20 novembro 2015

                   Custo de vida. 

     Prévia da inflação oficial supera 10%

Hoje recebemos a segunda parcela do 13 salário, para quem recebe pelo convênio prisma, já veio junto o valor do INSS, para aqueles que desvincularam o benefício  parte do 13 salário vem até o 5 dia útil de dezembro, dependendo do final do benefício.

Sentimos o estrangulamento, nosso benefício acaba no mesmo dia, e já não comporta mais os pagamentos mensais, e o volume de dívidas que contraímos ao longo de mais de uma década, a situação vai ficando cada dia mais difícil e a Previ sofrendo por seus erros de gestão, de cálculos de investimentos que já devia ter sido reduzido ao longo dos últimos 10 anos, a submissão em por mais recursos no balanço do patrocinador fizeram os riscos que hoje esta concentrada e podendo nos tirar o resto de vida, pois nosso mundo é diretamente ligado a Previ, para quem não tem outra fonte de renda.

A Vale perdeu só em 2015, 37 bilhões em valor de mercado, o Governo diz que vai fazer uma mega capitalização na Petrobras,  e com certeza a Previ vai ser obrigada a enfiar ainda mais dinheiro nesta companhia a fim de não ter seu capital diluído, e assim caminhamos para um abismo que muitos diz ser apenas um ano ruim, e que logo teremos novamente equilíbrio e geração de bons frutos pela Previ e seus investimentos.

O Consumo caiu, das famílias, da população em geral, todos estão cortando tudo, mas o volume de aumentos é cada vez mais sentido nos supermercados, na farmácia, no posto de gasolina, na compra de roupa, na energia elétrica, e até porque não dizer nos presentes de final de ano, que já de muito tempo virou apenas lembrancinha, tudo fruto de um dinheiro cada vez mais curto, e que não vejo saída para esta situação no curto, no médio, e quem sabe no longo prazo.

A Previ a partir do dia 30 vai abrir a temporada de suspensão das parcelas do empréstimo simples, bem como a renegociação, que pode incorporar no benefício de 50,00 a 200,00 dependendo do numero de parcelas que o aposentado ou pensionista tenha pago ao longo do contrato, e levando sempre em conta a sua idade, limitada a 77 anos para ter direito ao prazo máximo de 120 meses.
Terminou mais uma dança das cadeiras na Anabb, temos promessa que a Ouvidoria já no final do mês, novembro/15, começa pra valer a ouvir os nossos reclames, e já tenho pronta uma solicitação que é a questão dos 30% Consignados, que a Previ teima em continuar a descontar acima da lei, e numa flagrante e imoral  situação tem feito muitos não receber nada em seus contracheques.

Será que a Ouvidoria é mais uma cabine de empregos, ou veio para moralizar as ações dos Dirigentes que continuam a ignorar nossos reclames, continuam a fazer de conta que somos responsáveis por tudo que aconteceu até hoje, e assim os contratos não são quebrados, mesmo quando se envia a Previ todos os documentos e solicitações e mesmo sob sua autorização é negado o pedido administrati-vos, para barrar esses descontos acima da lei e que em todos os outros são cumpridos a risca, por uma severidade em favor do aposentado ou pensionista, como é o caso do INSS.

Temos que buscar novos caminhos, novas formas de cobrar resultados em nosso favor, o que efetivamente esses novos eleitos fizeram a nosso favor, nada até agora foi trocar 6 por meia dúzia, passado tempo no cargo, as marionetes continua a jogar a culpa na crise, nunca na falta de planejamento da própria previ, sinto que a cada situação só piora, não temos melhora alguma, em nada, a partir de janeiro vamos ter aumentos nos benefícios, por conta da inflação, mas a carga de tributos e de novos descontos pode fazer com que nós recebemos menos que estamos a receber hoje, pois a Crise na Cassi e a pouca representatividade, demostra que estamos abandonados, e são sempre os sindicatos que estão dando as cartas, e nossas associações sempre assina em baixo e joga a bomba para os aposentados e pensionistas votar e decidir no caso da Cassi só os aposentados e funcionários da ativa é que vão dar a sentença final.

Porque os Patrocinadores agora conseguiram uma ajuda do Governo para mudar a regra da resolução CGPC-26? E quando foi  para tirar 20% do nosso beneficio ninguém brigou, todos se calaram, e nós vamos continuar vivendo esse mundo de faz de contas, e quando o cenário esta difícil os ursos vão para o descanso merecido retorna só na hora da comida, quando o baquete estiver farto novamente.

Muitos aproveitadores usaram a brecha para conseguir suas aposentadorias, gordas aposentadorias,  e para esses aproveitadores nenhuma punição,   ferramentas para medir riscos associados a questões sociais, ambientais e de governança, hoje eu me pergunto se a Previ é mesmo a potência que alarga ser, pois são muitos erros produzidos para quem tem o melhor corpo técnico e as melhores tecnologias, enquanto durar essas eleições de faz de contas, vamos continuar sempre sendo enganados.

Alta do dólar, reajuste de preços administrados represados nos últimos anos, queda da oferta de alimentos devido ao clima, excesso de gastos públicos e perda da credibilidade do Banco Central (BC) por não conseguir levar a inflação para o cento de meta de 4,5% ao ano, vai sem sombra de duvidas sangrar o nosso fundo de pensão e por tabela nós vamos ser atingidos, sem falar no governo do PT que não sabe o que fazer para resolver os problemas que eles mesmo criaram, e de resto sobra um senado federal morto e uma câmara de deputados vendidos aos seus próprios sonhos de corrupção. 

Nem o comércio está empregando como normalmente faz nos meses anteriores ao Natal, e infelizmente vamos passar mais um ano ruim, aos meus colegas leitores as notícias não são boas.

Quero ignorado, e calmo 
Por ignorado, e próprio 
Por calmo, encher meus dias 
De não querer mais deles. 

Aos que a riqueza toca 
O ouro irrita a pele. 
Aos que a fama bafeja 
Embacia-se a vida. 

Aos que a felicidade 
É sol, virá a noite. 
Mas ao que nada espera 
Tudo que vem é grato.


24 comentários:

Anônimo disse...

D.Rosalina, mudando o foco de seu comentário:
Abri no BB 3 meses atrás a conta salário e o atendente aproveitou minha conta da matrícula que estava encerrada.Comuniquei a PREVI, mas infelismente a conta não foi validada.O Fernando Lamas disse que para validação era preciso fazer um depósito simbólico de 5/10 reais.Acontece que a conta salário não aceita depósito pois a movimentação que faz é a fonte pagadora, no caso a PREVI.Voltei novamente ao BB e o atendente modificou a minha conta salário com o número da matrícula para conta corrente, aí sim a PREVI validou.Fui informado pela PREVI que mesmo a conta corrente pode ter portabilidade para outro Banco.Ontem fui ao BB verificar a nova conta aberta e para meu espanto apareceu uma taxa de 45l,00 reais, relativa à tarifas acumuladas desde 2012, constando ainda no extrato que tão logo o primeiro crédito entre na conta será deduzido esse valor.De que adianta transferir meu benefício para a Caixa Econômica Federal se o BB após deduzir o valor da tarifa mandar a diferença para a Caixa? Mesmo com portabilidade da conta corrente pouco vai adiantar, primeiro cobram a parte deles e depois transferem a diferença para o outro Estabelecimento.Meus CDCs estão com firma terceirizada e o atendente do BB disse ser difícil o débito na conta corrente.Vou retirar meu INSS da folha de pagamento para dificultar ao BB o débito na minha conta corrente caso isso venha a acontecer, pois se houver o débito vou morrer de fome e fico sem salário.Estou com a ação dos 30% consignado através da ANAPLAB, grupo 19, sem solução, porque a justiça vem protelando o andamento do processo, e já é a terceira vez.Já interpelei a ANAPLAB, e até agora nada de resposta.Não vou dizer o meu nome porque seu blog está sendo monitorado por essa corja de sanguessugas e podem me prejudicar.Essa ação já faz mais de ano e nada.Não seria o caso da ANAPlab retirar os processos do grupo 19 e mandar para Santa Catarina? Obrigado pela atenção.

Anônimo disse...

Cara Rosalina,
Porque o blog do Ari Zanela, no lado esquerdo do site não consta mais o seu nome? A senhora já está sabendo disso? Mando algumas publicações para o site daquele senhor e não são aceitos, muitos nem ofensa tem.Falei a respeito da Anaplab, fazendo referência à ação 30% por cento, e imediatamente ao invés de me dar a resposta que necessitava, pediu que eu entrasse em contato com a mesma para as devidas explicações. Seria medo das retaliações da PREVI, sendo que o próprio é Presidente daquela Entidade?
Carlos

Rosalina de Souza disse...

Prezado Anônimo das 9:04,

Vamos por partes:

Eu estou recebendo na conta salario, já é o 2 mês que o dinheiro fica na conta salario, sem transferência para a conta corrente.

Pra você ter uma ideia se eu for transferir para outra conta, a conta salario não aceita, tem que ser da mesma titularidade.

Acho que deve voltar ao Banco do Brasil e anular a autorização de transferência que o banco deve ter feito você assinar, não transfere sem a nossa autorização,você pode ter débitos na conta corrente, mas seu salario fica resguardado.

Anaplab:

Sugiro que me envie seu numero de processo pelo e-mail: Rosalinapensionista@gmail.com ou pelo vhspassini@uol.com.br que vou encaminhar diretamente para a diretoria com pedido de parecer técnico,jurídico, do advogado que esta patrono desta ação, e dentro das minhas limitações pedir uma solução ao problema desta ação do grupo 19.

Se o Banco não cancelar a autorização, de posse do protocolo do banco procure o Banco Central, foi assim que consegui por fim nesta situação.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Carlos 9:17,

Sim o meu blog continua sim nos blogs de preferencia do Colega Ari Zanella, e 90% dos acessos do Blog vem propriamente da pagina do Ari, mas se por algum motivo ele não mais aceitar a minha página é direito dele, pois ali é uma ferramenta acessório do seu blog.

Em relação a ANAPLAB, o que ele quis dizer é que a ANAPLAB tem a sua página própria, e nela a pessoa pode fazer sua reclamação, seu pedido ou acompanhar seu processo judicial.

Na mesma pagina esta os telefones e o e-mail, para falar diretamente com o presidente e o vice presidente.

Tenho o Ari não só como presidente da Anaplab, bem como amigo, e sei dos problemas que ele enfrenta por nos defender, inclusive com processo judicial e gastos que vai ter que arcar do próprio bolso, como viagem e hospedagem e advogado porque simplesmente disse a verdade.

Caro Colega Carlos, vamos ter mais um pouco de paciência, já temos problemas de mais e o Colega Ari é um grande aliado de todos nós, mas infelizmente enquanto tiver com cargos na Previ, ele tem "SIM" suas limitações.

Anônimo disse...

É colega Rosalina, se tem limitações o colega Ari, eu imagino que aconteça isso, mas a vaidade tomou conta do seu blog.

É um excelente Mestre e colega, mas o próprio sabia que como Presidente da Anaplab teria problemas com a Previ e o seu blog.

E acontece, que o mesmo não publica comentários lúcidos, sem ofensas só por ser no anonimato, é lamentável estar ocorrendo isso.

Para o colega que comentou sobre a conta salário, eu também, não pude abrir conta salário, falei com a Previ, a mesma me informou que de fato eu não poderia abrir conta salário, e sim conta corrente normal. Procedi assim, fiz um depósito, a conta foi validada, mas não entrou o salário na conta. Recebi por Orpag-scr.

A própria Previ, dependendo da atendente informa diferente, como a colega escreveu na postagem, não sei onde vamos parar, acho que o próximo ano será de dificuldades para a Previ, e sobrará para nós pensionistas e aposentados.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

Prezada colega Rosalina, uma palavra, para o colega.
Desde setembro, recebo em c/c, após 30 meses de SCR. Infelizmente, a minha situação é irregular, junto do BB, inclusive, com ajuizamento e eu não sofri isso tudo que relatou, após a abertura da conta-salário. Estranho o BB lhe cobrar tarifas acumuladas, porque há tempos, há isenção.
Pelo seu relato, entendo que o erro está no aproveitamento do nº da matrícula, de onde originou a sua situação irregular e a Resolução 3402, do CMN, permite a retenção de obrigações, originadas na conta.
A minha sugestão é abrir uma conta-corrente, na forma da Resolução 3402, do CMN, com outro número. No campo Dados Bancários, do TOB, o atendente cadastrará essa conta, como “conta-corrente” e não “conta-registro”, de modo que faça o depósito simbólico, para movimentar essa conta, porque a conta movimentada é pré-requisito, para a Previ enviar, para o Sisbb, com sucesso, o seu novo cadastro.
Eu fiz esse caminho e recebo, normalmente, o meu Benefício, mesmo com a situação irregular.
Esse caminho é certeiro e rápido. Conte-nos, depois, sobre o seu sucesso que virá.

Grato e PAZ E BEM!

“Em todo lugar estão os olhos de Javé, observando os maus e os bons.”
Provérbios 15,3

Anônimo disse...

colega anônimo das 10:06
Você não recebeu o benefício na conta corrente é porque não deu autorização para a PREVI.Somente em 20.12.2015, é que seu benefício vai entrar na conta corrente.Fiz a mesma coisa que você, mas apareceu um débito de 451,00 reais, relativo a tarifas desde 2012, valor esse que o BB vai debitar em 20.l2, quando entrar o crédito do benefício.Isso é uma sacanagem.Se fosse conta salário não aconteceria isso.Mas fiz denúncia no Bacen, explicando tudo o que aconteceu comigo desde que abri a conta salário e a negativa do BB na validação, sendo obrigado a abrir conta corrente para que o BB morda seus débitos em CDCs.Já começou com as tarifas desde 2012.Assim que o Bacen der a resposta, publico no blog da Rosalina

Anônimo disse...

Ninguém precisa ficar dependente do blog do meu querido Ari para acessar esse. Basta colocar esse blog nos favoritos, aí em cima da sua tela. E não falem mal do meu amigo. Tá legal?

Anônimo disse...

D,Rosalina, como é que a senhora conseguiu a validação da conta salário uma vez que o BB nega isso a todo mundo dizendo que para movimentar a conta não adianta depositar um valor irrisório e que somente a fonte pagadora pode depositar.
A Previ diz que deve-se abrir conta corrente com portabilidade para outro Banco.Neste caso o BB morde seus débitos e transfere a diferença para o outro Banco.
Frederico

Rosalina de Souza disse...

Prezado Colega das 10:46,

Eu era correntista na agência 3486-X - Setor Pedro Ludovico -Goiânia-GO, fui até a agência e pedi o encerramento da minha conta corrente, de posse do protocolo de encerramento, fui até a agência 3421-5 que fica em Aparecida de Goiânia-GO e fiz a abertura de uma nova conta corrente, e fiz um deposito simbólico de 0,01 centavos.

Fiz o cadastro no portal da Previ da nova Conta Salario, mas a Previ voltou a pagar através da ORPAG/SCR, mas deste então a minha conta estava válida na Previ, e continuei a receber por orpag/scr, quanto a Previ novamente voltou com o fim das orpag eu pedi então para voltar a receber na conta cadastrada na Previ e já pelo segundo mês que o Dinheiro cai na Conta Salário, sem transferência para a minha conta corrente, no extrato da conta corrente aparece o valor mas creditado só na Conta Salario.

Hoje fiz uma simulação de transferência para outra conta que não a minha e o sistema não efetiva, pois a conta salário só transfere para a mesma titularidade.

Mas repito primeiro eu fiz o encerramento da minha conta corrente que tinha na agência 3486-X.

Anônimo disse...

Eu tambem comecei a receber neste mes na conta salario. Deu tudo certo, sem tarifas. No mesmo número de conta existe a c/c e conta salario e o crédito entra só na conta salário. Também abri está conta ano passado, mas continuei recebendo por orpag até este mês. Não houve nenhum problema na minha agencia para abrir a conta na época. Agradeço a Rosalina e ao Fernando Lamas pelas orientações qe venho seguindo, sistematicamente. Obrigada por tudo.

Pensionista triste disse...

Rosalina, qual é a vantagem de transferir contas? Só tenho conta corrente e não tenho INSS?

Rosalina de Souza disse...

Cara Pensionista Triste, a transferência de contas e para quem estava recebendo por orpag/Scr e agora se vê obrigado a voltar a receber na conta salário, eu troquei de banco devido aos problemas dos descontos no CDc que aprovisionava tudo meu benefício.

Pensionista triste disse...

Não entendi bem Rosalina, ou não me fiz entender. Desculpe-me.
O que é conta orpag Scr? Eu tmb tenho descontos de CDC, e ES e tudo fica aprovisionado no dia 20. Nada me sobra.

Aproveitando, digo aos colegas que entrei com a ação dos 30% já fazem 2 anos, e nada. Não foi com a ANABLAB. Estou arrependida, pois fiquei sem condições de pegar empréstimos na Cooperforte etc... Tenho ação dos 100% com a Apprevi e essa é que não sai mesmo. Como a gente sofre! Pagamos mensalidades a essas associações para nada.

Obrigada por responder.

Anônimo disse...

Esse inchaço de paraquedistas na Previ é totalmente contraproducente. Se tem autonomia para agir são muito incompetentes. Se autonomia não existe, não há razão que justifique a existência.

Para apresentar o que temos visto existem empresas enxutas e infinitamente menos onerosas.

Cabidão de emprego para dizer amém aos devaneios petistas

Por isso o país está nessa draga toda

Anônimo disse...

Qual a razão de elegermos representantes na PREVI, se depois passam a ter "limitações" ?
Não ouvem, não veem e não falam .
Assim sendo o sistema, o status quo se mantém .
Se a coisa não está "dando lucro" vamos cortar despesas, a começar pelos altos salários de diretores, conselheiros (dos dois conselhos) e seu suplentes, principalmente estes já que suplente "não apita".
Duvido que essa ideia tenha apoio, pois, muitos pensam em estar eleitos amanhã.

Anônimo disse...

SINCERAMENTE NÃO VEJO LUZ NO FIM DO TÚNEL. ESTAMOS NA MAIOR M E ESSE PULHAS DA PREVI NADA FAZEM PARA NOS AJUDAR. COM TANTOS BILHÕES JOGADOS AS MOSCAS TINHAM MAIS EH QUE PERDOAR AS NOSSAS DIVIDAS E PAPO ENCERRADO. AUMENTA LOGO OS NOSSOS SALÁRIOS PARA 200% KCT!!
PARE O AVIÃO QUE EU QUERO DESCER CAMBADA DE BOSTA!!

Rosalina de Souza disse...

Cara Pensionista Triste, orpag/Scr ordem de pagamento na boca do caixa, ou saque contra recibo, a previ até este dia 20/11/2015,fazia o pagamento do benefício na boca do caixa, agora só podemos receber em conta no banco do Brasil validada na previ. ações judiciais são demoradas, nao porque o advogado que o assiste esta com corpo mole, são os trâmites e a morosidade do próprio judiciário, temos que ter uma certeza que dívidas feitas durante 10 anos ou mais nao serão liquidadas da noite para o dia, quem está endividado só tem um caminho a seguir e liquidar o debito para ter melhores condições de vida, se tivesse contratando empréstimo na Cooper forte estava devendo mais e do mesmo modo impossibilitada de resolver seus problemas, pois chega uma hora que a pessoa passa a dever em todos os lugares e ao mesmo tempo nao tem mais margem para nada, o melhor mesmo é sair das dívidas mas isso demora e requer muito sacrifício, mesmo com dificuldades financeiras acho que acertei e quero terminar com as dividas, antes de partir para minha última morada.

Anônimo disse...

Eu também já fiz inúmeros comentários no outro blog e sem fazer nenhuma ofensa ou calúnia não foram publicados.
Concordo também com os colegas que disseram que não se justifica os eleitos se tornarem cegos surdos e mudos porque durante a campanha para serem eleitos diziam que fariam muito só depois é que viram que não tem poderes.
Sobre a ação 30% Anaplab temos muitos motivos de preocupação sobre o andamento.Primeiro pela demora sendo que eles deram uma previsão que estaria resolvida até dezembro/2014.Além disso o próprio Sr.Ari disse no blog que estaria ocorrendo algum entrave no TJRJ e que inclusive a Anaplab não entraria com outras ações naquele Tribunal.Por isso precisamos de um parecer dos advogados mas a Anaplab só informa o nº da ação e orienta consultar no site do TJRJ

joao trindade disse...

Pois é,
Cargos em entidades,onde seus participantes empossados recebem bem,só servem para eles mesmos.Nenhum de nós,aqui na base,espere nada de bom, nem dos que estão empossados, nem dos que lutam para obter uma boquinha.
Está tudo dominado por um sistema podre, cuja origem emana do poder que tomou o Brasil de assalto. Tudo o mais é balela e conversa mole. Esperança só dura até o Natal passar; depois, tudo vira pesadelo. A história se repete, sempre.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega João Trindade,

Esperança até o Natal, ela acaba 25 dias antes, pois a grande maioria já recebeu os caraminguás do 13 salario e já estão sem nem um centavo no bolso, com essa suspensão das parcelas do ES da pro aposentado e pensionista fazer uma compra pro natal, e não pode ser farto não, tudo esta pela hora da morte, mas os SÁBIOS, que estão dentro bem como os que sonha com a vaga, estão longe desse pesadelo, afinal seus benefícios ultrapassa a a média da Previ e muito.

A história se repete e se depender de nós, vai si perpetuar, porque esta provado por todos os índices que nós vamos ter um 2016, muito pior que 2015.

Anônimo disse...

Cara Senhora,

Com as prorrogações, que Natal que nada, vou pagar saldo devedor do cheque especial e olhe lá.
A pindaíba é gigante e dolorosa.
Se tivessem prorrogado para 180 meses aí talvez eu pudesse ter um Natal modesto.
FELIZ NATAL!

joao trindade disse...

Os patetas de plantão vão calcular (fabricar) a inflação de 6,66% para 2015 e nos dar um reajuste pífio em janeiro.A Pátria Corruptora quer que morramos de fome,para engordar os de sempre.

Anônimo disse...

Nóis traveiz como vítimas, na coluna criminal:

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,cpi-ve-elo-entre-lava-jato-e-fundos-de-pensao,10000002610