23 abril 2016

EMPRÉSTIMO SIMPLES , REVISÃO DE JUROS, TAXAS E JUROS ABUSIVOS.

Cada plano de previdência complementar tem uma meta atuarial a cumprir anualmente, ou seja, os investimentos do plano devem ser conduzidos de forma a garantir um percentual mínimo de rendimento.

Esse rendimento mínimo é definido a partir do perfil dos participantes do plano, entre outros fatores.

O objetivo dessa meta é aumentar o volume de investimentos para garantir recursos suficientes para a aposentadoria de cada um.

Acontece que em tempos de redução da taxa Selic, o cumprimento dessa meta se torna mais difícil.

O cenário atual, inclusive, é especialmente desafiador para o cumprimento da meta atuarial, pois além da redução da rentabilidade nos investimentos de renda fixa, o mercado de ações não está o mesmo espetáculo de alguns anos atrás.

Nesse contexto, o empréstimo aos participantes se torna um excelente investimento para o fundo de pensão, pois permite alcançar rentabilidade maior a um risco muito reduzido, visto que as parcelas dos empréstimos são deduzidas diretamente da folha de pagamento.

No caso da Previ, o produto Empréstimo Simples, esta congelado em 145.000,00 e prazo de 120 prestações, (10 anos).

Mas alguma coisa esta errada, para os participantes, para a Previ continua um investimento seguro e com liquidez certa, ainda mais que após a revisão da Margem Consignável, os demais produtos que hoje são descontados, tem a promessa de ser retirado da folha de pagamento, o que até o presente ainda não ocorreu.

Mas vamos ao extrato, tendo como base meu empréstimo:

Rosalina de Souza contratou 88.000,00 em 108 meses em 07/08/2014.

ES-A ROTATIVO PL1 – TETO 145 MIL 63 A 69.

Prestação Inicial: 1.307,89 1.307.89 x 12 igual 15.694,68.

Prestação Atual:  1.428,67 1.428,67 x 5 igual      7.143,35.

Total pago até 20/04/2016 17 prestações com valor total de 22.838,03( Vinte e Dois Mil, Oitocentos e Trinta e Oito Reais e Três Centavos).

Meu Saldo Devedor Atual é de 87.611,24 atualizado até 20/04/2016.

Fiz a Suspensão das prestações do ES de Dezembro a Fevereiro de 2016. 3x 1.428,67 igual 4.286.01.

Mesmo assim, meu empréstimo continua sem abatimento, praticamente a cada dia 20, com os juros cobrados, meu empréstimo continua no Teto Contratado.

Não se trata de um caso isolado, mas de todos os mutuários que fez deste empréstimo uma tábua de salvação, mas agora se tornou um pesadelo, vista que seu modelo de atualização, só serve para uma das partes a Previ, em detrimento dos mutuários que vão se ver obrigados a procurar a justiça para mudar esse tipo de correção feita e que esta, tornando esse empréstimo impagável.

Como recorrer aos Diretores da Previ e mesmo ao Conselho Deliberativo, tem se tornado nulos em nossos reclames e anseios, só resta mesmo o caminho da justiça para rever esta anomalia, pois que alguma coisa mudou ao longo dos anos, vista que o mutuário a cada 6 parcelas pagas, podia fazer a renovação dos seus empréstimos, e agora mesmo a pessoa pagando 17 prestações, não existe líquido no teto do contrato feito.

Não estamos falando de Margem Consignável, que esta depois das mudanças feitas para o enquadramento da Previ aos 30% que a lei permite e as ações judicias de limitação 30%, ninguém tem mais condições de renovar seus Empréstimos.

Se caso eu fosse fazer a RENEGOCIAÇÃO, minha prestação teria diminuição de 100 reais, e acréscimo de 30 prestações, o que por certo a RENEGOCIAÇÃO é mais uma ENGANAÇÃO fruto desta Diretoria Executiva incompetente, desastrada e que prática a Gestão Temerária.

São Judas Tadeu é o santo das causas impossíveis, o advogado, não.

Dependemos da sua boa vontade, boa-fé e interesse para solucionar nossas questões, quando ainda há caminhos a apontar.

Muitas pessoas se recusam a procurar a justiça e a pagar um advogado no momento em que se veem impossibilitados de cumprir uma determinada obrigação.

E quando não há mais saídas, os procuram querendo que faça milagres para salvá-los de sua própria inércia.

Dormientibus non succurrit jus

(O Direito não socorre aos que dormem)


Esta na hora de nós os Participantes da Previ, Aposentados e Pensionistas, mudar esta situação, não só com escritos, mas com verdadeiras atitudes, não da mais para viver com ESPERANÇA em chapas concorrentes para A DIRETORIA DE SEGURIDADE, pois mais uma vez vai haver choro e ranger de dentes, as 5 chapas Inscritas  são mais do mesmo, e nenhuma tem qualificações das que nós os devedores da Previ, NECESSITAMOS. 

                                        Empréstimo Simples

                                  Realize seus sonhos com a PREVI.

29 comentários:

Anônimo disse...

Rosalina,
Mais uma vez você aborda o drama dos empréstimos consignados da Previ porque sente na própria pele o que milhares de aposentados estão passando.A Previ está debitando mais de 50% da renda para empréstimos deixando os aposentados sem renda para sua sobrevivência. É revoltante ver só você gritando e os nossos representantes continuam calados.Precisamos denunciar porque a Previ não pretende resolver a situação e a Justiça demora demais.

Anônimo disse...

D. Rosalina, eu fiz a renegociacao mes passado e diminuiu muito pouco a prestação. Entretanto, observei que mantive as prestações já pagas. Quando renegociei eu havia pago a 14 parcela. Neste mês, com o valor um pouco menor, paguei a 15. Não fiquei um mês sem pagar. Se realmente for desta forma, de 6 e 6 meses irei renegociar. Pelo menos a prestação não aumenta anualmente e um dia pagarei tudo, porque estou impedida de fazer outro. O do 13 eu consigo.

Luis-BH disse...

Rosalina,
Também acho absurda essa meta atuarial. Ela está se voltando contra nós, ao invés de garantir a rentabilidade do fundo. Já já teremos que colocar dinheiro para suprir um déficit que, em parte, é fictício.
No caso do empréstimo, como você bem disse, o retorno é garantido e a rentabilidade está muito alta em comparação com as demais "aplicações" da Previ.
Abraço de um aposentado que teme que a Previ se torne em breve um novo Aerus.

Anônimo disse...

Da forma que são calculados os encargos do EMPRÉSTIMO SIMPLES, é impossível termos márgem para novos empréstimos ou sua renovação. É um verdadeiro "saco sem fundo"). Os dirigentes da Previ precisam URGENTEMENTE modificar os atuais encargos e fazerem alguma alteração na fórmula de cálculo que nos favoreça de alguma maneira. Do jeito que está não teremos condições de honrar nossos compromissos.

Lucia Siza disse...

Oi Rosalina li seu comentário a respeito do ES.TO na mesma situação sufocada com a prestação alta e o saldo devedor só aumenta.O que podemos fazer com esta situação? EU penso que pra entrar na justiça teríamos que ter uma planilha referente ao ES pra ver a evolução desses cálculos fantasmas que eles fazem.

Rosalina de Souza disse...

Cara Colega Lucia Siza Siza,

No auto atendimento, no Empréstimo Simples, existe o extrato da operação feita com a evolução dos pagamentos e também dos encargos.

O que eu acho que esta errado no ES é o modelo de capitalização dos juros, nos estamos igual Estados e Municípios do Brasil que estão entrando na justiça para mudar a forma de cobrança de juros sobre juros.

Com nosso ES esta ocorrendo a mesma coisa, estamos pagando juros dos juros, vista que o saldo devedor nunca abaixa, e continuamos pagando juros sobre o montante da divida a 17 meses no meu caso.

Outros empréstimos na evolução dos pagamentos a parte do capital vai ficando maior e os juros menores, na Previ essa situação esta ocorrendo ao inverso, quanto mais pagamos mais juros vão sendo cobrados.

Houve uma mudança em alguma coisa, muitos dizem que foi porque a inflação bateu os 11% em 2015, mas mesmo assim este empréstimo tem alguma coisa escondida e nós que estamos na minha opinião pagando de mais.

Veja que o Empréstimo do INSS, se a pessoa renovar com 18 prestações pagas, tem o equivalente a 30% de retorno com prazo de 72 meses, e nós podemos pagar o dobro desse tempo que não vamos atingir 30% em 108 meses, ou no máximo 120 meses.

O problema nosso continuo afirmando, é não termos representação, nossos ELEITOS são figuras decorativas, e que só enxerga na sua frente os polpudos rendimentos que o cargo lhes confere.

luiz fernando disse...

Rosalina, fecho questão com todo o comentário e complemento com o seguinte : Todas linhas de investimentos na PREVI tem uma prévia do resultado. Quase todos ítens não atingiram o objetivo, incluindo despesas administrativas, ações , renda fixa, porém um teve logrou êxito: operações com participantes, por que será? Liquidez de quase 100%, lastreadas com seguros ou alienação de imóveis(CARIM). A PREVI não poderia ,ser um pouco compreensiva com os seus associados, diminuindo a projeção de lucro, pelo menos, por enquanto nossos benefícios são sugados pela inflação? E outra, a diretoria e ou Conselho Deliberativo) não poderia criar coragem e afrontar a PREVIC, e adotar o Teto de Benefícios e estancar esse tremzinho da Alegria???

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Luiz Fernando,

Você inverteu o papel:

Quem devia tomar coragem é a PREVIC.

Porque essa afronta de não por "TETO" na Previ, vem do Patrocinador BB, com a concordância expressa do CONSELHO DELIBERATIVO DA PREVI e da não fiscalização do CONSELHO FISCAL.

A PREVIC é omissa, e a maior culpada desta roubalheira desenfreada nos fundos de pensão, ela recebe para FISCALIZAR.

Esta questão do TETO, ao meu ver não atribui a Previ, como ela afirmou no encerramento dos trabalhos da CPI DOS FUNDOS DE PENSÃO, como o melhor fundo de pensão, e que seus profissionais são destaque, para um fundo que não efetivou nem o DESCALABRO TETO DOS ESTATUTÁRIOS, QUE SE ARRASTA DESDE 2008, estamos em 2016, 8 anos, que muitos amigos da Joia da Coroa, estão aposentados acima dos 50 mil reais.

Se isso não for GESTÃO TEMERÁRIA, é o que?

E o pior cego é aquele que não acredita no que esta acontecendo e ainda vota ERRADO, e não tem consciência dos perigos que todos nós estamos correndo.

Só vai cair a ficha, quando for no banco dia 20 e não tiver PROVENTOS na sua conta.

luiz fernando disse...

Rosalina, concordo. Minha intenção era outra. Seria uma grandeza da parte da PREVI deliberar por conta própria sobre o assunto do Teto de Benefícios e ignorando a PREVIC, pq de lá não vem nada. Desculpe se me fiz entender ao contrário. Fecho contigo. Pois se continuar com esses benefícios estratosféricos, haja provisão matemática e de ano ano a diferença dos benefícios será ainda maior do que agora.

Anônimo disse...

Bom dia,
Querida Rosalina, meu marido possui ES e ja pagou 21 prestações e sua margem é 730 negativos. Acho estranho a cooperforte todo ano na apresentação de seu resultado ela credita um bom valor para cada associado. este valor é referente sobras. Penso que na Previ tem muito ladrão, porque não sobra nada, só falta.
voce não acha isto muito estranho?

Fique com Deus e vamos precisar de muita coragem.

Um grande abraço

Luciene

Anônimo disse...

Seria a PREVIC também ela um cabide de empregos ?
Numa audiência sobre os fundos de pensão, em que participaram varias entidades e, inclusive brilhantemente nosso colega Ruy Brito, não nos passou boa impressão os representantes da PREVIC.
A mesma impressão que nos passam os administradores da PREVI.

Anônimo disse...

Coolegas,

Todo mundo diz, aí pelos blogs, que a Previc foi criada pelo ex-presidente lula para acobertar desmandos nos fundos de aposentadoria.
Será verdade?

Anônimo disse...

Sou devedor permanente do ES, mas acredito que esteja ocorrendo um equívoco no pensamento dos colegas.
Vejamos: o ES é um empréstimo na modalidade pós-fixada, por força da correção monetária.
Então, o problema de o saldo devedor após 12 parcelas pagas ser maior do que o valor da contratação não decorre da taxa de juros fixada (5% a.a.), mas da malfadada correção monetária que o (des)governo deixou elevar-se a mais de dois dígitos.
Desta forma não é o fato de os juros contratos serem na modalidade de compostos que torna a dívida impagável, mas, isto sim, a inflação desenfreada.
Adotei como norma a renovação em cada aniversário do ES, de modo que a prestação não se altere. E, se não conseguir quitá-lo, com certeza o FQM o fará no seu devido tempo.

Anônimo disse...

Estão comemorando tanto a vitória da chapa 3/Cassi que estão se comprometendo com a atuação dos eleitos. Poderíamos até cobrar deles o que estão assegurando com tanta certeza que a chapa fará. Mas depois quando a realidade for outra tiram o corpo fora rapidinho.Precisamos salvar essas manifestações para lembra-los no futuro. Menos, por favor!

Anônimo disse...

EMPRÉSTIMO SIMPLES

A suspensão das parcelas resolve:


1. Alongamento do prazo

2. Aumento do limite

3. Margem consignável

4. Rapidez na implantação

É o possível.

Anônimo disse...

Colegas,

Convivemos com juros sobre juros, juros compostos, desde o tempo em que se atava cachorro com linguiça.
O mundo todo exercita a cobrança de juros compostos.
É QUE AQUI NO BRASIL AS TAXAS SÃO DE AGIOTA.
TAXAS DE PURA AGIOTAGEM E ISTO NEM O STF OUSA REGULAR.
AÍ VEM A TAL DE DEMANDA E O TAL DE RISCO PAÍS.
ORAS BOLAS, VÃO SE CATAR, USEM JUROS DESCENTES.
Além do mais mandaram o ESTATUTO DO IDOSO PARA AS CALENDAS.

Anônimo disse...

E isso mesmo, caro anônimo das 9;40 hs de 26/04.
Votam , apoiam, comemoram e depois choram. Tal como aconteceu com a outra numero 3.
Deve é ser mudado o sistema administrativo das Caixas.
Está provado que não conseguiram boas administrações.
Vem aí o PL 388.

Carlos antonio chaves da silva disse...

Prezada Rosalina.Tenho uma ação de 30%, já concluida, com acórdão, faltando a decisão de um embargo, interposto por minha advogada, para que o juiz determine uma multa.A Previ ainda não acertou a minha folha, apos 6 meses de decisão judicial. A Previ, com uma Retaliação injustificável, não me emprestou o ES 13, nem o feito pra pagto.em abril, nem o de agora, micharia, porém seria de bom grado. Isto tudo vai mudar, se Deus quizer, com a limpeza que, certamente, o Temer fará no BB e na PREVI. Estes sindicalistas, petistas, que estão mal gerindo a nossa Previ, com certeza sairão.Ass. Carlos Antonio Chaves da Silva.Aposentado.1.766.060-2

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega Antonio Chaves da Silva.

Tem que cobrar junto à sua advogada do porque a previ após 6 meses ainda não fez o acerto da sua folha de pagamento conforme decisão judicial.

PETICIONAR junto ao magistrado inclusive levando aos autos os extratos dos últimos meses após a notificação da previ sobre a decisão, como você bem disse já em fase bastante avançada.

Eu tenho um velho amigo de longa data, professor de direito, Dr António Caceres Dan, que sempre repetiu uma frase, com juiz não se fala, Peticiona, Peticiona, Peticiona, ele com certeza vai te ouvir.

COBRE DA SUA ADVOGADA, PORQUE AINDA NÃO FOI FEITO O ACERTO NA SUA FOLHA, LHE DEVOLVENDO 70% DO SEU BENEFÍCIO.

Anônimo disse...

Dona Rosalina,

A Senhora acha que foi o BET o responsável pelo prejuízo de quase 30 bilhões ?
Ou talvez até quem sabe o falecimento de colegas devedores do ES?
Não seria alguma falcatrua feita por um velhinho trambiqueiro?
Que tal jogar a culpa nessa farra do boi que se transformou o financiamento imobiliário, onde os tomadores são mega privilegiados?
Agora ficou muito claro o pq do envio daquela carta covarde contra a Senhora. Sua aguçada percepção ao pedir a renúncia coletiva daquela matilha de incompetentes teve precisão cirúrgica

Anônimo disse...



EMPRÉSTIMO SIMPLES

Prezada Rosalina.

Suspensão das parcelas do ES de maio a dezembro/16.

É uma bandeira para seu blog, o único que ainda não foi

tomado pela política e fala de interesses dos associados.

Anônimo disse...

O art. 5º da Constituição determina que "todos são iguais perante a lei"
A lei 10820 dos consignados foi feita para regulamentar os empréstimos protegendo os tomadores inclusive impondo limites.Se a Previ alega que a lei não regulamenta os seus empréstimos, ou seja, não era para todos, significa que ela é inconstitucional?

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


O PREJUÍZO de BILHÕES só NÃO FOI MAIOR, porque VOLTARAM as nossas CONTRIBUIÇÕES. Não sei porque o Sr. MARCEL (o "Margem Consignável"), NÃO RENUNCIA a sua CANDIDATURA. Vai FAZER UM PAPELÃO! Vai ser o VOTO DELE PRÁ ELE MESMO, talvez GUEITIRO e mais uns DOIS GATOS PINGADOS da Diretoria. Será que PIZZOLATO TEM ALGUMA COISA A VER com a MÃE DE TODOS OS PREJUÍZOS sofridos pelo FUNDO DE PENSÃO PREVI?

Anônimo disse...

Os Estados estão com ações contra a União e contra a cobrança de juros compostos.
E nós, aposentados tomadores do ES ? Pagamos juros compostos, ou melhor encargos compostos que não estamos suportando ?
Não é a correção pelo INPC que nos maltrata. Afinal ela também corrige nossos proventos ( ou seria pró ventos pois se evaporam rapidinho ? ).
Nosso diretor candidato está contrário ao PL 388 do senador Paulo Bauer. Diz que nos prejudicará se passarem ser profissionais de mercado a administrar a Previ. Diz que perderemos a representatividade e nos tirarão direitos.
Acho que não é bem assim. Não perderemos cargos de direção nem representatividade.
O que acha a senhora, cara Rosalina. E os colegas ?

Rosalina de Souza disse...

Prezado Anônimo das 1:53,

A afirmação do Senhor Diretor de Seguridade da Previ, Marcel J. Barros, não se justifica e lhe digo os motivos.

Na pratica hoje a Previ já faz a terceirização da administração dos ativos a BB-DTVM.

Nossos representantes, estão jogando dinheiro no lixo, quando continuam aportando recursos na costa do sauípe, e outros que desde muitos anos não trás retorno a aplicação feita.

Um administrador sem paixões, pode trazer muitos frutos no médio e no longo prazo, pois caso não tiver aplicando de pro forma, manda se embora, contrata-se novo, e os Diretores Eleitos tem cargo garantido por 4 anos, ganhando emprego do emprego, porque ele é Diretor e é nomeado para uma das participadas as vezes até mais de uma.

Como pode um fundo de pensão gastar 345 milhões, para administrar nossos recursos por 12 meses,são 28 milhões e setecentos e cinquenta mil Reais por mês, para um fundo de 600 funcionários, que eles qualifica como os melhores do mercado.

Existe muita coisa na Previ, que pode e deve ser melhorado, um dirigente sem paixão, sem compromisso com seus donos, com o governo, e que possa ser trocado a medida não produzir bons frutos, tem sua carta de demissão na hora.

Agora o que não pode ocorrer de jeito nenhum é ter um presidente, que nada entende sobre previdência complementar, que mentiu sobre um produto como foi sobre o ES-CAPEC, que mesmo dando prejuízo de bilhões recebe bonificação, e nós que pagamos a conta não podemos reclamar de nada, sobre ameaça de receber um processo, porque simplesmente se falou a verdade.

Acabar com essa caravana da Alegria, para apresentação de resultados, e abrir um canal exclusivo para ouvir os associados, já que esse papel era para ser feito através dos eleitos, coisa que não acontece, porque eles nada responde, e quando responde são respostas incompletas.

Por exemplo:

Porque até hoje ainda não foi implantada a lei dos Consignados na Previ?

Porque ainda não foi resolvido a questão do Teto dos Estatutários?

Porque a Previ, não cumpre as decisões judiciais, prefere gastar com pagamentos de honorários, que ter o direito acertado administrativamente, isso não é mais custos, para uma administração inchada e sem resultados práticos a nosso favor.

Portal da Transparecia com o maior beneficio e o menor benefício, com acumulo de funções, para sabermos de fato quanto muitos amigos da coroa estão ganhando no final do mês.

Tenho certeza que muitos ultrapassa os 150 mil reais.

E poderia elencar um monte de outras, que são foco de transparência "ZERO".

Os colegas pode ter certeza de uma coisa, nenhum SINDICALISTA vai querer perder a sua BOQUINHA, são como carrapatos, só vive escorado em outros.

Rosalina de Souza disse...

Caro Anônimo das 8:49,

Esta bandeira de ter a suspensão do ES de Maio até Dezembro de 2016, é impraticável e lhe explico:

Com o pagamento mensal das prestações do ES, o saldo devedor não tem sentido o efeito da amortização dos valores, e tem subido muito.

Veja meu caso, fiz o pagamento de 17 prestações, com uma suspensão de 03 prestações e hoje meu saldo devedor é praticamente o mesmo que contratei, ou seja devo depois de ter pago 17 prestações, o mesmo valor.

Imagina se hoje o ES- Virou bola de neve, imagina, com ele suspenso por tão grande período, seria o mesmo que afirmar que quem vai pagar a conta é o FQM.

Temos que mudar, mas brigar por alongamento de prestações, criar um comitê dentro da Previ para regularização, e esticar o prazo não para 180 meses, mas para o prazo que fique uma prestação dentro da normalidade.

Os dirigentes sempre afirmaram que a visão da Previ é de longo prazo, esta na hora de provar esta tese, porque um fundo pode perder 40 bilhões em 3 anos, mas não pode melhora as condições do produto que seus donos usa regularmente, faz 13 anos que sou mutuária do ES, sem nunca ter dado um prejuízo a Previ, porque não merecemos uma melhor avaliação, não somos caloteiros, e muitas empresas, bancos tem se mostrado favorável a ter um folego para seus devedores.

Pode sim ser feito, um ajuste no sentido que a primeira prestação vença daqui a 6 meses, 180 dias, como o Banco do Brasil já pratica.

Mas sempre volto a afirmar, nosso problema maior é representação, nossos eleitos não fazem nada que possa beneficiar seus eleitores, e após ganhar o discurso muda por completo.

Minardi disse...

Rosalina,
Não sei se serve de consolo, mas veja o que acontece com meu CDC Funci:
Em 31 de dezembro passado, o informe para IR diz que meu saldo devedor é de 94 mil reais. Hoje, o saldo devedor está em 100 mil! Detalhe: juros de 1,80 a.m. fixos. Fui na agência e não souberam explicar. E olhe que eu sempre procuro antecipar prestações...

Anônimo disse...

Perfeito , ilustre Sra. Rosalina seu comentário das 3.16 de hoje.
Quem tem receio de perder os cargos não estão pensando nos participantes e assistidos. Somente em si mesmos. O sistema que favorece ao Banco e aos interesses do governo (qualquer um ), precisa ser mudado. Basta analisar todos que estiveram na Previ, presidentes e diretores, desde a muito tempo, e os investimentos que a Caixa fez, que veremos que deixaram a desejar.
A senhora citou Costa do Sauipe e me permito acrescentar Hopi Hari, Parque Tematico, Humberto Primo; terreno Matarazzo,Bom Bril, All, a por enquanto duvidosa Invepar etc. etc.
Profissionais de mercado (custo menor ) se não atendessem os objetivos, poderiam ser trocados. É como funcionam as grandes empresas. Não deixaríamos de ser os "donos" (tenho dúvida se hoje somos), como querem insinuar.

Robbin Last disse...


¿Estás buscando una hipoteca? Buscando un préstamo rápido o una firma de financiamiento para un negocio, póngase en contacto con nosotros hoy en la compañía de préstamos de Atlas para obtener un préstamo o fondos de inversión de $ 1,000.00 a $ 100,000,000.00.
** Préstamo personal (seguro y no seguro)
Préstamo de negocio (seguro y no seguro)
** Préstamo de coche (seguro y no seguro)
** Consolidación de deuda Préstamos (seguros y no garantizados)
(Ramzanhelp31@gmail.com)
Atentamente,
Greymac-hipoteca.