27 abril 2016

O VOTO CONSCIENTE, CHAPA 5 SEMENTE DA UNIÃO NA PREVI

Ao longo da história se formou diversos grupos e classes sociais, sendo que parte deles sofrem problemas, devido suas adversidades. Foi ai então que surgiu a necessidade de nos buscarmos a cidadania sobre a necessidade de se respeitar para que possamos viver unidos em sociedade. 

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa o direito de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. A falta de cidadania em um ser causa a sensação de que ele seja um marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.

A cidadania passou a ser um termo de bastante expressão a partir do momento em que as pessoas buscaram e lutaram pelos seus direitos democráticos, com a ideia de que era preciso um modelo de cidadania que buscasse uma sociedade libertadora sem restrições de direito. 

Essas lutas pelos direitos a cidadania, que, aliás, estar presente na Constituição brasileira de 1988, onde garante que todas as pessoas são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza e que todo cidadão deve respeitar os direitos sociais de outras pessoas. 

Mas infelizmente isso nem sempre acontece, diariamente vemos noticias nos meios de comunicação que dão contas que pessoas são espancadas e ignoradas por causa de sua opção sexual, pela sua classe social e até mesmo pela forma de se vestir.

É comum que se observe atualmente ou há longa data os conflitos das classes sociais e dos grupos étnicos provando que o ser humano, apesar de ser um ser racional, não aceitas as diferenças  entre os grupos.

Vemos também as lutas pelos direitos civis e políticos, pessoas vão às ruas para protestarem por melhores condições de vida, por uma moradia melhor e por ate mesmo pelo direito a um pedaço de terra, mostrando a importância de se buscar a cidadania. Lamentavelmente a cidadania está muito distante de muitos brasileiros, porque a busca pela  conquista dos direitos políticos, sociais e civis não consegue ocultar o drama de milhões de pessoas em situação de miséria, altos índices de desemprego, da taxa significativa de analfabetos e semianalfabetos, sem falar do drama nacional das vítimas da violência particular e oficial.


Portanto, se faz necessário que cada individuo procure seu direito perante a lei e que busque seu valor social de maneira que não desqualifique ou prejudique outro grupo.

É necessário que se faça uma luta digna, ética e de forma coletiva, só assim poderemos viver em paz em uma sociedade civilizada. É importante destacar que ter  cidadania é ter o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. É devolver um produto estragado e receber o dinheiro de volta.

É o direito de ser negro sem ser discriminado, de praticar uma religião sem ser perseguido.



Nome da Chapa: SEMENTE DA UNIÃO NA PREVI 

Conselho Deliberativo:

Titular: Ebenezer Walter Araújo do Nascimento 

Suplente: Arnaldo Jose Vollet 

Titular: Arnaldo Fernandes de Menezes 

Suplente: Antonio Roberto Andretta 

Conselho Fiscal

Titular: Maria Lizete da Silveira 

Suplente: Rildo e Silva 

Diretor de Seguridade Sergio Faraco 

Conselho Consultivo do Plano de Benefícios 1 

Titular: Daisy de Freitas Saccomandi 

Suplente: Santina Sbardella 

Conselho Consultivo do Plano de Benefícios PREVI Futuro 

Titular: Karen Josete da Silveira Von Mühlen 

Suplente: Thiago Pereira Almeida 


TEM MEU VOTO  E MEU APOIO NESTAS ELEIÇÕES PREVI 2016, NÃO VOU ANULAR MEU VOTO, MAS COM A CONSCIÊNCIA DE QUE AS PROMESSAS NÃO SERÃO FÁCEIS DE SE CUMPRIR.   

28 comentários:

Anônimo disse...

Dona Rosalina,

Já estou antevendo seus futuros posts pedindo a renúncia dessa chapa. Não comprometa sua reputação com pessoas que depois dirão que as decisões são colegiadas.
Estamos num mato sem cachorro.

Ah! Só agora percebi sua advertência em vermelho. Fáceis não! Impossíveis e eles sabem disso...

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 8:51 Anônimo,

Não podemos anular os votos, o momento é de retirar de cena o nosso atual Diretor de Seguridade, mas não acredito nas promessas das chapas seja qual for, mas ainda vivemos numa democracia e entre as 5 chapas, esta vai levar o meu voto desta vez.

Acredito que devemos escolher uma chapa e fazer apoio, mesmo que esta não representa em sua totalidade nossos pensamentos, mas para nós é muito importante esta diretoria voltar a ter um melhor administrador.

Portanto reafirmo com muita certeza o VOTO NA CHAPA 5 SEMENTE DA UNIÃO NA PREVI.

Anônimo disse...

DONA ROSALINA,

A CPI dos FUNDOS já deu as cartas.Nos ferramos com o projeto do AÉCIO. Teremos estranhos mandando dentro da PREVI.Para mim todos partidos são PT.
Todos políticos são petistas.Quem quiser fazer fila para receber
o carimbo desses moços na testa que fique à vontade.Cada um tem
a Besta que merece.

Anônimo disse...

A Folha de São Paulo publicou que, segundo assessores, a Dilma não quer deixar para Temer ações e medidas do seu governo.A ordem é limpar as gavetas e resolver tudo o que for possível para evitar críticas do Temer.A idéia é não deixar os erros e deixar benefícios para ficar bem na fita e deixar a bomba para o sucessor já que agora reconhece que é certa a sua queda.O Presidente da Previ, que como a Presidenta também cairá, deveria fazer o mesmo resolvendo o que for possível, como o ES. Pelo menos ficaria bem com os participantes.

Anônimo disse...

Não voto em nenhuma das chapas , ou melhor, não voto enquanto não for mudado o sistema de administração das Caixas.
As administrações não foram competentes até agora. Só vejo o interesse pessoal acima do coletivo. Foi eleito, participa do status quo.
Ainda bem que a senhora Rosalina caiu na real e não está apoiando a chapa daquele conhecido grupo. Bastou a chapa 3 da eleição passada na Previ. Mas, tem quem apoie e faça campanha. Entrou para o time.
O PL 388 de autoria do senador Paulo Bauer virá para sanear o sistema de administração dos fundos. Prefiro um estranho contratado/empregado que pode ser removido do que um "conhecido" que não pode ser removido antes do prazo de mandato.

Anônimo disse...

PEDIDO DE AJUDA AO BLOG E AOS PARTICIPANTES.
Meu pai, Francisco Carlos Marcondes, matrícula 3378520-1, aposentado pela PREVI após ter trabalhado mais de 30 anos na agência 0306-9, em Guaratinguetá (SP), encontra-se em enormes dificuldades. Vítima de vários AVCs, o mesmo encontra-se acamado há cinco anos, situação idêntica a de minha mãe, Yara Maria Vaz Marcondes, pelo mesmo motivo. Pai E mãe para sempre acamados. Com isso, gastamos cerca de R$ 4.500,00 com três enfermeiras mais obrigações trabalhistas, além de gastos com fraldas, medicamentos de alto custo e adaptações diversas na residência. Já vendemos duas casas em Guaratinguetá (SP), utilizamos todo o Empréstimo Simples e, agora, a única saída é receber por conta-salário, a fim de que o CDC não seja descontado (já pagamos 35 e faltam 25). Ou isso ou passam necessidades. Mas a PREVI não aceita. ISSO É ILEGAL. A Resolução Bacen n.º 3.402, do Conselho Monetário Nacional, de 6 de setembro de 2006, que determina que “as instituições financeiras, na prestação de serviços de pagamento de salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares, ficam obrigadas a proceder aos respectivos créditos em nome dos beneficiários mediante utilização de contas não movimentáveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos”. Se recebemos proventos, aposentadoria, benefício ou similar, a Resolução é clara. Seja o nome que quiser dar, a PREVI é obrigada a abrir minha conta-salário para depositar os proventos de meu pai dia dia 20. PEÇO AJUDA DE QUEM PUDER RESOLVER ISSO.
Desculpas pelo incômodo. Não é fácil repassar isso publicamento, mas faço devido à extrema situação em que se encontram. Amo os meus pais.
Grato.
Francisco Augusto Vaz Marcondes (filho e procurador).
Guaratinguetá (SP).

Rosalina de Souza disse...

Caro Francisco Augusto Vaz Marcondes,

Peço por gentileza que entre em contato pelo e-mail:

Rosalinapensionista@gmail.com ou pelo vhspassini@uol.com.br

No que eu puder auxiliar, estarei pronta e até se for caso entrar com alguma representação perante o Banco do Brasil e a Previ.

Ou cobrar providencias dos Eleitos e até mesmo em último grau de recurso o Ministério Público ou o Banco Central do Brasil.

PEDIDO DE AJUDA DO FRANCISCO.... disse...

Cara Rosalina,

É muito triste a situaçao relatada pelo Francisco, envolvendo os pais necessitando todo tipo de auxílio e, em razão de relatos anteriores, já sofrendo dos problemas há alguns anos.

Lembro que quando ainda na ativa, a ag. centro s paulo tinha um setor da cassi que oferecia todo suporte para colegas que vinham fazer algum tratamento em sao paulo. Em um dos casos, o colega de Natal trouxe o seu filho para ter os cuidados médicos e, além de ter todo o apoio, inclusive financeiro, da cassi, recebiam ele e a esposa diárias para custear as despesas pelo período necessário.

Hoje, não contamos com o apoio de mais nenhum orgão. O banco, com as reestruturações em busca de modernização, iniciadas com algumas mentes brilhantes formadas nas principais escolas, que recrutavam para os principais cargos os formados nessas citadas faculdades.
O resultado, está à vista de todos. Os do poder e os próximos, com curriculuns acima da média, em cargos regiamente remunerados, inclusive na cassi e previ. Os demais, tendo que cumprir metas e com ganhos abaixo da média, inclusive comparado com outros bancos.
E, nessa estrutura montada, já há mais de quinze anos, me desculpem mas nenhuma chapa vai conseguir atender os assistidos. Vão ficar nas promessas de sempre.
REgistro também situações de alguns necessitados de alguma intervenção urgente que, por terem conhecimento, inclusive de dirigentes de associações, conseguem rápida liberação de procedimentos por contarem com o auxílio de pessoas próximas a diretores da cassi. É de perguntar: e os outros???? Qual seria a diferença com os procedimentos adotados pelo pessoal do poder executivo, legislativo e judiciário. Sempre foi assim, inclusive no bb.
Abaixo, reproduzo comentário publicado no blog do Ari, em auxílio às dificuldades relatadas pelo Francisco:

"Anônimo CONTA SALÁRIO... disse...
Caro Francisco 27/04 - 19:48,

Sinto muito pelo que seus pais estao passando. Também tive AVC, mas felizmente fiquei com pequenas sequelas.
Quanto à conta salário, abri uma conta da espécie, em agencia diferente da que tinha, e passei a receber a partir de nov de 2015, sendo que na abertura fiz o Termo de opção bancária e, no mesmo dia o crédito é transferido para conta nA CEF.
Essa conta, informei no sistema da previ e por algumas vezes nao foi aceita por não validação pelo BB.
Fiz queixa junto ao Banco Central sendo validado pelo BB após abrir também, com o mesmo numero da conta salário o de conta corrente, onde fiz um deposito simbólico.
Antes da conta salário recebia por ordem de pagamento, pela mesma razão de que todo o meu benefício estava sendo utilizado pelo BB preferencialmente para amortizar o CDC.
Creio que a chave da solução foi a formalização da queixa junto ao B Central. Teve uma agencia que alegou nao poder conta salário uma vez que já tinha conta em outra agencia. Mas a gerente, na época, acabou aceitando quando informei que a agencia era obrigada e que iria formalizar queixa junto ao Bacen. Essa primeira conta acabei nao utilizando por que à época a previ aceitou continuar pagando por orpag.
Saiba também que tivemos diversos comentários nos blogs de colegas que tiveram dificuldades de ativação da conta salário mas após conseguiram a regularização.
28/04/16 12:00".

Luiz

Anônimo disse...

Na chapa 5 apoiada por Rosalina tem um grande conhecedor de previdência complementar, candidato a Diretor de Seguridade, que é o colega Sérgio Faraco.

Com ele certamente teremos novidades no ES e em outros problemas que o atual diretor parece não ter interesse em resolver.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:59 Anônimo,

Uma grande dúvida minha em relação a CHAPA 5 é justamente o Empréstimo Simples.

Nas propostas apresentadas pela chapa 5, que tive acesso, não existe nada a respeito de melhorias no ES.

Pode ser um aviso de que não vão prometer o que não se pode cumprir, após eleitos.

Anônimo disse...

Colegas Aposentados e Pensionistas,

Vão perder outra vez, pois estão divididos e escancarando diferenças.
Saudações

Anônimo disse...

Mas emérita sra. Rosalina , A Anaplab não fechou com a chapa 2 ?
Assim como fez com a chapa 3 na eleição passada na Previ ?
Não estão apoiando o mesmo grupo ?
A sra está dissidente ? Se estiver, parabéns !

Anônimo disse...

Dileto Diretora Rosalina,

Primeiramente já aviso que não me identifico por ter sobrenome peculiar e parente na Direção Geral.

Em seguida gostaria de solicitar encarecidamente alguma providência com relação ao parecer da CPI dos fundos de pensão no que tange a governança praticada na Previ.
Enquanto cidadão brasileiro, entendia que uma CPI fosse uma coisa crivada de seriedade. No entanto, o ex senador Gim Argello, conhecido no mundo da criminalidade como alcoólico, demonstrou que uma CPI pode ser um instrumento utilizado para amealhar recursos milionários para evitar investigações. Quanto maior o poder financeiro, maior as possibilidades de auferir recursos fiscais.
A Dra. Janaína Paschoal deu um recado a nação brasileira madrugada adentro que, medo gera facilidade de ação para grupos ou pessoas mal intencionados.
Espero que alguma associação se disponha a trabalhar no assunto através de assessoria jurídica para evitar que um leigo tome medidas que resultem em tiro no pé.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 9:55 Anônimo,

Na Anaplab as decisões são por votos dos integrantes da Diretoria,

Venceu o apoio a chapa 2. Assim como foi o apoio a chapa 3 na Cassi.

Na Cassi Pensionista não vota, mas optei por apoiar o voto Nulo, por intender que todas as 3 chapas são oriundas do mundo sindical.

Na Previ, tenho direito a minha opinião, mesmo que a associação da qual faço parte, ter dado seu apoio a outra chapa.

Sigo firme, no meu apoio, como Pensionista e como mantenedora do Blog que administro dando meu voto na chapa 5 SEMENTE DA UNIÃO DA PREVI.

Mas fui clara que não acredito nas propostas, porque após eleitos todos dão ESQUECIMENTO, mas quero ver o Atual Diretor da Previ, junto com a turma do PT, fora do MOURISCO.

Respeito a decisão que repito é colegiada, e cumpro com a determinação do que a Direção determina.

Mas como pessoa física posso votar em qualquer chapa das concorrentes.

Espero ter a compreensão dos colegas, e que isso não sirva de GUERRA, mas sim de paz, para todos nós que já estamos sofrendo de mais com os atuais Dirigentes da Previ, Eleitos e Indicados.

Anônimo disse...


Prezada Rosalina,

Após a perda do BET e volta das contribuições o único alento que os associados tiveram foi através do Empréstimo Simples, com a suspensão das parcelas por nove meses, desde então, e agora com o ES 13.

O ES é o único benefício sobre o qual a Diretoria Executiva tem autonomia.

Qualquer outro benefício está amarrado no Estatuto (depende de superávit).

O ES sempre foi e continua sendo o empréstimo mais barato ao alcance da pessoa física, embora atrelado à inflação (INPC), o que criou nos últimos meses uma distorção que será superada com a queda da inflação.

A suspensão das parcelas equivale ao alongamento do prazo e aumento do limite com a vantagem de dispensar novo enquadramento da margem consignável.

É o possível.

Suspensão de maio a dezembro/16, até melhores dias.

Abraços.


Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 1:15 Anônimo,

Esta suspensão de Maio/2016 até Dezembro de 2016, não seria aceita pelo Atual Diretor de Seguridade, que achou 3 meses o fim, imagina então 8 meses de suspensão.

Acredito que até podemos tentar essa sua proposta, mas após junho de 2016, quando então teremos novo Diretor.

Além do mais nossos Eleitos estão sem vontade para nada, estão mais escorregadio que inguila.

Sinceramente não vejo qual atitude poderíamos tomar em função desta situação, para os tomadores do Empréstimo Simples, pois os Diretores parece estar vivendo o melhor momento das suas vidas, a única coisa que enche seus olhos, são os zeros das suas contas bancárias.

Anônimo disse...

Rosalina,

Vamos apoiar a Chapa 2, pois do contrário iremos dividir votos e mais uma vez ficaremos todos a ver navios,
USEMOS A RAZÃO.

Abs.

CELSO BERNARDES
FORMIGA/MG

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Celso Bernardes, Formiga/MG.

Eu não apoio e muito menos voto na chapa 2 pelos motivos que se segue:

A chapa 2 - Plural e Independente que tem como diretor de Seguridade o William Bento, que é conselheiro na Anabb, é da linha de frente dos apoiadores do Valmir Camilo.

Na administração passada da Anabb, ficaram brigando entre dois grupos, e nunca apoiaram nada em favor dos associados da Previ ou Cassi.

Quando foi Conselheiro da Previ, a única coisa que fez foi um pedido de antecipação de 3% dos benefícios, e uma vez pediu para que o conselho Deliberativo, então alongar o Empréstimo Simples, no que foi voto vencido.

Votar na CHAPA 2 Plural e Independente é o mesmo que estar votando na extensão da chapa 3 previ livre forte e de todos, pois são praticamente o mesmo grupo de apoiadores.

Ficaram sobre o manto das normas e resoluções, calaram suas vozes, qual blogueiro hoje fala sobre previ ou cassi, a verdade nua e crua, cobra suas obrigações, e não acredito nesses integrantes da chapa 2.

Melhor votar em alguém que possa amanha, não fazer nada, mas que pelo menos possa RENUNCIAR, abrir os olhos de nossos colegas Aposentados e Pensionistas, para ver o tamanho do buraco que estamos metidos.

Não existe SALVADOR DA PÁTRIA, então caro colega, infelizmente não vou mudar minha opinião, respeito a todos, mas é na CHAPA 5 SEMENTE DA UNIÃO NA PREVI que vou votar e apoiar.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


O GRANDE MAL da PREVI é que ela NÃO ACEITA CONSELHOS ou EXEMPLOS de SUCESSO a SEREM SEGUIDOS por que NÃO FOI ELA QUE OS IDEALIZOU ou FABRICOU. Por quê ela não FAZ com o ES COMO a COOPERFORTE, que no MÊS de ANIVERSÁRIO do ASSOCIADO, CASO ELE DESEJE, a sua PRESTAÇÃO NÃO É COBRADA? Por quê NÃO COLOCA NOS ESTATUTOS que as PRESTAÇÕES de DEZEMBRO/JANEIRO/FEVEREIRO, serão SEMPRE PRORROGADAS, a critério do Assiciado, INDEPENDENTEMENTE de MARGEM CONSIGNÁVEL? NINGUÉM depois PODERÁ QUEIXAR-SE que o SALDO DEVEDOR ESTÁ EXAGERADAMENTE ALTO, pois essa CONSEQUÊNCIA foi decorrente de sua LIVRE ESCOLHA. Evitaria o TERRÍVEL TORMENTO de ficarmos, TODA VEZ, ANO APÓS ANO, JUSTAMENTE no PERÍODO de FESTAS, de ficar sem saber se VAI HAVER ou NÃO, PRORROGAÇÃO das PARCELAS do ES e QUANTAS SERÃO.

Anônimo disse...



ES SUSPENSÃO PARCELAS


Prezada Rosalina,

Agradeço a atenção dada a meu comentário e peço desculpas pela insistência.

Gostaria de lembrar que a suspensão de nove parcelas e a criação do ES 13
tiveram o aval do atual Diretor de Seguridade sr. Marcel Barros.

Seja como for fica a sugestão para seu blog, o mais próximo dos associados.


Abraços

Anônimo disse...

Os empréstimos consignados da folha da Previ se tornaram o maior pesadelo.A lei foi bem feita porque determinou um limite (30%). Para ficar dentro da lei a Previ deveria manter apenas o ES e não autorizar outros empréstimos porque o total dos descontos deixou a maioria sem renda para sobrevivência. Agora o desespero é geral e a Previ não quer nem saber.

Anônimo disse...

Fico com a senhora, votarei na chapa 5.

Anônimo disse...

Comentário 9.55 de 29/04.
Foi o que eu disse quando me referi a chapa 3 na eleição passada na PREVI.
Quem apoiou a chapa 3 Previ Livre Forte e de Todos (os candidatos eleitos), está hoje dando o apoio a chapa 2 Plural e Independente.
Usando a razão e pesando todo o passado das administrações da Previ, da Anabb e da Cassi, precisamos é de renovação. Chega dos mesmos de sempre e que estão em todas. Parabéns pela sua posição esclarecida e coerente. Precisamos de analisar bem os candidatos sem Ingenuidade ou interesse pessoal em cargos mas, pensando no coletivo.

FUZINELLI disse...

Chapa "5" sem duvidas.

Anônimo disse...

CHAPA 5
Rio Brilhante MS 30.04.2016
Roberto Martinez

joao trindade disse...

Colegas,

A senhora Rosalina tem razão.
Nenhuma Chapa irá fazer milagres pois há coisas não escritas que não permitirão nunca sairmos da pressão vinda do governo, via patrocinador (BB), mas concordo que não podemos nos furtar ao dever/obrigação de votar.
Vamos seguir a intuição de quem prestado tanto favor a nós, essa guerreira incansável e votar em quem poderá fazer um pouco mais por nós. A senhora Rosalina já deu a dica.

VOTO DE CONFIANÇA disse...

D. Rosalina (abril 29, 2016 3:06 PM)

A senhora sabe que se eleito, dificilmente Sérgio Faraco deixará o cargo de Diretor de Seguridade, pois é colega honesto, íntegro, conhecedor profundo de previdência complementar e que não nos deixará ao desamparo.

Confio nele, tanto quanto na senhora.

Anônimo disse...

Boa noite,

Sra. Rosalina, aqui em casa acompanhamos o seu interesse e sua indignação perante tanto disparate da previ. é palhaçada atras de palhaçada.Por este motivo também vamos apoiar a chapa 5.

Um grande abraço,

Joaquim.