07 março 2016

Dia Internacional da Mulher: lutas, desafios e conquistas

Ao longo dos séculos, as mulheres nunca tiveram uma vida fácil. Observando a história, cada conquista obtida pelas mulheres foi fruto de muita luta, muito sacrifício, às vezes até da própria vida. Nada mais distante da realidade do que afirmar que a mulher é o “sexo frágil”, pois para o protagonismo feminino, e avanços em termos de conquistas práticas, foi necessário muita força e persistência. Para relembrar essa história e renovar a cada ano esse espírito de luta foi criado o Dia Internacional da Mulher.
No Brasil, as mulheres enfrentaram, e ainda enfrentam, muitas dificuldades para fazer valer seus direitos, mas nem por isso ficam alienadas ou conformadas com a situação. Em uma sociedade em que é preciso conquistar cada espaço, as mulheres já demostraram o quanto já caminharam para fazer valer suas escolhas, para fazer ouvir a sua voz.
Mas o futuro promete mais! As atuais gerações já aprenderam desse legado, e com o passado nas mãos, a consciência do presente e a determinação para o futuro, as mulheres demonstram que estão dispostas a seguir adiante em sua luta por mais igualdade, dignidade e respeito.
“A mulher tem um papel muito importante na transformação da sociedade”, reflete Noemia.
 Nesta semana, a Pastoral da Criança chama a atenção para o papel da mulher no mundo de hoje. A instituição conta com o trabalho voluntário de centenas de mulheres. Por isso, vale ressaltar a importância da delicadeza, da solidariedade, da comunicação, da força, da dedicação e do amor da mulher. A entrevista a seguir, com a enfermeira Noemia Colossi Brustolin, que trabalha em Curitiba (PR) e já atuou como coordenadora da Pastoral da Criança na Arquidiocese de Curitiba, aborda as conquistas que as mulheres tiveram no campo do trabalho, na luta por direitos iguais e também a criação dos filhos e o serviço na comunidade.
116011_Papel-de-Parede-Mae-e-filha-maeComo está a situação da mulher hoje em dia?
 No Brasil, nós temos várias leis que protegem a mulher. Inclusive a lei Maria da Penha, que é divulgada em todo o país. Acredito que o Brasil cresceu bastante, ou melhorou bastante a condição de saúde da mulher com relação ao pré-natal e nas várias etapas da sua vida. Com relação à instrução, de uns anos pra cá, a mulher tem procurado melhorar a condição de escolaridade. Com isso, vai conseguindo melhor qualificação para o mercado de trabalho e tem conseguido cargos de maior destaque na sociedade.
A mulher conquistou muitos espaços, teve muitos avanços. Mas, infelizmente, ainda há muita violência contra a mulher. O que fazer para que todas as mulheres sejam tratadas com respeito e dignidade?
 Aqui nós podemos ressaltar a lei Maria da Penha. Ela foi muito divulgada a partir de uma violência com uma mulher. Desta forma, a mulher teve mais força para denunciar, para não se sentir excluída da sociedade. Existem muitas violências ainda e eu acho que o mais importante é fazer a denúncia. A pessoa que é violentada precisa denunciar, ela precisa procurar apoio psicológico, procurar o serviço de saúde de seu município, delegacias da mulher. Hoje pode ser um tapa, amanhã pode ser a sua vida.
Qual é o papel da mulher na transformação da sociedade?
 A mulher tem um papel muito importante na transformação da sociedade. Primeiro, porque ela tem um coração, uma sensibilidade diferente do homem, ela se comove mais com todas as situações que se apresentam. Quem é que consegue mexer com o coração dos homens? São as mulheres. Então, por isso elas têm um papel importantíssimo na transformação da sociedade e eu acredito que se cada mulher tomasse conhecimento do papel que tem, do poder que ela tem na sociedade, a nossa sociedade seria diferente. Quando ela gera um filho, como ela cuida desse filho, o que ela conversa com essa criança, a educação dessa criança até a fase adulta… Tudo isso tem um poder enorme de transformação da sociedade, de transformação dos seres humanos que vão compor essa sociedade. E como mulher na política e no mercado de trabalho, ela também pode fazer a diferença.

Fonte: www.cnbbne2.org.br
Leia a Entrevista na ítegra: http://pastoraldacrianca.org.br/pt/entrevistas-na-integra/3525-entrevista-com-noemia-colossi-brustolin-dia-internacional-da-mulher

9 comentários:

Anônimo disse...

Rosalina, parabéns pelo dia das mulheres! Se bem que todos os dias são nossos.

Gostaria que a senhora trouxesse para esse espaço, alguns comentários do colega Antonio Americano. Procurei nos blogs mas não achei. Grata.

Ari Zanella disse...

Estimada Rosalina,

Parabéns a você e a todas as pensionistas que você tão bem representa! Neste dia internacional em homenagem à mulher, companheira inseparável do homem, ternura e afeto que Deus colocou em nossas vidas.
O Pai celestial, em Sua infinita sabedoria, quis dar à mulher a condição ímpar de gerar a posteridade humana, e nela, através de Maria, cumprir Sua aliança em nos dar o Redentor da humanidade.
Parabéns, mulheres, por tão sublime missão!

Ari Zanella

(A ANAPLAP reproduz em seu site www.anaplab.com.br esta bela postagem de nossa querida Rosalina, nosso maior orgulho)

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


Sou daqueles que ACREDITAM e PRINCIPALMENTE, ACEITAM A SUPERIORIDADE FEMININA! O filósofo grego ARISTÓFANES resumiu tudo: "NÃO É POSSÍVEL VIVER COM AS MULHERES; MAS É MENOS POSSÍVEL AINDA VIVER SEM ELAS".

joao trindade disse...

Senhora Rosalina,

Parabéns pelo dia internacional da mulher.
A senhora representa as aposentadas e pensionistas num grau muito elevado pelos relevantes serviços prestados à comunidade, especialmente o público da Previ/Cassi pelos artigos sempre oportunos de seu blog.
Deus lhe dê saúdae,discernimento, paz e longa vida.

tarcisio augusto bulhoes martins disse...

D. Rosalina, bom dia. Em memória de minha mãe, na saudade de sua ausência, cumprimento-a pelo o DIA DAS MULHERES, DESEJANDO ACIMA DE TUDO MUITA PAZ E MUITA SAÚDE. E APROVEITO PARA FAZER MINHAS, AS PALAVRAS DO ANÔNIMO - 08.03.16 - 8:56. Tarcísio.

Jeanne disse...

Parabéns pelo dia internacional da mulher!!!! Você merece!!!!Jeanne.

Anônimo disse...

A Senhora é um grande exemplo da força que nossas pensionistas tem para suportar o comportamento irresponsável do fundo da pensão.

Parabéns pelo dia

Anônimo disse...

Observando as últimas postagens, acho que perdemos o foco, ou eu estou enganado.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega anonimo das 8:19,

Não claro que não perdemos o foco, vamos continuar no rumo de mudanças, mas ainda não é hora de falar das eleições, vista as chapas ainda não ganhar o selo de qualidade da Previ.

Aguarde, ainda vamos ter muita coisa para discutir.