10 fevereiro 2016

UM BLEFE O ESTATUTO DO IDOSO

Era o dia 1º de outubro de 2003. Com orgulho e ufanismo foi sancionado o Estatuto do Idoso, sob a Lei de nº 10741.

Era para o Brasil e para os homens que o governavam, uma data histórica, quando dignificaria a pessoa idosa, tornando-a livre de um perverso e aviltante preconceito já com raízes profundas e difícil de serem alcançadas.

Seria enfim para a terceira idade, concedido os mesmos direitos de uma cidadania igualitária para todos os cidadãos nascidos em solo pátrio. Ir-se-ia embora com o Estatuto do Idoso em vigência, uma discriminação odiosa que tanto machuca e oprime o indefeso velhinho brasileiro.

Os aposentados e pensionistas, enquadrados na terceira idade, exultaram ao ver inserido no Estatuto do Idoso no seu Artigo 4º: “Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da Lei”.

E viram mais no Artigo 29: “Os benefícios e pensões do Regime Geral da Previdência Social observarão, na sua concessão, critérios de cálculos que preservem o valor real dos salários sobre os quais incidiram as contribuições”.

Era tudo que os aposentados e pensionistas sonhavam: - O renascimento do respeito aos seus direitos covardemente surrupiados, e o estancamento da esdrúxula política lesa aposentados que inexoravelmente tornariam os proventos de todos os previdenciários, todos indistintamente, reduzidos apenas a um salário mínimo. Não valia mais nada o valor das suas contribuições mensais feitas para o INSS, durante toda uma vida laboriosa!

O presidente Lula poderia enfim cumprir suas promessas de campanhas, dando uma qualidade de vida aos aposentados brasileiros, idêntica a dos aposentados europeus, pois foi ele próprio quem sancionou o Estatuto do Idoso(?) e tinha tudo nas mãos para cumprir aquelas promessas.

Para perplexidade da sociedade brasileira, o Estatuto do Idoso em vigor já há Treze anos, ainda não está sendo cumprido em sua totalidade. Segue o mesmo exemplo do que já havia acontecido na Lei 8213, de 24 de julho de 1991, Artigo 2º - Item V – “irredutibilidade dos benefícios de forma a preservar-lhes o poder aquisitivo”, que também foi ignorado e desrespeitado pelos nossos Poderes Públicos, que até hoje fazem vista grossa.

E a deturpação feita nestes Artigos que proíbem qualquer defasagem nas aposentadorias, é justificada com o fajuto argumento de se estar realizando “melhor distribuição de renda”, quando na verdade, sabemos, eles não estão recuperando coisa nenhuma o poder aquisitivo dos aposentados que ganham apenas 01 salário mínimo, e sim, diminuindo o poder aquisitivo dos aposentados que ganham acima do mínimo. Só não enxerga quem realmente não quer ver(!?!).

Felizmente este governo que nos virou às costas está para findar-se, o que cria a expectativa e a esperança de melhor sensibilidade do próximo presidente, muito embora, a nova mandatária Dilma Rousseff, ao que tudo indica, será a continuidade do governo que muito mal nos fez.( Foi a repetição do descaso total dos governos do PT e PSDB).

Os aposentados lembram que não desejam favorecimentos do Ministério da Previdência, somente que os seus direitos sejam respeitados. Não querem isonomia com os trabalhadores da ativa, e sim, paridade entre todos os segurados cadastrados sob o RGPS. 


Um único índice de reajuste previdenciário seja usado para todas as aposentadorias, como recomendaria um sistema justo e transparente.


Artigo de:  Almir Papalardo.


33 comentários:

joao trindade disse...

O governo brasileiro é campeão mundial de blefes, omissões, mentiras, dissimulações e distorções. Não tem rumo nem foco em nada sério e essa política se espalha por todos os orgãos ligados, direta ou indiretamente a ele. Todo mundo quer ser rei da bananada mas ninguém quer mexer o doce. País de gente sem patriotismo ou comprometimento. Todo mundo quer cargo, dá alguns favores para obter enormes retornos individuais. Blinda-se tudo e todos que nos fazem de patetas. Fazem leis que não funcionam, cheias de evasivas e saídas miraculores permitindo aporte ilegal de nossos sonhos e poupança (vide aqui Previ e Cassi). Todo mundo sabe o que está errado mas não temos representatividade EM LUGAR NENHUM. Nós, idosos, somos palhaços, ou, pelo menos, é assim que nos tratam. O Brasil acabou, assim como suas instituições e derivativos.

Anônimo disse...

Desculpe usar o espaço do blog da senhora Rosalina para pedir que alguém avise à senhora Cecília Garcez que o carnaval acabou ontem...

Anônimo disse...

/sra.Rosalina,

O estatuto do idoso é uma piada de mau gosto.

Nem a justiça, que é a ultima instancia para os maltratados idosos, O RESPEITA é DEMORADA.
Saudações

Anônimo disse...

FUGINDO DO ASSUNTO? UM POUCO.

PORQUE VCS TANTO RECLAMAM? EU TRABALHEI NO BB POR 23 ANOS E ESTOU BEM. NUNCA PEGUEI ES COM NENHUMA DESSAS INSTITUIÇÃO DA QUAL VCS METEM O MALHO. JÁ IMAGINARAM O ROMBO QUE CAUSAM NA PREVI? VIVO MUITO BEM COM MEU SALÁRIO DE APOSENTADO NO VALOR DE 32 MIL REAIS LÍQUIDOS. SEMPRE FUI ECONÔMICO, SEM TIRAR O CONFORTO DA FAMÍLIA. TENHO SITIO EM PRAIA GRANDE, TENHO GADOS, OVELHAS, CRIO GALINHAS, PORCOS ETC... NA MINHA TERRA NATAL EM MATO GROSSO DO SUL. MINHA ESPOSA E 3 FILHOS, TEM CARRO DO ANO (CITROEN) COMO DO BOM E DO MELHOR, BEBO VINHO IMPORTADO COM BACALHAU. E CAVIAR TODAS AS SEGUNDAS-FEIRAS. TENHO 67 ANOS E COMECEI DE BAIXO LAVANDO CARRO PARA OS OUTROS. PASSEI MUITA FOME E SEI O QUE É SOFRIMENTO. HOJE, AJUDO QUEM ME AJUDOU RECONHEÇO E SEI QUEM SÃO OS MEUS AMIGOS. NENHUM DO NOSSO BB. UM DIA RESOLVI QUE EU IA CRESCER E FUI FAZER O CONCURSO E PASSEI. MAS O DINHEIRO QUE POR VENTURA SOPRAVA EU GUARDAVA. NUNCA FUI GASTADOR QUANDO JOVEM.

ACOMPANHO ESSE BLOG E OUTROS E SÓ LEIO MISÉRIA E MAIS MISÉRIAS. NÃO ESTOU COM ISSO QUERENDO ME GABAR MAS OS NOVOS FUN TEM QUE APRENDER.

EU TENHO DITO.

VANCESLAUS.

Rosalina de Souza disse...

Prezado VANCESLAUS,

Parabéns, Parabéns, Parabéns.

Verdeiramente aqui não é o seu lugar.

Anônimo disse...

O lugar do tal Vanceslaus (o nome é tão falso como o dono) deve ser em Brasília.

Anônimo disse...

E ainda tem gente que cita a cecilia como candidata para a Previ novamente.....Eita povinho sem memoria!!!!

Anônimo disse...

Como pode um sujeito como esse anonimo das 8:37 falar tal asneira e ainda dizer que não quer se gabar?! Porque essa mula entrou aqui? Ele é tão nojento, e sem noção, que da dó. Pega os seus porcos, galinhas, vacas, etc... e vai ver se estamos na esquina.

Meu Deus, como ainda tem gente que se acha e faz pouco de nós. Não se esqueça seu "Venceslau?" que viemos nus e voltaremos nus. Cuida da sua alma, porque está muito suja.

Anônimo disse...

Venceslau, seu salario de aposentado é de R$ 32 mil, explica isso aí, como voce conseguiu uma aposentadoria dessa ??

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
Licenca...
Ola Vanceslaus - quando leio um livro, um artigo, uma reportagem, por mais que me impressione pelo conteudo ou pela qualidade redacional, eu , pelas manhas adquiridas,de velho gato escaldado, pesquiso a biografia do autor buscando sua origem, sua postura
diante de fatos sociais , quais os grupos escolhidos para seu envolvimento pessoal e etc
então. tiro minha conclusão sobre autenticidade das convicções do autor ou se trata de mais um redator de aluguel a serviço dos interesses da auto denominada grande imprensa`.

Em sendo assim, seria otimo que o ilustre colega (nem sei se poderia chamar de colega a
quem tem um QI tão forte) onde foram seus locais de trabalho no Banco para que pudesse
indagar dos colegas tiveram o prazer de lhe conhecer quais as opiniões que eles tem de voce. Se foi um bom companheiro ou se pulava carniça para se apoiando nos ombros alheios
fazer carreira no Banco.Sabe como e, baba ovo de plantão , aproveitadores de cargos em beneficio proprio e assediador moral nunca faltou em nosso dia a dia. Voce parece bem confiavel no seu depoimento sincero. so me falta o prazer da oportunidade constatar o
seu exemplo maravilhoso para lhe dar as merecidas venias do reconhecimento.
Do colega e admirador anonimo.

Anônimo disse...

MEU CARO DAS 11:44. VC ESTA COM INVEJA E MINHA ALMA É LIMPA PORQUE SIRVO AO MEU SENHOR JESUS E NUCA ROUBEI NINGUÉM.

AO ANONIMO DAS 12:10: MEU SALÁRIO NÃO ACHO SER ALTO, É BEM MENOS DO QUE EU MEREÇO.

AO ANONIMO DAS 12:38: GRATO PELO ILUSTRE COLEGA. E SOU MESMO.

QUERO AQUI DIZER, QUE NÃO COMENTEI PARA MENOSPREZAR QUEM QUER QUE SEJA. EU DISSE QUE SOFRI MUITO E SOUBE GUARDAR NUMA ÉPOCA EM QUE OS OUTROS COLEGAS SÓ SABIAM GASTAR COM AS PUTAS. EU TRACEI PARA A MINHA VIDA UMA META: QUE ERA VENCER E VENCER E CONSEGUI. HOJE, TALVEZ, NÃO SE CONSIGA FAZER O QUE FIZ. MAS DA PARA ECONOMIZAR. SEM MAIS. FORTE ABRAÇO.

VANCESLAU.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega VANCESLAU,

No seu comentário das 8:37, voce disse uma frase para nossa reflexão:


JÁ IMAGINARAM O ROMBO QUE CAUSAM NA PREVI?

Contrato o Empréstimo Simples desde 2003,nunca se quer fiquei inadimplente por um único mês, semelhante todos os demais colegas que posta neste espaço.

Nestes 13 anos, sempre paguei o FQM fundo de quitação por morte, e ao contrario do que você afirma,em nenhum momento a Previ "ROMBO" no Empréstimo Simples, ao contrário é a melhor aplicação feita dentro do planejamento da Previ.

Quem esta a fazer ROMBO na Previ é atual DIRETORIA EXECUTIVA com sua continuada aplicação em renda variável, perdemos 25 bilhões em 3 execícios, em 2015 foram 13 bilhões dos recursos para pagar inclusive os "SEM TETO" colegas estatutários que goza de certos privilégios desde 2008.

Esse ROMBO dito pelo colega, vai ser refletido na sua companheira, quando e acaso tiver óbito antes dela a pensão dela dos atuais 32.000,00 reais, recebidos líquidos pelo colega vai passar para 19.200,00 reais, economia da Previ de 40%.

Então eu ti pergunto?

ONDE ESTA O ROMBO?


Fernando Lamas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

BLEFE
Cara colega Rosalina, a manutenção deste espaço de informação e debates, mesmo com o seu envolvimento com sério tratamento de saúde, só faz aumentar a admiração, por você.
Mas, cara colega, fui ao dicionário e lá encontrei:
- BLEFE: agir dissimuladamente(falsamente), PARA ENGANAR ALGUÉM ou LHE ESCONDER A VERDADE.

Grato por tudo e PAZ E BEM!

"Senhor, meu coração não se orgulha e meu olhar não é soberbo."
Salmo 131(130),1

Anônimo disse...

Tem um blog aí que, ao contrário de outrora, nada contra, mas atualmente só aborda assuntos não relacionados com as nossas causas, quais sejam, relatos de festas, coquetéis, viagens, tipo coluna social, e é bem compatível com o seu status. Com esse perfil, falso ou verdadeiro, espraie-se por lá - sugiro, eis que o Blog não é meu - . Aqui você não acrescenta nada com esse sarcasmo velado e, embora o "Sirvo ao meu Senhor Jesus", ao que me parece, anda em sentido contrário aos seus mandamentos, eis que, em caixa alta, se deleita com a desgraça alheia e revela excessivo apego às coisas materiais. Postura incoerente com o momento que estamos vivenciando de quaresma, páscoa e outros eventos sagrados que nos remetem à Sua passagem.

Anônimo disse...

Perda de 25 bi? Pra mim foi de 37 bi, senão vejamos:

Reserva de Continência = - 25 bi
Reserva Matemática = - 12 bi (défict/2015)
Perda Total - PT = - 37 bi

????????????

Rosalina de Souza disse...

O leilão para venda da fatia de aproximadamente 24,44% que a OAS detém do capital social da Invepar - empresa criada em 2000, que administra concessões de rodovias, aeroportos e ativos de mobilidade urbana - foi marcado para março, conforme edital de oferta pública publicado ontem.
O preço mínimo previsto no edital para aquisição é de R$ 1,35 bilhão, em dinheiro e parcela única. Os credores poderão ficar com a participação, conforme previsto no plano de recuperação, utilizando créditos ou direitos como forma de pagamento.

A canadense Brookfield, assim como qualquer de suas filiadas, não poderá mais cobrir a melhor oferta, diz ainda o edital. A empresa voltou atrás de proposta vinculante de compra da participação no início de fevereiro, após os fundos Previ, Petros e Funcef, que detêm o restante da participação na Invepar, se recusarem a mudar o acordo de acionistas, o que limitaria a tomada de decisões na empresa pela Brookfield.
Invepar em leilão

A dívida da OAS beirava R$ 11 bilhões no fim do ano passado. Os detentores de bônus da companhia são os maiores credores, com cerca de R$ 8 bilhões. Além dos bondholders, 15% da dívida da OAS estão com bancos e os 25% restantes estão divididos entre fundos de investimento locais, debêntures e agências de fomento.

Citado na Operação Lava-Jato, o Grupo OAS apresentou em 31 de março pedido de recuperação judicial de nove de suas empresas à 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, solicitação que foi acatada pela Justiça em 1º de abril.

Fonte: CORREIO BRAZILIENSE - DF

Anônimo disse...

D.Rosalina,
Esse tal de Venceslau deve estar gozando da nossa cara. Porque ele não explica como conseguiu a aposentadoria de 32.000 reais? e com apenas 23 anos de BB.Muito estranho.Caro Venceslau, aposentei com 50 mil reais com apenas 16 anos de Banco.O que vc acha? Escrever no Blog é muito fácil, mas comprovar esse benefício é o mais difícil. Vai falar mentira em outro lugar que não seja ou blog da D.Rosalina.Vc é um verdadeiro Pinóquio.
Lourival

Anônimo disse...

Colegas,

O Venceslau é ESTATUTÁRIO? Seria daqueles que causam o rombo sem ter contribuído, será verdadeiro quando se identificar...

Anônimo disse...

ETA Venceslau mentiroso.Pensa que somos trouxas.

Anônimo disse...

A Previ já antecipou em seu site o expediente do próximo Carnaval(2017)

Anônimo disse...

Afortunado Sr. Venceslau,

Publique seu holerite e daremos mão à palmatória!

Seja muito feliz com tanta grana Sr.,Venceslau abençoado, pela Previ.

Anônimo disse...

Gente, não é VENCESLAU o nome do afortunado. Ele mesmo assina VANCESLAU.

Anônimo disse...

Senhora Dona Rosalina,

Pediria encarecidamente que postasse no blog do Professor Ari oferecendo, se necessário, uma vaquinha ou ajuda de algum colega advogado para socorrer o nosso colega. Se eu postasse o comentário lá acho que ficaria constrangido em publicar. Partindo da sua respeitabilíssima pessoa ficará melhor

Grata

Márcia

Anônimo disse...

Vanceslau tem sítio em Atibaia e Triplex?

Atá

Anônimo disse...

"Vanceslau existe sim. Os erros gramaticais são propositais. Alto escalão na ANABB.

Rosalina de Souza disse...

Prezada Colega Márcia,

Vou enviar email para o Ari e após sua resposta público, mas acredito que ele já está bem assistido, em termos de advogado, em relação às despesas sei que está tendo sim, é os ganhos do nosso querido amigo são modestos.

Mas postar antes de saber sua opinião fica difícil,mas eu faria minha parte, pois ele teve a coragem de falar a verdade em nome de todos nós participantes do PB-1 Previ.

joao trindade disse...

Pois é...
Situação preocupante, assim como o silêncio do blog da Diretora Cecília, que ficou de voltar depois do carnaval e não voltou.
Parece que as nuvens negras estão sobre nós.

Anônimo disse...

Emérita Senhora ROSALINA:


O JAPONÊS DA FEDERAL, todos nós SABEMOS onde está (Operação Lava-Jato) e o JAPONÊS DA PREVI, em que OPERAÇÃO está metido?

Anônimo disse...

O mais impressionante é que em pleno funcionamento da CPI dos fundos de pensão de empresas estatais, os aloprados tem o desplante de colocar o Professor na parede?
Ao invés, deveriam era nos explicar o porque de perdas bilionárias uma vez que são pagos a peso de ouro para gerir o fundo.
Definitivamente estamos vivendo em tempos que os valores se inverteram. O bom se tornou incômodo e o mau o herói. Isso na distorcida visão desses crápulas que assaltaram o Brasil

Vocês serão todos presos e devolverão o que desviaram, bando de ....

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega das 10:19 Anónimo,

Acredito que o nosso Presidente Japonês, deve estar fazendo um curso para a próxima caravana da alegria, e afinar o discurso de como nossos super heróis perderam 13 bilhoes em 2015,claro que vão dizer que a bolsa andou de lado e pode até jogar a culpa no seu companheiro nipónico que se aposentou, sem teto.

Acredito que a choradeira será enorme porque certamente não vão receber o remuneração variável, ou Bónus como popularmente e conhecido.

Caro Colega esse povo da previ sabe decorar um bom discurso.

Vão voltar das férias com um pique danado.

joao trindade disse...

Tudo que está sendo apresentado, sempre de forma velada, agora vazando aos poucos, vai gerar uma onda de mentiras e dissimulações sobre a realidade da Previ/Cassi. Só louco, débil mental ou idiota (como querem nos tratar) não vê que nossos recursos foram sugados por um monstro de muitas ventosas e nunca mais retornarão. Estão calando as vozes, intimidando quem diz verdades e preparando terreno para venezuelizar o Brasil. Vivi 70 anos e sou eleitor desde os 18 mas me desiludi com tanta safadeza, já denunciada há muito tempo por Ruy Barbosa. Vou morrer e não vou ver um país de verdade.

Anônimo disse...

Quem e mesmo que disse que votaria na Cecilia?????????????
Ai meu DEUS!!!!!!!