28 julho 2016

HORA DE "LAVAR À JATO" OS FUNDOS DE PENSÃO ESTATAIS E A PREVIC

Peritos e Médicos

Em breve um novo escândalo na República fará o Petrolão parecer trocado de esmola. Já começam os sinais de alerta nos fundos de pensão estatais, vítimas de uma década de gestões absurdas e irresponsáveis, para dizer o mínimo.

Notícias nos jornais mostram o tamanho do rombo (Clique aqui, aqui, aquiaqui,aquiaqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Um dos fundos, o Postalis (Correios) já teve que fazer uma espécie de resgate e seus filiados terão que pagar altas somas de dinheiro nos próximos anos para manter as pensões viáveis. 

Em todos os casos o mesmo modus operandi: gestores dos fundos, nomeados pelo governo, assinam contratos de investimentos altamente lesivos ao patrimônio do fundo. O dinheiro some em offshores e empresas espalhadas por paraísos fiscais, anotadas como "prejuízo" e os titulares do fundo (os servidores) arcam com o prejuízo. Regras de segurança são varridas para o tapete e o órgão responsável por fiscalizar essas operações, a Previc (MPS), atua a passos de cágado contra os malfeitos.

Mas de onde vem esses gestores? Voltemos a 2003. Governo Lula assume em clima de esperança e felicidade. Os companheiros de luta começam a dividir os espaços de gestão onde anos mais tarde seriam pegos cometendo ilícitos seja nos bancos públicos (Mensalão), Petrobrás (Petrolão) e Setor Elétrico (Eletrolão).

Porém nenhum dos esquemas acima teve o poder e as oportunidades encontradas nos Fundos de Pensão de Estatais. A soma de dinheiro reservada nesses fundos era de longe a maior reserva financeira líquida do Brasil. Os gestores desses fundos possuíam, portanto, enorme poder político e grandes oportunidades de investimentos. Em tese o investimento deveria se traduzir em lucro aos participantes (servidores), mas não foi isso o visto nos últimos anos.

A quem coube o naco dos fundos de pensão? Vejamos uma publicação do Sindicato dos Bancários de São Paulo em 2003 (link aqui):

"Em janeiro passado, na bela festa da posse do novo presidente da República, bancários sindicalistas de São Paulo assumiram postos-chave no novo comando federal. Ricardo Berzoini, eleito deputado federal em segundo mandato, foi empossado ministro da Previdência.Luiz Gushiken ficou com a secretaria de Comunicação do governo, com status ministerial e função estratégica primordial dentro do governo.Sérgio Rosa assumiu a presidência da Previ, fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

Além de Berzoini, Gushiken e Sérgio Rosa, o atual presidente do Sindicato, João Vaccari Neto, chegou a ser cotado para o comando da Caixa Econômica Federal. Confirmado no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ele credita o chamado à sua atuação sindical e à importância da entidade que preside. “Devo o convite ao cargo de presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a maior representação da categoria bancária na América Latina e um dos maiores sindicatos do país”, destacou, ao assumir. “E é com essa responsabilidade que tenho a pretensão de fazer chegar ao Planalto as aspirações e expectativas da categoria que estarei representando no Conselho”, complementou.
Além dessas lideranças da categoria em São Paulo, a representatividade dos bancários refletiu ainda nas nomeações de Sérgio Francisco da Silva, bancário da CEF e que iniciou a atual gestão do Sindicato como secretário de Finanças, para a diretoria de Benefícios e Administração da Funcef, o fundo de previdência do pessoal da Caixa. E o militante banespiano Wagner Pinheiro, dirigente da Afubesp e da Fetec-CUT, tornou-se presidente da Petros, fundo da Petrobras."

Liderados pelos ex-presidentes do Sindicato dos Bancários paulistano Ricardo Berzoini e Luiz Gushiken (já falecido), líderes oriundos dessa verdadeira escola de quadros do petismo assumiram a cabeça de todos os fundos de pensão estatais: Sérgio Rosa assumiu a Previ (BB, maior dos fundos), Wagner Pinheiro na Petros (Petrobrás), Lacerda na Funcef

Pinheiro conseguiu emplacar seu pupilo, Antônio Carlos Conquista (também do Banespa e Afubesp) na GEAP. Depois do escândalo que quebrou o fundo do funcionalismo federal, Conquista ficouum tempo no MInistério da Pesca, depois conseguiu cargos na Petros até que assumiu uma importante diretoria na  Postalis (Correios), do qual Pinheiro é o atual presidente, após ficar na Petros durante os oito anos do governo Lula.

Guilherme Lacerda assumiu a Funcef no início do governo Lula, indicado por Gushiken, líder do Sindicato dos Bancários de São Paulo. Quando saiu, em 2012, o PT fez questão de honrá-lo com um cargo  bom (clique aqui). Lacerda fez uma das mais caras campanhas a deputado federal pelo ES em 2010, com R$ 2 milhões gastos em troca de pouquíssimos votos.

Juntos, Previ, Petros, Funcef e Postalis administram mais de 300 bilhões de reais. Durante toda a Era PT os filhos e afilhados do Sindicato dos Bancários de São Paulo dominaram esses fundos.

O caso de Conquista é peculiar: Assessor de Wagner Pinheiro na Petros, foi indicado a gerir a GEAP em 2010. O fundo ficou tão destruído que precisou de uma intervenção da Previc . Conquista se refugiou em um cargo no Ministério da Pesca e em 2012 foi resgatado por Pinheiro para assumir cargo na Postalis, que agora enfrenta uma quebradeira sem precedentes.

O órgão responsável por vigiar e controlar esses gestores é a Previc, pertencente ao Ministério da Previdência Social. A Previc sempre ficou na mão do Ministro Gabas desde a época em que ele era Secretário Executivo do MPS. Foi na Previc que Gabas cometeu o ato de nepotismo denunciado neste blog em 2013 ao nomear, como Ministro, sua esposa em cargo comissionado junto a esse órgão. E quem trouxe Gabas para o MPS em 2005? Berzoini.

Gabas foi quem ajudou Conquista a se refugiar no Ministério da Pesca quando não teve mais jeito e foi necessária intervenção na GEAP. Cabe a Gabas comandar a investigação de seus colegas gestores nos fundos de gestão.

Porém Gabas, ele mesmo, é cria do mesmo Sindicato dos Bancários de São Paulo. Gabas foi contador da Bancoop, a cooperativa do sindicato paulistano envolvida num escândalo de fraude fiscal que deixou 3.000 mutuários sem a casa própria (Mas Lula, Gabas e Berzoini conseguiram suas coberturas e apartamentos luxuosos).

Ou seja: Comandados por Berzoini e Gushiken, o sindicato dos bancários fechou o circuito no sistema de fundos de pensão brasileiros: Enquanto quadros bancários eram nomeados gestores e diretores dos fundos, Gabas fincado no MPS ficava vigiando seus colegas trabalharem. O resultado dessa ação entre amigos é um desastre bilionário que ameaça a liquidez dos fundos de pensão atualmente,

Os participantes reclamam da lentidão da Previc em investigar e punir os casos. Poderiam esperar coisa diferente? Os participantes do Postalis cogitam processar a Previc pelo rombo nas contas do fundo dos correios. 

O rombo para esse ano já atinge R$ 43 bilhões nos fundos de pensão públicos. As notícias já dão conta de negócios escusos e desvios bilionários perpetrados nos últimos anos.

Quem quiser lavar à jato os fundos de pensão de estatais precisa seguir o rastro do Sindicato dos Bancários de São Paulo. A Bancoop foi o treino, os Fundos foram a prática. E sempre por trás deles, Carlos Gabas responsável por atestar a veracidade das operações, seja no Conselho Fiscal da Bancoop, seja comandando a Previc.

Blog dos Peritos do INSS
Terça feira, 21 de julho de 2015.

Fonte:

Reproduzo o artigo pela sua importância.(MBF).

Nota do Blog:

Estamos a mais de 1 ano, que esta reportagem foi editada, e os desmandos continuam a todo vapor, e estamos próximos de começar a pagar a conta, mas até agora ninguém toca no assunto, nem o que esta sendo providenciado para resolver os problemas, mas continua a gestão temerária, com novos investimentos em SAUÍPE, e outros micos que temos notícias.

Enquanto isso o desmonte do Empréstimo Simples continua, temos um encontro dia 05 de Agosto, onde muitos colegas da região Sul, terão a oportunidade de questionar o Diretor Reeleito Marcel J. Barros de resolver de vez a questão direta que nos aflige, com respostas diretas e solução para o problema de 60% do PB-1 da Previ que esta altamente endividado.

Diretor Marcel J. Barros, esta na hora do senhor ou a sua diretoria e seus técnicos por fim a esta procrastinação de efeitos colaterais do empréstimo simples, e dilatar o prazo de pagamento para 180 meses com carência de 6 prestações para recomeçar a pagar.

16 comentários:

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Acho DIFÍCIL o nosso nobre DIRETOR DE SEGURIDADE fazer ALGO DE BOM POR NÓS (insignificantes e esfarrapados pós-laboratórios e pensionistas), POIS NÃO É DE SUA ÍNDOLE AJUDAR NINGUÉM e também porque o seu SOFRIMENTO deve ser ENORME (para quem é FANÁTICO por FUTEBOL como ele), pois o seu TIME DE CORAÇÃO (será que tem?), o BRAGANTINO, FOI ELIMINADO na noite de 27/JULHO/2016, pelo BOTAFOGO do RIO DE JANEIRO, da COPA DO BRASIL. Caso este comentário possa RENDER PROCESSO contra a SENHORA, que CONSIDERO INDOMÁVEL e FLAGELO DOS PODEROSOS, prometo sair imediatamente do anonimato e ajudá-la em TUDO QUE PRECISAR.

Anônimo disse...

Pois é.
É a Previ de novo nas mãos deles!
Eu não entendo!

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Estava ADMIRADO de ATÉ AGORA, um ASSALTO de QUARENTA BILHÕES ter passado DESPERCEBIDO de todos (mídia, políticos, população, povão,etc.,.). ANTES TARDE DO QUE NUNCA! Acho que passada a FOLIA pela CASSAÇÃO de Dona DILMA, devemos INVADIR a tal das MÍDIAS SOCIAIS, contando TINTIM POR TINTIM, tudo que se PASSA ou PASSOU nesse ABISMO chamado PREVI.

Tarcísio Augusto bulhões Martins disse...

D. Rosalina, bom dia. Havia jurado pela memória de meus pais que, não entraria em BLOG nenhum, depois da reeleição desta FIGURA. Mas vou quebrar o juramento, pois DELE não precisa esperar NADA, E, SÓ ESPERO QUE A MÃO DA DIVINA PROVIDÊNCIA CAIA SOBRE SUA CABEÇA E, NOS FAÇA JUSTIÇA. SALVE O FOGÃO. Tarcísio.

Rosalina de Souza disse...


8º ENCONTRO SULBRASILEIRO DE AFABBS

AFABB2 | 27 de julho de 2016
No próximo dia 05 de agosto a AFABB/PR participará do 8º Encontro Sul brasileiro de AFABBs que será realizado na AABB de Balneário Camboriú (SC). Estendemos o convite a todos que queiram participar do evento conforme a programação e convite abaixo:

Data: 05 de agosto de 2016

Local: AABB Balneário Camboriú

Horário: das 9:00 as 17:00 hs.

Presenças: Dirigentes eleitos da CASSI e PREVI

Compareça, prestigie, participe! Sua presença é muito importante

(Observação: Cooffe Break disponível e Almoço por adesão)

Rosalina de Souza disse...


RENDA CERTA – AÇÃO DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS

AFABB2 | 1 de junho de 2016
RENDA CERTA – AÇÃO DE EXIBIÇÃO DE DOCUMENTOS promovida pela AFABB-Paraná- 21a. Vara Cível –Curitiba(PR) Proc.0040774:92.01318.16.0001.

Com relação à distribuição de superávit, denominada pela Previ de “RENDA CERTA”, movemos ação contra a Previ pedindo explicações sobre a maneira como foram feitos os cálculos, bem como pedimos que nos fossem exibidos vários documentos, inclusive uma listagem com os nomes e valores atribuídos a cada beneficiário. Nossa ação foi vencedora, pois a justiça julgou procedente o nosso pedido.

Todavia a PREVI, descumprindo a sentença julgada e transitada, deixou de informar sobre os cálculos e não declinou os nomes e valores dos beneficiários, lembrando que entre eles vários foram agraciados com valores acima de R$ 1.700.000,00, valor que sugere ter havido malversação do nosso Patrimônio.

Se antes tínhamos dúvidas sobre a lisura do procedimento adotado, (cujo mérito também estamos submetendo à Justiça) agora temos quase a certeza de que a PREVI não agiu corretamente e está procrastinando o total cumprimento da sentença, não nos fornecendo os dados solicitados na ação.

Diante disso podemos concluir que realmente somas milionárias foram destinadas indevidamente a um pequeno grupo de colegas, sendo incabível acreditarmos que os cálculos adotados ensejaram a reversão dos valores das contribuições no período de 10 (dez) anos (período máximo a que cada um teria direito) em montantes que chegaram a R$ 1.700.000,00.

Com toda certeza alguma coisa está errada nessa história, uma vez que os indícios de irregularidade estão claros e evidentes, faltando-nos obter prova material que comprove nossas suspeitas de irregularidade.

Por essa razão já instruímos o escritório da Dra. Emanuelle no sentido de ingressar com petição de “PEDIDO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER” contra a PREVI, sob pena de multa diária e outras medidas previstas na Lei.

Nereu João Lagos (41) 9636-0600

Nota do BLOG:

Em agosto esta associações vai comemorar seus 23 anos de luta, mas temos que continuar lutando contra os desmandos da Previ.

PARABÉNS A SUA DIRETORIA QUE ESTA NA BUSCA DA VERDADE, ESTAMOS PERTO DE SABER OS MILIONÁRIOS DA PREVI, AMIGOS DOS DIRETORES E CONSELHEIROS.

Anônimo disse...

Quem está na mira do TCU é o BNDES e seu fundo de pensão.
Salários milionários no fundo uso indevido de recursos públicos.
Aguardemos.

Anônimo disse...

O descaso da Previ com os associados é enorme. No mês de novembro/2015 foi aprovada a repactuação do empréstimo imobiliário. Posteriormente informaram que esse procedimento somente seria viável em julho/2016. Quem se inscreveu nos primeiros dias (mês julho) foi surpreendido que era necessário um prazo de 17 dias úteis para o exame do pleito. Passados os 17 dias a Previ informa o novo prazo com valor da nova prestação. O associado manifesta sua adesão e informam que dentro de 30 dias entrarão em contato. Acredito que dentro de 2 anos essa repactuação será confirmada.

Anônimo disse...

OFFSHORES - Um buraco sem fundo.

Até há poucos dias eu nem sabia que existia esse tal "offshores". Que bicho é esse?

Só depois das denúncias recentes de desvio de dinheiro é que eu soube da existência desse negócio com nome esquisito.

Mas tudo indica que o "offshores" é uma espécie de buraco secreto criado para os corruptos esconderem seu dinheiro. É um buraco sem fundo.

Será isso mesmo?

Adaí Rosembak disse...

Querida Rosalina,

O conteúdo de seu artigo foi simplesmente explosivo.
Poucas vezes me deparei com uma exposição tão corajosa.
Agora faço minhas colocações: se o impeachment não passar e a Operação Lava-Jato for torpedeada, tudo que você apontou vai para o esgoto.
Da mesma forma como foram muitas denúncias anteriores.
Esse mês de agosto vai ser decisivo para a reestruturação do Brasil.
Parabéns pela sua audácia.

O amigão

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Os nominados no post são contra ou a favor do PLP 268 ?

Anônimo disse...

Se passarem o pente-fino não sobrarão nem flores e nem rosas

Anônimo disse...

O que essa corja deve estar trabalhando nos bastidores para melar as investigações é uma fábula. Conseguiram, sabe lá a custa de que, saírem ilesos na CPI.
Ocorre, que as falcatruas, como foi muito bem explicado neste post, cruzaram com o Exmo. Juiz Sérgio Moro. Aí bambu geme!
Se não ficasse tão escancarado com os eleitores, seguramente os políticos criariam uma lei impedindo que empresas que lavam veículos não pudessem mais serem chamadas de LAVA JATO. Cada placa dessa que passam país afora deve elevar a pressão arterial dessa cambada.
Quando os desdobramentos chegarem aos bancos públicos, fundos de pensão e outras estatais a fila na PF de Curitiba será quilométrica.
Quanto ao posicionamento da ONU sobre a apelação feita por "investigado", creio que pesará os prejuízos que investidores americanos tiveram com o esquema criminoso na "Petobrás".

Outra questão que fica no ar: Qual motivo faz um juiz de primeira instância se destacar gigantescamente no meio de tantos magistrados do país?

SE LIMPA BRASIL

Anônimo disse...

os bandidos tem nome e sobrenome.o que fazer???????????? e somos roubados ha anos e anos.o espolio de Gushiken deve ser gigante!

CH disse...

Cara Rosalina, na matéria "Hora de Lavar a Jato ..." está faltando uma peça fundamental no 'quebra-cabeças" petista de controle dos Fundos de Pensão. Estamos falando o Sr. Adacir Reis, ex- assessor parlamentar do falecido deputado Gushiken, foi chefe da SPC no governo Lula e hoje é advogado da ABRAPP.
Lembro ainda do plebiscito ocorrido no BB, em 1997 , ainda no governo de FHC, quando a Articulação Sindical, de Berzoini, Gushiken, Vacari e Adacir Reis, defenderam o "SIM" junto com a Diretoria do BB/FHC, contra todo o resto a CUT que defendia o "Não". Neste plebiscito foi aprovado o fechamento o plano antigo do BB e , como 'moeda de troca" foi "conquistada" a eleição direta pelos participantes de Diretores e Conselheiros, mantendo o controle por parte da Direção da empresa, que manteve o voto e minerva. Este foi o início da "festa", no governo Lula, com a eleição e indicação dos cargos e como sequência a nomeação de membros nos conselhos de grandes empresas onde a PREVI detém participação acionária.

Anônimo disse...

O patrimônio da FUNCEF foi amplamente dilapidado, tanto que já foi feito o rateio: DURANTE 17 ANOS E 4 MESES todos os "beneficiários" vão descontar 2,78% de seus salários, com a finalidade de cobrir o rombo deixado por esses tão bem intencionados(com os próprios bolsos) gestores...