18 outubro 2015

                                     Mas é muita coisa boa, heim!


Caros colegas, aposentados e pensionistas do PB-1 da Previ, como desde as eleições, nós vimos os 04 blogueiros concorrentes pela chapa 3- Previ Livre, Forte e de Todos, se calar, diante do monumental código de ética que a previ desde a posse os obriga a assinar, e diante da pressão dos participantes ou meros assistidos, por melhorias nos produtos oferecidos a nós, como o Empréstimo Simples, as criticas foram criando embaraços para que os mesmos 04 blogueiros continuasse a postar nossos comentários mais carregados de emoção e de descontentamento por parte das decisões tomadas e imposta ao corpo social.

Vimos a garantia dos eleitos, que a Previ esta mantendo vários estudos no sentido de melhorias reais aos mais de 7 mil colegas, sem margem consignável e que após a última mudança impossibilitou qualquer tipo de melhoria, pois com a soma dos demais empréstimos contratados em cooperativas e na FHE poupex fizeram a soma da margem ficar negativa por elevado número de anos, somado ao fator da idade do tomador e as alíquotas impostas na idade tomador, os mais velhos foram ficando marginalizados.

Diretoria Executiva aprova novidades que beneficiam o participante: Renegociação, ES-13º Salário e possibilidade de suspensão das prestações. 

Em 14/10/2015, a diretoria executiva tornou a notícia que todos aguardava no seu recinto oficial "site", na primeira página estava estampado a maldade aprovada por unanimidade entre os eleitos, não houve contestação, as propostas apresentadas, e eles garante ser um avanço, um marco nas pretensões dos assistidos.

Renegociação do ES: Quando a gente fala em renegociação, lembra alguma coisa que pode ter possibilidades, uma delas é o alongamento do prazo, troca de garantia e melhores condições para o mutuário, o que se viu foi a apresentação de um mesmo produto, com prazo sem dilatação ou seja 10 anos, ou 120 prestações, e o que antes se podia fazer a cada 06 prestações, que tinha o nome de renovação automática com algum troco para o mutuário, agora é renegociação sem nenhuma contra partida para o tomador (dinheiro novo), com o modelo de amortização, nos pagamos x números de parcelas e até o presente os contratos não tem saldo a liberar pelo limite atual, que é de 145.000,00 Cento e Quarenta e Cinco Mil Reais, ( teto).

Resultado prático, nenhum! quem estava com a corda no pescoço vai continuar, mesmo que o mutuário faça a RENEGOCIAÇÃO sua prestação inicial cai muito pouco, e assim em nada ou quase nada aumenta seu liquido no dia 20 de cada mês.

O que houve na Prática foi a exclusão da margem NEGATIVA para quem optar por renegociar pelo mesmo prazo de 120 meses para quem tem até 77 anos.

ES-13º salario:

Já existia esta modalidade na Cooperforte e também no Banco do Brasil para quem ainda esta com as linhas de credito e sem restrições no spc/serasa, e que mesmo com as dificuldades mantem seu nome limpo, o que ocorreu foi o ingresso da previ em retirar mais uma grana dos participantes, que como estão vivendo com a corda no pescoço, vão antecipar mais esta linha de credito, repare que ao invés de ajudar a todos agora no final do ano, jogaram a culpa nas mudanças do TI e jogaram para liberação em março de 2016, próximo das eleições para a diretoria mais importante para os assistidos, a Diretoria de Seguridade, nada casual, mas bem pensado para aliviar a pressão até as junções para a disputa eleitoral que se avizinha.

Suspensão das Prestações do ES- Dezembro 2015, Janeiro 2016, e Fevereiro 2016.

Entre os dias 30 de novembro até  o dia 04 dezembro 2015, os mutuários do ES poderão optar pela suspensão das prestações, creio que será a mais solicitada pois é o que efetivamente eleva o valor do liquido mensal do benefício, e com a garantia de que esse benefício, vai ser renovado pela atual diretoria nos meses de Março/2016, Abril/2016 e Maio/2016, por conta da eleições e disputa do cargo de diretor de seguridade, que vai ser um divisor de águas para saber quem sai vitorioso nesta queda de braço entre as associações e os sindicatos, entre os aposentados  e pensionistas endividados e os grandes benefícios que não gosta de cobranças, nem gosta que o nome da previ seja noticiado pelas suas mazelas praticadas dentro de casa, e sim somente os prêmios ganhos, quando alguém ousa por o dedo na ferida é logo censurado, ou recebe uma notificação para alertar que pode ser alvo de um processo judicial por calúnia e difamação. Nossas associações, continuam caladas, continuam a arrecadação, as ações judicias que demanda tempo e que nunca se sabe o final pretendido vai ser mesmo efetivado e as bancas de advogados estão a nos sugar de um lado e do outro, uns nos defendendo e outros nos defendendo de nos mesmos, com o nosso próprio dinheiro, assim é a disputa eleitoral para a maior delas a ANABB que esta sempre a arrecadar mas nunca em beneficio dos seus associados, e com uma mensalidade de encher os olhos, e assim caminhamos para o final de vida, calados, sem poder expressar nosso descontentamento, vista a levar um processo judicial de presente nas combalidas finanças.

Não sou candidata a nada, afinal Pensionista não ameaça ninguém, pois não podemos votar nas eleições da Cassi, e na Previ a grande maioria não tem as condições necessárias para qualquer cargo, portanto a intenção do Blog é poder trazer informações, partilhar conhecimentos, e buscar melhorias, cobrar ações aprovadas e que ainda não saiu do papel, como a Ouvidoria, que até agora foi nomeado para o cargo mas efetivamente as ferramentas não foram posta a mão para trabalhar.

Não sou melhor que ninguém, e meus estudos são pequenos, assim como o conhecimento, mas o colegas podem postar, seus comentários e também ajudar na elaboração de matérias e cobranças que melhore nosso relacionamento e quero aqui agradecer meu neto Kelvin Spassini, que vai ser meu ajudante e meu professor nas dificuldades de trabalhar com o Blog, tudo é muito novo para mim, mas acho que neste canal quero aglutinar um grande número colegas pensionistas, pois somos hoje mais de 20 mil colegas e poucas são os que manifesta seus direitos.

Conto com a ajuda de vocês, e perdão por qualquer falha cometida, principalmente na escrita.

Saudações Cordiais a todos os Colegas Aposentados e as minhas Guerreiras Pensionistas, que dão o duro para pagar as contas e manter o equilíbrio mental.

Bem vindos

Rosalina de Souza

71 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, Rosalina. Espero que seja um excelente espaço de convivência para as pensionistas do BB. Boa sorte.
Silvana Costa

torbes gambarra disse...

Muito oportuno a criação do seu blog. Vou divulgar no face para os colegas.

Rosalina de Souza disse...

Cara Rosalina,

Não faltou um "s" no blog?
Não posso afirmar se havia um código de ética ou não nos 4 blogs.
Mas acho que houve. Afinal de contas os titulares pertencem, de uma forma ou outra à PREVI.
Eu mesmo cheguei a ter um pequeno desagravo com o Carvalho.
Mas considero isso coisa do passado.
Guardar mágoas traz doenças.
Quanto a você espero que tenha sucesso em seu blog.
No início recebi apoios que foram muito importantes.
A Cecília Garcez me deu muita força em uma mensagem.
Vá em frente. Vocë é uma pessoa muito participativa.
Coloque este comentário no blog.

Um abração

Adaí Rosembak

Anônimo disse...

Cara amiga/irmã Rosalina: Muita Paz. Li a mensagem por você postada em seu blog. Qo final, você se desculpa em relação ao seu conteúdo. Mas o pedido é indvido, porque você escreve com muita segurança, defendendo com consistência seus pontos de vista e colocando questões que merecem nossa refoexão. Num mundo em que os seres são individualistas, alguns até egoístas, você mostra espírito voltado para o interesse coletivo. Parabéns. Sobre o empréstimo simples da PREVI, confesso que, próximo das oito décadas, preocupa-me sobremodo o entendimento de muitos, segundo o qual deve-se dever ao máximo. Renovações, gerando novos endividamentos, dão sempre a falsa impressão de algum ajuste nas finanças, mas, a médio prazo, acabam trazendo maiores dificuldades. É o que deverá ocorrer agora, pois o que resolveria a situação de muitos seria ou ganho real ou aperto do cinto...
É opinião pessoal, bem sei. Mas foi cristalizada após vida de sacrifícios, renúncias. E com a indispensável ajuda do Altíssimo.
Desejo-lhe sucesso, cara Rosalina. E que a crença em dias melhores seja permanente em você. Com meu fraterno abraço, meus votos para que sua jornada terrena tenha sempre como companheira a Luz do Pai Celestial.

Adolpho Nogueira

Anônimo disse...

Parabéns Dona Rosalina, ficou muito bom seu blog.

Anônimo disse...

Talvez ainda haja hoje ainda àqueles que acreditem que negociar é ganhar e obter vantagem sobre o seu interlocutor.

Não. Assim o resultado só funciona temporariamente, pois quando o mundo der mais uma volta a situação pode se inverter e como dizem por aí “você é eternamente responsável pelo que cativa”, logo o seu retorno será no mínimo o que ofereceu...

Em uma negociação se estabelecem objetivos, patamares e alinhamentos para chegar o mais próximo possível do que se deseja, mas a reciprocidade é importante, que significa o que você e o seu interlocutor desejam estar considerado no resultado da negociação.

O mais importante em um processo de negociação é que todos obtenham resultado, pois a balança da percepção de bom negócio não pode pender mais para um lado e menos para outro. O melhor é sempre o equilíbrio.

Unknown disse...

Cara colega Rosalina,
Parabéns pela iniciativa! Bem-vinda ao mundo dos blogueiros.
Apesar de levar muitos "pitos" seus, pode acreditar que eu tenho um imenso respeito por você. Compreendo perfeitamente as angústias de quem está distante e que tem expectativas que, muitas vezes, não são contempladas.
Você é uma mulher lutadora é que cobra mesmo e precisamos de pessoas como você. Fomos eleitos e temos o dever de prestar contas e você cobra mesmo e está certa em fazê-lo, pois estamos falando dos donos e donas da Previ.
Independente de qualquer coisa, de posições nem sempre compartilhadas, conte comigo na divulgação e se precisar de qualquer explicação sobre a Previ.
Um grande abraço,
Cecilia Garcez

jeanne disse...

Parabens Rosalina pela iniciativa! Boa sorte em seu empreendimento.Jeanne.

Titi Maravilha disse...

Parabéns Rosalina, mulher forte e destemida, os assistidos precisam de pessoas como você, jogue duro, estamos contigo.

joao trindade disse...

Parabéns,senhora Rosalina,pelo blog,onde não há hipocrisia,mas transparência.
Falar o que os outros querem ouvir,qualquer imbecil faz e é chinelo dos falsos.
Não poder expressar o que se sente é inflar o orgulho de quem faz dos cargos profissão.A senhora é corajosa e autêntica,mesmo diante de tanta falsidade emanada de um órgão que deveria ser nosso (Previ)e foi surrupiado por gente que legalizou a ilegaliade (tomando o comando do que é nosso,ou era).Saúde e paz.

João Trindade

Anônimo disse...

Que bom que a senhora pode ser ouvida e ouvir o que pensamos dos eleitos e que pretendem se perpetuar nos cargos,com pouquíssimo resultado para nós.Os blogs desses eleitos e que pretendem se perpetuar só publicam o que interessa a eles e não acrescentam nada de prático e objetivo.

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas, que postaram comentários, o objetivo maior do blog e contra balancear as informações dos eleitos e principalmente cobrar resultados práticos, mas vamos atuar em conjunto quero mais ouvir do que falar, obrigada a todos pelo apoio e sei que é sincero da parte de vocês, quero aplaudir sim os eleitos quando fizer algo de concreto por nos, quanto a previ perdeu desde a crise de 2008,para cá, em superavit, mais de 50 bilhoes, e agora quanto estamos a tratar de 6 bilhoes que todos pagamos satisfeitos pois faz 13 anos que sou mutuária do ES sem nunca por um dia ser inadimplente, sem dar dor de cabeça a previ por conta dos recebimentos queremos apenas ser ouvidos em nossas reivindicações justas e sinceras, somos país e mães de família a ter a coragem de pedir, implorar por melhorias, nao queremos dinheiro novo nao, mas melhores condições de pagar, para que possa sobrar, líquido no contra cheque para as demais necessidades. ainda esta em fase de correção o blog, alguns ajustes Vão ser feito para melhorar a comunicação, mas tudo com calma, mas esta aberta a vocês e são vocês que vão alinhar os rumos que queremos seguir, sem censurar, e sem moderar comentário de ninguém, cada um tem a liberdade de fazer seu comentário livre das amarras da previ, e sem os códigos e normas que os eleitos tem que seguir. abraço a todos, foi criado em o S o blog porque já existia um com o S aí optei por retirar mas o endereço esta correto e sem o S.

Tadeu Valentim disse...

Parabéns pelo blog, Dª. Rosalina. Não se considere de poucos estudos, pois os que se dizem eruditos não conseguem traduzir nossas expectativas. A senhora, pelo menos, fala nossa língua com objetividade, sinceridade e transparência.Serei, com certeza, um assíduo seguidor.

diógenes câmara disse...

parabens pelo blog vai nos ajudar muito sobre o acontece na previ.gostaria de entender quando disse que o ES mudou apenas com a renegociação sem marge negativa poderá ser realizada em até 120 parcelas quem tem até 77 anos.Quer dizer que o meu caso que tenho margem negativa posso renovar em 120 meses?

Anônimo disse...

Joao Trindade, no blog de nossa querida Rosalina nao haverá hipocrisia por parte dela mas cuidado com os hipócritas que frequentarao conforme o comentário de 15:57.

Anônimo disse...

Infelizmente o reflexo do desgoverno central,faz-se refletir na Previ,que é manipulada pelo patrocinador,fazendo o que querem conosco que,por direito,somos os donos do Plano.Votei na chapa 3 e esperava uma atuação melhor do que,simplesmente pouco ou nada de prático.Não podemos esperar grande coisa.A maior parte das pessoas só está preocupada na manutenção do cargo e querem continuar lá,tal qual ocorre nos cargos políticos,onde há muita conversa e resultado pífio.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Diogenes Câmara. no blog do Marcel Barros ele diz que: todos que tem até 77 anos de idade contratando pelo prazo máximo de 120 parcelas e o valor da parcela for menor que a atual a previ vai liberar, significa dizer que a margem negativa nao vai ser observada no negociação do ES renegociação. mas o desconto a menor e tão pequeno que nao vai compensar, para mim a melhor forma e a suspensão mesmo esta pode Acreditar vai valer até Maio 2016 por conta das eleições, aí depois dependendo de nos com a vitória de um candidato decente tudo pode mudar para nos.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Diógenes Câmara,

Eis a resposta do Marcel em seu blo ao nosso colega José Carlos Ramos:

Pergunta:

Jose Carlos Ramos disse:
16 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 09:46
Sr Diretor. Considerando-se dúvidas que surgiram, pergunto: Confirme p.favor, se será mantido o prazo MÁXIMO do ES hoje em 120 meses;
Confirme p. favor, se NÃO haverá aumento no limite de contratação hoje em 145 mil;
Confirme p. favor até que data poderá ser contratado ES dentro das condições atuais, isto é , o sistema ficará disponível até quando ? Haverá interrupção próximo a 30/11/15 ?
Quem contratar/RENEGOCIAR o ES em 30/11/2015 poderá optar pela SUSPENSÃO das parcelas
em 04/12/2015 ? O comunicado da Previ prevê que optando pela suspensão , não se pode renegociar
até o final dessa suspensão.


Resposta do Marcel J.Barros, Diretor de Seguridade da Previ:

RESPOSTA
Marcel Barros disse:
16 DE OUTUBRO DE 2015 ÀS 17:22
Caro Colega,
O prazo máximo do empréstimo simples continua sendo de 120 meses para os associados com até 77 anos de idade.
Não haverá aumento do limite para contratação.
O sistema continuará em vigor, a qualquer tempo o associado poderá contratar um empréstimo se atender aos requisitos.
Se renegociar não poderá haver suspensão das parcelas e vice e versa.
Até breve.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Diógenes Câmara,

Como cheguei a conclusão que a Margem não sera usada como parâmetro.no ES RENEGOCIAÇÃO.

Tomando como base meu contra cheque que esta com margem negativa de 2.036,00, na ultima revisão só pude fazer em 108 meses, poque mesmo tendo menos que 77 anos, hoje com 69 anos, o sistema não acatava mesmo que fosse para diminuir o valor da parcela.

Hoje já quitei 13 prestações do ES 12 com valor de 1.307,00 e uma no valor de 1,429,00, foi já fez aniversario o contrato e houve a correção, contratei 88.000,00 e hoje devo 84.000,00 mesmo apos ter amortizado 13 parcelas. fiz a simulação e mesmo que contrata-se esse novo com adicional de 25 parcelas, meu liquido subiria 200 reais, prova que este ES RENEGOCIAÇÃO não ajuda e sim faz com que a Previ arrecade ainda mais em nossas costas.

Melhor opção é a suspensão, essa coloca dinheiro novo no bolso, mesmo que paliativo e mesmo que o saldo devedor suba, pois mesmo apos quitar 13 parcelas deve quase a mesma coisa, que diferença vai fazer um saldo devedor maior.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
Parabéns pelo blog.Você precisava de um canal próprio pois os já existentes não lhe dão suporte.Fiquei muito feliz!

Anônimo disse...

Parabéns Rosalina. Desejo sucesso no blog. Precisávamos de "autenticidade". O que existia eram auto elogios e busca por notoriedade. Sua decepção com a chapa eleita , pela qual trabalhou, deveria servir de exemplo aos colegas eleitores.
Vem aí as eleições Previ e Cassi. Cuidado com as alianças. Pesquisem e analisem bem os currículos ou a fé-de-oficio dos candidatos. Renovação. Até agora só tem havido rodízio dos mesmos e os "novos eleitos" se acomodam, apesar das propagandas.

Anônimo disse...

Cara Senhora ,

A Senhora tem que respeitar o código de ética do cidadão, só isto.
Quanto à submissão dos diretores da Previ àquele código sem transparência, claro a Senhora pode publicar o que lhe aprouver.

PARAVENIZO A CARA SENHORA PELA CRIAÇÃO DE MAIS UMA OPORTUNIDADE, AOS COLEGAS QUE QUEREM SE MANIFESTAR SOBRE TEMAS DA PREVI CASSI E OUTROS AFINS.

diogenes Câmara disse...

amiga rosalina agradeço sua resposta.No meu caso em particular me explique o seguinte: tenho 76 anos e a ultima renegociação foi com um prazo de 96 meses com o valor de 106,000,00.Hoje com 25 prestações pagas no valor de 1.917,00 sem poder renegociar,como ficaria minha situação? Desculpe pela minha insistência.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina,
Parabéns pelo blog.Não sou pensionista mas a sua voz representa todos nós da Previ.

Anônimo disse...

Prezada Rosalina, eu recebo por orpag e com a greve terei que esperar para poder receber. Você acha que esta é a única alternativa ou tem conhecimento de alguma forma de receber com as agências em greve? Na minha cidade e região está tudo fechado. Obrigado.

Anônimo disse...

Sra. Dna Rosalina,

Parabmes pelo blog que nasce fruto da total e completa incompetencia de toda administraçao da previ. Na iniciativa privada, pelo desempenho todos iriam para o olho da rua. Na previ, sao bonificados com meio milhao pelo lixo apresentado

Anônimo disse...

Muito bom ter mais um Blog voltado para as nossas causas e livre de mordaças, mormente denominadas de "cláusulas de confidencialidade", aquelas que minaram as forças da Chapa 3, remetendo-as para bem longe das nossas expectativas. Certo de que, com tal receptividade e carisma, também estará imune aos prováveis assédios para cargos eletivos e neutralizantes, eis que, no atual cenário, tolhem a legitimidade de representação.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Anônimo das 07:22, que recebe via Orpag.

Na em qualquer agencia do banco do brasil, e explique que é aposentado ou pensionista da Previ e diga que recebe por Orpag/SCR, peça para olharem no aplicativo do PAG e então ele vai liberar a sua entrada na agencia para fazer o recebimento.

Mesmo com a Greve as agencias mantem 1 ou 2 caixas em funcionamento, caso haja recusa do atendente que esta na porta, peça para chamar o gerente geral, ele não pode se recusar, pois é certo que os trabalhos internos continua para os clientes de alta renda.

Foi assim que recebi mesmo na greve, dos outros anos, é certo que vai ter seu dinheiro recebido amanha dia 20.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Diógenes Câmara,

Vamos simular seu caso:

Contratou 106.000,00 em 96 meses.

Pagou 25 prestações.

Deve hoje 71 prestações.

Tem 76 anos de idade.

Tecnicamente pode renovar por 120 meses limite de 77 anos de idade, com acréscimo de 49 prestações.

Não informou o valor atualizado hoje do seu saldo devedor, mas acredito que a sua redução na prestação já é com valores de prestação bem melhorado.

Teria que entrar no site da Previ e fazer a simulação do aplicativo do ES,com o saldo devedor atualizado em 120 meses, ai vai se chegar ao valor inicial da Prestação em 120 meses.

Creio que no seu caso a prestação inicial deva ficar bem menor.

Pois se a sua margem consignável estiver negativa, só pode diminuir a prestação com o aumento das prestações no seu caso 49 parcelas.

Creio que é isso,

Qualquer coisa pode perguntar, mas acho que assim da para intender bem como0 fica seu caso em especial.

Anônimo disse...

Agora sim temos um blog para defender nossos interesses sem servir de escada para outros objetivos.Chega de morde e assopra.Todos juntos com a guerreira!

Anônimo disse...

Prezada coléga Rosalina, parabéns pela iniciativa do blog, eu andava fora dos blogs devido tudo isso que a coléga reportou, inclusive no recente criado blog do diretor Marcel, não pode se fazer crítica nenhuma ao posicionamento dele e da Previ, que o mesmo não publica. Agora estamos se defrontando com outro problema, o BB não pagará por Orpag-Scr a partir de dezembro, fui em uma agência que não a minha de orígem, e, não quiseram transferir o cadastro, devido aos débitos pendentes há mais de seis anos. Sinceramente não sei o que fazer, somente comuniquei a Previ, próximo passo Bacen, último justiça contra o BB.
O pior coléga que amanhã é dia de recebimento, e o que faço para receber com essa greve toda. A grande verdade é de quanto mais eu rezo mais assombração aparece. Se tiveres alguma idéia, dá uma dica para nós, pois, não deve ser sómente eu a receber ainda por Orpag-Scr. Abraços e siga em frente com o seu blog grande guerreira.

joao trindade disse...

Estamos de olho nesse pessoal...

Anônimo disse...

Prezada Rosalina, (nome da minha estimada madrinha in memorian)parabéns pela inciativa! Nós pensionistas podemos agora dizer que temos uma representante à altura.... Não podemos esquecer que uma das promessas de campanha das chapas, incluindo a chapa 3 foi a luta pelo 100% pensionista! Ninguém toca mais no assunto.... Sei que são muitos os problemas em busca de uma solução/melhorias, ms não podemos ficar de fora delas... Parabéns mais uma vez!

Rosalina de Souza disse...

Parte 1

Prezada Colega das 08:51.

Esta promessa dos 100% pensionistas, via chapa 3, foi sepultada com a perca do superavit e agora da reserva de contingencia, poderemos ter tempos escuros pela frente com o fechamento do balanço de 2015, que a certamente deve fechar com deficit.

Agora para aqueles que entraram com a ação 100% pensionista, tanto pela AAPPREVI, bem como pela ANAPLAB deve estar com decisão saindo da primeira instancia, funcionários admitidos no BB até 16/10/1966.

A pensão instituída por morte equivale a 100% do valor da remuneração, recebida pelo funcionário que tenha ingressado no Banco do Brasil até 16/10/1966.
PELA ANAPLAB

AÇÃO 100% PENSIONISTAS

A pensão instituída por morte equivale a 100% do valor da remuneração, recebida pelo funcionário que tenha ingressado no Banco do Brasil até 16/10/1966.

FUNDAMENTAÇÃO JURÍDICA:

Antes da criação da PREVI, os funcionários do Banco do Brasil, que ingressaram até 1962, eram regidos pela Circular FUNCI 309/55, que vigorou até 1963 (modificada pela 436/63). Aquela Circular permitia agregar o tempo de serviço extra Banco para o cálculo do complemento. No caso das pensões não havia qualquer limitação, era pago o mesmo valor que o aposentado recebia a título de benefício (100%).

Vejamos o que estipulava a Circular FUNCI 309/55: ?assegurará o Banco o pagamento da mensalidade equivalente a tantos trigésimos da média dos proventos totais efetivos ou em comissão, exercidos no último triênio, quantos

Anônimo disse...

Olha gente sempre a mesma coisa para os velhinhos ... o ES aumenta o fundo por morte e não aumenta as parcelas ... que resolve sempre a mesma coisa ... muita palhaçada ...

Rosalina de Souza disse...

Parte 2

Prezado Anônimo 08:51
exercidos no último triênio, quantos foram os anos de serviços computados para efeito de aposentadoria, até o máximo de trinta?, onde está implícito que na contagem para efeito da aposentadoria são computados os tempos trabalhados dentro e fora do Banco, e o cálculo era feito desta forma: Média dos 36 últimos salários brutos X tempo serviço total/30. Descontava-se o INSS e o restante era o complemento pago pelo BB.

Em 1963 foi editada a Circular FUNCI 436/63, inserindo a proporcionalidade. Com a entrada em vigor dessa Circular, o cálculo do complemento passou a ser feito levando-se em conta apenas o tempo de efetivo trabalho no Banco do Brasil.

O cálculo passou a ser feito da seguinte forma: Média dos 36 últimos salários brutos x tempo de serviço no BB/30. Descontava-se a parcela do INSS e o restante era o complemento efetivamente pago pelo Banco.

Em nenhuma das duas Cartas acima mencionadas havia a limitação nas pensões. Somente nas Assembleias para a criação da PREVI, de 17/10/1966 e 30/03/1967, instituiu-se essa restrição no estatuto que seria lançado oficialmente em 1972, conforme redação do seu artigo 51: ?No caso de falecimento do associado fundador, a Caixa pagará ao conjunto dos seus beneficiários inscritos uma pensão mensal constituída de uma parcela familiar, igual a 50% (cinquenta por cento) da mensalidade da aposentadoria em cujo gozo se achava o mesmo associado, ou daquela a que teria direito se, na data do falecimento, fosse aposentado, e mais tantas parcelas individuais, cada uma igual a 10% (dez por cento), da mesma mensalidade, quantos forem os beneficiários inscritos, até o máximo de 5 (cinco)". Esse normativo seria modificado posteriormente elevando o índice básico para 60%, mais as elevações permitidas para dependente merecedor.

Diante do exposto, e baseados no art. 468 da CLT e súmulas 51, 288 e 327 do TST, os funcionários admitidos até 16/10/1966 (um dia antes da assembleia de criação do estatuto) não estão vinculados a essas mudanças estatutárias. Portanto, seus dependentes não podem sofrer limitações nos complementos das pensões pagas pela PREVI. Esses valores são de inteira responsabilidade do Banco.

QUEM TEM DIREITO:

Pensionista de funcionário admitido no BB até 16/10/1966.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
DO FUNCIONÁRIO (falecido)
1) Cópias do RG e CPF;
2) Cópia da CTPS onde consta foto, qualificação Civil e Contrato de trabalho com o Banco do Brasil;
3) Um contracheque de aposentado;
4) Certidão de óbito.
DA PENSIONISTA
1) Cópias do RG e CPF;
2) Certidão de Pensionista (carta de concessão do INSS);
3) Comprovante de residência (Conta de água, luz ou telefone);
4) Um contracheque PREVI (mais recente);
5) Procuração;
6) Termo de Adesão.

Esta é uma opção, para se conseguir ter 100% pensionista.

NOME: AÇÃO 100% PENSIONISTAS - GRUPO 01

NÚMERO: 0210077-28.2013.8.19.0001

Minha ação esta no forno para sair, na mesa da juizá para decisão final e mesmo assim a Previ antes mesmo de sair a decisão final já entrou com embargos, no que o TJ RJ negou, voltando para as mãos da juizá de primeiro grau.

Prova que não vai ser fácil ganhar, pois a Previ faz de tudo para atropelar que esta no seu caminho, só com a união de todos nós é que vamos conseguir qualquer processo de melhorias para a nossa classe de pensionistas.

Anônimo disse...

Excelente este blog. Mas se os outros não podem se manifestar por conta do código de ética significa que é pura perda de tempo votar em candidatos da oposição para Previ, Cassi, Anabb se depois de eleitos não podem mais fazer oposição.

Unknown disse...

Emérita Dona ROSALINA:


QUE BOM QUE A SRA. CHEGOU! Também estive pensando em abrir um blog, cujo título seria PREVI AMÉM, Como reconheço que sou devagar quase parando, foi oportuno a Sra. entrar no RAMO dos blogs, pois a depender de mim, a abertura de um blog iria lá para as CALENDAS GREGAS. Por falar nisso, aonde anda o CONDOTTIERE Gueitiro Genso.

Anônimo disse...

Lamentável o sepultamento do 100% pensionista!! as pensionistas até 66 ainda possuem uma expectativa... Enquanto as pós 66 ficam apenas na esperança de um dia alguém olhar por nós! Estou com o anonimo das 11:16, perda de tempo votar em candidatos da oposição, pois lhes são colocados mordaças, e no final acaba tudo em pizza.

Diógenes Câmara disse...

Amiga mais uma vez lhe pergunto: recebo via ordem de pagamento e se o gerente geral não me quizer receber quais seriam as minhas providências. Ele é obrigado a receber o aposentado que recebe via ordem pagamento?

Cláudia Márcia Santana disse...

Querida Rosalina, seu blog será um sucesso. É uma afirmação!
Você é muito inteligente, além de grande guerreira!
Obrigada!
Cláudia Santana

Anônimo disse...

Cara Rosalina,
Desejo de coração que seu blog faça muito sucesso e coloque a PREVI no seu devido lugar.Agora queria lhe perguntar uma coisa: A senhora faz parte da ANAPLAb não?Entrei com a ação 30% consignado em setembro de ano passado e já faz um ano isso.Por duas vezes o juiz inventou problemas para não dar ganho de causa para os aposentados.O Ary Zanela então resolveu encaminhar dalí prá frente todos os processos para Santa Catarina.O meu processo já está na terceira tentativa e parece que agora em 06.10.15, está em poder da Juiza Mabel Castrioto Meira Vasconcelos, para conclusão, só que até agora não houve movimento.Entrei no blog da Leopoldina Correa, e indaguei a respeito do processo dos 30% que ela ganhou.Queria saber se a PREVI, COOPERFORTE E BB, já haviam pago o que é devido a ela, mas não obtive resposta.Parece que a cada mês que o dinheiro não estiver na conta da Leopoldina. a Previ e cia, serão obrigados a pagar multa.È o caso da renegociação.A prestação mensal terá um valor tão pequeno que não vai refrescar o orçamento doméstico dos participantes. No meu modo de ver, acho que a única solução viável, e apelar para a ação dos 30%.A PREVI está cavando isso para ela.
Roberto

Anônimo disse...

Infelismente quem recebe por ORPAG, neste mês de outubro não terá grana da boca do caixa devido a greve dos bancários.
Querida Rosalina, será que em dezembro quando recebermos nossos benefícios através da conta-salário, o BB vai descontar as parcelas dos CDCs? Essa história de acabar com as ORPAGS,, não seria pretexto para facilitar a vida do BB? Abri a conta-salário faz 2 meses e até agora não foi validade. A PREVI informa que a conta não tem movimento. Agora lendo o Blog do Ari, o Fernando Lamas diz o seguinte: Ir ao BB, modificar o TOB para recebimento para crédito no próprio BB, fazer um depósito simbólico de 5/10 reais, para que a conta fique movimentada e informar incontinenti a PREVI.Assim que o salário entrar na conta-salário, no mês seguinte alterar o TOB-Terno de Opção Bancária, para o Banco que o correntista escolher.Como o BB está em greve, tenho que aguardar a abertura da agência para proceder a alteração.
Roberto

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Cara Rosalina,
Lendo hoje em seu blog, deparei como uma notícia que vc disse para um correntista que recebe através de ORPAG scr. Informo que fui hoje à agência do BB em Varginha-MG, e disseram-me que infelismente não há nenhum caixa disponível para pagamento das ORPAGs, amanhã, dia 20.Vou fazer exatamente o que vc falou. Irei à agência, mandarei chamar o gerente e dizer que quero receber meu pagamento, O único problema será ele negar.
Carlos

Rosalina de Souza disse...

Caros Colegas do Blog que recebo por Orpag/SCR.

As ordem de pagamento pode ser sacada em qualquer agencia, em qualquer localidade onde estiver uma agencia do banco do brasil.

Quando nas greves passadas recebi meu beneficio, pedia para o atendente olhar no aplicativo do PAG, assim o fazendo ele confirma que temos a ordem de pagamento a receber.

Quando cheguei na agencia o atendente veio com a conversa fiada dizendo que não tinha caixa aberto, mas é mentira, os grandes clientes continua a ser atendido normalmente, então pedi para chamar o gerente geral da agencia, quando ele identifica que no PAG esta a ordem vinda da Previ, manda liberar nossa entrada.

Acredito que vão conseguir sim amanha sacar seus recebimentos.

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega Roberto,

Todas as informações prestadas pelo Fernando Lamas, estão corretas.

Eu recebia na agencia 3486-x Setor Pedro Ludovico, quando a Previ então disse que não mais pagaria através de orpag/scr, fui ate a agencia 3421-5 e abri uma nova conta corrente, mas para validar na previ foi um sacrifício, com muitas ligações a previ e atendimentos no banco do brasil,consegui efetivar a nova conta, mas para torna-la ativa tive que fazer um deposito simbólico de 0,01 centavos, foi ai que a previ teve o cadastro concluído.

Quando a Previ voltou atras, na decisão já tinha efetivado a conta, mas optei por continuar a receber por ORPG/SCR, quando agora nova surpresa.

Este mês vou receber novamente na minha conta corrente, autorizei mês passado o retorno na conta corrente.

Mas acredito que desta vez, foi sim retaliação, por parte da previ, e uma das coisas que não entendo é porque a Previ continua a sangrar a todos nós, com um grande volume de descontos acima do permitido, o Marcel ousa jogar a culpa na ANAPLAB por conta das ações judicias de 30% consignado, não admite que quem errou foi a previ fazendo autorização alem do máximo permitido em lei, a previ continua a descumprir a lei, diz que é amparada em norma especifica dos fundos de pensão.

Penso que esta na hora de buscarmos o ministério publico, efetuar uma denuncia, ou levar caso a caso nos Procon, para saber se de fato o fundo de pensão não tem que cumprir a lei.

Mas uma coisa é certa, muitos colegas ainda não tem consciência do que deseja realmente, faz 03 anos que só pago empréstimos, sem tomar novos valores.

Quando se entra nas dividas, são de longo prazo, e mesmo assim os ajustes demora a ser sentido e não é fácil restabelecer a ordem e a disciplina é fundamental.

Anônimo disse...

Exatamente.Nos usam para ser eleitos e fica nisso.Eles garantem seus salários e uma banana para os previanos.Exatamente como fazem os políticos que usam o povo apenas para alcançar seu cargos.Chega de conversa fiada...

Anônimo disse...

Parabéns,colega Rosalina,
Agora temos um blog isento e não-dissimulado,onde muito se fala e nada se faz,ou muito pouco se faz,a não ser se dobrar aos pseudo-donos da Previ,cúpula viciada e que atua em benefício próprio,visando apenas seus polpudos salários,sem nada nos devolver.Temos que pedir emprestado um dinheiro que é nosso.Isso é piada de mau gosto.Os que estão eleitos deveriam dar lugar a outros que poderiam fazer alguma diferença,ao invés de que quererem a perpetuação de cargos,com resultados muito aquém do esperado.Não têm coragem de enfrentar os enviados pelo patrocinador e,com isso,vamos perdendo espaço da Previ e na Cassi.Em breve teremos que pedir bolsa-esmola,quando tínhamos um fundo particular de alta competência,hoje,transformado em massa de manobra de interesses escusos.

Anônimo disse...

Acho que deveríamos prestigiar o blog da Senhora Rosalina e frequentar menos os 4 blogs que so comentam o que os dirigentes da Previ e Cassi querem que saibamos.Dissimulação e meias informações são a tônica deles.Deixando de prestigiá-los acabam desistindo de falar palavras ao vento já que pouca coisa a mais fazem.

Anônimo disse...

Rosalina, vc disse que neste mês vai receber os proventos que serão creditados na nova conta.Por favor, informe-nos de o BB, vai querer descontar as parcelas dos CDCs. Desconfio que é isso que ele quer. Grato

Anônimo disse...

Rosalina, entrei com o processo dos 100% pensionistas já fazem mais 3 anos pela Apprevi e até hoje nada. O que a colega sabe a respeito? Pois a mesma nada fala a respeito. Essa ação vai sair ou não?

Meus sinceros parabéns pelo blog.

Rosalina de Souza disse...

Prezado Anônimo das 17:08,

Quando eu troquei de agencia 3486-x, para a nova agencia 3421-5, já tinha entrado com ação judicial contra o banco do brasil, modelo sobrestado, que significa dizer que posso agregar outros processos no mesmo, ou seja outros devedores.

Quando encerrei a minha conta na agencia 3486-x, o que tinha de débitos, ficou em discussão judicial, que vou recorrer até o fim do meu ultimo dia, até a ultima instancia do judiciário brasileiro,ou quando eu receber meu 100% pensionista.

Já me ofereceram quitar o debito por 30.000,00 trinta mil reais, mas não aceitei o acordo.

Portanto acredito que não vou ter problemas em relação aos cdc, mas para confirmar amanha lhes dou a informação correta, se houve ou não descontos além da mensalidade da anaplab, que é a unica autorizada por mim a receber na conta corrente.

Rosalina de Souza disse...

Prezada Colega Pensionista das 17:08,

Este assunto envolvendo outra associação, que também é provedora das ações 100% pensionista, gostaria de tratar no particular, se não se incomodar, pode me escrever no e-mail: rosalinapensionista@gmail.com ou no vhspassini@uol.com.br.

No que eu puder lhe ajudar estarei a disposição, mas creio demorar em terno de 4 anos para uma decisão final sobre os processos 100% pensionista, tiro pelo meu pela anaplab que já faz 2 anos e agora que vai sair a decisão final da primeira instancia.

Infelizmente a nossa justiça é muito lenta, e cheia de recursos intermináveis, e acredito sim no sucesso da sua ação, mesmo sendo por outra associação de aposentados.

Mas se não for lhe incomodar pode enviar a pergunta pelo e-mail que podemos pedir uma analise de outro profissional para lhe posicionar com melhor clareza suas duvidas.

Rosalina de Souza disse...

Colegas gostaria de partilhar uma informação com os colegas,

90% das visitas ao blog, foram feitas por acesso do blog do Colega Ari Zanella, pela analise que o blog proporciona é tida esta informação.

Mais do que nunca esses blogs foram a nossa vida durante muitos anos, nada de boicotar, nada de ofender a ninguém, temos que cobrar sim melhorias, cobrar que os eleitos faça uma melhor gestão voltada a todos nós participantes do PB-1, mas cada um contribui com sua região, em diversos pontos do pais, dando até suporte para as associações.

Temos que agregar, não é si calar, mas respeitar a historia de cada um, e o que cada um fez por todos nós, não vamos esquecer que na questão das orpag, o Dr, Medeiros batalhou e sou testemunha viva do quando ele fez em Brasilia por todos nós, mas a maquina que estamos lidando é forte e passa por cima dos pobres mortais como nós que muitas vezes contamos os trocados.

Vamos em frente, vamos debater, propor novas ideias, novos rumos, traçar outras medidas para o enfrentamento por MELHORIAS.

Vamos atacar a questão dos 30% consignado, este sim pode trazer 70% dos nossos benefícios de volta, nos nossos bolsos.

Vamos propor mais aquilo que serve para nós, e eles os 04 blogueiros é que vão ser a nossa voz nas reivindicações, afinal somos donos da previ, temos que cobrar.

Na Anaplab a mesma coisa, se algo não lhes agrada, como podemos saber se vocês não reclamar, gestão é partilhar e prestar contas dos atos e das nossas consequências, e responsabilidades.

Critica é sempre bem vinda, mas temos que traçar o rumo que queremos seguir.

Anônimo disse...

Essa cantilena dos donos e donas já deu no pé do saco. Primeira coisa: Se fôssemos realmente os donos de fato (somos de direito) toda diretoria seria substituída por profissionais do mercado bem mais capacitados pela metade do valor desembolsado. Segundo um amigo com Pós Doutorado em Economia, longe do cabresto do governo (?), ele calcula que em menos de 3 anos nossos benefícios quase dobrariam. Com autonomia para tomar decisões, uma diretoria competente, independente, séria, com obrigação de prestar contas; tudo seria muito diferente. Segundo ele, essa lei de mordaça existe para que informações indesejadas não caiam no mercado. Entretanto, no modelo atual de administração favorece medidas que contrariam os interesses dos participantes.
Segunda coisa: donos tem que ficar mendigando empréstimos do próprio bolso?

ENTÃO VAMOS COMBINAR UMA COISA. PARA COM ESSA CONVERSA PARA ENGANAR IDIOTAS

Anônimo disse...

Comentário de 20/10/2015 03.42 hs. Assino embaixo. Concordo que há pessoal mais competente e afeto ao mercado. Basta ver o que a Previ assumiu agora ao admitir mudanças nas exigências para nomeação de conselheiros fiscais. Dizer que administradores oriundos do Banco (colegas da ativa e aposentados) na Previ são mais capazes e têm interesse no sucesso do fundo já não convence. Só continua acreditando nos "mesmos de sempre" e nos "novos " que àqueles se aliam os ingenuos e de boa fé.

Anônimo disse...

Rosalina,
Você está certíssima.Temos que focar o limite de 30%.Com 70% da renda ficaremos equilibrados e não é nenhum favor mas é o que a lei determina mas a Previ não cumpre. Já entrei com ação mas estou pensando em denunciar aos órgãos competentes.Temos que lutar por isso porque as medidas apresentadas pela Previ não resolvem nada, é só um refresco, e a Cooperforte está ignorando a situação.

Rosalina de Souza disse...

Prezados colegas, meu pagamento foi creditado na conta salário, e nao foi transferido para a conta corrente, fiz o saque direto na conta salário. nao houve descontos sobre o líquido do contra cheque. pode ser uma opção daqui para frente, nao autorizar a transferência para a conta corrente ou receber direto em outro banco através do TOB termo de opção bancária.

Anônimo disse...

Rosalina, fui ao BB hoje tentar receber meu beneficio que é pago através de ORPAG, porém o atendente que fica na porta de entrada verificou o PAG e lá nada consta.Chamei o gerente e o mesmo confirmou isso.Disse-me ainda que não tem nenhum caixa funcionando na agência nem para processar os envelopes dos clientes. Ele mesmo está fazendo isso.Mesmo que meu nome constasse no PAG, não poderia fazer nada.Tem uma agência a 60 kms da minha cidade que está funcionando, porém não posso me deslocar até lá por perda de tempo, em virtude de meu nome não constar no PAG.
Acabo de informar a PREVI a respeito do assunto e estou esperando resposta.
Roberto

Anônimo disse...

Gente, ao acessar o blog da Rosalina digitar: rosalinadeouza.blogspot.com.br/ .sem o S no Souza.Fiz o certo e não funcionou.Tem que ser ouza.

Anônimo disse...

Na,minha cidade existem duas agências e não consegui receber por orpag em nenhuma das duas. Nem sei se a orpag está disponível.Sempre cheguei no,caixa,e recebia, nunca me preocupei com isso. Dizem que não existem caixas atendendo. O gerente me disse que haverá reunião com a Fenaban hoje as quatro horas. Talvez a greve esteja perto de acabar.

Unknown disse...

anônimo das 08.40
Entrei em contato com a PREVI hoje a respeito da ORPAG porque a Rosalina disse que ela fica no sistema PAG. Na minha agência não consta nada nesse sistema.Ví no ig que de fato a Fenabam vai propor acordo com os bancários as 4,00 horas. Quem sabe amanhã ou depois as agências não reabrem.
Recebí também telefonema da PREVI hoje informando que para validar a conta no BB, preciso fazer um depósito de 5,00 a 10,00 reais para que a conta fique movimentada, caso contrário não será validada. Aí poderá manter a conta salário no BB ou transferir através do TOB-Termo de Opção Bancária, para outro Banco que o funci. tiver conta.
Lourival

joao trindade disse...

Por que OUZA se o sobrenome é SOUZA?

Rosalina de Souza disse...

Caro Colega João Trindade,

Na hora de criar o Blog, já existia um com Souza, e por algum motivo não concluía o processo, para a abertura, ai sem o S deu certo.

São coisas dos provedores, e dos sistemas de informatica, logon essas matérias que meu domínio é bem pouco.


http://rosalinadeouza.blogspot.com.br/

joao trindade disse...

Prezada colega Rosalina,

Obrigado pelo esclarecimento.Torço pelo sucesso de seu blog e que Deus a abençoe nesse afã lhe dando vida,paz e saúde.

Anônimo disse...

Emérita Dona ROSALINA:



E como fica esse TAC (TERMO DE AJUSTE DE CONDUTA), que NUNCA SE AJUSTA? Já faz uns 02/03 anos que esses ALTOS SALÁRIOS já deveriam ter se ajustado e NADA ACONTECE.. Onde andam nossas Associações que NÃO DENUNCIAM/RECLAMAM AO MINISTÉRIO PÚBLICO, o seu NÃO-CUMPRIMENTO? Ninguém fala nada e tome salário na estratosfera para os COME-E-DORME da PREVI.

Anônimo disse...

Alguem conseguiu receber por orpag hoje?

joao trindade disse...

O colega anonimo das 11:27 tem toda razão.Tal qual os políticos,esse pessoal nada faz e fala bastante,para fazer jus aos altos salários.Se esquecem que,nós,previanos,no final da vida,não comemos letras.Não vão fazer nada,nem eles nem os que pretendem seus lugares.Nosso país virou uma piada de mau gosto.Bem feito para nós que acreditamos no país,no banco etc.

Anônimo disse...

Rosalina parabéns pelo seu blog. Penso que o mesmo só irá agregar mais força e com certesa
abrirá novos caminhos para nós.

Anônimo disse...

SE AQUI É DEMOCRÁTICO PORQUE EXCLUÍRAM SEU COMENTÁRIO LOURIVAL JOSÉ?