20 agosto 2016

A ILEGALIDADE DOS DESCONTOS CONSIGNADOS SUPERIORES A 30% EM FOLHA DE PAGAMENTO DA PREVI.

Tem se tornado crescente nos últimos anos o número de pessoas, mais especificamente, os aposentados e pensionistas do PB-1 da Previ, que em busca de menores taxas de juros, recorrem ao Empréstimo Simples, mas também as consignatárias que também podem descontar na folha de pagamento da Previ(Cooperforte, Crediscoop, Fhe Poupex e Financeira Alfa), juntos esses descontos chegam a ter retidos mais de 80% do benefício previdenciário.

A diferença do empréstimo consignado para outro qualquer, é que o desconto do valor contratado da parcela ocorre diretamente em folha de pagamento, ou seja, o Aposentado ou Pensionista não chega a ter acesso ao seu Benefício integral, pois o mesmo já é depositado em sua conta com o desconto do valor do empréstimo, esta modalidade de empréstimo se mostra atrativa, pois normalmente a taxa de juros é menor, haja vista que o recebimento das parcelas direto da fonte pagadora coloca às consignatárias em uma situação vantajosa, não tivesse ainda os aprovisionamentos do próprio patrocinador Banco do Brasil, que arresta a diferença depositada, fazendo com que muitos colegas não tenham um centavo para sua sobrevivência ou sua dignidade.

No entanto, os problemas com o empréstimo consignado começam a surgir quando nós participantes da Previ passamos a contrair diversas dívidas ao mesmo tempo, fazendo comprometer grande parte de nossa renda, ao ponto de ao final do mês, o valor das parcelas mensais debitadas em seu beneficio acabarem por consumi-lo quase em sua integralidade em muitos casos, não resta nenhum dinheiro, para os próximos 30 dias.

Embora a situação pareça desesperadora e de fato é, existe uma solução, em fevereiro de 2011, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que a soma mensal das prestações referentes às consignações facultativas ou voluntárias, como empréstimos e financiamentos, não pode ultrapassar o limite de 30% dos vencimentos, em 2015 houve então o contido na lei 13.183 de 04/11/2015. 

Desde então, com o ingresso de muitas ações 30% consignado a Previ, anotou em nossos contra cheques, margem negativa, todos os mutuários passaram a ter somados todas as consignações, mas manteve os descontos acima do que a lei permite, disse que em momento oportuno seria então resolvida esta pendencia e se faria o enquadramento dentro da lei.

Decorridos 9 meses que a lei entrou em vigor, tudo continua como antes, a própria Previ admite que só esta mudando seu pensamento, pelo motivo das ações judiciais e porque sabe que pode ter uma AÇÃO CIVIL PÚBLICA para se fazer cumprir o que a LEI determina, não estamos querendo privilégios, mas apenas que se cumpra o determinado dentro da lei, nada mais, um direito que esta contido na lei, acima do pensamento dos dirigentes, ainda mais daqueles que foram eleitos por nós os participantes.  

Desse modo, é possível o ajuizamento de uma ação judicial visando limitar os descontos em folha de pagamento, evitando assim o super endividamento, sabemos que hoje existe na linha da extrema dificuldade, 12 mil colegas, doze mil participantes da Previ que estão vivendo em condições de mendigos de contra cheque, recolhemos imposto de renda, pagamos a todos os credores que tem autonomia sobre a nossa folha de pagamento, com os Diretores e Conselheiros sem nada fazer para acabar com essa farra dentro da Diretoria de Seguridade, alguns perguntam se existe Presidente da Previ, existe uma figura decorativa, que até hoje não disse a que veio, jovem aprendiz que até hoje não merece o cargo que ocupa.

É obrigação da Previ, mas principalmente da Diretoria de Seguridade e dos ELEITOS, garantir que as parcelas do empréstimo consignado não excedam o limite consignável do BENEFÍCIO (30%), devendo negar a contratação de novo empréstimo, caso tal limite fosse superado, ou realizar o recálculo das prestações para diminuir a parcela e adequá-la a margem consignável de 30%.

Então, cabe à PREVI analisar se a somatória das parcelas dos empréstimos concedidos ao Aposentado ou Pensionista não irão exceder o limite consignável do seus proventos, mas esta fez foi abrir sua contra capa, para propagandas e fomentou a farra dos Empréstimos.
Alguns me perguntam se temos como por mala direta unir esses 12 mil colegas para alguma providência, eu não tenho acesso a essas pessoas, só sei mesmo dos relatos dos que me procuram para alguma informação, mas os Candidatos a cargos, esses não sei como, tem acesso a todos os nossos endereços eletrônicos, mas para alguma ação em nosso favor todos se calam ou sucumbem ao poder dos ocupantes do Palácio de Cristal.

Sei que temos outros assuntos, como as empresas participadas, nossos lucros, nossos prejuízos outros temas tão importante como esse, mas estamos a tratar da nossa sobrevivência, quando se falta tudo, quando o recebimento é dia 22, e hoje dia 20, todos esses 12 mil pais de família já não tem um centavo na conta, e estão a espera de um milagre, ou já pensando em como vão sobreviver por mais 30 dias.

Senhores Diretores e Conselheiros da Previ:

Ser criticado faz parte do nosso dia-a-dia, principalmente quando estamos no ambiente profissional.

Algumas críticas podem ser construtivas e nos ajudam a crescer, outras podem ser destrutivas e acabam nos desanimando ou fazendo com que percamos o controle.


Como as duas eventualmente acontecem nos demais pontos da vida, devemos estar sempre preparados para lidar com elas nas mais adversas situações e sinceramente vocês tem tudo para por fim a este sofrimento desumano lhes garanto que nem mesmo os executivos do Patrocinador Banco do Brasil é contra esta DEVOLUÇÃO DA DIGNIDADE A VÁRIOS COLEGAS QUE SERVIRAM COM TANTA DEDICAÇÃO AO BANCO DO BRASIL S/A E FORAM ELES, COMO OS DEMAIS COLEGAS, FORMADORES DA PREVI COM SUAS CONTRIBUIÇÕES. 


17 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Rosalina, Bom domingo,
Isso é que é matéria, voce é demais, fala nossa língua, solta nosso grito!
Mas, vamos dar um jeito de conseguir reunir esses 12.000 aposentados , alguem entendido de direito tem que nos ajudar, penso que se meia dúzia entrar com ação pública, as medidas da ação darão direito aos contatos diretos com esses doze mil aposentados, como vc disse se prá pedir votos a mala direta serve, esse acesso , creio, pode ser solicitado via ação, pois temos que chegar as residências desses colegas, conheço muitos que estão acamados, sem receber o acréscimo de 25% da PREVI e do INSS que a lei garante, sem assistência da CASSI que está cada vez pior, atolados de consignados , pois foi a única saída que lhes foi oferecida, como vc diz, na contra capa dos nossos contra-cheques propagandas facilitando créditos e depois vêem com estorinha de "educação financeira", quero ver um desses diretores passar o aperto que nós estamos passando, é revoltante.

Anônimo disse...

Rosalina,
A cada matéria sua penso que estamos chegando perto do que queremos.Não nos abandone agora porque você tem postura de líder, é destemida e guerreira e conhece como ninguém a situação dos empréstimos.Você está fazendo o que as associações e os diretores eleitos deveriam fazer e não fazem porque querem ficar bem com a Previ.

José Lagoa disse...

Será que alguém poderia esclarecer de que se trata o "sem receber o acréscimo de 25% da PREVI e do INSS que a lei garante" contido no comentário anterior?.
Não pergunto diretamente ao dono do comentário porque ele é anônimo.

Lagoa

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega José Lagoa,

Acredito que o próprio anônimo das 08:56, deve melhor esclarecer sobre esse percentual de 25% a mais que os doentes, acometidos de moléstia grave, tem direito para ajudar nas despesas com a manutenção da vida.

Sei que existe sim, mas não tenho conhecimento sobre a matéria, de modo que certamente ele vai nos esclarecer.

Anônimo disse...

Rosalina, eu sei que o aposentado por invalidez (ou não) pelo inss que dependa de outra pessoa pode solicitar um acrescimo de 25% no seu beneficio. Tem que ir a uma agencia do inss para se informar(alguem da familia).

Anônimo disse...

O sádico do meu cunhado viajou a Europa e trouxe de presente para mim um patins para patinar na neve. Me disse que é para eu utilizar quando viajar para lá. Aquele baixinho safado sabe muito bem que não tenho condições nem de viajar para a cidade ao lado da minha. Safado, sádico, sem vergonha, filho duma égua.

O ES foi para 160 mil

José Lagoa disse...


Considero respondida a minha pergunta. Muito obrigado!

Anônimo disse...

Recebi uma mensagem de um tal Zeca no meu e-mail. Como conseguiu meu e-mail se o único zeca que conheço é um macaquinho de um amigo meu?
Segunda pergunta: enumerou um zilhão de cargos ocupados no GULOSO, diga-se de passagem, cargos bem relevantes. Aposentou SEM TETO? Contribuiu para o fundo da pensão com valores equivalentes ao valor de sua aposentadoria?

Sai fora

Anônimo disse...

Presidente da Previ?
Onde ela anda, o que ela faz, quem é?
Ah, sim!
É o Gueitiro. Cadê Gueitiro?
Sumiu.

Anônimo disse...

Senhores Aposentados,


Já com mais de setenta anos, não acredito em candidatos.
Estou acostumado em receber mensagens com promessas e propostas de melhorias para os aposentados.

Nessa vida toda contribuindo para diversas associações, hoje sinto-me um palhaço ou "velhinho trambiqueiro" diante de tudo o que foi prometido e NADA CUMPRIDO.
Mas se leio os blogs, muitos por sinal, todos tem comentários favoráveis a este ou aquele possível dirigente da Previ.

Fico pasmo que durante estes anos todos pagando contribuições somente dei guarida para que pessoas se endinheirassem, com salários vultosos sem que em NADA me fizeram sequer JUSTIÇA.

Minha decepção é "cavalar" com tudo aquilo em que me propus acreditar.

Mas a maior decepção está justamente com os SINDICALISTAS e incluo aqueles com as cores partidárias do PT, partido que arruinou o Brasil.

"Defensores dos trabalhadores" que hoje se encontram segundo as notícias, implicados em processos policiais, além de lhes serem imputados GANHOS ESTRATOSFÉRICOS, moradias luxuosas, carros de luxo, etc, etc... Que não tem a mínima possibilidade de serem com ganhos de salários de um bancário,SMJ.

Muito judiado por essa gente, não tenho a mínima vontade em sufragrar quem quer que hoje se proponha a "salvar a Previ", por mais indicado que seja.

Perdão cara Senhora, não aguento mais esse pessoal.

Abraço





Anônimo disse...

Sou o anônimo agosto 22, 2016 5:44 PM:

antes que digam que desrespeitei o Sr. Gueitiro, refaço minha indagação:

"Onde ele anda, o que ele faz, quem é?"

Mas, para bom entendedor, poderia ficar a interpretação de que estava perguntando pela "figura ou pessoa" do presidente.

Anônimo disse...

Ele deve ser ninja! Aqueles cabra de preto que some no meio da fumaça rápido que nem flatulência

Anônimo disse...

A quem comenta às 6.09 de 22.08.2016.
Me permita fazer das suas palavras minhas palavras.
Concordo com tudo que afirmas. O que mais revolta e causa asco é que nos tomam por idiotas ou imbecis. Utilizam argumentos falaciosos que sabemos típicos de politicagem.
Os sindicalistas atacam aquele conhecido grupo que ataca a ala "chapa branca" que ataca a ambos e não defendem ninguém a não ser a si mesmos. O interesse é um só; o gordo vencimento e o bônus.
Repito: nos tomam por idiotas; à as vezes com razão. Pois parte dos participantes e assistidos, eleição após eleição, cai na mesma lábia.
Mesmo sabendo que fará pouca ou nenhuma diferença, continuo votando BRANCO ou não votando. Aguardo por mudanças. Não adianta o argumento que não votando contribuo para o status quo. Se todos não votassem o "sistema" teria que ouvir o CORPO SOCIAL.
Alguns, influenciados pelos detentores "do poder" e pelos "mesmos de sempre", estão condenando o PLP 268, sem ao menos o analisarem.
Estão sendo usados.

Anônimo disse...

Sra.Rosalina,
A sua sugestão para que seja proposta uma Ação Civil Pública é a solução para os débitos consignados.Agora que o Prof.Ari renunciou ao cargo da Previ e está independente a Anaplab seria a mais indicada para promover essa ação inclusive para acabar com as ações 30% que estão travadas.

Anônimo disse...

A Previ já se manifestou se vai aplicar os novos parâmetros de MC ? quando ? uma vez que o diretor ao qual esse produto está ligado afirmou que vai rever os cálculos da MC .

Anônimo disse...

Bom dia José Lagoa, desculpe-me por não ter lido sua pergunta , me afastei esses dias,os 25 % do INSS muitos já conhecem, a gente torce para nunca precisar desse acréscimo ele existe para os aposentados do INSS e os da PREVI, só que é bem "camuflado" quem deveria ofertar esse benefício seriam os próprios médicos que cuidam e sabem do aperto financeiro quando temos um doente que precisa de cuidados especiais como cuidador, fraldas, alimentação especial etc.Funciona assim: Se a pessoa já aposenta inválida e com essas necessidades o médico do INSS já indica os 25%, caso a pessoa não aposentou por invalidez mas posteriormente venha sofrer o infortúnio de precisar da ajuda de terceiros aí é só retornar ao INSS e requerer de forma muito simples preenche um requerimento lá mesmo e submete-se à perícia médica, o que não é nada complicado, daí esse benefício já sai um ou dois meses depois e valerá pelo tempo que o aposentado permanecer nesse quadro, se vier a falecer e tiver dependente os 25% ficam fora do cálculo.Agora, o que mais me interessa colega é os 25% da PREVI, pois eu sei que existe mas nunca vi nenhum colega que já tivesse se beneficiado com ele, já avisei meus filhos, pois hoje gozo de plena saúde mas não sabemos o dia de amanhã.Bom dia a todos.

Anônimo disse...

Será que o computador da PREVI não estaria com defeito?A gente paga, paga, paga o ES e o saldo devedor não muda, aliás, só aumenta. Parece rabo de cavalo, quanto mais corte mais alto fica.