12 abril 2016

Renúncia Coletiva

A margem consignável é o valor máximo que pode sair do seu benefício  de aposentadoria ou pensão, todos os meses para pagar um empréstimo.

Por lei, ninguém pode assumir uma parcela de empréstimo que seja maior do que 30% da renda mensal, com a edição de 5% para quem tem cartão de crédito consignado.

O limite dessa margem consignável foi criado para garantir que o fato de adquirir um empréstimo, com parcelas mensais, não vai atrapalhar o orçamento e tirar um valor maior do que o necessário para os gastos básicos e essenciais.

Na Previ esse cuidado nunca ocorreu, nem antes com a Lei nº 10.820, de 17.12.2003  e mesmo depois da edição da lei, ou revisão da lei  Lei 13.183, de 4/11/15.

Decorridos mais de 150 dias da referida lei, continuamos tendo descontos acima do que a lei permite, num  flagrante de, desrespeito em primeiro lugar a lei, e em segundo lugar a nós os participantes que continuamos tendo descontos acima do permitido pela própria lei e ferindo nossa sobrevivência, com um adicional de fragrante por sermos em nossa grande maioria idosos acima dos 60 anos de idade.

Eu lhes pergunto:

Algum Diretor Eleito, veio a nossa favor?

Algum Conselheiro Deliberativo, Fiscal, Consultivo, veio em nosso favor?

Alguma associação de Aposentado ou Pensionista,  observou a lei, e tomou alguma medida para cobrar a Previ, no sentido de resolver este FLAGRANTE e IMORAL contra colegas idosos, observou o estatuto do idoso, não, existe sim uma TOMADA DE DECISÃO EM FAVOR DOS AGENTES QUE FAZEM AGIOTAGEM, HÁ MUITOS ANOS NO NOSSO CONTRA CHEQUE.


Desde 2001, quando passei a receber a minha pensão, existe contra capa com propaganda da Cooperforte, oferecendo empréstimos, quanto a Cooperforte  paga para a Previ, por esta propaganda?

Existem outros interesses que não os nossos, somos sempre massa de manobra, esta claro, cristalino, que todos os Diretores e Conselheiros da Previ, fizeram um pacto para não divulgar as verdades escondidas, as regras de confidencialidade, as regras de sigilo, as regras de ética e transparência, estão acima da verdade e da honestidade, eles preferem seus cargos bem remunerados, que falar a verdade, estamos com 3 anos, deficitários, perdemos 40 bilhões de Reais, e a desculpa é que não vendemos e então não realizamos o prejuízo.

Quem frequenta uma farmácia, uma feira, um supermercado, quem recebe um talão de energia, ou saneamento  água, quem administra uma casa, não sabe mais o que fazer, cada dia que passa se leva menos alimento para casa, e suas contas de consumo, aumenta o valor, verifique o gráfico e veras que esta insuportável viver, ainda mais sobre o manto da mentira, do descaramento e das desculpas, para tentar nos enganar, com mentiras de fácil verificação.

Eu fico as vezes sem saber nem o que escrever, temos eleições, uma já esta em curso para a Cassi, outra esta para começar a da Previ e os candidatos, PAPA CARGOS, da arrepios ,porque não existe proposta, existe pessoas que continuam com a mesma mentira e enganação, com as mesmas propostas, mas que não aponta as soluções para os nossos problemas, e pior ainda vão aumentar as contribuições para Cassi, seja qual for a chapa que ganhar, é questão de dias, para nós termos mais esse desconto majorado na nossa folha de pagamento.

Quando a Previ vai partir para ação, ao invés de dizer que cumpre a lei, onde estão nossos defensores que não coloca a boca no trombone, ou será que esses DEFENSORES estão sendo muito bem pagos, para continuar apoiando a manutenção dos descontos acima dos 30% que a lei permite?

IMPORTANTE LEMBRAR:

É que o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana prevalece sobre os termos do contrato assinado.

Nesse sentido, por exemplo, em relação a aposentados e pensionistas do INSS, o Ministério da Previdência tem uma instrução normativa que regulamenta o empréstimo consignado: a margem consignável, que é o valor máximo da renda a ser comprometida, não pode ultrapassar 30% do valor da aposentadoria ou pensão recebida pelo beneficiário.

E o INSS cumpre a risca, esta norma, sem jamais ferir a lei.

Por isso, se vamos brigar pelos nossos direitos do consumidor no mercado de crédito consignado, está mais do que na hora colocar a cabeça no lugar e exigir que as leis e regulamentos sejam realmente cumpridos pela Previ.

Isso vale para órgãos como a DIRETORIA EXECUTIVA, AOS CONSELHOS DELIBERATIVO, FISCAL E CONSULTIVO, MAS PRINCIPALMENTE AOS ELEITOS, SE ESTÃO NA PREVI APENAS PARA RECEBER SEU BENEFÍCIO E SUA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL, E DE LAMBUJA OS CARGOS EM PARTICIPADAS, FAÇA SUA RENUNCIA, APROVEITE O MOMENTO QUE A PRESIDENTA VAI CAIR DOMINGO PRÓXIMO, ENTREGUE SEUS CARGOS, POIS ESTÃO NA PREVI COMO FIGURAS DECORATIVAS, E PARA RECEBER ÓTIMOS SALÁRIOS.

Basta de impunidade, Basta de impunidade, Basta de impunidade.

Renuncia de toda a Diretoria da Previ, dos ELEITOS E INDICADOS, pois para mim são todos incompetentes, e só buscam seus recebimentos e praticaram "SIM" GESTÃO TEMERÁRIA.




68 comentários:

Anônimo disse...

E por conta da ação 30% consignado contra a Cooperforte que até agora não deu resultado nenhum essa Cooperativa resolveu reter as Sobras a que todo associado tem direito. Pra onde foi a sobra? Não creditou na minha conta corrente nem foi para o saldo de Capital. Decisão da assembléia. Isso é justo?
Obs. Não estou inadimplente, pago rigorosamente em dia as parcelas do emprestimo.`
É uma punição da Cooperforte pra quem ousou lutar pelos seus direitos.

Anônimo disse...

Como não estão realizando prejuízo? Sem liquidez, sem dividendos, de onde está vindo o dinheiro para fazer frente à folha de pagamento e às outras despesas mensais, senão da venda de ações? Títulos públicos? Tesouro Direto? Não constam do portfólio; só renda variável!!!!!!!!

joao trindade disse...

Parece que dissimulação é a palavra de ordem, em todos os escalões republicanos e nas instituições que dali advêm.
Como idiotas úteis, somos manipulados por gente sem real compromisso com as pessoas e, principalmente, nós os da PIOR IDADE somos usados como massa de manobra para massagear os egos dos de sempre. PQP .

Anônimo disse...

Gim apresentou Dilma a padre “pop” da paróquia da propina
Por: Vera Magalhães 12/04/2016 às 13:52

A paróquia São Pedro, de Taguatinga, investigada na Lava-Jato por ter recebido 350 mil reais da OAS destinados ao ex-senador Gim Argello, é famosa por ser comandada pelo padre Moacir Anastácio, um dos religiosos “pop” da Renovação Carismática.
O padre Moacir é muito próximo de Argello, que usava sua influência na igreja, inclusive na Canção Nova, como trunfo para se aproximar da presidente Dilma Rousseff quando ela ainda era ministra da Casa Civil e pré-candidata a presidente.
Argello apresentou Dilma ao padre Moacir e a outra estrela carismática, o padre-cantor Fábio de Mello. Na época, Dilma precisava reverter declarações antigas que colocavam em dúvida sua crença religiosa.
Passou a afirmar constantemente que fora educada na religião católica, já como orientação da campanha.
Na época, Argello adorava alardear o acesso que tinha à ministra. Foi ele quem a levou, em 2009, para participar da festa do Pentecostes da paróquia agora investigada por lavar dinheiro da propina do petebista.
A festa é famosa em Brasília e costuma atrair uma multidão a Taguatinga.

Fonte:A paróquia São Pedro, de Taguatinga, investigada na Lava-Jato por ter recebido 350 mil reais da OAS destinados ao ex-senador Gim Argello, é famosa por ser comandada pelo padre Moacir Anastácio, um dos religiosos “pop” da Renovação Carismática.
O padre Moacir é muito próximo de Argello, que usava sua influência na igreja, inclusive na Canção Nova, como trunfo para se aproximar da presidente Dilma Rousseff quando ela ainda era ministra da Casa Civil e pré-candidata a presidente.
Argello apresentou Dilma ao padre Moacir e a outra estrela carismática, o padre-cantor Fábio de Mello. Na época, Dilma precisava reverter declarações antigas que colocavam em dúvida sua crença religiosa.
Passou a afirmar constantemente que fora educada na religião católica, já como orientação da campanha.
Na época, Argello adorava alardear o acesso que tinha à ministra. Foi ele quem a levou, em 2009, para participar da festa do Pentecostes da paróquia agora investigada por lavar dinheiro da propina do petebista.
A festa é famosa em Brasília e costuma atrair uma multidão a Taguatinga.

Fonte:http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/lava-jato/gim-apresentou-dilma-a-padre-pop-da-paroquia-da-propina/

Anônimo disse...

Aguardemos esperançosos e orando.
O PL 388 SERÁ APROVADO.
Vai acabar a boquinha.

Anônimo disse...

Como falta brio e transparência nessa turma toda acho que deveriam mandar vacinar os velhinhos trambiqueiros para que tivessem morte indolor e rápida assim não precisariam mentir tanto e prometer o que sabem que não irão cumprir.

Anônimo disse...

Pasmem.
Renan Calheiros já está sendo ¨amaciado¨pelo famoso cachaceiro para ¨melar¨o impeachment da competente presidenta. Êta paisinho, êsse...

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Apesar da GRANDE CONSIDERAÇÃO que devoto a SENHORA, Dr. MEDEIROS e o Professor ZANELLA, sinto muito, mas dessa vez, não vou estar com vocês. Eu já ia VOTAR NULO na CASSI e como a votação é em TERMINAL DE AUTOATENDIMENTO do BB-GULOSO (SUJEITO A CHUVAS E TROVOADAS, POIS SE DISSER QUE É FRAUDE, PODE COMPLICAR VOSSA VIDA), ainda por cima, a agência mais próxima de minha casa é muito longe, não irei votar. No entanto, quanto a PREVI, TEREI O MÁXIMO PRAZER EM NÃO SUJAR MINHAS MÃOS E MINHA CONSCIÊNCIA e VOTAREI NULO, mesmo porque, DO JEITO QUE A COISA VAI, acho que NÃO TERMINARÃO SEUS MANDATOS, que se iniciarão no PALÁCIO DE VIDRO e terminarão na PAPUDA.

Anônimo disse...

Eu tenho ação 30% contra a Previ e Cooperforte e recebi as sobras normalmente.Solicitei o crédito em minha conta no dia seguinte a assembléia e no mesmo dia foi creditado.

Goulart disse...


Com referencia ao comentário do(a) Anônimo das 8:55, do dia 12/04/2016, referente as sobras da Cooperforte, para quem entrou com a Ação Consignado 30%, aconteceu a mesma coisa comigo, não informaram nem o valor das sobras, não pude retirar nem um pouquinho do valor e não entrou no valor do Capital ( mais ou menos uns 7.050,00), e é isso ai, agora, estamos dependente do cumprimento da Justiça, no cumprimento da Lei e que a Previ tambem cumpra a mesma , pois se entramos com a Ação do Consignado, é por estarmos em situação bastante difícil... Peçamos a Deus/Jesus que as situações se resolvam, e tudo de bom a todos, e obrigado colega Rosalina, pelo espaço...

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
Parabéns pelo texto.Sem ofender ninguém nem dar margem para ser processada você fala o que é devido de forma clara e objetiva.Pelo que tenho acompanhado a Previ agora está alegando que só a partir da lei 13183 cabe o seu enquadramento no limite de 30% e portanto a regra será observada apenas para os novos contratos.Ocorre que não é assim que o judiciário tem entendido.Existem as regras que as prestações continuadas devem se adequar as leis novas e de que todo contrato pode ser revisto quando se tornar prejudicial para uma das partes. É uma vergonha o que a Previ está fazendo.

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog,

Na data de ontem a Anaplab, recebeu através do fale conosco uma reclamação sobre o blog da Rosalina.

Devidamente identificado, a pessoa que em sua longa explanação discorda dos termos a seguir:

a) Não tenho experiência e conhecimentos suficientes para abordar determinadas matérias.

b) Qualidade dos meus escritos.

c) Erros gramaticais

d) Meus comentários não traduz o interesse da maioria dos aposentados e pensionistas da Previ.

e) E por último que a Anaplab, não deve endossar as matérias por mim assinadas.

Este colega nosso trabalhou no BB por 30 anos, esta aposentado a 27 anos e tem sua visão, e direito a sua opinião, com a qual respeito.

Eu me pergunto se vale mesmo a pena, se levantar contra os diversos grupos, visão, um plano de benefício rachado, onde uns tem muito, outros não tem absolutamente nada,alguns trabalharam fizeram boa condição financeira e outros acredita que apenas a sua verdade é a certa é a que tem valor.

Estamos terminando o mandato na Anaplab, ainda neste ano teremos Eleições para a nossa Diretoria e Conselho, talvez esta na hora de colegas mais capacitados assumir sua colocação no nosso universo.

Sinceramente não acredito mais que vamos mudar os rumos deste País, desta Nação, as pessoas estão fingindo viver no país das MARAVILHAS.

Apenas um desabafo, com a certeza que no próximo pleito para a Anaplab, certamente não vou buscar me perpetuar no cargo do qual faço parte hoje.

Respeitosamente

Rosalina de Souza

Hpilatti disse...

Para receber sua parte das sobras da Cooperforte basta ligar para a Cooperativa. Não ter conhecimento do procedimento é estranho.

Anônimo disse...

Pelo amor de Deus! Blog só acompanha quem quer.Quem reclamou deste blog deve ser da Previ ou alguém que está incomodado pelo seu sucesso. Onde estão os mais experientes, conhecedores e bons de escrita que não se pronunciam sobre nada? Qual é o blog que fala mais de Previ e Cassi que este? O que se deve sugerir ao reclamante é que ele não acesse mais este blog e tenha um blog próprio com os requisitos mencionados.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Que eu saiba, para ser REDATOR de blog, NÃO PRECISA SER da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS, ou dominar com maestria, a GRAMÁTICA PORTUGUESA. O QUE INCOMODA NÃO SÃO OS POSSÍVEIS ERROS GRAMATICAIS, MAS SIM, A VERDADE PURA E CRISTALINA, que INCOMODA TANTO AOS PODEROSOS, QUANTO AQUELES QUE TÊM CULPA NO CARTÓRIO. Vou CONTINUAR lendo o blog, pois tudo que a Senhora escreve é de nosso interesse é plenamente INTELIGÍVEL.

joao trindade disse...

O anônimo das 12:24 disse tudo.
Ninguém é obrigado a ler artigos de blog nenhum e, lendo, se não gostar do que leu, tome uma das duas alternativas: ignore o texto ou discorde, com respeito e educação. Simples, assim.

Anônimo disse...

Cara D.Rosalina
Quem sabe se com o impeachment da Dilma não muda alguma coisa na PREVI.Creio que esses Diretores estão borrando de medo de serem destituídos.Agora, a respeito das sobras da Cooperforte tenho a dizer que tenho a ação dos 30% consignado, e que recebí normalmente o valor que me foi devido.Nâo entendo como alguns não estão conseguindo receber. Minha ação já tem mais de 2 anos e é do grupo 19, e infelismente não anda. Empacou. Minha situação financeira não é das melhores.Já vou fazer 73 anos e já está faltando dinheiro para cobrar remédios de uso contínuo.Não sei o porque da justiça retardar o cumprimento da ação, visto ser direito de acordo com a lei.Esse judiciário está todo dominado.A D.Cecília só sabe conversar fiado no blog dela, mas ajudar os assistidos não está nem aí. Só pensa em ganhar a polpuda soma ao final do mês. O que adianta abrir mão do bônus para fazer média. O melhor que tinha a fazer era pedir demissão do cargo para dar exemplo aos outros Diretores eleitos. Estou tão desiludido que pretendo não mais votar nessa corja que tomou conta da PREVI.
Carlos

Anônimo disse...

Com referência as sobras informo que liguei para a Cooperforte e fui muito bem atendido, no entanto, informaram que o valor não podia ser liberado em face da ação 30% consignado. Simplesmente agradeci e pedi para que confirmassem essa informação por escrito. Vou entrar com outra ação, desta vez danos morais. Aleguei que não estou inadimplente e necessito do valor correspondente a essa sobra. Aguardarei alguns dias.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 2.55 anônimo,

Esta certo, não importa se entrou com a ação 30% consignado, e a cooperativa esta recebendo em dias seus compromissos de forma que a prestação ficou menor, mas em dias.

Em relação a ter a informação por escrito, deve e tem o direito de cobrar mesmo, e ter suas sobras, afinal, somos sócios, donos da cooperativa.

Eu sempre tenho reclamações com a Cooperforte, que sobre pressão eles atende o pedido, mas ultimamente esta cada vez mais difícil de negociar com os mesmos, acredito que a sua diretoria é daquelas que prefere a judicialização que um bom acordo.

Em frente, vai ganhar seus danos morais, estes dirigentes não aprende a nos respeitar mesmo, parece que estamos falando grego.

Anônimo disse...

Lembrando(anônimo 2.55) que apenas entrei com a ação 30%, não tendo sido decidido nada. A Cooperforte já suspendeu a renovação dos empréstimos 72 meses e 13º.
Tenho capital correspondente 26%. Será que posso resgatar parte? Ou vai ser preciso outra ação.

Anônimo disse...

MBA, Pós qualquer coisa, erudição não significam capacidade nem inteligência para a autenticidade e a probidade na vida.
Já tivemos exemplos de sobra de vaidosos que empossados, se deram mal.
Será que não cometem um errinho sequer de português no dia a dia?
Enfim cara Rosalina, se v. incomodou, continue assim batalhadora e autentica, sem floreios e rapapés.
P.S. Desculpe-me essas mal traçadas linhas e alguns "equívocos" na língua pátria, maltratando-a . ( Falei bonito ? Agradei ? )

Anônimo disse...

Prezado anônimo de abril 13, 2016 3:46 PM:

você pode sacar o excedente do capital na Cooperforte (já fiz isto).

joao trindade disse...

Senhora Rosalina,

O colega que reclamou da senhora na Anaplab pode enviar cópia da reclamação para o Foro de São Paulo, onde são decididas coisas de suma importância e que dizem respeito ao nosso futuro e ao do colega reclamante.

Anônimo disse...

Se fosse no Japão, Dinamarca ou outro país onde as pessoas têm brio, com toda certeza todo o pessoal citado mais os políticos e outros tantos já teriam renunciado aos cargos e muitos dêles teriam se suicidado, por vergonha de sair às ruas...
Daqui 5.000 anos isso vai acontecer por aqui. Vamos esperar e ver !

Lucia Siza disse...

Oi amiga te bem?Acredito que pelo fato da M.C está negativa e nunca mais vou conseguir fazer E.S pela previ como faço para entrar com ação dos 30 por cento consignado. Sou associada da Anaplab.

Anônimo disse...

Eu tenho ação 30% e recebi as sobras da Cooperforte. Mas o empréstimo 72 foi suspenso e o 13º também o que não dá para entender porque não tem nada a ver com a margem de 30% e a Cooperforte sequer esclarece o motivo da suspensão.Ou seja, as ações de 30% não caminham e algumas até foram julgadas improcedentes e agora nem temos a redução das parcelas nem os empréstimos.

Rosalina de Souza disse...

Prezada Colega Lucia Siza Siza,

Entre no site da Anaplab, www.anaplab.com.br e em ações olhe a documentação necessária ação 30% consignado e faça o envio para a Anaplab em formato PDF, as próximas ações vão ser ajuizada em Santa Catarina, porque no Rio de Janeiro está havendo vícios e para não prejudicar as demais ações a Anaplab não entrou com representacao no CNJ.

Outra opção é buscar um advogado na sua cidade para buscar esse enquadramento mas as custas sao mais caras para quem já está muito apertado.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 9:49 Anónimo,

As ações de 30% como já foi explicado, está sofrendo vícios no Tj RJ, está claro isso, um recurso que a previ entra o juiz nega, depois o banco usa o mesmo argumento é a decisão então é modificada, para tentar achar uma melhor saída as ações judiciais a Anaplab mudou o tribunal para distribuição das ações para o Tj SC, sei que o problema do endividamento está a nós sufocar, mas todos nós sabemos como está viciado o nossos tribunais, com flagrante e imoral geito de modificar decisão, vide o caso da Cesta alimentação com mais de 15 anos de jurisprudência foi mudado em um único julgamento derrubando um trabalho de mais de 15 anos.

Não existe outro meio de pressão ao judiciário que não peticionar.

Anônimo disse...

Como já registrei,(anônimo 3:46) tenho ação 30% e em decorrência a Cooperforte, com alegações de que foi aprovado na assembleia, não me contemplou com a distribuição das sobras. Será que existe amparo para tal procedimento? E se minha ação for julgada improcedente? Liguei Ouvidoria e a conversa é a mesma da Cooperforte, parecendo tratar-se de um mesmo departamento. Estou em dia com a Cooperforte e vou ter que brigar pelos meus direitos.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Há APOSENTADOS e PENSIONISTAS, que ficam SE BABANDO com os MEGA SALÁRIOS, que VÁRIOS INCOMPETENTES da PREVI, ABISCOITAM. Estão perdendo tempo, pois o patrimônio por eles amealhados, na BASE DA SOMBRA E ÁGUA FRESCA, vai ser PARTILHADO ENTRE O JUDICIÁRIO e SEUS DEFENSORES, isto é, pelos ADVOGADOS, que na HORA DA PRECISÃO, costumam deixar os seus clientes, COMO ÚNICA VESTIMENTA, UMA BARRICA. Informalmente, estou sabendo que há PESSOAS SE MEXENDO para saber se PROCESSAM PENALMENTE, a QUEM DE DIREITO, na PREVI, por, NO MÍNIMO, OMISSÃO CULPOSA.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 11:29 Anónimo,

Existe sim por parte dos eleitos, negligência, prepotência, falta de carácter, honestidade, mas principalmente cumplicidade já que a pasta do planeamento, administração e seguridade são postos indicados por voto dos ativos, aposentados e pensionistas.

Todos que se curva uma administração, terceirizada pela BB dtvm que diz que a previ tem os melhores do Brasil na técnica e na perfeição, recebe mega bónus, cargos de relevância nas empresas que estão destruídas e ninguém denúncia nada, tem que ter o destino certo de uma penitenciária.

São tantos diplomas, cursos, até no exterior para dizer que estamos bem representados mas na verdade todo mundo está apenas querendo engordar seu património pessoal.

Eu não acredito nestas eleições, as cinco chapas inscritas são da mesma qualidade da última chapa vencedora, mas ao botar o traseiro no mourisco, vem o esquecimento, os discurso muda, não prometi, mas vou lutar, não podemos o tanto que pensamos, a frase falta pouco para mudar a previ, termina quando chega os regulamentos, normas, portarias, resoluções, e o sonho da simulação da gordura no contra cheque.

Estamos dominado por gente que só fiscaliza ES e Carim, esse é o único prejuízo que os eleitos acredita ter na previ, o resto foi fruto da bolsa ter andado de marcha ré, não realizamos o prejuízo, vamos recuperar, quando????

Adeus Superavit nunca mais vamos ouvir falar desta ilha da fantasia 20% a mais, agora estamos ladeira abaixo, não existe mágica, se tá ruim pode acredita vai piorar, e como vai.

Anônimo disse...

Também não acredito em nenhuma chapa e tem gente dando apoio como sempre fazem por interesse próprio para ver se pegam alguma boquinha.Também dispenso os mil títulos e diplomas. É claro que precisam ter conhecimento mas o mais importante é a honestidade e o querer defender o interesse de todos e não os próprios.

Anônimo disse...

Por conta da nova margem a Cooperforte não poderá mais fazer consignados na folha da Previ e pelo visto nem 13º. Quando terminarem os contratos já feitos o que vai ocorrer com ela?

Rubens disse...


Ao Anônimo das 3:46hrsPM do dia 13/04/16, tambem entrei com a Ação dos 30%, não pude receber as sobras, porque disseram que, já na Assembléia de 03/04/16, ja decidiram quem podera receber as Sobras contábeis. Não pude mais emprestar mais nada, e não agendaram o 13 sal. e será descontado em abril/16, ou seja, nesta próxima Fopag. Aleguei que um colega recebeu as sobras, mesmo tendo entrado com a Ação dos 30%, e me disseram que o critério é deles, ou seja, uns podem outros não. Achei estranho, uma vez que estou em dia com as obrigações dos pagamentos e possuo capital depositado. O que acha, Sra. e colega Rosalina?? colega Goulart, de Cambé-PR.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega das 1:31 Anónimo,

A Cooperforte tem que deixar de ser uma cooperativa sangue suga de folha de pagamento e ser uma cooperativa como tantas do sistema sicoob ou sicredi.

Em cada cidade do interior do Brasil e das capitais existe cooperativas bem claras e que dão ótimos frutos, tem uma cooperativa que atende o agro negócio em Primavera do leste Mato Grosso que tem mais de 1 bilhao para emprestar, a Cooperforte e sua diretoria acostumou a fazer negócios, que rende bons salários aos seus diretores sem arriscar, qualquer cooperativa você coloca mil reais de capital e eles lhe empresta 6 vezes mais, sem ter direito a desconto no contra cheque como nos temos a oferecer.

Nem por isso você houve falar que as cooperativas dão prejuízo, pelo contrário o cooperativismo cresce e cresce de forma ordenada com taxas de juros menores que as praticadas pelos bancos.

O que não pode é continuar a farra na nossa folha de pagamento como se a previ tivesse o papel de agiota mãe, repassado recursos acima do que a lei permite e assim ajudando apenas a meia dúzia de cooperativas e seus eternos dirigentes.

Anônimo disse...

Rosalina,
Sou anon 1.31. Ótimo o seu comentário e lembrou bem da Sicoob que aplica a menor taxa dos consignados e é uma cooperativa de fato.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Rubens,

Com certeza o 13 salário não foi agendado porque a Cooperforte sabe que agora a garantia de recebimento e da previ, com o ES 13.

Em relação às sobras a Cooperativa não pode ter dois pesos e duas medidas, para vale a nova normativa aprovada em assembleia para outros vale o critério de avaliação da cooperativa, acho que deve pedir por escrito a negativa e entrar com reclamação na ouvidoria da cooperforte, eles costuma em 100% dos casos resolver a situação.

Não custa tentar mais este canal, afinal sempre digo somos donos da cooperativa e temos nossos direitos afinal ninguém quer virar anadimplente, mas acho que eles gosta das brigas judiciais.

Anônimo disse...

Colega Rubens sou o colega anônimo 3:46, o estatuto da Cooperforte prever a distribuição das sobras. No nosso caso não podemos ser punidos por termos entrado com essa ação. No meu caso ainda em julgamento, o Juiz pode não conceder o que pedi.(30% consignado) Já liguei p/ouvidoria e confirmaram que é um direito da Cooperativa. Como já disse, vou brigar na justiça, pois estão levando o que é meu. Se vc quiser novos contatos informo email (olivveras@bol.com.br).

Anônimo disse...


Eis aí a resposta da Cooperforte justificando nao tercreditado sobras na minha conta porque movi ação 30% consignado e causei prejuízos a mesma. Já falei com a ouvidoria que reafirmou tudo isso. Eu não tenho direito e ponto final.
Prezado(a) Senhor(a)

Com referência à sua manifestação de 13/04/2016, informamos que a Assembléia Geral decidiu que não teriam direito à distribuição das sobras os cooperados que tenham valores transferidos para prejuízo, ou que tenham movido ação em desfavor da Cooperforte, por entender, aquele coletivo, que esses cooperados não contribuíram de fato para a geração dos resultados positivos, ou geraram ações que levaram à ocorrência de despesas extra operacionais que anularam a geração das sobras resultantes das suas movimentações financeiras.

Ressaltamos que o artigo 24 do Estatuto Social diz: "A Assembleia Geral é o órgão supremo da Cooperativa e suas decisões vinculam a todos, ainda que ausentes ou discordantes."

Colocamo-nos à disposição, por esta via ou por nossa Central de Relacionamento - 0800 701 3766 // 0800 61 3766, para quaisquer outros esclarecimentos.


Atenciosamente,


GETEL

Gerência de Telemarketing

Cooperforte - Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Funcionários de Instituições Financeiras Públicas Federais
SBS Quadra 9, Lote C, Torre C, 9º; andar - Edifício Parque Cidade Corporate - Brasília-DF - CEP 70308-200
Central de Relacionamento 0800 701 3766 e 0800 61 3766 | SAC 0800 701 3766 | Ouvidoria 0800 701 7366

Rosalina de Souza disse...

PREZADO COLEGA DAS 3:45,

Esta afirmação na minha opinião não se sustenta, pois o cooperado que entrou com a ação 30% consignado continua pagando suas obrigações mas de uma forma mais elástica, não deu prejuízo a cooperativa.

Seu saldo de capital continua na cooperativa de uma forma ou outra sendo aplicado junto com os valores de outros cooperados, de forma que tem sim direito as sobras, pois em caso de prejuízo este seria cobrado de todos, acredito que você pode ingressar com ação competente e até ser cobrado danos morais, vista que está claro haver erros nesta conclusão da assembleia geral.

Anônimo disse...

Dona Rosalina, excelente a sua postagem, tiro certeiro ao alvo. Ao anônimo das 3:45 PM, em relação a Cooperforte, fica a pergunta: Quem é o Presidente da Cooperforte? Quantos anos se perpetua no poder? Se eu contasse o que houve com a Cooperforte e a minha pessoa vocês entenderiam? Igualmente a CASSI/PREVI o indivíduo que dirige a Cooperativa em pauta, pensa que é dono, e já foi também da Previ, são os mesmos de sempre, nas boquinhas ricas!!!

Não votei na Cassi e não vou perder o meu tempo votando na Previ, porque não adianta nada.

CPI dos Fundos de Pensão: Papuda neles!!!

Anônimo disse...

Dona Rosalina nem me fale dessa ação 30% já tem 3 anos que contratei um advogado e nada. Vou morrer e não sai.

Li aqui no blog sobre as sobras da cooperfote e pensei: Esse dinheirinho vai chegar numa boa hora... Corri e fui ligar para a cooperforte para saber se eu tinha direito, e para o meu espanto ouvi o seguinte: O senhor não tem DIREITO AS SOBRAS. Eu perguntei o porque, eis a resposta: Quem abre processo não tem direitos.

Quem abre processo 30% tá f

Anônimo disse...

DONA ROSALINA, A SENHORA ENTROU COM ESSA AÇÃO DOS 30%? E CONSEGUIU PEGAR AS SOBRAS?

Anônimo disse...

Boa noite Rosalina. Eu estou como os demais, não consegui receber as tais sobras da Cooperforte por causa da ação dos 30% que movo contra a mesma. Liguei para eles na Cooperforte, e me disseram que não tenho direito. Como proceder nesse caso? Abrindo mais uma ação? Ninguém aguenta entrar com mais ação contra mais nada. A gente nunca ganha mesmo. A minha ação está "correndo mas é muito demorada. Enquanto isso, tudo fica trancado como se castigo fosse e é. Como sofremos! Ô raça desgraçada. Já imaginou entrar com outra ação contra a Cooperforte?

Lena.

Anônimo disse...


colegas,
Prato cheio para a justiça.
Não tem nada que ver sobras com ação 30%.SMJ.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 9:50 anónimo,

Recebi sim as minhas sobras, mas eu não entrei com a ação 30% consignado, eu entrei com ação apenas contra o Banco do Brasil S/A. No modelo sobrestado, com a Cooper forte negociei com abatimento do meu capital, e diminuição das prestações, administrativamente.

Rosalina de Souza disse...

Cara Amiga Lena,

SIM, deve entrar com outra ação, pedindo reparação e danos morais, esse povo acredita que somos um bando de idiotas, porque não existe dois tipos de associado, e as sobras e de todos os cooperados independente de estar inadimplente ou não, de ter ação discutindo alguma coisa, lute sim bravamente por seus direitos a justiça tarda mas não falha, e seus filhos na sua falta pode receber mesmo que demore 30 anos ou mais, temos que brigar por nossos direitos, a justiça não socorre os que dorme.

Anônimo disse...

Senhora Dona Rosalina.

Com certeza a criatura que lhe criticou via Anaplab, recebeu o Renda Certa. Está totalmente fora do prumo. Seu blog, na visão distorcida dessa figura, coloca em risco suas várias dezenas de milhares de reais mensais. Lembra em muito a soberba dos pilotos do Aerus. Eram inatingíveis.

Hoje um membro da CPI dos fundos de pensão discorreu sobre a interferência petista em aplicações, que eram feitas propositadamente para dar prejuízo ao fundo e o iluminado está preocupado é com o seu blog. No alto da capacidade dele deveria se dirigir à CPI e não a uma pequena associação. E a coragem?

Siga em paz

Anônimo disse...

A ANAPLAB tem esse tipo de ação?

Lena.

Anônimo disse...

São 3 anos sem receber as sobras da cooperforte por causa dos 30%. Abrir uma ação como essa custará no minimo de 3 a 4 mil reais. E acho que o valor das sobras nem chega a isso. Alguém acima disse, que não tem nada a ver sobras com ação. Da para explicar melhor? Outra: A Anaplab não poderia mover coletivamente essa ação?

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Lena,

Nao existe esta ação das que a Anaplab busca reparação para aposentados e pensionistas.

Esta teria que ser particular, e acredito que o valor a receber seria pequeno.

Tenho um empréstimo na Cooper forte resta 21 mil para liquidar, minhas sobras foram de 366,00.

Pelo montante da pra saber quantos vocês receberia.

Mas a Anaplab não tem essa ação, mesmo porque foi a primeira vez que houve esse descaso por parte da cooperativa, e segundo estão alegando aprovado na assembleia geral.

ÓRGÃO MÁXIMO DENTRO DA COOPER FORTE, EU LHES PERGUNTO ONDE ESTAVAM OS DELEGADOS POR REGIÃO QUE NÃO RECLAMOU DA APROVAÇÃO, MAS UMA OPORTUNIDADE PARA EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO NÃO VOTAR MAIS NESTES CARRAPATO DE CARGOS.

Anônimo disse...

Não vale a pena entrar com mais essa ação Rosalina. É muito sofrimento e angustiante a espera para receber tão pouco. Se ganhar, só com advogado já vai um montante. Prefiro ficar sem receber essa esmola.

Quanto a votar? Não voto mesmo!

Obrigada amiga. Abraços.

Lena.

Anônimo disse...

Sra. Rosalina e colegas, já está no site da Previ o contracheque de abril, o que fizeram com a MC? Tanto a de 30% como a de 70%? Acho até que consideraram na MC o pagamento do adiantamento do 13º Salário, que seria o ES 13º. São sinceramente, uns incompetentes!!!

Analisem e confiram os seus, pois acho que estão querendo complicar, já antes do impedimento dos petralhas, retaliação.

Anônimo disse...

MUITO BOM. EXCELENTE !!!
C A R R A P A T O S D E C A R G O S.
---------------------------------------

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Acho que a PREVI está ELOCUBRANDO outra SUJEIRA contra nós (aposentados/pensionistas). Estão ESQUECIDOS da ZORRA e das MALDADES perpetradas quando do crédito do DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO? É bom VERIFICAR o SALDO do 13o. SALÁRIO, JÁ DEDUZIDA A LIQUIDAÇÃO agora no CONTRACHEQUE de ABRIL/16.
. Vocês verão QUE REMANESCE UM RESÍDUO DE CENTAVOS, significando com isso que na REALIDADE o EMPRÉSTIMO NÃO ESTÁ LIQUIDADO. ESTRANHO, MUITO ESTRANHO, ONDE NINGUÉM É DE SUAR MUITO A CAMISA, a RENOVAÇÃO INICIAR-SE JUSTAMENTE NO INÍCIO de um FERIADÃO? Vou PAGAR PRÁ VER, MAS PREPAREM-SE para NOVAS INCOMODAÇÕES!

Anônimo disse...

D. Rosalina,
Atualmente acompanho apenas este blog pelo ótimo nível que apresenta.
Como tenho visto a Sra. possui muitos conhecimentos além de ter contato com o jurídico da Anaplab. Por isso, solicito por gentileza, que a Sra. informe se a lei 13183 que enquadrou a Previ a lei dos consignados é retroativa.A Previ já informou que só respeitará o limite de 30% para os contratos firmados após a lei mas não é o que o judiciário entende.Agradeço e peço que continue sempre conosco.

Rosalina de Souza disse...

CARO COLEGA DAS 10:57,

ME DE UM TEMPO QUE VOU FORMULAR QUESTÃO PARA SABER SE A LEI RETROAGE, MAS PELA INFORMAÇÃO DA PREVI, VÃO CUMPRIR A PARTIR DA LEI, MESMO PORQUE ATÉ HOJE CONTINUAM DESCONTANDO ALÉM DO PERMITIDO.

tarcisio augusto bulhoes martins disse...

D. Rosalina, boa tarde. SEGUNDO Á PRÓPRIA PREVI, FOI APROVADO O RELATÓRIO DA CPI, E A GESTÃO DA PREVI; FOI ELOGIADA???????????????? MEU DEUS...........NÃOOOOOOOOOOOOOOOOO Tarcísio.

Anônimo disse...

QUE ABSURDO! QUANTA FALTAR DE RESPEITO COM SEUS ASSOCIADOS. SE TEMOS DIREITO AS MERRECAS DAS SOBRAS PORQUE ESSA PRAGA DA COOPER FORTE SÓ PAGA NA JUSTIÇA? ESTAMOS MORRENDO DE TUDO, E ESSA RAÇA TIPO PREVI E COOPER FORTE FAZ ISSO CONOSCO. QUE AJUDA MÚTUA? QUEM AJUDA SOMOS NÓS QUE PAGAMOS PARA RECEBER O QUE É NOSSO. ME REVOLTA ESSA M TODA SABIAM? TORÇO PARA QUE CAIA UMA BOMBA NA CABEÇA DE CADA PALHAÇO (A) QUE COMANDA ESSAS FABRICAS DE DINHEIRO A NOSSA CUSTA. PREFERIA ESTÁ GANHANDO UM SALÁRIO MINIMO A TER QUE VER ESSA CAGA TODA QUE FAZEM COM A GENTE. DA NOJO!! DA ARRITMIA!! DA IMPACIÊNCIA!! DA REVOLTA!!
TUDO ISSO NOS FAZ MAL, MAS ELES QUEREM QUE MORREMOS MESMOS.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Tarcísio,

Perder 40 bilhões em 03 anos consecutivos, for o melhor do mercado, os melhores profissionais, o que será os ruins do mercado.

Essa nossa Diretoria de Comunicação deveria ganhar um OSCAR, existe OSCAR para a atores tão bem treinados, melhores que cachorros adestrados.

Rosalina de Souza disse...

14/04/2016
Aprovado Relatório Final da CPI dos Fundos de Pensão
CPI reconhece a boa governança e qualidade do corpo técnico da PREVI.

Em relação ao Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Fundos de Pensão conduzida pela Câmara dos Deputados, aprovado nesta quinta-feira, 14/04, a PREVI ressalta que:

Como líder do sistema brasileiro de previdência complementar, a PREVI foi convocada a participar das audiências da CPI. Em suas apresentações aos parlamentares, o presidente Gueitiro Genso reafirmou a sólida posição dos ativos e do patrimônio da entidade e seus mecanismos internos de gestão e governança – referências de boas práticas no setor.
Não houve qualquer imputação por parte dessa CPI a gestores da PREVI, entre as mais de 140 pessoas apontadas pela comissão.
A CPI confirmou o que a PREVI sempre destacou desde a divulgação de seu déficit acumulado de R$ 16 bilhões, ao fim de 2015: que o resultado é conjuntural, fruto de um cenário econômico adverso, principalmente para investidores com exposição na renda variável e cujos indicadores são impactados pela inflação.
O único caso de investimento da PREVI que foi alvo de observações por parte da comissão foi o realizado no FIP Sondas. Ainda assim, ficou explícito que o valor investido pela PREVI, de R$ 180 milhões (equivalente a apenas 2,3% do capital do FIP) e a opção por não participar do aumento de capital foram pautados por decisões colegiadas, com rigoroso processo de análise técnica, o que foi referenciado como exemplo positivo para o setor.
Dessa forma, a CPI reafirma a boa governança e a qualidade do corpo técnico da PREVI, que sempre serviram de referência para o setor de Fundos de Pensão ao longo de seus 112 anos de história.
A PREVI reforça o seu compromisso com o aprimoramento do sistema de Previdência Complementar Fechado e acredita que a CPI foi um importante instrumento nesse sentido. A PREVI espera que as contribuições apontadas por essa comissão possam se converter em normas propositivas.

A PREVI sai ainda mais fortalecida dessa CPI dos Fundos de Pensão, confiante na solvência e liquidez dos seus planos e firme na sua missão de pagar benefícios atuais e futuros aos seus mais de 200 mil associados.

Anônimo disse...

Eu só gostaria de saber, de quanto foi a aplicação da Previ ou por intermédio da Petrobras, da aquisição de Pasadena,nos Estados Unidos, um baita mico. Não acredito nas notas da Previ, pois fazem anos que nos mentem e pensam que somos otários.

Anônimo disse...

E a 7 Brasil????


PIZZA COM SOBREMESA DE MARMELADA! ISSO É UMA VERGONHA

Anônimo disse...

O elogio que fez o deputado Jungmam a diretoria e ao Presidente foi "gestão temerária".
Com a replica / explicação do Presidente ele reafirmou "gestão temerária coletiva".
Estavam tratando sobre a Invepar e o investimento GRU Airport.
A Previ comprou, ainda, debentures da Invepar. O Deputado achou estranho o Presidente da Previ ser também Presidente da Invepar.
Vem por aí PL 388.

Anônimo disse...

Dona Rosalina, quem já ganhou esse
processo dos se vira nos 30%?

Nadir.

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Nadir,

Pela Anaplab ninguém ainda ganhou o processo dos 30% consignado, mas os processos estão ainda em fase de julgamento, mas já houve decisão liminar em favor de muitos colegas, mas o agentes financeiro recorre até à última instância.

Mas é líquida e certa a decisão já pacíficada nos tribunais superior.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


A PREVI completa hoje, 16 DE ABRIL DE 2016, CENTO E DOZE ANOS. Essa, CRIATURA, antes uma RESPEITÁVEL e PROVECTA SENHORA, deu de RODAR A BAIANA, MENTIR COMO NUNCA ANTES e GASTAR nosso suado dinheirinho COM MAUS ELEMENTOS. NÃO MERECE MEUS PARABÉNS!

Anônimo disse...

Por acharem que a senhora Previ, hoje completando 112 anos, já está esclerosada (caduca) colocaram mercenários par cuidar de seus bens (nossos) e, agora é tarde, Inês é morta. O que a dona Previ economizou até aqui, os usurpadores detonaram em poucos anos, sob as bênçãos do grupo que nada vê, nada sabe, nada faz...