01 abril 2016

A DIFERENÇA DOS DIFERENTES.

Na fazenda havia um grupo de trabalhadores desmotivados, mas certo dia chegou um novo funcionário chamado Zé; um jovem agricultor em busca de trabalho e, como todos que ali estavam, recebeu uma simples e velha casa pra morar enquanto trabalhava na fazenda.

Ao ver a casa suja e descuidada, resolveu dar-lhe vida nova. 
Com parte de suas economias comprou algumas latas de tinta, cuidou da limpeza e, nas horas vagas, lixou e pintou as paredes com cores alegres, além de colocar flores nos vasos.
Os outros trabalhadores sempre lhe perguntavam:

– Como você consegue trabalhar feliz ganhando tão pouco?
E o Zé respondia:

– Bem, este trabalho que eu tenho hoje.
Em vez de reclamar, prefiro agradecer por tê-lo, e fazer o meu melhor. Esta é uma das maneiras que encontrei de agradecer.
E todos admirados, pensavam: “Como ele pode pensar assim?”.

Em pouco tempo, o Zé chamou a atenção do dono da fazenda, que pensava: “Alguém que cuida com tanto cuidado e carinho da casa que emprestei, certamente cuidará com o mesmo capricho da minha fazenda”.

O sinhozinho foi então até a casa do Zé, e após tomar um café bem fresquinho, ofereceu ao jovem a posição de administrador da fazenda.

Seus amigos agricultores, quando souberam da novidade, comentavam:

– O que faz algumas pessoas serem bem sucedidas e outras não?

E quando estes comentários chegavam os ouvidos do Zé, ele respondia:

– A diferença está na gratidão e no entusiasmo que nos levam a fazer o melhor e dar vida nova a tudo que nos cerca, mudando a nossa realidade e a de todos os que estão à nossa volta.
Há alguns anos eu estava a caminho de uma palestra que incluía o tema “gratidão” e, no caminho para o local da palestra passei em frente a um albergue onde havia uma fila de pessoas que esperavam para ganhar um prato de comida e um cantinho pra dormir, e algumas delas estavam conversando, brincando e sorrindo. Imediatamente pensei: 
Nessa fila certamente existem pessoas muito mais gratas à vida do que eu!”, e me veio à mente a frase que ouvi de um grande amigo: “Nós precisamos parar de reclamar pelo que não temos, e começar a agradecer por aquilo que temos!”.

De todos os sentimentos humanos, talvez a gratidão seja o mais efêmero. 

Creio que isso acontece porque confundimos o ato de “agradecer”, algo que fazemos por pequenos serviços cotidianos que recebemos, com “ser grato”, viver em estado de gratidão, algo que vai muito além disso.

Assim como a maioria das coisas na vida, gratidão é uma escolha.

Quando somos sinceramente gratos pelo que temos, nos sentimos mais energizados, positivos, inspirados e entusiasmados.

Olhamos o mundo sob uma perspectiva muito mais positiva, passamos a enxergar oportunidades no lugar de problemas, nos transformamos, e transformamos aquilo que está à nossa volta.

E esse entusiasmo, palavra que vem do grego “en-theos-asm” e que significa “sopro de Deus dentro”, é nossa principal fonte de energia motivacional, capaz de nos impulsionar com paixão e força criadora em direção aos nossos sonhos, ainda que as condições não sejam as melhores. 

Por isso, o sucesso e o êxito estão, na maioria das vezes, mais relacionados ao nível de entusiasmo das pessoas do que à sua capacitação técnica ou à abundância de recursos.

Quando existe entusiasmo, mesmo as tarefas mais chatas e difíceis são realizadas com empenho, dedicação e alegria.

O entusiasmo inspira credibilidade, faz crescer a força de vontade, ajuda a renovar as forças e faz-nos ver a derrota como uma nova oportunidade para recomeçar e fazer melhor.

E então, como anda o seu nível de gratidão e entusiasmo?
Fonte: http://www.blogdofabossi.com.br/2016/01/a-diferenca-dos-diferentes/



29 comentários:

Anônimo disse...

Comovente e exemplar. Mas, me lembrou as "lições" da Previ.
Temos que parar de reclamar e agradecer pelo que nos concedem.

Anônimo disse...

Os ladroes da Cassi ja estao enviando as ridiculas propagandas das chapas.
RASGO todas,vao direto para o lixo.

Rosalina de Souza disse...

Meu caro Colega Anônimo das 3:48,

Temos que lembrar uma única coisa:

Ou vamos agir de forma coordenada, ou vamos sofrer os mesmos dramas, que sofre os outros funcionários que estão sem aposentadoria ou pensão e aqueles que estão sofrendo redução dos valores recebidos ou aumento de contribuição.

Ou vamos trabalhar buscando resultados, ou vamos conformar com as lições que a Previ nos envia, como a cuidar melhor do seu dinheiro, ou participar do clube de comprar etc...

Chegou o momento que vamos nos curvar a competência dos Eleitos, ou vamos por um basta nesta falta de democracia que estamos vivendo em nosso fundo de pensão.

Desde Novembro existe a lei que impede a Previ de descontar mais de 30% do benefício, mas hoje 01/04/2016, a farra continua a mesma, qual seja nós recebemos 30% e os credores fica com 70% e ninguém faz nada, nem eleitos, nem indicados, e na CPI dos fundos de pensão os EXECUTIVOS da Previ são os melhores do mercado, mesmo perdendo 40 bilhões.

Não acredito nas coisas que escuto, acho que estou perdendo o jeito do certo e do errado.

Anônimo disse...

Resumo do acunticido. O Zé nasceu para servir. Continuou cuidando bem da fazenda, mas continuou empregado e ganhando pouco.

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Como a Sra. disse desde novembro a lei 13183 deixou claro que os fundos de pensão também devem respeitar o limite de 30% porque eles achavam que a lei 10820 de 2003 não se referia a eles embora o judiciário sempre entendeu que a lei era para todos. Mas nem com a lei clara e sem nenhuma dúvida eles se enquadram. Inclusive descontam mais de 30% do benefício do INSS o que não é permitido pela lei desde 2003.

joao trindade disse...

A mensagem do texto é bem interessante.
Um problema em si não tem o poder de nos derrubar, mas a forma como encaramos o problema, essa sim tem.
Achar que vamos perder um jogo já faz metade da certeza da derrota.
Enquanto há luta, há esperança.
Veja o caso do Sr. Ossami Sakamori (sakamori.blogspot.com.br) que sempre faz análises políticas e econômicas e, no texto de hoje, disse estar sofrendo dissuasões de gente do lado de lá, não se deixa intimidar e mostra a ferida escancarada do sistema que impera.
O que importa é a satisfação pessoal e não o que os outros vão achar.

Anônimo disse...

Que historinha chata tirada do Facebook

Anônimo disse...

Achei muito interessante e a mais pura verdade.Se a gente perder a esperança, achar que nada vai melhorar e não tiver o menor entusiasmo com a vida é melhor morrer. Tenho muito medo de chegar a esse ponto.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina em relação a lei 13183 das consignações, em relação a Previ, é simplesmente caso de Polícia. Vejamos, a gente faz consulta sobre a lei e sobre a MC, eles respondem outra coisa, nos tratam como se fôssemos uns otários, que até já estou achando que somos, pois quem poderia nos ajudar, as mentes iluminadas dos colegas que tem as Associações ao seu alcance, não fazem nada. Acho que conforme a coisa está, eu não votarei em eleições de CASSI/PREVI, e porque? Adianta ou resolve alguma coisa? Não. É isso que vou fazer pela primeira vez em minha vida, pois velho para a Previ é trambiqueiro.

Pr.guima disse...

-O que vc acha sra. Rosalina: Vamos fazer uma co-relação da casa do "Zé" com as eleições da Cassi. Me parece que das 3 chapas da cassi uma é apoiada pela CUT ( mesma que defenda a dilma). Vamos encher de comentários (flores) do bem as duas chapas que não são apoiadas pela cut ou sindicatos.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Pr.guima,

Como o colega sabe, nós pensionistas não votamos nas eleições para a Cassi, ficamos a cargo dos votos dos Aposentados e como também dos funcionários da Ativa.

Eu desde a revelação das 3 chapas para a Cassi, não gostei de nem uma das 3.

O Amaral é PT, descaradamente, nunca pensei que a Colega Isa Musa de Noronha, faria parte desta chapa, foi a maior revelação na minha opinião, mesmo quando sabemos que a Chapa 3. também adotou o mesmo tipo de apoio, e deu no que deu.

A chapa da Mirian é PT sobre o manto da Contraf cut. já sabemos quem apoia Marcel e Sasseron, a dupla de Cara de Pau.

Lembre-se que a Mirian-CONTRAF CUT, já teve a sua chance e esta a prova da draga que esta a Cassi.

E o Humberto é sindicalista de carteirinha, afiliado em sindicato da Bahia, e apoiado por Movimento Nascional de oposição bancária( MNOB).

Portanto na minha opinião as eleições da Cassi, esta perdida, vamos preparar para mais um GOLPE, nos nossos bolsos, todas as 3 chapas vão fazer acordo, que vão levar prejuízo aos nossos bolsos, tenho como mais certeza do que bem capaz, opinião sincera, não apoio nenhuma chapa para as eleições da Cassi, optando por voto nulo ou em branco, porque não acredito em nenhuma destas chapas inscritas neste pleito de 2016.

joao trindade disse...

Parabéns, senhora Rosalina.

Como sempre, seu raciocício é correto.
Está tudo combinado para o final infeliz para nós, GANHE QUEM GANHAR, OS PERDEDORES SEREMOS NÓS !
É a cópia da politicalha brasileira. Mera troca de favores e afagos.

Anônimo disse...

Dona Rosalina,

Parabéns, acertou na mosca!Todas as chapas são partes, de um só pacote,
infelizmente.

Anônimo disse...

Perfeita a sua análise sobre as eleições na Cassi.
No fundo, o que se enxerga é o interesse de estar em cargos.
Uns querem reeleição embora tenham contribuído para a péssima situação da Cassi. Outro já estiveram por lá ou em outras entidades e querem o retorno.
Nada contra ninguém mas o desempenho da Cassi (não é de hoje) e da Previ não recomendam quem as administrou.
Um representante do Banco e um representante dos associados seria suficiente. O restante de administradores selecionados "no mercado".
Ficaria bem mais em conta e seriam cobrados pelo corpo social em caso de insucesso. Bônus só em caso de SUCESSO.

Pr.guima disse...

-Sra. Rosalina agradeço sua atenção em reportar-se a minha postagem e acrescento: Pelo que tenho lido em outros blogs, parece que em todas as chapas consta nomes ligados a partidos ou sindicatos. Diante desta situação fiz a seguinte postagem em outro blog: "talvez soe estranho o que vou dizer, apesar do cuidado na escolha de uma das chapas, acredito que mais importante que a própria eleição da Cassi, seja o fato da possibilidade concreta do PT perder o poder nos próximos meses".

Anônimo disse...

Infelizmente Pr. guima, o PT não perderá o poder que foi lhe conferido pelo próprio diabo em pessoa. Vieram para ficar, esses lesa-pátrias, traidores da nação brasileira.

Pr.guima disse...

-Como a postagem que me refiro foi feitas antes dos últimos acontecimentos: julgamentos e declarações de juízes do stf (minúsculo mesmo), abertura balcão negócios no planalto, dentre outros fatos, lamentavelmente devo concordar com o anon.9:25.

Anônimo disse...

Rosalina, vou desvincular meu benefício do inss para retirar um empréstimo consignado. Eu vou ter que esperar algum tempo para pedir esse empréstimo depois que começar a receber fora da folha? Eu li que quando se transfere o benefício do inss de banco tem que esperar 60 dias para retirar um consignado. Isso se aplica ao meu caso? Você saberia me informar? De qualquer forma obrigada pela atenção.

Anônimo disse...

O anon 01.04 6:10 relatou que quando consultou a Previ sobre a lei 13183 eles responderam outra coisa. Antes dessa lei que é de nov/2015 eu questionei a Previ sobre o não enquadramento da margem conforme a lei 10820/03 e eles responderam que a lei só se aplicava aos regidos pela CLT.Agora a lei 13183 deixou claro que os fundos de pensão também se enquadram na lei dos consignados e eles não dão explicação e respondem qualquer coisa como disse o colega.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 1:43 Anónimo,

Não, a partir do momento que você efetivar o benefício do INSS fora do convénio prisma da previ, você já pode fazer o empréstimo consignado,você tem inúmeras opções, para fazer o consignado no máximo em 8 dias úteis você já recebe seu valor disponível dentro da margem dos 30% que eles determina e cumpre e mais o cartão consignado que você pode comprometer mais 5%.

Sempre fiz o meu consignado pelo BMG e recebo meu benefício no Bradesco mas sempre fui melhor atendido pelo BMG, mas recebi uma oferta agora que pelo Banco Safra a taxa de juros está 1.94% menor que a do BMG.

O prazo pode ser de até 72 meses.

Lucia Siza disse...

Oi amiga Rosalina.Me. Sobre a lei 13183 que trata 30 por cento da MC a previsão não vai se enquadrar.?

Lucia Siza disse...

Eu quis escrever Previ e não previsão. Abraços amiga .

Rosalina de Souza disse...

Prezada Colega Lucia Siza Siza,

Ainda não sei como vai ficar a situacao, da previ, frente aos consignados, e o enquadramento, só mudou a margem no contra cheque ficando ainda mais negativa a nossa MC, mas os descontos estão acima dos 70%.

Agora o problema são os Eleitos, talvez se pedirmos aos Indicados do BB resolve o nosso problema, porque até agora nada aconteceu.

Anônimo disse...

Cara Rosalina, essas dúvidas incluindo os 30%, não seriam possíveis de serem respondida pelo colega Ari Zanella que é conselheiro e está na Previ nas reuniões. Ele também tem contato com o Marcel Jovivniano Barros. Pode ajudar nas respostas.

Rosalina de Souza disse...

Caro colega das 9:27 Anônimo,

Acredito que essas respostas vamos ter no período eleitoral,mas claro que o Colega Ari Zanella, pode perguntar ao Atual Diretor de Seguridade.

Segue resposta da Previ a minha pergunta sobre o desenquadramento acima dos 30%.

Senhora Rosalina,

A Lei 13.183/15, que alterou a Lei 10.820/03, definiu novos parâmetros para a limitação de descontos em folha de pagamentos, passando a incluir nesta regra, as operações realizadas com entidades abertas ou fechadas de previdência complementar pelos respectivos participantes ou assistidos.

Visando preservar dos benefícios previdenciários, pagos aos seus participantes, a Previ vem promovendo mudanças, desde janeiro de 2015, com o objetivo de desonerar as folhas de pagamentos de seus aposentados e pensionistas, como a revisão do modelo de cálculo das margens consignáveis, bem como ajustes na apuração dos limites para a contratação de operações de Empréstimos Simples e Financiamentos Imobiliários.

Em breve, outras providências relacionadas à limitação de consignação de débitos de natureza pessoal (descontos não obrigatórios) também serão implementadas, em complemento às providências já adotadas.

Por fim, informamos que não está prevista a suspensão de descontos de parcelas de operações de crédito firmadas com a Previ (Empréstimo Simples e Financiamento Imobiliário) contratadas em período anterior à publicação da Lei 13.183.

Atenciosamente,


ANNA RAMOS
Gerência de Atendimento
PREVI

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Anônimo das 9:27, pergunta enviada:

Data: 17/02/2016 12:55:42
Assunto: Folha de Pagamentos
Tipo: Reclamação

Mensagem:
Prezado Ouvidor,

Segundo matéria vinculada pela própria previ, foi alterada o modo de calculo da margem consignável, que agora segue as normas da lei 13.183 de 04/11/15.

Também foi informada nesta mesma nota, de que as consignações ia ser implantadas de forma gradual, para não prejudicar os mutuários.

A pergunta que se segue é a seguinte:

a) Quem já esta com os empréstimos sendo descontados na folha de pagamento, que muito acima do limite legal de 30%, e mesmo após ter feito consulta administrativa, como o fiz em 17 de abril de 2015, tendo sido negado administrativamente minha solicitação de excluir os descontos acima dos 30%, na minha folha de pagamento, protocolo PREVI/GERAT 2015/000644, como fica a situação, a Previ vai manter esses descontos, ou de forma gradual vai se cumprir a lei 13.183 de 4/11/15, que veda descontos superiores ao permitido, ou seja acima dos 30%, incluídas as verbas obrigatórias, como Cassi e imposto de Renda.

b) Nossa margem consignável esta negativa em 70% dos mutuários, mas a mesma nota diz que a implantação começa a valer para a Carim, se for observada a mesma margem de 30% para calculo do empréstimo simples e a mesma margem para o calculo da Carim, significa dizer que Previ fechou esses empréstimos, pois ninguém mais terá condições de pleitear, vista os sem teto estatuários e os maiores benefícios acima dos 15 mil reais mensais.
E em relação as consignações, a Previ vai ou nao cumprir a lei dos consignados, descontando apenas os que é previsto em lei, ou a Previ vai continuar cumprindo apenas os contratos que extrapola o nosso liquido do contra cheque.

Atenciosamente

Rosalina de Souza

Anônimo disse...

A Previ responde que está promovendo alterações mas que os débitos de empréstimos já contratados serão mantidos. Teremos que ficar tentando sobreviver com menos da metade da renda líquida por quase 10 anos que é o prazo do ES. Temos que denunciar aos órgãos superiores como já fizeram e por isso foi promulgada a lei 13183.

Anônimo disse...

Sra Rosalina,

Um recados para Previ...

Alô Previ, quer dizer que o nosso sonho de casa própria, alimentado durante 30 anos,como um dos nossos melhores feitos, agora é um privilégio apenas dos sem
teto estatutários mimados, que àquela época nem sabiam que a PREVI existia? Não
darei nome a isto, deixarei que as suas cabeças privilegiadas imaginem o
palavrão que eu tenho em mente... fiquem à vontade.

Anônimo disse...

Sra Rosalina,

Um recados para Previ...

Alô Previ, quer dizer que o nosso sonho de casa própria, alimentado durante 30 anos,como um dos nossos melhores feitos, agora é um privilégio apenas dos sem
teto estatutários mimados, que àquela época nem sabiam que a PREVI existia? Não
darei nome a isto, deixarei que as suas cabeças privilegiadas imaginem o
palavrão que eu tenho em mente... fiquem à vontade.