ os administradores deixaram a desejar.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:45,

Eu acredito que este acordo, para salvar a Cassi, já nasce morto, vista que:

1% de contribuição a mais não resolve o problema da Cassi de Sustentabilidade.

Pagamos sobre o BET benefício Especial Temporário mais de 120 milhões aos cofres da Cassi, e simplesmente as reversas sumiram.

Em 1997, veio o primeiro aumento de contribuições, era 1%, passou para 3%, e cobrança sobre o 13 salário, mesmo assim não resolveu o problema.

Estamos na segunda falência da Cassi, não tem como manter uma manada de elefante branco, com a grande e crescente numero de colegas cada vez ganhando menos, e contribuindo com 3%, mesmo que dobrasse essa contribuição para 6%, mesmo assim não tornaria a Cassi SUSTENTÁVEL.

Estamos apenas adiando a quebra em definitivo da Cassi, pois em algum momento ela vai acontecer, diferente do acordo de 2010, na distribuição do BET, onde se tinha alternativas, agora esses representantes não tem opção, vista que se não aportar já quebra de uma vez, se aportar os novos recursos só adia o sepultamento, por mais um tempo, repito, não existe plano solidário que um ganha 2.000,00 por mês e outro 50.000,00 por mês que se sustente ao longo do tempo com 3%, sejamos racionais, é muito pouco essa contribuição em relação ao custo médico, hospitalar e de diagnostico.

Para isso temos que ter gestão eficiente, fim das clini cassis, as vezes para um disgnóstico se paga 4 consultas, porque o sistema é tão sobre carregado que para se marcar um diagnostico leva mais de 15 dias de um retorno de uma consulta.

Só revendo profundamente o problema de saúde, é que chegaremos a algum entendimento, jogar apenas a culpa nas associações ou nos sindicatos na minha visão é jogar pra torcida parte das nossas vidas, porque com baixos benefícios e sem assistencial a saúde, muitos de nós vamos morrer ainda mais rápido.

Anônimo disse...

Dona Rosalina,

Há tempos escrevi em um blog, que as clinicassi eram despesa desnecessária, pois pagam fortunas em aluguel e gente andando de lá para cá nos corredores, tec. e tal.

Bem, era só colocar duas pessoas em uma sala conveniada com os hospitais credenciados, fazer o atendimento direto e minimizar os custos.

Muitos hospitais tem consultório em suas dependências com médicos credenciados, poucos, talvez, mas acessíveis.

E o tal bb que tem inúmeras salas por este país afora desocupadas que poderiam servir ao plano Cassi?

Não o bb diz: matem logo esses aposentados de m.... que só dão despesa.

E assim quando mais precisarmos de atendimento pela avançada idade, seremos jogados na vala comum de indigentes, após , no meu caso ter contribuído por mais de 50 anos com saúde, desde o IAPB.

TRISTE ESTOU E MAIS TRISTE FICAREI, por ter dedicado uma vida inteira de contribuição e agora ser ultrajado por administrações temerárias de única responsabilidade do bb que indica, impõe seus dirigentes.

Abraço

Anônimo disse...

Prezada Rosalina:

por ocasião da "doação" de 7,5 bi para o BB, quando da implantação do BET, houve a assinatura de um acordo de revisão (para melhor, diziam) de nossos "ganhos". Hoje em dia, ninguém fala mais disto (quem assinou aquele documento, faz de conta que não foi ele).
A questão é: para aumentar 1% de contribuição para a Cassi, para retirar o BET antes da hora, para cobrir o rombo da Previ, as decisões são tão rápidas ...
Por que não discutem aquele acordo de revisão dos benefícios com esta mesma vontade? Ah, claro! O BB, a Anabb etc não querem.

Lucia Siza disse...

Oi amiga bom dia.Sobre aquela manifestação ao MPF já tem alguma posição?

Anônimo disse...

Também acho as clinicassi um enorme desperdício pois devem ter um custo altíssimo e são totalmente dispensáveis. Para atendimento médico as clínicas devem custar mais e no meu entendimento são menos eficientes. Além disso existem poucas unidades e atendem muito poucos.Para outros serviços como autorização para compra de medicamentos o procedimento é totalmente desnecessário.O médico da clínica se limita a verificar o pedido do médico credenciado e faz a autorização.Não faz e nem poderia fazer por questão de ética nenhuma contestação ao pedido do credenciado.Assim sendo, muito mais prático seria o interessado fazer um requerimento anexando o pedido do credenciado e encaminhar a cassi sem necessidade de passar por médico da clínica.Fiquei com raiva do tempo perdido meu, do médico, da atendente e de pensar no custo de todo esse procedimento.

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Lucia Siza Siza,

Até o presente só houve a aceitação do Manifesto da Denuncia, que foi parar nas mãos do Procurador da República Claudio Gheventer:

Vamos aguardar, não é tão rápido os procedimentos, vista que vão fazer um embasamento técnico e com certeza vamos ter alguma solução por parte da Previ para a definitiva implantação da nossa margem consignável.

PR-RJ-00068133/2016

Ilma. Sra. Rosalina de Souza,

Cumprimentando-a, sirvo-me do presente para comunicar a Vossa Senhoria acerca da instauração do Procedimento Preparatório 1.30.001.003622/2016-61, originado a partir da Manifestação 20160083172 (documento PR-RJ-00059984/2016), distribuído para o gabinete do Exmo. Procurador da República, Claudio Gheventer.
Caso entenda necessário, maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3971-9553, das 11 às 17 horas.
Atenciosamente,

Divisão Cível Extrajudicial - PR/RJ
Procuradoria da República/RJ

Lucia Siza disse...

Muito obrigada amiga.Um abraço pra vc

Anônimo disse...

Sei que as negociações com a CASSI já estão em fase de conclusão, no entanto, no decorrer das negociações poderiam trazer de volta para os assistidos pela CASSI aqueles colegas que se afastaram, principalmente, o Plano Saude Família, por não suportarem as mensalidades.
Talvez uma alternativa, comum hoje no Brasil, fosse a criação de um tipo de Plano de forma compartilhada, onde a mensalidade seria reduzida e o pretendente arcaria com parte dos custos de tratamento e/ou exames em alguns casos. Tenho certeza que as adesões dos ex-Cassi seriam expressivas, reforçando o caixa. Vale pensar.

Anônimo disse...

É importante despertar para o assunto CASSI, o que foi dito anteriormente é perfeito, porém é importante lançar um desafio: Se a CASSI fosse minha, o que eu faria?
1º Emergência médica. Vocês sabem o que é sofrer um acidente e ser levado para um hospital público? Não queira passar por isso, não há tempo para nada, não dá para vender um carro ou outro patrimônio. No Rio de Janeiro, os Bombeiros estão autorizados a conduzir o paciente ao hospital de convênio, o que antes não era permitido.
2º Consultas agendadas: Esvaziamento total da CASSI, os bons se foram, mas há tempo para correr a "sacolinha" e conseguir um bom profissional na rede particular.
Uma sugestão: pagamento à vista do credenciado, para posterior reembolso, seria uma garantia de melhor tratamento por parte do conveniado, que não raras vezes, trata o paciente como lixo, ao saber que se trata de convênio CASSI.
A discussão está aberta, mais dinheiro para o ralo é que não dá.
1% a mais digo não.

Anônimo disse...

Contribuiria até com mais de 1%. Não podemos ficar sem a CASSI! Graças a Deus, estão fechando um acordo, porquanto o BB estava irreversível e, com essa postura, ficava evidente que queria desvencilhar-se da CASSI. Estava conversando com um médico, há muito credenciado pela CASSI, que me falou que, em razão de muitas fraudes, atualmente estão sendo mais rigorosos para liberar os procedimentos. Devemos fazer a nossa parte, ao assinar as guias, inutilizando as linhas restantes para coibir a inserção outros procedimentos, aferir os extratos no SITE DA CASSI, etc. Vejam o custo de um plano de saúde aí fora.

Anônimo disse...

Agora só temos este blog e o do Prof.Ari. Ainda bem que eram os melhores.Quanto aos outros um desistiu, outra sumiu, outro copia matérias dos outros sites. Se ainda tiver eleição voltam todos.

Anônimo disse...

Minha cara senhora Rosalina. Não estamos jogando para a torcida.
Como a senhora mesma diz , já jogaram MUITO DINHEIRO NA cASSI.
Desde a primeira infecção. Não resolveu. Não vai resolver agora.
Sejamos claros. Há algo errado com as administrações ou o sistema.
Tanto na Previ como na Cassi. Muita soberba, "muita capacidade".
Vale lembrar que se for feito algum acordo agora com o Banco, ele cumprirá ? Lembremo-nos do ÁLAMO, ooppss do acordo de 2010.
Reuniões, votações, discussões, associações, Dejá-Vu .

Anônimo disse...

DONA ROSALINA,

SOU UM SEGUIDOR DIÁRIO DO SEU BLOG E DO PROF. ARI.
ME TIRE UMA DÚVIDA, NA ÚLTIMA SUSPENSÃO DO DESCONTO DA
PARCELA DO ES, EU NÃO FUI BENEFICIADO, A PREVI, ALEGOU QUE PELO
FATO DE EU TER UMA AÇÃO CONTRA A PREVI-CARIM, EU NÃO TERIA DIREITO
A SUSPENSÃO DO DESCONTO DAS PARCELAS.
PERGUNTO A SENHORA, CASO HAJA UMA NOVA SUSPENSÃO, SERÁ QUE
VÃO ME PENALIZAR DE NOVO. ACHO ISSO UM CRIME, PERGUNTO, SERÁ QUE CASO
ACONTEÇA, DEVO ENTRAR COM UMA AÇÃO PARA REVERETER ESSA SITUAÇÃO.
ME AJUDE, ME ORIENTANDO, O QUE DEVO FAZER.
UM TRÍPLICE ABRAÇO DO AMIGO DE SEMPRE.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:57, Anônimo

Enquanto se discute um contrato na justiça, não se pode dizer que você aplicou um prejuízo a Previ.

Se não aplicou um prejuízo, pela regras normais, você tem sim direito a suspensão do Empréstimo Simples, como qualquer outro participante do PB-1.

Ocorre que na Previ, tudo para nós participantes é muito difícil, veja o caso dos colegas que tiveram liminares e até ganhos da ação do cesta alimentação, além de devolver os valores, ainda assim foram considerados inadimplentes juntos a Previ e tiveram o direito NEGADO a SUSPENSÃO DAS PRESTAÇÕES DO EMPRÉSTIMO SIMPLES.

Acredito que vai haver por decisão da Previ e pelo Bom senso do Diretor de Seguridade, uma nova suspensão de 3 prestações do Empréstimo Simples, e acredito também que ele deve anistiar esses colegas que estão com ações na justiça, sem transitado e julgado, e efetivar a suspensão, como para os demais que assim o fizer o pedido.

Caso não ocorra esse entendimento, vá sim a justiça, é um direito seu de ter as mesmas condições dos demais colegas, até por isonomia, palavra tão esquecida na previ nos últimos tempos, mas antes, faça pedido administrativo a Previ, COM SOLICITAÇÃO ESPECIFICA, sendo negado, recorra a OUVIDORIA, que hoje é o segundo exame dos nossos pedidos e então sendo negado, busque a via judicial de reparação, porque estará amparado, seguindo todos os procedimentos que lhes resguarda de um pleito tão justo como esse seu e de muitos colegas, como do CESTA ALIMENTAÇÃO que também lhes foi negado a SUSPENSÃO.

Mas creio que o Diretor Marcel e sua equipe, vai se sensibilizar com esse problema, e vai prover esses pedidos.