31 agosto 2016

O Analfabeto Político



O pior analfabeto é o analfabeto político, ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política, não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais, que vive encostado, procurando bons lucros em negócios com o suor dos outros, como acontece no nosso fundo de pensão Previ.

Os políticos dirigentes  arrisca nossos recursos, enquanto a agiotagem internacional ia bem nossos problemas não era sentido, a má administração dava lucros, mas agora que os ventos mudaram a direção, começa a aparecer os grandes DÉFICIT que nós vamos ser chamados para cobrir.

Estamos diante de uma nova eleição, para ocupar o cargo na Diretoria de Planejamento, com a renuncia do Diretor Décio, a Previ foi compelida a efetivar outro em seu lugar, mas e nós os participantes, estamos fazendo a nossa parte, estamos votando, temos 7 candidatos.

Escolhi o AMIR SANTOS, 5 votei no 5 e peço seu voto no 5.
ELEIÇÃO DIPLA 2016


A votação ELEIÇÃO DIPLA 2016 estará aberta das 09:00h do dia 26/08/2016 às 18:00h do dia 15/09/2016, horário de Brasília.

Eleição Extraordinária para a Diretoria de Planejamento da PREVI.


A Esperança não murcha, ela não cansa, 
Também como ela não sucumbe a Crença, 
Vão-se sonhos nas asas da Descrença, 
Voltam sonhos nas asas da Esperança.

Frase de: Augusto dos Anjos








24 comentários:

Anônimo disse...

Eu acho que o analfabeto político é aquele que não sabe o que está acontecendo e faz o jogo do bandido opressor, frases de efeito não servem para nada, as ações sim, pior é aqueles que nunca aprendem, que caem sempre no mesmo golpe, que insistem nos erros, não há o que fazer tem o dna do trouxa, por que lutar no campo do adversário com as suas armas? Por que passar a chancela de ato jurídico perfeito num ambiente totalmente desfavorável. Você responde pela conduta do seu candidado? Senão, por que pede votos para ele? Não participar do processo, se ele não é legítimo é uma forma de protesto, é uma postura de mudança forçada, ninguém se levanta contra as injustiças, não vou assinar o contrato deles.

Anônimo disse...

O sistema continua o mesmo.
Todos que se candidatam e se elegem, prometem e não cumprem.
Alegam voto de minerva, votação no conselho, poder do Patrocinador, a tal da confidencialidade, para nada fazer e se alinhar ao patrocinador.
Tem adiantado votar ? Tem alterado alguma coisa nossa participação ?
A senhora Dona Rosalina já se desiludiu com alguma chapa que tenha apoiado ? Com a chapa 3 por exemplo. Se não se decepcionou, dou-lhe razão em criticar os que não votam, os que se abstêm de referendar o sistema, aliás aqui também criticado.

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas das 9:56 e 10:01 Anônimo,

Eu pedi votos para a CHAPA 3 Previ Livre, Forte e de Todos, "SIM" votei acreditando que nós os participantes teríamos voz na Previ.

Logo depois da posse, a ficha caiu, o que tinha contagem regressiva para começar, passou então as montanhas de documentos, normas e regulamentos, confidencialidade em tudo que é relacionado a Previ.

Agora novas eleições, estou apoiando o AMIR SANTOS 5, mas eu sei que nós Aposentados e Pensionistas em especial do PB-1, sempre se abstemos de participar, e os mais jovens do Plano Previ Futuro e os Colegas da ATIVA é que define os GANHADORES.

Acho que muita coisa tem que mudar, até mesmo na politica para prefeito, daqui a pouco em Outubro/2016, quando nas nossas cidades as mentiras já começaram de igual modo os ataques dos que amanha vão dar tapinhas nas costas um do outro, para compor suas administrações.

Temos que mudar o SISTEMA, mas são poucos os que demostra vontade de mudanças, e o sistema viciado continua o mesmo padrão FIFA, padrão LAVA JATO, padrão Farinha pouca meu Pirão Primeiro.

Temos que fazer a nossa parte, ao menos votando, e quem sabe buscar meios de mudar as normas, para que de fato tenhamos representação de verdade, porque os DÉFICIT vão ser jogados nas nossas costas, na minha e na de vocês,pela má gestão de Dirigentes da Diretoria Executiva e Dirigentes dos Conselhos deliberativos e Fiscal com o CARIMBADO da PREVIC.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Conservar DILMA ROUSSEF, com os DIREITOS POLÍTICOS, embora essa PEDANTE JÁ SEJA COISA do PASSADO, é um ERRO TÃO CLAMOROSO e CAUSA TANTO MAL, quanto TERMOS RECONDUZIDO o nosso MALFADADO DIRETOR DE SEGURIDADE. Acho que está ROLANDO uma PIZZA do tamanho de eTREM (tomara que descarrile com ESSA CORJA TODA DENTRO). Desse jeito LULA ESCAPA DA PRISÃO. Tanto TEMPO é TRABALHO PARA QUASE NADA.

Anônimo disse...

Senhora Rosalina. Antes de 98 não existia o Previ Futuro.
Além do que, muitos dos aposentados de hoje estavam na ativa.
E votavam. Quem decidia eramos nós. Descobrimos que o sistema é que estava errado, que favorecia o governo de plantão e o patrocinador.
A eles (sistema) cabia a obrigação de pagar os proventos de aposentadoria,aos hoje pós laborais ou assistidos. Nada mais.
Está aparecendo uma chance de mudança com o PLP 268. Todavia, contra ele se levantam - de primeira hora - "os mesmos de sempre". E são coadjuvados por alguns de nós que aceitam a falsa tese de que vamos perder representatividade. Será que a tivemos ? Dizem que a PREVI será terceirizada. Não creio. Talvez temam perder cargos.
Nessa eleição tampão, está havendo nas redes e grupos verdadeira guerra com os candidatos se acusando entre sí.
Já votei e votei BRANCO. Também não referendo o sistema.

Adaí Rosembak disse...

Rosalina,

Parabéns pelo artigo.
Extremamente objetivo.

Abração do amigo

Adaí Rosembak

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 5:10 Anônimo,

Hoje a Previ já é TERCEIRIZADA se não vejamos:

a) Folha de Pagamento é feita pelo Banco do Brasil S/A.

B) Muitos fundos são geridos pela BB-DTVM.

C) Agora estão falando em vender as carteiras da Carim que estão inadimplentes.

d) Escritórios contratados para procrastinação de decisão judicial, contratação de consultoria externa para modernização dos sistemas de informatica e gestão administrativa com pagamento de 1 milhão de reais.

e) Em 2016 foram reservados 360 milhões para gastos administrativos, com funcionários cedidos pelo Banco do Brasil na Ordem de 600 dos melhores técnicos.

f) Manutenção do Bônus abutre, ou remuneração variável, mesmo com déficit de mais de 40 bilhões ao longo dos 3 últimos exercícios.

Então de fato a Previ já é terceirizada, não querem o PLP 268 porque vai diminuir as BOQUINHAS.

Agora que a Dilma saiu do Governo em definitivo, creio que o Presidente DECORATIVO, deva ser sair também, dando lugar a um outro menos OPACO.

Padilha disse...


Cara colega Rosalina, hoje, dia 31/08/16, estive conversando com colega da ativa no BB, e ela me comentou que a maioria dos colegas da ativa, estão votando (lógico que condicionado/convidado,/obrigado Só para informar, para nosso conhecimento, pelos administradores, ), no candidato Zéca, que é um indicado pelo BB e governo. Estou comentando isso, pois sabemos que os aposentados e pensionistas, tem votado no máximo 5% a 11% do total dos votantes, e geralmente os colegas da ativa, é quem tem decidido as eleições. E tudo de bom, obrigado pelo espaço e fique com Deus/Jesus.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Agora que a ANALFABETA POLÍTICA, ECONÔMICA e ADMINISTRATIVA, está LIVRE e SOLTA e DOIDA PARA APRONTAR, só tenho MEDO DE UMA COISA, que além de PURGATIVAS e INÚTEIS PALESTRAS, ela VA PARAR como CONSULTORA da PREVI, se bem conheço, na ÁREA de SEGURIDADE.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 7:30 Anônimo,

Como se diz aqui no Goiás, AÍ É PRA ACABA COM OS PEQUI DE GOIÁS.

Mas creio que mudanças virão, principalmente na DIREÇÃO DA PREVI.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

VOTO COMPARTILHADO
Estimadíssima e admirável colega Rosalina, "irmã mais velha" de muitos, aqui, penso que teremos, sempre que conviver com as eleições de representantes, para a Previ, com os votos, também, dos ativos. Bom seria haver diretorias, para ativos e inativos. Mas creio que isso, jamais, existirá, pela consequente complexidade administrativa que geraria. Bom seria, mais ainda, haver diretores, absolutamente, técnicos, mesmo que eleitos, por uns e por outros, mas que, após a posse, trabalhassem com visão única, isenta, independente de correntes ideológicas. Falo asneiras?
Gratíssimo, por tudo e, certamente, pelo seu imenso esforço, por manter este espaço, tão rico e corajoso e que tornou-se indispensável, para a nossa comunidade, mesmo com tantos outros afazeres particulares.
PAZ E BEM!

"Como é grande a misericórdia do Senhor e seu perdão, para os que se convertem a ele." Eclo 17,28

Anônimo disse...

Muito bem !!! Já concordamos que a administração na PREVI já é em grande parte TERCEIRIZADA. Além, ainda, das intervenções no rumo dos investimentos, tipo compra isso, investe naquilo. Tipo compra um projeto mirabolante de uma construtora que não deu certo ou paga um ágio maior ali. Ilustra essa situação o fato de a diretora de planejamento à época da compra de COSTA DO SAUIPE, ter declarado em seu blog, ter sido contrária ao investimento. Além do que , se já temos muitos serviços terceirizados, qual a razão de se pagar ALTOS salários mais bônus ( não importa o resultado )para os colegas diretores e conselheiros.
Isso dito, constatamos que o argumento da TERCEIRIZAÇÃO não é válido.
Partimos para a REPRESENTATIVIDADE. Dizem que vamos perde-la. Tivemos esse "poder" ? Só se foi em "remotas eras".

Anônimo disse...

Será que depois da manobra do Rinão + Leviannodovski, a Dilma será convidada a ser vice presidenta?

Amir Santos disse...

Estimada Rosalina,

Quero expressar o meu sentimento de gratidão e dizer que fico profundamente honrado com a sua manifestação de confiança e apoio à minha candidatura.

Caso eleito, farei o meu melhor para honrar e valorizar o seu precioso voto.

Estendo meus agradecimentos aos demais colegas que seguiram sua sugestão/indicação.

Um forte abraço para você e seus leitores.

Rosalina de Souza disse...

1 parte - EXPLICAÇÃO NO SITE DA PREVI EMPRÉSTIMO SIMPLES.

FONTE: SITE DA PREVI


01/09/2016
Algumas coisas que você precisa saber sobre o ES
Selecionamos importantes temas sobre o Empréstimo Simples que merecem especial atenção

O Empréstimo Simples representa um importante segmento de investimento que a PREVI utiliza para diversificar a alocação dos recursos. A ideia com essa publicação é reunir os principais temas em relação ao ES e trazer breves esclarecimentos, com o intuito de melhor informar aos associados.

O ES é um benefício que faz parte do contrato previdenciário?

Não. O ES é uma modalidade de investimento com necessidade de retorno. De acordo com a Resolução Bacen/CMN 3.792, de 24/09/2009, na cobrança dos encargos, a PREVI é obrigada a praticar valor superior ao mínimo atuarial, ou seja, os encargos cobrados seguem os mesmos índices utilizados para correção dos benefícios pagos, acrescida a taxa real de juros (atualmente 5% ao ano). Isso representa uma proteção para o próprio participante, uma vez que a rentabilidade da operação influencia no volume de recursos utilizados para pagamento dos benefícios. Vale ressaltar que diversos fundos de previdência, ao contrário da PREVI, cobram valores acima do mínimo legal.

Você sabe como são formados os recursos que irão servir para o pagamento dos benefícios e qual a importância do ES na composição desses recursos?

Os recursos são formados por contribuições patronais, pessoais e pela rentabilidade desses próprios recursos. De acordo com estratégia de diversificação dos investimentos adotada pela PREVI, o ES e o Financiamento Imobiliário compõem as chamadas Operações com Participantes, um dos segmentos de investimento de que a entidade dispõe para alcançar o retorno esperado. Outros segmentos disponíveis são Renda Variável (ações), Renda Fixa, Imóveis, Investimentos Estruturados e no Exterior.

Rosalina de Souza disse...

2 parte EXPLICAÇÃO EMPRESTIMO SIMPLES SITE DA PREVI

FONTE: SITE DA PREVI


Existe risco no ES?

Sim, existe um pequeno risco de inadimplência, por se assemelhar a um empréstimo consignado, e risco natural de morte do participante, principalmente em relação às faixas etárias mais elevadas.

Você sabe o que é o FQM e como ele atua?

É o Fundo de Quitação por Morte. Ele atua como mitigador do risco de crédito do pagamento do empréstimo quando do falecimento do mutuário. Sendo assim, esse fundo precisa contar com os recursos necessários e tais recursos são cobrados dos próprios mutuários, sob a forma de taxa. A PREVI tem realizado estudos constantes sobre o comportamento e as projeções do FQM.

O que pode acontecer se a PREVI elevar demasiadamente o prazo de pagamento do ES?

Aumentar ainda mais o prazo significaria trazer risco de insolvência para o Fundo de Quitação por Morte ou, para que isso não ocorra, seria preciso incrementar a taxa a tal ponto que tornaria a operação inviável. Além disso, como não existe limitação de idade para contratação do ES, elevar demasiadamente o prazo seria considerar, desde já, que diversos participantes não iriam pagar as prestações até o fim e que estas deverão ser quitadas obrigatoriamente pelo Fundo de Quitação por Morte. Com o objetivo de mitigar esse risco, a PREVI pratica a redução de prazo de acordo com a idade do participante, ou seja, a partir de 77 anos o prazo para pagamento do ES decresce a cada mês até o mínimo de 36 meses para participantes com idade a partir de 84 anos.

Rosalina de Souza disse...

Parte Final Explicação Empréstimo Simples site da Previ

FONTE: SITE DA PREVI

Fala-se muito no risco ser mais alto ao emprestar para mutuários mais idosos. De que forma efetivamente isso afeta as contas da PREVI?

Para se ter uma ideia, hoje temos 55.082 mutuários do ES, sendo 3.711 de idade acima de 80 anos de idade com cerca de R$ 317 milhões de saldo devedor , dos quais R$ 279 milhões na faixa de 80 a 89 anos e R$ 38 milhões na acima de 89 anos. O saldo do FQM atual é de R$ 135 milhões, portanto cerca de um terço do valor emprestado apenas para essas faixas etárias, de maior risco. Importante ressaltar que a taxa cobrada para a faixa de maior risco, acima de 89 anos, deveria ser de 13,13%, mas dentro da ideia do regime de solidariedade do Plano 1 é cobrado efetivamente 4% desse grupo. Para a faixa de 80 a 89 anos, a taxa cobrada é de 3,5% quando deveria ser de 5,9%. Dessa forma, os mais jovens pagam taxas mais elevadas para compensar essas reduções para os mais velhos, o que exige estudos aprofundados e periódicos da PREVI visando a medição constante do risco de solvência e de liquidez dos fundos, já que o pagamento dos benefícios atuais e futuros é a principal razão de ser de um fundo de pensão.

Anônimo disse...

Ô Dona Rosa,

Dá uma força com sua influência junto aos parlamentares, para agilizar o PLP 268.
Já mandei e-mail para trocentos solicitando esse mister.
PLP 268 para ontem

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog:

As explicações da Previ, como sempre sua técnica de comunicação é falha e muitas vezes dissimulada.

Os mais VELHOS, colegas que são mais longevos, graças as novas técnicas da medicina muitos estão vivendo mais, que bom, esses colegas também são pagadores do FQM por muito mais tempo, foi das contribuições deles que gerou valores dos muitos que se foram, e que teve sua quitação integral, sem nenhum prejuízo aos demais participantes do PB-1 que a Previ recebeu de volta seu capital investido.

Engraçado que no pagamento do REMUNERAÇÃO VARIÁVEL, no RENDA CERTA, no FIM ANTECIPADO DO BET, não houve essa preocupação por parte da Previ, nem mesmo quando nos últimos 3 exercícios se perdeu 40 bilhões, nem nos investimentos feitos sem retorno na COSTA DO SAUÍPE, nas perdas da PETROBRAS, na SETE BRASIL, na INVEPAR quando se pagou ÁGIOS EXTRAORDINÁRIOS NOS AEROPORTOS.

Porque a Previ só tem problema com os mais velhos APOSENTADOS e PENSIONISTAS DA PREVI, são esses os verdadeiros problemas da Previ, ou vocês usa esse tema como MANOBRA para esconder a verdadeira incapacidade desta Diretoria Executiva e seus Conselhos que são usurpadores dos nossos Recursos, devia ser todos CULPADOS por GESTÃO TEMERÁRIA e falta de eficiência ADMINISTRATIVA.

Não da para engolir essa Previ, ou estamos preste a ter um ataque de nervos com tamanha FALTA DE VERDADE DESTA COMUNICAÇÃO DA PREVI, BOM QUE SE DIGA DIRETAMENTE LIGADA A PRESIDÊNCIA DA PREVI.

TEMER PRESIDENTE, FAÇA LOGO AS MUDANÇAS NA PREVI, RETIRE ESSE PRESIDENTE, ESTÃO DESCUMPRINDO O ESTATUTO DO IDOSO, AFRONTANDO OS MAIS VELHOS E NOSSA INTELIGENCIA.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 7:48,

Sou totalmente favorável ao PLP 268, espero sinceramente que ele tenha aprovação integral.

Só o fato de ver os DIRIGENTES DA PREVI contrários, é prova mais que suficiente que este PLP 268 esta no caminho certo, no modelo ideal para a futura gestão dos fundos de pensão.

De que adianta termos ELEIÇÕES se os ELEITOS nos trai assim que assume seu posto no Palácio de Cristal.

Engraçado que você não vê uma PROPOSTA, UM REQUERIMENTO, UM ALENTO VINDO POR PARTE DOS ELEITOS, é só PAULADA, em cima de PAULADA, ninguém nos defende, não cobra, nem mesmo FISCALIZA, como nos DESCUMPRIMENTOS DA LEIS dentro da Previ.

Parece que estão todos apeados, só sobra tempo para nos aplicativos dos seus SMARTPHONE olhar seus GORDOS SALDOS BANCÁRIOS.

Anônimo disse...

Muito bem, Rosalina 8.09
Se eles não querem é porque ELES serão prejudicados e não os participantes.Para que eleição para os eleitos dizerem "não tenho poderes".Não fazem nada por nós mas para impedir o PLP todos se agitaram e ainda pediram nossa ajuda.
SOU TOTALMENTE FAVORÁVEL AO PLP 268

joao trindade disse...

E ainda tem gente que acredita que vivemos num país sério.

Anônimo disse...

Interessante ( se não irônico) . A PREVI informa que corre risco com o ES devido a idade dos tomadores. Por que os saldos do ES porventura não quitados, terão que ser coberto pelo FQPM.
Diz ter saldo aplicado 317 milhões na faixa de risco e somente 135 milhões no FQPM.
Se o saldo devedor do ES não AUMENTASSE ESTRATOSFERICAMENTE pelo sistema juros sobre juros, a PREVi não teria essa ESTRATOSFERICA PREOCUPAÇÃO e poderia se preocupar mais aqueles investimentos que preocupam a nos todos não só a direção da PREVI, se é que há investimentos preocupantes. Todos esclarecimentos da PREVI apontam para o "nada a temer ".

Anônimo disse...

Oi pessoal,

Lembram de mim? Eu sou aquele colega que tem um cunhado baxin safado, que trouxe da Europa um patins de andar na neve.
Pois é! Pensar então que se voltar uns anos o babaquinha não era caca nenhuma. Aquele fi duma égua nunca trabalhou igual aos outros. Manel é o nome do estrupício. Sempre viveu escorado até arrumar uma bocada. Enganou, prometeu o que não poderia cumprir e se deu bem. Agora aquele Lenhador de Bonzai, Surfista de microondas, Pintor de rodapé, tira onda de executivo. Já pensou quando crescer no que vai virar?
O primeiro emprego daquele tamborete foi escorador de carga de jegue. Para os que não conhecem, o jegue é um burro tampinha.
O que tem de baxin tem de ruindade