22 outubro 2015

                                  O QUE ESTA SENDO FEITO

O significado da Qualidade de vida muda conforme as prioridades de cada um, se a parte física do aposentado ou da Pensionista está bem, o resto está certo.
Imaginam muitas destas pessoas com problemas que afeta principalmente sua vida pessoal, mas as coisas não funcionam exatamente dessa forma, generalizações podem ser contra producentes: o que é bom para uns, pode não ser para outros.

Há três diferenças-chaves que distanciam esses colegas da Previ:

Clareza – temos que ter clareza nas decisões tomadas, como por exemplo, porque desde 2008 se arrasta a questão do teto dos estatutários, porque em tempos de crise e baixa nas bolsas de valores, a política de investimento não muda, as questões estratégicas para o futuro e um governo cada vez mais incerto, pois estamos falando de pais e mães de família, que tem mais de 60 anos de idade e cumpriu uma vida laboral, pensando dar tranquilidade a sua família na terceira idade, onde se é mais acometido com as doenças e tratamentos de saúde e muitos só tem esse rendimento mensal.

Comprometimento- dos nossos eleitos em executar políticas voltadas a dar melhores rendimentos, em enxugar a máquina administrativa, pois se sabe que a Previ é feita de gerências subordinadas a gerências, são tantos técnicos que  uma simples carta remetida é encaminhada com no mínimo duas assinaturas, descobrimos recentemente que nosso parque tecnológico é defasado, que a Diretoria de Seguridade, para um simples ajuste no ES, tinha grandes dificuldades operacionais para a sua implantação, vimos no anuncio das boas novas do ES, que o ES-13 salario vai ser feito a partir de Março/2016, vista que nosso primeiro recebimento do adiantamento do décimo terceiro é feito em Abril/2016 e Novembro/2016.

Transparência- quando aconteceu a eleição da chapa 3 ficamos eufóricos, todos que fomos apoiadores, então vimos a certeza de mudanças profundas, pensei com meu botões, agora vamos melhorar nossa situação com medidas que traga certo alívio, era junho de 2014, e veio a posse e a decepção, descobri que para o cidadão entrar no gabinete, tinha que assinar um amontoado de documentos de confidencialidade.

Escritos de um Conselheiro eleito:

Assinei documentos e compromissos de sigilos e responsabilidades, próprios de quem assume um Conselho do porte da PREVI. Recebi mais de 5 quilos de papel, com normas, leis, regulamentos, regimentos, etc.

Decorridos 16 meses da posse, o que mudou para nós os aposentados e pensionistas da Previ, desde o dia 02/06/2014?

Sinto em dizer, mas nada mudou, infelizmente, continuamos sofrendo o mesmo mau trato de antes, promessas que não sai do papel, votações que são enganações, com estilo de quem gosta de embromar, enrolar, achar que somos bobos, que depois dos 69 anos viramos meninos e meninas, tolos atrás de um docinho para melhorar a vida ou adoçar a boca faminta de quem espera REAIS MELHORIAS e assim os estudos são feitos, com os melhores técnicos do Banco do Brasil,  cedidos, a serviço da Previ, para mudar um Simples Nome.

ES-SIMPLES para ES-RENEGOCIAÇÃO

Perdemos o BET,  12 meses antes,

Pensionista recebe 60%,

Voltaram as contribuições,

ES 145.000,00 em 120 Meses, repaginado agora é ES-RENEGOCIAÇÃO.

Perdemos a DIGNIDADE e agora estamos perdendo o respeito de quem acha que somos bobos, que nos tira de simples endividados, mas esquece da nossa força, que juntos podemos mudar esta triste realidade e fazer valer nossos direitos.
Uma das primeiras definições que as pessoas dão ao trabalho, é meio de sobrevivência.

Esse sentido do trabalho foi por muito tempo encarado de forma negativa, e para muitos o é até os dias de hoje, o trabalho também  é considerado um vinculo social, assim, nos sentimos mais ou menos aceitos socialmente de acordo com o cargo que ocupamos, mas depois de aposentados queremos ter mais tranquilidade e respeito por tudo que fomos um dia, nossa jornada foi gratificante, ainda lembro do Paulo me dizer que a Previ era um porto seguro, que eu podia perder tudo, mas que a Previ seria para mim a sobrevivência até meu último dia de vida.

Presidente da Previ:

O presidente deve tomar para si o objetivo de transformar a Previ num ambiente clareza, comprometimento e transparência, o presidente é o maior exemplo.

O que mais desejamos na vida é felicidade, busca antiga do homem ou da mulher. 

Porém, para ser feliz, é necessário Ter saúde, satisfação consigo próprio e com seu trabalho, e tudo isso compreende qualidade de vida e para quem já aposentou é ser lembrado por tudo que fez e por amor a empresa que lutou e deu seu sangue, muitas vezes em situações extremamente adversas, e para os colegas ainda na ativa fica a certeza dos problemas que virão na aposentadoria.

Qualidade de vida é trabalhar onde se quer, onde se sente bem com transparência nas relações internas, equilíbrio econômico e criatividade, mas principalmente o respeito que por nós anda muito a desejar, as criticas são para mostrar que algo esta errado e que ainda existe tempo para corrigir estes desmandos que estão sendo praticados contra todos nós, mas principalmente para mostrar ao nosso fundo de pensão que esses mais de 7.000 mutuários do ES sem margem, nada mais quer que prazos mais longos, não é novos recursos, mas sim melhores condições de continuar sendo homens e mulheres honrados e que sempre serviram de inspiração para seus familiares.

ES 180 X 180 A PREVI PODE E DEVE ESSE LIMITE A TODOS NÓS.


27 comentários:

Anônimo disse...

Bravos Dona Rosalina, parabéns, o japonês vai engolir grosso se essa mensagem chegar aos seus ouvidos. como diz o Marcelo Resende esse japonês esta brincando de presidente.

Anônimo disse...

Rosalina, água mole em pedra dura tanto bate até que fura, se os eleitos estiver monitorando seu blog, vai virar uma guerra esses blog, eles mostrado seus atos e normas e você mostrando a realidade nua e crua. pode sobrar até seu pescoço na guilhotina pois essa gente poderosa que ganha mais de 50 mil pode nao gostar do tom do seu blog, nao e da cor chocolate, mas é das verdades nele dita. parabéns uma coisa nao podemos negar existe sim muita verdade em suas palavras.

Anônimo disse...

O presidente da PREVI foi indicado pelo Banco do Brasil,que se acha dono da PREVI e reza cartilha do Ministério da Fazenda,que recebe ordens do Lula,via Dilma.O que podemos esperar desse pessoal,além de enrolação,mentiras,meias verdades e coisas que ferem os ouvidos deles e nossa alma.Vivemos uma república de hipocrisia e,quem quer se dar bem e ganhar fortunas,tem que aderir à turma do não sei,não vi,não fiz,vou estudar,vou analisar,vou...

Anônimo disse...

Sra. Pensionista,

Minha mulher em algum tempo estará na sua condição de recebedora do meu espólio junto ao fundo Previ.
Tenho avisado a ela para que tenha precauções quando lidar com aqueles que assinam cartas compromisso, iguais àquela da distribuição do BET e sobre tantos outros assuntos emanados de dirigentes governamentais e afins.
Talvez alguém pense diferente, mas eu já com mais de setenta anos, penso que fomos iludidos, logrados, vilipendiados, humilhados e continuamos de certa forma acreditando em FADAS, ou quem mais ousado diria BRUXAS.
Há tempos, desde o início dos blogs, venho lendo e lendo mirabolantes colocações a respeito de nosso fundo de aposentadoria.
É conversa e mais conversa, desta forma também vejo a multiplicação das possibilidades de manifestações com a abertura de mais um blog, o seu.
O seu me parece livre de amarras, respeitados os códigos do bom senso e postura ética que todos devemos ter com honradez.
Felicito-a por abrir mais um espaço, mesmo que seja para um desabafo elegante e sem atingir a honra de outrem.
Talvez um dia este velho, segundo um diretor manifestou alcunhando-o de TRAMBIQUEIRO,
VENHA TER A SATISFAÇÃO DE VER AS POSTULAÇÕES DOS IDOSOS ATENDIDAS EM SUA FASE MAIS DURA DA IDADE.
cordiais SAUDAÇÕES DE UM AVÔ DEVERAS PREOCUPADO COM A SITUAÇÃO VINDOURA PARA A VOVÓ.

Anônimo disse...

Boa noite Rosalina!

Estou orgulhoso de você. És uma mulher guerreira e de muita fibra. Podes ter certeza que seu blog vai pipocar cada dia mais.

Outros blogs agora tendem a abordar somente assuntos políticos e outros que nada contribuem com a luta por melhorias aos aposentados e pensionistas do Plano 1. Parece que atingiram suas metas.

Vamos lutar por melhorias, sem extrapolar e nem ofender.

Vá forte e firme! Que Deus te abençoe e fortaleça sempre!

Pedro/.

Anônimo disse...

Caso amigo anônimo das 17:11 de 22/10

Aproveita diz para sua mulher que quando você partir dessa, o INSS é 100% e PREVI 60%. O ES e FI será liquidado. Mas a pensionista não deve fazer adesão ao ES, para custear a faculdade dos netos, comprar carros para os filhos, ou até mesmo pagar dívidas que não contraíram.

O problema dos aposentados e pensionistas do plano 1 é não conseguir cortar o cordão umbilical, afinal o que fizemos dos 145.000,00 do ES?

Anônimo disse...

E o bandido ex-foragido companheiro Pizzô? Será que a companheirada levará cigarros para ele na divisão do Guloso chamada Papud? E seus companheiros dos fundos de pensão? Devem estar cortando um prego danado... E se a cotovia cantar?

Outra coisa: ele gostava de usar gravatinha borboleta. Será que o TIÃO, companheiro de cela vai aprovar?

Cláudia Márcia Santana disse...

Querida Rosalina,
Como é bom ler seu blog
Apesar de morar em outro estado(MG), sua luta e grandeza, despertaram em mim a andorinha solitária que não faz verão, em uma andorinha que passou a acreditar que podemos reunir várias andorinhas e juntas, lutarmos, até conseguirmos nosso objetivo. Ou no pior das hipóteses, incomodar bastante esse pessoal! (desculpa, mas não encontro palavras para definir esse tipo de gente, se é gente).
Você é uma líder nata, vou te apoiar em tudo. Se preciso for,faça uma campanha de adesão dos descontentes com a situação,eu me proponho deste já se for possível e viável, andar pelo país, tentando conscientizar as pessoas, independentemente de pertencerem a PREVI ou qualquer entidade, a participar por um país melhor e justo!
Obrigada por existir
Grande beijo
Cláudia

Rosalina de Souza disse...

Ao anónimo das 06:40, nao posso responder pelos colegas, mas minha dívida com ES e outros bancos e cooperativa foi feita ao longo dos anos de 2003 até 2015,foi gradual pois em 2003 o ES era de 15.000,00,fiz ele na época para implantar meus dentes que até hoje estão na minha boca, meus filhos e netos nao usufrui do meu dinheiro pelo contrário a maioria das despesas são eles quem me ajudam, mesmo do pouco que possui, e mesmo que tivesse gasto com eles faria nao uma, mas quantas fosse necessário, afinal são meu maior bem, meu marido deixou uma montanha de problemas fiscais, dívidas que ou você paga ou paga, até imposto de carro velho que ele vendeu e nao transferiu tive que pagar, afinal o que recebi foi fruto do seu trabalho, e dívida só cresce, mas cada caso é um caso, nem todos devem 145.000,00,pois a margem nao permite dever o teto, devo hoje 84.000,00 e paguei 14 de 108 parcelas, então parte de falar sobre o que nao sabe, pois como disse cada um sabe da sua vida e das suas dividas

Rosalina de Souza disse...

Cara Cláudia, esta correta sua afirmação, uma andorinha nao faz verão, já um bando delas pode mudar muita coisa, vamos a luta pessoal podia tá tranquila em casa curtindo o anos que me restam, meu problema de certa forma melhorou mas ainda nao e o ideal, nem vou fazer uso do blog em proveito próprio, mas podemos ajudar a eleger alguém comprometido com nossa causa, afinal somos 7 mil colegas na miséria e com contra cheque, nao somos solidários no plano 1,quando a diretoria arrisca 50 biliões em percas na bolsa só de 2008 para cá o ES deu prejuízo para quem até hoje? só lucro e dos bons tá na hora da união e aquele que nao precisa hoje pode se arruinar amanhã, pense nisso..

Anônimo disse...

Cara Rosalina: não deveria nem ter respondido ao 6.40 de 23/10.
Ninguem tem que julgar ninguém. Cada um luta pelo que acha direito.
Se tiver que acolher filho ou neto, acolhamos.
Fazer um comentário com essa crítica ácida às 06:40 há da manhã, ou não dormiu direito ou é amargo por natureza.

Anônimo disse...

Na crise de 2008,foi perdido 4 vezes a somo do ES e carim juntos, agora a reserva se foi, doamos em 2010,7.5 bilhoes acordo que o bet foi suspenso um ano antes, isso ninguém cobra acha que nossa desgraça foi a família que fez, nao tamos nessa porque nossos direitos foram surrupiados, quem se lembra do IGPDI queria paga só 18% ai com briga pago 30% que era o nosso direito. a previ quer jogar uns contra os outros se usamos o ES e pagamos Fqm até na B.... podemos enfiar o dinheiro. e nosso e pagando juro do meu e do seu dinheiro.

Anônimo disse...

Caro anônimo 23 de outubro de 2015 06:40

Parece que seu comentário não teria sido bem compreendido.

Ele, a meu ver, tem que ser entendido como um conselho e não como um julgamento.

Eu, por exemplo, apliquei os 145 mil para suprir as necessidades de meus quatro filhos e não me arrependo de tê-lo feito.

Hoje eles estão em melhor situação econômico-financeira, vivendo com maior tranquilidade em suas casas, em paz com suas esposas/maridos e filhos/filhas.

É tudo o que eu desejo.

Quanto à dívida do ES, sigo o conselho do economista Dr. Delfim Neto: dívida não se paga, se administra...

E minha esposa já foi devidamente esclarecida para não cair no canto da sereia do ES, depois que a página for virada e eu voltar ao pó.

Anônimo disse...

Infelismente dia 20 chegou e não consegui sacar o meu benefício através de ORPAG.Reclamei com o gerente que consultou o PAG nas opções próprias e nada.Interpelei a PREVI e ela alega que o pagamento está no BB e não foi devolvido à PREVI. O fundo ficou de me dar resposta ontem e nada de telefonema.Não tenho dinheiro nem para comprar comida.O negócio está ficando feio. Maldita seja essa greve.
Carlos

Anônimo disse...

caros colegas, como vamos administrar nossas dívidas como diz Delfim, se estamos vendo os credores fechar as portas para todos nós, a Cooper forte e um exemplo de que nao fazem mais nada pelos aposentados esse pessoal gosta de comodidade e risco para eles e emprestar ou alongar prazos esta difícil porque o benefício acaba dia 20 mesmo.

Fernando Lamas disse...

Saudações cordiais a todos.

MAIS LUZ!
Prezada Rosalina, primeiramente, também, lhe cumprimento pelo seu blog que já nasceu como uma lâmpada, brilhante e oportuno, fruto da sua trajetória que busca a justiça que significa respeito e equilíbrio no trato, entre Previ, Cassi e BB e a nossa comunidade toda.
É dramática essa questão do atraso dos que, ainda, recebem, por SCR(Orpag), por conta da greve. Penso que os Gerentes do BB devem ser compreensivos com esse pequeno seguimento e apelo que atendam a ele.
As ordens de pagamento todas ficam à disposição dos favorecidos, por 30 dias, no BB.

Grato e PAZ E BEM!

"Disse Jesus: 'A lâmpada é posta no candeeiro, para verem a luz todos os que entram."
Lucas 11,33-36

Rosalina de Souza disse...

Grande amigo de todos nós, irmão na fé em Cristo Jesus, colega Fernando Lamas, creio que a greve deve acabar na próxima semana, mas tardar quarta feira, mas sem sombra de dúvidas e maldade, e fere a dignidade humana já que muitos só tem o benefício como fonte de renda ee os que recebe por orpag/scr só resta a boca do caixa para efectivar a transação, os demais canais de atendimento nao serve de alívio aos nossos colegas que estão sobre forte emoção e aflição, pois há relatos do fim da alimentação, por favor colegas creia em Deus e acredite que está próximo o fim desta greve, que se repete todos os anos, direito legítimo dos colegas da ativa mas que Poderia ter um bom senso ao atendimento dos nossos aposentados e pensionistas da Previ. afinal foi um direito nosso e está vigorando até dezembro/2015.

Anônimo disse...

Um SALVE ao dia 04.novembro.2015.
- VIVA ! VIVA !

Anônimo disse...

Via decreto,a receita federal (tudo minúsculo,de propósito)vai controlar toda a movimentação bancária de todos os brasileiros a partir de 1º de janeiro de 2016.Quem tinha dúvida de que o Brasil já é uma colônia comunista,aguarde a implantação da CPMF,sequestro da poupança e de saldos bancários,legalização dos atos do MST e outros atos advindos do Foro de São Paulo,nova capital do Brasil (já faz tempo).O que esperar do Banco e da Previ/Cassi?

Anônimo disse...

Caro colega da Orpag, eu tambem nao consegui receber minha orpag mas acho que ate terça, no maximo, ja acabara a greve. Os banqueiros ja ofereceram 10% nos salarios e 14% nos vales. A unica coisa que esta pegando sao os dias parados, pois os bancos querem que sejam ou compensados ou descontados e o sindicato não aceitou. proposta melhor que esta nõ acharão, na minha opinião.

Anônimo disse...

Aqui na minha cidade, todos os bancos particulares estao atendendo se precisar e com caixas abertos, aceitando depositos e os funcionarios todos la dentro da agencia e ajudando no auto atendimento. A Caixa aceita depositos mas não atende ninguem la dentro, so no autoatendimento. Ja o BB nao aceita depositos nas maquinas, nao atende ninguem em lugar nenhum e ta todo mundo passeando pras ruas. Essa e a greve do BB. e quem recebe por orpag, ta lascado.

Anônimo disse...

Vamos acreditar colegas nesta semana acaba a greve e tudo volta a normalidade, ter o restante da minha aposentadoria e nao pode sacar é muito duro, mas como diz o Medeiros vamos que vamos já já vem o ES novo e folga por 3 meses aí nesse tempo o diretor zeloso nos dilata um refresquinho a mais, pra eu leva a patroa num churrasquinho, pega uma folia no carnaval e um ovinho de Páscoa. presente. pra mamãe ela já foi pro céu.

Anônimo disse...

Sugestão para a PREVI/SEGURA a IDADE.
Depois dos conselhos (via site) para aposentadoria tranquila
cheia de lazer e viagens, só fica faltando o ES TOUR para que todos visitem a Escócia e a Europa.
Os especialistas nos ensinavam a controlar despesas e agora nos ensinam a gastar.

Anônimo disse...

Tamos que mudar,usar nossa força para achar uma brecha, os diretores pode fazer mais, tá tudo dominado, agora a receita que ranca até os últimos dos últimos centavos do contribuinte e tá chegando o natal ano novo e com ele o balanço da previ, será que vão usar o prazo regulamentar que agora é Junho de 2016,para informar o tamanho do défict

Anônimo disse...

tem como pedir para canonizar a diretora?

Anônimo disse...

Colega das 11:24,

Se liberar o ES-TOUR, seria exclusivamente para o Costa do Sauípe,para que os Donos da Previ então salvasse o complexo hoteleiro.

Alguém saberia informar quanto foi gasto nas reformas para copa do mundo de 2014, e nossa Diretora ainda é conselheira naquele elefante branco, que ainda nos custa muito caro sua manutenção.

Anônimo disse...

Quando se adquiriu o monumental e internacional empreendimento turístico que
se chama COSTA DO SAUIPE, alguém saberia informar a composição da diretoria
da Previ à época ? Foram eles que decidiram ? Foi unânime a decisão ?